- PREJUÍZO COM PAGAMENTO INDEVIDO DE AUXILIO EMERGENCIAL É DE QUASE UM BILHÃO
- ESTADO TEM ÍNDICE DE RECUPERAÇÃO HOSPITALAR ACIMA DA MÉDIA NACIONAL
- SINTE COMEMORA GANHO DE 1500 AÇÕES TRABALHISTAS DE PROFESSORES
- HEMOCENTRO VEM ENFRENTANDO UMA REDUÇÃO DE DOAÇÕES DE SANGUE
- CELESC IRÁ SUBSTITUIR 100 QUILOMETROS DE REDE MONOFÁSICA POR TRIFÁSICA
- RECURSOS PARA RUA DA APAE ESTÃO LIBERADOS
- LINHAS DE ÔNIBUS ESTÃO VOLTANDO GRADATIVAMENTE
- RECOLHA DE LIXO RECICLÁVEL NO INTERIOR ACONTECE NA ÚLTIMA SEMANA DO MÊS
- ITAPIRANGA JÁ EMITIU MAIS DE 300 ALVARÁS DE EM DOIS ANOS
- OBRAS DA AVENIDA URUGUAI ESTÃO NA FASE DE TUBULAÇÃO SUBTERRÂNEA
- CRIANÇA DE NOVE ANOS MORRE EM ACIDENTE COM TRATOR
- RESIDÊNCIA É CONSUMIDA POR INCÊNDIO NO INTERIOR DE MONDAÍ
O tempo é nublado com sol entre as nuvens. A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de nove graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Itapiranga, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 38 centavos. O euro está valendo seis reais e 35 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
Nesta quinta-feira, a Organização Mundial da Saúde informou que a vacina russa, registrada esta semana pelo governo de VLADIMIR PUTIN, não faz parte do portfólio de vacinas candidatas do Covax, grupo internacional que negociará o produto para vários países. O diretor-geral da OMS, TEDROS ADHANOM, informou que o portfólio tem as vacinas candidatas que estão passando pelas fases 2 e 3 dos testes clínicos. A OMS lembrou que existem mais de 160 vacinas sendo desenvolvidas em diferentes estágios até o momento, mas que a vacina russa não está nas últimas fases de desenvolvimento.
A Organização Mundial da Saúde falou nesta quinta-feira sobre a identificação de partículas do coronavírus em uma carga de carne de frango exportada de Santa Catarina para a China. Em uma coletiva de imprensa, os representantes da OMS amenizaram a situação e descartaram a contaminação através da comida. Uma das novidades citadas pela OMS é a de que possivelmente o vírus estava na embalagem do frango, e não na carne como constava nos relatos anteriores. As informações são da agência de notícias France Press. A OMS reforçou que não acredita que o coronavírus possa ser transmitido através de alimentos.
A Embaixada da China no Brasil afirmou que por enquanto “não há novas restrições para a importação brasileira” após traços do coronavírus serem encontrados em uma carga de carne de frango exportada de Santa Catarina para o país asiático. O caso veio a público nesta quinta-feira após testes divulgados pela prefeitura da cidade de Shenzen. Segundo o município Chinês, o vírus foi identificado durante uma inspeção em alimentos importados da cadeia de frios. Na quarta-feira, diante da confirmação da presença do vírus, "todos os produtos de estoque relevantes na cidade foram lacrados ".
