-CÂMARA APROVA PROJETO QUE FIXA REGRAS PARA O COMITÊ GESTOR DO IBS
-EXPORTAÇÕES DE SC CRESCEM 0,8% E CHEGAM A UM BILHÃO DE DÓLARES EM JULHO
-BALANÇO MOSTRA QUE HOSPITAL REGIONAL FEZ QUASE 90 MIL ATENDIMENTOS EM 2023
-MESÁRIOS VÃO RECEBER TREINAMENTO PARA ELEIÇÃO NO MÊS QUE VEM
-JUSTIÇA ELEITORAL RECEBE REGISTROS DOS CANDIDATOS A PREFEITO DE SMO
-INCÊNDIO DESTRÓI RESIDENCIA NO MUNICÍPIO DE CAMPO ERÊ
-IDOSO DE 65 ANOS MORRE EM QUEDA DE MOTOCICLETA NA SC 480
O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é sol com poucas nuvens. Nas últimas horas, a mínima foi de cinco graus. A máxima pode chegar a 22 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 45 centavos. O euro está valendo seis reais. O peso está cotado em 0,0060 centavos.
O grupo terrorista Hamas disse nesta terça-feira que não participará de conversas por um acordo de cessar-fogo na guerra na Faixa de Gaza que acontecerão nesta quinta. Israel vai enviar uma delegação para as negociações. O representante do Hamas no Líbano disse em uma entrevista que o Hamas decidiu não participar das conversas porque os chefes do grupo terrorista acreditam que o governo israelense de BENJAMIN NETANYAHU dificulta as negociações. Israel rebateu a alegação e disse que é o Hamas quem está atrasando as conversas. A negociação foi convocada pelos mediadores Estados Unidos, Catar e Egito na semana passada.
O primeiro-ministro do Japão, FUMIO KISHIDA, anunciou em coletiva nesta quarta-feira, em Tóquio, que deixará o cargo em setembro deste ano. No poder há três anos, KISHIDA teve o mandato marcado por escândalos políticos e aumento da inflação. De acordo com a agência Reuters, o primeiro-ministro abrirá caminho para um novo premiê que enfrentará o impacto do aumento dos preços na quarta maior economia do mundo. A decisão de renunciar à disputa desencadeia uma corrida para substituí-lo como chefe do partido. O apoio público a KISHIDA se desgastou diante das revelações sobre os laços do partido com a controversa Igreja da Unificação e, mais recentemente, sobre doações políticas não registradas feitas em eventos de arrecadação de fundos da legenda.
A ONU divulgou nesta terça-feira um relatório "confidencial" sobre as eleições na Venezuela. O documento indica falta de transparência do órgão eleitoral venezuelano e afirma haver segurança em atas com resultados divulgados pela oposição. as eleições presidenciais na Venezuela terminaram com o Conselho Nacional Eleitoral proclamando NICOLÁS MADURO vitorioso. No entanto, a oposição garante que atas das urnas colhidas após o pleito dão vitória a EDMUNDO GONZÁLEZ, por ampla vantagem. O relatório da ONU foi produzido por especialistas que compõem um painel eleitoral independente.
Uma reportagem publicada na tarde desta terça-feira pelo jornal "Folha de S. Paulo" afirma que o gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal, ALEXANDRE DE MORAES usou mensagens, de forma não oficial, para ordenar que a Justiça Eleitoral produzisse relatórios que embasassem decisões do ministro no inquérito das fake news no STF. Os bolsonaristas investigados no inquérito, sobre quem MORAES pediu relatórios, tinham postado ataques à lisura da eleição de 2022 e a ministros do STF, além de incitar militares contra o resultado das urnas. O gabinete do ministro divulgou nota afirmando que "todos os procedimentos foram oficiais, regulares e estão devidamente documentados nos inquéritos e investigações em curso no STF, com integral participação da Procuradoria Geral da República."
O volume de vendas do comércio varejista caiu um por cento em junho, em comparação com maio, quando teve alta de zero vírgula nove por cento. Esta foi a primeira queda após cinco meses de resultado positivo seguido do setor, que acumula alta de cinco vírgula dois no ano e de três vírgula seis por cento nos últimos 12 meses. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE. Das oito atividades pesquisadas, quatro avançaram em junho, com destaque para móveis e eletrodomésticos com alta de dois vírgula seis por cento, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria que cresceram um vírgula oito por cento.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira o texto-base da segunda fase de regulamentação da reforma tributária, que fixa regras para a composição do comitê gestor dos novos impostos, além de normas para a taxação de heranças em situações específicas. Foram 303 votos favoráveis e 142 contrários. A análise dos destaques — sugestões de alteração na proposta —, será realizada nesta quarta-feira. Finalizada esta etapa, o projeto vai ao Senado. Este segundo projeto estabelece as regras de administração do comitê gestor do Imposto sobre Bens e Serviços. O comitê será responsável por administrar e fiscalizar o imposto sobre o consumo de estados e municípios, chamado de IBS.
