ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 14-07-2023 Sexta-feira

-11 ESTADOS CONTRARIAM GOVERNO FEDERAL E DECIDEM MANTER ESCOLAS CÍVICO-MILITARES

-LDO REDUZ ÍNDICE DE COMPROMETIMENTO DO PIB COM INCENTIVOS FISCAIS

-INSCRIÇÕES EM GRUPOS DA SAÚDE TERMINAM HOJE EM IPORÃ DO OESTE

-FÉRIAS NA REDE MUNICIPAL DE DESCANSO COMEÇAM NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA

-GOVERNADOR ANUNCIA INVESTIMENTOS PARA A REGIÃO EXTREMO OESTE

-TUNÁPOLIS PROJETA GRANDE PÚBLICO NA FESTA DO COLONO E MOTORISTA

-POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM POR PERSEGUIÇÃO À CRIANÇA

-COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO DEIXA MULHER FERIDA NA REGIÃO


O tempo apresenta-se nublado. A previsão para as próximas horas é de céu nublado na região. A mínima das últimas horas foi de quatro graus e a máxima para hoje deve ser de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 79 centavos. O euro está valendo cinco reais e 36 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula nove centavos.


As autoridades chinesas revelaram nesta semana novos detalhes sobre seus planos para uma missão lunar tripulada, enquanto a China tenta se tornar a segunda nação a colocar cidadãos na lua. O vice-engenheiro-chefe da Agência Espacial Tripulada da China, revelou o plano preliminar em uma cúpula aeroespacial na cidade de Wuhan. A missão, prevista para ocorrer antes de 2030, faz parte de um projeto para estabelecer uma estação de pesquisa lunar. Ele investigará a melhor forma de construir a instalação e realizar tarefas de exploração lunar e outros experimentos.

O presidente russo, VLADIMIR PUTIN, afirmou nesta quinta-feira que a adesão da Ucrânia à Organização do Tratado do Atlântico Norte poderá agravar as tensões internacionais. Ele afirmou estar convencido de que isso não vai melhorar a segurança da Ucrânia e, de uma maneira geral, tornará o mundo mais vulnerável e provocará tensões adicionais no cenário internacional. A frase foi uma resposta à aproximação da aliança militar transatlântica com a ex-república soviética. No começo desta semana durante uma reunião da Otan em Vilnius, na Lituânia, os 31 membros disseram que a Ucrânia vai ingressar na organização em algum momento, mas eles não definiram o momento em que a adesão será efetivada.

A ONU afirmou, nesta quinta-feira, que erradicar a epidemia da Aids até 2030 ainda é possível. O obstáculo é a falta de financiamento para exames e tratamentos, que atrasa a luta contra a epidemia mais letal do mundo. Uma pessoa morreu a cada minuto em 2022 em decorrência da doença. O plano apresentado em um novo relatório do Unaids, Programa das Nações Unidas para HIVAids, mostra que é possível erradicar a Aids "ainda nesta década". A organização destacou a necessidade de combater as desigualdades, apoiar as comunidades e as organizações da sociedade civil, além de garantir um financiamento adequado e sustentável.

A Companhia Nacional de Abastecimento informou, nesta quinta-feira, em Brasília, que a previsão da safra brasileira de grãos 202223 será a maior já produzida no país: 317 milhões e 600 mil toneladas. O volume representa crescimento de 16 e meio por cento ou 44 milhões e 900 mil toneladas acima da safra 202122. Os dados constam do décimo Levantamento da Safra de Grãos 20222023. O desempenho decorre, principalmente, das lavouras de milho segunda safra e do crescimento da área semeada de trigo e representa um resultado zero vírgula seis por cento superior ao divulgado em junho último. A Conab disse, também, que o resultado favorável foi possível em razão das boas condições climáticas.

Após mais de um mês de reuniões e negociações, o presidente LULA convidou o deputado federal CELSO SABINO do União do Pará para assumir o Ministério do Turismo. Segundo nota oficial, a nomeação sai nos próximos dias no Diário Oficial. A nomeação oficializará a saída de DANIELA CARNEIRO da pasta, que retoma o mandato de deputada federal. A nomeação de SABINO é aguardada desde o mês passado, quando o União Brasil aumentou a pressão pela troca. DANIELA também é do União Brasil, mas deve migrar para o Republicanos. A mudança faz parte das ações do governo para melhorar a articulação no Congresso Nacional. O governo espera que a nomeação de SABINO assegure mais votos do União Brasil na Câmara dos Deputados.

