O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e dois centavos. O euro está valendo seis reais e 11 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
A Alemanha vai fechar o comércio e as escolas entre os dias 16 de dezembro e 10 de janeiro para conter a propagação da Covid-19 no país. O anúncio foi feito neste domingo pela chanceler ANGELA MERKEL. Apenas serviços essenciais, como supermercados, farmácias e bancos, poderão funcionar neste período. As empresas estão orientadas a dispensar os funcionários ou a priorizar o trabalho remoto. O governo alemão também proibiu o consumo de bebidas alcóolicas em locais públicos para evitar aglomerações.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças, órgão de saúde dos Estados Unidos, anunciou neste domingo a aprovação da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech. A imunização deve começar nesta segunda-feira. Em nota, o diretor do CDC, ROBERT R. REDFIELD, comemora a aprovação do imunizante em momento crítico, de nova alta de casos do novo coronavírus nos Estados Unidos. Neste sábado, o país registrou três mil 309 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas.
O governo TRUMP reconheceu neste domingo que um grupo de hackers - supostamente apoiado pelo governo russo, de acordo com especialistas federais e privados - invadiu redes do Departamento do Tesouro e a Administração Nacional de Telecomunicações e Informações do Departamento de Comércio. O governo teme que o ataque tenha atingindo outros setores governamentais. Segundo informações do jornal "New York Times", uma série de investigações está em andamento para determinar se outras partes do governo sofreram ataque.
Em sua sexta manifestação à Justiça desde que entrou com ação de improbidade contra ministro do Meio Ambiente, RICARDO SALLES, o Ministério Público Federal voltou a cobrar seu afastamento cautelar do cargo. O pedido foi anexado nesta sexta ao processo apresentado em julho por 'desestruturação dolosa' das políticas ambientais. Desde então, o caso já foi remetido para Santa Catarina, voltou para Brasília e ainda não foi julgado em definitivo. Na avaliação do procurador UBIRATAN CAZETTA, a permanência de SALLES à frente da pasta pode trazer riscos ao andamento da ação, em razão do poder para interferir na instrução do processo, e ao meio ambiente, em razão de 'ações nocivas com resultados irreversíveis'.
O ministro RICARDO LEWANDOWSKI, do Supremo Tribunal Federal, deu prazo de 48 horas neste domingo para que o Ministério da Saúde informe as datas de início e término do plano nacional de operacionalização da vacinação contra a Covid-19, inclusive de suas fases de implantação. O Ministério da Saúde informou que aguarda a notificação para responder à determinação no tempo solicitado. O plano de imunização foi entregue ao STF na sexta e divulgado no sábado. O documento prevê a disponibilização de 108 milhões de doses para mais de 51 milhões de pessoas de grupos prioritários, divididos em quatro fases.
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, ELCIO FRANCO, afirmou que seria "irresponsável" especificar a data de início da vacinação contra a Covid-19 sem o registro e aprovação de vacinas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A declaração foi dada em vídeo gravado na última sexta-feira e divulgado neste domingo no canal dono YouTube. FRANCO citou que o governo não pode fixar datas porque a vacina precisa ser registrada e aprovada em agência reguladora e isso não depende do governo.
O Governo do Estado anunciou a chamada de novos servidores para os sistemas prisionais, socioeducativo e para a Polícia Civil. As nomeações levam em conta as restrições impostas pela Lei Complementar que determinou as regras para a ajuda financeira a estados e municípios por conta da pandemia de Covid-19. No caso do sistema prisional, serão nomeados na próxima semana 327 novos agentes penitenciários, de um total de 600 vagas. Para o sistema socioeducativo, foi autorizada a chamada de 60 candidatos para a realização da última etapa do concurso de agente. O governo também determinou a chamada, em janeiro de 2021, de mais 123 policiais civis. Eles se juntarão aos 172 nomeados para a Polícia Civil na última quinta-feira.
O secretário estadual da saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, tem duas reuniões importantes com representantes ou interlocutores de laboratórios que produzem vacinas contra a Covid-19. Nesta segunda-feira, ele terá encontro virtual às duas da tarde com o representante do laboratório Sinovac, que produz a vacina Coronavac, em parceria com o Instituto Butantã de São Paulo. Depois, às quatro horas, MOTTA se reúne com representante da embaixada Italiana para tratar da vacina Moderna. Santa Catarina tem 300 milhões caso haja a necessidade de comprar vacina. A ideia de MOTTA com as reuniões desta segunda-feira é entender como estão a vacina Moderna e a Coronavac.
