ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 14-08-2021 Sábado

-NOVO BOLSA FAMÍLIA CUSTARÁ ENTRE 26 E 28 BILHÕES A MAIS PARA O GOVERNO

-SETOR DE SERVIÇOS DE SC CRESCE TRÊS POR CENTO EM JUNHO E 17% NO ANO

-AGRÔNOMO CONSIDERA ESSENCIAL TER CUIDADOS COM IMPLANTAÇÃO DE NOVAS PASTAGENS

-SINDICATO ALERTA SOBRE PRAZO PARA PAGAMENTO DO INCRA E DECLARAÇÃO DO ITR

-IPORÃ DO OESTE INICIA ATENDIMENTOS DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

-TÉCNICA DE ENFERMAGEM DESTACA BOA ADESÃO DE JOVENS NA VACINAÇÃO CONTRA COVID

-INCÊNDIOS NA REGIÃO DESTROEM CINCO CASAS EM MENOS DE 24 HORAS

-MULHER É PRESA COM 27 QUILOS DE MACONHA NO TERMINAL RODOVIÁRIO


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de 12graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 23 centavos. O euro está valendo seis reais e 17centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.


O mês de julho de 2021 foi o mais quente já registrado na história. A informação é da Agência Americana Oceânica e Atmosférica. O recorde é para todo o mundo e leva em consideração todas as medições feitas pela entidade, que começou a registrar a temperatura global em 1880. Segundo a agência, esse novo recorde avança em direção a um "caminho perturbador" por conta das mudanças climáticas. Com os dados do mês passado, a agência já acredita que 2021 estará na lista dos dez anos mais quentes desde o estabelecimento de registros meteorológicos.


A polícia da Nicarágua fez uma operação nesta sexta-feira na sede do jornal de oposição "La Prensa", em meio à onda de prisões de críticos e rivais do presidente e candidato a mais um mandato, DANIEL ORTEGA. As eleições no país vão ocorrer em menos de três meses. Segundo a Polícia Nacional, os diretores do jornal são investigados por fraude aduaneira e lavagem de dinheiro. A ação ocorre um dia depois que o veículo denunciou a retenção de papel e suspendeu sua circulação impressa. As instalações estão sob custódia das forças de segurança.


Um grupo de parlamentares de oposição da Argentina apresentou nesta sexta-feira um pedido de impeachment contra o presidente ALBERTO FERNÁNDEZ por causa do "desempenho ruim na administração da pandemia de Covid-19". O pedido é essencialmente simbólico já que os parlamentares admitem não ter votos suficientes para seguir com o pedido. Eles acusam o líder peronista de ter violado as regras de quarentena do país ao realizar uma pequena festa em sua residência. O evento teve 12 pessoas e serviu para comemorar o aniversário da esposa de FERNANDEZ em julho do ano passado. Um decreto governamental impedia tais reuniões à época.


O secretário especial do Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia, BRUNO FUNCHAL, informou nesta sexta-feira que o reajuste de 50 por cento no benefício do Bolsa Família e o aumento no número de beneficiados para cerca de 17 milhões, conforme o plano do governo federal, custará entre 26 bilhões a 28 bilhões de reais a mais em 2022. Esse valor se somaria ao atual orçamento do Bolsa Família, de 34 bilhões neste ano. A medida provisória para criar o novo programa social do governo, batizado de Auxílio Brasil, foi publicada nesta semana. Entretanto, o valor final do benefício ainda não foi definido.


A Polícia Federal prendeu na manhã desta sexta-feira o ex-deputado e presidente nacional do PTB, ROBERTO JEFFERSON. O mandado é de prisão preventiva, ou seja, sem prazo estipulado. A autorização da prisão partiu do ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal que também determinou o bloqueio de conteúdos postados por JEFFERSON em redes sociais, a apreensão de armas e acesso a mídias de armazenamento. A ordem foi dada dentro do chamado inquérito da milícia digital. A investigação foi aberta em julho para apurar indícios de atuação de um grupo organizado para atentar contra a democracia e o Estado democrático de direito.


