De acordo com o Banco Central, o dólar começou a quarta-feira cotado em cinco reais e nove centavos. O euro está valendo seis reais e dois centavo. Já o peso argentino está cotado em cinco vírgula seis centavos.
Centenas de milhares de pessoas na França correram para tentar agendar suas vacinações após o presidente do país alertar que os não vacinados poderiam enfrentar restrições adotadas com o objetivo de conter a rápida propagação da variante delta. Ao anunciar medidas para combater o aumento de infecções, o presidente francês, EMMANUEL MACRON, afirmou que a vacinação não será obrigatória para o público por ora, mas ressaltou que restrições seriam focadas nas pessoas que não se vacinaram.
A agência Cubana de notícias divulgou nesta terça-feira que os protestos contra o regime comunista em Cuba deixaram uma pessoa morta e diversos feridos. Segundo a nota, a vítima era um homem de 36 anos que tinha passagens por desacato, furto e alteração na ordem do país. Ele morreu ainda na segunda-feira. As autoridades cubanas reconheceram, ainda, que houve confronto, mas acusou os manifestantes de atirarem pedras e outros objetos. A causa exata da morte do manifestante não foi esclarecida.
O PAPA FRANCISCO recebeu alta do Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, nesta quarta-feira, após passar 10 dias internado por causa de uma cirurgia no intestino. O líder da Igreja Católica deixou o hospital no banco do carona do veículo azul tradicionalmente usado por ele em seus deslocamentos pela capital italiana. Antes de voltar ao Vaticano, o pontífice ainda fez uma parada para oração na Basílica de Santa Maria Maggiore, maior igreja mariana de Roma. Ao chegar à Casa Santa Marta, sua residência oficial, ele ainda cumprimentou policiais de sua escolta e soldados do Exército que faziam a segurança da região.
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio 2021 se encerram às 11 horas e 59 minutos da noite de hoje. Além das inscrições, também é possível realizar a alteração dos dados cadastrais na página do participante até o horário limite. Os candidatos que não têm direito à isenção da taxa ou que solicitaram o benefício, mas não conseguiram aprovação, devem pegar a taxa de inscrição no valor de 85 reais. Mesmo quem obteve a gratuidade precisa se inscrever. Podem se inscrever no Enem estudantes que estão concluindo o ensino médio em 2021 ou que já finalizaram os estudos em anos anteriores.
Os presidentes do Judiciário, Executivo e Legislativo se reúnem nesta quarta-feira para discutir as relações entre os poderes. O encontro será no prédio do Supremo Tribunal Federal e ocorre após uma semana tensa entre as instituições. Participam da conversa os presidentes, da República, JAIR BOLSONARO, do STF, ministro LUIZ FUX, do Senado, RODRIGO PACHECO e da Câmara, ARTHUR LIRA. As relações entre o Executivo e o Judiciário ficaram tensas na semana passada, depois das declarações de BOLSONARO sobre a possibilidade de não realização de eleições, caso não seja aprovada no Congresso a proposta que institui o voto impresso.
O ministro do Supremo Tribunal Federal, GILMAR MENDES, determinou nesta terça-feira ao Ministério da Saúde que avalie se há necessidade de incluir adolescentes de 12 a 18 anos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19. Pela decisão, o ministério deve avaliar a aplicação do imunizante especialmente nos jovens do grupo de risco, com comorbidades respiratórias graves. GILMAR MENDES tomou a decisão ao analisar o caso de uma adolescente de Belo Horizonte. No mês passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou o uso da vacina da Pfizer para adolescentes a partir de 12 anos. Antes, a vacina só podia ser aplicada em adolescentes a partir dos 16 anos. O imunizante é o único que pode ser aplicado em menores de 18 anos no Brasil.
Um levantamento do Tribunal de Contas de Santa Catarina apontou que 140 municípios catarinenses admitiram ter aplicado a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em um prazo diferente do que o recomendado na bula. Não se trata de vacinas vencidas, mas de aplicação posterior à data prevista pelo fabricante. Isso representa 47 por cento dos 295 municípios catarinenses. O levantamento do TCE foi feito com base em um questionário respondido por todas as Secretarias Municipais de Saúde até 21 de maio. A alegação mais comum foi a falta de vacinas disponíveis. Dos 140 municípios que não aplicaram a segunda dose no prazo recomendado, 117 disseram ao TCE que o motivo foi a falta de doses.
Em função dos altos custos para tratar a pandemia, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou a isenção de impostos e taxas para compra de oxigênio hospitalar e medicamentos do kit intubação. A Secretaria de Estado da Fazenda estimou em 40 milhões de reais a renúncia fiscal prevista para este ano com esses incentivos. A maior parcela da isenção épara os medicamentos para intubar pacientes, estimada em 31 milhões de reais. A decisão da Alesc tornou mais barato o tratamento, tanto ao setor público quanto ao setor privado.
