-STF DÁ PRAZO DE 48 HORAS PARA GOVERNO CITAR DATAS DE VACINAÇÃO CONTRA COVID
- DEPUTADO VAI AO STJ PARA TENTAR DERRUBAR ‘TOQUE DE RECOLHER’ EM SC
-DEPUTADO DIZ QUE REGULAMENTAÇÃO DO FUNDEB ENFRAQUECE ESCOLA PÚBLICA
-SUPERMERCADOS PROJETAM ALTA DE 10 POR CENTO NAS VENDAS EM DEZEMBRO
-CÂMARA DE VEREADORES TERÁ ÚLTIMAS SESSÕES DO ANO NESTA SEMANA
-POLÍCIA MILITAR APREENDE 215 QUILOS DE MACONHA EM CARRO NA SC 161
-HAITIANO MORRE AFOGADO NAS PROXIMIDADES DA PONTE DO RIO DAS ANTAS
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e dois centavos. O euro está valendo seis reais e 11 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
A Alemanha vai fechar o comércio e as escolas entre os dias 16 de dezembro e 10 de janeiro para conter a propagação da Covid-19 no país. O anúncio foi feito nesta domingo pela chanceler ANGELA MERKEL. Apenas serviços essenciais, como supermercados, farmácias e bancos, poderão funcionar neste período. As empresas estão orientadas a dispensar os funcionários ou a priorizar o trabalho remoto. O governo alemão também proibiu o consumo de bebidas alcóolicas em locais públicos para evitar aglomerações.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças, órgão de saúde dos Estados Unidos, anunciou neste domingo a aprovação da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech. A imunização deve começar nesta segunda-feira. Em nota, o diretor do CDC, ROBERT R. REDFIELD, comemora a aprovação do imunizante em momento crítico, de nova alta de casos do novo coronavírus nos Estados Unidos. Neste sábado, o país registrou três mil 309 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas.
O governo TRUMP reconheceu neste domingo que um grupo de hackers - supostamente apoiado pelo governo russo, de acordo com especialistas federais e privados - invadiu redes do Departamento do Tesouro e a Administração Nacional de Telecomunicações e Informações do Departamento de Comércio. O governo teme que o ataque tenha atingindo outros setores governamentais. Segundo informações do jornal "New York Times", uma série de investigações está em andamento para determinar se outras partes do governo sofreram ataque.
Em sua sexta manifestação à Justiça desde que entrou com ação de improbidade contra ministro do Meio Ambiente, RICARDO SALLES, o Ministério Público Federal voltou a cobrar seu afastamento cautelar do cargo. O pedido foi anexado nesta sexta ao processo apresentado em julho por 'desestruturação dolosa' das políticas ambientais. Desde então, o caso já foi remetido para Santa Catarina, voltou para Brasília e ainda não foi julgado em definitivo. Na avaliação do procurador UBIRATAN CAZETTA, a permanência de SALLES à frente da pasta pode trazer riscos ao andamento da ação, em razão do poder para interferir na instrução do processo, e ao meio ambiente, em razão de 'ações nocivas com resultados irreversíveis'.
O ministro RICARDO LEWANDOWSKI, do Supremo Tribunal Federal, deu prazo de 48 horas neste domingo para que o Ministério da Saúde informe as datas de início e término do plano nacional de operacionalização da vacinação contra a Covid-19, inclusive de suas fases de implantação. O Ministério da Saúde informou que aguarda a notificação para responder à determinação no tempo solicitado. O plano de imunização foi entregue ao STF na sexta e divulgado no sábado. O documento prevê a disponibilização de 108 milhões de doses para mais de 51 milhões de pessoas de grupos prioritários, divididos em quatro fases.
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, ELCIO FRANCO, afirmou que seria "irresponsável" especificar a data de início da vacinação contra a Covid-19 sem o registro e aprovação de vacinas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A declaração foi dada em vídeo gravado na última sexta-feira e divulgado neste domingo no canal dono YouTube. FRANCO citou que o governo não pode fixar datas porque a vacina precisa ser registrada e aprovada em agência reguladora e isso não depende do governo.
