De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 48 centavos. O euro está valendo seis reais e 37 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
Um incêndio em um prédio em uma cidade no sul de Taiwan deixou mais de 80 mortos e feridos, informaram autoridades locais nesta quinta-feira. Segundo o Corpo de Bombeiros da cidade de Kaohsiung foram 46 mortes e 41 feridos. O incêndio começou em prédio de 40 na madrugada e só foi extinto ao amanhecer. O prédio já abrigou restaurantes, salas de karaokê e um cinema, mas atualmente estava parcialmente abandonado. O governo está investigando as causas do incêndio, inclusive se foi um ato criminoso.
Os deputados de oposição do Chile começaram, nesta quarta-feira, os procedimentos para abrir um processo de impeachment do presidente SEBASTIÁN PIÑERA. Ele é acusado de ter cometido possíveis irregularidades ao vender uma empresa de mineração. Os detalhes sobre essa operação foram revelados pela reportagem Pandora Papers. Neste mês, a Procuradoria do Chile afirmou que iria abrir uma investigação sobre a possibilidade de ter havido pagamento de propinas e violações de regras de impostos na venda. O processo de impeachment precisaria de 78 votos na Câmara dos Deputados para avançar.
O Banco Central do Chile anunciou nesta quarta-feira um aumento de sua taxa de juros de referência para dois vírgula 75 por cento ao ano a partir de um e meio por cento, o maior aumento em 20 anos, em um contexto de pressões inflacionárias. Em meio a uma deterioração "marcada e sistemática" dos mercados financeiros, a autoridade monetária elevou em 125 pontos base a taxa de juros a dois vírgula 75 por cento, diante de um "cenário macroeconômico que aumentou os riscos para a convergência da inflação para a meta de três por cento”. O Chile encerrou 2020 com inflação de três por cento.
O ministro MARCOS PONTES, da Ciência e Tecnologia, disse nesta quarta-feira ter sido "pego de surpresa" com o corte do governo em verbas para a ciência. Ele se declarou "chateado" com a decisão, mas afirmou que, em conversas com o presidente JAIR BOLSONARO e com a ministra FLÁVIA ARRUDA da Secretaria de Governo, o Planalto se comprometeu a recompor os recursos. Na quinta-feira da semana passada, o Congresso remanejou mais de 600 milhões do Orçamento da União, que anteriormente seriam utilizados para o financiamento de pesquisas, e destinou recursos para aplicações em outras áreas de sete ministérios. O projeto foi modificado no Congresso a pedido do Ministério da Economia e gerou protesto de oito entidades ligadas à ciência no país.
O Senado aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira, um projeto de lei que tenta dar maior rapidez à definição de medidas protetivas às vítimas de violência doméstica e familiar. O texto inclui no Código de Processo Penal a permissão para que o juiz determine medidas cautelares contra os agressores "de imediato",mesmo sem audiência com os envolvidos e sem manifestação do Ministério Público. Atualmente, a lei já prevê que algumas medidas cautelares, como a prisão preventiva, sejam aplicadas sem a manifestação do MP ou das partes, a regra vale para casos "de urgência ou de perigo de ineficácia da medida". A proposta segue agora para a câmara dos deputados.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o projeto que muda o cálculo da tributação a fim de se alcançar uma redução nos preços dos combustíveis. A proposta determina que o ICMS cobrado em cada estado será calculado com base no preço médio dos combustíveis nos dois anos anteriores. A votação foi concluída após a rejeição de todos os destaques que são sugestões pontuais de alteração no texto principal. Com isso, a matéria segue para o Senado. Atualmente, o ICMS aplicado nos combustíveis tem como referência o preço médio da gasolina, do diesel e do etanol nos 15 dias anteriores em cada estado. De acordo com o presidente da Câmara, ARTHUR LIRA, a mudança permitirá a redução do preço da gasolina em oito por cento.
