ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 14-07-2021 Quarta-Feira

-GILMAR MENDES MANDA GOVERNO AVALIAR VACINAÇÃO DE ADOLESCENTES

-SANTA CATARINA TERÁ NOVO DECRETO SEM RESTRIÇÕES DE HORÁRIOS

-FEIRA DE ARTESANATO E AGRICULTURA FAMILIAR ATENDE EM NOVO ESPAÇO E VENDAS AUMENTAM

-SANTA HELENA CANCELA ATENDIMENTO PRESENCIAL EM CRECHE POR CASOS DE COVID

-VALOR DE DÍVIDAS NEGOCIADAS EM PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO FISCAL SUPERA 108 MIL REAIS

-IPORÃ DO OESTE JÁ ATENDEU 200 AGRICULTORES COM RECUPERAÇÃO DE ACESSOS

-HOMEM É PRESO POR DISPARO DE ARMA NA RUA

-MAQUIADORA USA REDES SOCIAIS PARA DENUNCIAR AGRESSÕES DO NAMORADO


O tempo na região Extremo Oeste é de céu com muitas nuvens. A previsão para as próximas horas é que o tempo permaneça dessa forma. A mínima das últimas horas foi de 16 graus e a máxima deve ser de 26graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar começou a quarta-feira cotado em cinco reais e nove centavos. O euro está valendo seis reais e dois centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco vírgula seis centavos.


Centenas de milhares de pessoas na França correram para tentar agendar suas vacinações após o presidente do país alertar que os não vacinados poderiam enfrentar restrições adotadas com o objetivo de conter a rápida propagação da variante delta.Ao anunciar medidas para combater o aumento de infecções, o presidente francês, EMMANUEL MACRON, afirmou que a vacinação não será obrigatória para o público por ora, mas ressaltou que restrições seriam focadas nas pessoas que não se vacinaram.


A agência Cubana de notícias divulgou nesta terça-feira que os protestos contra o regime comunista em Cuba deixaram uma pessoa morta e diversos feridos. Segundo a nota, a vítima era um homem de 36 anos que tinha passagens por desacato, furto e alteração na ordem do país. Ele morreu ainda na segunda-feira. As autoridades cubanas reconheceram, ainda, que houve confronto, mas acusou os manifestantes de atirarem pedras e outros objetos. A causa exata da morte do manifestante não foi esclarecida.


O PAPA FRANCISCO recebeu alta do Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, nesta quarta-feira, após passar 10 dias internado por causa de uma cirurgia no intestino. O líder da Igreja Católica deixou o hospital no banco do carona do veículo azul tradicionalmente usado por ele em seus deslocamentos pela capital italiana. Antes de voltar ao Vaticano, o pontífice ainda fez uma parada para oração na Basílica de Santa Maria Maggiore, maior igreja mariana de Roma. Ao chegar à Casa Santa Marta, sua residência oficial, ele ainda cumprimentou policiais de sua escolta e soldados do Exército que faziam a segurança da região.


As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio 2021 se encerram às 11 horas e 59 minutos da noite de hoje. Além das inscrições, também é possível realizar a alteração dos dados cadastrais na página do participante até o horário limite. Os candidatos que não têm direito à isenção da taxa ou que solicitaram o benefício, mas não conseguiram aprovação, devem pagar a taxa de inscrição no valor de 85 reais. Mesmo quem obteve a gratuidade precisa se inscrever. Podem se inscrever no Enem estudantes que estão concluindo o ensino médio em 2021 ou que já finalizaram os estudos em anos anteriores.


Os presidentes do Judiciário, Executivo e Legislativo se reúnem nesta quarta-feira para discutir as relações entre os poderes. O encontro será no prédio do Supremo Tribunal Federal e ocorre após uma semana tensa entre as instituições. Participam da conversa os presidentes, da República, JAIR BOLSONARO, do STF, ministro LUIZ FUX, do Senado, RODRIGO PACHECO e da Câmara, ARTHUR LIRA. As relações entre o Executivo e o Judiciário ficaram tensas na semana passada, depois das declarações de BOLSONARO sobre a possibilidade de não realização de eleições, caso não seja aprovada no Congresso a proposta que institui o voto impresso.


