-IPCA SOBE ZERO VÍRGULA 12 POR CENTO EM JULHO PUXADO PELA ALTA DA GASOLINA
-SANTA CATARINA CHEGA A 96% DE LOTAÇÃO DE UTIS PELO SUS
-CONSELHO TUTELAR INAUGURA BRINQUEDOTECA EM IPORÃ DO OESTE
-MOÇÃO PEDINDO REVOGAÇÃO DA IMPORTAÇÃO DE LEITE SERÁ VOTADA HOJE
-MUNICÍPIO CONCLUI TRABALHOS COM MÁQUINAS NO PARQUE DA FAIC 2023
-OBRAS NA RUA HUMBERTO DE CAMPOS ENTRAM NA RETA FINAL EM DESCANSO
-CONDUTOR EMBRIAGADO TENTA FUGIR DE ABORDAGEM, MAS ACABA PRESO
-COLISÃO ENTRE MOTOS E CARRO ESTACIONADO DEIXA DOIS FERIDOS NA REGIÃO
O tempo apresenta-se com predomínio do sol em Iporã do Oeste. A previsão para as próximas horas é de sol na região. A mínima das últimas horas foi de cinco graus e a máxima para hoje deve ser de 23 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 93 centavos. O euro está valendo cinco reais e 37 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula sete centavos.
O Ministério da Defesa do Reino Unido disse em um comunicado neste domingo que há “possibilidade realista” de que a Rússia não financie mais as atividades do grupo mercenário Wagner. Em uma série de publicações na plataforma social “X”, anteriormente conhecida como Twitter, o ministério pontuou que o Estado russo “agiu contra alguns outros interesses comerciais do proprietário do Wagner, YEVGENY PRIGOZHIN”, depois que ele liderou um motim fracassado contra o chefe do exército russo em junho. Segundo a Defesa Britânica, se o Estado russo não pagar mais a Wagner, o segundo pagador mais plausível são as autoridades bielorrussas.
O número de vítimas fatais dos incêndios no Havaí, os mais letais em mais de um século nos Estados Unidos, chegou a 93 pessoas neste domingo. A cifra, porém, ainda pode aumentar, de acordo com as autoridades locais. O desastre ocorre depois de a América do Norte ter sofrido vários fenômenos climáticos extremos nos últimos meses, desde incêndios florestais recordes no Canadá, até uma onda de calor que atingiu o sudoeste dos Estados Unidos. A Europa e algumas partes da Ásia também sofreram com ondas de calor, inundações e grandes incêndios. Os cientistas dizem que a mudança climática causada pela ação do homem agrava os desastres naturais, tornando-os mais comuns e letais.
O candidato oposicionista, JAVIER MILEI, foi o mais votado nas eleições primárias da Argentina, realizada neste domingo. A votação final ocorre em 22 de outubro. A chapa de MILEI, “A Liberdade Avança”, obteve cerca de 30 por cento dos votos. A segunda chapa mais votada era a Juntos pela Mudança, também de oposição, com 28 por cento dos votos. Em outubro, ela será representada por PATRICIA BULLRICH, com 17 por cento. A chapa governista, União Pela Pátria, obteve pouco menos de 28 por cento dos votos, no pior desempenho do peronismo na história das prévias. O ministro da Economia, SERGIO MASSA, foi o mais votado da legenda.
O deputado ELMAR NASCIMENTO do União da Bahia apresentou neste sábado seu parecer sobre o projeto que regulamenta a remuneração de conteúdos jornalísticos e artísticos veiculados em plataformas digitais. Os dois pontos faziam parte da proposta que pretende responsabilizar as big techs por veiculação de notícias falsas. Em acordo com os parlamentares, os trechos foram desmembrados para agilizar a tramitação do texto. A expectativa é de que o projeto seja votado nesta semana. Se aprovadas no Congresso, as mudanças entrarão em vigor um ano após a publicação da lei. Em linhas gerais, a proposta determina que plataformas com mais de dois milhões de usuários remunerem empresas jornalísticas pela veiculação de conteúdo em texto, vídeo, áudio ou imagem; regula publicidade no ambiente digital, inclusive em eleições e cria capítulos específicos na Lei de Direitos Autorais para regulamentar o pagamento pela veiculação de obras audiovisuais e musicais.