No próximo sábado, 16, será realizado em Santa Catarina o Dia D de mobilização estadual da Campanha de Multivacinação. Nesse dia, todos os municípios estarão engajados em um grande mutirão para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de zero a 14 anos. A recomendação do Estado é que todas as cidades ofereçam pontos de vacinação durante todo o dia, das oito da manhã as cinco da tarde para que pais e responsáveis possam levar os filhos. A Campanha de Multivacinação vai até o dia 29 de outubro. Nos postos são oferecidas 18 vacinas que protegem contra mais de 20 doenças. Em uma semana de Campanha, Santa Catarina contabilizou a atualização da caderneta de 20.170 crianças e adolescentes.
Santa Catarina superou a marca de 146 mil profissionais da educação com a imunização completa contra a Covid-19, número que representa 72 vírgula nove por cento da categoria. Os dados estão disponíveis no Vacinômetro do Estado desta quarta-feira e incluem trabalhadores das redes pública e privada, do ensino básico ao superior. A vacinação dos profissionais da Educação em Santa Catarina começou no dia 26 de maio e, ao término do primeiro semestre letivo de 2021, em julho, cerca de 95 por cento deles já tinham recebido a primeira dose do imunizante. Ao todo, integram o grupo prioritário mais de 201 mil profissionais, entre professores e trabalhadores da equipe gestora, alimentação, transporte, segurança e serviços gerais em escolas e órgãos administrativos de Educação.
Santa Catarina foi o segundo Estado que mais resolveu assassinatos de acordo com o relatório "Onde Mora a Impunidade", divulgado pelo Instituto Sou da Paz nesta quarta-feira. Na pesquisa, os dados apresentados se referem a homicídios dolosos, ou seja, com a intenção de matar, que aconteceram a partir de 2018, mas foram esclarecidos até 2019. O Estado teve resolução de 83 por cento dos casos nesse período. Segundo o governo de SC, alguns municípios do Estado chegaram a atingir cem por cento de resolubilidade em casos de homicídios. O primeiro lugar no ranking é ocupado pelo Mato Grosso do Sul, com índice de 89 por cento de homicídios resolvidos. Os dois piores resultados são Paraná, com 12 por cento, e Rio de Janeiro, com apenas 14 por cento dos casos solucionados. Dez estados não informaram os números solicitados pelo levantamento.
Intensifica campanha de multivacinação em Campo Erê. Os trabalhos, que começaram no início do mês, se estendem até o dia 29. A Unidade de Saúde do Bairro São Francisco recebe os pais e responsáveis pelas crianças, que não podem esquecer a carteirinha. Conforme SAMARA RONCHI – Coordenadora da Vigilância Em Saúde do município, se houver alguma vacina em atraso a equipe aproveita para atualizar. A prevenção é para várias doenças a crianças e adolescentes, entre zero e 14 anos, 11 meses e 29 dias. Até os primeiros 4 anos é feito um acompanhamento bem intenso. Os jovens precisam ir ao posto para atualizar a vacina contra o tétano, que muitas vezes fica esquecida.
Santa Catarina tem 7 casos de tétano e 3 pessoas já morreram pela doença. Quem revela os dados é a enfermeira SAMARA RONCHI, de Campo Erê. Ela salienta que o calendário de vacina, em geral, é igual para todos os municípios. Sábado será o Dia D Vacinação. A Unidade do Bairro São Francisco vai atender das 8 da manhã as 5 da tarde, sem fechar ao meio-dia. Na Cohab a vacinação será das 8 e meia as 11. O Bairro Mello vai atender da uma as 4 da tarde. SAMARA nota que os pais de Campo Erê levam muito a sério as campanhas de vacina. Ela quer que nenhuma criança e adolescente fique de fora. Quando os pais não podem levar seus filhos ao posto, outra pessoa pode fazer como tios ou padrinhos.
Vacinação de adolescentes para Covid 19 vai até o final de outubro. A estimativa é da enfermeira de Campo Erê SAMARA ROCHI. Ela chama atenção, inclusive, de todos as pessoas que estão em atraso com a imunização, independente da idade, para também se dirigirem aos postos para receberem a imunização.