O ministro do Supremo Tribunal Federal,GILMAR MENDES, determinou nesta terça-feira ao Ministério da Saúde que avalie se há necessidade de incluir adolescentes de 12 a 18 anos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19. Pela decisão, o ministério deve avaliar a aplicação do imunizante especialmente nos jovens do grupo de risco, com cormobidades respiratórias graves. GILMAR MENDES tomou a decisão ao analisar o caso de uma adolescente de Belo Horizonte. No mês passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou o uso da vacina da Pfizer para adolescentes a partir de 12 anos. Antes, a vacina só podia ser aplicada em adolescentes a partir dos 16 anos. O imunizante é o único que pode ser aplicado em menores de 18 anos no Brasil.



Um levantamento do Tribunal de Contas de Santa Catarina apontou que 140 municípios catarinenses admitiram ter aplicado a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em um prazo diferente do que o recomendado na bula. Não se trata de vacinas vencidas, mas de aplicação posterior à data prevista pelo fabricante. Isso representa 47 por cento dos 295 municípios catarinenses. O levantamento do TCE foi feito com base em um questionário respondido por todas as Secretarias Municipais de Saúde até 21 de maio. A alegação mais comum foi a falta de vacinas disponíveis. Dos 140 municípios que não aplicaram a segunda dose no prazo recomendado, 117 disseram ao TCE que o motivo foi a falta de doses.


Em função dos altos custos para tratar a pandemia, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou a isenção de impostos e taxas para compra de oxigênio hospitalar e medicamentos do kit intubação. A Secretaria de Estado da Fazenda estimou em 40 milhões de reais a renúncia fiscal prevista para este ano com esses incentivos. A maior parcela da isenção é para os medicamentos para intubar pacientes, estimada em 31 milhões de reais. A decisão da Alesc tornou mais barato o tratamento, tanto ao setor público quanto ao setor privado.


O governo de Santa Catarina vai publicar, nesta quarta-feira um novo decreto de combate à pandemia. Desta vez, por tempo indeterminado e sem restrições de horários para o funcionamento das atividades. As portarias continuam valendo normalmente, com os seus protocolos específicos, mas serão revisadas pela Secretaria da Saúde nos próximos dias. Os trabalhadores do serviço público estadual no Poder Executivo, administração direta e indireta, irão retomar as atividades presenciais. O Estado de Calamidade Pública continua valendo até 31 de outubro e a proibição de público nos estádios permanece pelo menos até o fim de agosto. Os eventos de massa, para mais de 500 pessoas, seguem sob avaliação das autoridades regionais onde irão acontecer, respeitando um protocolo elaborado previamente e analisado pela Secretaria de Estado da Saúde. Ainda é obrigatório o uso de máscaras em todos os ambientes públicos, abertos e fechados.


-FEIRA DE ARTESANATO E AGRICULTURA FAMILIAR ATENDE EM NOVO ESPAÇO E VENDAS AUMENTAM

-SANTA HELENA CANCELA ATENDIMENTO PRESENCIAL EM CRECHE POR CASOS DE COVID

-VALOR DE DÍVIDAS NEGOCIADAS EM PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO FISCAL SUPERA 108 MIL REAIS

-IPORÃ DO OESTE JÁ ATENDEU 200 AGRICULTORES COM RECUPERAÇÃO DE ACESSOS


A Secretaria da Educação de São João do Oeste investe na infraestrutura de escolas. Recursos aplicados visam dar melhores condições de trabalho aos profissionais e também de aprendizado aos estudantes. O secretário da Educação de São João do Oeste, CLAUNEI WEBER, destaca a conclusão das obras do Centro Educacional na cidade. Foram investidos 246 mil reais na reforma da edificação. As obras ocorreram em banheiros, substituição de janelas, portas e foro, além da troca de telhado e colocação de porcelanato em diversos ambientes. Durante as obras foi identificada a necessidade de trocar outras aberturas e com isso a prefeitura aproveitou um aditivo com a empresa vencedora da licitação no valor de 43 mil reais.


