O Talibã permitirá que as mulheres estudem na universidade, desde que o façam separadamente dos homens. A informação foi confirmada pelo ministro do Ensino Superior do novo regime afegão. Em coletiva de imprensa na capital do Afeganistão, ele destacou a importância do sistema universitário. Ele também confirmou que o governo vai proibir as aulas mistas nas universidades, que eram permitidas pelo governo anterior, deposto em meados de agosto. O Ocidente acusa o regime Talibã de querer negligenciar a educação.
Depois de quase um ano, esta segunda-feira, marca o primeiro dia sem a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre em Portugal. Com o cenário da pandemia mais controlado e a vacinação a todo vapor, a Direção-Geral da Saúde, órgão responsável pelas regulamentações na área em Portugal, afirma que vai readequar as orientações, mantendo apenas a recomendação do uso opcional de máscaras ao ar livre em "situações especiais”. De acordo com os dados do observatório Our World in Data, Portugal é, neste momento, o segundo do mundo com maior número de pessoas vacinadas com pelo menos uma dose: uma taxa de 87 por cento, atrás apenas dos Emirados Árabes, que tem 89 por cento.
O Brasil integra os 40 países que estão no alerta da Organização das Nações Unidas por questões que envolvem direitos humanos. A situação brasileira foi citada como preocupante, nesta segunda-feira, durante discurso da comissária da ONU para Direitos Humanos, MICHELLE BACHELET, em Genebra, na Suíça. Ela chamou atenção para a lei antiterrorismo e a situação dos povos indígenas. Além do Brasil, a ONU incluiu na lista países como Mali, Filipinas, Myanmar, Níger, Ucrânia, China ou Venezuela. Na América Latina, também foram citados casos de abusos e preocupações no Haiti, Honduras, Guatemala e El Salvador.
O presidente JAIR BOLSONARO assinou nesta segunda-feira a medida provisória que cria um programa habitacional com subsídios para agentes de segurança pública. O texto cria condições diferenciadas para policiais, bombeiros, agentes penitenciários, peritos e guardas municipais contratarem crédito imobiliário. Segundo a Caixa Econômica Federal, que atuará na operação do programa habitacional, terão direito ao Habite Seguro servidores e pensionistas da segurança pública com renda mensal de até sete mil reais, e que não tenham imóvel próprio e que optem por um imóvel avaliado em até 300 mil. O banco estatal afirma que o subsídio pode chegar a dois mil e cem reais para a tarifa de contratação e até 12 mil no valor de entrada do imóvel.
Em parecer ao Supremo Tribunal Federal, a Procuradoria-Geral da República defendeu que sejam suspensos os efeitos da medida provisória editada pelo presidente JAIR BOLSONARO e que, na prática, limita o bloqueio de conteúdos publicados em redes sociais. Para o Ministério Público, é preciso tornar sem efeitos a MP até que as ações que contestam a medida tenham o conteúdo analisado pela Corte. O documento é assinado pelo procurador-geral AUGUSTO ARAS e foi enviado ao STF nesta segunda-feira. A medida provisória altera o Marco Civil da Internet, que regulamenta o uso da rede de computadores no Brasil. O texto estabelece "direitos e garantias" aos usuários de redes sociais e define regras para a moderação de conteúdos.
O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19, RENAN CALHEIROS, deve entregar o relatório final no dia 24 de setembro, um mês e meio antes do prazo final da comissão. A CPI pode funcionar até os primeiros dias de novembro, mas a cúpula da comissão já prevê o encerramento no fim de setembro. Após a apresentação do relatório de RENAN CALHEIROS, será necessário que ele tenha o voto favorável da maioria dos senadores que integram a comissão. O documento, então, será encaminhado à Procuradoria-Geral da República, que terá 30 dias para se manifestar sobre possíveis indiciamentos. Nesta semana, a CPI retoma os trabalhos presenciais com os depoimentos de MARCOS TOLENTINO, advogado próximo ao líder do governo na Câmara, RICARDO BARROS e MARCONNY ALBERNAZ DE FARIA, também advogado.
Os embarques catarinenses para o exterior tiveram um avanço de 16 vírgula nove por cento em agosto de 2021 na comparação com o mesmo mês do ano anterior. De acordo com análise do Observatório FIESC, o resultado foi influenciado principalmente pelos preços internacionais favoráveis dos produtos exportados por Santa Catarina, além da depreciação do real em relação ao dólar. As carnes de aves e de suínos permaneceram como os principais itens na pauta catarinense e responderam por cerca de 27 por cento das exportações em agosto. Entre os destaques estão os setores de Madeira e Móveis e Equipamentos Elétricos, que vêm passando por uma alta nos embarques para o exterior. O reaquecimento da economia dos Estados Unidos ajuda a explicar o avanço destes segmentos, que tiveram expansão de 29 e 48 por cento, respectivamente, no valor exportado em agosto na comparação com o mesmo mês em 2020.