O Tribunal Superior Eleitoral adiou novamente nesta quinta-feira julgamento sobre a possibilidade de punição específica para o abuso de poder religioso nas eleições 2020. Os ministros avaliam a aprovação de uma tese para punir candidatos que se utilizarem da religião para obter votos. A proposta foi feita pelo ministro EDSON FACHIN e, até agora, teve dois votos contrários e um a favor. Em razão do horário, o julgamento foi interrompido e deve ser retomado na próxima terça. O caso analisado é da vereadora reeleita em Luziânia VALDIRENE TAVARES DOS SANTOS, cassada por abuso de poder religioso pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar decidiu nesta quinta-feira que os planos de saúde têm de cobrir os testes sorológicos para o novo coronavírus. A medida vale a partir desta sexta-feira. O teste detecta a presença dos anticorpos IgA, IgG ou IgM no sangue do paciente, produzidos pelo organismo após exposição ao vírus. Segundo a ANA, o procedimento "passa a ser de cobertura obrigatória para os beneficiários de planos de saúde a partir do oitavo dia do início dos sintomas, nas segmentações ambulatorial, hospitalar e referência, conforme solicitação do médico assistente." O teste sorológico é indicado para pessoas que tiveram sintomas da doença há mais de dez dias.
Dados da Controladoria-Geral da União apontam que 680 mil 564 servidores públicos foram cadastrados como beneficiários do auxílio emergencial de 600 reais até meados de julho. Os pagamentos indevidos geraram prejuízo de quase um bilhão de reais aos cofres públicos, segundo o órgão. No balanço anterior, referente ao mês de maio, a CGU tinha identificado 396 mil 316 servidores cadastrados e um prejuízo de 279 milhões. Agora, com uma análise desde o primeiro pagamento, em abril, até o dia 19 de julho, o valor pago indevidamente mais que triplicou. Os números reúnem funcionários públicos da União, de governos estaduais e municipais.
O prefeito de Major Vieira e presidente da Federação Catarinense de Municípios, ORILDO SEVERGNIN, e o filho dele, o servidor público MARCUS SEVERGNINI, foram presos preventivamente na manhã desta quinta-feira. As prisões fazem parte da segunda fase na operação 'Et Pater Filium', do Ministério Público e Polícia Civil, que investiga crimes de corrupção, fraude em licitação e lavagem de dinheiro. O caso tramita em segredo de Justiça. O prefeito foi preso em casa e levado para a Unidade Prisional Avançada de Canoinhas. Na manhã desta quinta, ele enviou à Fecam um pedido de renúncia do cargo.
O estado apresenta taxas acima da média nacional de pacientes internados com confirmação de infecção por coronavírus e que se recuperam da doença. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 66 vírgula três por cento das internações em hospitais catarinenses por Covid-19 evoluem para a cura, frente à média nacional de 59 vírgula um por cento. Mais de 102 mil pessoas se recuperaram da doença em Santa Catarina. O estado também tem um baixo número de infecção adquirida em hospital. Apenas um virgula dois por cento dos pacientes internados contraíram a doença dentro de uma unidade hospitalar.
Pelo segundo mês consecutivo, a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE trouxe resultados positivos para Santa Catarina. O volume das receitas do segmento no estado cresceu três vírgula seis por cento em junho, frente a maio, mês em que já havia crescido sete e meio por cento quando comparado com abril. Este crescimento da produção de serviços acompanha a tendência do comércio e da indústria, cujas pesquisas também foram divulgadas nesta semana, mas demonstra que o setor vem apresentando uma recuperação mais lenta, depois da retração ocasionada pela pandemia. Na comparação com os 12 maiores estados produtores de serviços, Santa Catarina subiu uma posição no ranking e ocupa agora o quinto posto no crescimento dos últimos 12 meses.
Hospital Regional de São Miguel do Oeste registra o 12º óbito por COVID. O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste registrou nas últimas 24 horas, mais um óbito de paciente masculino, 74 anos, de Pinhalzinho. Também foram registradas duas altas hospitalares nesta quinta-feira. Um de São Miguel do Oeste e outro de Mondaí. A ocupação desta quinta-feira, é de oito pacientes confirmados na UTI. Também quatro positivos e um suspeito na enfermaria. Muitos municípios não estão mais divulgando os boletins sobre os casos de Covid. No último informado por Itapiranga foram dois casos, somando 344 com 306 recuperados.
