ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quarta-feira 14 10 2020

-BOLSONARO SANCIONA LEI QUE AMPLIA LIMITE DE PONTOS E VALIDADE DA CNH

-COMISSÃO APROVA SEGUNDO PROCESSO DE IMPEACHMENT CONTRA MOISÉS E ISENTA VICE

-VICE GOVERNADORA DIZ QUE PROCESSOS DE IMPEDIMENTO NÃO DEVERIAM TER PROSPERADO

-SINDICALISTA PROJETA QUE REGIAO VAI SENTIR EFEITOS DA ESTIAGEM POR SEIS MESES

-VEREADORES QUEREM FAZER INSPEÇÃO EM ESTRUTURA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CASAN

-HOMEM É DETIDO POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA MÃE E ESPOSA

-MOTORISTA DA REGIÃO MORRE EM ACIDENTE NO RIO GRANDE DO SUL

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 56 centavos. O euro está valendo seis reais e 53 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

Alguns países europeus adotaram novas restrições sociais a partir desta quarta-feira. Na Holanda, o primeiro-ministro conservador-liberal MARK RUTTE decidiu submeter o país a um confinamento parcial. Bares e restaurantes serão fechados para reduzir o contato entre as pessoas. Na Itália, o governo proibiu os bares e restaurantes de servir clientes em pé, no balcão, depois de nove da noite. As festas e eventos em locais abertos também estão proibidos. Na Bélgica, duas províncias decretaram toque de recolher a partir de hoje para reduzir a circulação das pessoas.

A Comissão Europeia anunciou nesta terça-feira a ampliação e prorrogação até meados de 2021 da flexibilização das ajudas estatais, com o objetivo de continuar apoiando as empresas europeias ante a crise do coronavírus. A princípio, a flexibilização temporária acabaria em 31 de dezembro de 2020, exceto as medidas de recapitalização autorizadas até 30 de junho de 2021. Segundo a comissão, o objetivo é permitir aos Estados membros ajudar as empresas garantindo ao mesmo tempo as condições de concorrência equitativas.

Os eleitores norte-americanos já depositaram mais de 10 milhões de votos para a eleição presidencial de três de novembro. O número já é maior do que a votação antecipada de 2016, de acordo com dados compilados pelo Projeto Eleições dos Estados Unidos. O aumento da votação antecipada ocorre em meio à pandemia do novo coronavírus que motivou uma disparada de votos antecipados presenciais e pelo correio, particularmente entre democratas.

O Supremo Tribunal Federal começa a julgar nesta quarta-feira se mantém a decisão do presidente da Corte, LUIZ FUX, que derrubou liminar do colega MARCO AURÉLIO MELLO e restabeleceu a ordem de prisão para o traficante ANDRÉ OLIVEIRA MACEDO, o ANDRÉ DO RAP. Participarão do julgamento dez ministros já que CELSO DE MELLO se aposentou nesta terça. O julgamento deve servir para dar uma interpretação única ao artigo 316 do Código de Processo Penal, inserido pelo pacote anticrime aprovado pelo Congresso e que serviu como base para a soltura do traficante. O artigo prevê que uma prisão preventiva se torna ilegal se não é reanalisada a cada 90 dias pelo juízo responsável.

O governo federal publicou nesta quarta-feira o decreto que prorroga, até 31 de dezembro, o programa que autoriza empresas a reduzirem ou suspenderem a jornada e o salário dos funcionários. Criado em razão da pandemia do coronavírus, o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda foi instituído em abril e já tinha passado por outras duas prorrogações. O prazo atual terminava neste mês, mas o ministro da Economia, PAULO GUEDES, já havia anunciado que o programa seria estendido. Os acordos entre empresas e trabalhadores deverão ser encerrados no último dia de 2020.

O presidente BOLSONARO sancionou, nesta terça-feira, a lei que altera o Código de Trânsito Brasileiro. As mudanças entram em vigor daqui a seis meses. De acordo com BOLSONARO, a intenção é desburocratizar e facilitar a vida do motorista. A lei foi sancionada com três vetos, entre eles o trecho que previa que motociclistas só poderiam trafegar entre veículos apenas quando o trânsito estivesse parado ou lento. Entre as principais medidas, a proposta aumenta a validade da CNH para 10 anos, hoje é cinco, e amplia o limite de pontos de 20 para 40 desde que o motorista não tenha cometido nenhuma infração gravíssima no prazo de um ano.

