ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 14/09/2020

GLOBO EM FOCO – 14/09/20

-BOLSONARO VETA PARTE DO PROJETO QUE ANISTIAVA MULTAS E DÍVIDAS DE IGREJAS

-MUNICÍPIOS PODERÃO USAR SOBRAS DE RECURSOS DE EMENDAS E DE CONVÊNIOS

-AMEOSC VAI MANTER MEDIDAS RESTRITIVAS

-PARÓQUIA DE TUNÁPOLIS COMEMORA 50 ANOS DE ATIVIDADES

-ACCS AVALIA AUMENTO NAS EXPORTAÇÕES DE CARNE SUÍNA

-ACORDO COLETIVO DOS FUNCIONÁRIOS DA JBS FICOU ABAIXO DO ESPERADO

-MULHER SOFRE GRAVES FERIMENTOS EM ACIDENTE ENTRE CARRO E MOTO

-POLÍCIA MILITAR DE ITAPIRANGA REGISTRA BRIGA NA AVENIDA URUGUAI

O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e estável. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 30 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 29 centavos. O euro está valendo seis reais e 29 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

Deslizamentos de terra provocados por chuvas torrenciais atingiram duas aldeias no Nepal neste domingo. Pelo menos 12 pessoas morreram e outras 21 estão desaparecidas. Um dos deslizamentos ocorreu perto da fronteira com a região chinesa do Tibete e o outro foi registrado no noroeste do país. Com isso, sobe para 314 o número de mortos em deslizamentos de terras e enchentes na temporada de monções, que vai de junho a setembro. Pelo menos 111 pessoas continuam desaparecidas e 160 ficaram feridas.

Os incêndios florestais que atingem a costa oeste dos Estados Unidos continuam deixando milhares de pessoas em alerta. O número de mortos subiu para pelo menos 28 pessoas. Há ao menos 100 focos de incêndio na região e as autoridades indicam que há dezenas de desaparecidos. O fogo já queimou uma área correspondente a quase o tamanho de Sergipe. Quase quatro mil imóveis foram destruídos nas últimas três semanas.

A partir desta segunda-feira, voos com procedência do Brasil podem pousar em qualquer um dos 149 aeroportos internacionais dos Estados Unidos. O governo norte-americano suspendeu parte das restrições para brasileiros entrarem no país colocadas em prática no fim de maio, por conta da pandemia do novo coronavírus. O relaxamento, contudo, não é valido para turistas. Se o passageiro embarcar do Brasil, da China ou de países com restrições e não tiver visto de residente ou de trabalho, green card ou não for cidadão americano, as restrições de entrada continuam.

Os testes da vacina contra Covid-19 desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Oxford em parceria com o laboratório sueco AstraZeneca, que estão na última fase, serão retomados no Brasil nesta segunda-feira. No sábado, a AstraZeneca anunciou a retomada geral dos testes, mas não detalhou as conclusões sobre o caso de efeitos adversos em uma voluntária. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária recebeu informações oficiais do governo britânico e do laboratório sobre o caso da voluntária no sábado. No mesmo dia, Anvisa anunciou que a retomada dos testes no Brasil foi aprovada.

O governo brasileiro aprovou, na sexta-feira, uma cota de isenção tarifária para a importação de 187 milhões e 500 mil de litros de etanol dos Estados Unidos. O país responde por cerca de 90 por cento do etanol importado que chega aos portos brasileiros a cada ano. Com a decisão, esse volume de combustível poderá ser importado pelo Brasil sem a incidência do imposto de importação – que, atualmente, é de 20 por cento para todos os países que não integram o Mercosul. Em agosto, a cota que o Brasil mantinha para todos os países fora do bloco econômico perdeu validade e o presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, chegou a apontar possibilidade de "retaliação" ao Brasil caso a taxação fosse retomada.