O Governo do Estado anunciou a chamada de novos servidores para os sistemas prisional, socioeducativo e para a Polícia Civil. As nomeações levam em conta as restrições impostas pela Lei Complementar que determinou as regras para a ajuda financeira a estados e municípios por conta da pandemia de Covid-19. No caso do sistema prisional, serão nomeados na próxima semana 327 novos agentes penitenciários, de um total de 600 vagas. Para o sistema socioeducativo, foi autorizada a chamada de 60 candidatos para a realização da última etapa do concurso de agente. O governo também determinou a chamada, em janeiro de 2021, de mais 123 policiais civis. Eles se juntarão aos 172 nomeados para a Polícia Civil na última quinta-feira.
O secretário estadual da saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, tem duas reuniões importantes com representantes ou interlocutores de laboratórios que produzem vacinas contra a Covid-19. Nesta segunda-feira, ele terá encontro virtual às duas da tarde com o representante do laboratório Sinovac, que produz a vacina Coronavac, em parceria com o Instituto Butantã de São Paulo. Depois, às quatro horas, MOTTA se reúne com representante da embaixada Italiana para tratar da vacina Moderna. Santa Catarina tem 300 milhões caso haja a necessidade de comprar vacina. A ideia de MOTTA com as reuniões desta segunda-feira é entender como estão a vacina Moderna e a Coronavac.
O deputado estadual KENNEDY NUNES do PSD entrou com um habeas corpus, no Superior Tribunal de Justiça, para tentar derrubar o decreto do Governo de Santa Catarina que restringe atividades durante a madrugada. O parlamentar argumenta, na ação, que catarinenses e pessoas que transitarem pelo Estado estão em risco de sofrer “constrangimento ilegal” por determinação de “toque de recolher”. KENNEDY NUNES pede que o decreto seja suspenso liminarmente. Na semana passada, o governo do estado emitiu uma nota afirmando que o decreto não instituiu o “toque de recolher”, mas uma “restrição à circulação e aglomeração de pessoas” durante as madrugadas.
Grupo de exibidores de filmes nos cinemas ingressa na justiça para liberar o funcionamento. Em nota, o grupo diz respeitar as regras do combate ao Covid, mas critica a manutenção dos cinemas fechados. A ação judicial pede a liberação para os cinemas voltarem a funcionar. Em nota, o grupo cita é que um absurdo deixar as salas de cinemas fechadas enquanto existem outras atividades em funcionamento com mais aglomeração de pessoas. Muitas vezes uma sala opera com 10 ou 20 por cento de sua capacidade. Em São Miguel do Oeste, o Cine Peperi está fechado desde de março desse ano, ou seja, mais de dez meses de portas fechadas.
Um temporal provocou prejuízos no município de Descanso neste final de semana. De acordo a prefeitura, os fortes ventos registrados na tarde de ontem causaram o destelhamento de casas e estufas, além de provocar queda de árvores no interior do município. Conforme informações preliminares da prefeitura de Descanso, a linha Campinas foi a localidade mais atingida. Uma equipe do Governo Municipal já esteve no local realizando entrega de lonas para os moradores atingidos. Essa é a segunda ocorrência de estragos provocados por temporal nos últimos 15 dias em Descanso.
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste registrou, nas últimas 24 horas, mais um óbito relacionado ao coronavírus. Trata-se de uma idosa de 74 anos, de Romelândia. A ocupação permanece em cem por cento dos leitos de UTI destinados aos pacientes de Covid. Os 18 leitos estão ocupados. Na enfermaria, a taxa de ocupação é de 68 por cento com oito confirmados e três suspeitos. O município de São Miguel do Oeste começa a semana com 279 casos ativos. No final semana, não foi confirmado nenhum novo registro da doença.
O decreto que restringe a circulação de pessoas entre meia-noite e cinco horas da madrugada completou uma semana no sábado sem nenhum problema na região. O comentário é do comandante do décimo primeiro batalhão de Polícia Militar, JAILSON FRANZEN. Ele reforçou que não existe toque de recolher, mas uma restrição a circulação e aglomeração de pessoas. FRANZEN disse que a população recebeu bem o decreto e tem colaborado com o trabalho policial. Ele ressaltou que não houve nenhum registro mais grave nos últimos dias. O policial destacou que a situação da região é preocupante diante do aumento dos casos e das internações hospitalares. Por isso, FRANZEN reforçou que a conscientização das pessoas é fundamental para evitar a disseminação do vírus.