CLAUNEI WEBER diz que desta forma foi possível aproveitar um preço menor, sem reajuste que ocorre com frequência nos materiais de construção. O educandário atende mais de 200 alunos da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. O secretário CLAUNEI WEBER avalia que a Covid está causando preocupação no momento, porém sem afetar a sequência das aulas. Ele avalia que as escolas não são ambientes de contágio, pois até o momento não teve casos de transmissão entre alunos e com isso as escolas seguem como um ambiente seguro. O município segue com várias restrições, porém nada foi alterado na rotina escolar.


Uma sucessão de suspeitas e casos de coronavírus entre profissionais da Educação e familiares levou o município de Santa Helena a cancelar o atendimento presencial na Creche Cinderela. Conforme a secretária de Educação, LAÍS TELOEKEN, até ontem havia dez profissionais afastados, dos quais dois estão com suspeita e um foi confirmado com Covid-19. A prática a ser adotada nesta situação, segundo LAÍS, é a suspensão das aulas, como de fato foi definido na manhã de hoje, após reunião do Comitê Intersetorial das Aulas. A secretária explica que a profissional que foi confirmada com o vírus ficou indisposta ainda na semana passada e desde quarta-feira está afastada do trabalho. Além dela, duas profissionais da creche estão em isolamento por conta de cônjuges que positivaram para Covid, e ainda há crianças com sintomas gripais, que demandam atenção.


As aulas na creche seguem suspensas até o dia dois de agosto. Na prática, a suspensão ocorre por uma semana, pois na seguinte inicia o período de recesso escolar. A decisão é válida apenas para a creche, pois as demais escolas continuam com atividades normais. LAÍS TELOEKEN defende que a escola é um ambiente seguro, pois todos os protocolos de segurança sanitária são seguidos à risca. Ela pede a colaboração da comunidade, afinal nesta época é comum as pessoas ficarem gripadas, com resfriado ou quadros respiratórios, em função da mudança de temperatura. Sintomas de Covid podem se confundir com gripe, portanto se a criança apresentar corisa ou tosse, não deve ser enviada à escola, e em contrapartida procurar a unidade de saúde. A secretária de Educação de Santa Helena observa que existem profissionais preparados para trabalhar no ensino híbrido, com tempo escola e tempo casa, mas também há atividades e planejamento para crianças que precisarem ficar totalmente no remoto. Reforça que as decisões tomadas são para garantir a segurança de todos, principalmente das famílias.


A procura por vacinas em Iporã do Oeste, seja da Covid-19 ou da Influenza, segue com alto índice de engajamento dos munícipes. Na manhã de ontem, as 400 doses para gripe, que seriam aplicadas até as 11h para a população em geral, esgotaram com uma hora de antecedência ao término da vacinação. Já na manhã de hoje ocorreu a aplicação da primeira dose contra Covid-19 para pessoas acima de 39 anos e também para trabalhadores da indústria, que já haviam sido pré-listados. Trata-se de trabalhadores da JBS, Lac Lélo, Henn, entre outras indústrias do município. Segundo a responsável da Sala de Vacinas, KARIN BLATT, a vacinação é sempre no Centro Público de Convivência, normalmente das 8h às 11h. Para quem recebe vacina por faixa etária, é obrigatório ter documento de identidade, com CPF. Já para trabalhadores de indústrias é exigido, além desses documentos, o comprovante de que trabalha na empresa, seja com carteira assinada ou contra-cheque. KARIN comenta que a exemplo de anos anteriores, a campanha de vacinação é grande e a população iporãoestina adere. Parabeniza a todas pessoas que comparecem à vacinação.