O presidente JAIR BOLSONARO decidiu vetar, parcialmente, uma proposta aprovada no Congresso que perdoava dívidas tributárias de igrejas. A lei foi publicada na edição desta segunda-feira do "Diário Oficial da União". O texto foi aprovado pelo Congresso Nacional mas, com o veto parcial, nem tudo entrará em vigor. O presidente vetou a isenção do pagamento da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido e a anistia das multas recebidas por não pagar essa contribuição. O ponto do projeto que previa o perdão das multas por não pagamento da contribuição previdenciária foi mantido. Os outros dois foram vetados porque, segundo o governo, a sanção poderia ferir regras orçamentárias constitucionais.



O deputado JESSÉ LOPES protocolou um requerimento com o pedido de instalação de uma CPI na Assembleia Legislativa para apurar o monopólio do uso do silo do Porto de São Francisco do Sul, denominada de CPI do Silo. O documento especifica que a CPI vai apurar fato determinado consistente na investigação de possíveis ilicitudes praticadas na gestão pública do Porto de São Francisco do Sul em procedimentos licitatórios recentes, durante o período da pandemia da Covid-19, bem como a ocorrência de improbidade, descaso e sucateamento do terminal de grãos. O requerimento, com 14 assinaturas será encaminhado à Presidência que irá verificar se cumpre todos os dispositivos regimentais pertinentes. Se for acatado o pedido, será lido em plenário e publicado no Diário Oficial. Depois da publicação e da divisão das vagas da comissão pelos partidos e blocos, será fixado o prazo de até duas sessões ordinárias para indicação dos membros pelos líderes de bancada, respeitando a proporcionalidade partidária.

O governador CARLOS MOISÉS anunciou na tarde desta sexta-feira, o nome de ALDO BAPTISTA NETO como o novo chefe da Defesa Civil estadual. NETO é coronel da reserva do Corpo de Bombeiros Militar e já chefiou a coordenadoria regional de Defesa Civil em Blumenau. O coronel trabalhou nos últimos meses como secretário-adjunto de Estado da Saúde e já dirigiu o SAMU anteriormente. CARLOS MOISÉS destacou a trajetória de Aldo Neto, que também já serviu na Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, com a função de coordenador-geral de Gerenciamento de Desastre.

O governador CARLOS MOISÉS sancionou uma lei que autoriza os municípios catarinenses a utilizarem as sobras de recursos decorrentes de economia na aplicação de emendas parlamentares impositivas ou convênios, evitando devolução ao Estado. A verba deverá ser destinada a ações locais em cada cidade. A livre destinação do saldo financeiro não poderá ser usada para despesas com pessoal, encargos sociais de ativos, inativos e pensionistas ou para o serviço da dívida. O uso do recurso poderá acontecer independentemente da realização de novo convênio ou de plano de trabalho com o Estado. | lei já está em vigor.

Ameosc vai manter medidas restritivas mesmo com mudança para bandeira amarela. Apesar da mudança da matriz de risco de contágio do coronavírus no extremo-oeste, a região vai manter as medidas de restrição por mais 15 dias. A afirmação é da coordenadora do colegiado de secretários de saúde da Ameosc, DEBORA PREVEDELO. Nesta última semana, a região voltou para a bandeira amarela e passou de grave para alto risco de contágio. DEBORA disse que a mudança representa uma melhoria dos indicadores que envolvem a pandemia, como número de casos, óbitos e taxa de ocupação dos leitos de UTI. Na última quarta-feira o comitê de crise regional da Covid avaliou a mudança mas decidiu manter medidas restritivas, como por exemplo, o limite de horário para o funcionamento de bares e restaurante e o fechamento de praças e quadras esportivas públicas.

A coordenadora do colegiado de secretários de saúde da Ameosc, DEBORA PREVEDELO observa que a população precisa manter os cuidados e o distanciamento social, mesmo com a melhoria dos indicadores do coronavírus no Extremo-Oeste. Ela cita que a mudança para bandeira amarela permite a adoção de medidas mais flexíveis, mas o entendimento dos prefeitos e gestores de saúde é de que o momento ainda é de cautela para evitar que o número de casos e internações hospitalares volte a crescer.

