ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 14/10/2021

-CÂMARA APROVA MUDANÇA NAS REGRAS DO ICMS PARA TENTAR REDUZIR PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS

-70% DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO JÁ RECEBERAM AS DUAS DOSES DA VACINA

-POSSÍVEL AUMENTO DE CASOS CONFIRMADOS DE COVID PREOCUPA SAÚDE

-PREFEITURA CONTRATA SEGURANÇAS PARA ESCOLAS E CRECHES MUNICIPAIS

-SISTEMA DE ELEIÇÃO DE DIRETORES NÃO TEM DATA PARA SER IMPLANTADA

-FRONTEIRA EM DIONÍSIO CERQUEIRA DEVE REABRIR EM MENOS DE 48 HORAS

-PROCON PEDE CAUTELA NA EMISSÃO DE BOLETOS DE COMPRAS VIA INTERNET

-MUNICÍPIO DEVE PROPOR MUDANÇAS NO FUNCIONALISMO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA

-CÂMERAS DE SEGURANÇA FLAGRAM CRIMINOSOS INVADINDO COMÉRCIOS NA REGIÃO

-PMRv NÃO REGISTRA ACIDENTES GRAVES NO FERIADO NA REGIÃO

O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto, melhorando no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 48 centavos. O euro está valendo seis reais e 37 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

Um incêndio em um prédio em uma cidade no sul de Taiwan deixou mais de 80 mortos e feridos, informaram autoridades locais nesta quinta-feira. Segundo o Corpo de Bombeiros da cidade de Kaohsiung foram 46 mortes e 41 feridos. O incêndio começou em prédio de 40 na madrugada e só foi extinto ao amanhecer. O prédio já abrigou restaurantes, salas de karaokê e um cinema, mas atualmente estava parcialmente abandonado. O governo está investigando as causas do incêndio, inclusive se foi um ato criminoso.

Os deputados de oposição do Chile começaram, nesta quarta-feira, os procedimentos para abrir um processo de impeachment do presidente SEBASTIÁN PIÑERA. Ele é acusado de ter cometido possíveis irregularidades ao vender uma empresa de mineração. Os detalhes sobre essa operação foram revelados pela reportagem Pandora Papers. Neste mês, a Procuradoria do Chile afirmou que iria abrir uma investigação sobre a possibilidade de ter havido pagamento de propinas e violações de regras de impostos na venda. O processo de impeachment precisaria de 78 votos na Câmara dos Deputados para avançar.

O Banco Central do Chile anunciou nesta quarta-feira um aumento de sua taxa de juros de referência para dois vírgula 75 por cento ao ano a partir de um e meio por cento, o maior aumento em 20 anos, em um contexto de pressões inflacionárias. Em meio a uma deterioração "marcada e sistemática" dos mercados financeiros, a autoridade monetária elevou em 125 pontos base a taxa de juros a dois vírgula 75 por cento, diante de um "cenário macroeconômico que aumentou os riscos para a convergência da inflação para a meta de três por cento”. O Chile encerrou 2020 com inflação de três por cento.

O ministro MARCOS PONTES, da Ciência e Tecnologia, disse nesta quarta-feira ter sido "pego de surpresa" com o corte do governo em verbas para a ciência. Ele se declarou "chateado" com a decisão, mas afirmou que, em conversas com o presidente JAIR BOLSONARO e com a ministra FLÁVIA ARRUDA da Secretaria de Governo, o Planalto se comprometeu a recompor os recursos. Na quinta-feira da semana passada, o Congresso remanejou mais de 600 milhões do Orçamento da União, que anteriormente seriam utilizados para o financiamento de pesquisas, e destinou recursos para aplicações em outras áreas de sete ministérios. O projeto foi modificado no Congresso a pedido do Ministério da Economia e gerou protesto de oito entidades ligadas à ciência no país.