O anúncio de encerramento do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares pelo governo federal mobiliza os governadores pela manutenção das escolas do modelo nas suas regiões. Até o momento, ao menos 11 Estados e o Distrito Federal já anunciaram que deverão manter o funcionamento das instituições de ensino. São eles: Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Piauí, Acre e Distrito Federal. Na terça-feira, por meio de ofício, o Ministério da Educação informou os secretários estaduais de Educação sobre o encerramento do programa adotado por mais de 200 escolas em todo o país, criado em 2019 pelo governo do então presidente JAIR BOLSONARO.

O Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina deve responder na tarde desta sexta-feira as informações solicitadas pelo Procon de Florianópolis sobre as denúncias de usuários pela demora para a realização dos exames práticos. O ofício foi enviado pelo órgão de proteção ao consumidor na quarta-feira. O documento pede informações como a quantidade de alunos na fila de espera, a listagem nominal dos consumidores e das autoescolas contratadas, além do tempo de aguardo de cada habilitante. Entre as cidades de Santa Catarina, Florianópolis é a que conta com mais pessoas na fila de espera para a realização das aulas práticas de habilitação de veículos, mas o problema também ocorre em outras regiões do estado. Segundo o órgão, mais de sete mil exames estavam represados em Florianópolis. No Estado, quase 32 mil pessoas aguardavam pela realização do exame.

O índice de volume de serviços catarinenses cresceu 10 vírgula seis por cento no acumulado de janeiro a maio de 2023, frente ao mesmo período do ano anterior. Santa Catarina ficou em quinto entre as 27 Unidades da Federação e o crescimento foi muito maior do que o nacional, de quatro vírgula oito por cento. Os dados foram divulgados na última quarta-feira, pelo IBGE. O índice de volume de serviços catarinense cresceu em um virgula um por cento em maio, na comparação com abril, na série com ajuste sazonal. Por isso, o Estado está em patamar 26 vírgula quatro por cento superior em relação à fevereiro de 2020, patamar pré pandemia.

A Lei de Diretrizes Orçamentária para 2024 foi aprovada na Alesc nesta semana. A LDO orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual, que será votada até o final do ano. O projeto de Lei estima a receita e despesas, além de estabelecer as ações que o Executivo planeja desenvolver no ano seguinte, com a previsão de obras e dos gastos necessários para a manutenção de áreas como saúde, educação e segurança pública, entre outras. Para 2024, a previsão de receita e despesas do Estado é de cerca de 48 bilhões. Um dos principais pontos da proposta aprovada pelos deputados é a fixação de critérios para a concessão de benefícios fiscais. A intenção, nos próximos quatro anos, é reduzir de quatro e meio para três por cento o percentual de comprometimento do PIB com a concessão de benefícios, que também terão validade de cinco anos e passarão por revisões constantes.

O governador JORGINHO MELLO começou, nesta quinta-feira, o roteiro pela região extremo-oeste. Ontem, ele participou do Programa Santa Catarina Levada a Sério Mais Perto de Você em Maravilha. Durante o encontro com os municípios da Amerios na sede da entidade, JORGINHO anunciou 33 milhões de reais em investimentos da Casan. O governo e a Companhia projetam 22 milhões e 200 mil para os serviços de água e 10 milhões e 800 mil para os serviços de esgoto. O plano foi detalhado aos prefeitos dos 14 municípios beneficiados. Na parte da tarde, ele se reuniu individualmente com os prefeitos da Amerios. À noite, JORGINHO participou de um encontro político com lideranças do extremo-oeste no restaurante do Clube Comercial em São Miguel do Oeste.

Na manhã de hoje, JORGINHO MELLO participou do encontro do Programa Santa Catarina Levada a Sério Mais Perto de Você na câmara de vereadores de São Miguel do Oeste. Além do governador, a comitiva contou a participação de Secretários de Estado e lideranças políticas. No evento desta manhã, o governador anunciou investimentos de 93 milhões de reais para ampliação da rede de energia na região da Ameosc até 2026. Só para Iporã do Oeste serão cerca de 3 milhões e 600 mil reais. Em rede trifásica, neste momento, o investimento será de cerca de sete milhões na região. Também foram anunciados 12 milhões na nova linha de distribuição Pinhalzinho-Maravilha-São Miguel do Oeste. A obra deve estar pronta no segundo semestre de 2025, beneficiando 61 mil consumidores.