Comando Regional da Polícia Militar comemora 13 anos. A nona Região de Polícia Militar de Fronteira está completando nesta segunda-feira, os seus 13 anos. Criada em 2007, a nona Região surgiu em meio a um processo de reestruturação da Polícia Militar que buscou atender com mais eficiência a todos os rincões catarinenses, tendo por objetivo a promoção de uma maior agilidade entre as demandas do Comando Geral da corporação e as diversas regiões do Estado. Segundo o atual comandante da PM de Fronteira, Tenente-Coronel MARCELO DE WALLAU, dentro desta visão, foi criada a nona Região com uma área de atuação em 35 municípios localizados na região da fronteira de Santa Catarina com a Argentina. Tem a missão de coordenar e de fortalecer as ações de policiamento preventivo nos municípios com foco no policiamento ostensivo e nos programas preventivos.

Neste ano em decorrência da pandemia COVID 19 os atos de comemoração serão exclusivamente internos e voltados ao público policial militar. Comemorações serão realizadas nas instalações do Comando Regional em São Miguel do Oeste com a inauguração da galeria dos ex-comandantes da Região e a entrega de condecorações a policiais militares. Os atos contarão com a presença do Coronel DIONEI TONET, Comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina e que também realiza a sua primeira visita oficial as unidades da Polícia Militar na área da Fronteira. O Tenente-Coronel MARCELO DE WALLAU destaca que o estado de segurança começa na fronteira e a Polícia Militar de Santa Catarina visa preservar a ordem e proteger a vida.

Elevação dos preços de produtos da cesta básica também está ocorrendo nos municípios do Extremo Oeste. O comentário é do vice-presidente da Fecomércio e da Associação Catarinense de Supermercados, FRANCISCO CRESTANI. A alta de preços, especialmente do arroz e do óleo de soja levou a governo a cobrar explicações dos supermercados. O arroz teve alta de 19 por cento desde o começo do ano e o óleo de soja subiu mais de 18 por cento. CRESTANI disse que essa majoração é a nível nacional e a região não consegue escapar desse quadro. Ele citou que os fornecedores aumentaram os preços e os supermercados não estão conseguindo negociar os valores. O empresário admitiu que ficou surpreso com a alta dos preços. CRESTANI disse o que setor supermercadista está na ponta do sistema e não é o culpado pelo aumento de preços verificado nos últimos dias.

Governo faz bem em anunciar a redução das tarifas de importação de produtos como arroz e óleo de soja para tentar frear a alta de preços dos alimentos. A avaliação é do vice-presidente da Fecomércio e membro do Conselho Fiscal Acats, FRANCISCO CRESTANI. Ele explica que uma boa parte das industrias não está preocupada com o preço porque houve aumento da procura por alimentos, tanto do mercado interno quanto do exterior, especialmente da China. CRESTANI disse que os supermercados são apenas repassadores dos preços. Como a indústria aumentou muito, o setor acaba repassando para o consumidor final. O empresário destacou que o governo está correto porque a importação pode forçar a queda dos preços cobrados pelas industrias no mercado nacional. Ele afirma que o consumidor tem condição e força para rejeitar esse quadro de aumento dos preços de alimentos, especialmente da cesta básica. Percebe que as pessoas podem deixar de comprar ou reduzir o consumo de produtos que tiveram os preços elevados muito acima da inflação.