A ex-deputada federal FLORDELIS DOS SANTOS SOUZA foi presa no começo da noite desta sexta-feira em Niterói, região Metropolitana do Rio de Janeiro. Ela é acusada pelo Ministério Público de ser a mandante do assassinado do marido, o pastor ANDERSON DO CARMO DE SOUZA, ocorrido em 2019. Ao ser detida, ela gravou um vídeo, divulgado em suas redes sociais, em que repete que é inocente. Na quarta-feira, a Câmara dos Deputados cassou o mandato da deputada FLORDELIS por quebra de decoro parlamentar. O plenário aprovou a perda de mandato por 437 votos a favor e sete contra.



A Polícia Civil cumpriu quatro mandados de busca e apreensão nesta sexta-feira para tentar encontrar e apreender supostos objetos com apologia ao nazismo que estavam sendo vendidos em uma loja de Nova Trento, na Grande Florianópolis. Um inquérito foi aberto na segunda-feira após denúncias sobre a comercialização de uma suástica e de um busto de ADOLF HITLER no local. Nada de ilícito foi encontrado. As ações ocorreram em dois estabelecimentos comerciais e em duas casas que pertencem a um homem de 61 anos, investigado no inquérito. A denúncia foi feita por um turista que esteve no estabelecimento no último fim de semana.


Os delegados da Polícia Civil de Santa Catarina estudam ir à justiça contra a reforma da previdência aprovada na última quarta-feira pelos deputados estaduais na Alesc. Em entrevista para uma rádio de Florianópolis nesta sexta-feira, a presidente da Associação dos Delegados de Polícia de Santa Catarina, VIVIAN SELIG, afirmou que o caso está em discussão.Ela disse que a entidade pensa na judicialização desse assunto, principalmente para contemplar os mais antigos. VIVIAN disse ainda que não há desconforto na relação com os policiais militares, que receberam um tratamento diferenciado nas novas regras previdenciárias, atendendo à linha da reforma nacional. Ela voltou a citar que a reforma da previdência trouxe muitos prejuízos para os delegados de polícia.


Impulsionado pelo avanço da vacinação contra Covid-19, o volume do setor de serviços de Santa Catarina cresceu três vírgula um por cento em junho frente ao mês anterior e 17 por cento no acumulado do primeiro semestre. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, os serviços cresceram 24 vírgula seis por cento e no acumulado de 12 meses avançou oito vírgula quatro, o segundo melhor resultado do país. Na comparação de junho com o mesmo mês de 2020, o grupo de serviços prestados às famílias, que inclui hotéis e restaurantes, teve a maior alta, de 40 por cento.


-AGRÔNOMO CONSIDERA ESSENCIAL TER CUIDADOS COM IMPLANTAÇÃO DE NOVAS PASTAGENS

-SINDICATO ALERTA SOBRE PRAZO PARA PAGAMENTO DO INCRA E DECLARAÇÃO DO ITR

-IPORÃ DO OESTE INICIA ATENDIMENTOS DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

-TÉCNICA DE ENFERMAGEM DESTACA BOA ADESÃO DE JOVENS NA VACINAÇÃO CONTRA COVID


Associações empresariais defendem pauta regionalizada. Infraestrutura é prioridade para os empresários da Região Oeste de Santa Catarina. O presidente da Assemit, LUCIR GUARESCHI, destaca a mobilização da Facisc em prol da infraestrutura regional. Ele participou nesta semana da Plenária da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, em Palmitos. O evento também contou com o presidente da Facisc, SÉRGIO RODRIGUES ALVES e os presidentes das Associações Empresariais da região. GUARESCHI ressalta que o Extremo Oeste tem muitas demandas e a Facisc é parceira em assuntos como a BR 163, SC 163.