Município prepara últimos detalhes para primeira audiência pública para discutir o Plano Diretor. O encontro acontece em Palma Sola, logo mais à noite no Centro de Convivência dos Idosos. Hoje, segundo IZABEL VISSOTTO – assessora de gestão e planejamento da prefeitura, a equipe que está à frente do Plano Diretor, será apresentada. Estarão presentes ainda, representantes de cada microárea dividida pela prefeitura, além de órgãos como Epagri, Sintraf e Cidasc.
Cinco temas que serão abordados para enquadrar novas leis no plano, entre eles: Meio Ambiente Natural e Cultural, Desenvolvimento Territorial, Serviços Públicos, Infraestrutura e Economia. Para debater esses pontos serão necessários cerca de seis grupos.
Lei de Código de Obras e Código de Postura é outro tema para discussão na audiência pública de hoje à noite em Palma Sola. É importante a participação das pessoas para a construção do Plano Diretor. IZABEL, frisa que, a população vai participar do planejamento. Vai ter uma urna disponível para que as pessoas presentes no local possam opinar sobre a definição do Plano Diretor. Conforme a assessora de Gestão, a audiência pública está aberta para receber a população, mas também poderá ser acompanhada pelo site da prefeitura, pela Rádio Atalaia e demais meios de comunicação do município.
Próximas reuniões para discutir o Plano Diretor em Palma Sola, serão feitas de forma descentralizada. A assessora de gestão e planejamento da prefeitura IZABEL VISSOTTO, disse que, descentralizando os encontros, o governo municipal oportuniza um maior envolvimento da população. A próxima reunião já tem data e local marcados. Será no dia 25, agora de outubro às duas horas da tarde na Linha São João com a participação dos moradores daquela comunidade e também de comunidades vizinhas. IZABEL destacou a importância do envolvimento de toda população de Palma Sola no planejamento do Plano Diretor, pois é a partir dessas reuniões que serão identificadas as necessidades de cada comunidade.
Proposta de Emenda à Constituição quer aumentar o repasse para os municípios em setembro. A Pec-391, aprovada pela Câmara dos Deputados, vai fazer com que no nono mês do ano os municípios recebam 25,5 por cento do FPM, o Fundo de Participação dos Municípios. Conforme o deputado federal PEDRO UCZAI, na maioria dos meses são 24,5 por cento que vão para as administrações das cidades. Ele considera esse aumento uma conquista histórica. Na prática, Campo Erê deve receber todos os anos, a partir de agora, cerca de 407 mil reais em setembro, segundo o parlamentar.
Municípios já recebem um por cento do FPM a mais em julho e dezembro. PEDRO UCZAI explica que o aumento da metade do ano foi conseguido em 2014, também com sua ajuda, e o de dezembro foi uma luta em 2009. De acordo com o deputado federal, com a aprovação da Pec-391 somente para os participantes da Amerios – a Associação de Municípios do Entre Rios, o repasse passa de sete milhões de reais em setembro. Em Santa Catarina um por cento de aumento chega a 195 milhões, que os municípios escolhem no que vão investir.
Parlamentar deseja um por cento a mais também em março e maio. PEDRO UCZAI explica que caso o aumento seja aprovado também para esses dois meses, o montante chega a cinco por cento ao ano, tornando possível que as prefeituras trabalhem sem depender de emendas parlamentares. No Caso de Campo Erê, entre os cinco meses o repasse passaria dos dois milhões de reais. Acrescenta que a Proposta de Emenda à Constituição não depende da aprovação do presidente da república, mas do senado, e deve ser confirmada já na próxima semana.
Um por cento do FPM em setembro é mais uma conquista duradoura. O deputado Federal PEDRO UCZAI considera uma grande vitória, com sua participação, que deve valer por muitos anos. Comenta que é muito importante principalmente para saúde, educação e agricultura, por deixar o dinheiro disponível para os municípios investirem por conta própria. Ele cita outras conquistas da sua carreira, como a Lei De Bolsas De Estudo, que mesmo aprovada no passado, ainda beneficia muitos jovens. Lembra também da Lei Para Pequenas Agroindústrias, que já está no rótulo de mais de mil e 200 produtos.
