ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 15/01/2021

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva à tarde. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atralaia, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 26 centavos. O euro está valendo seis reais e 38 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

Estados Unidos e China se tornaram os dois primeiros países a ultrapassar a marca de 10 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas, segundo levantamento do projeto "Our World in Data", ligado à Universidade de Oxford. Mais de 32 milhões e 600 mil doses foram administradas em todo o mundo até quarta-feira. As duas maiores economias do planeta lideram a vacinação até o momento com os americanos à frente dos chineses.

O Reino Unido decidiu barrar viajantes oriundos do Brasil, Portugal e de outros 14 países por conta de uma nova variante do coronavírus. A proibição, anunciada nesta quinta-feira pelo ministro britânico dos Transportes, passa a valer já nesta sexta-feira. O governo justificou a suspensão de viagens entre Portugal e o Reino Unido por conta de suas "fortes ligações com o Brasil", e disse que é uma forma de "reduzir o risco de importar infecções". O transporte de mercadorias e produtos essenciais entre os dois países será mantida com uma permissão especial.

O presidente eleito dos Estados Unidos, JOE BIDEN, anunciou, na noite desta quinta-feira, aproposta de estímulo econômico destinada a impulsionar a economia e acelerar a resposta dos Estados Unidos à pandemia do coronavírus. De acordo com ele, o pacote vai colocar um trilhão e 900 bilhões de dólares para a distribuição da vacina contra o coronavírus e a recuperação econômica. Entre os valores estão mais de 400 bilhões para reforçar a resposta ao vírus e a distribuição de vacinas contra a Covid-19, 350 bilhões para ajudar estados e municípios a superarem os déficits orçamentários e cerca de um trilhão em auxílio direto às famílias.

O Ministério Público do Trabalho abriu três inquéritos civis para apurar os possíveis impactos do encerramento das atividades da Ford no país. Na segunda-feira, a montadora anunciou que encerrará a produção de veículos nas três fábricas em território brasileiro. Segundo o MPT, as investigações vão acompanhar não só o cumprimento das questões trabalhistas dos empregados, mas também os efeitos para o mercado interno. Se for comprovado dano para a cadeia produtiva do país, o órgão pode acionar a empresa na Justiça para cobrar reparação. Segundo o MPT, há preocupação com os reflexos sociais e com a empregabilidade dos trabalhadores da empresa, além dos efeitos para toda a cadeia produtiva do entorno das plantas industriais, que também deve ser atingida.

Diante da crise na saúde no estado do Amazonas, diversos órgãos federais e locais ajuizaram uma ação civil pública nesta quinta-feira na Justiça Federal de Manaus. Na ação, Defensoria Pública e Ministério Público afirmam que a responsabilidade é do governo federal e que cabe à União assegurar o fornecimento regular de oxigênio para os hospitais. O estado vive um aumento no número de casos de Covid-19. Hospitais do Amazonas estão superlotados e sem oxigênio para os pacientes, que estão sendo transferidos para unidades em outros estados. A média móvel de mortes cresceu 183 por cento no Amazonas nos últimos sete dias e mais de cinco mil e 800 pessoas já morreram em razão da doença no estado.

O ministro da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, disse nesta quinta-feira, durante transmissão ao vivo por uma rede social ao lado do presidente JAIR BOLSONARO, que há um "colapso" no sistema de saúde de Manaus. Segundo afirmou, 480 pessoas que contraíram Covid-19 esperam por um leito hospitalar na capital do Amazonas. Ele disse que "está complicada a situação lá". De acordo com o ministro, a epidemia de Covid em Manaus se agravou devido a questões climáticas, à falta de infraestrutura hospitalar e recursos humanos, e à ausência de “tratamento precoce” da doença provocada pelo coronavírus.

O Instituto Butantan deve formalizar na segunda-feira a suspensão dos acordos de venda da Coronavac a prefeituras e associações de municípios, diante da requisição de todas as seis milhões de doses disponíveis pelo Ministério da Saúde. Com isto, a negociação com a Federação Catarinense de Municípios está encerrada. O acordo previa, inicialmente, o fornecimento de 500 mil doses para prefeituras interessadas em Santa Catarina. A Fecam foi a primeira entidade no país a fazer esse tipo de negociação, motivada pela recusa inicial do Ministério da Saúde em incluir a Coronavac.