O governador JORGINHO MELLO anunciou, no encontro com os prefeitos em São Miguel do Oeste, que Santa Catarina vai fazer um empréstimo de um bilhão e 200 milhões de reais para a recuperação das rodovias catarinenses. De acordo com ele, os recursos do BID serão usados para a restauração das SCs que estão em péssimo estado de conservação. JORGINHO citou que o principal desafio que ele tem, neste momento, é entregar estradas em condições para os catarinenses. Também foram anunciados hoje 41 milhões de reais em sistema de agua e 51 milhões nos sistemas de esgotos na região da Ameosc. Em Iporã do Oeste, a Casan vai investir 6 milhões e 900 mil reais em sistema de captação e distribuição de água.

O governador JORGINHO MELLO concedeu uma entrevista para a Rede Peperi na manhã de hoje e se posicionou sobre duas demandas do extremo-oeste: o aeroporto Helio Wassun e o Hospital Regional. Sobre o aeroporto, o governador afirmou que o Estado vai revitalizar os 21 aeroportos de Santa Catarina para deixar os locais em condições de receber voos. Ele disse que o governo vai ser parceiro nas obras do aeroporto de São Miguel, mas não deu detalhes sobre valores ou como será a parceria. JORGINHO também se manifestou sobre a necessidade de ampliação do Hospital Regional do extremo-oeste, mas não foi efetivo na resposta sobre quando o estado fará a ampliação.

A segunda parte do Programa Santa Catarina Levada a Sério Mais Perto de Você vai ser retomada na tarde desta sexta-feira. As reuniões individualizadas com os prefeitos da Ameosc serão realizadas na sede da associação dos municípios. A conversa é feita pelo governador JORGINHO MELLO de forma individual com cada prefeito para avaliar projetos e definir as obras prioritárias de cada município e que receberão recursos do Governo do Estado.

A Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste atende 33 municípios da região Extremo Oeste catarinense. De acordo com o comandante, tenente ALCENIR LUIS MINUSCOLI, a rotina inclui uma ampla gama de atendimentos a ocorrências ambientais, com formulação de procedimentos criminais para encaminhamento ao Ministério Público e Poder Judiciário, emissão de autos de infração ambiental e instrução de todos os processos administrativos relacionados aos crimes ambientais praticados na região. MINUSCOLI observa que as principais ocorrências estão relacionadas ao corte de vegetação sem autorização dos órgãos licenciadores como o Conder e o Instituto do Meio Ambiente, intervenções em áreas de preservação permanente e questões pontuais de poluição do meio ambiente, que recebem atenção imediata para coleta de materiais, a fim de produzir provas do crime ambiental.

ALCENIR LUIS MINUSCOLI salienta que a Polícia Militar Ambiental trabalha com foco na conscientização para evitar a ocorrência de danos ambientais. O comandante regional afirma que são realizadas campanhas de orientação através dos meios de comunicação e que a unidade sempre está à disposição para sanar quaisquer dúvidas da população sobre situações que envolvem o meio ambiente. Ele chama atenção das pessoas para que procurem informações antes de efetuarem qualquer intervenção na natureza, evitando desta forma, ações em desconformidade com a legislação, que podem trazer transtornos e aborrecimentos com a responsabilização nas esferas penal e administrativa, além da obrigação de reparação do dano praticado contra o meio ambiente.

A coordenadora do CRAS de Santa Helena vai deixar o cargo nos próximos dias. DEISI SILVA ficou à frente dos trabalhos por cerca de dois anos e seis meses. Ela destacou em entrevista para a Rádio Oeste que o início do seu trabalho junto ao Centro de Referência em Assistência Social de Santa Helena teve muitas dificuldades, em meio à pandemia da Covid-19. Apesar disso, ela salientou que os desafios foram superados com o passar dos meses e que muitas novidades e novos projetos foram implantados para atender as famílias cadastradas e em acompanhamento pela proteção social básica. DEISI mencionou ainda a parceria firmada com diversos parceiros, que possibilitaram a oferta de várias oficinas e treinamentos para a população. A coordenadora do CRAS enfatizou que o principal objetivo das atividades realizadas foi estimular a vivência comunitária, com ampliação de conhecimentos e competências.

DEISI SILVA enalteceu ainda a implantação do Programa de Proteção e Atendimento Integral às Famílias nas comunidades. Através dele, o atendimento foi descentralizado com a formação de oito grupos em diferentes comunidades do interior de Santa Helena, para ampliar o atendimento à população. A coordenadora do CRAS pontuou que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos também teve inovações para as crianças, com o desenvolvimento dos projetos de incentivo à literatura, música e poesia. Também foi criado o Cine da Família e a Rota do Conhecimento, com visitas em diversos locais da região. Outro destaque da coordenadora que está deixando o cargo foi a criação do Serviço de Convivência para os idosos, com atividades físicas para os três grupos formados. Quinzenalmente, os idosos também participam de palestras e outras atividades especiais.

