-INVESTIMENTOS PRIVADOS DEVE REPRESENTAR 72% DA INFRAESTRUTURA ATÉ O FIM DE 2025
-SC TEM A 2ª MENOR TAXA DE ANALFABETISMO ENTRE PESSOAS COM MAIS DE 15 ANOS
-DEBATE NA PEPERI DISCUTE AVANÇOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTENCIA SOCIAL
-VEREADORES SUGEREM CRIAÇÃO DE CENTRO COMERCIAL COM APOIO DA PREFEITURA
-LÍDER DO GOVERNO EXPLICA SUPLEMENTAÇÃO DE 14 MILHÕES NO ORÇAMENTO
-MULHER SOFRE FERIMENTOS EM CAPOTAMENTO DE VEÍCULOS NA SC 205
-POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM POR FURTO EM ESTABELECIMENTO COMERCIAL
A previsão para as próximas horas é de céu parcialmente nublado com possibilidade de chuva à noite. A mínima nas últimas horas foi de 14 graus. A máxima pode chegar a 20 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou a terça-feira cotado em cinco reais e 56 centavos. O euro está valendo seis reais e 40 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0048 centavos.
A imprensa estatal do Irã afirmou neste sábado que mais 60 pessoas, incluindo 20 crianças, morreram em um ataque de Israel contra um conjunto residencial em Teerã, capital iraniana. Também no sábado, o Irã disparou mísseis e deixou mais duas pessoas mortas e 19 feridas no território israelense, segundo o jornal The Times of Israel. Com isso, os ataques com mísseis iranianos já somam três mortos e ao menos 82 pessoas feridas desde sexta-feira, quando os países trocaram ataques e acusações. O governo iraniano acusa Israel de iniciar uma guerra ao realizar ataques que deixaram ao menos 78 pessoas mortas no Irã, na sexta. O governo israelense, por sua vez, diz que o conflito vai se estender pele tempo necessário.
Durante uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas nesta sexta-feira, o enviado do Irã, AMIR IRAVANI, afirmou que os Estados Unidos são cúmplices por ajudar e permitir os ataques de Israel. A reunião acontece após um enviado israelense à ONU afirmar que a operação militar continuará até que as capacidades nucleares e a operação de mísseis balísticos do Irã sejam eliminadas. Já o enviado de Israel, embaixador DANNY DANON, classificou os ataques como uma questão de sobrevivência e um "ato de preservação nacional."
Em meio à continuidade dos protestos contra prisões de imigrantes nos Estados Unidos, cerca de 200 fuzileiros navais foram deslocados para Los Angeles nesta sexta-feira e assumiram a proteção de um prédio federal na cidade. A movimentação aconteceu após uma decisão judicial permitir que o presidente DONALD TRUMP mantenha o comando da Guarda Nacional da Califórnia pelo menos até a próxima terça-feira. Os protestos, que já duram uma semana, marcam a maior onda de resistência desde o retorno de TRUMP ao poder, em janeiro. Ao todo, o governo federal autorizou o envio de quatro mil membros da Guarda Nacional e 700 fuzileiros navais à cidade para reforçar a segurança de instalações e servidores federais.
Em 2024, 68 mil 159 pessoas apresentaram pedidos de refúgio no Brasil – um aumento de 16 virgula três por cento em relação ao ano anterior. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, em Brasília, pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com base no Observatório das Migrações Internacionais. Segundo o relatório Refúgio em Números 2025, a nacionalidade com o maior número de solicitantes de refúgio no Brasil foi a venezuelana, com 27 mil 150 pedidos, seguida por cubanos com 22 mil 288 e angolanos com três mil 421. Ao todo, o Brasil recebeu solicitações de refúgio de pessoas oriundas de 130 países. O documento destaca “crescimento expressivo” no número de solicitações feitas por cubanos, que registraram variação positiva de 94 por cento em relação a 2023.
