ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sexta-feira 15 01 2021

-MPT VAI APURAR IMPACTOS DO ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DA FORD NO PAÍS

-TCE DÁ PRAZO PARA SC DETALHAR INSUMOS PARA VACINAÇÃO CONTRA COVID

-PRAZO DE INSCRIÇÕES PARA VAGAS DE CRECHES TERMINA NESTA SEXTA

-MUNICÍPIO DEFINE NOVO CRONOGRAMA PARA COLETA DE MATERIAIS RECICLÁVEIS

-DEPUTADO DIZ QUE SE SENTE TRAÍDO POR MINISTRO DA INFRA-ESTRUTURA

-MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM COLISÃO CONTRA CARRO NA WILLY BARTH

-POLÍCIA CIVIL INDICIA 27 PESSOAS POR ENVOLVIMENTO EM FACÇÃO CRIMINOSA

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva à tarde. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 26 centavos. O euro está valendo seis reais e 38 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

Estados Unidos e China se tornaram os dois primeiros países a ultrapassar a marca de 10 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas, segundo levantamento do projeto "Our World in Data", ligado à Universidade de Oxford. Mais de 32 milhões e 600 mil doses foram administradas em todo o mundo até quarta-feira. As duas maiores economias do planeta lideram a vacinação até o momento com os americanos à frente dos chineses.

O Reino Unido decidiu barrar viajantes oriundos do Brasil, Portugal e de outros 14 países por conta de uma nova variante do coronavírus. A proibição, anunciada nesta quinta-feira pelo ministro britânico dos Transportes, passa a valer já nesta sexta-feira. O governo justificou a suspensão de viagens entre Portugal e o Reino Unido por conta de suas "fortes ligações com o Brasil", e disse que é uma forma de "reduzir o risco de importar infecções". O transporte de mercadorias e produtos essenciais entre os dois países será mantida com uma permissão especial.

O presidente eleito dos Estados Unidos, JOE BIDEN, anunciou, na noite desta quinta-feira, aproposta de estímulo econômico destinada a impulsionar a economia e acelerar a resposta dos Estados Unidos à pandemia do coronavírus. De acordo com ele, o pacote vai colocar um trilhão e 900 bilhões de dólares para a distribuição da vacina contra o coronavírus e a recuperação econômica. Entre os valores estão mais de 400 bilhões para reforçar a resposta ao vírus e a distribuição de vacinas contra a Covid-19, 350 bilhões para ajudar estados e municípios a superarem os déficits orçamentários e cerca de um trilhão em auxílio direto às famílias.

O Ministério Público do Trabalho abriu três inquéritos civis para apurar os possíveis impactos do encerramento das atividades da Ford no país. Na segunda-feira, a montadora anunciou que encerrará a produção de veículos nas três fábricas em território brasileiro. Segundo o MPT, as investigações vão acompanhar não só o cumprimento das questões trabalhistas dos empregados, mas também os efeitos para o mercado interno. Se for comprovado dano para a cadeia produtiva do país, o órgão pode acionar a empresa na Justiça para cobrar reparação. Segundo o MPT, há preocupação com os reflexos sociais e com a empregabilidade dos trabalhadores da empresa, além dos efeitos para toda a cadeia produtiva do entorno das plantas industriais, que também deve ser atingida.

Diante da crise na saúde no estado do Amazonas, diversos órgãos federais e locais ajuizaram uma ação civil pública nesta quinta-feira na Justiça Federal de Manaus. Na ação, Defensoria Pública e Ministério Público afirmam que a responsabilidade é do governo federal e que cabe à União assegurar o fornecimento regular de oxigênio para os hospitais. O estado vive um aumento no número de casos de Covid-19. Hospitais do Amazonas estão superlotados e sem oxigênio para os pacientes, que estão sendo transferidos para unidades em outros estados. A média móvel de mortes cresceu 183 por cento no Amazonas nos últimos sete dias e mais de cinco mil e 800 pessoas já morreram em razão da doença no estado.

O ministro da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, disse nesta quinta-feira, durante transmissão ao vivo por uma rede social ao lado do presidente JAIR BOLSONARO, que há um "colapso" no sistema de saúde de Manaus. Segundo afirmou, 480 pessoas que contraíram Covid-19 esperam por um leito hospitalar na capital do Amazonas. Ele disse que "está complicada a situação lá". De acordo com o ministro, a epidemia de Covid em Manaus se agravou devido a questões climáticas, à falta de infraestrutura hospitalar e recursos humanos, e à ausência de “tratamento precoce” da doença provocada pelo coronavírus.