O presidente da Associação Empresarial de Itapiranga destaca ainda que a Federação abraçou o projeto do Movimento Pro-ponte sobre o Rio Uruguai ligando Itapiranga a Barra do Guarita. LUCIR GUARESCHI reforça que a infraestrutura é emergencial para contribuir no desenvolvimento regional. A Assemit integra movimentos que cobram maior investimento dos governos estadual e federal. São várias carências, porém a precariedade das rodovias é considerado o principal entrave para o desenvolvimento. GUARESCHI avalia que o projeto da ponte está evoluindo de maneira considerável, com apoio de várias entidades e classe política de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


Municípios da região intensificam atividades culturais. A informação é do maestro HENRIQUE DREBEL, que coordena as Orquestra de Itapiranga e de São João do Oeste. Ele revela que está ocorrendo uma grande procura por apresentações culturais e isso fortalece o retorno destas atividades com eventos em toda a região. O maestro cita que está ocorrendo um trabalho contínuo com os alunos nos ensaio regulares para agregar o repertório e com foco em futuras apresentações. Segundo DREBEL, a Orquestra Clave de Sol, de São João do Oeste, conta com 38 integrantes, além do município manter oficinas de música que servem de base para formação dos integrantes de diferentes grupos.


Agrônomo da Cooper A1 considera essencial ter cuidados com implantação de novas pastagens. Produtividade está ligada à qualidade da alimentação fornecida ao gado. O momento de transição de pastagens exige cuidados especiais para garantir produção e ter controle de custos. Segundo o gerente de bovinocultura da Cooper A1, agrônomo LEOCIR ALBAN, são necessários investimentos pontuais para implantação de pastagens de verão e também em áreas de cultivo perene. A meta é ter alimento de qualidade para o gado e menor custo de produção reduzindo a suplementação no cocho. O preparo para as pastagens de verão inclui correta adubação e uso de sementes de qualidade. O agrônomo alerta que em algumas situações os produtores constatam erros em pastagens e acabam iniciando todo o processo novamente.


LEOCIR ALBAN também chama atenção para cuidados com as pastagens perenes que são contínuas e necessitam apenas de adubação e manejo correto. São casos de uso de Braquiária, Tífton ou Capim Elefante. Estas plantas enfrentam estágio de dormência durante o inverno e apresentam rebrota com o primeiro sinal de calor. O gerente aponta a necessidade de ter uma orientação técnica para adubação e melhor uso destas pastagens. O agrônomo aponta evolução significativa nos índices de produção de leite entre os associados da Cooper A1. São 316 produtores em Santa Catarina e ainda 380 no Noroeste do Rio Grande do Sul. Juntos produzem oito milhões de litros de leite por mês. LEOCIR ALBAN indica que o grande volume de leite é resultado do profissionalismo dos produtores rurais e da alta genética dos animais.


Agrônomo recomenda uso de adubos orgânicos. LEOCIR ALBAN cita como bons exemplos a cama de aviário e dejetos de suínos para adubação das lavouras. Ele avalia que é um sistema com bons resultados e menor custo. O gerente de bovinocultura da Cooper A1 lamenta o significativo aumento no preço dos fertilizantes e defensivos agrícolas e das sementes das pastagens. Outro agravante é o alto valor das rações ocasionado pelo preço do milho e da soja. LEOCIR ALBAN afirma que isso torna ainda mais importante ter eficiência nas pastagens para garantir produção lucrativa de leite e carne.


O Sindicato dos Agricultores da Agricultura Familiar de Iporã do Oeste (Sintraf) alerta sobre o prazo para pagamento do INCRA e declaração do ITR. Conforme o presidente do Sindicato, CANÍSIO REINEHR, o prazo para pagamento do INCRA encerra na próxima quarta-feira, 18. Ele chama atenção de todos que ainda não imprimiram o boleto, que é uma taxa razoavelmente pequena, mas que precisa ser paga para não haver multas, acréscimos ou complicações futuras. Se o produtor precisar fazer um INCRA novo, REINEHR orienta a procurar o responsável do setor na prefeitura. Caso seja necessário apenas imprimir o recibo, pode ir ao próprio sindicato, que ainda faz o acerto no banco para o produtor.


A Receita Federal anunciou nessa semana a abertura do prazo para declaração do ITR, referente ao ano de 2021. Ele encerra no dia 30 de setembro. Ainda há 45 dias para fazer essa declaração, por isso CANÍSIO REINEHR pede para o produtor passar apenas durante o mês de setembro no sindicato, para fazer essa requisição. Conforme o presidente do Sintraf, para proprietários de imóveis rurais que adquiriram áreas novas ou desmembraram, é importante vir com antecedência ao sindicato para se informar em relação à documentação necessária e fazer a regularização do ITR. REINEHR pontua que todos aqueles que alteraram na escritura, venderam, adquiriram ou abriram condomínio devem chegar o quanto antes e apresentar as novas aquisições de área, para o sindicato deixar tudo atualizado até o final de setembro. A média de declarações de ITR que o sindicato de Iporã do Oeste faz gira em torno 700 por ano.