As vendas no comércio catarinense para o dia das crianças tiveram aumento de dois vírgula 90 por cento em relação ao ano anterior. O dado está na pesquisa divulgada pela FCDL. De acordo com o presidente da entidade, IVAN TAUFFER, o balanço é positivo e aponta a tendência de recuperação do setor. Ele apontou que os fatores quemais contribuíram para o volume de vendas foi liberação do auxílio emergencial, a redução da taxa de desemprego e a taxa de juros mais baixa. Em nota a FCDL aponta que o aumento de vendas para o dia das crianças é um indicativo positivo para o Natal, principal data comemorativa para o comércio.

O governador CARLOS MOISÉS lançou nesta terça-feira, o edital para aquisição de novas viaturas para a Polícia Militar de Santa Catarina. O valor investido será de 17 milhões e 900 mil reais. O estado vai adquirir pelo menos 184 novas viaturas para a troca dos veículos adquiridos em 2012. As viaturas deverão ser do tipo SUV, totalmente equipadas, e a expectativa é que a entrega ocorra até o final de fevereiro de 2021. Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel DIONEI TONET, as novas viaturas irão dar mais agilidade, segurança para o trabalho dos militares em todo o Estado.

A comissão especial da Assembleia aprovou por unanimidade, na manhã desta terça-feira, o prosseguimento do segundo processo de impeachment contra o governador CARLOS MOISÉS. O parecer do relator VALDIR COBALCHINI pediu o arquivamento da denúncia contra a vice-governadora DANIELA REINEHR. Foram oito votos a favor do relatório. A deputada PAULINHA, líder do governo, deixou a reunião antes da votação. Agora, o segundo processo de impeachment será votado pelo plenário da assembleia, possivelmente nesta quinta-feira. A denúncia é por crime de responsabilidade no caso da compra de respiradores com pagamento antecipado de 33 milhões de reais.

O aumento do calor e do movimento de pessoas em balneários e rios da região fez o bombeiro emitir um alerta para os riscos de afogamento. De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros, DANIEL MASSAROTTE, as pessoas devem buscar espaços públicos que oferecem condições de segurança, como os campings, por exemplo. Ele disse que é importante evitar locais isolados e desconhecidos. MASSAROTTE lembrou que neste ano já foram registrados cinco casos de afogamento, o último deles no domingo em Palmitos. A orientação é de que as pessoas tomem cuidado com a correnteza, evitem o consumo de álcool e utilizem equipamentos de proteção.

A estiagem que atinge a região terá reflexos nos próximos seis meses nas propriedades rurais. O alerta é presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste, JOEL DE MOURA. De acordo com ele, o Sindicato está extremamente preocupado com a questão da falta de chuva na região. JOEL comentou que os prejuízos já são expressivos nos quatro municípios de abrangência do Sindicato. O sindicalista destacou que muitos agricultores de São Miguel do Oeste, Paraíso, Bandeirante e Barra Bonita já buscaram a entidade para relatar os problemas provocados pelo baixo volume de chuvas.

Uma das consequências da estiagem é o atraso no plantio do milho, o que vai alterar o calendário da colheita e confecção de silagem nas propriedades. A afirmação informação é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste, JOEL DE MOURA. De acordo com ele, as lavouras que já foram plantadas não germinaram ou nasceram de forma irregular. O plantio está atrasado e, por isso, a colheita deve ocorrer no final de fevereiro. Além disso, a falta de chuva afetou as pastagens, o que provocou o aumento do consumo de silagem para complementar a alimentação do rebanho leiteiro. Em algumas propriedades, a reserva de silagem já está no final.

Ao menos duas culturas foram fortemente atingidas na região Extremo Oeste de Santa Catarina. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste, JOEL DE MOURA, as lavouras de milho e soja são as mais afetadas pela falta de chuva. Ele lembrou que cada produtor realiza em média dois plantios por ano para conseguir alimentar os animais, tanto de leite quanto de corte. JOEL destacou que a chuva da última semana foi boa, porém o atraso no plantio das culturas já é de ao menos 30 dias. Ele declarou na entrevista feita aqui na Peperi que a safrinha já está comprometida e reforçou que os reflexos dessa estiagem poderão ser sentidos por mais seis meses tanto para grãos quanto para alimentos aqui na região Extremo Oeste.

