-COMANDANTE DIZ QUE EXÉRCITO NÃO PERTENCE AO GOVERNO E NÃO TEM PARTIDO
-PIB DE SANTA CATARINA CRESCEU TRÊS VÍRGULA SETE POR CENTO EM 2018
-CARTÓRIO COMEÇA DISTRIBUIÇÃO DE URNAS ELETRÔNICA PARA A VOTAÇÃO
-JUSTIÇA ELEITORAL REFORÇA CUIDADOS COM A SAÚDE PARA O PLEITO
-30 MIL ELEITORES VÃO DEFINIR O PREFEITO E OS 13 VEREADORES DO MUNICÍPIO AMANHÃ
-HOMEM SOFRE FERIMENTOS EM ACIDENTE DE TRABALHO NO BAIRRO ANDREATTA
-CAPOTAMENTO DE VEÍCULO DEIXA QUATRO PESSOAS FERIDAS NA BR 282
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 51 centavos. O euro está valendo seis reais e 61 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
A ONU alertou nesta sexta-feira para possíveis crimes devido aos muitos civis que morreram na região de Tigré, na Etiópia, onde o governo do país faz uma operação militar há dez dias. Um massacre de civis com uso de facas e facões foi denunciado pela organização Anistia Internacional. O primeiro-ministro do país, ganhador do prêmio Nobel da Paz no ano passado, ordenou uma operação na região dissidente, causando preocupação na comunidade internacional, que teme o início de uma longa e sangrenta guerra civil.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, falou publicamente pela primeira vez nesta sexta-feira desde que as projeções apontaram sua derrota para JOE BIDEN, e afirmou que "o tempo dirá" qual será a administração dos Estados Unidos no futuro. O breve comentário representa uma mudança de discurso em relação à sua até então ostensiva recusa em admitir que perdeu. TRUMP falou no Jardim das Rosas da Casa Branca sobre na qual o governo fez parceria com empresas farmacêuticas para criar e distribuir uma vacina contra o coronavírus.
A Justiça peruana proibiu nesta sexta-feira o ex-presidente MARTÍN VIZCARRA de deixar o país no prazo de 18 meses, sob denúncias de que ele teria recebido propina para autorizar obras públicas quando era governador de Moquegua em 2014. A destituição de VIZCARRA e a posse de MANUEL MERINO, o chefe parlamentar que assumiu a Presidência do Peru na terça-feira, desencadearam manifestações em Lima e outras cidades, com saldo de feridos pela repressão policial. Os conflitos foram condenados por organizações de direitos humanos.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, afirmou nesta sexta-feira que houve um "nível mínimo" de circulação de fake news nas campanhas para as eleições municipais deste ano. Ele disse que nos últimos tempos, esta está sendo a eleição com menor incidência de notícias fraudulentas. Segundo BARROSO, parcerias com plataformas digitais e agências de checagem de informação contribuíram para diminuir a circulação de conteúdo falso sobre as eleições. O TSE também promoveu campanhas contra a desinformação.
O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANTONIO BARRA TORRES, disse nesta sexta-feira que não há interferência política no órgão e que a interrupção dos testes da vacina CoronaVac foi um "evento de rotina". BARRA TORRES explicou que a suspensão ocorreu pela "falta de informações" em relação à causa do óbito de um paciente que participou dos testes. Depois, veio a confirmação que a causa da morte foi suicídio e os testes foram retomados. Ele afirmou ainda que a decisão de suspender as pesquisas não foi dele, mas de uma comissão interna da agência, formada por quadros técnicos.
O comandante do Exército, general EDSON PUJOL, disse nesta sexta-feira que a instituição não pertence ao governo e não tem partido político. O general discursou durante um seminário de defesa nacional, promovido pelas Forças Armadas. A declaração vai na linha do que Pujol disse na quinta-feira, durante uma transmissão ao vivo pela internet. Na ocasião, ele afirmou que os militares não querem fazer parte da política nem querem que a política entre nos quartéis. O comandante do Exército deu as declarações na mesma semana em que o presidente JAIR BOLSONARO defendeu o uso de "pólvora" para defesa da Amazônia.
A Secretaria da Saúde de Santa Catarina suspendeu, nesta sexta-feira, as atividades presenciais nas escolas de regiões classificado como em risco grave para o coronavírus no mapa de risco feito pelo governo do estado. A medida foi feita em atendimento a uma decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina de terça-feira. A suspensão vale para o ensino público e privado do ensino fundamental e médio. Agora, as atividades presenciais só estão autorizadas em escolas localizadas em regiões com risco alto ou moderado para a doença. Na prática, a secretaria suspendeu as portarias publicadas há uma semana, que autorizavam as atividades presenciais nas unidades de ensino localizadas em regiões com risco grave para o coronavírus.
