ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco terça-feira 14 09 2021

-GOVERNO CRIA PROGRAMA HABITACIONAL COM SUBSÍDIO PARA POLICIAIS E BOMBEIROS

-SC COMPLETA 40 DIAS SEM FILA DE ESPERA POR LEITOS DE UTI COVID

-ANTT FISCALIZA TRANSPORTE DE CARGAS PERIGOSAS NAS RODOVIAS DA REGIÃO

-DESCANSO ESTUDA RETOMADA DA FEIRA DO PÊSSEGO A PARTIR DO ANO QUE VEM

-MUNICÍPIO COMEÇA VACINAÇÃO DE ADOLESCENTES DE 17 ANOS NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA

-HOMEM FICA FERIDO AO SER PRENSADO POR CAMINHÕES NA BALSA DO RIO URUGUAI

-ADOLESCENTE É FLAGRADO COM 118 QUILOS DE MACONHA EM CARRO NA SC 161

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 21 centavos. O euro está valendo seis reais e 17 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

O Talibã permitirá que as mulheres estudem na universidade, desde que o façam separadamente dos homens. A informação foi confirmada pelo ministro do Ensino Superior do novo regime afegão. Em coletiva de imprensa na capital do Afeganistão, ele destacou a importância do sistema universitário. Ele também confirmou que o governo vai proibir as aulas mistas nas universidades, que eram permitidas pelo governo anterior, deposto em meados de agosto. O Ocidente acusa o regime Talibã de querer negligenciar a educação.

Depois de quase um ano, esta segunda-feira, marca o primeiro dia sem a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre em Portugal. Com o cenário da pandemia mais controlado e a vacinação a todo vapor, a Direção-Geral da Saúde, órgão responsável pelas regulamentações na área em Portugal, afirma que vai readequar as orientações, mantendo apenas a recomendação do uso opcional de máscaras ao ar livre em "situações especiais”. De acordo com os dados do observatório Our World in Data, Portugal é, neste momento, o segundo do mundo com maior número de pessoas vacinadas com pelo menos uma dose: uma taxa de 87 por cento, atrás apenas dos Emirados Árabes, que tem 89 por cento.

O Brasil integra os 40 países que estão no alerta da Organização das Nações Unidas por questões que envolvem direitos humanos. A situação brasileira foi citada como preocupante, nesta segunda-feira, durante discurso da comissária da ONU para Direitos Humanos, MICHELLE BACHELET, em Genebra, na Suíça. Ela chamou atenção para a lei antiterrorismo e a situação dos povos indígenas. Além do Brasil, a ONU incluiu na lista países como Mali, Filipinas, Myanmar, Níger, Ucrânia, China ou Venezuela. Na América Latina, também foram citados casos de abusos e preocupações no Haiti, Honduras, Guatemala e El Salvador.

O presidente JAIR BOLSONARO assinou nesta segunda-feira a medida provisória que cria um programa habitacional com subsídios para agentes de segurança pública. O texto cria condições diferenciadas para policiais, bombeiros, agentes penitenciários, peritos e guardas municipais contratarem crédito imobiliário. Segundo a Caixa Econômica Federal, que atuará na operação do programa habitacional, terão direito ao Habite Seguro servidores e pensionistas da segurança pública com renda mensal de até sete mil reais, eue não tenham imóvel próprio e que optem por um imóvel avaliado em até 300 mil. O banco estatal afirma que o subsídio pode chegar a dois mil e cem reais para a tarifa de contratação e até 12 mil no valor de entrada do imóvel.

Em parecer ao Supremo Tribunal Federal, a Procuradoria-Geral da República defendeu que sejam suspensos os efeitos da medida provisória editada pelo presidente JAIR BOLSONARO e que, na prática, limita o bloqueio de conteúdos publicados em redes sociais. Para o Ministério Público, é preciso tornar sem efeitos a MP até que as ações que contestam a medida tenham o conteúdo analisado pela Corte. O documento é assinado pelo procurador-geral AUGUSTO ARAS e foi enviado ao STF nesta segunda-feira. A medida provisória altera o Marco Civil da Internet, que regulamenta o uso da rede de computadores no Brasil. O texto estabelece "direitos e garantias" aos usuários de redes sociais e define regras para a moderação de conteúdos.