Com ajuda do escritório municipal da Epagri, a feira do artesanato e da agricultura familiar de Descanso foi adaptada em novo local. Agora a tenda fica em barracas na frente do Banco do Brasil, em terreno cedido pelo posto Daltoé. Conforme a extensionista social da Epagri, FLÁVIA OLIVEIRA, o objetivo é que os feirantes tenham outra experiência de vendas e até agora os resultados tem sido satisfatórios, segundo os próprios feirantes. O atendimento fica mais próximo à avenida central e o centro da cidade, onde há maior circulação de pessoas, além de ser mais acessível. FLÁVIA enfatiza que a feira está neste espaço há quatro semanas e as pessoas estão indo com maior frequência. Elas justificaram a possibilidade de o acesso ser mais facilitado. Antes, a feira ficava no prédio da Secretaria de Agricultura, num terreno íngreme, e por isso era mais difícil para as pessoas chegarem.


Por enquanto, a feira permanece em local cedido pela família do posto Daltoé, porém a Epagri cogita alterar para algum terreno permanente. Além de alavancar as vendas, outra situação que os feirantes entendem pertinente é a alteração do horário de permanência. Antes era apenas nas tardes de sexta-feira e agora o atendimento é a partir das 9h da manhã, até as 17h, sem fechar ao meio dia. Os próprios feirantes fazem rodízio no horário do almoço, para manter o atendimento, que agora beneficia principalmente as pessoas que não conseguem se deslocar ao local em horário comercial. A Epagri de Descanso abre possibilidade de incluir mais agricultores ou artesãos que queiram expor produtos. A solicitação é para os interessados comparecerem ao escritório municipal para saber como a feira é organizada.


Iporã do Oeste disponibilizou até o dia 30 de junho a oportunidade para contribuintes inadimplentes com o município aderirem ao Programa de Recuperação Fiscal, chamado PREFISIPORÃ, com condições mais acessíveis para pagamento de dívidas com o município, acumuladas até o final do ano passado. Ao todo, houve 76 processos de negociação, num montante total que chega próximo a 108 mil e 500 reais. Na avaliação do fiscal de Tributos do município, LEANDRO MAGNAGUAGNO, isto representa uma adesão razoável em relação ao total da dívida existente. Até o momento, 26 mil foram pagos à vista e 42 mil em parcelamento. MAGNAGUAGNO lembra que no dia cinco deste mês encerrou o prazo da primeira parcela do pagamento, no qual foram registrados os 10 mil reais em atraso.


O fiscal de Tributos reitera que o contribuinte que deixar de pagar a parcela perde o direto da concessão do benefício do juro nessa parcela, e volta a pagar o valor nominal de antes da negociação. Já a inadimplência de duas ou mais parcelas gera o cancelamento da adesão ao PREFIS. Neste caso, segundo LEANDRO MAGNAGUAGNO, o município ajuíza ação e remete ao Judiciário para execução de cobrança judicial deste crédito, o que vai aumentar o valor da dívida do contribuinte. Os valores pagos no PREFIS entram no caixa geral de arrecadação e recurso livre do município, que será destinado para vários setores, como educação, saúde, obras e assistência social, conforme prevê a legislação. A vigência do atual Programa de Recuperação Fiscal é de quase 18 meses e o município só vai poder fazer um novo PREFIS a partir de 2023.


De acordo com o secretário de Agricultura de Iporã do Oeste, RAFAEL REINEHR, que também responde pelo setor de Transportes e Obras, no momento a equipe atua na região de Linha Vitória, onde está concluindo cascalhamento de estrada geral. Três caminhões terceirizados estão sendo mobilizados neste serviço, enquanto outra equipe continua na recuperação dos acessos. O secretário destaca que nas últimas semanas foram atendidas entre três a quatro comunidades, tanto com recuperação das estradas como dos acessos, que geram grande demanda. Existem estradas com maior dificuldade para encontrar cascalho ou fazer a retirada, por conta da umidade do inverno. Por outro lado, segundo REINEHR, no inverno é mais fácil identificar as estradas que estão mais danificadas e carecem de cascalho, para então fazer a recuperação e evitar maiores transtornos no verão.


