ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 14-10-2023 Sábado

-CNI PREVÊ QUEDA DE 0,5% NA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO EM 2023

-SANTA CATARINA TEM MAIS DE 14 MIL PESSOAS DESABRIGADAS POR CAUSA DAS CHUVAS

-ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE IPORÃ DO OESTE CRIA NÚCLEO DO TURISMO

-SERVIDORES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO

-ENFERMEIRA DESTACA IMPORTÂNCIA DA CAMPANHA NACIONAL DE MULTIVACINAÇÃO

-CONDIÇÕES DO TEMPO FAVORECEM PRESENÇA DE GRANDE PÚBLICO NA OKTOBERFEST

-COLISÃO ENTRE MOTO E CAMINHÃO DEIXA JOVEM FERIDO NO INTERIOR

-MOTORISTA DE ITAPIRANGA É ENCONTRADO MORTO DENTRO DE CAMINHÃO


O tempo é de sol em Iporã do Oeste. A previsão para as próximas é de sol entre algumas nuvens. A mínima das últimas horas foi de 11 graus e a máxima pode chegar a 26 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, 22 graus. Umidade relativa do ar 72 por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e sete centavos. O euro está valendo cinco reais e 32 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.


A segunda reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas para discutir a guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas terminou nesta sexta-feira, depois de cerca de duas horas sem acordo entre os 15 países que integram o grupo. A falta de consenso já era esperada. Uma declaração conjunta ainda pode ser emitida e, segundo o Itamaraty, as negociações devem continuar. Um dos principais pontos discutidos é a pressão para a criação de um corredor humanitário na Faixa de Gaza, para permitir a saída de civis e a entrada de alimentos e água. Os participantes do encontro afirmaram que conversas continuarão, de modo informal daqui em diante, para a costura de um documento que reflita uma posição de acordo entre todos os membros.

O primeiro-ministro BENJAMIN NETANYAHU disse, na sexta-feira, que a retaliação de Israel ao ataque do Hamas nesta semana foi "apenas o começo" e reforçou que o conflito não está próximo do fim. Ele afirmou que Israel está atacando os inimigos com uma força sem precedentes. O conflito entre Israel e Palestina teve início no último sábado, após terroristas do grupo Hamas iniciarem um ataque sem precedentes contra o território israelense. Israel declarou guerra ao grupo terrorista, e bombardeios entre os dois lados continuam desde então. Até o momento, são mais de três mil e 99 mortos, sendo mil 799 palestinos e mil e 300 israelenses.

A guerra entre Israel e Hamas chega ao oitavo dia neste sábado, com o fim do prazo dado pelas Forças de Defesas de Israel para que palestinos deixem a Cidade de Gaza, em direção ao sul. Os habitantes da região e autoridades mundiais temem que a ordem seja um indicativo da iminência de uma invasão terrestre à Faixa de Gaza por parte de Israel. Inicialmente, os militares israelenses deram 24 horas para a evacuação do norte da Faixa de Gaza, prazo que terminou às seis da tarde desta sexta-feira, no horário de Brasília. No entanto, após uma série de apelos de diversas organizações e autoridades internacionais, o prazo foi estendido por mais seis horas para que o hospital da ONG Médicos sem Fronteiras, pudesse ser evacuado. Depois, houve uma segunda prorrogação por mais seis horas.