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19, RENAN CALHEIROS, deve entregar o relatório final no dia 24 de setembro, um mês e meio antes do prazo final da comissão. A CPI pode funcionar até os primeiros dias de novembro, mas a cúpula da comissão já prevê o encerramento no fim de setembro. Após a apresentação do relatório de RENAN CALHEIROS, será necessário que ele tenha o voto favorável da maioria dos senadores que integram a comissão. O documento, então, será encaminhado à Procuradoria-Geral da República, que terá 30 dias para se manifestar sobre possíveis indiciamentos.

Nesta semana, a CPI retoma os trabalhos presenciais com os depoimentos de MARCOS TOLENTINO, advogado próximo ao líder do governo na Câmara, RICARDO BARROS e MARCONNY ALBERNAZ DE FARIA, também advogado.

Os embarques catarinenses para o exterior tiveram um avanço de 16 vírgula nove por cento em agosto de 2021 na comparação com o mesmo mês do ano anterior. De acordo com análise do Observatório FIESC, o resultado foi influenciado principalmente pelos preços internacionais favoráveis dos produtos exportados por Santa Catarina, além da depreciação do real em relação ao dólar. As carnes de aves e de suínos permaneceram como os principais itens na pauta catarinense e responderam por cerca de 27 por cento das exportações em agosto. Entre os destaques estão os setores de Madeira e Móveis e Equipamentos Elétricos, que vêm passando por uma alta nos embarques para o exterior. O reaquecimento da economia dos Estados Unidos ajuda a explicar o avanço destes segmentos, que tiveram expansão de 29 e 48 por cento, respectivamente, no valor exportado em agosto na comparação com o mesmo mês em 2020.

Os policiais e bombeiros militares de Santa Catarina terão os planos de cargo e salários analisados por uma Comissão Mista da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Os trabalhos começam nesta terça-feira com a instalação e escolha do presidente e relator. O objetivo é elaborar uma nova proposta ao governo estadual do plano de cargos e salários para os praças. O deputado SARGENTO LIMA do PL é o autor do requerimento para criar o grupo. O objetivo dos parlamentares é encontrar um consenso entre o governo de Santa Catarina e os trabalhadores sobre a remuneração. A última regulamentação é de 2020 e, segundo LIMA, excluiu os praças.

Santa Catarina completou nesta segunda-feira, 40 dias sem nenhum paciente com Covid-19 aguardando transferências para leitos de unidade de terapia intensiva. Os dados constam em relatórios divulgados pela Superintendência de Serviços Especializados e Regulação da Secretaria de Estado da Saúde. A última vez que o estado registrou espera por leitos de UTI foi no dia três de agosto, quando dois pacientes da região de Joinville necessitaram de transferência para outras regiões. Antes disso, em nove de julho, Santa Catarina zerou a fila de espera pela primeira vez desde que os dados começaram a ser divulgados, em 20 de março. Santa Catarina conta hoje com mil 515 leitos de UTI Adulto, sendo 959 destinados à pacientes de Covid-19.

O município de Bandeirante vai comemorar neste mês de setembro 26 anos de emancipação política. A informação é do secretário de Administração, EDER MARCON. De acordo com ele, a data é celebrada no dia 29 deste mês, porém, há exemplo de 2020, neste ano, a Administração não fará nenhum evento comemorativo. Segundo ele, a principal justificativa é a pandemia da Covid-19 que exige uma série de regras para que eventos maiores ocorram. Conforme EDER MARCON, a não realização de qualquer atividade também visa evitar um possível contágio da doença na população de Bandeirante.