O secretário de Agricultura cita que no inverno também há maior dificuldade em cascalhar arredores de esterqueiras e instalações, o que será feito posteriormente. No momento, o foco é a recuperação de acessos, para facilitar os caminhões a fazerem manobras para carregamento de suínos, aves ou leite. RAFAEL REINEHR avalia que ainda tem muitos acessos para serem recuperados, mas até o momento já foram atendidos em torno de 200. Ele salienta que o município ainda disponibiliza subsídio de Horas Máquina, um programa oferecido pela Secretaria da Agricultura e destinado para essas situações. Para que a recuperação dos acessos seja providenciada pelo município, o agricultor deve passar na Secretaria de Obras para fazer o protocolo. A solicitação com antecedência facilita o trabalho, pois ao se deslocar de uma comunidade para outra, junto com as máquinas que recuperam as estradas, a equipe já sabe quantos acessos precisa atender. REINEHR enaltece que o município já passou por quase todas as comunidades para recuperar acessos protocolados pelos agricultores.


O secretário de Agricultura explica que o setor de Obras está com três equipes divididas, para atender trabalhos distintos. Uma delas atua no riacho que atravessa as comunidades de Monte Maria e Macucozinho, onde serão colocadas duas novas pontes, e a equipe se encarrega de fazer a limpeza para permitir a colocação das cabeceiras. RAFAEL REINEHR lembra que a primeira licitação efetuada para a colocação de novos pontilhões não teve interessados. Após adaptações, foi lançada uma segunda licitação, vencida por uma empresa de Itajaí, que vai trazer os materiais de construção e ferramentas necessárias para a instalação de quatro cabeceiras, que se somam em duas pontes. As cabeceiras são provenientes da Defesa Civil e o município ajuda com contrapartida para comprar o material, além de disponibilizar o parque de máquinas para a realização da obra.


-HOMEM PERDE QUATRO MIL REAIS EM GOLPE PELO WHATSAPP

-HOMEM É PRESO POR DISPARO DE ARMA NA RUA

-MAQUIADORA USA REDES SOCIAIS PARA DENUNCIAR AGRESSÕES DO NAMORADO


O Corpo de Bombeiros de Mondaí atendeu incêndio em veículo no centro de Riqueza. Foi por volta das 05h40 da manhã de hoje. O veículo Hyundai I30, emplacado em Riqueza, segundo o proprietário, estava na garagem quando iniciou o incêndio no motor. O proprietário tentou controlar o fogo com ajuda de vizinhos e familiares, porém sem êxito. Os bombeiros foram acionados e quando chegaram ao local, o veículo já estava fora da garagem. Eles utilizaram cerca de dois mil litros de água para extinguir as chamas e evitar danos maiores no veículo, que não possuía seguro.


Um homem foi vítima de golpe pelo WhatsApp, em Descanso. A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar, por volta das três da tarde de ontem. Segundo relato do solicitante, o mesmo trocou mensagens com uma mulher pelo aplicativo, sendo que ela lhe enviou fotos íntimas. A mulher teria solicitado para que ele também enviasse, mas não fez isso. Depois de alguns dias o homem começou a receber ligações e mensagens pelo WhatsApp, de alguém dizendo ser delegado do Rio Grande do Sul, o qual estava cobrando quatro mil reais devido a um processo de pedofilia, e ele efetuou o depósito do valor. Na segunda-feira ele recebeu outra ligação do suposto delegado, pedindo mais oito mil, referente às despesas funerárias na qual alegava que a vítima havia deixado uma carta e posteriormente teria se suicidado. Já na lotérica, o homem tentou depositar o valor, mas não conseguiu, pois a conta não aceitava depósito. O funcionário da lotérica orientou o mesmo a procurar a Polícia Militar para registrar o fato.