O comércio de São Miguel do Oeste entra hoje na segunda semana do horário especial de Natal. No último sábado, as empresas ficaram abertas até quatro horas da tarde. Entre hoje e sexta, as lojas devem funcionar até as oito horas da noite. O horário especial é um sugestão da Câmara de Dirigentes Lojistas e tem o objetivo de padronizar o funcionamento do comércio neste mês. Em razão da lei da liberdade econômica, algumas empresas estão adotando outros horários. Algumas, por exemplo, devem abrir até as dez da noite já nesta semana.
Os supermercados da região projetam um aumento expressivo de vendas em dezembro. De acordo com o conselheiro da Acats, FRANCISCO CRESTANI, a alta será de 30 por cento na comparação com o faturamento de novembro e entre oito e 10 por cento em relação a dezembro do ano passado. Ele disse hoje na Peperi que a alta acumulada de 2020 já é de oito por cento. CRESTANI comentou que a previsão só não deve se confirmar se faltarem mercadorias nas lojas. Ele destacou que a principal preocupação dos supermercadistas é com o desabastecimento em razão da falta de matéria-prima nas indústrias.
O texto-base do projeto de lei que regulamenta o novo Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica aprovado semana passada pela Câmara dos Deputados é uma derrota para a escola pública. A avaliação é do deputado do PT PEDRO UCZAI. O texto prevê a possibilidade de repasse do fundo para escolas privadas sem fins lucrativos e o uso do recursos para pagamento de salários de profissionais, inclusive de outras áreas, nessas instituições. UCZAI disse que a regulamentação foi contra a proposta do novo Fundeb aprovada pelo congresso neste ano. O deputado disse que os recursos do Fundeb devem ser usados para valorizar a escola pública e não para escolas que cobram mensalidades. Ele citou que esse dinheiro fará falta, inclusive, para o pagamento de professores de escolas públicas.
O bom senso prevaleceu na aprovação do texto-base do projeto de lei que regulamenta o novo Fundeb. A posição é do deputado do MDB, CELSO MALDANER. Ele disse que o novo Fundo prevê o aumento da participação da União de 10 para 23 por cento até 2026. MALDANER não concorda com a afirmação de que a regulamentação do Fundeb vai provocar um desmonte da educação pública, como citou o deputado PEDRO UCZAI. Ele afirmou que o Fundeb terá mais recursos e que incluir as escolas privadas sem fins lucrativos na relação de beneficiados pelo Fundo vai melhorar a educação como um todo. MALDANER ressaltou que todos vão ganhar com o novo Fundeb e que é preciso investir para qualificar a formação técnica e profissional dos estudantes.
A câmara de vereadores de Paraíso tem três sessões marcadas para esta semana. Serão os três últimos encontros do ano. De acordo com o presidente da casa, FABRÍCIO GARLET, as sessões estar marcadas para hoje, quarta e quinta-feira. Dois projetos estão na pauta do legislativo para a reta final dos trabalhos. Um deles trata da abertura de uma loteamento na cidade e outro estabelece o orçamento do município para 2021. A previsão orçamentária para o próximo ano é de cerca de 19 milhões e meio de reias. A previsão de GARLET é de votar as duas matérias e zerar a pauta da câmara sem a necessidade de convocações extraordinárias.
As últimas três sessões ordinárias de 2020 da câmara de vereadores de São Miguel do Oeste estão marcadas para esta semana. As reunião vão acontecer amanhã, quarta e quinta-feira. O presidente da câmara, EVERALDO DI BERTI, esteve no Peperi Rádio Repórter deste sábado e disse que pretende votar todos os projetos nesta semana, mas não descartou a possiblidade de convocar sessões extraordonárias. Na quarta-feira, a sessão será exclusiva para a segunda votação do orçamento do município para 2021. Além disso, os vereadores devem votar o novo regimento interno do legislativo e fazer a segunda análise da nova lei orgânica do município. As três sessões desta semana estão marcadas para as sete horas da noite.
A atual legislatura foi uma das mais tranquilas para o governo municipal dos últimos tempos. A afirmação é do presidente da câmara de vereadores, EVERALDO DI BERTI. De acordo com ele, a câmara fez 957 votações e apreciações de projetos nesses quatro anos e apenas quatro ou cinco projetos foram rejeitados. DI BERTI ressaltou que menos de um por cento dos projetos enviados pelo executivo não foram aprovados. O presidente disse que a câmara trabalhou junto com prefeito e que WILSON TREVISAN não enfrentou dificuldades com o legislativo neste mandato. DI BERTI ressaltou que o próximo mandato deve ser marcado por uma oposição mais forte e “barulhenta” do que a atual.