Usina de asfalto é um projeto antigo que vai ajudar as prefeituras a aumentar as obras de asfalto em vias urbanas. O comentário é do presidente do Conder e prefeito de Belmonte, GENÉSIO BRESSIANI. Ele disse que a usina vai reduzir bastante o custo dos asfaltamentos nas cidades da Ameosc. Apesar da demora do Governo Federal em liberar os recursos, BRESSIANI acredita que a compra dos equipamentos e implantação da usina deve ocorrer ainda neste ano.
O hemocentro de Chapecó vem enfrentando uma redução gradativa de doações de sangue durante o mês de julho. A informação é da responsável pelo setor de captação de doadores, ELIANE RIBICKI. De acordo com ela, a situação é muito preocupante. Na semana passada, o governo do estado emitiu um alerta chamando a atenção para esse problema. ELIANE disse que o hemocentro de Chapecó, que atende o extremo-oeste, enfrenta essa mesma dificuldade. Ela citou que é preciso regularizar a situação com a maior brevidade possível para não ter problemas com o abastecimento dos hospitais. A profissional garantiu que, por enquanto, não houve falta de sangue. No entanto, o estoque de algumas tipagens, como o tipo “O”, está com 50 por cento da quantidade ideal para atender a região.
A pandemia do coronavírus teve um impacto expressivo no volume de doações de sangue para o Hemosc de Chapecó. De acordo com a responsável pelo setor de captação de doadores, ELIANE RIBICKI, as pessoas tem receio em fazer as doações. Além disso, o número de doadores encaminhados pelas secretarias municipais de saúde também caiu bastante. Ela citou que essa parceria com as prefeituras é fundamental para manter os estoques. ELIANE disse que o ambiente do Hemosc é seguro e todos os protocolos estão sendo adotados para evitar a transmissão do coronavírus. Ela reforçou que os doadores podem e devem continuar doando sangue no hemocentro sem o temor de que isso possa resultar na contaminação pelo novo vírus.
Hospital Regional de São Miguel do Oeste oferece visita segura aos pacientes com Covid-19. Os pacientes internados por suspeita ou confirmação da doença permanecem em isolamento, sem contato físico com seus familiares. Uma das formas mais comuns de se comunicar, quando internado, é por meio de ligações ou chamadas de vídeo. No Hospital Regional a comunicação também ocorre presencialmente, com um vidro instalado exclusivamente para esse contato, proporcionando segurança. O paciente RODRIGO DE OLIVEIRA, 42 anos, de São Domingos, está internado há mais de dez dias e recebeu a Visita Segura da esposa e do filho. A gerente de enfermagem, MÁRCIA DREHER, relata que a proposta visa trazer segurança, conforto e bem-estar emocional aos pacientes e familiares. Diversas normas são avaliadas no que se refere à saúde do visitante como: a faixa etária; não apresentar comorbidades; não estar em isolamento, dentre outros estipulados.
Sinte comemora ganho de 1500 ações trabalhistas de professores da rede estadual. O coordenador regional, SÉRGIO PAGNO, afirma que são ações antigas e atuais, algumas delas impetradas há mais de seis anos que ainda não tinham sido julgadas. Ele explica que o sindicato possui uma equipe de advogados que presta assessoria jurídica aos educadores associados ao sindicato. O coordenador cita ações referentes ao imposto de renda retido, licenças prêmio concedidas e não usufruídas, afastamento por saúde e o prêmio educar. Em alguns casos os professores tiveram que assinar termo de renúncia e desistência do direito à licença para o prosseguimento do pedido de aposentadoria. PAGNO revela que houve alguns profissionais que ingressaram na justiça de forma individual e não tiveram sucesso. Ele acredita que as ações coletivas são mais efetivas. No Extremo Oeste 40 professores tiveram ganho de causa. O coordenador revela que paralelamente o sindicato acompanha outras questões como as discussões para retomada ou não das aulas presenciais.