Um motociclista sofreu ferimentos considerados graves ao bater de frente com um carro nas proximidades da Ponte sobre o Rio das Antas, BR-282, entre São Miguel do Oeste e Maravilha. O acidente aconteceu por volta das 20h desta terça-feira. De acordo com testemunhas, o motociclista fazia sentido Maravilha/SMOeste, quando um Corsa com placas de Descanso, que fazia sentido oposto, invadiu a pista contrária, causando a colisão. Após o acidente, o condutor do Corsa abandonou o local. O motociclista foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Regional de SMO. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e realizou os procedimentos cabíveis.


Homem foi preso pelo crime de disparo de arma de fogo em via pública. O fato ocorreu por volta das 13h de ontem, no Bairro Villa Nova II, em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar foi até o local para verificar a denúncia, onde um homem relatou ter sido ameaçado com facão pelo vizinho. Para se defender, ele teria disparado com arma de fogo. Indagado sobre o registro, o homem apresentou o documento, que estava regular. Foi realizada apreensão da arma, uma pistola Taurus, bem como três carregadores e 19 munições. O homem foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia.


A maquiadora de São Miguel do Oeste, ANDRESSA BONATTO, de 27 anos, resolveu usar as redes sociais para denunciar as agressões físicas e psicológicas que diz ter sofrido do namorado. Eles estavam juntos há um ano e meio e também moravam na mesma residência desde abril deste ano. A mulher publicou, nesta terça-feira, vídeos e fotos mostrando as marcas da violência que sofreu. Em uma conversa com o jornalismo da Peperi, ela deu detalhes de uma agressão sofrida pelo companheiro na última quinta-feira, em São Miguel do Oeste. Segundo ANDRESSA, o namorado já a havia agredido e quebrado as coisas dela em outras oportunidades, mas só agora ela teve coragem de denunciar e tornar isso público, para incentivar outras mulheres a denunciarem. Ela também relatou que em umas das vezes, a agressão foi na frente de outras pessoas e que depois o namorado ainda bateu no seu pai, porém sempre falava que ia mudar e ela acabava acreditando, porque queria construir uma família com o homem.


ANDRESSA também relatou que ele tem problemas com bebida. Quando ingere álcool, o homem acaba se “transformando” e bate nela, além de desferir palavrões. No dia desta agressão, que inclusive foi divulgada por ela na conta pessoal no Instagram, eles estavam em um motel, quando depois de beber, foram para casa e já na residência o homem queria sair para beber mais, porém ela não aceitava. Foi quando o rapaz acabou quebrando alguns objetos da residência e logo depois começou a agredi-la com socos na cabeça, chutes e até mesmo tentou sufocá-la. ANDRESSA disse que se não fosse os vizinhos, que acabaram ouviram toda a discussão e que chamaram a PM logo em seguida, ela poderia estar morta neste momento. A profissional fez o registro em Boletim de Ocorrência e deseja que a justiça seja feita.


A Peperi também conversou com a delegada titular da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, LISIANE JUNGES. Ela relatou que a vítima procurou a delegacia e que o autor já foi identificado, porém até o momento não foi preso. LISIANE reforçou que a DPCAMI está investigando para esclarecer todas as circunstâncias do crime. A Peperi também ouviu o namorado da vítima, EDUARDO. Ele contou que na noite da quinta-feira eles começaram a discutir, que ANDRESSA começou a agredi-lo e ele apenas se defendeu. O rapaz relatou que em nenhum momento a ameaçou e que também registrou boletim de ocorrência, pois também estaria com muitos ferimentos pelo corpo. Sobre as declarações que foram dadas por ANDRESSA à Peperi, EDUARDO comentou que não é ele que se transforma e sim ela, que teria crises de ciúmes. Além disso, o jovem comentou que já tentou se separar dela algumas vezes, porém nunca conseguiu porque ANDRESSA pediu para voltar e por gostar muito dela, não resistia. Além disso, também falou que não quebrou nada, mas que ela teria feito isso durante suas crises.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.