Ainda sem consenso sobre as mudanças feitas pelo Senado no marco fiscal, o presidente da Câmara, ARTHUR LIRA, marcou encontro com as lideranças da Casa e o relator do texto na Câmara, CLÁUDIO CAJADO, nesta segunda-feira. A reunião será às sete horas da noite, na residência oficial da presidência da Câmara, em Brasília. CAJADO afirmou que vai defender aos líderes que aprovem o marco fiscal do jeito que passou na primeira votação na Câmara, em maio, sem incluir as mudanças feitas depois pelos senadores. Além dos deputados, técnicos da Câmara devem participar do encontro. A versão defendida por CAJADO choca com expectativa do governo de antecipar recursos na Lei Orçamentária de 2024, por meio de emendas condicionadas, que abririam espaço entre 32 e 40 bilhões.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, indicador considerado a inflação oficial do país, subiu zero vírgula 12 por cento em julho, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A inflação brasileira vinha desacelerando desde fevereiro. O indicador chegou a ter deflação de zero vírgula zero oito por cento em junho, mas neste mês voltou a acelerar puxado pelo grupo de Transportes que teve alta de um e meio por cento e com destaque para a gasolina que subiu quatro vírgula 75. Com isso, o país passa a ter uma inflação acumulada de três vírgula 99 por cento na janela de 12 meses. No ano, acumula alta de dois vírgula 99 por cento.
O cenário da segurança pública em Santa Catarina enfrenta um desafio crítico: a carência de delegacias 24 horas para atender a demanda das 295 cidades. Atualmente, existem apenas 14 unidades que funcionam em horário de plantão em todo o Estado, número que representa uma média de 21 municípios atendidos por cada uma das centrais plantonistas. No caso das Delegacias de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, Santa Catarina não tem unidades funcionando em horário contínuo. Por isso, em casos de ocorrências graves que ocorram durante horário de plantão geralmente entre sete da noite e oito da manhã, moradores de algumas cidades precisam percorrer até 100 quilômetros em busca de assistência.
As vendas do comércio de Santa Catarina voltaram a crescer depois da queda de quase três por cento em maio. No mês de junho, itens de farmácia, perfumaria e atacado se destacaram entre o aumento de meio ponto percentual no lucro do mercado catarinense, na comparação com o mês anterior. No setor de atacado, a expansão em junho foi de 26 vírgula três por cento, deixando o segmento ainda entre o que mais sustenta a receita do Estado. No ramo de farmácia, perfumaria e cosmético, as vendas cresceram três vírgula dois por cento. Conforme o secretário da Indústria, Comércio e Serviços em Santa Catarina, SILVIO DREVECK, parte do crescimento se dá pelo aumento do “poder aquisitivo da população devido a taxa de permanência no mercado de trabalho”.
Santa Catarina chegou a 96 por cento de lotação nas Unidades de Terapia Intensiva do Sistema Único de Saúde na última sexta-feira. Das sete mesorregiões estaduais, duas estavam totalmente ocupadas e outras três regiões possuíam apenas três leitos disponíveis ou menos, conforme dados divulgados no painel de transparência da Secretaria de Estado da Saúde. Segundo o órgão, a alta é acompanhada em todo território catarinense por conta do aumento de casos de gripe e dengue. O Estado inteiro possuía apenas 26 leitos de UTI disponíveis para atendimento geral. No entanto, o próprio painel do governo aponta que a taxa de ocupação real é maior do que o indicador oferecido pela plataforma. Ou seja, o número disponível de fato é ainda menor.
Itapiranga lança amanhã oficialmente o cartaz e traje das soberanas da quadragésima quarta Oktoberfest. O evento será realizado no Pavilhão B do Complexo Oktober, no Restaurante Típico da Oktober. A programação será a partir das 19 horas, com participação limitada, diante de prévia confirmação. O cartaz e o traje típico oficial sempre geram expectativa por serem destaque da grande festa. A quadragésima quarta Oktoberfest acontecerá nos dias sete e 22 de outubro, em linha Presidente Becker e de 12 a 15 de outubro, na cidade de Itapiranga. Gastronomia, cultura, tradição e alegria fazem parte do roteiro. As bandas Os Montanari, Musical Integração, Vox 3 e Herr Schmidt já estão confirmadas.