O presidente do INSS, GILBERTO WALLER JÚNIOR, informou, nesta sexta-feira, que o instituto já recebeu três milhões e cem mil contestações de segurados relacionadas a descontos indevidos de mensalidades associativas. Caso todas sejam procedentes, o valor total dos ressarcimentos será de aproximadamente um bilhão e 800 milhões de reais, valor que, corrigido pela inflação, chega a cerca de dois bilhões e cem milhões. As entidades têm 15 dias, a partir da contestação feita pelo segurado, para apresentar uma resposta ao INSS sobre os descontos questionados. Das 43 entidades envolvidas, 15 ainda não apresentaram qualquer resposta ao Instituto. Além disso, 512 mil respostas foram de associações que apresentaram documentos para tentar comprovar a regularidade dos descontos.
Um estudo da Confederação Nacional da Indústria projeta que os investimentos privados devem representar 72 por cento do total aplicado em infraestrutura no Brasil até o final de 2025. Os principais setores beneficiados serão energia elétrica, transportes e saneamento. Segundo o levantamento, os investimentos em infraestrutura devem atingir 277 bilhões de reais neste ano, o equivalente a dois virgula 21 por cento do Produto Interno Bruto. O crescimento será puxado por avanços em saneamento básico e transportes, com pequenos incrementos em telecomunicações e energia elétrica. Apesar da previsão de alta, a CNI alerta para riscos, especialmente no setor público. A Confederação citou que ainda há bastante incerteza, principalmente no âmbito dos investimentos públicos, em função da efetiva capacidade de execução pelos entes da federação.
Santa Catarina tem um novo governador temporariamente desde ontem. O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador FRANCISCO OLIVEIRA NETO, assumiu o cargo de governador até o próximo dia 25, enquanto JORGINHO MELLO lidera comitiva estadual na Ásia. A agenda do governador prevê compromissos no Japão e na China. A comitiva contará com representantes de vários setores da economia catarinense. Além dele, a vice-governadora MARILISIA BOEHM também estará de viagem, em Portugal e na Espanha. Além disso, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado JULIO GARCIA, que é o terceiro na hierarquia, também estará de licença de sua função. Quem assumiu a presidência da Alesc foi o deputado PADRE PEDRO BALDISSERA.
O relatório que apontou mais de 18 mil casos de indícios de irregularidades no programa Universidade Gratuita revelou também as instituições de ensino superior que tiveram mais casos de inconsistências. A versão mais completa do levantamento do Tribunal de Contas do Estado com os dados por instituição foi divulgada nesta sexta-feira. Na quinta, o TCE aprovou o documento que propõe o envio das informações ao Ministério Público para a apuração dos casos no âmbito criminal e da modalidade pública, e à Controladoria-Geral o Estado para avaliação de medidas por parte do governo do Estado. As três universidades com maior número de alunos com indícios de irregularidades na comprovação de renda são a Univali, o Centro Universitário Facvest e a Universidade do Extremo Sul Catarinense, a Unesc.
Entre a população de Santa Catarina com 15 anos ou mais, um vírgula nove por cento é analfabeta. A taxa é a segunda menor do Brasil em 2024. O dado foi divulgado nesta sexta-feira na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Educação 2024, do IBGE. O indicador mostra que a taxa de analfabetismo recuou zero vírgula um ponto percentual em relação a 2023, quando o percentual era de dois por cento. De acordo com a pesquisa, a taxa em Santa Catarina só foi maior que a do Distrito Federal, que registrou um vírgula oito por cento da população analfabeta, que não sabe ler nem escrever. Em todo o Brasil, a taxa de analfabetismo equivale a mais que o dobro da catarinense, ficando em cinco vírgula três por cento em 2024.
A nova versão de "Lilo & Stitch" tem sido um grande sucesso de bilheteria no Cine Peperi, com números impressionantes também no Brasil e no mundo. O filme lidera as bilheterias, quebrou recordes e atraiu um público enorme, com mais de dois milhões e 700 mil espectadores só no Brasil. Globalmente, o filme já arrecadou mais de 700 milhões de dólares. O Filme "Lilo & Stitch" contina em cartaz no Cine Peperi neste final de semana com sessões hoje e amanhã as duas da tarde e as sete horas da noite.