DEISI SILVA fez uma avaliação positiva das atividades que realizou à frente do CRAS de Santa Helena. A coordenadora que vai deixar o cargo nos próximos dias enalteceu o apoio de toda a equipe para que as novas ideias e projetos pudessem ser implantados em prol da população. Ela destacou que a equipe conquistou bons avanços sob sua coordenação e que possui convicção de quem um ótimo trabalho continuará a ser prestado. DEISI SILVA agradeceu também à administração de Santa Helena pela confiança depositada no seu trabalho. A Secretaria de Assistência Social de Santa Helena ainda não definiu uma nova coordenadora para o Centro de Referência em Assistência Social do município.

Tunápolis projeta grande público na tradicional Festa do Colono e Motorista. A programação é realizada em parceria com o Governo Municipal e a Associação dos Motoristas. O evento, no dia 25 de julho, inicia com Missa Sertaneja, seguida de carreata, benção, almoço e integração festiva. Conforme o Presidente da Associação dos Motoristas, ARCADIO ORTH, a presença de grande público também é proporcionada por ser feriado municipal em comemoração ao colono e motorista. Às nove horas e 30 minutos, terá a missa sertaneja na Gruta na São Cristóvão, no acesso à cidade. Em seguida inicia a carreata até os pavilhões de realização da Efacitus. ORTH chama atenção que os produtores rurais e os motoristas possuem seu papel de destaque na força do agronegócio e por isso os organizadores buscam motivar a população para prestigiar o evento e celebrar a data comemorativa.

O presidente da Associação dos Motoristas de Tunápolis destaca ainda que o preparo do almoço visa valorizar alimentos que são produzidos no município. ARCADIO ORTH destaca que o cardápio terá carne de frango, suíno e de gado de corte. Ele menciona ainda a produção de leite que contribui diretamente na movimentação da economia local, porém, os derivados de leite não fazem parte do almoço. Segundo o presidente da Associação dos motoristas, a procura por reserva de almoço já é expressiva. ARCADIO ORTH chama atenção que o evento gera grande expectativa, pois no ano passado a carreata teve uma hora de fluxo de veículos até todos receberem a benção.

A Secretaria Municipal de Educação de Descanso vai encerrar o primeiro semestre letivo do ano na próxima quarta-feira. Conforme o Secretário de Educação do município, MAICON ROSIN, esse será o último dia de aula presencial para os alunos antes das férias de julho. O retorno dos alunos para as salas de aula vai ocorrer no dia 31 deste mês. ROSIN ressalta que durante as férias, os profissionais da educação terão atividades de formação e também será feita a última etapa de atualização dos Projetos Político-Pedagógicos das unidades escolares. O Secretário observa que a creche do município também não terá atendimento nas férias, já que os profissionais dessa unidade também possuem direito ao recesso.

Na última segunda-feira, a Secretaria de Educação de Descanso também abriu as inscrições para a concessão de bolsas de estudos para os alunos do ensino superior e de nível médio profissionalizante que estudam fora do município. O Secretário de Educação, MAICON ROSIN, destaca que os interessados podem acessar a página do município na Internet e preencher o formulário para concorrer a bolsa. O valor total a ser distribuído é de 44 mil reais, que será dividido conforme o número de dias que o aluno estudou no semestre passado, com base no atestado de frequência escolar apresentado. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de julho.

A Secretaria Municipal de Saúde de Iporã do Oeste disponibiliza diversos grupos de acolhimento à população. Conforme a coordenadora das atividades, ÁGDA ANDRES, um deles é o grupo de controle ao tabagismo, que está sendo retomado neste ano. Ela lembra que os interessados em parar de fumar podem se inscrever até hoje, sexta-feira, com os agentes comunitários de saúde ou diretamente na Secretaria de Saúde. A partir da semana que vem será feita uma entrevista individual com cada inscrito para conhecer a relação de cada pessoa com o cigarro. O primeiro encontro do grupo vai acontecer no dia 31 de julho e depois todas as segundas-feiras, às 18h30, no auditório da saúde, durante os meses de agosto e setembro.

ÁGDA ANDRES lembra ainda que terá uma equipe de apoio completa com médico, psicólogo, enfermeiro, nutricionista, farmacêutico e odontólogo, que além dos atendimentos, também farão palestras sobre diversos assuntos. A coordenadora dos grupos da Saúde ressalta que também será fornecida medicação e adesivos de nicotina para auxiliar no tratamento de quem realmente quer parar de fumar. Outros grupos que já tiveram atividades neste ano são o grupo de apoio às gestantes, o grupo de acolhimento das pessoas em tratamento contra o câncer e o grupo dos Alcoólicos Anônimos, que apesar de não ser de responsabilidade da saúde, recebe apoio dos profissionais.