Sindicato dos servidores públicos municipais realiza eleição. A presidente, GRAZIELA HALWASS concorre ao cargo em uma chapa única. Ela explica que os oito municípios atendidos também terão eleição da diretoria local. Houve renovação em quase todos os nomes. As votações ocorrem dias 13 e 14 de outubro com urnas itinerantes. A meta é ter pelo menos 700 votos no processo. Ela afirma que o Sindi atua em defesa da categoria, promovendo cursos, capacitações, assessoria jurídica, entre outros. Também citou as assembleias participativas onde são definidas pautas de reivindicação junto às prefeituras. Além dos reajustes, há pedidos de aumento real, plano de cargos e salários, pagamento de insalubridade, gratificações, entre outros. GRAZIELA comentou que houve muitas mudanças no serviço público durante a pandemia, com alteração de funções principalmente no magistério em decorrência das aulas não presenciais.

Sindicato busca parcerias no comércio para contemplar funcionalismo. A presidente GRAZIELA HALWASS destaca que o objetivo é oferecer descontos em lojas, mercados, farmácias. Além disso, estão sendo negociados convênios com profissionais de saúde como médicos, dentistas, psicólogos. Ela revela que a entidade sindical busca também um convênio com a Unimed para planos de saúde. Segundo GRAZIELA, simultaneamente é feita a negociação com as prefeituras apesar do momento de crise e incertezas por conta do setor da saúde e econômico. A pauta é elaborada no começo do ano e os reajustes foram pagos nos primeiros meses. Ela afirma que neste ano ocorrem eleições municipais dos prefeitos e vereadores e com isso também pode haver mudanças nas negociações. A presidente avalia que a relação entre a entidade e administração é boa, pautada em pedidos, conversas e justificativas sobre impactos no orçamento, no caso de reajustes. Ela salienta que todas as conquistas são pautadas na legalidade.

Paróquia Santíssima Trindade comemora jubileu de ouro. Conforme o seminarista, VALNEI STUELP, a paróquia foi criada no dia 19 de setembro de 1970, e neste ano, completa seus 50 anos de instalação. Em função da pandemia, a programação de aniversário será reduzida. Para não deixar a data passar em branco, está sendo feito um resgate histórico sobre as primeiras lideranças, pioneiros, padres e professores, bem como, a realidade das comunidades. O resultado desta pesquisa está sendo publicado na página do Facebook da paróquia e na mídia regional. O seminarista cita que no dia 19 será promovido um pedal, pela Rota da Fé, percorrendo as comunidades da paróquia. No domingo dia 20, data da instalação da paróquia, será realizada uma missa solene festiva às oito horas e 30 minutos, com transmissão pelo facebook.

A paróquia Santíssima Trindade abrange 21 comunidades e matriz, atendendo dez comunidades de Tunápolis, oito de Santa Helena e três de Itapiranga. A origem do nome dado à paróquia é por causa dos três riachos da cidade que se juntam. A simbologia do ‘três em um’ é representado pela Santíssima Trindade, o pai, o filho e o espírito santo. A instalação da paróquia ocorreu pelo bispo de Chapecó, Dom JOSÉ GOMES. A primeira missa foi celebrada pelo padre BALDUINO SCHNEIDER. Os Jesuítas coordenaram o trabalho até o ano de 2005. Desde então, os padres diocesanos assumiram o trabalho. O seminarista, VALNEI STUELP, lembra que as celebrações com a presença de público na igreja matriz estão sendo retomadas de forma gradativa, o que está previsto para ocorrer a partir da próxima semana também nas comunidades.

ACCS avalia que status sanitário tem garantido aumento nas exportações de carne suína. Segundo o presidente da Associação Catarinense dos Criadores de Suínos, LOSIVANIO DE LORENZI, o bom momento que a suinocultura vive no momento é resultado do rigoroso controle sanitário no Brasil, e em especial, no estado catarinense, que é livre de febre aftosa sem vacinação. Ele cita que o mês de agosto atingiu o número de exportações que anteriormente era registrado em um ano inteiro. Em 2019 foram exportadas 414 mil toneladas até agosto, e este ano o número já está em 600 mil toneladas. LOSIVANIO comenta que a expectativa é de que a exportação continue crescendo, considerando a situação da pandemia e também da peste suína africana. A venda da carne suína para outros países também é favorecida pela alta do dólar. O presidente da ACCS cita que Santa Catarina representa 60% das exportações brasileiras de carne suína.