O Instituto Butantan deve formalizar na segunda-feira a suspensão dos acordos de venda da Coronavac a prefeituras e associações de municípios, diante da requisição de todas as seis milhões de doses disponíveis pelo Ministério da Saúde. Com isto, a negociação com a Federação Catarinense de Municípios está encerrada. O acordo previa, inicialmente, o fornecimento de 500 mil doses para prefeituras interessadas em Santa Catarina. A Fecam foi a primeira entidade no país a fazer esse tipo de negociação, motivada pela recusa inicial do Ministério da Saúde em incluir a Coronavac.

Santa Catarina se prepara para receber as vacinas contra o coronavírus na semana que vem. Além dos municípios, que montam seus planos de vacinação locais, o governo do Estado já tem sua projeção de como fará a logística para distribuição dos imunizantes. Tudo depende, porém, da aprovação das vacinas pela Anvisa no domingo e da chegada de parte das doses da Índia. Caso os medicamentos cheguem na segunda-feira, já na terça a distribuição inicia conforme a quantidade a ser enviada pelo Ministério da Saúde. A divisão das doses será pela proporção dos grupos de risco nas cidades catarinenses. A secretaria de estado vai distribuir para as 17 regionais. O envio deve ser por caminhão, nos casos mais próximos, ou avião, para as regiões distantes como o Oeste e Extremo-Oeste.

O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina deu dois dias para a Secretaria da Saúde detalhar de quantas seringas e agulhas dispõe exclusivamente para a vacinação contra a Covid-19, se há previsão de entrega de insumos já comprados e em quais datas eles devem chegar. O prazo foi dado em ofício enviado nesta quinta-feira. Na quarta, o Ministério da Saúde informou ao Supremo Tribunal Federal que Santa Catarina está entre os estados que não possuem material suficiente para a vacinação contra a Covid-19. Em resposta, o governo de Santa Catarina informou nesta quinta que tem, atualmente, três milhões de agulhas e nove milhões e meio de seringas preparadas para iniciar a imunização, o que é suficiente.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer definiu o nome da nova presidente da entidade. A dona de casa INES MELCHIOR entrou na rede em 2018 e agora chegou a presidência da organização. Ela vai substituir a ex-presidente TEREZINHA BAROSSI. INES vai comandar a Rede de Combate ao Câncer no mandato 2021-2022. Ela disse que esse é um desafio muito grande, mas que conta com o apoio das colegas e da comunidade para manter a rede atendendo as mulheres. INES destacou que vai continuar com os serviços realizados até agora, principalmente o exame preventivo para câncer de colo de útero.

O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai receber a secretária de saúde, GENI GIRELLI. Ela vai falar sobre a organização do município para a vacinação da população contra a Covid. GENI vai explicar como será a logística e qual o estoque de insumos para imunizar os moradores. O Peperi Rádio Repórter começa às 11 horas com a análise das notícias da semana. A entrevista com a secretária de saúde está agendada para iniciar por volta das 11 e meia.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso registrou mais um óbito de paciente c0m Covid 19. Trata-se de uma idosa de 67 anos de Jupiá. Ao todo, a unidade já contabilizou 88 mortes de pacientes com a doença provocada pelo coronavírus. A taxa de ocupação é de 77 por cento na UTI com 13 pacientes diagnósticos com Covid e um suspeito. Na enfermaria, são seis confirmados e um suspeito. Em São Miguel do Oeste, 21 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 no dia de ontem. Outros 28 pacientes entraram para a lista de recuperados. 363 pessoas estão com o vírus ativo na cidade.

São Miguel do Oeste já registrou 67 focos do mosquito da dengue neste ano. A informação é do coordenador da equipe de combate à dengue, CELIO SILVA. De acordo com ele, a média é de quatro vírgula 78 focos por dia. Ele disse que o número é muito alto e revela que as pessoas precisam ficar mais atentas as ações para evitar a proliferação do mosquito. Em 2019, o município registrou 695 focos, com média diária de um vírgula 90 focos. No ano passado, o número caiu para 613 com média de um vírgula 67 focos do mosquito. Nos primeiros 15 dias de 2021, a média de registros de novos focos praticamente triplicou na cidade.