Celesc irá substituir 100 quilômetros de rede monofásica por trifásica. Segundo o gerente regional da Celesc, JOSÉ VOLKSWEISS, o objetivo do programa Celesc Rural é a ampliação das atuais redes monofásicas por trifásicas, para melhorar o desempenho do sistema elétrico. Ele lembra que as novas redes são construídas com cabos protegidos, e a principal vantagem é a redução nas interrupções no fornecimento de energia em função de não haver o contato direto da vegetação ou de pássaros com a rede, que até então é de cabos nus. VOLKSWEISS ressalta que pelo programa estão sendo executadas melhorias em 32 quilômetros de rede, totalizando sete obras na região. Ele cita que também está em fase final à elaboração do edital para licitação de melhorias em mais 30 quilômetros de rede, e até final de ano mais um lote será lançado, totalizando 100 quilômetros de rede que receberão melhorias, com investimento de mais de dez milhões de reais.
Até o final deste ano, o gerente regional da Celesc projeta a instalação de 150 novos religadores automáticos, equipamentos eletrônicos mono e trifásicos, que restabelecem a energia elétrica em caso de cortes momentâneos. JOSÉ VOLKSWEISS cita que o investimento nos religadores é de mais de seis milhões e 300 mil reais, o que o gerente considera uma grande vantagem porque não há necessidade da intervenção dos eletricistas para o restabelecimento da energia, além do desempenho que apresentam e a redução do número e do tempo das interrupções do fornecimento. Segundo o gerente regional, as redes que serão transformadas de mono para trifásicas, levam em conta a demanda de consumo e o número de consumidores da localidade. O agricultor que tiver o interesse e a necessidade da rede trifásica também na sua propriedade deve procurar a Celesc, e formalizar o pedido.
JOSÉ VOLKSWEISS explica que em março a Agencia Nacional de Energia Elétrica, ANEL, suspendeu os cortes no fornecimento de energia elétrica para consumidores da classe residencial e de baixa renda, até 31 de julho. Com isso, o gerente regional da Celesc esclarece que a partir do dia primeiro de agosto a suspensão do fornecimento por falta de pagamento está autorizada, com exceção dos consumidores cadastrados como baixa renda. VOLKSWEISS comenta que a Celesc decidiu retomar o corte na energia a partir do dia 24 de agosto, e em função disso, os consumidores estão sendo informados por meio da conta de energia elétrica. Ele afirma que o corte é necessário para garantir o orçamento da empresa, que se mantém com o valor arrecadado na fatura.
Recursos para Rua da Apae estão liberados. Conforme o coordenador regional do PSD, GABRIEL CELUPPI, foram encaminhados cerca de 280 mil reais da deputada MARLENE FENGLER esse ano. Ele fala que partes dos recursos estão sendo usados para asfaltamento e acesso do Bairro Portal do Sol. Ele fala que o deputado DARCI DE MATOS também destinou 200 mil reais para a saúde de Itapiranga. CELUPPI explica que nessa quinta-feira, a deputada avisou que mais uma emenda no valor de 280 mil reais já estaria depositada na conta da prefeitura. Ele conta que esse recurso seria depositado até final do ano, mas que foi antecipado e será utilizado para pavimentar a Rua do Cometa próximo da Apae no Bairro Bela Vista. Essa rua será asfaltada com calçada e o restante do recurso será utilizada para fazer calçada no Bairro Rainha da Paz com ligação ao Bairro das Flores. CELUPPI fala que a previsão é que venha mais um trator até fim do ano do deputado Ricardo GUIDI.