A indústria de transformação deve encerrar o ano com queda de meio ponto percentual. A previsão é da Confederação Nacional da Indústria, que atualizou nesta semana as projeções para 2023. Segundo a entidade, a retração na maior parte do segmento industrial ocorre pela queda da demanda e da produção, especialmente nos setores mais sensíveis ao crédito. Estes setores têm sido penalizados pela elevada taxa de juros. A previsão inicial era de queda de zero vírgula por cento mas o desempenho de alimentos e derivados de petróleo, no primeiro semestre, segurou uma redução maior na média dos demais segmentos da indústria de transformação. Já o PIB industrial deve crescer dois por cento em 2023, puxado pelos resultados positivos na indústria extrativa, na indústria da construção e nos serviços industriais de utilidade pública.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública encaminhou aos presidentes da Câmara, ARTHUR LIRA e do Senado, RODRIGO PACHECO, uma lista de propostas prioritárias para a pasta nas duas Casas. A reforma do Código de Processo Penal e as leis orgânicas das polícias civil e militar estão entre as propostas classificadas pelo ministro da Justiça, FLÁVIO DINO, como “relevantes para o cumprimento da missão institucional” da pasta. No debate sobre segurança pública, deputados e senadores de oposição avaliam que o momento é de desgaste para o governo. Por isso, a Comissão de Segurança Pública da Câmara convocaram o ministro da Justiça a prestar esclarecimentos em uma audiência pública, marcada para a última terça, no entanto, DINO não compareceu ao colegiado.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA tem até o próximo dia 20 para decidir se veta ou não, de forma integral ou parcial, o marco temporal, aprovado pelo Congresso Nacional no fim de setembro. A medida, que define que só serão reconhecidas como terras indígenas aquelas comprovadamente ocupadas até a promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1998, pôs áreas do governo em lados opostos. O Ministério dos Povos Indígenas, comandado por SONIA GUAJAJARA, elaborou um parecer que recomenda o veto integral do projeto. Em um comunicado, a consultoria jurídica da pasta argumenta que diversos dispositivos do texto são inconstitucionais ou contrariam o interesse público. Já a Casa Civil entende que LULA deve sancionar a medida, com veto apenas de alguns trechos.

O governador JORGINHO MELLO anunciou nesta sexta-feira que pretende reformar as barragens de contenção de cheias em Santa Catarina e levantou a possibilidade de adaptá-las para produzir energia elétrica. A fala foi feita após sobrevoo em áreas atingidas no Vale do Itajaí, que tem três estruturas de represamento de água com comportas fechadas: em Taió, Ituporanga e José Boiteux, a maior do Estado. O governador afirmou que as barragens ajudaram efetivamente e cumpriram seu papel, mas que agora é preciso cuidar melhor dessas estruturas. Segundo JORGINHO, o estado vai reinvestir em obras de prevenção e em tudo aquilo que evite enchentes.

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família encaminhou nesta sexta-feira, equipes técnicas para o Alto Vale do Itajaí, que é uma das regiões mais atingidas pelas chuvas em Santa Catarina. Assistentes sociais e outros profissionais vão auxiliar os municípios com informações técnicas e outras demandas que forem necessárias. A secretária MARIA HELENA ZIMMERMANN acompanha as equipes e diz que é importante estar no local para verificar a necessidade de cada município, seja com ajuda humanitária, auxílio para abrigos, preenchimento de formulários e outras situações. De modo geral os itens mais necessários nessas situações são alimentos, água, artigos de higiene, colchões, roupa de cama, travesseiros e cobertores.

As chuvas continuam castigando e causando prejuízos nas regiões do Norte e Planalto Norte de Santa Catarina nesta sexta-feira. A cidade mais crítica neste momento é Três Barras. Com inundações em diversos bairros, o município passou de 404 para mil 437 desabrigados na última madrugada. Já em Rio Negrinho, há ruas alagadas e algumas delas estão parcialmente interditadas. São 30 pessoas desabrigadas na cidade. Em Mafra, 550 pessoas estão desalojadas. Dados da Defesa Civil indicam que mais de 200 pessoas estão em cinco abrigos do município. Taió teve dois mil 556 imóveis atingidos pela enchente, o que representa 34 por cento das edificações da cidade. Nesta sexta-feira já eram 14 mil 773 desabrigados em Santa Catarina, mil e 400 só em Rio do Sul.