Santa Catarina se prepara para receber as vacinas contra o coronavírus na semana que vem. Além dos municípios, que montam seus planos de vacinação locais, o governo do Estado já tem sua projeção de como fará a logística para distribuição dos imunizantes. Tudo depende, porém, da aprovação das vacinas pela Anvisa no domingo e da chegada de parte das doses da Índia. Caso os medicamentos cheguem na segunda-feira, já na terça a distribuição inicia conforme a quantidade a ser enviada pelo Ministério da Saúde. A divisão das doses será pela proporção dos grupos de risco nas cidades catarinenses. A secretaria de estado vai distribuir para as 17 regionais. O envio deve ser por caminhão, nos casos mais próximos, ou avião, para as regiões distantes como o Oeste e Extremo-Oeste.

O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina deu dois dias para a Secretaria da Saúde detalhar de quantas seringas e agulhas dispõe exclusivamente para a vacinação contra a Covid-19, se há previsão de entrega de insumos já comprados e em quais datas eles devem chegar. O prazo foi dado em ofício enviado nesta quinta-feira. Na quarta, o Ministério da Saúde informou ao Supremo Tribunal Federal que Santa Catarina está entre os estados que não possuem material suficiente para a vacinação contra a Covid-19. Em resposta, o governo de Santa Catarina informou nesta quinta que tem, atualmente, três milhões de agulhas e nove milhões e meio de seringas preparadas para iniciar a imunização, o que é suficiente.

Instituto Cultural de São Lourenço do Oeste busca profissionais. Conforme a responsável ALINI BONETTI, as vagas disponíveis são para instrutor de artes cênicas, no teatro. Na área da música busca professor de bateria, acordeom, violoncelo, viola caipira, violino e técnica vocal. Comenta que tem vagas para estagiário, desde esteja cursando nível superior. Os salários variam de 546 reais, a mil e 92, além de um vale-alimentação de acordo com a carga horária. Candidatos para o cargo de instrutor de música podem se inscrever para até dois instrumentos desde que não ocorram conflitos de horário entre as atividades.

Instituto Cultural quer estagiários da área. ALINI BONETTI comenta que, para as vagas de estágio, podem tentar somente pessoas que estejam cursando ensino superior em pedagogia ou música. As inscrições serão de 18 a 22, agora de janeiro, através do site do Instituto Cultural - icsl.saolourenco.sc.gov.br. Conforme a responsável pelo instituto, a seleção dos candidatos para os cargos de instrutor de dança e música será feita com provas objetivas e prática no fim do mês. A prova objetiva para o cargo de estagiário será também no dia 30.

Secretaria de Educação de São Lourenço do Oeste abre vagas para professores e estagiários. Segundo o responsável, ALEX TARDETTI, no início do ano seu setor está focado em fazer contratações, estudar protocolos e organizar o retorno das aulas, previsto para o dia oito. Comenta que o seletivo de professores temporários aconteceu no final do ano passado. O novo edital abre vagas para estagiários, que devem se inscrever de 16 a 20, agora de janeiro, e professores de inglês para o Programa Bilíngue, que se inscrevem na secretaria, nos dias 18 e 19, das sete as 13 horas.

Estagiários são divididos em três modalidades. Conforme ALEX TARDETTI as categorias se diferenciam por escolaridade. Os que ainda estão no ensino médio são contratados para 20 horas semanais. Estagiários com ensino superior ou pós graduação podem pegar de 20 a 30 horas por semana. O salário pago para essas vagas varia de 360 até mil 413 reais, conforme o grau escolar. Para os professores, a prefeitura paga dois mil 184 reais para não habilitados, e três mil e 53 para habilitados. Ambas as categorias recebem ainda um vale alimentação de aproximadamente 400 reais. Duvidas e inscrições no site: www.saolourenco.sc.gov.br.

DEBORA PREVEDELO da continuidade ao trabalho na saúde. Já a três anos respondendo pelo setor em Palma Sola, após a reeleição do prefeito KIKO, segue a frente da pasta. Salienta que mesmo que a gestão não tenha mudado, busca sempre inovar, cumprindo as expectativas da população. Segundo ela, Palma Sola teve poucas alterações em seu setor, com os mesmos três médicos dos anos anteriores atendendo no município. Informa que o posto de saúde está atendendo normalmente, mas já projeta estender o horário de funcionamento.