Apesar do bom momento que vive a suinocultura, o presidente da ACCS afirma que os produtores devem estar atentos ao mercado e as garantias de contrato. LOSIVANIO DE LORENZI diz que quando a atividade vive uma crescente é normal que mais produtores realizem investimentos, o que sempre é um risco. Ele lembra que em função da demanda pela proteína animal ser grande em todo o mundo, aumenta também o consumo de grãos. O presidente da Associação Catarinense dos Criadores de Suínos comenta que em algumas regiões o preço do milho chega a 65 reais a saca, e o farelo de soja chega na propriedade a mais de dois mil reais a tonelada. LOSIVANIO lembra que é preciso considerar também que no momento a exportação está com grande demanda, mas a abertura de novos mercados internacionais é morosa e muitas vezes com resultados a médio e longo prazo. Japão, Estados Unidos e China são hoje os maiores importadores da carne suína.

Acordo coletivo dos funcionários da JBS ficou abaixo do esperado. Em ano de pandemia, a negociação para o reajuste salarial foi mais difícil que o normal. Apesar do agronegócio ser uma referência positiva para a economia, as agroindústrias não facilitam para atender as reivindicações. Conforme o presidente do Sindicatos dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes,ÂNGELO ENCARNAÇÃO, o acordo coletivo dos funcionários dos frigoríficos da JBS aves e suínos de Itapiranga fechou apenas na variação do INPC. Ele destaca que a negociação foi longa e pautada na ata do ano passado, que foi revalidada a devido a impossibilidade de realizar assembleia com os trabalhadores. O presidente do Sindicato considera que o Índice Nacional de Preço ao Consumidor ficou muito baixo, com alta de apenas 2.05 por cento nos últimos 12 meses.

Sindicato registra avanços em cláusulas que garantem benefícios aos funcionários da JBS. ÂNGELO ENCARNAÇÃO afirma que sem conseguir ganho real aos colaboradores da agroindústria, a alternativa ficou para a negociação visando garantir benefícios em cláusulas que fazem parte do contrato de trabalho. Ele cita como exemplos positivos o programa de participações nos lucros, que passou de 900 reais para mil reais. Já a cesta básica mensal passou de 90 reais para 100 reais, incluindo a sexta extra no fim do ano. ENCARNAÇÃO destaca ainda que cláusulas contemplam os trabalhadores de diversas formas e concede também valor adicional para funcionários com mais de 15 anos de atuação na empresa. O presidente também chama atenção para os benefícios concedidos pelo sindicato com descontos em atendimento de diversos profissionais da saúde.

JBS continua contratando funcionários para diversos setores. O presidente do sindicato aponta como fator positivo a contínua contratação de trabalhadores de várias cidades. ÂNGELO ENCARNAÇÃO salienta que falta mão de obra em Itapiranga e muitos trabalhadores realizam deslocamento de cidades há mais de 100 quilômetros de distância do noroeste do Rio Grande do Sul e Oeste de Santa Catarina. ENCARNAÇÃO ressalta que a empresa contribui com o transporte coletivo. O presidente avalia que os frigoríficos da JBS Aves e Suínos de Itapiranga possui situação mais tranquila em relação a Covid-19, reduzindo o número de funcionários afastados em virtude da doença.

Mulher sofre graves ferimentos em acidente entre carro e motocicleta em Itapiranga. Foi por volta das 21 horas de ontem, na Rua Maximiliano Leon, Bairro. A Polícia Militar registrou a colisão lateral de uma Moto Honda CG 150 em um Renault Sandero, ambos de Itapiranga. A moto era conduzida por uma mulher de 38 anos. Ela sofreu fratura exposta na perda esquerda, escoriações nos braços e abdômen. A vítima foi conduzida pelo bombeiros ao Hospital Sagrada Família de Itapiranga e posteriormente transferida ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste. O Sandero era dirigido por uma mulher de 52 anos que não teve ferimentos.