Duas escolas municipais de Santa Helena estão sem aulas nesta segunda-feira por causa dos danos causados pelo temporal com chuva de granizo registrado na madrugada do último sábado. A Secretária de Educação de Santa Helena, LAÍS TELOEKEN, lamentou o fato em entrevista para a Rádio Oeste e informou que o atendimento está sendo prestado somente na creche da cidade nesta segunda-feira. Ela disse que as aulas nas demais escolas devem voltar ao normal amanhã, após a conclusão da limpeza e organização dos espaços atingidos pela intempérie climática. LAÍS TELOEKEN salientou que os prejuízos ainda estão sendo calculados, pois muitos livros e equipamentos eletrônicos foram danificados pela chuva. Uma das salas atingidas pela chuva abrigava cerca de 140 mil reais em livros e grande parte dos materiais foram danificados.
São João do Oeste é destaque estadual com programa de prevenção a problemas de saúde mental. Município reforça ações com foco em reduzir casos graves que são registrados pela equipe da saúde. Conforme o psicólogo clínico de São João do Oeste, MIGUEL RODRIGUEZ, o Humaniza SUS, realizado em Biguaçu, no litoral catarinense, mostrou iniciativas de sucesso nos municípios catarinenses. A equipe da Secretaria Municipal da Saúde apresentou o Projeto Cuidar, Saúde Mental Para Todos. O trabalho teve início no município em 2021 e a cada ano aborda vários assuntos com diferentes profissionais, visando conscientizar a população da importância de prevenir. RODRIGUEZ relata abordagens sobre bullying, meios de proteção, como buscar ajuda e os impactos negativos que problemas mentais provocam.
Também já ocorreu palestra para cuidadores e pais de alunos do CRAS, além de roda de conversas em todos as escolas do município, promovendo a prevenção a vida. MIGUEL RODRIGUEZ considera que é preciso capacitar a base, que são as crianças e adolescentes, para reduzir os índices de doenças mentais. O município registrava grande busca por consultas psicológicas, psiquiátricas e clínicas. A partir do trabalho com apoio da equipe da Secretaria da Saúde, já ocorreu a diminuição na busca por atendimento, além de ter a constatação de menor número de pessoas com ansiedade e outros problemas. RODRIGUEZ salienta que o objetivo é dar sequência ao projeto e mostrar para as pessoas que o tratamento contra o adoecimento mental é eficiente e que existe uma ampla equipe de profissionais para fazer a acolhida e processo de tratamento, com resultado positivo.
O projeto do circuito de cicloturismo na região Caminhos da Fronteira foi apresentado na Secretaria de Turismo do Estado na semana passada. Conforme o coordenador, VANDUIR MATIAS DETERS, a apresentação ocorreu no gabinete do Secretário, EVANDRO NEIVA. Ele destaca que o cicloturismo é uma das linhas de ação que o Governo do Estado pretende fomentar. No entanto, DETERS ressalta que por hora a Secretaria de Turismo informou que não possui recursos para apoiar o projeto, pois foi criada em março e não possui dotação orçamentária. Ainda sobre o circuito, que pretende contemplar os 19 municípios da Ameosc, VANDUIR DETERS participou de reunião com o assessor do Sebrae Nacional, CELSO CALCANHOTTO, e tratou sobre a liberação de recursos para viabilizar o projeto. O processo está em andamento e o Sebrae prometeu dar retorno em breve.
Ainda na capital do estado na semana passada, VANDUIR DETERS, acompanhado do deputado FABIANO DA LUZ, levou a demanda da Ciclofaixa na SC-496, de Tunápolis a Descanso, ao Secretário de Infraestrutura de Santa Catarina, JERRY COMPER. Conforme DETERS, o Secretário informou que vai submeter o pedido para a equipe técnica e sinalizou com a possibilidade de pavimentar o acostamento da rodovia, a única que dá acesso aos municípios de Tunápolis, Santa Helena e Belmonte e por onde é transportada toda a produção da região. DETERS menciona que ela também é muito utilizada por quem pratica atividade física, de forma especial o ciclismo. De acordo com ele, se for feita uma limpeza geral nas laterais, além da desobstrução das sarjetas e reforma dos pontos danificados, já aliviará a situação atual em que a rodovia se encontra.