Linhas de ônibus estão voltando gradativamente. A afirmação é do agente representante de empresas de transportes coletivos em Itapiranga, GENÉSIO SOARES. Ele comenta que as restrições estavam sendo aplicadas desde o mês de março. Fala que agora estão voltando as linhas interestaduais e municipais com até 50% da capacidade. SOARES frisa que todo o protocolo de segurança está sendo seguido, com álcool gel e uso de máscaras e máquina de ozônio para higienização de todos os ônibus. Ele fala que a normalidade depende de todas as regiões para total liberação. SOARES conta que em Itapiranga por enquanto tem uma linha de ônibus que opera até São Miguel do Oeste às nove horas e às 16 horas. De São Miguel liga para outras regiões. Ele diz que outra linha da região é da Reunidas de Dionísio Cerqueira à Florianópolis. Explica que também estão sendo trabalhados para voltar a linha Itapiranga à Florianópolis.
Recolha de lixo reciclável no interior acontece na última semana do mês. Conforme o assessor de programas de Itapiranga, SILVANO HENKS a recolha do lixo vai iniciar no dia 25 e termina dia 28 de agosto. Ele explica que na terça-feira, dia 25, acontece na Linha Conceição e arredores. Na quarta-feira, Linha Santo Antônio, Linha Popi e região. Na quinta, em Linha Chapéu, Linha Sede Capela, Dourado e arredores. Já na sexta-feira, dia 28, acontece na ITG 070, Linha Becker e arredores. Ele menciona que esse roteiro acontecerá sempre na última semana que cada mês seguindo esse cronograma. HENKS lembra quais são os materiais que serão recolhidos e também os que não serão. De acordo com HENKS a população está produzindo mais lixo, mas também está mais consciente da destinação correta. Menciona que está guardando e esperando o momento para fazer o descarte, como nessas campanhas desenvolvidas pelas prefeituras.
Itapiranga já emitiu mais de 300 alvarás de construção, ampliação e regularizações em dois anos. Conforme o fiscal de Obras e Postura da prefeitura de Itapiranga, GUSTAVO SCHOLTZ, com a retomada das atividades devido a liberação da área de APP do Rio Uruguai, muita gente está fazendo construções novas, reformando e ampliando. Conta que no ano de 2019 foram 198 alvarás concedidos e em 2020 até o momento 112. Comenta que foram expedidos 83 habite-se em 2019 e 60 nesse ano. SCHOLTZ frisa que a maioria das obras está em dia, mas tem algumas onde as pessoas iniciam e depois vão atrás da documentação, o que pode acarretar em embargos e notificações, não só para o proprietário, mas como o engenheiro responsável. Ele cita que a região de APP do Rio Uruguai tem uma taxa ambiental que tem que ser paga também.
Não pagamento de taxas e alvarás pode custar mais se for descoberto posteriormente. De acordo com o fiscal de Obras e Postura da prefeitura de Itapiranga, GUSTAVO SCHOLTZ, as pessoas as vezes não sabem ou fazem as obras, principalmente de ampliações, sem pagar essas taxas. Lembra que pode até passar um período sem que a prefeitura não saiba, mas que algum dia chegará ao conhecimento e precisará fazer essa autuação. SCHOLTZ conta que além da área do centro, também existem muitas construções nos Bairros Portal do Sol e São Cristóvão, bairro um pouco mais afastado do centro com terrenos mais acessíveis. Ele fala que os financiamentos com taxas menores alavancaram as construções nos últimos dois anos, chegando ao total de 302 alvarás até o momento.
Emissão de alvarás de empresas é diferente esse ano. Segundo o fiscal de Obras e Postura da prefeitura de Itapiranga, GUSTAVO SCHOLTZ, em virtude do Covid-19 aconteceram mudanças em 2020. Ele explica que os alvarás que venciam em 15 de maio foram prorrogados por 60 dias.. Relata que a nova lei de liberdade econômica do governo Bolsonaro, propiciou algumas atividades estarem isentas da necessidade de ter o alvará ou o atestado do Corpo de Bombeiros. Comenta que estão sendo feitos os levantamentos de quais são as empresas de Itapiranga que já estão adequadas e quais precisam se adequar. SCHOLTZ lembra que essas mudanças fazem com que seja preciso fazer um cruzamento de dados entre a prefeitura e bombeiros para verificar quais as vistorias já foram realizadas e liberadas.