Os agricultores do Extremo Oeste participaram, nesta semana, de um protesto em Dionísio Cerqueira. O ato contou ainda com a participação de produtores do Paraná. Sindicalistas destacam que cerca de 850 agricultores estiveram no ato. O objetivo da manifestação foi protestar contra a crise que atinge a cadeia produtiva do leite, especialmente por conta do aumento da importação de leite do Uruguai e Argentina. Durante o protesto de quarta-feira, eles chegaram a fechar a fronteira do Brasil com a Argentina. O transito de veículos foi bloqueado por cerca de duas horas na aduana. O ato foi a primeira ação mais forte para cobrar uma solução por parte do governo federal.

Os produtores de leite estão trabalhando no prejuízo e essa dificuldade se agravou com o aumento da importação de produtos lácteos neste ano. Os sindicalistas e organizadores da manifestação destacaram que a remuneração para os produtores da região é de cerca de um real e 90 centavos por litro, valor que não é insuficiente para cobrir os custos de produção. Citaram ainda que os agricultores tiveram que se adaptar as normativas e regras sanitárias para a produção de leite e agora são penalizados pela concorrência gerada pela compra de leite do exterior pelas indústrias nacionais.

As federações dos trabalhadores na agricultura de Santa Catarina e do Paraná fizeram uma carta com as reivindicações da categoria ao final do protesto desta quarta-feira, em Dionísio Cerqueira. Entre os pedidos estão a diminuição da entrada de leite do exterior, a redução de impostos sobre a produção de leite para reduzir os custos e uma fiscalização mais intensa para atestar a qualidade do produto importado. Os agricultores fixaram um prazo para o governo responder aos pedidos da categoria.

Quadragésima quarta Oktoberfest registra sucesso de público. Itapiranga possui apresentação de banda típica na Praça das Bandeiras e o desfile do Bierwagen com distribuição de chopp nas principais ruas da cidade. Conforme o coordenador geral da festa, NELSON ARENHARDT, o envolvimento da Assemit conta com a parceria dos comerciantes para distribuição de chopp ao público. O Coordenador avalia que mais de três mil pessoas marcaram presença na programação na noite de ontem no Show Cultural e baile animado pelas bandas Os Montanari e Musical Integração. ARENHARDT considera que a largada foi positiva na presença de público e apresentações culturais.

Complexo Jovem teve mais de dois mil ingressos vendidos de forma antecipada. Segundo o coordenador geral da festa, NELSON ARENHARDT, os grupos estão organizados para uma grande festa nesta tarde deste sábado. O município preparou estrutura para o público que comparecer no Complexo Jovem, a partir das 13 horas. ARENHARDT avalia que as atrações da noite deste sábado vão atrair grande público, especialmente pela qualidade das bandas Herr Schmidt, Vox 3 e Orquestra Harmonia. Ainda terá presença de bandas locais no Pavilhão C, além de apresentações culturais, jantar, café típico e Chopp em Metro no pavilhão B.

Condições climáticas favorecem para a presença de grande público na Oktoberfest de Itapiranga. O coordenador geral da festa, NELSON ARENHARDT, faz projeção otimista para a festa deste sábado e domingo. Amanhã o destaque será para o Show humorístico com Albino Wallssmaia e baile com banda local, com ingresso livre. A programação da quadragésima quarta Oktoberfest na cidade de Itapiranga ainda terá no domingo, almoço típico e show musical, Oktoberfest das crianças com apresentações culturais e brinquedos infláveis. O encerramento será às 20 horas deste domingo.

Os servidores da Secretaria de Educação de Iporã do Oeste participaram nesta semana de um curso de capacitação, em Chapecó. Conforme a Secretária, NEUSA BEILKE, foram trabalhados assuntos sobre a caracterização das diferentes gerações e sobre a importância dos profissionais da educação conhecerem essas diferenças para melhorar o trabalho desenvolvido em sala de aula e para que ele seja do interesse de todos. Ela mencionou que foram trabalhados os aspectos da geração Alfa, composta pelas crianças nascidas a partir de 2010, da geração X, que compreende os nascidos entre 1965 e 1981, da geração Y, que são os nativos digitais nascidos entre 1982 e 1994, dentre outras gerações e suas diferentes características. NEUSA frisou que sobre a nova geração Alfa ainda não existem estudos aprofundados de caracterização, visto que ela compreende os nascidos a partir de 2010, até 2024.