A secretaria de saúde vai retomar hoje o roteiro da campanha de multivacinação e imunização contra a poliomielite nos bairros. Hoje à tarde, a equipe estará no bairro Progresso. Na quinta-feira à tarde, a vacinação ocorre no posto do bairro Agostini. O roteiro será concluído sexta-feira de manhã no bairro São Sebastião. No posto central de saúde, a vacinação contra a pólio e as demais vacinas para crianças e adolescentes pode ser feita entre sete da manhã e sete da noite. No município, a meta é vacinar cerca de mil e 800 crianças menores de cinco anos.

A sessão de ontem da câmara de vereadores foi marcada pela votação de três projetos de lei, três requerimentos de informações e uma série de indicações sobre limpeza de terrenos e calçamentos. O tema da falta de água na cidade também esteve em pauta e os vereadores aprovaram um requerimento para uma vistoria na estrutura de captação de água no rio Cambuim. Os vereadores querem fazer uma inspeção na nascente do Rio Camboim, na barragem e demais instalações de captação e fornecimento de água. São Miguel do Oeste está há um mês com o abastecimento em sistema de rodízio porque a bomba do poço profundo estragou e o equipamento ainda não foi consertado.

Os vereadores aprovaram uma moção de apelo para a volta das aulas presenciais no município. O documento foi aprovado por unanimidade e pede a reabertura das escolas públicas e privadas no município. De acordo com a moção, outros municípios catarinenses retomaram as aulas presenciais e o pedido é para a reabertura respeitando critérios sanitários. A moção sugere turmas menores, distanciamento social e a obrigatoriedade do uso de máscaras. Os vereadores entendem que é possível retomar as aulas em razão do baixo o número de casos de covid-19 no município. Atualmente, a região está na faixa de grave risco de contágio, o que impede a reabertura das escolas para aulas presenciais coletivas.

Os processos de impeachment abertos na Alesc contra o governador e a vice não deveriam ter prosperado. A afirmação é da vice-governadora DANIELA REINEHR. Ela esteve no Peperi Entrevista de ontem e afirmou que o estado vive uma situação lamentável. Para ela, o governo deveria estar focando o trabalho na recuperação de Santa Catarina e não em responder a processos de motivação política, sem base jurídica, especialmente contra ela. DANIELA comentou que pelo menos no segundo caso, os deputados fizeram justiça e não aceitaram a denúncia. Segundo o relator, a vice-governadora agiu com zelo e alertou para os problemas envolvendo a compra de respiradores com pagamento antecipado e dispensa de licitação.

Além do impeachment no caso dos respiradores analisado ontem pela Alesc, a vice-governadora responde a outro processo na comissão mista composta por cinco deputados estaduais e seis desembargadores. Essa comissão vai julgar daqui a 10 dias se aceita ou não a denúncia por crime de responsabilidade em razão da equiparação salarial dos procuradores do estado com os procuradores da Alesc. Se a denuncia for aceita, MOISÉS e DANIELA serão afastados por até 180 dias para o julgamento propriamente dito que pode resultar na perda dos mandatos. DANIELA disse que espera um julgamento mais técnico e jurídico dessa comissão. Ela sustenta que a inclusão do nome dela no impeachment é ilegal.

A denúncia contra a vice-governadora no caso do aumento salarial para procuradores do estado é por omissão e por não proceder o dever de oficio para corrigir o ato. De acordo com os denunciantes, DANIELA REINERH assumiu o governo entre seis e 20 de janeiro deste ano, tomou conhecimento do ato praticado pelo governador em 2019 e não adotou providências para suspender os pagamentos. A vice-governadora negou a acusação e disse que fez o que deveria ser feito assim que soube da concessão de aumento salarial para os procuradores.

A Acismo aproveitou a passagem da vice-governadora por São Miguel do Oeste para entregar uma pauta de reivindicações da classe empresarial e da população do município. O documento foi entregue pelo presidente da entidade, DANIEL DE SOUZA. De acordo com ele, a pauta tem três pontos centrais, entre eles, a recuperação da BR-163, trecho entre São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira. SOUZA questionou a vice-governadora sobre o emprego das equipes de Engenharia do Exército de Lajes na obra. Ela confirmou que vai verificar a possibilidade. DANIELA comentou ainda que discutiu a questão da 163 com o ministro da infraestrutura e obteve a garantia de que a obra terá mais recursos no orçamento do ano que vem, mas que não há uma previsão exata sobre a retomada dos serviços na região.

