-11 ESTADOS CONTRARIAM GOVERNO FEDERAL E DECIDEM MANTER ESCOLAS CÍVICO-MILITARES
-LDO REDUZ ÍNDICE DE COMPROMETIMENTO DO PIB COM INCENTIVOS FISCAIS
-SINDICATO E ADMINISTRAÇÃO ACERTAM DETALHES DO NOVO AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO
-VAGNER RENUNCIA AO MANDATO. DRUMM É O NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA
-GOVERNADOR ANUNCIA INVESTIMENTOS EM ENERGIA, ÁGUA E ESGOTO NA REGIÃO
-POLÍCIA MILITAR FAZ APREENSÃO DE DESCAMINHO NA FRONTEIRA COM A ARGENTINA
-DPCAMI E DIC PRENDE HOMEM QUE PERSEGUIA CRIANÇA DE 10 ANOS
O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de céu nublado. A mínima das últimas horas foi de quatro graus e a máxima para hoje deve ser de 11 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 79 centavos. O euro está valendo cinco reais e 36 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula nove centavos.
As autoridades chinesas revelaram nesta semana novos detalhes sobre seus planos para uma missão lunar tripulada, enquanto a China tenta se tornar a segunda nação a colocar cidadãos na lua. O vice-engenheiro-chefe da Agência Espacial Tripulada da China, revelou o plano preliminar em uma cúpula aeroespacial na cidade de Wuhan. A missão, prevista para ocorrer antes de 2030, faz parte de um projeto para estabelecer uma estação de pesquisa lunar. Ele investigará a melhor forma de construir a instalação e realizar tarefas de exploração lunar e outros experimentos.
O presidente russo, VLADIMIR PUTIN, afirmou nesta quinta-feira que a adesão da Ucrânia à Organização do Tratado do Atlântico Norte poderá agravar as tensões internacionais. Ele afirmou estar convencido de que isso não vai melhorar a segurança da Ucrânia e, de uma maneira geral, tornará o mundo mais vulnerável e provocará tensões adicionais no cenário internacional. A frase foi uma resposta à aproximação da aliança militar transatlântica com a ex-república soviética. No começo desta semana durante uma reunião da Otan em Vilnius, na Lituânia, os 31 membros disseram que a Ucrânia vai ingressar na organização em algum momento, mas eles não definiram o momento em que a adesão será efetivada.
A ONU afirmou, nesta quinta-feira, que erradicar a epidemia da Aids até 2030 ainda é possível. O obstáculo é a falta de financiamento para exames e tratamentos, que atrasa a luta contra a epidemia mais letal do mundo. Uma pessoa morreu a cada minuto em 2022 em decorrência da doença. O plano apresentado em um novo relatório do Unaids, Programa das Nações Unidas para HIVAids, mostra que é possível erradicar a Aids "ainda nesta década". A organização destacou a necessidade de combater as desigualdades, apoiar as comunidades e as organizações da sociedade civil, além de garantir um financiamento adequado e sustentável.
A Companhia Nacional de Abastecimento informou, nesta quinta-feira, em Brasília, que a previsão da safra brasileira de grãos 202223 será a maior já produzida no país: 317 milhões e 600 mil toneladas. O volume representa crescimento de 16 e meio por cento ou 44 milhões e 900 mil toneladas acima da safra 202122. Os dados constam do décimo Levantamento da Safra de Grãos 20222023. O desempenho decorre, principalmente, das lavouras de milho segunda safra e do crescimento da área semeada de trigo e representa um resultado zero vírgula seis por cento superior ao divulgado em junho último. A Conab disse, também, que o resultado favorável foi possível em razão das boas condições climáticas.
Após mais de um mês de reuniões e negociações, o presidente LULA convidou o deputado federal CELSO SABINO do União do Pará para assumir o Ministério do Turismo. Segundo nota oficial, a nomeação sai nos próximos dias no Diário Oficial. A nomeação oficializará a saída de DANIELA CARNEIRO da pasta, que retoma o mandato de deputada federal. A nomeação de SABINO é aguardada desde o mês passado, quando o União Brasil aumentou a pressão pela troca. DANIELA também é do União Brasil, mas deve migrar para o Republicanos. A mudança faz parte das ações do governo para melhorar a articulação no Congresso Nacional. O governo espera que a nomeação de SABINO assegure mais votos do União Brasil na Câmara dos Deputados.
O Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina deve responder na tarde desta sexta-feira as informações solicitadas pelo Procon de Florianópolis sobre as denúncias de usuários pela demora para a realização dos exames práticos. O ofício foi enviado pelo órgão de proteção ao consumidor na quarta-feira. O documento pede informações como a quantidade de alunos na fila de espera, a listagem nominal dos consumidores e das autoescolas contratadas, além do tempo de aguardo de cada habilitante. Entre as cidades de Santa Catarina, Florianópolis é a que conta com mais pessoas na fila de espera para a realização das aulas práticas de habilitação de veículos, mas o problema também ocorre em outras regões do estado. Segundo o órgão, mais de sete mil exames estavam represados em Florianópolis. No Estado, quase 32 mil pessoas aguardavam pela realização do exame.
O índice de volume de serviços catarinenses cresceu 10 vírgula seis por cento no acumulado de janeiro a maio de 2023, frente ao mesmo período do ano anterior. Santa Catarina ficou em quinto entre as 27 Unidades da Federação e o crescimento foi muito maior do que o nacional, de quatro vírgula oito por cento. Os dados foramdivulgados na última quarta-feira, pelo IBGE. O índice de volume de serviços catarinense cresceu em um virgula um por cento em maio, na comparação com abril, na série com ajuste sazonal. Por isso, o Estado está em patamar 26 vírgula quatro por cento superior em relação àfevereiro de 2020, patamar pré pandemia.
A Lei de Diretrizes Orçamentária para 2024 foi aprovada na Alesc nesta semana. A LDO orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual, que será votada até o final do ano. O projeto de Lei estima a receita e despesas, além de estabelecer as ações que o Executivo planeja desenvolver no ano seguinte, com a previsão de obras e dos gastos necessários para a manutenção de áreas como saúde, educação e segurança pública, entre outras. Para 2024, a previsão de receita e despesas do Estado é de cerca de 48 bilhões. Um dos principais pontos da proposta aprovada pelos deputados é a fixação de critérios para a concessão de benefícios fiscais. A intenção, nos próximos quatro anos, é reduzir de quatro e meio para três por cento o percentual de comprometimento do PIB com a concessão de benefícios, que também terão validade de cinco anos e passarão por revisões constantes.
O Peperi Debates deste sábado vai discutir os gargalos da mobilidade urbana em São Miguel do Oeste. No momento em que município começa a elaborar o plano de mobilidade, o programa vai debate quais são as questões mais relevantes em relação ao tema. O debate não vai analisar o plano, mas os elementos desse assunto, como vias de mão única, estacionamentos, ciclofaixas, transporte coletivo e transporte via aplicativo, por exemplo. O programa vai reunir o secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS, o presidente da câmara PAULO DRUMM, o membro do Conselho da pessoa com deficiência, RODRIGO DRASCEWSKI e um representante da CDL. O Peperi Debates começa as oito horas da manhã.
O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai receber a deputada estadual LUCIANE CARMINATTI. Ela vai falar sobre os projetos aprovados pela Assembleia nos últimos dias, entre eles, o que cria o programa Universidade Gratuita e a Lei de Diretrizes Orçamentárias que reduz o percentual de incentivos fiscais em Santa Catarina. O Peperi Rádio Repórter, ao vivo, começa às 11 horas com a análise das notícias da semana. A entrevista com a deputada LUCIANE CARMINATTI está programada para as 11 e meia deste sábado.
Foi retomada na manhã desta sexta-feira, a travessia da balsa de Itapiranga à Barra do Guarita. A empresa havia interrompido a passagem na noite de quarta-feira em virtude do alto volume de água do Rio Uruguai. Conforme o sócio proprietário da Barca, JUAREZ BORGES DOS SANTOS, a travessia foi interrompida por questões de segurança. A Defesa Civil informou que o nível máximo do rio Uruguai foi registrado por volta das 10 horas desta quinta-feira, quando atingiu a marca de oito virgula 82 metros acima do leito normal. A partir do meio dia, começou a baixar. A balsa voltou a operar hoje, mas o monitoramento continua constante pelos órgãos responsáveis.