A Administração Municipal de Romelândia promoveu, nesta semana, a Conferência Municipal de Assistência Social. O evento foi realizado nesta sexta-feira com a participação de técnicos do setor e da comunidade, especialmente o público atendido pela secretaria de Assistência Social. O tema foi: “ 20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. No dia 27, última sexta-feira deste mês, a Secretaria Municipal de Assistência Social vai promover a primeira Conferência Municipal Dos Direitos da Pessoa Idosa. O encontro vai acontecer a partir da uma hora da tarde no salão de Múltiplo Uso da cidade. O tema será “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”.
O Peperi Debates deste sábado discutiu os principais temas que foram abordados na Conferência Municipal de Assistência Social de São Miguel do Oeste. O programa analisou os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social, a importância das políticas públicas na área e a relação entre ingresso, permanência e saída das famílias dos programas sociais. O debate deste sábado reuniu a coordenadora do Creas, FRANCIELI DA SILVA; o coordenador do CRAS Dois, ELIAS ARAUJO; a secretária executiva dos conselhos e coordenadora de Alta complexidade, JANE RIES e a vereadora ANDREIA REBELATTO. As foto e áudio do programa estão disponíveis no portal da Peperi.
A capacitação permanente dos profissionais e uma necessidade para fortalecer a prestação dos serviços em assistência social. O comentário é da coordenadora do Creas, FRANCIELI DA SILVA. Ela citou que uma das propostas da conferência é a realização de concurso público para efetivar as equipes mínimas e ampliar o atendimento da população. Ela destacou que além das famílias do cadastro único, as equipes da secretaria também atender as pessoas em situação de vulnerabilidade que são vítimas de violência. FRANCIELI destacou que as políticas públicas vão muito além dos benefícios de transferência de renda. Ela destacou que os programas tem condicionalidades que precisam ser observadas pelos beneficiários, como manter os filhos matriculados, manter as vacinas em dias e atualizar o CAD Único.
As pessoas precisam tem um olhar mais profundo sobre a situação social da cidade e entender a importância e complexidade do trabalho realizado pelas equipes da secretaria de Assistência Social. A observação é do coordenador do CRAS Dois, ELIAS ARAÚJO. De acordo com ele, as pessoas não têm a consciência das necessidades e da importância dos programas sociais. Ele disse que uma das propostas da Conferencia desta semana foi aumentar a quantidade de técnicos para dar conta do aumento da demanda. ELIAS citou que o número de famílias que buscam as políticas públicas é cada vez maior e isso cria dificuldades para a administração. Ele também entende que as condições para manter o benefício de transferência de renda poderiam ser mais rigorosas, mas essa é uma questão que compete ao governo federal.
O SUAS é um conjunto de políticas e ações que visa a proteção social da famílias em condução de vulnerabilidade, evitando o assistencialismo e focando no protagonismo das pessoas. A afirmação é da secretária executiva dos conselhos e coordenadora de Alta complexidade, JANE RIES. Ela disse que as pessoas acabam olhando apenas para os benefícios, como os programas de transferência de renda e acabam não percebendo que a questão é mais complexa. Ela citou que a Assistência Social também é composta pelos serviços de média e alta complexidade que envolvem a garantia de direitos e a proteção contra a violação de públicos como mulheres, idosos e crianças. JANE comentou que os mecanismos de controle e avaliação dos benefícios é um gargalo e esse tipo de programa, que deveria ser transitório de dois anos, se torna permanente porque muitas famílias acabam se acomodando com o valor recebido do governo.
Todos os eixos discutidos na Conferência Municipal de Assistência Social desta semana são importantes e devem ser discutidos pela comunidade, mas o financiamento do setor é uma questão central. A declaração é da vereadora ANDREIA REBELATTO. Ela disse que é primordial que os governos estadual e municipal garantam o repasse de recursos para que os municípios possam atender adequadamente a população vulnerável. ANDREIA disse que, em 2024, o orçamento da assistência social foi de quase 14 milhões em São Miguel e quase 90 por cento dessa conta ficou com a prefeitura. A vereadora comentou que é preciso aprovar a PEC que fixa o repasse mensal para a assistência social em um por cento da receita corrente liquida do governo federal. Ela também considerou que os programas sociais devem ser transitórios e que é preciso melhorar as ações para retirar as famílias dessa condição de dependência do poder público.