O deputado estadual KENNEDY NUNES do PSD entrou com um habeas corpus, no Superior Tribunal de Justiça, para tentar derrubar o decreto do Governo de Santa Catarina que restringe atividades durante a madrugada. O parlamentar argumenta, na ação, que catarinenses e pessoas que transitarem pelo Estado estão em risco de sofrer “constrangimento ilegal” por determinação de “toque de recolher”. KENNEDY NUNES pede que o decreto seja suspenso liminarmente. Na semana passada, o governo do estado emitiu uma nota afirmando que o decreto não instituiu o “toque de recolher”, mas uma “restrição à circulação e aglomeração de pessoas” durante as madrugadas.
Sinticon entra em período de férias no final do ano. A informação é de MARIA DA SILVA – presidente do Sindicato da Construção Civil e do Mobiliário de São Lourenço do Oeste que atende a região. Conforme ela, as férias no sindicato iniciam dia 22 desse mês, indo até quatro de janeiro. Explica que foi decidido pelas férias, pois a maioria das empresas também não trabalha no período. Ela comenta que dezembro é mais tranquilo, pois todos estão se preparando para o descanso. Espera um retorno calmo em janeiro, pois 2020 está sendo um ano muito difícil devido aos problemas causados pelo coronavírus que atingiu muito o setor.
Prazo para protocolar férias coletivas já está encerrado. A presidente do Sinticon informa as empresas que pretendem fazer uma pausa com todos os funcionários no final do ano, que o período para legalizar já terminou. MARIA DA SILVA explica que para protocolar o pedido é necessário dar entrada junto ao Ministério do Trabalho, que exige que seja solicitado com mais de 15 dias de antecedência. Ela informa a quem não protocolou no prazo, que só poderá dar as férias coletivas dentro da lei após o feriado do fim do ano.
Governador anuncia medidas para amenizar problemas da agricultura causados pela estiagem. Conforme ERICO ECKER – presidente do Sintraf – o Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de São Lourenço do Oeste, as medidas são muito boas, porem contemplam poucas famílias. Salienta que os programas são em relação à água, disponibilizando financiamentos com linhas de subsídios do capital até 50 por cento e até 100 por cento do juro subsidiado. Agora a luta do sindicato é para que mais famílias possam tem acesso aos benefícios, pois praticamente todas tiveram prejuízos com a seca.
Programas vão abranger somente municípios com situação de emergência aprovada pelo Estado. ERICO ECKER explica que é preciso fazer o pedido a Defesa Civil do Estado que analisa e define por aprovação ou não. Comenta que na região de São Lourenço do Oeste muitas cidades já tem o pedido encaminhado, porém ainda aguardam analise e aprovação. Salienta que é necessária agilidade da Defesa Civil do Estado em aprovar as solicitações, pois com a proximidade do final do ano muitos órgãos e entidades entram em recesso, podendo atrasar e piorar ainda mais a situação dos agricultores do Estado.
Final de mandato acelera atividades da administração. Conforme o prefeito DEONIR FERRONATO, tem ainda algumas situações pendentes no município de Saltinho, com obras em andamento. Essa semana ele entregou nova viatura para a Polícia Militar, numa parceria com a corporação. O veículo, todo equipado, custou 117 mil reais. O prefeito deu encaminhamentos no orçamento para o próximo mandato. Conforme ele, várias licitações foram feitas através da Amerios, principalmente para compra de medicamentos e pneus.
Alguns valores ficarão pendentes para a próxima administração Municipal de Saltinho. DEONIR FERRONATO comenta que esse ano foi um dos mais importantes. Os problemas foram enormes provocados pela pandemia. O prefeito mesmo foi um dos atingidos pelo coronavírus. Comenta, por outro lado, que na condição financeira, esse é um dois melhores anos da prefeitura de Saltinho, porque vai chegar no dia 31 com excelente superávit.
Prefeito garante: município de Saltinho não tem nenhuma dívida e precatório pendente para pagar. DEONIR FERRONATO salienta que em janeiro o novo gestor já pode iniciar seu mandato trabalhando. Essa administração vai deixar bons recursos na saúde. Destaca que a transição de governo está correndo muito bem, porque são mantidos diálogos com a equipe do novo mandatário.
Parlamentar aponta principais demandas da Alesc até final do ano. Segundo o deputado estadual, FABIANO DA LUZ, as duas últimas semanas de sessões na Alesc são de trabalho intenso, para conclusão de projetos pendentes. Além disso, o governo espera pela aprovação dos deputados em relação a ações que ainda pretende executar neste ano, ou no início do próximo. O deputado comenta que essa semana já inicia com a votação do impeachment do governador.
Cinco deputados e cinco desembargadores irão votar neste segundo impeachment contra CARLOS MOISÉS. Segundo FABIANO DA LUZ é difícil prever o que vai acontecer porque toda discussão foi acompanhada pela população, mas há documentos da polícia e da justiça alegando inocência do governador nas situações apontadas de suspeita de compras irregulares. O deputado diz que o objetivo é resolver logo essa situação para não causar prejuízos ao estado.