O presidente da câmara de vereadores confirmou sábado no Peperi Rádio Repórter que está deixando a vida política. EVERALDO DI BERTI reforçou o anuncio feito em entrevista na Peperi logo depois da apuração dos votos no dia 15 de novembro. Naquele dia, ele anunciou o fim da carreira política. No sábado, ele voltou a falta do assunto, disse que conquistou espaços importantes e chegou a presidência da câmara. Apesar disso, DI BERTI destacou que sai com um certo desgosto e decepção desse meio.
Uma mulher sofreu ferimentos leves em um acidente na manhã deste domingo na BR 163. A colisão aconteceu por volta das seis e meia em São José do Cedro e envolveu um Celta e um Astra. Os bombeiros atenderam a caroneira do Celta, uma mulher de 23 anos, que relatava dores no peito decorrentes do atrito com cinto de segurança do carro. Ela foi imobilizada e levada ao hospital de São José do Cedro. Os motoristas dos dois carros não se feriram.
Uma saída de pista deixou duas pessoas feridas neste domingo na SC 163. O acidente aconteceu por volta das oito e meia da noite na Linha Santa Isabel, interior de Itapiranga. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a condutora de um Celta de Itapiranga saiu da pista e capotou. O veículo foi encontrado a cerca 50 metros da pista no meio de um potreiro. Uma mulher sofreu fratura no braço e tinha um pedaço de madeira transfixado no braço. A outra ocupante do veículo apresentava somente um ferimento na face provocado pelo impacto contra o para-brisa. As duas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e levadas ao Hospital para atendimento médico.
Um motociclista ficou ferido em um acidente na noite de sábado na rodovia municipal Leolino João Baldissera. O condutor de uma moto Fazer, emplacada em São Miguel do Oeste, perdeu o controle da direção e sofre uma queda na linha Guamerim, interior do município. O acidente aconteceu por volta das oito e meia da noite. O motociclista foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Regional onde recebeu atendimento médico.
A Polícia Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste atenderam mais um acidente com moto neste domingo. De acordo com um caminhoneiro que presenciou o fato, o condutor da motocicleta Kawazaki 750, placa de Guaraciaba, perdeu o controle em uma curva e colidiu contra a sarjeta. O acidente aconteceu por volta das duas e meia da tarde na conhecida “curva da morte” na BR-282, proximidades da ponte sob o Rio das Antas, entre São Miguel do Oeste e Maravilha. O motociclista sofreu ferimentos generalizados e fraturou a perna. Ele foi levado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso para atendimento médico.
Um homem foi preso neste final de semana por tráfico de drogas no município de Riqueza. De acordo com a Polícia Militar, o homem foi detido durante uma barreira policial por volta das dez horas da noite na Estrada Geral da Linha Alta Riqueza, interior do município. Antes da abordagem da PM, o condutor de uma moto arremessou um objeto no matagal. Os policiais localizaram uma pequena lata com 16 buchas de cocaína. Na casa do suspeito, a PM encontrou mais uma pedra de cocaína e uma pequena quantidade de maconha. O homem foi preso em flagrante e levado para a delegacia de polícia.
A Polícia Militar apreendeu 215 quilos de maconha no último sábado em Anchieta. A droga estava em um carro abordado por uma guarnição de serviço na SC 161. Durante a revista do veículo, os policiais encontraram a droga dentro do porta malas. Dois homens fugiram do local e foram presos logo em seguida no centro de Anchieta. Eles foram levados para a delegacia de polícia e a droga foi apreendida. A PM não repassou outros detalhes sobre a ocorrência.
Um homem morreu afogado neste domingo no rio das Antas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, STEPHANE DUPITON estava se banhando nas proximidades da ponte do rio das Antas, as margens da BR 282 entre São Miguel do Oeste e Maravilha. Ele estava com um grupo de amigos quando pediu ajuda e sumiu nas águas do rio. O Corpo de Bombeiros foi acionado e encontrou a vítima a cerca de quatro metros de profundidade. STEPHANE DUPITON é natural do Haiti e estava no Brasil há seis anos. Ele trabalhava em um frigorífico de São Miguel do Oeste.