Secretaria de Saúde busca médicos especialistas. Conforme DEBORA PREVEDELO, atualmente Palma Sola conta com pediatra e psiquiatra, para a população que necessita. Não é preciso se deslocar para outro município em busca do serviço. Como em 2020, o foco da pasta é Covid-19, mas a orientação mudou no caso dos sintomas. Pontua em que no início da pandemia a recomendação era de que os pacientes procurassem a unidade de saúde no caso de sintomas graves. Agora, apresentando qualquer sintoma da doença já podem se consultar.

Festas de fim de ano fazem aumentar o número de confirmados de Covid 19. A secretária de saúde comenta que esse crescimento já era esperado, observando o comportamento das pessoas no período de Natal e Ano Novo. Conforme DEBORA, Palma Sola tem em média 30 casos ativos da doença. Informa que em casos mais graves registrados no município, a secretaria recorre a unidade Regional de São Miguel do Oeste. Em relação a medicamento a responsável informa que tem um bom estoque, não sofrendo faltas nem mesmo em meio a pandemia.

Secretário de saúde tem 16 anos de experiência na pasta. No município de Novo Horizonte, ROGÉRIO MASCARELLO foi o escolhido para comandar o setor em mais um mandato. Ele conta que, sempre com muita dedicação, assumiu a secretaria no ano 2000, quando permaneceu até 2012. Voltando aos trabalhos em 2016, cumpriu os quatro anos de mandato e nessa gestão foi mais uma vez escolhido para a função. Destaca que busca sempre mais conhecimento, para aumentar a qualidade no atendimento à população.

Departamento de Saúde de Novo Horizonte conta com vários profissionais. O secretário ROGÉRIO MASCARELLO conta que no momento o município tem dois médicos gerais, um exclusivo para trabalhos relacionados ao coronavírus. Duas psicólogas, uma nutricionista, uma assistente social, uma fisioterapeuta e dois dentistas, também fazem parte do departamento. Além desses, o setor conta ainda com pediatria nas quartas-feiras a tarde, e ginecologia segundas de manhã. Quando a população necessita de outros atendimentos, pode recorrer aos dois consórcios do município, o Conims e o Cis Amosc.

Proporção de confirmados com coronavírus é alta em Novo Horizonte. ROGÉRIO MASCARELLO demonstra sua preocupação com a grande quantidade de casos registrados no município em relação ao número de 2 mil e 600 habitantes. De acordo com o secretário, já foram confirmadas 99 pessoas e quatro ainda estão com o vírus ativo. Por isso, pede que a população não deixe de lado os cuidados com a doença, e se possível, intensifique as medidas de prevenção. A Secretaria de Saúde de Novo Horizonte funciona de segunda a sexta-feira, pela manhã das sete e meia até nove e 30, retornando as 13 e seguindo até 17 horas.

Atividades na saúde não param. Quem conta é a diretora do departamento em Marmeleiro, REJANECI ARTIFON. Conforme ela, nesse início de ano o trabalho é intenso, buscando se inteirar da situação do setor no município. Segundo a diretora, o departamento está com horário estendido, indo até as 22 horas de segunda a sexta e até as 20 durante o final de semana. O funcionamento da saúde em Marmeleiro inicia as sete e meia da manhã, fazendo uma pausa as 11 horas e 30 minutos e retornando as 13 horas. A tarde o setor para somente as 17 horas, momento em que inicia o plantão de pronto atendimento nos dois ambulatórios.

Setor destinado aos atendimentos de coronavírus é separado do restante do departamento. REJANECI ARTIFON explica que a medida foi tomada para evitar a disseminação do vírus pelas demais áreas da saúde. No sentido de evitar o contágio, principalmente agora no período pós-festas, a diretora salienta a importância da auto quarentena de sete dias, principalmente para as pessoas que viajaram para fora de Marmeleiro. As demais orientações da saúde em relação a Covid-19 são principalmente em evitar aglomerações. Quanto a disponibilidade de remédios, a responsável frisa que o município tem variedade e estoque, sempre cuidando para não faltar, devido ao longo tempo que leva a licitação para compra.