Os policiais e bombeiros militares de Santa Catarina terão os planos de cargo e salários analisados por uma Comissão Mista da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Os trabalhos começam nesta terça-feira com a instalação e escolha do presidente e relator. O objetivo é elaborar uma nova proposta ao governo estadual do plano de cargos e salários para os praças. O deputado SARGENTO LIMA do PL é o autor do requerimento para criar o grupo. O objetivo dos parlamentares é encontrar um consenso entre o governo de Santa Catarina e os trabalhadores sobre a remuneração. A última regulamentação é de 2020 e, segundo LIMA, excluiu os praças.
Santa Catarina completou nesta segunda-feira, 40 dias sem nenhum paciente com Covid-19 aguardando transferências para leitos de unidade de terapia intensiva. Os dados constam em relatórios divulgados pela Superintendência de Serviços Especializados e Regulação da Secretaria de Estado da Saúde. A última vez que o estado registrou espera por leitos de UTI foi no dia três de agosto, quando dois pacientes da região de Joinville necessitaram de transferência para outras regiões. Antes disso, em nove de julho, Santa Catarina zerou a fila de espera pela primeira vez desde que os dados começaram a ser divulgados, em 20 de março. Santa Catarina conta hoje com mil 515 leitos de UTI Adulto, sendo 959 destinados à pacientes de Covid-19.
Semana do Teatro em São Lourenço do Oeste: ingressos podem ser retirados. Os interessados em prestigiar a 8ª Semana de Teatro ou participar de algum workshop deverão retirar os ingressos gratuitamente na secretaria do Instituto Cultural de São Lourenço do Oeste. A 8ª Semana de Teatro seguirá os protocolos sanitários em razão da pandemia de Covid-19. Segundo o presidente do Instituto EVERTON LOVERA, a retirada dos ingressos antes dos eventos se faz necessária já que haverá limitação de público em toda a programação.
O ingresso será entregue em troca de um pacote de balas. De acordo com o presidente do Instituto Cultural EVERTON LOVERA, o pacote de balas será usado nas ações do Natal 2021. O Instituto atende das sete e meia da manhã às 11 e 30 e da 13 horas e 30 minutos às 17 e 30, junto ao Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira. Mais informações pelo telefone (49) 3344-8526 (WhatsApp).
Situação da estiagem continua preocupando as administrações dos municípios. O déficit de chuva se aproxima de mil milímetros em alguns municípios, já em outros locais o déficit é ainda pior superando os dois mil milímetros. Em Anchieta, o prefeito IVAN CANCI disse que a falta de chuva já registra um déficit de 800 milímetros. O chefe do executivo destacou que a prefeitura continua realizando o transporte de água para os moradores rurais. A principal preocupação é com a mudança definitiva do clima na região. O prefeito citou alguns estudos sobre esta alteração climática no sul do país que mostram pontos similares ao clima semiárido.
CANCI também lembrou que alguns anos atrás eram normais os registros de chuva a cada oito dias. Mas com toda esta mudança no tempo, o setor público tem se preocupado. Para solucionar este problema, o chefe do executivo de Anchieta citou a preservação das matas e plantação de árvores. O prefeito, IVAN CANCI destacou que a estiagem faz parte dos períodos climáticos, mas o que vem sendo registrado na última década é a frequência deste período. Ele destacou que há alguns anos as estiagens aconteciam a cada dois ou três anos.
Atualmente os decretos de emergências devido a isso ocorrem até três vezes ao ano, o que é bastante preocupante. Com o passar dos meses, CANCI comentou que o clima mostrará se este período será definitivo ou não. Ele explicou que a região não é especificamente responsável pela precipitação, mas sim a Amazônia que faz o clima propício à chuva. IVAN comentou ainda que a região pode influenciar positivamente ou não na infiltração da água no solo. Ele também enfatizou que é inegável a frequência da estiagem, e negar isso é como “tapar o sol com a peneira”. Por isso, CANCI disse que é necessário políticas que combatam a falta de água.
Militar chama atenção dos motoristas: infração pode virar crime. Sargento ALEXANDRO FREITAS, da Polícia Militar de Saltinho diz que o Código de Trânsito prevê que uma quebra de regra muitas vezes não resulta somente numa multa, mas também virar um processo no fórum. Na nova lei, não é necessário portar a CNH em papel, mas sim em digital. Qualquer uma das duas formas de apresentação da habilitação é aceita pelo agente de trânsito. A partir do momento em que o cidadão baixa o aplicativo, independe se o local tem internet ou não. O que não pode é faltar bateria no celular, porque não haveria como comprovar. É lei que o porte da CNH fica dispensado quando no momento da fiscalização for possível ter acesso ao sistema.