O Tribunal Regional Eleitoral anunciou que as urnas eletrônicas utilizadas no primeiro turno das Eleições 2020 serão distribuídas sábado aos três mil 721 locais de votação pelo estado. Ao todo, serão 16 mil 568 urnas, sendo duas mil 917 delas de contingência. Neste momento, está ocorrendo o sorteio da auditoria de funcionamento, sob condições normais de uso, das urnas eletrônicas. Algumas urnas terão votação paralela com voto em cédula de papel como forma de verificar a veracidade do sistema eletrônico. Nessa audiência pública, as urnas sorteadas serão substituídas por outras devidamente carregadas com dados de candidatos e eleitores. Santa Catarina tem mais de cinco milhões de eleitores aptos para votar neste domingo.
Santa Catarina obteve em 2018 crescimento de três vírgula sete por cento no Produto Interno Bruto, a quarta maior alta em volume do Brasil e a primeira da Região Sul. Em valores correntes, o PIB chegou à cifra de 298 bilhões 230 milhões, o que manteve SC na sexta posição do ranking das maiores economias do Brasil. Os dados são do Sistema de Contas Regionais divulgado nesta sexta-feira pelo IBGE. Eles correspondem ao PIB oficial do estado, que sai com atraso de dois anos. De acordo com o IBGE, os destaques da economia de SC em 2018 foram a indústria de transformação, comércio e recuperação de veículos e atividades imobiliárias. A indústria cresceu respondeu por 26 vírgula sete por cento do PIB estadual e os serviços, que incluem o comércio, representaram 67 vírgula sete por cento do PIB de SC em 2018.
O Cedup Getúlio Vargas de São Miguel do Oeste está com inscrições abertas para ao menos um curso em duas modalidades. A informação é do diretor da instituição de ensino, WILSON WRONSKI. De acordo com ele, as vagas são para o curso técnico em Agropecuária, sendo nas modalidades concomitante e subsequente. Conforme ele, o formato concomitante é destinado para os estudantes que estão concluindo o nono ano do ensino fundamental e querem realizar o curso junto com o ensino médio. Segundo WRONSKI, as inscrições estão abertas desde o dia oito de setembro e seguirão até o próximo dia 12 de dezembro.
Para o próximo ano o Cedup Getúlio Vargas vai ofertar mais de 130 vagas para novos alunos. A afirmação é do diretor da instituição de ensino, WILSON WRONSKI. Ele destacou que para a modalidade concomitante são 96 vagas e para o subsequente são 36 vagas, totalizando 132 novos estudantes. Ele ressaltou que a modalidade subsequente é destinada para os alunos que estão finalizando neste ano ou já finalizaram o terceiro ano do ensino médio. WILSON WRONSKI salientou que as inscrições estão sendo realizadas via internet. O endereço eletrônico está disponível na página do Cedup Getúlio Vargas no Facebook.
A inscrição para o curso no colégio agrícola de São Miguel do Oeste é rápida e fácil. O comentário é do diretor do Cedup Getúlio Vargas, WILSON WRONSKI. Ele disse que ao acessar o link o interessado deverá responder algumas perguntas básicas, além de escolher a modalidade que pretende frequentar. Após isso o aluno deve clicar em enviar o formulário recém preenchido. O diretor lembrou que 2020 foi um ano atípico, porém, a expectativa é positiva para o ano que vem. Questionado sobre o número de inscritos, WILSON WRONSKI revelou que a procura está surpreendendo as expectativas da direção. O profissional declarou que restam poucas vagas e por isso os interessados em serem alunos da instituição devem se apressar e realizar o procedimento o quanto antes.
Os moradores do bairro Jardim Peperi reclamaram da falta de água nas residências na manhã deste sábado. A Peperi recebeu várias ligações de moradores relatando o problema. De acordo com o chefe da agencia local da Casan, EDNILSON MELLO, a empresa identificou um defeito que estava atrapalhando o fornecimento de agua por volta das 11 horas da noite. Ele explicou que a Casan corrigiu esse problema e voltou a liberar agua para o bairro na manhã de hoje. A previsão é que os moradores tenham a situação normalizada no decorrer deste sábado.