O governo de Santa Catarina vai publicar, nesta quarta-feira um novo decreto de combate à pandemia. Desta vez, por tempo indeterminado e sem restrições de horários para o funcionamento das atividades. As portarias continuam valendo normalmente, com os seus protocolos específicos, mas serão revisadas pela Secretaria da Saúde nos próximos dias. Os trabalhadores do serviço público estadual no Poder Executivo, administração direta e indireta, irão retomar as atividades presenciais. O Estado de Calamidade Pública continua valendo até 31 de outubro e a proibição de público nos estádios permanece pelo menos até o fim de agosto.
Os eventos de massa, para mais de 500 pessoas, seguem sob avaliação das autoridades regionais onde irão acontecer, respeitando um protocolo elaborado previamente e analisado pela Secretaria de Estado da Saúde. Ainda é obrigatório o uso de máscaras em todos os ambientes públicos, abertos e fechados.
Recesso escolar começa semana que vem. A secretária de Educação de Campo Erê informa que a partir de quarta-feira, dia 21, os estudantes terão o equivalente a 8 dias letivos para descansar. Para os professores, as chamadas férias de julho começam na outra segunda-feira, dia 26, e será uma semana ou 5 dias letivos. Conforme ROSÂNGELA MOCELINI, na pandemia, as aulas remotas e presenciais representam trabalho dobrado para os profissionais da educação. O estresse aumenta, prova disso são os atestados de saúde, que são muitos na comunidade escolar.
Centro de Educação Infantil Anjo da Guarda vai chamar os pais semana que vem para entregar as avaliações dos alunos. Elas já estarão postadas no sistema. Os demais centros de Educação de Campo Erê irão fazer o chamamento no segundo semestre, que é quando será entregue o primeiro boletim de 2021. Ali vão constar as notas do primeiro e do segundo bimestre. Quarta-feira da semana que vem, no Centro de Evento, será tratado sobre um conselho participativo. Trata-se dos pais indo até a escola para saber, diretamente com os professores, como está o desempenho escolar dos filhos.
Práticas Integrativas Complementares. Esse é um novo programa da Secretaria de Saúde de Campo Erê. A secretária revela que esse é um plano de trabalho, desde o início da sua gestão. Essa atividade vai contar com terapeuta holística atuando no grupo de trabalhadores da saúde. O plano oferece aos servidores da saúde várias atividades como massagem energética. Mais tarde a secretária ROSALVA BOLIGON quer estender esse programa para a população, especialmente aos grupos de hipertensos, diabéticos, gestantes e tabagistas. A meta é começar a trabalhar já no final do mês. ROSALVA defende atividades físicas, especialmente caminhadas, porque as pessoas estão a mais de 1 ano e meio paradas.
Saúde pública de Campo Erê começa a aplicar vacina da Covid-19 a pessoas com 37 anos. A informação é da enfermeira SAMARA RONCHI. De acordo com ela, não precisa ter nenhum tipo de comorbidade, basta ter 37 anos completos que vai receber a vacina hoje no Centro de Especialidades, na Sala da Nutricionista. Se encaixam ainda nessa etapa de vacinação, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto e lactantes, nesse caso precisa de uma declaração do médico.
Vacina da Covid ainda está sendo disponibilizada para caminhoneiros e motoristas de transporte de pessoas. Para esse público, a enfermeira pede que levem a carteira de trabalho ou declaração da empresa onde trabalha. Ainda entram trabalhadores da limpeza urbana, professores e pessoas maiores de 18 anos com Deficiências Permanentes e comorbidades contempladas no Plano Estadual de Vacinação. Entre elas: Diabetes; Hipertensão Arterial estágio 1, 2 com outra comorbidade, ou estágio 3 sem comorbidade; Cardiopatias, arritmia cardíaca; Imunossuprimidos; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; Obesidade mórbida e Cirrose hepática. Tudo isso, mediante comprovante da doença ou solicitação médica.
Campo Erê vacina contra Covid trabalhadores da indústria com 30 anos ou mais. Segundo a enfermeira SAMARA RONCHI, já está ocorrendo a vacinação no Centro de Especialidades na Sala da Nutricionista e vai até as 16 horas. Para esse público, há a necessidade de levar uma declaração da empresa contendo cnae e comprovante de residência, pois apenas trabalhadores que residem em Campo Erê podem ser vacinados nesse grupo. Além das declarações que cada grupo exige para receber a vacina, todos devem portar cartão SUS ou CPF.
Palma Sola retoma atividades do Projeto Farmácia Viva. As ações estavam paralisadas devido a pandemia do coronavírus. Agora com boa parte da população já vacinada, é possível aos poucos ir retomando o trabalho. EDUARDA MARTINELLO Coordenadora do Projeto, lembrou que a Farmácia Viva de Palma Sola iniciou em 2019. Ele conta com a participação de diversas Secretarias não apenas da Saúde Pública, como é o caso da Agricultura e Assistência Social. Estão envolvidos também nessa causa, á Epagri e a Comunidades através das Famílias Apoiadoras.