O Senado aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira, um projeto de lei que tenta dar maior rapidez à definição de medidas protetivas às vítimas de violência doméstica e familiar. O texto inclui no Código de Processo Penal a permissão para que o juiz determine medidas cautelares contra os agressores "de imediato", mesmo sem audiência com os envolvidos e sem manifestação do Ministério Público. Atualmente, a lei já prevê que algumas medidas cautelares, como a prisão preventiva, sejam aplicadas sem a manifestação do MP ou das partes, a regra vale para casos "de urgência ou de perigo de ineficácia da medida". A proposta segue agora para a câmara dos deputados.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o projeto que muda o cálculo da tributação a fim de se alcançar uma redução nos preços dos combustíveis. A proposta determina que o ICMS cobrado em cada estado será calculado com base no preço médio dos combustíveis nos dois anos anteriores. A votação foi concluída após a rejeição de todos os destaques que são sugestões pontuais de alteração no texto principal. Com isso, a matéria segue para o Senado. Atualmente, o ICMS aplicado nos combustíveis tem como referência o preço médio da gasolina, do diesel e do etanol nos 15 dias anteriores em cada estado. De acordo com o presidente da Câmara, ARTHUR LIRA, a mudança permitirá a redução do preço da gasolina em oito por cento.

No próximo sábado, 16, será realizado em Santa Catarina o Dia D de mobilização estadual da Campanha de Multivacinação. Nesse dia, todos os municípios estarão engajados em um grande mutirão para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de zero a 14 anos. A recomendação do Estado é que todas as cidades ofereçam pontos de vacinação durante todo o dia, das oito da manhã as cinco da tarde para que pais e responsáveis possam levar os filhos. A Campanha de Multivacinação vai até o dia 29 de outubro. Nos postos são oferecidas 18 vacinas que protegem contra mais de 20 doenças. Em uma semana de Campanha, Santa Catarina contabilizou a atualização da caderneta de 20.170 crianças e adolescentes.

Santa Catarina superou a marca de 146 mil profissionais da educação com a imunização completa contra a Covid-19, número que representa 72 vírgula nove por cento da categoria. Os dados estão disponíveis no Vacinômetro do Estado desta quarta-feira e incluem trabalhadores das redes pública e privada, do ensino básico ao superior. A vacinação dos profissionais da Educação em Santa Catarina começou no dia 26 de maio e, ao término do primeiro semestre letivo de 2021, em julho, cerca de 95 por cento deles já tinham recebido a primeira dose do imunizante. Ao todo, integram o grupo prioritário mais de 201 mil profissionais, entre professores e trabalhadores da equipe gestora, alimentação, transporte, segurança e serviços gerais em escolas e órgãos administrativos de Educação.

Santa Catarina foi o segundo Estado que mais resolveu assassinatos de acordo com o relatório "Onde Mora a Impunidade", divulgado pelo Instituto Sou da Paz nesta quarta-feira. Na pesquisa, os dados apresentados se referem a homicídios dolosos, ou seja, com a intenção de matar, que aconteceram a partir de 2018, mas foram esclarecidos até 2019. O Estado teve resolução de 83 por cento dos casos nesse período. Segundo o governo de SC, alguns municípios do Estado chegaram a atingir cem por cento de resolubilidade em casos de homicídios. O primeiro lugar no ranking é ocupado pelo Mato Grosso do Sul, com índice de 89 por cento de homicídios resolvidos. Os dois piores resultados são Paraná, com 12 por cento, e Rio de Janeiro, com apenas 14 por cento dos casos solucionados. Dez estados não informaram os números solicitados pelo levantamento.

O município de Palma Sola prepara os últimos detalhes para a primeira audiência pública para discutir o Plano Diretor. O encontro acontece hoje à noite no Centro de Convivência dos Idosos. Segundo a assessora de Gestão, IZABEL VISSOTTO, a equipe que está à frente do Plano Diretor, será apresentada. Estarão presentes ainda, representantes de cada microárea dividida pela prefeitura, além de órgãos como Epagri, Sintraf e Cidasc. Cinco temas que serão abordados para enquadrar novas leis no plano, entre eles: Meio Ambiente Natural e Cultural, Desenvolvimento Territorial, Serviços Públicos, Infraestrutura e Economia. Para debater esses pontos serão necessários cerca de seis grupos.

O novo secretário de Saúde de Palma Sola identificou alguns problemas na pasta. Mesmo ainda em fase de observação do setor, JULIANO ZANDONÁ notou a necessidade de renovação na Vigilância Sanitária de Palma Sola. Ele explicou que viu um setor bastante desestruturado e com poucos profissionais de fiscalização. O secretário destacou que pretende conversar com a administração do hospital do município, com objetivo de melhorar o atendimento para a população. Conforme ele, sua prioridade no comando da saúde pública é o acolhimento, sempre tentando fazer com que os munícipes sejam bem atendidos.