A distribuição das urnas eletrônicas que serão usadas neste domingo começou por volta do meio-dia. As equipes da empresa Reunidas pegaram os equipamentos no colégio São Miguel do Oeste e estão levando as urnas para os locais de votação. O delegado de prédio é o responsável por receber a urna e instalar o equipamento. Ao todo, são 121 seções nos cinco municípios da zona eleitoral. De acordo com a chefe do cartório eleitoral de São Miguel do Oeste, DEANA FANTON, a Reunidas também ficará responsável por recolher as mídias com os votos das urnas a partir das cinco horas da tarde de amanhã. A geração dos dados para o TSE será feita no cartório eleitoral que fica no prédio da Peperi. A expectativa é que os primeiros votos sejam apurados a partir das cinco e 15 da tarde. Os primeiros resultados oficiais devem sair a partir das seis e meia.
As urnas eletrônicas que serão usadas na eleição de amanhã são dos modelos 2009 e 2015. A informação é do chefe do cartório eleitoral da zona eleitoral 82, ALEX GONÇALVES. Em todo país, a Justiça Eleitoral tem quase 500 mil urnas e em Santa Catarina são cerca de 16 mil equipamentos. GONÇALVES disse hoje no Especial Eleições 2020 da Peperi que as urnas passaram por um rigoroso trabalho testes, configurações e ajustes para garantir a segurança do sistema. Ele lembrou que todos esses atos ocorreram em audiências públicas abertas aos partidos, candidatos e eleitores. GONÇALVES destacou que os eleitores podem votar tranquilos porque o voto digitado será computado corretamente. Ele comentou que o sistema é seguro e sem riscos de adulteração do resultado.
A votação de amanhã vai contar com uma equipe de mais de 500 pessoas na região de São Miguel do Oeste. A equipe de trabalho que vai atuar nos cinco municípios da zona eleitoral 45 é composta por cerca de 480 mesários, além dos servidores da justiça, técnicos de urnas e delegados de prédio. Em todo o estado são mais de 54 mil mesários envolvidos na eleição. Além disso, as Polícias Civil e Militar estarão com todo o efetivo empenhado no pleito deste ano. O Corpo de Bombeiros também montou um esquema especial para a amanhã com a destinação de uma ambulância que ficará exclusivamente à disposição da Justiça Eleitoral.
A votação para prefeito e vereador começa mais cedo neste domingo. O horário será das sete da manhã as cinco da tarde. De acordo com a chefe do cartório eleitoral de São Miguel do Oeste, DEANA FANTON, a ampliação do horário tem o objetivo de evitar aglomerações. Ela explicou que o horário das sete as dez da manhã é preferencial para maiores de 60 anos. Os demais eleitores não serão proibidos de votar neste horário, mas devem, se possível, comparecer a partir das dez horas, respeitando a preferência. Ela também comentou que os eleitores não devem levar acompanhantes, usar máscara, levar a própria caneta e usar álcool em gel antes e depois de digitar o voto na urna eletrônica.
As pessoas diagnosticadas ou com sintomas do COVID estão dispensadas do voto neste domingo. A informação é da chefe do cartório eleitoral de São Miguel do Oeste, DEANA FANTON. Ela explicou que as pessoas que não puderem votar por causa da Covid-19 terão prazo de 60 dias para apresentar atestado médico ou notificação de isolamento emitida pela Secretaria de Saúde para justificar a ausência no cartório eleitoral. DEANA ressaltou que o cuidado com o coronavírus é uma questão central para a Justiça Eleitoral, mas os eleitores não devem deixar de exercer esse direito neste domingo.
No dia da votação, é permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato. A explicação é da chefe do cartório da zona eleitoral 45, DEANA FANTON. Ele explicou que os eleitores podem usar bandeiras, broches, adesivos e camisetas. Também é permitido que, nos crachás dos fiscais partidários, nos trabalhos de votação, constem o nome e a sigla do partido político ou da coligação a que sirvam, sendo vedada a padronização do vestuário. Amanhã, também é proibida a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos. Além disso, os eleitores devem votar e ir para casa. A aglomeração no pátio ou na frente dos locais de votação está proibida. Também é proibido estacionar carro com adesivos de candidatos a menos de 50 metros dos locais de votação.
A campanha eleitoral deste ano foi marcada por menos fake News e denúncias de irregularidades envolvendo os candidatos. A avaliação é do diretor geral do Tribunal Eleitoral, DANIEL SELL. Ele participou do Especial Eleições 2020 da Peperi na manhã de hoje e comentou que a pandemia do coronavírus teve um impacto no processo eleitoral, alterando muitas práticas que foram registradas em maior número em outros pleitos. Na visão de SELL, a democracia está saindo fortalecida da eleição deste ano. Ele citou que manter o processo eleitoral neste ano, apesar da pandemia, foi um marco importante para a democracia. SELL reforçou que os eleitores devem se deslocar para os locais de votação com segurança e ajudar a escolher os prefeitos e vereadores neste domingo.