Presidente da Câmara defende trabalho com calma e bem analisado para não errar. IRENO DEOLA, de Santa Terezinha do Progresso, explica todo seu cuidado, comentando que nunca havia sido político. O Legislativo já contratou assessor jurídico para auxiliar nos projetos. Nos próximos dias serão definidas as comissões. No município, apenas 2 vereadores se reelegeram; 7 são novos.

Câmara Municipal está bem e sem nenhum problema. Avaliação é do presidente IRENO DEÓLA. Informa que nenhuma providência foi tomada até aqui, em Santa Terezinha, aguardando o início das sessões. Ainda não foi marcada data para realização da primeira sessão ordinária. O vereador acredita que semana que vem deve ocorrer a primeira extraordinária para atender a uma necessidade do Executivo. Não vai haver alteração na data e horário das reuniões, permanecendo na segunda-feira, as 18 horas.

Presidente da Câmara acredita num bom entendimento entre Legislativo e Executivo de Santa Terezinha. IRENO DEOLA diz isso por acreditar na nova administração. Ele quer que tudo seja conduzido com diálogo e observa que seus colegas estão demonstrando muita vontade de trabalhar. Entende como maior prioridade a agricultura de seu município, deixando claro que reconhece a importância de todos os setores para a sociedade. O presidente faz questão de dizer, que a Câmara fica a disposição da população, de segunda a sexta, 8 horas por dia.

Assistência Social de Campo Erê fica sem secretário em janeiro. Prefeita ROSANE MOREIRA explica que a maioria dos funcionários do setor está em férias e o plantão está sendo realizado por 3 pessoas: técnico, assistente social e motorista, para atenderem casos de eventualidade. Mês que vem, quando toda equipe estará trabalhando junta, será designado um responsável pela pasta. Um nome do quadro efetivo está sendo estudado, que é para dar continuidade aos bons projetos e desenvolver novos.

Parceria com AMERIOS é importante porque dá força ao bloco de município. O comentário é da prefeita de Campo Erê. ROSANE MOREIRA salienta que é preciso juntar forças entre os gestores para pedir melhorias, especialmente nas estradas da região, que ela considera praticamente abandonadas. Acrescenta que integrar a Associação de municípios do Entre Rios é bom porque assim Campo Erê recebe alguns serviços com menos custo, especialmente nos trabalhos de engenharia e licitação para compra de remédios e pneus.

Prefeita de Campo Erê atende população no gabinete nas terças-feiras. ROSANE MOREIRA reserva esse dia da semana para receber livremente todas as pessoas que querem conversar pessoalmente com ela. Os demais dias serão dedicados a reuniões com associações e grupos como produtores e sindicatos. Aproveita para informar que um caminhão que está sendo concertado fará coleta de lixo no interior. Ela está ciente de que tem comunidades com lixo acumulado.

Polícia Civil indicia 27 pessoas por organização criminosa. Os policiais concluíram um trabalho que durou seis meses, e teve como alvo a identificação de uma facção criminosa atuante no Estado de Santa Catarina, em especial na região Extremo Oeste. A investigação tinha como alvo 35 pessoas, algumas inclusive com posição de chefia dentro da organização. Dessas, 30 foram presas durante a investigação, chamada Operação Célula Oeste. Durante o período os policiais cumpriram 41 de mandados de busca e apreensão, inclusive com apoio do Departamento de Administração Prisional.

Investigação descobre informações sobre estrutura hierárquica, funcionamento e contabilidade dos bandidos. Conseguindo também provas, a operação identificou grande parte dos criminosos da região que integram facção. O trabalho da Polícia Civil representou um duro golpe no crime organizado, prendendo diversos membros com postos de comando, que atuavam principalmente na comercialização de drogas e armas. Ao total, foram 27 pessoas indiciadas, que permanecem presas.

Tentativa de homicídio acaba com duas pessoas presas. A dupla foi temporariamente presa, por suspeita em São Domingos. Conforme a Polícia Civil, as prisões ocorreram através da Divisão de Investigação Criminal de Fronteira de São Lourenço do Oeste e da Delegacia de Polícia de Comarca de Fronteira de São Domingos. Também cumpriram quatro mandados de busca e apreensão, encontrando um revólver 38 e munições. O crime aconteceu no início da noite de domingo, quando duas pessoas estavam num veículo Peugeot, quando foram vítimas de inúmeros disparos de arma de fogo no bairro Vida Nova, em São Domingos.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ... Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.