Nove cidades de Santa Catarina vão ter aumento no número de vereadores a partir da próxima legislatura, que será escolhida nas Eleições 2024 e tomará posse em janeiro de 2025. No total, serão 22 vagas a mais de vereadores em disputa pelos candidatos de Santa Catarina nas urnas em outubro. A mudança foi permitida depois da divulgação dos dados do Censo 2022. Segundo o levantamento do IBGE, 40 cidades do estado poderiam ter aumento no número de cadeiras após a divulgação dos novos dados populacionais, por terem atingido os patamares exigidos pela Constituição Federal. A mudança, no entanto, não era obrigatória e nem automática. Cada Legislativo precisava aprovar leis específicas para esse aumento de vagas, o que ocorreu apenas nessas nove cidades.
Com 331 mortes por dengue confirmadas em Santa Catarina, o Estado vacinou apenas 28 por cento do público-alvo contra a doença até esta segunda-feira. A informação foi divulgada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica. O imunizante está disponível em quatro regiões catarinenses para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Até 29 de julho, último boletim divulgado pela Dive, Santa Catarina tinha 363 mil casos prováveis de dengue. Na comparação com o mesmo período de 2023, o aumento foi de 163 por cento. Em 2024, já foram confirmadas 301 mortes por dengue. Secretarias municipais de Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde ainda investigam 25 mortes que podem ter sido causadas pela doença.
Santa Catarina fechou o mês de julho com receita de um bilhão de reais nas exportações, um crescimento de zero vírgula oito por cento em relação ao mesmo mês do ano passado. Nos sete meses deste ano, as vendas externas do Estado somaram seis bilhões e meio de dólares, um recuo de quatro vírgula quatro por cento frente aos seis bilhões e 800 milhões de dólares do mesmo período de 2023. As importações totalizaram dois bilhões e 600 milhões de dólares em julho, com crescimento de 29 por cento em relação ao mesmo mês do ano passado. O setor econômico que liderou exportações em julho foi o de alimentos e bebidas, com receita de 425 milhões de dólares.
O nono Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira realizou nesta terça-feira a formatura em comemoração à data magna do Estado de Santa Catarina, com promoção de policiais militares e bombeiros militares. Na solenidade, foram promovidos três policiais militares a postos superiores. Após a solenidade os Bombeiros Militares realizaram o tradicional banho ao promovido. As fotos da formatura estão no portal da Peperi na internet.
O Evento Conexão terá dois dias de cases e palestras neste final de semana em Itapiranga. A programação é voltada para o empreendedorismo e contará com nomes de destaque regional, estadual e internacional. O Conexão será realizado sexta e sábado no clube Imigrantes. Ao todo, serão sete palestras e cases de sucesso. A principal palestra do Conexão está programada para as 10 e meia da manhã de sábado com o bicampeão olímpico de vôlei GIOVANE GÁVIO. O tema será “times de alta performance”. De acordo com o coordenador do evento, ALEXANDRE SIQUEIRA, a meta é reunir mais de 400 pessoas. Os ingressos ainda podem ser adquiridos pela população da região.
A Secretaria de Cultura de São Miguel do Oeste está com algumas vagas abertas para algumas oficinas culturais. De acordo com o secretário adjunto de Cultura, SIRINEU LEÃO, são 19 vagas em cinco oficinas. Técnica vocal e piano ainda tem duas vagas abertas. A oficina de violão ainda pode receber seis alunos. Tricô e croché tem cinco vagas e pintura em tela são quatro vagas. As aulas são gratuitas e ocorrem uma vez por semana, para pessoas residentes em São Miguel do Oeste. As inscrições pode ser feitas no Centro Cultural com documentos de identificação pessoal e comprovante de residência.
A Secretaria de Agricultura, em parceria com a Epagri e a Acomar, realizou na semana passada, a segunda etapa do programa de coleta de Materiais Sólidos e Recicláveis no Interior. A atividade contou ainda com o envolvimento das secretarias de Obras e de Saúde. A exemplo de outros anos, os moradores organizaram os materiais a ser descartados e os levaram até o pontos de recolhimento indicados pela secretaria. Foram recolhidos plásticos, papéis, metais, vidros, ferramentas, equipamentos e sacos de adubo e ração. Não foram coletados lixo orgânico, embalagens de agrotóxicos, rejeitos como fraldas, papel higiênico e similares lâmpadas, pneus, roupas e calçados. A coleta passou por todas as comunidades rurais.