A capacitação dos profissionais da educação de Iporã do Oeste também teve foco no aspecto de vida das grandes cidades. A Secretária, NEUSA BEILKE, destacou que foi visitado o Ecoparque de Chapecó, um espaço criado para proporcionar momentos de lazer para a população. Conforme ela, os Municípios precisam cada vez mais voltar o olhar para a criação de espaços humanizados. Para isso, é fundamental que os profissionais da educação chamem atenção e conscientizem os educandos cada vez mais para esse olhar, com foco na preservação ambiental, convívio social e sustentabilidade. Em entrevista para a Rádio Oeste, NEUSA BEILKE também parabenizou a todos os professores pelo seu dia, que será comemorado neste domingo, dia 15 de outubro.

A Secretaria Municipal de Saúde de Mondaí, a exemplo de outros Municípios, vai iniciar na próxima segunda-feira, a Campanha de Multivacinação do Ministério da Saúde. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal e reduzir o risco de reintrodução de doenças no país. A ação se estenderá até o dia 27 de outubro. Conforme a enfermeira da Estratégia de Saúde da Família do Município, CARLISE KREIN, serão disponibilizadas todas as vacinas que integram o calendário vacinal para as crianças e adolescentes menores de 15 anos. Ela destacou que a campanha não possui uma vacina específica para aplicação, mas que será feita a verificação e atualização das cadernetas, já que nos últimos anos houve diminuição significativa das coberturas vacinais.

CARLISE KREIN chamou atenção dos pais ou responsáveis para que quando forem levar os filhos ao Posto de Saúde, também levem a sua própria carteirinha de vacinas e dos demais integrantes da família para conferência. A enfermeira da Estratégia de Saúde da Família de Mondaí destacou que caso for identificada alguma dose faltante, ela também poderá ser aplicada nos adultos. É importante que o paciente também leve algum documento de identificação e o cartão do SUS. Durante a campanha em Mondaí, o atendimento ocorrerá no horário normal na sala de vacinas e também terá o “Dia D” no sábado, 21 de outubro, com atendimento das 08h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

O Núcleo do Turismo da Associação Comercial e Industrial de Iporã do Oeste recém criado visa fomentar o setor turístico local. Conforme a Assessora de Consultoria do Departamento de Desenvolvimento Econômico do Município, MARGLEI TREVISAN, o objetivo é tornar as empresas mais independentes, visto que Iporã do Oeste possui atualmente 28 equipamentos turísticos em atividade. Ela observou que essas empresas já estão bem organizadas e em grau de amadurecimento, inclusive tendo obtido excelentes resultados no espaço criado de forma conjunta na Feira FAIC e em missões realizadas à outras regiões turísticas. Conforme MARGLEI, o incentivo da Associação Comercial e Industrial, através do Núcleo do Turismo, permite que as empresas criem um plano de ações e trabalhem de forma independente, sem tanto acompanhamento da Prefeitura Municipal. Ela enfatizou que o Núcleo do Turismo conta com o apoio de uma consultora especializada da ACIIO-CDL e que os interessados ainda podem procurar a Associação para fazerem parte do Programa de Incentivo ao Turismo.