O município de Bandeirante fará feriado municipal no dia do seu aniversário. A afirmação é do secretário de Administração, EDER MARCON. Ele destacou que neste dia, todas as repartições públicas estarão fechadas, retornando ao trabalho no dia 30. Ele pontuou que a expectativa é que em 2022, o governo possa realizar uma programação festiva com show de fogos e atividades diversas envolvendo a comunidade local. EDER MARCON frisou que isso tudo vai depender em como a pandemia do coronavírus vai estar no próximo ano.

O município de Bandeirante avançou muito em quase três décadas, porém, existem pontos que ainda precisam ser melhorados. A avaliação é do secretário de Administração, EDER MARCON. Ele comentou que os principais avanços foram nos setores de Saúde, Agricultura e Educação. Ele disse que o município tem todo o potencial para crescer e se desenvolver ainda mais nos próximos anos. EDER MARCON citou que Bandeirante deve trabalhar fortemente na infraestrutura, geração de empregos e também no aumento de receita própria.

As chuvas e os fortes ventos que atingiram a região no final da noite de ontem provocaram destelhamentos em pelo menos duas cidades. O Corpo de Bombeiros atendeu diversas chamadas a partir das 11 horas da noite em Belmonte e Descanso. Na cidade de Belmonte, seis casas foram destelhadas e os bombeiros distribuíram cerca de 500 metros quadrados de lona para as famílias atingidas pelo temporal. Em Descanso, uma residência teve o telhado danificado pelo tempo e os bombeiros entregaram 40 metros quadrados para cobrir provisoriamente a casa. Além disso, foi efetuado o corte de árvore que estava caída em via pública.

O município de Dionísio Cerqueira foi o mais atingido pelo temporal da noite passada e da madrugada de hoje. O quartel do Corpo de Bombeiros local atendeu 25 ocorrências, 21 delas relacionadas às fortes chuvas, além de três atendimento pré-hospitalar. 19 casas tiveram o telhado danificado pela chuva e pelo vento. As guarnições prestaram atendimento aos moradores atingidos, avaliariam os riscos e danos e distribuíram lonas para cobrir as casas. Uma queda de árvore causou a obstrução de uma rua na cidade. Também foi verificada a queda de um poste de energia elétrica que deixou um casa sem luz.

O município de Descanso pretende retomar a realização da Feira do Pêssego. A informação é do secretário de Desenvolvimento Econômico, PAULO LAUXEN. Ele lembrou que feira iniciou no fim da década de 1990 e se tornou uma marca importante de Descanso, inclusive com incentivo do município. Ele citou que nos anos em que foi realizado, o evento incrementou a renda dos agricultores e melhorou a qualidade de vida das famílias. De acordo com LAUXEN, a feira deixou de ser promovida por uma série de motivos, inclusive a diminuição da produção. Na última semana, representantes de sindicatos, cooperativas, CDL, clube de serviço e produtores de pêssego estiveram reunidos para avaliar a possibilidade de voltar a realizar a Feira do Pêssego. LAUXEN disse que o primeiro passo é conversar com outros municípios para evitar a coincidência de datas com outras exposições.

A ideia inicial do município de Descanso é promover a retomada da feira do Pêssego a partir da ano que vem ou em 2023. De acordo com o secretário de Administração, PAULO LAUXEN, a exposição precisa ser realizada no mês de novembro, que é a época da safra do pêssego. Como novembro é o mês da Faismo de São Miguel do Oeste, o município de Descanso quer conversar com a Acismo para evitar que as duas feiras aconteçam no mesmo ano. A intenção, segundo LAUXEN, é intercalar os eventos. Até o final deste mês ou começou de outubro, Descanso vai reunir novamente o conselho da cidade para definir o ano da volta da Feira do Pêssego. O objetivo desse novo encontro é decidir se a exposição vai acontecer em novembro de 2022 ou novembro de 2023.