A campanha de recolhimento de Materiais Sólidos e Recicláveis no Interior atingiu todos os objetivos. A avaliação é do secretário de Agricultura, NILO BEDIN. Ele disse que os materiais retirados do campo foram levados para a Associação de Coletores. A Acomar fez a separação e a destinação correta dos resíduos. O volume de resíduos coletados na campanha da semana passada não foi divulgada pelo município. A terceira etapa deve ocorrer no mês de novembro.
Durante a sessão ordinária desta terça-feira, os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram apenas um projeto de lei. A proposta declara de utilidade pública a Associação Miguel-oestina de Músicos e Violinistas. A entidade fica no Bairro São Jorge e foi fundada em março de 2024. O objetivo da associação é congregar violonistas e músicos adeptos para o estudo, aprendizado, prática e divulgação do violão como instrumento para a produção de música, arte e cultura. O projeto foi aprovado em primeiro turno por maioria, com uma abstenção, e ainda passará por segunda votação antes de ser enviado ao prefeito para sanção.
Na sessão de ontem à noite, os vereadores também aprovaram um requerimento de informações e uma indicação. O requerimento quer saber detalhes sobre os tablets adquiridos pelo município em dezembro de 2022 para uso pelos agentes comunitários de endemias. Os vereadores também aprovaram uma indicação legislativa que solicita a marcação de carga e descarga em vagas junto à garagem de uma empresa de móveis na Rua Rui Barbosa. A justificativa é que a ausência de uma área devidamente marcada para esta finalidade tem gerado transtornos tanto para a empresa quanto para os pedestres e veículos que circulam pela região. A indicação é destinada ao secretário de Urbanismo e ao Cotrasmo.
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, administrado pelo Instituto Santé, divulgou o Balanço Social referente ao ano de 2023. O relatório destaca o impacto social, ambiental e econômico das atividades do hospital. De acordo com o diretor da unidade, RODRIGO LOPES, o objetivo do material é demonstrar como o hospital contribui para a sociedade, reforçando o compromisso com a responsabilidade social e a sustentabilidade. O documento apresenta as conquistas e impactos tanto do Instituto Santé quanto do Hospital Regional de São Miguel do Oeste, com ênfase nos pilares Ambiental, Social e de Governança.
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso realizou, no ano passado, 89 mil atendimento em 2023. O dado está no Balanço Social divulgado pela instituição. No ano passado foram cerca de 48 mil atendimentos de pronto socorro e 40 mil de ambulatório. Além disso, foram seis mil e 900 cirurgias, 197 mil exames de laboratório e 68 mil de imagem. O Balanço Social do Hospital também destacou que ocorreram 889 nascimentos na unidade em 2023. O Hospital teve receitas de 69 milhões no ano passado com despesas de 42 milhões com a folha de pagamento dos profissionais e oito milhões em materiais e medicamentos.
O cartório eleitoral finalizou o processo de convocação dos mesários que vão atuar no pleito deste ano em São Miguel do Oeste. A informação é da chefe do cartório da quadragésima quinta zona eleitoral, DEANA FANTON. Ao todo, 368 mesários vão trabalhar nas 92 seções eleitorais dos 11 locais de votação em seis de outubro no município. Nos quatro municípios da zona eleitoral, São Miguel do Oeste, Descanso, Belmonte e Santa Helena, são 26 locais de votação e 135 seções eleitorais com um total de 556 mesários. As equipes foram compostas por eleitores que voluntariamente se cadastraram para trabalhar nas eleições, além daqueles convocados pela justiça.
Os presidentes de mesa e os primeiros mesários convocados para a eleição deste ano vão receber um treinamento presencial no mês de setembro na zona eleitoral de São Miguel do Oeste. A afirmação é da chefe do cartório da quadragésima quinta zona eleitoral, DEANA FANTON. Ela explicou que eles vão receber as orientações sobre o trabalho que será realizado no dia da votação, desde ligar a urna até o fechamento da votação, com recolhimento dos cartões para a transmissão dos votos para o TRE. O treinamento será realizado na escola São Miguel nos dias 16 e 17 de setembro. O treinamento também vai ocorrer nos demais municípios da zona eleitoral. Os segundos mesários e secretários vão passar por uma capacitação pelo aplicativo “Mesário”.