As secretarias de Cultura e de Educação de São Miguel do Oeste vão realizar, hoje a tarde, o tradicional Arraiá de São Miguel. O evento começa as duas horas da tarde na área coberta da Praça Walnir Bottaro Daniel. Segundo o secretário de Cultura e Esportes, ANDERSON PELEGRINI, a expectativa é receber entre 500 a 600 pessoas ao longo da tarde. A festa vai contar com a participação de entidades e escolas da rede municipal de ensino, com diversas apresentações culturais. Além das danças típicas, haverá a venda de comidas típicas de festa junina. O protocolo de abertura está previsto para as quatro horas e logo depois será realizada uma edição especial do Palco Aberto, reunindo apresentações de artistas locais.
São Miguel do Oeste vai sediar na próxima quarta-feira, o primeiro Fórum Municipal de Combate ao Trabalho Infantil, com o tema “Conhecer para Combater”. O evento reunirá estudantes, educadores, profissionais da assistência social e autoridades locais, numa ação conjunta da Comissão Municipal do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação e o CIEE, Centro de Integração Empresa-Escola. Durante o Fórum serão premiados os vencedores do concurso de redação sobre o tema. Ao todo, foram selecionados dez textos, escritos por alunos dos oitavos anos das redes estadual e municipal — seis da rede estadual e quatro da municipal. A comissão julgadora é formada por representantes das escolas, alunos, profissionais do CREAS e CRAS, além da Diretora de Programas Educacionais.
As redações sobre o trabalho infantil ajudam a levar informação e conscientização não só para os alunos, mas também para as famílias. A afirmação é da gerente de infância e juventude do município, LUIZA PACOWSKA. De acordo com ela, o Fórum da semana que vem quer envolver toda a comunidade escolar e sociedade nessa luta. Os dez finalistas do concurso de redação receberão kits de premiação, patrocinados pelo CIEE e pela Secretaria de Assistência Social. O grande destaque do concurso será premiado no encerramento do fórum. Na visão de LUIZA, o fórum pode contribuir muito com a conscientização das pessoas e o entendimento a respeito do conceito e dos problemas gerados pelo trabalho infantil.
Durante a sessão da Câmara Municipal de São Miguel do Oeste realizada na quinta-feira, os vereadores DELEGADO ZANCANARO e DAIANE DE MARCH, ambos do PL, apresentaram uma proposta ao Executivo sugerindo a implantação de um Centro Comercial Municipal. A ideia é que a Administração Municipal estude a possibilidade de oferecer incentivos fiscais e de infraestrutura para viabilizar o projeto. Segundo os autores, o objetivo é atender à crescente demanda por espaços integrados, capazes de impulsionar o desenvolvimento econômico, social e urbano sustentável da cidade. O centro comercial buscaria estimular a instalação de novos negócios, gerar empregos e valorizar o espaço urbano. Para os proponentes, o centro comercial pode se transformar em um ponto de referência para o comércio local, criando novas oportunidades de negócios.
A criação de um centro comercial poderia dinamizar o consumo local, fortalecer a identidade comercial de São Miguel do Oeste e promover a ocupação organizada de áreas estratégicas. A afirmação é dos vereadores DAIANE DE MARCH e DELEGADO ZANCANARO. Os vereadores sugerem o aproveitamento de áreas públicas subutilizadas ou a possibilidade de desapropriação de terrenos para viabilizar o empreendimento. Eles também destacam o potencial de parcerias público-privadas e a capacidade técnica do município para conduzir o projeto. Entre os benefícios previstos estão a geração de empregos, aumento da arrecadação, inclusão social e revitalização urbana. O espaço poderia abrigar lojas, farmácias, cafés, feiras de produtos locais, coworking, academias, espaços de adoção de animais e até áreas verdes e de lazer. O pedido foi encaminhado ao prefeito e aos secretários de Planejamento e de Desenvolvimento Sustentável.