A Acismo também entregou para a vice-governadora dois manifestos relacionados a retomada de setores afetados pela pandemia do novo coronavírus. Um deles, pede a reabertura das escolas nas redes municipal, estadual e particular de ensino. O documento contém a assinatura de de 150 pais do município e também foi encaminhado para autoridades em educação da região e do estado. O outro manifesto pede uma abertura maior pararetomada do setor de eventos. O segmento pede mais atenção do poder pública a classe que está parada há mais de seis meses. DANIELA citou que vai levar os documentos para o comitê estadual que analisa as questões envolvendo a pandemia do coronavírus.

O Conselho das Entidades empresariais vai realizar, no próximo dia 22, um debate com os candidatos a prefeito no município. Os três postulantes ADILSON PANDOLFO, JOÃO GRANDO e WILSON TREVISAN foram convidados e já confirmaram presença. O evento está marcado para às sete horas da noite no auditório do Centro Empresarial Andrômeda. A coordenação é da equipe da Acismo que fará a transmissão do debate em seu canal no YouTube. O debate será dividido em quatro segmentos com questionamentos formulados pelas entidades e por empresários associados e perguntas entre os candidatos. De acordo com o presidente da Acismo, DANIEL DE SOUZA, a intensão é de que os candidatos apresentem suas propostas para o desenvolvimento do município, especialmente no setor econômico.

A Polícia Militar cumpriu 165 mandados de prisão e de apreensão de adolescentes neste ano. A informação é do comandante da nona região da PM, MARCELO DE WALLAU. Ele disse que esse número representa a pronta resposta dada pela Polícia Militar a demanda da sociedade por um Estado cada vez mais seguro. WALLAU reforçou que a PM vem atuando com foco na redução dos crimes com o aumento de operações policiais voltadas para o enfrentamento de situações especificas, como o tráfico de drogas e o reforço de ações rotineiras, como a abordagem de pessoas e veículos.

A Operação “rodovia não é brincadeira” desenvolvida pela Polícia Rodoviária Estadual terminou com um saldo positivo. De acordo com o comandante da PRE, DEIBER HEIFLIGER, não houve nenhum acidente com vítima fatal na região. Ao todo, foram quatro acidentes com duas pessoas feridas. No estado, foram 76 acidentes, com 53 pessoas feridas e uma morte. HEIFLIGER disse que o saldo foi positivo, já que houve uma redução dos números tanto no estado quanto nas SCs que cortam a região extremo-oeste. Ele comentou que o aumento da fiscalização com o uso de radares foi um dos motivos que explicam a queda do volume de acidentes.

A polícia rodoviária abordou 548 veículos e flagrou 10 motoristas realizando manobras indevidas. A informação é do comandante da PRE, DEIBER HEIFLIGER. Ele disse que durante o feriadão foram aplicados mais de200 testes de bafômetro e 10 motoristas foram flagrados dirigindo embriagados. Além da embriagues, outras infrações que acontecem com frequência são o excesso de velocidade e ultrapassagem em local indevido. Ele reforçou que o objetivo da operação foi dar conforto, fluidez e segurança aos usuários das rodovias estaduais durante o feriadão.

Um homem foi detido por violência doméstica nesta terça-feira em Mondaí. De acordo com a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das seis e meia da tarde na Linha Barra Escondida, interior do município. As vítimas, esposa e a mãe do suspeito, chamaram a PM e se esconderam no meio do mato. A guarnição foi até o local, conversou com as mulheres e localizou o homem nas proximidades. Ele estava com o punho direito cortado e perdendo muito sangue. Segundo a PM, o ferimento foi provocado quando ele deu um soco no vidro da porta da casa. Ele também estava em visível estado de embriaguez e foi levado para a delegacia de polícia.

A Polícia Rodoviária Federal fez mais uma apreensão de vinhos importados ilegalmente da Argentina na BR 163. A PRF abordou um Classic de São José carregado com cerca de 50 caixas de vinho. O carro foi abordado no posto de fiscalização de Guaraciaba. A mercadoria e o condutor foram encaminhados à Polícia Federal em Dionísio Cerqueira.

Um motorista da região morreu em um acidente nesta quarta-feira no Rio Grande do Sul. A colisão envolveu dois caminhões, um deles de Tunápolis, em São José das Missões na manhã desta quarta-feira. Com o impacto, o motorista da região, de 51 anos, sofreu ferimentos graves e morreu. O filho dele, que também é caminhoneiro, estava próximo ao local do acidente. O outro caminhão tem placas de Frederico Westephalen, e ainda não há informações sobre a situação de saúde do motorista.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.