O décimo primeiro batalhão de Polícia Militar de Fronteira com sede em São Miguel do Oeste vai realizar neste mês de julho um encontro técnico com os policiais militares. A informação foi divulgada nesta semana pelo comandante da PM, ALCIONES PULGA. De acordo com ele, este é o terceiro ano que a ação é realizada e visa atualizar o efetivo policial, trazendo novos conhecimentos aos profissionais que atuam na corporação, especialmente para os da rádio patrulha. Conforme ele, apesar do foco no efetivo que atua diariamente nas ocorrências, o momento também vai servir para os trabalhadores do Canil e também do Pelotão de Polícia Tático. ALCIONES PULGA comentou que o encontro vai contar com diversos palestrantes das mais diversas esferas, como por exemplo, do poder Judiciário, Polícia Federal, Polícia Científica e Receita Federal.
Uma das novidades do encontro técnico da Polícia Militar deste ano será a presença de profissionais que vão abordar o autismo, trazendo conhecimento sobre esse tema. O comandante do décimo primeiro batalhão, tenente coronel ALCIONES PULGA, essa ação será no dia 25 de julho e terá como local a Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste. PULGA citou que o evento terá inicio às oito horas da manhã se estendendo até o final da tarde. A intenção do encontro é fazer com que os serviços prestados à sociedade sejam melhorados. Questionado sobre quem deve participar no próximo dia 25, ele informou que todos os policiais militares dos 35 municípios de abrangência do nono comando regional de Polícia Militar de Fronteira estão convidados, abrangendo dessa forma, profissionais desde São Bernardino a Itapiranga e de Sul Brasil a Paraíso.
Ele destacou que até o momento, 120 inscrições já foram realizadas e há exemplo das edições anteriores, a expectativa é positiva em relação ao evento, haja visto a importância de um atendimento de qualidade e que contemple todas as pessoas residentes na grande região. ALCIONES PULGA salientou que o maior contingente empregado é na rádio patrulha, sobretudo no décimo primeiro batalhão que abrange 26 municípios. Ele assegurou que todos possuem esse serviço, diferente do Canil e do Tático que estão apenas na sede em São Miguel do Oeste e possuem maior foco no encontro de drogas e ocorrências de maior risco, além de prestar apoio e reforço para todo o batalhão.
O sindicato dos servidores públicos municipais e a administração de São Miguel do Oeste voltaram a se reunir nesta quarta-feira para discutir a retomada do vale alimentação. O encontro serviu para que as duas partes acertassem os detalhes do projeto que será enviado a câmara de vereadores reestabelecendo a volta do benefício. O auxilio, que era pago por dia trabalhado, foi suspenso em fevereiro deste ano. No mês de maio, o sindicato dos servidores entrou em estado de greve cobrando a retomada do vale alimentação. A categoria e o governo municipal voltaram a conversar e a prefeitura fez uma proposta que será colocada no projeto de lei a ser enviado nos próximos dias para a câmara de vereadores.
A intenção da prefeitura é pagar um vale alimentação de 400 reais para todos os servidores por mês e não mais por dia trabalhado. Na segunda-feira, em assembleia geral, o Sisme decidiu se abster e não emitiu posição a respeito da proposta porque faltavam informações e não havia uma definição em relação ao projeto que seria enviado para a câmara. A presidente do sindicato, VAINE PLAUTZ explicou que sem esses detalhes não havia como a categoria se posicionar sobre a proposta. Na quarta, Sindicato e prefeitura voltaram a se reunir para esclarecer dúvidas e acertar o projeto.O vice-prefeito EDENSILON ZANARDI esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que houve um avanço importante para a retomada do pagamento do vale alimentação.