Obras da Avenida Uruguai estão na fase de tubulação subterrânea. Conforme o secretário da Fazenda e Planejamento de Itapiranga, JAIME HENKS nessa etapa estão sendo feitos os trabalhos subterrâneos. Explica que tudo foi projetado para fazer a ligação da rede de esgoto da cidade até a nova estação de tratamento que está sendo construída. Ele menciona que o prazo para execução da obra é de oito meses e custará cerca de cinco milhões e 236 mil reais. HENKS destaca que outras obras também estão sendo feitas num total de quase 15 milhões de reais. Cita a rua coberta, muro da Escola de Santa Fé, lâmpadas de led. Pavimentações em Conceição e Santo Antônio, ponte em Linha Guabiroba, academia de multi uso no Bairro Santa Tereza Alto. Alem de calçamento e asfalto na cidade. HENKS explica que esses investimentos só foram possíveis fazer agora em virtude da burocracia, principalmente em convênios federais e estaduais.
Após ficar desaparecido por quase dois dias idoso é localizado e resgatado com auxílio da Polícia Civil. Na quarta-feira foi registrado um Boletim de Ocorrência noticiando o desaparecimento de um senhor de 68 anos, o qual teria deixado de manter contato com familiares na segunda-feira. Após busca em uma das residências foram efetuados contatos sem também conseguir informações. A equipe foi informada que ele possuía uma casa na linha Santa Lúcia, interior de Descanso, nas proximidades do Rio das Antas. Diante dessa informação os policiais foram até o endereço. Ao chegar no local, por volta das 17 horas de quarta-feira, foi observado que a residência estava aberta e após uma breve busca foi localizado o senhor caído em uma ribanceira atrás da casa. Ele estava com frio, molhado e sem conseguir mover-se, porém lúcido. A vítima estava ao relento há mais de um dia, tendo suportado chuva e frio. O SAMU ajudou no resgaste levando o homem até o Hospital Regional. Apurou-se que a vítima que residia sozinha e sofreu, possivelmente, um acidente doméstico. As causas serão apuradas pela Delegacia.
Criança de nove anos morre em acidente com trator no interior. Uma tragédia foi registrada no final da tarde desta quinta-feira no interior de Irani. Uma criança de nove anos morreu em acidente envolvendo um trator. O fato aconteceu em Linha Pigosso. Os Bombeiros Voluntários de Irani foram acionados para a atender a ocorrência. A criança chegou a ser socorrida e levada ao Pronto Atendimento Médico de Irani, porém não resistiu aos ferimentos vindo a falecer. A forma como acidente aconteceu está sendo apurada, mas, relatos informam que a menina estava na carona do trator e teria batido fortemente a cabeça na estrutura de um aviário que existe na propriedade.
Residência, móveis e dinheiro são consumidos por incêndio no interior de Mondaí. A ocorrência foi atendida pelos bombeiros de Iporã do Oeste por volta das 23 horas desta quinta-feira, em uma residência na linha Taipa Baixa, interior de Mondaí. A casa, de aproximadamente 50 metros quadrados, foi totalmente consumida pelas chamas. Quando os bombeiros chegaram ao local o incêndio já estava em fase final. Foram utilizados cerca de quatro mil litros de água para combate e rescaldo. Segundo o proprietário, ele estava dormindo quando escutou estalos, e quando acordou se deparou com as chamas já consumindo toda a cozinha e sala. Ele teve que pular a janela do quarto para sair da edificação, levando consigo somente a roupa do corpo e documentos pessoais. O proprietário relatou ainda que morava sozinho, possuía bens móveis e aproximadamente dois mil reais em dinheiro, os quais foram consumidos pelas chamas. Não havia veículos na edificação.