A Comissão Central Organizada da Feira da Agropecuária, Comércio e Indústria de Belmonte apresentou, nesta semana, a logomarca da Facibel e as oito candidatas que concorrem a Corte da feira de 2022. As meninas, com idade entre 15 e 18 anos foram apresentadas aos membros da CCO e do comércio ainda na semana passada e, nesta segunda-feira, o setor de comunicação da prefeitura divulgou a logo e os posts de cada uma das postulantes a Rainha e Princesas. Para participar do concurso que vai eleger as três representantes do município, as interessadas tiveram 30 dias para se inscrever. Agora, elas participarão de um desfile, onde serão avaliadas por um corpo de jurados , a ser formado por pessoas do ramo da beleza. O evento será com transmissão nas redes sociais da prefeitura. A escolha das soberanas está previsto para novembro deste ano.

Tomaram posse na manhã desta terça-feira, os 12 titulares e 12 suplentes da primeira Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da prefeitura de São Miguel do Oeste. A escolha dos membros da CIPA se deu por eleição realizada no dia 11 de agosto deste ano, com 24 servidores inscritos. Seis deles foram eleitos e outros seis ficaram na suplência. Mais seis integrantes foram designados posteriormente pela Administração Municipal como titulares, e outros seis, como suplentes. O período da gestão é de um ano. A primeira CIPA da Administração de São Miguel do Oeste será presidida pela servidora DANIELA SIMON.

Os Termos de Posse dos membros da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes da prefeitura de São Miguel do Oeste foram entregues pelo prefeito, WILSON TREVISAN, pelo vice-prefeito, EDENILSON ZANARDI e pela secretária adjunta de Gestão de Pessoas, CAMILA BALESTRIN DE MOURA. O ato foi realizado hoje de manhã no salão nobre da prefeitura. TREVISAN ressaltou a importância de cuidar da saúde dos servidores, atuando de forma preventiva e promovendo uma melhor qualidade de vida, o que acaba refletindo, também, na qualidade dos serviços prestados à população. Entre os dias 21 e 23 de setembro, os integrantes da CIPA participarão de um treinamento que será realizado no auditório da Secretaria de Educação.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres começou, na manhã de hoje, um trabalho especial de fiscalização nas rodovias do extremo-oeste. Os técnicos da ANTT estão no posto da Polícia Rodoviária Federal da Linha Caravaggio fiscalizando o transporte de produtos perigosos. De acordo com o fiscal da agencia reguladora, HERMAN PINEYRUA, o objetivo é dar mais segurança aos usuários das rodovias da região. O trabalho vai até sexta-feira e consiste na verificação de várias itens que envolvem o transporte de cargas perigosos, como a sinalização dos caminhões, o uso do equipamentos de proteção, a existência dos kits de emergências para sinalizar as vias e se as condições gerais dos veículos estão dentro das exifencias legais. A ação também conta com a participação do IMA, Conselho Regional de Química, Defesa Civil Estadual e o Inmetro.

O município de Barra Bonita entregou, na última semana, o primeiro maquinário agrícola comprado no início do mês de agosto. Puderam participar do credenciamento todos os agricultores que possuem bloco de produtor rural ativo no município. A secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Barra Bonita, CRISTINA LAUTHART, explicou que após o chamamento público, uma comissão organizadora analisou as propostas e o primeiro distribuidor foi entregue na Linha Caçador Baixo. Ela disse que a prefeitura organizou três grupos de agricultores e o quarto está sendo organizado. O mínimo são três agricultores para iniciar cada grupo. CRISTINA disse que o intuito é possibilitar que o produtor tenha uma ferramenta mais próxima, coletiva e que auxilie nas atividades do campo.

A Secretaria de Saúde de Barra Bonita realiza nesta terça-feira a segunda dose da vacina da Pfizer contra a Covid-19 para as pessoas com idade de 50, 51 e 52 anos. Conforme a secretária de Saúde, AURÉLIA DOS SANTOS, 24 doses estão disponíveis para esse público-alvo. A vacinação foi realizada na parte da manhã e será retomada a uma hora da tarde. Amanhã, estarão disponíveis 10 doses do imunizante do Instituto Butantan para aplicação da segunda dose nos moradores. Também amanhã começa a vacinação dos adolescentes com 17 anos no município. Conforme a secretária, os adolescentes devem ir até a Sala de Vacinas acompanhados dos pais ou responsáveis. Os pais terão que assinar um termo autorizando a aplicação da vacina nos filhos. Segundo AURÉLIA, éimportante que todos se imunizem contra a Covid.