Em relação a outras atividades especiais da Secretaria de Saúde de Iporã do Oeste, ÁGDA ANDRES enaltece o Programa Saúde na Escola, que proporcionou abordagens sobre saúde bucal no colégio Padre Vendelino Seidel nesta semana, com a presença de dois dentistas e duas auxiliares de saúde bucal. Na oportunidade também foram entregues kits contendo escova dental, fio dental e pasta de dente. O Programa Saúde na Escola contou ainda com a participação de um técnico da Regional de Saúde, que repassou orientações sobre a dengue durante o primeiro semestre letivo deste ano, complementando os temas trabalhados em sala de aula.

Foi retomada na manhã desta sexta-feira, a travessia da Barca Aliança de Itapiranga à Barra do Guarita. A empresa havia interrompido a passagem na noite de quarta-feira, em virtude do alto volume de água do Rio Uruguai. Conforme o sócio proprietário da Barca, JUAREZ BORGES DOS SANTOS, a travessia foi interrompida por questões de segurança. A Defesa Civil informou que o nível máximo foi registrado por volta das 11 horas desta quinta-feira, quando atingiu a marca de oito metros e 82 centímetros acima do normal. A partir do meio dia, começou a baixar. Neste momento o nível de água do Rio Uruguai está 7 metros e 34 centímetros acima do normal em Itapiranga. Em Mondaí, a travessia da barca ainda não foi retomada.

A BR-163 terá operação de detonação de rochas com interdição total do tráfego na tarde desta sexta-feira. Segundo o DNIT, a operação é necessária para dar seguimento às obras de ampliação de capacidade, restauração e eliminação de pontos críticos da rodovia. A detonação está prevista para ocorrer entre 15h e 16h, em Guaraciaba, próximo à comunidade Linha Daltro Filho e à rotatória de acesso ao município de Anchieta. O tempo estimado de duração para o desmonte e limpeza completa da pista é de uma hora.

A Polícia Civil de Maravilha prendeu um homem, de 40 anos, investigado por perseguir uma criança de apenas dez anos de idade na tarde desta quinta-feira. A Polícia informou que o homem estava perseguindo de forma contínua uma criança, mantendo contato insistente e fazendo convites inconvenientes para encontrá-la. O investigado foi encontrado próximo da escola onde a vítima estuda com uma “carta de amor”, que seria entregue para a criança. A Polícia Civil instaurou um inquérito e solicitou uma medida cautelar de afastamento, sendo que o homem ficou proibido de se aproximar ou manter qualquer tipo de contato com a vítima. Mesmo com a proibição, na quarta-feira, enquanto a criança esperava o ônibus para ir à escola, o suspeito rondava o local. A Polícia Civil solicitou a prisão preventiva do homem, que foi deferida. O preso foi encaminhado à Unidade Prisional de Maravilha, onde permanece à disposição da Justiça.

Polícia Militar apreende mais de cinco mil frascos de desodorante. A apreensão realizada pela Polícia Militar de Dionísio Cerqueira foi na tarde desta quinta-feira, onde os produtos vindos da Argentina em grande quantidade foram apreendidos. Em uma das apreensões, cerca de cinco mil e 800 frascos de desodorantes foram retirados de circulação. Já em outras duas apreensões, a Polícia Militar encontrou mil 440 latas de energético, 59 garrafas de vinho, 48 garrafas de cerveja, dois quilos de camarão e quatro peças de carne bovina. Segundo a Polícia Militar, toda essa mercadoria apreendida veio da Argentina sem os devidos desembaraços aduaneiros, e após os tramites de apreensão, os produtos foram encaminhados para a Receita Federal do Brasil. Os autores responderão pelo crime de descaminho.

Um acidente de trânsito deixou uma mulher ferida na tarde desta quinta-feira, em Mondaí. A colisão frontal ocorreu na Rua Alegre e envolveu um carro Fiat Uno e uma moto Honda CG 160. O condutor do carro, de 50 anos, não sofreu ferimentos. Já a condutora da moto, de 22 anos, relatava dores na região do quadril e abdômen. Ela já estava sendo amparada por populares quando os socorristas do Corpo de Bombeiros chegaram no local. Após avaliação inicial, a mulher foi conduzida ao Hospital de Mondaí. A Polícia Militar também esteve no local e fez o levantamento do acidente.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.