Ideia inicial do Projeto Farmácia Viva era fazer resgate do cultivo bem como do uso das plantas medicinais. No entanto, logo no início da proposta em Palma Sola, EDUARDA conta que se surpreendeu com a população que já fazia isso, e a aceitação da comunidade foi muito boa. Além da inserção dessa medicina tradicional natural com esse resgate e mobilização da população para cultivar e utilizar as plantas medicinais em conjunto, notou-se a diminuição da dispensação dos medicamentos na Farmácia Básica.
Dentro do Projeto Farmácia Viva, Palma Sola tem dois hortos que são referência. Um deles está localizado dentro do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos na Linha Cerro Azul e o outro na horta comunitário no Bairro Palmares. Hoje, segundo a coordenadora EDUARDA, são 15 famílias apoiadoras do projeto, que estão habilitadas a trabalhar nele. Quem precisar de uma muda de alguma planta ou de alguma informação sobre determinado chá, pode estar procurando essas famílias. Existe também uma Cartilha do Farmácia Viva, um estudo de uma quantidade de plantas, desenvolvido com essas famílias.
Palma Sola quer capacitar mais famílias para o Projeto Farmácia Viva. De acordo com a coordenadora do projeto EDUARDA MARTINELLO, agora que estão voltando a acontecer os encontros presenciais nas comunidades, o objetivo é fazer com que mais pessoas possam participar dessa ação. Durante o período em que o projeto ficou parado, foram feitas várias distribuições de mudas de plantas para a comunidade.
Entregador de pizza é assaltado ao fazer entrega. Um homem foi vítima de roubo na noite de ontem, em Francisco Beltrão. A PM disse que a vítima estava fazendo entrega de pizza na Rua Mato Grosso com a Travessa Iguaçu, bairro Vila Nova e ao chegar no local foi rendido por três homens, um armado com um pedaço de madeira. Eles anunciaram o assalto e roubaram dois celulares, 150 reais em dinheiro e uma pizza. Logo após o roubo os três fugiram a pé. Várias equipes foram mobilizas, fizeram buscas, porém os autores do roubo não foram localizados.
Incêndio destrói residência no bairro Padre Ulrico. Na noite de ontem, por volta das 23 horas o Corpo de Bombeiros de Francisco Beltrão foi acionado para combater um incêndio em residência na Rua Orlando Pedron, bairro Padre Ulrico. Quando a equipe chegou no local o fogo havia consumido praticamente toda a casa. Devido a aglomeração de pessoas e algumas alteradas foi acionada a Polícia Militar que acompanhou os trabalhos, contendo a população até o término do atendimento. As causas não foram apuradas.
Colisão deixa duas vítimas presas às ferragens na SC-157. Por volta das 19 horas e 50 mi nutos de ontem, o Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste foi acionado para atender a um acidente de trânsito. Foi uma colisão frontal envolvendo um caminhão Ford 2429 e um veículo de passeio, um Gol, ambos emplacados em São Lourenço. A colisão ocorreu na SC-157, contorno viário, em frente ao novo terminal rodoviário. No veículo gol estavam duas vítimas, presas as ferragens. Quando os bombeiros chegaram no local, uma equipe do SAMU já atendimento aos dois feridos.
Eles estavam conscientes com ferimentos nos braços, tronco e face. Um deles queixava-se de dores no abdômen e tórax. Foi efetuado a retirada do teto, rebatimento do painel e posterior retirada das vítimas. Uma delas foi conduzida pela equipe do SAMU e outra pela ambulância do Corpo de Bombeiros. O condutor do caminhão nada sofreu. Ainda segundo os bombeiros, no momento do acidente uma equipe encontrava-se em outro atendimento com parada cardíaca.
Suspeito de mortes de quatro pessoas em São Domingos confessa crime; polícia conclui investigações. A Polícia Civil de São Lourenço do Oeste, por meio da Divisão de Investigação Criminal de Fronteira (DIC-Fron) e do Instituto Geral de Perícias (IGP), realizou uma coletiva de imprensa, ontem para esclarecer sobre o crime ocorrido em São Domingos, no dia 8 de maio, onde quatro pessoas foram encontradas mortas dentro de uma residência incendiada. O delegado regional de Polícia Civil, WILHERM NEGRÃO, destacou mais uma vez a excelência do trabalho das equipes para a elucidação do crime. Explicou que as investigações foram concluídas na tarde de segunda-feira.
Foi apurado que as quatro pessoas foram mortas com o uso de uma faca, na altura do pescoço. As vítimas, pais e filhos, tinham 34, 31, 11 e 10 anos. Depois de mortas, o autor do crime ateou fogo na casa com o intuito de apagar qualquer indício do crime. As investigações tiveram o trabalho do Instituto Geral de Perícias (IGP) e do Instituto Médico Legal (IML), com a coleta de provas. Seis dias depois do crime, um homem de 31 anos foi preso temporariamente. De acordo com o delegado da DIC-Fron de São Lourenço do Oeste, ROBERTO FRONZA, o homem era amigo e frequentava a casa da família. Ele foi preso em Ipuaçu. Depois de 60 dias preso, ele confessou a autoria dos crimes. Alegou uso excessivo de drogas (cocaína) e que não se lembrava das mortes. Ele continua preso no Presídio Regional de Xanxerê.