Incêndio florestal mobiliza bombeiros por mais de 6h em Guaraciaba. O corpo de bombeiros foi acionado por volta das 16h30 deste domingo, para atender um incêndio florestal na linha Guataparema. No local foi confirmado se tratar de um incêndio em uma mata nativa, em um local de difícil acesso, em declive acentuado. A área atingida foi de aproximadamente 38 mil metros quadrados. Foi necessário acionar as equipes de folga totalizando 19 bombeiros, entre comunitários civis e profissionais, além de militares, que atuaram durante 6 horas ininterruptas para garantir que o fogo não se alastrasse. Nesta ocorrência foram usados aproximadamente 5 mil litros água para extinção de chamas e resfriamento.

Idosa fica ferida em acidente. A guarnição dos bombeiros foi acionada para atendimento de acidente de trânsito na BR- 163 nas proximidades do posto, na saída de SJCedro. No local ocorreu uma colisão lateral entre um caminhão Iveco placas de Presidente Castelo Branco que era ocupado apenas pelo condutor e um Uno, placas de Guaraciaba, com três ocupantes. O caminhoneiro não se feriu. No carro foi atendida a caroneira, de 79 anos de idade. Ela não apresentava ferimentos, porém, estava assustada e com a pressão arterial alterada. Após avaliação da vítima foi conduzida ao hospital de SJCedro para cuidados médicos. Segundo relato dos envolvidos ambos os veículos trafegavam no sentido Cedro/Guaraciaba quando o Uno tentava realizar ultrapassagem e se deparou com outro veículo vindo em via contrária. Ao finalizar a ultrapassagem e tentar retornar a sua via acabou colidindo lateralmente com o caminhão. Ambos os veículos envolvidos ficaram na via até a chegada a PRF para o levantamento da ocorrência.

Colisão envolvendo veículos de Palma Sola deixa dois mortos e três feridos. O acidente foi registrado por volta de 7h30 da manhã de ontem na a BR-280 entre Flor da Serra do Sul e Marmeleiro. A ocorrência envolveu um Corsa de Palma Sola, uma Hilux de Francisco Beltrão e um caminhão também de Palma Sola. O automóvel seguia sentido Marmeleiro e a caminhonete no sentido contrário, quando o condutor do Corsa tentou uma ultrapassagem de um caminhão Volvo e não conseguiu. Ele bateu de frente com a caminhonete e no para choque traseiro do caminhão. No Corsa estavam dois rapazes e duas jovens. KLEBER WAGNER foi ejetado do veículo e morreu na hora. O carro pegou fogo e os três que estavam dentro sofreram ferimentos graves, além de queimaduras sendo socorridos pelo Samu e Bombeiros. Porém o GABRIEL SCHMIDT morreu a caminho do Hospital. Na caminhonete estava o condutor e a filha que foram socorridos por motoristas que passavam no local. O trânsito ficou interrompido formando enormes filas de caminhões e automóveis.

Polícia Militar de Itapiranga registra briga na Avenida Uruguai. Foi próximo a meia noite de ontem, na Avenida Uruguai, nas proximidades do Fórum. A guarnição realizava rondas no centro da cidade quando flagrou dois homens, aparentemente embriagados e brigando. Um deles se evadiu do local e não foi identificado pelos policiais. Já um homem, de 24 anos, natural de Criciúma, investiu contra os policiais e foi preciso o uso de gás de pimenta para conter o agressor. Foi registrado Boletim de Ocorrência e o homem liberado. Ele já possui 16 passagens pela polícia, incluindo prisão em flagrante.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.