O Conselho Tutelar de Iporã do Oeste inaugurou na semana passada, uma brinquedoteca direcionada ao público infantil. Os brinquedos e o material didático utilizados para compor o espaço foram obtidos por meio de doações das próprias conselheiras tutelares, do CRAS e também da população em geral. Segundo as conselheiras que atendem no local, ao lado do INDACI, parte do material utilizado para compor a brinquedoteca iria para descarte, mas foi reaproveitado. Todos os brinquedos foram higienizados e limpados para serem utilizados no espaço, o que levou em torno de seis meses para ser concretizado. O objetivo do Conselho Tutelar com a brinquedoteca é acolher as crianças nos atendimentos, por meio da representação da realidade delas no novo ambiente. Conforme as conselheiras, o órgão não deve ser visto apenas com a finalidade de recolher e levar crianças e adolescentes para o abrigo, mas como um lugar receptivo para esse público.
Os vereadores de Iporã do Oeste vão se reunir para a vigésima sexta Sessão Ordinária do ano na noite desta segunda-feira. Na pauta do encontro estará a discussão e votação em segundo turno do Projeto de Lei Complementar 092023, de autoria do Executivo, que institui a política municipal do meio ambiente, o sistema municipal de proteção, controle, fiscalização, melhoria da qualidade e licenciamento ambiental e que cria o fundo municipal do meio ambiente e dá outras providências. O projeto foi aprovado por maioria absoluta na primeira votação, com abstenção apenas do vereador ADRIANO KLEIN. Na sessão de hoje também dará entrada para leitura o Projeto de Decreto Legislativo 012023, de autoria do presidente da casa, vereador PAULO SÉRGIO MARX, que dispõe sobre a baixa do patrimônio e a transferência de bens móveis para o poder executivo do município de Iporã do Oeste e dá outras providências.
Os vereadores de Iporã do Oeste também vão votar na noite de hoje, uma Moção de Apelo pedindo a revogação da redução do imposto sobre a importação do leite e outros lácteos. A Moção é de autoria da vereadora, IRMÍ ROHR SCHNEIDERS, e caso aprovada pelos demais vereadores, será encaminhada ao Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Governo Federal, GERALDO ALCKMIN. Dentre os pontos que justificam a Moção, a vereadora cita que a produção de leite tem grande importância para a Agricultura Familiar, pois gera renda, emprego e é fator importante para evitar o êxodo rural. O pedido leva em conta que a importação de leite torna o mercado extremamente competitivo e que muitos produtores não suportarão os impactos financeiros da competividade. A vigésima sexta Sessão Ordinária vai começar às 19h no plenário vereador Pedro Arthur Ammon, na Rua Boa Vista, em Iporã do Oeste.
O Município de Descanso está finalizando as obras de asfaltamento da Rua Humberto de Campos. Conforme o prefeito, SADI BONAMIGO, a obra teve vários impasses durante a sua execução que levaram a atrasos, principalmente devido às fortes chuvas e a necessidade de realocação e substituição da tubulação de abastecimento de água da cidade. O prefeito menciona que nas últimas semanas foi executada a primeira camada de massa asfáltica no trecho entre o armazém da Cooper A1 e a SC-496. Na semana passada foi colocada a última camada de asfalto em todo o trecho da rua, faltando agora apenas a pintura viária e a instalação das placas de sinalização.
SADI BONAMIGO salienta que a obra teve investimento total de aproximadamente dois milhões e 800 mil reais, dos quais cerca de um milhão e 800 mil vieram de emenda parlamentar do deputado estadual FABIANO DA LUZ e outros 800 mil de contrapartida do município. O prefeito de Descanso considera que o asfaltamento da Rua Humberto de Campos vai melhorar a condição de trafegabilidade de inúmeras pessoas diariamente, pois fará uma ligação direta da cidade de Descanso com a SC-496, rodovia que leva aos municípios vizinhos de Belmonte, Santa Helena e Tunápolis.
O Setor de Transportes e Obras de Iporã do Oeste concluiu na semana passada, os trabalhos no parque de exposições da Feira Agropecuária Industrial e Comercial – FAIC 2023. O evento será realizado de 07 a 10 de setembro. Conforme o Secretário, JAIR MEOTTI, os trabalhos das máquinas da prefeitura no parque onde será realizado o evento foram feitos em ritmo acelerado, inclusive com trabalho no sábado da semana passada para conclusão do encascalhamento nos entornos do pavilhão da exposição agropecuária. As máquinas também já finalizaram o preparativo da área de estacionamento no final da Rua Lourenço Müller, nos fundos do EMEI Criança Feliz. MEOTTI explica que esse local servirá de acesso para as bandas que farão a animação dos shows nos quatro dias de Feira.