A forma que as escolas definem os novos diretores na rede municipal de ensino voltou à tona depois que 210 municípios em Santa Catarina não cumprem com os critérios para nomeação dos mesmos. A lei que prevê critérios e envolvimento dos alunos na escolha do diretor é de 2016 e tem sido esquecida por parte da escolas. Em Palma Sola, a secretária de Educação, ROSA LARA explicou que na última segunda-feira foi realizada uma reunião para debater sobre o assunto, onde também ficou decidido que será necessário a manifestação do Conselho Municipal de Educação. Mas conforme a secretária, o Plano de Carreira não consta a eleição para definição, mas apenas os critérios. Entre estes critérios, ela destacou o profissional que possua formação em pedagogia e ser servidor efetivo. ROSA destacou a importância da eleição para o diretor por meio do voto da comunidade escolar. Por isso, a secretária comentou que a prefeitura deu início ao trabalho para adaptação das leis que possam prever este formato de escolha.

Para os próximos meses, a secretaria de Educação de Palma Sola estará realizando capacitação dos profissionais da educação visando o ano letivo de 2022. A secretária de Educação, ROSA LARA comentou que, uma das principais preocupações da pasta, é que os professores interessados em participar da direção da unidade sejam capacitados. Contudo, ela disse que para o próximo ano ainda não há a confirmação da implantação deste modo de escolha de diretores.

Desde o começo da pandemia da Covid-19 as compras via internet aumentaram significativamente. A informação é da diretora do Procon em São Miguel, ANALU VALANDRO. De acordo com ela, é fundamental que os consumidores redobrem os cuidados para evitar aborrecimentos futuros. Conforme ela, nessa época do ano as promoções aumentam e os cuidados devem ser maiores ainda, principalmente na hora de pagamentos por boletos. Segundo ANALU, outro fator importante que deve ser observado pelas pessoas é em relação ao site que está sendo realizada a compra. As compras realizadas em sites duvidosos geram prejuízos aos clientes e dificilmente o Procon consegue reverter a situação. ANALU destacou que é de extrema importância que as pessoas pesquisem informações importantes, como por exemplo, número do CNPJ da empresa, se ela possui reclamações no Procon e se ela possui endereço físico. Outro detalhe é conferir se o preço final que será pago é o mesmo que consta no anuncio do produto a ser comprado.

O consumidor também precisa ter atenção em relação ao boleto emitido. O alerta é da diretora do Procon de São Miguel, ANALU VALANDRO. Ela citou o cuidado com a verificação se o boleto bancário está sendo emitido pela empresa vendedora e se o mesmo está em nome do consumidor. O documento também precisa estar em nome de pessoa jurídica e não física. Em casos de boletos falsificados a orientação é realizar um boletim de ocorrência, porém, o valor pago raras vezes é recuperado por parte do consumidor. Tanto o Procon municipal quanto o órgão estadual possuem uma relação extensa de empresas que devem ser evitadas pelos consumidores. A diretora comentou que elas estão inseridas nesse contexto visto o alto número de reclamações existentes contra elas. Ela afirmou ainda que no caso de compras pela internet, o consumidor tem sete dias a contar do recebimento do produto para devolver o mesmo e ter o dinheiro de volta. A profissional destacou que dúvidas podem ser sanadas através junto aos escritórios.

A Administração de Guaraciaba realizou nas últimas semanas uma licitação para contratação de empresa de Vigilância, para atuar nas Creches, CEIMs, Escolas e onde há Turmas Municipalizadas. Conforme a secretária de Educação, SANDRA GASPERIN, os vigilantes iniciaram os trabalhos hoje. Conforme prefeitura, essa foi uma proposta do Poder Legislativo de Guaraciaba onde a administração realizou os trâmites necessários para esta contratação. Essa iniciativa foi proposta devido aos acontecimentos trágicos ocorridos neste ano, no município de Saudades. SANDRA destacou que a empresa de vigilantes foi contratada para garantir a integridade física dos alunos, professores e dos servidores que estão diariamente nesses locais. O serviço de vigilância inicia às 7 horas e segue até às 17 horas e 30 minutos nas Escolas e CEIM. Já nas creches, a vigilância será até às 19 horas.

Além da contratação dos vigilantes, outras medidas já vinham sido tomadas na questão da segurança. A secretária de Educação de Guaraciaba, SANDRA GASPERIN disse que a rede municipal de ensino possui câmeras de videomonitoramento, portões com travas, e muros em pontos estratégicos. Para maior segurança, SANDRA destacou que apenas os pais ou responsáveis podem entrar nas instituições, mediante a identificação. Não é permitida a entrada em meio ao horário de aula, somente com aviso prévio.