Polícia Rodoviária não registra acidentes com feridos graves na região durante o feriado. A Polícia Militar Rodoviária divulgou na tarde de ontem, os números das operações, realizadas pela Terceira Companhia de Iporã do Oeste, que abrange os Postos 12 de Iporã, 09 de Bom Jesus do Oeste e 17 de São Lourenço do Oeste. De acordo com o Sargento, EDSON BARBOSA, neste ano foram registrados 17 acidentes na região envolvendo 24 veículos e12 pessoas feridas com pouca gravidade. Ele salienta que houve redução com relação à acidentes graves. No feriado de 2020 foram três e em 2021 nenhum foi registrado.
Foram abordados em cinco dias de operação 377 veículos. Destes, 103 foram autuados pelo cometimento de alguma infração de trânsito, além de 12 veículos removidos ao Pátio Conveniado. Ainda de acordo com ele, durante as ações foram flagrados nas rodovias da região Oeste de Santa Catarina 10 condutores embriagados e foram recolhidas nove carteiras de habilitação. Entre as ocorrências em destaque, o sargento cita, uma no sábado, na SC-157 em São Lourenço do Oeste, onde foi abordado um ônibus e constatado que havia mercadoria contrabandeada do Paraguai avaliada em 68 mil reais.
Polícia Rodoviária Federal flagra 15 motoristas dirigindo sob efeito de álcool na região durante o feriadão. A ação teve início na sexta-feira, e terminou a meia noite de ontem. A operação no feriado de Nossa Senhora Aparecida aconteceu em todos os trechos das BRs 282 e 163. Conforme a PRF, para a ação houve um aumento no policiamento tanto nas ações de fiscalização de trânsito, como no enfrentamento à criminalidade. De acordo com o Chefe do Núcleo de Comunicação Social da PRF, Inspetor ADRIANO FIAMONCINI, além das infrações envolvendo a condução de veículos sob efeito de álcool ou drogas os agentes também flagram 98 ultrapassagens em locais proibidos, 33 ocupantes sem cinto de segurança, seis utilizando celular enquanto dirigem e oito crianças sem cadeirinha. Foram registradas ainda na região 12 acidentes com 12 pessoas feridas e nenhuma morte.
Homem é preso por importunação sexual. A prisão ocorreu ontem, por volta das 20 horas e 50 minutos no bairro Santa Catarina, em São Lourenço do Oeste. Um homem de 26 anos foi preso por importunar sexualmente sua ex-companheira, uma mulher de 40 anos de idade. O autor e a vitima foram conduzidos à delegacia para providências cabíveis.
Acusado de homicídio vai a júri popular. O julgamento será amanhã, a partir das nove horas da manhã, no Tribunal do Júri de Francisco Beltrão. O réu GILSON PANZERA, de 48 anos, é acusado de matar GILMAR DO SANTOS no dia dois de maio de 1999, por volta da uma e meia da manhã. O homicídio teria ocorrido num salão de baile na PR-182 na comunidade de Jacutinga, interior de Francisco Beltrão. Segundo relatos, o acusado atirou contra a vítima. De acordo com a denúncia do Ministério Público, no dia do crime a vítima estava na festa com sua namorada, que era ex-namorada do acusado.
No momento em que foi dançar com a mulher, GILSON bateu nos dois. Já fora do salão, o acusado atirou e acertou vários tiros no homem. Um dos disparos acertou também a perna de ADRIANO DOS SANTOS, causando lesões, mas amanhã o réu será julgado somente por homicídio. O acusado não foi encontrado para ser intimado, e caso ele não se apresente até o inicio dos trabalhos, o julgamento vai acontecer sem sua presença.
Os advogados contratados para fazer a defesa do réu informaram que vão tentar provar legítima defesa e desfazer a tese da qualificadora por motivo fútil. Ainda conforme os advogados, o réu é pobre e não em condições de pagar uma viagem de ônibus de Curitiba até Francisco Beltrão, por isso não deve comparecer no julgamento. A defesa ressalta que GILSON não tinha passagens pela polícia antes dos fatos e durante os 22 anos desde o crime, também não teve nenhum outro envolvimento com a justiça.