O líder do governo na câmara de vereadores, DELEGADO ZANCANARO, esteve no Peperi Entrevista de ontem e explicou os motivos dos projetos de lei que suplementam o orçamento de São Miguel do Oeste em 14 milhões de reais. Ele disse que os recusos serão destinados a ações de serviços urbanos, desenvolvimento agrícola, saúde e para realização de obras de pavimentação asfáltica, conservação e manutenção das ruas e avenidas da cidade. Os dois projetos foram aprovados por unanimidade e seguem para sanção do prefeito. De acordo com ZANCANARO, o objetivo é reforçar dotações orçamentárias para serviços públicos nessas áreas. Os projetos foram aprovados em votação única porque tramitaram em regime de urgência. Na saúde, por exemplo, os valores solicitados serão exclusivamente destinados ao incremento dos repasses ao Consórcio Cis-Ameosc, visando ampliar o atendimento a população.
Parte da suplementação orçamentária será usada para a contratação de massa asfáltica da usina de asfalto do Conder para obras de recuperação e tapa buracos nas ruas da cidade. A explicação é do líder do governo no legislativo, DELEGADO ZANCANARO. De acordo com ele, o objetivo é instituir dotações orçamentárias para realização de obras de pavimentação asfáltica, conservação e manutenção das ruas e avenidas, especialmente nos pontos críticos e nas vias que foram alvo de serviços da Casan. O vereador citou que serão realizadas por meio do Conder, garantindo custos reduzidos e possibilitando a ampliação das áreas beneficiadas. O regime de urgência, segundo ZANCANARO, foi necessário diante da necessidade de fazer esses investimentos.
A suplementação orçamentária é uma questão rotineira e que faz parte dos ajustes necessários para manter os serviços do poder público. A afirmação é do líder do governo no legislativo, DELEGADO ZANCANARO. Ele disse que trata-se de um ajuste das rubricas do orçamento que estão sem previsão suficiente para as despesas. Isso não significa, de acordo com o vereador, que o município tenha feito um planejamento inadequado ou que tenha gasto mais do que deveria.
Uma pessoa ficou ferida em um acidente de trânsito na nesta sexta-feira na BR 158. O acidente aconteceu por volta das oito e 45 da noite de ontem em Caibi e envolveu um Corsa. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o motorista perdeu o controle da direção e o carro capotou. O condutor, de 45 anos, sofreu escoriações na face e nas mãos. O homem contou aos bombeiros que seguia para o Rio Grande do Sul quando saiu da pista e capotou. Ele recebeu os primeiros socorros no local e foi encaminhado ao Pronto Socorro da Fundação Hospitalar de Cunha Porã.
Uma mulher ficou ferida na tarde desta sexta-feira em um capotamento de veículo nas proximidades da ponte do Rio das Antas, na SC-305, em Guaraciaba. O acidente aconteceu por volta da uma hora da tarde e envolveu uma Ecosport. A vítima, relatava dores na clavícula esquerda e no tórax, onde apresentava um hematoma na região do seio direito. Segundo os bombeiros, a mulher foi imobilizada e conduzida para o hospital de Anchieta. As causas do acidente não foram confirmadas pelo Corpo de Bombeiros.
As guarnições da Policia Militar de São Miguel do Oeste foram acionadas no final da tarde de ontem para uma ocorrência de furto em comércio na rua 7 de setembro, centro da cidade. Após coleta de informações e verificação de câmeras de monitoramento de outros estabelecimentos comerciais, os policiais começaram as buscas. Logo depois, a guarnição abordou um homem de 40 anos de idade com as mesmas características e com o objeto furtado, um urso grande de pelúcia. Ele foi preso em flagrante e levado para a delegacia de polícia. A PM levou cerca de 30 minutos depois do crime para localizar e prender o autor do furto.