Além de estabelecer o vale alimentação em 400 reais por mês, sindicato dos servidores e prefeitura avançaram em outros pontos. De acordo com o vice-prefeito EDENILSON ZANARDI, também ficou acertado que será computado como falta o período em que os servidores participaram das mobilizações do estado de greve. Ele explicou que os servidores que tiveram desconto em folha terão o ressarcimento pela compensação do banco de horas. Outro ponto acertado no encontro desta semana é que a administração vai computar o período da pandemia como tempo de serviço para todos os servidores do município. A presidente do sindicato, VAINE PLAUTZ confirmou que a reunião foi positiva e que o Sisme vai acompanhar a votação do projeto do nono auxilio alimentação pela câmara de vereadores.
O governador JORGINHO MELLO começou, nesta quinta-feira, o roteiro pela região extremo-oeste. Ontem, ele participou do Programa Santa Catarina Levada a Sério Mais Perto de Você em Maravilha. Durante o encontro com os municípios da Amerios na sede da entidade, JORGINHO anunciou 33 milhões de reais em investimentos da Casan. O governo e a Companhia projetam 22 milhões e 200 mil para os serviços de água e 10 milhões e 800 mil para os serviços de esgoto. O plano foi detalhado aos prefeitos dos 14 municípios beneficiados. Na parte da tarde, ele se reuniu individualmente com os prefeitos da Amerios. À noite, JORGINHO participou de um encontro políticos com lideranças do extremo-oeste no restaurante do Clube Comercial em São Miguel do Oeste.
Na manhã de hoje, JORGINHO MELLO participou do encontro do Programa Santa Catarina Levada a Sério Mais Perto de Você na câmara de vereadores de São Miguel do Oeste. Além do governador, a comitiva contou a participação de Secretários de Estado e lideranças políticas. No evento desta manhã, o governador anunciou investimentos de 93 milhões de reais para ampliação da rede de energia na região da Ameosc até 2026. Só para São Miguel do Oeste serão cerca de 28 milhões de reais. Em rede trifásica, neste momento, o investimento será de cerca de sete milhões na região. Tambem foram anunciados 12 milhões na nova linha de distribuição Pinhalzinho-Maravilha-São Miguel do Oeste. A obra deve estar pronta no segundo semestre de 2025 beneficiando 61 mil consumidores.
O governador JORGINHO MELLO anunciou, no encontro com os prefeitos em São Miguel do Oeste, que Santa Catarina vai fazer um empréstimo de um bilhão e 200 milhões de reais para a recuperação das rodovias catarinenses. De acordo com ele, o recursos do BID serão usados para a restauração das SCs que estão em péssimo estado de conservação. JORGINHO citou que o principal desafio que ele tem, neste momento, é entregar estradas em condições para os catarinenses. Também foram anunciados hoje 41 milhões de reais em sistema de agua e 51 milhões nos sistemas de esgotos na região da Ameosc. Em São Miguel do Oeste, a Casan vai investir 20 milhões em sistema de captação e distribuição de água e outros 40 milhões no sistema de tratamento de esgoto sanitário.
O governador JORGINHO MELLO concedeu uma entrevista para a Peperi na manhã de hoje e se posicionou sobre duas demandas do extremo-oeste: o aeroporto Helio Wassun e o Hospital Regional. Sobre o aeroporto, o governador afirmou que o Estado vai revitalizar os 21 aeroportos de Santa Catarina para deixar os locais em condições de receber voos. Ele disse que o governo vai ser parceiro nas obras do aeroporto de São Miguel, mas não deu detalhes sobre valores ou como será a parceria. JORGINHO também se manifestou sobre a necessidade de ampliação do Hospital Regional do extremo-oeste e mas não foi efetivo na resposta sobre quando o estado fará a ampliação.
A segunda parte do Programa Santa Catarina Levada a Sério Mais Perto de Você vai ser retomada na tarde desta sexta-feira. As reuniões individualizadas com os prefeitos da Ameosc serão realizadas na sede da associação dos município. A conversa é feita pelo governador JORGINHO MELLO de forma individual com cada prefeito para avaliar projetos e definir as obras prioritárias de cada município e que receberão recursos do Governo do Estado. O prefeito WILSON TREVISAN disse, durante a semana, que vai cobrar os recursos para as nove obras que estão paradas porque o estado suspendeu os repasses. Ao todo, são 15 milhões de reais que São Miguel tem a receber.