Janeiro, fevereiro e março são os meses mais críticos no trabalho de combate ao mosquito da dengue. A avaliação é do coordenador da equipe de combate à dengue, CELIO SILVA. Ele disse que o período de chuva e calor favorece o acúmulo de água nas residências e terrenos baldios, criando um cenário favorável para a formação de novos focos do mosquito. CELIO disse que as equipes intensificaram os trabalhos de visitas domiciliares exatamente para eliminar ponto de água parada, como calhas e caixa de água. Ele voltou a citar que os moradores não podem descuidar porque a cidade está infestada pelo mosquito e o risco da doença se reinstalar é muito grande.

Os novos prefeitos eleitos em novembro do ano passado tomaram posse no dia primeiro deste ano e desde então respondem pelo executivo de cada município. Nesta sexta-feira cada gestor completa 15 dias como responsável maior de cada cidade, porém, alguns ainda não conseguiram saber a real situação das contas públicas. Esse é o caso da primeira prefeita de Paraíso, MARLENE GIACOMINI. De acordo com ela, passadas duas semanas a equipe ainda vem enfrentando diversas dificuldades nos mais diversos setores do município.

A maior parte das dificuldades encontradas pelo governo de Paraíso são consequências do processo de transição ocorrido com o ex-prefeito, VALDECIR CASAGRANDE. A informação é da prefeita, MARLENE GIACOMINI. Conforme ela, o procedimento não ocorreu conforme o esperado e a nova equipe de governo teve apenas uma conversa de pouco mais de uma hora com o ex-prefeito. Segundo ela, o período foi curto, não sendo possível os profissionais se atualizarem sobre a real situação econômica do município. MARLENE declarou que passadas duas semanas ela ainda não sabe qual valor a prefeitura possui em caixa e se existem dívidas pendentes deixadas pelo ex-prefeito VALDECIR CASAGRANDE.

A prefeitura de Paraíso deve começar a executar serviços em todos os setores para a população apenas a partir do mês que vem. A projeção é da prefeita MARLENE GIACOMINI. Ela comentou que esses entraves dificultam o andamento dos trabalhos. Ela ressaltou a importância dos servidores efetivos e dos cargos comissionados neste momento conturbado de governo. Questionada sobre os trabalhos nas secretarias, MARLENE disse que no momento apenas estão sendo realizados os serviços de urgência e emergência nos setores de Saúde e Agricultura. Ela afirmou que as demais secretarias estão paradas e devem iniciar as atividades apenas em fevereiro.

Um dos principais desafios neste começo de mandato será o retorno das aulas previsto para o mês que vem nas redes municipal e estadual de ensino. A expectativa é da prefeita de Paraíso, MARLENE GIACOMINI. Ela salientou que o município já está promovendo reuniões e definindo ações para esse retorno. Ela garantiu que a ideia é dar segurança para as crianças que irão retornar as salas de aula. MARLENE lembrou ainda que outro desafio nestes primeiros dias é organizar os processos de licitação. Ela citou o empenho dos servidores que estão trabalhando fora do expediente para agilizar essa questão. A prefeita pediu paciência da população nestes primeiros dias de mandato e reforçou que no mês que vem todas as secretarias estarão voltando com os atendimentos normais.

Termina hoje o prazo de inscrições para as unidade de ensino de Educação Infantil de São Miguel. Para evitar aglomerações no último dia, a Secretaria Municipal de Educação preparou um protocolo diferenciado dos outros dias. De acordo com a diretora de Educação Infantil, GRAZI PIOLLA, os pais recebem uma ficha com um número de atendimento para que os pais mantenham distância. Ela disse que a procura pelas vagas nas creches foi boa nesta manhã, mas sem aglomeração. GRAZI ressaltou que o número de inscritos até agora se aproxima do total registrado no começo de 2020.

A Secretaria de Urbanismo definiu um novo cronograma de recolhimento do lixo reciclável e orgânico no centro e bairros do município. De acordo com o secretário JEFERSON DIAS, a coleta do material reciclável é feita pela equipe da Prefeitura e da Acomar, Associação de Coletores de Materiais Recicláveis, a partir das cinco horas da manhã, de segunda a sábado. Neste serviço são coletados plástico, vidro, papel e metal. DIAS reforçou que, para a recolha do reciclável, não haverá mais horário definido. De acordo com ele, os trabalhadores iniciam às cinco da madrugada e seguem até o final do dia. Já o recolhimento do material orgânico segue normalmente com o serviço sendo prestado diariamente pela empresa TOS.