Iporã do Oeste iniciou os atendimentos do Programa Saúde na Escola (PSE). A primeira atividade ocorreu na tarde de terça-feira, a partir de solicitação do diretor da EEB Padre Vendelino Seidel, a escola estadual localizada na cidade. Segundo a coordenadora da atenção primária à saúde de Iporã do Oeste e também do programa, FRANCIELE HEMSING, o pedido do diretor foi para que a equipe de Saúde realizasse testes de visão nos educandos. A equipe então se deslocou à escola, por meio da médica JULIANE ANSCHAU, e realizou testes individualmente, seguindo todos os protocolos de saúde. Cada aluno higienizou seu material com álcool em gel, para evitar a transmissão da Covid-19. Em primeiro momento, a solicitação foi de que os testes fossem realizados com estudantes dos anos iniciais.


Conforme FRANCIELE, constatou-se que muitas crianças, mesmo elas não relatando, apresentam dificuldade visual, o que pode interferir no aproveitamento dos estudos. Posteriormente será repassada lista para a escola, com as crianças e educandos onde se identificou os problemas de visão. As famílias dessas crianças serão comunicadas para que tragam os filhos até a unidade de saúde, para realizar uma consulta com profissionais. FRANCIELE HEMSING salienta que no começo do ano houve reunião com todos os diretores das escolas, na qual foi solicitado que eles deveriam levantar os temas que seriam do seu interesse, para então a Saúde levar os profissionais da área até a escola, e abordar sobre os temas reivindicados. A coordenadora da atenção primária ressalta que outras ações ainda serão realizadas, mas reitera que no momento ainda não é possível fazer reuniões ou palestras com público maior, devido à pandemia.


A técnica de enfermagem KARIN BLATT, responsável pela Sala de Vacinas da Secretaria de Saúde de Iporã do Oeste, se diz surpresa com a grande adesão, especialmente dos jovens da faixa dos 18 anos que foram contemplados pela vacinação nesta semana. Segundo ela, o apoio e incentivo dos pais foi importante para que esse público viesse em massa para receber a imunização, alcançando um índice próximo dos 100%. O público que apresentou maior número de ausências pertence à faixa dos 25 aos 35 anos. Não há uma explicação clara para isso, e o que se percebe é que muitos daqueles que por algum motivo não receberam a imunização quando foram chamados pela ordem de faixa etária, estão gradativamente procurando a Secretaria para receber a vacina. Esses são atendidos na medida do possível, ou seja, quando da disponibilidade do imunizante. O público que mais compareceu para ser imunizado, segundo KARIN BLATT, foi o dos idosos e ou com morbidades, os que fazem parte do chamado grupo de risco.


A Responsável pela Sala de Vacinas de Iporã do Oeste afirma que em geral o público do município aderiu muito bem à vacinação. Os números atualizados até ontem, sexta-feira, apontam que 6.825 pessoas já receberam a primeira dose, e já receberam a segunda dose um total de 3.390 moradores, incluindo nesse grupo os que receberam a dose única. Neste sábado ocorre a imunização de mais um grupo com a segunda dose, esses todos já pré-agendados e comunicados pessoalmente pelas Agentes de Saúde. Quem ainda não recebeu a vacina e tem idade que integra a faixa de idade contemplada para a imunização deve ficar atento para nova etapa de vacinação. KARIN BLATT, técnica de Enfermagem e responsável pela Sala de vacinas de Iporã do Oeste, trouxe uma boa notícia também para os adolescentes. Segundo ela, a DIVE, órgão que controla o regulamento da imunização contra Covid, informou que em breve a faixa dos 12 anos também deve ser contemplada com a vacinação. KARIN acredita que a queda e estabilização dos casos de Covid no município e região se devem em grande parte à imunização, ou seja, o público em sua maioria já vacinado.