Depois de 17 dias sem registro de infecção do coronavírus em SJCedro, na manhã de ontem foram confirmados dois testes realizados pela secretaria de Saúde do município. A afirmação é da secretária de Saúde, JUCELI SOLDÁ. Para ela o cenário pandêmico estava controlado nestes quase vinte dias sem confirmação, sendo que nos últimos dias nem mesmo pessoas em monitoramento foi registrado pela saúde. Mas com a volta de casos ativos no município, a equipe também retoma como principal preocupação do setor. Várias outras ações foram possíveis de serem retomadas devido a queda significativa de casos no município. Como por exemplo, as atividades alusivas ao Outubro Rosa que, mesmo sendo com pré-agendamento, está sendo realizado pela equipe de saúde. JUCELI também lembrou que até na manhã de ontem foram aplicadas ao todo 18 mil 778 doses, deste total 11 mil e 75 injeções e de segunda aplicação chegou a sete mil 225. Já de dose única foram aproximadamente 478 pessoas e a dose de reforço cerca 62 pessoas.

Os profissionais da secretaria de Saúde também estão preocupados com o aumento de casos ativos nos próximos dias. O motivo se deve a um evento de grande proporção realizado na última terça-feira, feriado nacional. Conforme a secretária, JUCELI SOLDÁ comentou que o evento ultrapassou o limite de 500 pessoas. O local do evento fica localizado no interior de Guarujá do Sul, porém, houve a participação de moradores de SJCedro. A Rádio Cedro buscou contato com a prefeitura de Guarujá do Sul que negou o envolvimento de pessoas acima do limite permitido.

A abertura da fronteira terrestre entre Bernardo de Irigoyen e Dionísio Cerqueira deve acontecer nas próximas 24 horas. Mas para isso acontecer, o Chefe de Gabinete do país vizinho deve aprovar o protocolo de prevenção a Covid-19 feito pelo governo de Misiones e entregue ainda na semana passada. WALTER VILLALBA, coordenador Nacional de Saúde Fronteiriça, disse ao site El Territorio que a decisão seria informada nas próximas 24 a 48 horas, pois até esta terça-feira, o protocolo ainda estava sendo finalizado. A abertura fronteiriça também deve ocorrer entre Encarnación e Posadas, cidades na fronteira entre Paraguai e Argentina. Mas para possibilitar a entrada de turistas, o governo de Misiones deve preparar uma equipe de profissionais da Saúde próximo às fronteiras com objetivo de solicitar o teste negativo para Covid-19. Como também um PCR negativo que deverá ser realizado em até três dias antes de atravessar as fronteiras. O governo de Misiones também deve disponibilizar o teste do antígeno gratuitamente para viajantes do Brasil.

A ponte na fronteira da Argentina com o Brasil, no Rio Peperi Guaçu, entre São Pedro e Paraíso, segue fechada para o turismo. A informação foi confirmada pela Polícia e Receita Federal em Dionísio Cerqueira. Atualmente, apenas a ponte Tancredo Neves, em Foz do Iguaçu, no marco das três fronteiras entre Brasil, Argentina e Paraguai, está permitida a passagem de turistas, desde que apresente o teste negativo de Covid-19. O decreto argentino também prevê que um teste seja realizado em até 72 horas antes de entrar na Argentina e apresentado na aduana. Além do comprovante de vacinação completa com duas doses de qualquer fabricante em um prazo de 14 dias, também é necessário apresentar a carteira de identidade ou passaporte. A CNH não está mais sendo aceita igual acontecia antes da pandemia a moradores da região.

A empresa responsável pela recuperação da rodovia BR 163, antecipou a liberação do trânsito pelo viaduto em São José do Cedro já para amanhã. Até esta terça-feira a previsão da empresa era que o trânsito fosse liberado nos próximos quinze dias. Contudo, o trânsito pelo elevado já deveria ter iniciado no dia 22 de agosto deste ano, conforme a previsão do DNIT na época, mas devido a impasses com a qualidade do material usado na pavimentação que levou a apresentação de rachaduras, não foi possível cumprir com a primeira data, levando esta previsão para final de setembro, também sem sucesso, e agora nova data, para esta sexta. No local, a reportagem notou que os serviços de limpeza e sinalização, como a colocação do pavimento asfáltico no trecho do viaduto estão em fase de conclusão, por isso, o fluxo deve iniciar já nesta semana. A antecipação da liberação do tráfego também foi possível devido ao trabalho dos colaboradores realizado aos finais de semana e neste feriado de 12 de outubro.