Muitas pessoas vão a PM pedir permissão para dirigir mesmo não tendo carteira. Sargento ALEXANDRO FREITAS diz que as alegações são das mais diversas, como a pessoa só iria ao local de trabalho e voltaria direto para casa. Tem também o argumento de que a permissão serviria para o filho ir a auto escola para fazer as aulas. Crime de trânsito, como lesão corporal culposa, é grave. Conforme o comandante da PM em Saltinho, outra situação muito comum é a pessoa não habilitada não parar a uma abordagem e sair em disparada, favorecendo perigo de dano. Também é crime grave de trânsito dirigir em velocidade superior a permitida próximo a escola ou onde tem bastante gente. Entregar o veículo a pessoa não habilitada é crime igualmente muito comum.
Dentro da propriedade rural um menor de 18 anos pode manobrar uma máquina agrícola. Mas, se ocorrer um acidente as autoridades precisam averiguar. A Polícia Militar só pode intervir se um menor estiver dirigindo um trator numa estrada que liga a uma comunidade.
Fortes chuvas provocam destelhamento e queda de árvores. Nas últimas 24 horas, o Corpo de Bombeiros de Dionísio Cerqueira atendeu 25 ocorrências, 21 ocorrências relacionadas às fortes chuvas ocorridas durante a madrugada e três atendimento pré-hospitalar. Foram atendidas 19 ocorrências de destelhamento, nas quais a guarnição atuou para avaliar os danos e riscos, prestar orientação e distribuir lona. Uma queda de árvore causou a obstrução da pista, onde a guarnição efetuou a desobstrução da via, retirando a árvore. Também foi verificada a queda de um poste de energia elétrica, onde foi efetuado registro e orientação ao proprietário. Nas demais regiões apenas vento forte e chuva foi registrado, sem danos.
Menor é apreendido com quase 120 quilos de maconha. A apreensão aconteceu na SC-161, em frente ao quartel do Corpo de Bombeiros de Palma Sola. A Polícia Militar do município fez a abordagem de um Palio, com placas de Cascavel, que era dirigido por um adolescente de 17 anos. Em revista no veículo, a guarnição encontrou 118 quilos e 910 gramas de maconha. A ocorrência contou com reforço da Polícia Militar de Campo Erê. O menor foi apreendido e junto com a droga levado para a Delegacia.
Fogo destrói parte de residência. Por volta das 13 horas da tarde de ontem, os bombeiros foram chamados para atender a uma ocorrência de incêndio em residência em São Lourenço do Oeste. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo ficou somente na garagem, causando pequeno dano. No total, foram gastos 500 litros de água na ocorrência.
Condutor de carro fica ferido em colisão com caminhão. Um grave acidente foi registrado no início da noite de ontem, na PR-280 entre Marmeleiro e Renascença. A colisão foi entre um Ômega emplacado em Francisco Beltrão que seguia sentido Renascença e um caminhão Mercedes-Benz que ia no sentido contrário. Após a batida, o carro acertou um barranco e o caminhão ficou na pista. O motorista do carro, que não foi identificado no local, sofreu ferimentos considerados graves e foi socorrido pelo SAMU. A Polícia Rodoviária Estadual foi chamada para atender a ocorrência.
Caminhão e moto colidem, deixando motociclista gravemente ferido. O homem de 32 anos, que pilotava uma Biz, teve graves ferimentos no início da tarde de ontem, no centro de Marmeleiro. O acidente aconteceu no cruzamento da Rua Laurindo Crestani com a Rua Isidoro Lirio Flach. Uma equipe do SAMU de Francisco Beltrão prestou os primeiros socorros ao condutor da moto e em seguida ele foi levado ao hospital. Hoje a vítima morreu no hospital. O corpo foi removido ao IML de Francisco Beltrão e após liberado será velado na Capela Mortuária São Cristóvão, em Marmeleiro.
Jovem de 22 anos é esfaqueada pela própria irmã. O crime aconteceu após um desentendimento na casa da família, no final da tarde de ontem, no bairro Jardim Virginia, em Francisco Beltrão. A jovem sofreu ferimentos moderados e foi encaminhada a UPA pelo Corpo de Bombeiros. O caso será investigado pela polícia.
Homem morre após sofrer queda de telhado. O acidente de trabalho ocorreu na tarde de ontem, por volta das 16 horas, quando OSMAR GUSTMANN, de 37 anos, estava lavando o telhado de uma empresa no Parque Industrial. A estrutura cedeu com o peso e ele caiu batendo a cabeça no piso. A equipe do SAMU foi acionada e após os primeiros socorros ele foi encaminhado com ferimentos graves ao Hospital São Lucas. Por volta de 22 horas e 50 minutos acabou morrendo. O corpo do homem foi encaminhado ao IML de Pato Branco.