-INCÊNDIOS NA REGIÃO DESTROEM CINCO CASAS EM MENOS DE 24 HORAS

-MULHER É PRESA COM 27 QUILOS DE MACONHA

-AUTOR DE HOMICÍDIO É CONDENADO A MAIS DE 27 ANOS DE PRISÃO


Incêndio no início da tarde desta sexta-feira deixou três residências totalmente destruídas e uma quarta com danos parciais em Caibi. A guarnição do Corpo de Bombeiros de Palmitos atendeu a ocorrência por volta das 13h30, na Rua São Francisco, no centro da cidade. A área atingida é de 400 metros quadrados e os bombeiros ainda impediram que outras residências fossem consumidas pelo fogo. Conforme a guarnição de Palmitos, a maioria dos moradores ainda conseguiu tirar os móveis da residência e uma pessoa foi encaminhada ao hospital por ter inalado fumaça. Além dos bombeiros de Palmitos, que combateram as chamas até as 17h, as guarnições de Cunha Porã e Iporã do Oeste, por meio do quartel de Mondaí, ainda prestaram auxílio. Foram utilizados 12 mil litros de água e mobilizados 12 bombeiros, com três caminhões, além de uma viatura 4x4. Polícia Militar, Celesc e prefeitura de Caibi também ajudaram na ocorrência. As causas estão sendo apuradas.


Ainda na tarde de ontem, uma casa de madeira foi totalmente destruída por incêndio no interior de Campo Erê, por volta das 16h20. Os bombeiros utilizaram três mil litros de água para apagar o fogo e fazer rescaldo da casa, de 30 metros quadrados, em cerca de 50 minutos. O trabalho da guarnição evitou que as chamas se espalhassem para a casa ao lado. Já na manhã de hoje, um incêndio por volta das 8h destruiu outra residência de madeira, esta na comunidade de Aparecida, interior de Iporã do Oeste. A casa de 72 metros quadrados ficava às margens da SC-163. O Corpo de Bombeiros evitou que o fogo se espalhasse para outras residências próximas. O morador MAICON DE ALMEIDA CASTRO relatou à reportagem da Rádio Oeste FM que estava esquentando água para o café e o fogo começou no fogão a gás. Os três filhos dele, menores, dormiam na casa de familiares ao lado e a esposa estava fora no momento do ocorrido. O homem apenas conseguiu tirar alguns documentos e roupas das crianças da casa, antes dela ser destruída pelo incêndio. O trânsito na rodovia ficou lento enquanto os bombeiros faziam o combate. Foram utilizados cerca de quatro mil litros de água para controlar as chamas e realizar o rescaldo.


Uma mulher foi presa por tráfico de drogas em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar atendeu ocorrência na noite desta sexta-feira, por volta das 22h, no Terminal Rodoviário. Segundo a PM, durante policiamento preventivo, em continuidade às ações da Operação Hórus, foi abordado um ônibus. Os cães de faro indicaram que no compartimento de carga do veículo haveria substância entorpecente, em determinada bagagem. Desta forma, as guarnições retiraram as malas e localizaram maconha no interior destas embalagens, pesando quase 27 quilos. Após, a guarnição localizou a proprietária da bagagem, a qual confirmou serem suas as malas. Ela recebeu voz de prisão e foi encaminhada para os procedimentos legais, junto com a droga apreendida.


Autor de homicídio é condenado a mais de 27 anos de prisão. A sentença foi lida pelo Juiz da Comarca de São José do Cedro, LUCAS ANTÔNIO MAFRA FORNEROLLI, por volta das 15 horas da tarde desta sexta-feira. A sessão do júri foi realizada na Câmara de Vereadores de São José do Cedro. BRUNO ALVES VENTURA foi acusado de matar GABRIEL KLAUS, de 16 anos, no dia 26 de outubro de 2019, no centro de São José do Cedro. VENTURA foi condenado pelos crimes de homicídio consumado triplamente qualificado, estupro de vulnerável e fornecimento de bebida alcoólica para adolescente. A pena será de 27 anos, seis meses e 20 dias de reclusão, no regime inicial fechado, e dois anos e quatro meses de detenção, no regime inicial semiaberto.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.