Os três candidatos a prefeito de São Miguel do Oeste já fizeram o registro das candidaturas no Sistema de Candidaturas da Justiça Eleitoral. EDENILSON ZANARDI foi registrado pela Coligação Caminho Certo e Seguro que envolve PL, MDB, REPUBLICANOS, PDT, PODE e PSD. JUARES DA SILVA foi registrado pela Federação Brasil da Esperança-Fé Brasil que envolve PT, PC do B e PV. PAULO DRUMM foi registrado pela coligação União por São Miguel composta por União Brasil, PP e Federação PSDB CIDADANIA. Agora, a Justiça eleitoral tem até 25 de setembro para analisar os documentos apresentados pelos candidatos.
Os três candidatos a prefeito de São Miguel do Oeste declararam possuir bens no valor total de três milhões 275 mil reais. Os dados relativos a patrimônio e bens são públicos a declaração é uma das exigências para registrar a candidatura. EDENILSON ZANARDI, do PL, informou patrimônio de dois milhões 597 mil reais. JUARES DA SILVA, do PT, declarou bens no total de 398 mil reais. Já PAULO DRUMM, do União Brasil, informou patrimônio de 297 mil reais. Para a eleição à prefeito deste ano, o limite de gastos em São Miguel do Oeste, é de 272 mil 440 reais.
O registro das candidaturas à prefeito de São Miguel do Oeste também contem às propostas de governo dos candidatos. O plano de governo da coligação Caminho Certo e Seguro de EDENILSON ZANARDI tem 22 propostas para São Miguel do Oeste continuar no caminho certo e seguro. As cinco primeiras são dar continuidade ao atual modelo de gestão na Administração Municipal; asfaltar todas as ruas que ainda não receberam pavimentação; iniciar a implantação da coleta de lixo orgânico e reciclável com contêineres Subterrâneos; construir novos espaços de lazer para as famílias e dar sequência ao asfaltamento nas comunidades rurais.
O plano de governo da Federação Brasil da Esperança - Partido dos Trabalhadores do candidato a prefeito professor JUARES DA SILVA cita que o documento está balizado na defesa da democracia e dos direitos sociais. O plano traduz a intenção de levar para a administração municipal as demandas da população priorizando a gestão democrática. O documento tem os objetivos gerais e ações em cinco frentes: democracia e participação popular; desenvolvimento econômico, turismo, urbanismo, infraestrutura e agricultura; Saúde e assistência social; cultura, educação, esporte e Gestão Pública.
O plano de governo da coligação União por São Miguel do candidato PAULO DRUMM cita que o documento foi cuidadosamente elaborado com base nas necessidades e demandas da população. A coligação cita que o plano poderá ser ajustado ao longo do período eleitoral para garantir que atenda da melhor forma possível aos interesses e aspirações dos cidadãos. O plano traz as ações previstas para 10 setores: educação; saúde; esporte; cultura; assistência social; agricultura; desenvolvimento sustentável; servidores públicos municipais; desenvolvimento urbano, obras e segurança; e planejamento. A maior número de propostas está na educação e na saúde.
O Ginásio Poliesportivo Egon Inácio Marx de Iporã do Oeste foi alvo de vandalismo durante a noite da última segunda feira. Conforme o diretor de esportes e responsável pelo local, NICOLAU KLOCK, a janela frontal do espaço teve os vidros quebrados. Ele disse que não foi possível identificar o objeto utilizado para causar a depredação e qual o motivo do ato. O fato foi comunicado à Polícia Civil. A imagens das câmeras de videomonitoramento instaladas no local serão usadas para a identificação dos responsáveis pelo vandalismo.
Na manhã desta terça-feira, o Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi acionado para uma ocorrência de incêndio em residência na SC-305, na antiga Agropecuária Cara Branca. O fogo atingiu um imóvel de dois pavimentos de aproximadamente 650 metros quadrados. O incêndio se concentrou no pavimento superior. Foram cerca de 40 minutos e aproximadamente 10 mil litros de água para o trabalho de combate as chamas e rescaldo. O local foi isolado para avaliação das causas do sinistro. A guarnição de Campo Erê precisou acionar apoio de equipes de São Lourenço do Oeste e Palma Sola. Ninguém ficou ferido.
Um idoso de 65 anos morreu em um acidente na tarde de ontem na SC 480. O fato aconteceu por volta das duas horas da tarde em São Lourenço do Oeste. De acordo com a Polícia Rodoviária, o condutor de uma moto Bross sofreu uma queda. A moto deslizou para o lado oposto da direção. Tanto o corpo do homem quanto a motocicleta pararam fora da pista do sentido contrário. Segundo os polícias, até o fechamento da ocorrência não havia testemunhas do acidente. O motociclista morreu na hora.