O posto local do Sine limitou o número de atendimentos em São Miguel do Oeste. A informação é da atendente da unidade, VANESSA PUHLE. De acordo com ela, o Sine atende 30 pessoas por dia. VANESSA reforçou que as senhas são distribuídas a partir do meio-dia. Ela explicou que a medida foi adotada em razão da pandemia do coronavírus e do afastamento de uma das servidores. O Sinte tem apenas duas pessoas na agencia local. Além do atendimento dos interessados nas vagas de trabalho, a equipe é responsável pelo encaminhamento do seguro desemprego. VANESSA pediu a compreensão das pessoas em relação a limitação no número de atendimentos por dia.

O Sine de São Miguel do Oeste estava com 708 vagas de trabalho abertas nesta quinta-feira. De acordo com a atendente da unidade, VANESSA PUHLE, a maioria das ofertas é para os setores de agroindústrias e construção civil. Ela comentou que apesar da grande oferta de vagas, a maior procura das pessoas neste começo de ano e para o encaminhamento do seguro desemprego. Para a servidora, o alto número de vagas abertas é preocupante uma vez que muitas ofertas levam muito tempo para serem preenchidas. VANESSA lembrou que o benefício do seguro desemprego pode ser requisitado pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

O deputado estadual do PL, MAURICIO ESKUDLARK, fez uma nova cobrança para a retomada das obras da BR 163. O parlamentar fez um oficio endereçado ao Ministerio dos Transportes reclamando do problema. MAURICIO cobrou o início imediato das obras no trecho entre São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira. No documento, o deputado ressaltou que o próprio ministro prometeu, durante um encontro em Jaguaruna no ano passado, que as obras começariam em 2020. TARCISIO DE FREITAS assumiu o compromisso público de retomada das obras para o mês de agosto do ano passado. Depois disso, o projeto foi alterado e o ministério postergou a retomada para setembro,mas as obras ainda não saíram do papel.

O deputado MAURICIO ESKDULARK disse que o momento é de tristeza pela desconsideração e a forma desrespeitosa dispensada pelo governo federal ao Extremo Oeste. O deputado disse que a BR 163 é a pior rodovia de Santa Catarina. Em entrevista para a Peperi ele afirmou que se sente traído pelo Ministro da infraestrutura.

O deputado, que também é coordenador da bancada do oeste, reforçou que a região foi esquecida pelo governo federal. MAURICIO ESKUDLARK comentou ainda que a população não aguenta mais tamanho descaso. Ele disse que a intenção é retomar a cobrança com mais força para que o ministério tome providências urgentes para o inicio das obras na BR 163. MAURICIO informou que vai organizar as entidades e movimentos da região para pressionar o governo, inclusive com protestos em Brasília.

A Polícia Civil concluiu, nessa quarta-feira, o inquérito sobre uma facção criminosa com atuação no extremo-oeste. A investigação tinha como alvo 35 pessoas que cometiam crimes em associação. Desse total, 30 foram presos durante a investigação, Operação Célula Oeste. Nesse período, também foram cumpridos 41 de mandados de busca e apreensão. Em nota, a Polícia Civil informou que o Inquérito Policial produziu provas que demonstram a estrutura hierárquica, o funcionamento e a contabilidade da organização criminosa, identificando grande parte dos criminosos faccionados que atuavam na região. Ao total, foram 27 pessoas indiciadas e permanecem presas.

A Polícia Militar cumpriu dois mandados de prisão nesta sexta-feira no município. Por volta das três horas da tarde, a guarnição da PM atendeu uma ocorrência de posse de droga na rua Ângelo Longhi, bairro São Luiz. A guarnição de serviço abordou um homem que estava na rua. Ele estava com uma pequena quantidade de maconha. O homem é foragido da justiça e foi reencaminhado para a Unidade Prisional Avançada. Cerca de uma hora e meia depois, a guarnição de motos da PM abordou um homem na rua Almirante Tamandaré. Durante a consulta ao sistema, foi constatado que ele

possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de furto. O homem foi preso e encaminhado para a unidade prisional avançada.

Um motociclista ficou ferido após bater contra um carro no final da manhã de ontem no centro de São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu na avenida Willy Barth e envolveu e envolveu uma motocicleta e um Focus placas de Maravilha. A moto colidiu na lateral do carro. O motociclista foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Regional para atendimento médico. Um empresário que presenciou o acidente cobrou a recolocação de redutores de velocidade na via. De acordo com ele, outros acidentes vão ocorrer se não forem tomadas medidas para reduzir a velocidade no local.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.