Ainda no decorrer da semana passada foram feitos os trabalhos de compactação nas áreas já encascalhadas do estacionamento e a colocação de cascalho no acesso que foi aberto nos fundos do ginásio poliesportivo, na ligação com a Rua Rio de Janeiro, onde terá uma área para estacionamento, destinada aos expositores. O Secretário de Transportes e Obras de Iporã do Oeste, JAIR MEOTTI, salienta que somando todos os trabalhos realizados no parque da FAIC 2023, foram transportadas mais de 200 cargas de cascalho para a preparação do parque de exposições.
Uma colisão lateral entre carros de passeio mobilizou os Bombeiros e a Polícia Rodoviária Federal em São Miguel do Oeste. Foi no final da manhã deste domingo. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal foram acionadas e prestaram atendimento a vítimas de acidente de trânsito na BR 282, próximo ao loteamento Colina. A colisão lateral envolveu um Gol de Bandeirante e um Citroën C3 de São Miguel do Oeste. No local as equipes encontraram uma mulher, condutora do Citroën, ainda no interior do automóvel, consciente e desorientada. Ela apresentava ferimentos leves, foi imobilizada e conduzida ao Pronto Socorro do Hospital Regional. O condutor do Gol não se feriu. A PRF realizou o controle do trânsito e o levantamento técnico do acidente.
Um casal foi preso por tráfico de drogas em São Miguel do Oeste. Na tarde deste domingo, a Polícia Militar em rondas próximo à Praça Belarmino Annoni, avistou um veículo Fiat Palio com dois ocupantes em atitude suspeita. Foi realizada a abordagem e quando foi solicitado para que ambos saíssem do carro, a mulher soltou um pedaço de papel higiênico no chão ao lado do veículo. Os policiais encontraram dez comprimidos de ecstasy. A Polícia Militar foi até a residência do casal e com a autorização da mulher fez buscas no local, sendo encontrado uma embalagem com cocaína, pesando 12 gramas e duas embalagens com comprimidos de ecstasy, totalizando 88 comprimidos. Ainda foi encontrada uma balança de precisão, dinheiro em espécie e uma espingarda calibre 32. A Polícia Militar prendeu o casal, sendo a mulher de 27 anos e o homem de 29 anos.
Um homem, de 51 anos, foi preso por dirigir embriagado em Riqueza. Foi no sábado por volta das 15h45, durante abordagens na Avenida José Bressan, na entrada da cidade. Os policiais avistaram um carro Polo transitando no sentido Caibi a Riqueza, sendo que ao chegar perto da barreira, o condutor efetuou uma manobra para desviar dos policiais. O condutor foi abordado com sintomas de embriaguez e não conseguiu sequer encontrar os documentos pessoais e do veículo. Durante consulta no sistema, os policiais constataram que a Habilitação dele estava vencida e que o carro apresentava débitos de licenciamento e pneus carecas. O condutor relatou que tinha bebido vinho e realizou o teste do etilômetro, que comprovou o crime de embriaguez ao volante. Ele foi preso, conduzido e entregue na Delegacia de Polícia Civil de São Miguel do Oeste. Após os procedimentos legais, o carro foi removido ao pátio de apreensões.
Uma colisão frontal entre duas motos foi registrada por volta das 15h30 deste sábado, na Avenida Porto Feliz, no centro de Mondaí. O Corpo de Bombeiros de Mondaí atendeu a ocorrência e informou que a batida envolveu uma moto Honda 125 FAN, com placa de Mondaí, conduzida por um jovem de 21 anos e uma moto Honda 150 Titan, com placa Mercosul, conduzida por um homem de 40 anos. Os condutores sofreram diversos ferimentos pelo corpo e após avaliação dos socorristas, foram conduzidos ao Hospital de Mondaí. Um carro Ford Fusion, com placas Mercosul, que estava estacionado ao lado da via, foi atingido por uma das motos envolvidas na colisão e teve danos elevados na parte traseira. A Polícia Militar de Mondaí foi acionada e esteve no local do acidente para realizar os levantamentos necessários.