A Justiça Eleitoral está focada na manutenção da segurança sanitária dos eleitores e dos mesários que vão trabalhar neste domingo. A afirmação é do diretor geral do Tribunal Eleitoral, DANIEL SELL. De acordo com ele, o tribunal definiu uma série de protocolos de saúde que devem ser seguidos pelos eleitores neste domingo. SELL destacou que o TRE tem duas grandes preocupações nessa reta final de campanha: a segurança sanitária e a garantir de que os eleitores terão liberdade para escolher os candidatos a prefeito e vereador.
30 mil 930 eleitores estão aptos a escolher o prefeito e os vereadores de São Miguel do Oeste para os próximos quatro anos. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o eleitorado é cinco e meio por cento maior do que na eleição de 2016. Na eleição deste ano, 52 e meio por cento são do sexo feminino e 47 e meio por cento são do sexo masculino. O município tem 82 seções eleitorais. Neste ano, são 101 candidatos: três a prefeito, três a vice e 95 a vereador. Desse total, três candidatos a vereador desistiram da disputa. Os candidatos a prefeito são ADILSON PANDOLFO do PT, JOÃO GRANDO do MDB e WILSON TREVISAN do PSD. Um deles será escolhido neste domingo para governar o maior município do extremo-oeste.
A Peperi fará um trabalho de especial de cobertura das eleições neste domingo no extremo-oeste. A transmissão começa as seis e meia da manhã com as primeiras informações sobre a votação que começa as sete horas. Durante todo o dia, os repórteres da Peperi vão trazer informações sobre a movimentação de eleitores e o trabalho da justiça eleitoral e dos órgaõs de segurança. A partir das cinco da tarde, a Peperi fará a divulgação dos boletins de urnas com os primeiros resultados da votação. A Peperi vai divulgar a totalização dos votos em tempo real com o TSE e entrevistar os prefeitos e vereadores eleitos. Além da transmissão pela rádio Peperi FM 99 virgula nove, o portal da Peperi também fará uma cobertura especial na eleição deste domingo.
Na tarde desta sexta-feira, integrantes das Delegacias de São José do Cedro, de Dionísio Cerqueira e da DIC de São Miguel do Oeste, com apoio do canil da PM, deram cumprimento a mandado de busca e apreensão em bares de São José do Cedro. Segundo a Polícia Civil, o local tem várias denúncias de casos de briga e de violência. De acordo com o delegado SANDRO ZANCANARO, as diligencias iniciais identificaram casos de agressões, inclusive com a utilização de arma de fogo. Durante as buscas foram encontradas munições e foi verificado que o suposto proprietário não teria autorização. As investigações vão continuar para determinar os responsáveis pelas agressões.
Um homem de 42 anos sofreu ferimentos ao cair de uma altura de três metros nesta sexta-feira. O acidente aconteceu por volta da uma e meia da tarde de ontem no Bairro Andreatta em São Miguel do Oeste. De acordo com o corpo de Bombeiros, o trabalhador realizava serviços no telhado de um casa quando caiu. Ele sofreu ferimentos leves, foi socorrido e encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso para atendimento médico.
Um motorista foi preso por embriagues ao volante na noite de ontem na SC 161 em Anchieta. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, um Gol, placa de Içara, bateu contra um caminhão Ford Cargo de Anchieta por volta das oito e meia da noite. Os dois motoristas saíram ilesos. O condutor do caminhão realizou o teste do bafômetro que confirmou que ele não havia ingerido bebida alcoólica. Já o motorista do automóvel se recusou a realizar o bafômetro. Mesmo assim, foi realizado um auto de constatação de embriaguez devido aos sinais que ele apresentava. O homem foi preso e entregue na central de flagrantes da Polícia Civil de São José do Cedro.
Duas pessoas ficaram feridas depois de uma saída de pista seguida de capotamento na BR-163 em São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta da uma hora da madrugada de hoje nas proximidades do Casep. O condutor de um Honda Civic de Blumenau saiu da pista, caiu na sarjeta, colidiu em pedras e capotou. Os dois ocupantes do veículo ficaram feridos. Um homem ficou preso nas ferragens e foi resgatado pelos bombeiros. As duas vítimas foram levadas ao Hospital Regional onde receberam atendimento médico.
Um outro capotamento de veículo nesta madrugada na BR 282 deixou quatro pessoas feridas no município. O acidente aconteceu por volta das duas e 40 nas proximidades da comunidade de Nossa Senhora Aparecida em São Miguel do Oeste. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um Gol saiu da pista e capotou. Os quatro ocupantes ficaram feridos. Três vitimas foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros e uma foi socorrida pelo Samu. Todos os feridos, dois homens e duas mulheres foram levadas para o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.