A Assessora de Consultoria do Departamento de Desenvolvimento Econômico de Iporã do Oeste destacou que apesar da criação do Núcleo, o Município vai continuar sendo parceiro e apoiando as ações a serem desenvolvidas pelo setor turístico. Dentre os projetos futuros que devem ser trabalhados no município, MARGLEI TREVISAN apontou a criação do Festival Gastronômico de Iporã do Oeste e um programa voltado ao setor do artesanato, que começarão a ser desenvolvidos ainda neste ano e deverão apresentar os primeiros resultados no início de 2024. Conforme MARGLEI, será disponibilizada consultoria através do Programa Cidade Empreendedora do SEBRAE, com metodologia especial. Por isso, as empresas do setor de artesanato devem ficar atentas, pois em breve será lançado um edital para seleção de alguns projetos que receberão a consultoria gratuita.

A Polícia Militar flagrou uma rinha de galo nesta quinta-feira, em Maravilha. A operação envolveu as guarnições da Polícia Militar Ambiental e da Polícia Militar de Maravilha e Cunha Porã. Quando os policiais chegaram no local, cerca de 40 pessoas se preparavam para colocar os galos para a rinha. Os envolvidos fugiram em direção a uma área de mata nas proximidades, porém, os veículos utilizados por eles foram identificados e notificados. Seis pessoas permaneceram no local e foram identificadas. A Polícia Militar informou que foram localizados 23 galos e identificados dois locais que eram utilizados como ringue para a briga das aves, além de diversos frascos de medicação animal. Os suspeitos vão responder pelo crime de rinha de galo e maus tratos.

Uma colisão entre carro e moto deixou um homem levemente ferido na noite desta sexta-feira, na SC-163, em Descanso. Ele era o condutor de uma moto Yamaha Fazer, com placa de Frederico Westphalen-RS, que colidiu em um carro Fiat Pálio, emplacado em Iporã do Oeste. O acidente aconteceu por volta das 20h e foi registrado pela Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste. Segundo a corporação, houve falha humana, uma vez que o motociclista acabou cortando a trajetória do outro veículo. A Polícia também informou que um dos condutores recusou o teste do etilômetro e que diante disso, foram tomadas as medidas cabíveis.

Um jovem que voltava do quartel do Exército de São Miguel do Oeste sofreu um acidente na manhã deste sábado, no interior de Iporã do Oeste. Ele colidiu a moto que conduzia, uma Honda Titan, na lateral de um caminhão de limpeza de fossas. O acidente aconteceu em uma curva na estrada geral da Linha São Lourenço, por volta das 10h30. Com o impacto, o motociclista que se deslocava para casa na Linha Taipa Baixa, interior de Mondaí, sofreu ferimentos em uma das pernas e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros. Após o atendimento inicial, ele foi levado ao Hospital Nossa Senhora das Mercês para avaliação médica. A Polícia Militar de Iporã do Oeste também esteve no local para o registro e levantamento da ocorrência.

Motorista de Itapiranga é encontrado morto em caminhão. EDERSON ENDLER, de 33 anos, teve contato com a família por telefone na noite de quarta-feira. Nesta sexta-feira familiares estranharam a falta de comunicação com o motorista e procuraram informação com a empresa que localizou o caminhão estacionado no pátio de um posto de combustíveis no bairro Belvedere, em Chapecó. Segundo informações de familiares, a cabine do caminhão foi aberta com chave reserva e o corpo encontrado próximo ao volante por volta das 10 horas desta sexta-feira. O motorista não possuía histórico de problemas de saúde e a morte aparentemente foi natural. Os policiais foram acionados e fizeram o registro da ocorrência.

EDERSON ENDLER era solteiro e residia com a família, na comunidade de Santa Cruz, interior de Itapiranga. Familiares e responsáveis da empresa tentaram contato via telefone com o caminhoneiro, porém como não obtiveram sucesso, procuraram pelo GPS a localização do veículo, que apontou o pátio do posto, em Chapecó. O caminhão estava estacionado e trancado. O corpo está sendo velado no pavilhão comunitário do Bairro Floresta, em Itapiranga. Os atos de encomendação e sepultamento serão realizados a partir das 16 horas deste sábado.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.