O vereador VAGNER PASSOS renunciou ao cargo de presidente da câmara na noite desta quinta-feira. Atualmente sem partido, ele entregou a carta de renúncia logo no começo da sessão. Ele citou na carta que "após uma profunda reflexão, chegou à conclusão de que é do melhor interesse da instituição e de minha vida pessoal abdicar dessa importante função". VAGNER explicou que devido a razões pessoais e circunstâncias que requerem atenção e cuidado imediato, tornou-se impossível conciliar a vida pessoal e as responsabilidades inerentes à Presidência do Poder Legislativo. Em seguida, o vice-presidente da casa, VANIRTO CONRAD, conduziu a eleição do novo presidente. PAULO DRUMM foi eleito para presidir a casa. PASSOS citou que fará a transição da forma mais harmoniosa possível.
O vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores, VAGNER PASSOS (sem partido), renunciou no final da sessão desta quinta-feira ao seu mandato de vereador. Ele apresentou uma carta de renúncia à presidência da Câmara. No início da sessão, PASSOS havia renunciado ao cargo de presidente do Legislativo, função que ocupava desde janeiro deste ano. Ele alegou motivos de foro íntimo e pessoal. O vereador afirmou que "circunstâncias pessoais surgiram que exigem atenção e dedicação exclusiva neste momento". VAGNER foi condenado em um processo criminal que está em segredo de justiça. Uma das consequências da decisão judicial, que transitou em julgado, é a suspensão do direitos políticos pelo prazo da condenação. A cadeia de VAGNER deve ser ocupada pela primeira suplente do PSL, ISLONA MEDEIROS que atualmente é diretora de Cultura do município.
O vereador PAULO DRUMM do PSD foi eleito o novo presidente da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste na sessão ordinária desta quinta-feira. A eleição foi realizada após a renúncia de VAGNER PASSOS, sem partido, do cargo logo no início da sessão. DRUMM recebeu nove votos. NINI SCHARNOSKI, do PL, teve três votos. Os demais membros da Mesa Diretora permanecem os mesmos. Depois da eleição, DRUMM disse que espera dar sequência ao trabalho e fazer jus aos votos que recebeu. Ele afirmou ainda que tentará construir da forma mais democrática possível o entendimento em todos os projetos e proposições e que tentará incluir as minorias e as pessoas que não estão inclusas nas discussões. DRUMM ressaltou que espera abrir um novo ciclo na Câmara com mais audiências públicas, mais discussões com a sociedade para a construção de um município cada vez melhor.
A Polícia Militar fez a apreensão de mercadorias da Argentina transportadas ilegalmente para o país. De acordo com a PM, foram duas apreensões. Em uma delas, foram encontrados cerca de cinco mil e 800 frascos de desodorantes. Já em outras duas apreensões, a Polícia Militar encontrou mil 440 latas de energético, 59 garrafas de vinho, 48 garrafas de cerveja, camarão e carne bovina. Segundo a Polícia Militar, toda está mercadoria apreendida veio da Argentina sem os devidos desembaraços aduaneiros. Os produtos foram encaminhados para a Receita Federal do Brasil e os autores responderão pelo crime de descaminho.
A Delegacia de Proteção à mulher, à criança, ao adolescente e ao idoso de Maravilha com apoio da DIC do município prendeu um homem de 40 anos investigado por perseguir uma criança de 10 anos de idade. A Dpcamirecebeu a informação de que suspeito fazia contato insistente, fazendo convites inconvenientes para encontrá-la. Ele também foi encontrado próximo a escola da vítima com uma "carta de amor" que seria entregue a criança. Diante dos fatos, a Polícia Civil instaurou um inquérito policial e solicitou uma medida cautelar de afastamento, sendo que o homem ficou proibido de se aproximar ou manter qualquer tipo de contato com a vítima. Mesmo com a proibição, na manhã da quarta-feira, enquanto a menor esperava o ônibus para ir à escola, o suspeito rondava o local. O delegado solicitou a prisão preventiva e ontem ele foi preso. O homem foi encaminhado à Unidade Prisional de Maravilha.