Deputado destaca que nesta reta final do ano também está na pauta dos deputados à cobrança do governo para agilizar a liberação de recursos anunciados para auxiliar os agricultores afetados pela seca. FABIANO DA LUZ, comenta que são cobrados mais recursos, porque os 42 milhões de reais não são o suficiente, considerando a divisão entre os 100 municípios. O parlamentar diz que o governador retomou os trabalhos, após o seu afastamento para análise do pedido de impeachment, estando mais disposto ao diálogo e para ouvir as demandas específicas de cada região.
Parlamentar percebe a mudança por renovação ocorreu também nas eleições municipais para escolha dos vereadores, já no executivo, ainda permaneceram em sua maioria nomes já conhecidos. O recesso dos deputados inicia no final da próxima semana, e o retorno aos trabalhos está previsto em quatro de janeiro, com sessões a partir de fevereiro.
Polícia Rodoviária Estadual prepara operações especiais para feriados do Natal e Ano Novo. Segundo o major DEIBER HAEFLINGER – comandante da corporação para toda região, os agentes de trânsito estarão nas estradas fiscalizando com atenção o comportamento dos motoristas. Os policiais estarão de olho nas principais infrações de trânsito: ultrapassagem, indevida, embriaguez ao volante e excesso de velocidade.
Policiais rodoviários se deparam muito com veículos parados nas rodovias. Conforme o comandante DEIBER HAEFLINGER, geralmente isso acontece por problemas mecânicos e na parte elétrica. Por isso ele se antecipa e recomenda a quem for pegar a estrada para se preparar. Recomenda uma boa revisão no veículo antes de embarcar a família para uma viagem longa ou mesmo curta. É preciso garantir a segurança de todos, finaliza o comandante.
Homem de 50 anos é preso após furtar televisor. A prisão foi na tarde de ontem, após a Polícia Militar de Marmeleiro receber informações de que ele havia entrado numa casa onde a moradora não estava e pego uma televisão. Ao perceber a presença da equipe o homem abandonou o televisor e fugiu, sendo localizado em seguida. O homem foi identificado e já possui passagens por furto. Ele foi encaminhado para a delegacia da Polícia Civil.
Mulher perde 12 mil reais em golpe do WhatsApp. A vítima de 39 anos, o dinheiro num golpe através do WhatsApp. O caso aconteceu na noite de sexta-feira, em São Lourenço do Oeste, por volta das 23 horas e 20 minutos, e divulgado pela Polícia Militar hoje. Conforme a PM, a mulher, explicou que todos os meses deposita dinheiro na conta de uma outra mulher pelos serviços de pedreiro do marido. Na sexta, como de costume, ela fez o depósito.
A vítima recebeu por WhatsApp uma outra conta para depositar o valor. Sem desconfiar, repassou o valor de 12 mil. A mulher percebeu o golpe depois que a mulher entrou em contato com ela pedindo se a mesma poderia realizar o pagamento do mês. A vítima constatou que a conta utilizada para o depósito era de uma agência bancária de outra cidade. Conforme a polícia, o golpista clonou o telefone da vítima e, através do aplicativo de mensagem, conversava com as duas mulheres e impedia que as mesmas descobrissem o golpe. As mulheres acionaram a polícia e o caso será investigado.
Polícia Militar apreende 215 quilos de maconha. Foi sábado, na SC 161, em Anchieta. Apreensão aconteceu quando a guarnição da Polícia Militar Ambiental suspeitar de um veículo. Durante revista foram encontrados no porta malas do veículo, 215 quilos de maconha. Dois homens que fugiram do local foram presos logo em seguida no centro de Anchieta.
Mulher fica ferida ao ser atropelada no centro de São Lourenço do Oeste. Foi sábado, por volta do meio dia, na rua Pedro Alvares Cabral. O Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência e explica que a vítima de 37 anos, foi atingida por uma Ford Ranger. Ela foi socorrida por populares e tinha ferimentos no rosto. Depois da avaliação dos bombeiros, a mulher foi levada para a UPA 24 horas.
PM prende rapaz por tentar atear fogo na casa da mãe e encontra dois pés de maconha no terreno. Na noite de sábado, a Polícia Militar foi chamada no bairro Sadia, em Francisco Beltrão. No local, uma mulher de 42 anos informou que seu filho de 18, que é usuário de droga, a agrediu e ameaçou colocar fogo na casa. Quando a equipe policial chegou, ele já havia fugido.
Policiais verificam fumaça saindo debaixo da casa e perceberam um princípio de incêndio que rapidamente apagaram. No terreno foram localizados dois pés de maconha, que foram apreendidos. Após buscas, o autor foi localizado. Juntamente com a droga, ele foi encaminhado para a 19ª Subdivisão de Polícia.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.