A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste retomou a vacinação do público adulto que ainda não recebeu nenhuma dose do imunizante contra a Covid. Para hoje foram disponibilizadas 170 doses para a população com mais de 18 anos. Na quinta-feira, também entre oito da manhã e quatro da tarde ou enquanto houver doses, estarão disponíveis 217 doses para adolescentes de 17 anos, 24 doses para gestantes, puérperas e lactantes com idade de 17 a 12 anos e 161 doses de reforço para idosos com 85 anos acima, que receberam a segunda até o mês de abril deste ano. Para receber a vacina, é necessário apresentar Comprovante de Residência, Cartão SUS, RG ou CPF e a Carteira de Vacinação. No caso dos adolescentes, também é necessário estar acompanhado de um dos pais ou responsáveis, ou apresentar uma autorização por escrito.

Onze pessoas foram diagnosticadas com covid-19 no dia de ontem em São Miguel do Oeste. Outras sete pessoas entraram para a lista de recuperados. 35 moradores ainda estão com o vírus ativo no município. O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso tem cinco pacientes internados na UTI Covid com taxa de ocupação em 25 por cento dos leitos. Na enfermaria, destinada para os casos menos graves da doença, são quatro pacientes internados com taxa de ocupação em 20 por cento.

A Polícia Militar instaurou um procedimento administrativo para apurar uma suposta agressão durante uma abordagem veicular realizada no final da tarde de domingo na comunidade da Vila Nova Dois em São Miguel do Oeste. De acordo com a PM, um homem que estava em visível estado de embriagues se aproximou dos militares durante o atendimento de uma ocorrência. Um dos PMs empurrou o homem que caiu e bateu a cabeça. Os militares acionaram o Corpo de Bombeiros que atendeu o homem e o levou para o Hospital. Os moradores reclamaram da conduta dos policiais e acusaram a PM de abuso de poder e truculência contra as pessoas. O procedimento instaurado no décimo primeiro batalhão vai para apurar a ação e as responsabilidades dos policiais envolvidos com o caso.

Um homem sofreu ferimentos ao ser prensado entre dois caminhões na balsa que faz a travessia entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. O acidente aconteceu por volta das cinco horas da tarde de ontem no porto da barca em Barra do Guarita. Um funcionário da balsa foi atingido por dois caminhões e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros. O homem, de 29 anos, foi trazido de barquinho para a margem do rio em Itapiranga. Ele apresentava ferimentos no rosto e reclamava de fortes dores na coluna. A vítima foi conduzida ao Hospital Sagrada Família e não apresentava fraturas aparentes.

Um homem ficou gravemente ferido em um acidente na noite de ontem no interior de Tunapolis. A colisão envolveu um trator agrícola com carretão e uma moto 125 cilindradas por volta das sete horas da noite na estrada geral na comunidade de Pitangueira. A guarnição dos bombeiros de Iporã do Oeste foi acionada para socorrer o condutor da moto. O homem, de 54 anos, sofreu um corte na região frontal do crânio, suspeita de traumatismo crânio encefálico, luxação no braço esquerdo e escoriações na face e tórax. A vítima foi encaminhada para o Hospital de Tunápolis e em seguida transferida ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. O condutor do trator saiu ileso.

Um adolescente de 17 anos foi flagrado com 118 quilos de maconha na SC 161. Ele estava dirigindo um Palio de Cascavel abordado pela Policia Militar por volta das 11 horas da noite de domingo em Palma Sola. A droga estava no porta-malas do carro. O destino do entorpecente não foi divulgado pela Polícia Militar. O adolescente foi apreendido e levado à Delegacia de Polícia, junto com a droga.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.