A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de Injúria qualificada por preconceito, na rua Almirante Tamandaré, em São Miguel, por volta das nove horas da manhã de ontem. A PM se deslocou até o endereço informado e conversou com os comunicantes, que relataram que estavam fazendo uma reforma em um apartamento em conformidade com as normas do condomínio e uma mulher passou a xingar os três funcionários que ali estavam, dizendo num primeiro momento que precisava trabalhar e após proferir ofensas raciais aos pedreiros. Segundo os homens, a mulher proferiu ofensas raciais aos pedreiros dizendo: “Vocês não sabem com quem estão lidando seus pretos favelados”. Já a mulher relatou à Polícia que foi pedir para os pedreiros pararem de fazer o barulho e os mesmos a mandaram calar a boca e sair do local. Ela pediu para que os pedreiros tivessem mais respeito, pois estavam agindo como bandidos. Com base nos relatos e na vontade de manifestar interesse em representar os homens, os envolvidos foram conduzidos para a delegacia.

Câmeras de monitoramento flagraram as ações em açougue e posto de combustíveis, ambos às margens da SC 163, no interior do município de Itapiranga. Em São Miguel outros estabelecimentos também foram alvo de criminosos. Os crimes ocorreram na noite de terça-feira, no Feriado Nacional. No açougue, na comunidade de Santa Fé Alta, o homem vestindo um casaco cinza, com uma mochila preta nas costas e de capacete prata durante toda ação, e entrou duas vezes no estabelecimento. Às 19 e 29 ele chega em uma motocicleta Fazer de cor prata, rompe a fechadura da porta e entra na direção do caixa. Logo em seguida ele sai sem levar nada. Às 19 e 58 ele retorna ao açougue e leva vários quilos de salame e 20 reais em moedas. É possível perceber que ele busca dinheiro e insiste em abrir o cofre, sem ter sucesso. Minutos depois, por volta das 20 e 20, o mesmo homem chega no Posto de Combustíveis de Linha Santa Isabel e arromba e vai direto para o caixa. Com rapidez, o bandido furta aproximadamente 250 reais em dinheiro e vai embora. A Polícia agora investiga o caso.

Quinze motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool durante uma operação da Polícia Rodoviária Federal no feriado de Nossa Senhora Aparecida nas rodovias federais no Oeste de Santa Catarina. De acordo com a PRF, a ação teve início na sexta-feira e terminou no final da noite de terça-feira. A operação no feriado de Nossa Senhora Aparecida aconteceu em todos os trechos das BRs 282 e 163. Conforme a PRF, para a ação houve um aumento no policiamento tanto nas ações de fiscalização de trânsito, como no enfrentamento à criminalidade. De acordo com o Chefe do Núcleo de Comunicação Social da PRF, Inspetor ADRIANO FIAMONCINI, além das infrações envolvendo a condução de veículos sob efeito de álcool ou drogas os agentes também flagram 98 ultrapassagens em locais proibidos, 33 ocupantes sem cinto de segurança, seis utilizando celular enquanto dirigem e oito crianças sem cadeirinha. FIAMONCINI salientou que foram registradas na região 12 acidentes com 12 pessoas feridas e nenhuma morte.

A Polícia Militar Rodoviária divulgou ontem a Rede Peperi de Comunicação os números das operações realizadas pela terceira Companhia de Iporã do Oeste, durante o feriado prolongado da padroeira do Brasil. De acordo com o Sargento, EDSON BARBOSA, comandante do Posto 12 da PMRv em Iporã do Oeste, neste ano foram registrados 17 acidentes na região envolvendo 24 veículos e com 12 pessoas feridas com pouca gravidade. Ele salientou que houve redução com relação a acidentes graves. No feriado de 2020 a PMRv registrou três e em 2021 nenhum. Segundo o Sargento, foram abordados, em cinco dias de operação, 377 veículos foram fiscalizados, sendo que 103 foram autuados pelo cometimento de alguma infração de trânsito, além de 12 removidos ao Pátio Conveniado. Ainda de acordo com ele, durante as ações foram flagrados nas rodovias da região Oeste de Santa Catarina, dez condutores embriagados e nove carteiras de habilitação recolhidas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.