-GOVERNO DIVULGA REGRAS DA TARIFA SOCIAL NACIONAL DE ÁGUA E ESGOTO
-VACINAÇÃO CONTRA A DENGUE É AMPLIADA PARA A REGIÃO DE CHAPECÓ
-AMEOSC PROMOVE SEMINÁRIO E INSTALA FORUM DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL
-MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO OESTE PAGA MAIS DE CINCO MILHÕES EM PRECATÓRIOS
-JUSTIÇA NEGA LIMINAR PARA CONVOCAÇÃO DE SUPLENTE DE VEREADOR LICENCIADO POR 30 DIAS
-PM LOCALIZA HOMEM COM ORDEM DE PRISÃO JUDICIAL POR ESTUPRO DE VULNERÁVEL
-HOMEM CHAMA A POLÍCIA DEPOIS DE SOFRER TENTATIVA DE GOLPE PELA INTERNET
O tempo é de sol com algumas nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol com nebulosidade variável. A temperatura mínima nas últimas horas foi de 18 graus e a máxima pode chegar a 27 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 35 centavos. O euro está valendo cinco reais e 72 centavos. O peso está cotado em 0,0057 centavos.
Mais de oito mil crianças da Faixa de Gaza estão em situação de desnutrição aguda. Dessas, mil e 600 estão em estado grave de acordo com a Organização Mundial da Saúde, TEDROS ADHANOM. O número é recorde desde o início da guerra e, segundo ADHANOM, ainda não reflete os relatos de Israel de que mais ajuda humanitária com comida está entrando no território palestino. Ainda de acordo com o diretor da OMS, boa parte da população de Gaza em geral sofre com "fome extrema e catastrófica". Ele disse que a incapacidade de prestar serviços de saúde com segurança, combinada com a falta de água potável e saneamento, aumenta significativamente o risco de crianças subnutridas.
A Cúpula do G7, na Itália, entra no segundo e último dia nesta sexta-feira com uma controvérsia sobre a inclusão de uma menção ao direito ao aborto legal e seguro no documento final do encontro dos líderes dos países. JOE BIDEN, EMMANUEL MACRON, OLAF SCHOLZ e JUSTIN TRUDEAU, os líderes dos Estados Unidos, França, Alemanha e Canadá, respectivamente, tentaram incluir a frase, e houve um conflito nos bastidores com a primeira-ministra da Itália, GIORGIA MELONI, que exigiu que se eliminasse esse trecho do texto. O principal tema da cúpula é a ajuda à Ucrânia, que está em guerra contra a Rússia desde fevereiro de 2022 e pede ajuda ao Ocidente diante da escassez de recursos financeiros e militares.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, e o presidente da Ucrânia, VOLODYMYR ZELENSKY, assinaram um acordo de segurança bilateral de duração de 10 anos nesta quinta-feira com o objetivo de reforçar a defesa ucraniana contra invasores russos. O acordo, assinado à margem da cúpula do G7 na Itália, é um importante passo em direção à eventual adesão da Ucrânia à Otan, segundo o texto do documento. Agora com o novo acordo, no caso de um ataque armado ou ameaça de ataque contra a Ucrânia, importantes autoridades americanas e ucranianas se reunirão dentro de 24 horas para discutir possíveis respostas e necessidades da defesa da Ucrânia.
Um projeto de lei que permitiria a pessoas com deficiência parcelar multas de trânsito avançou na Câmara. A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara aprovou a proposta nesta quinta-feira. De autoria do deputado federal DUDA RAMOS do MDB de Roraima, o projeto propõe a alteração do Código de Trânsito Brasileiro. Ele também incluiria no benefício motoristas que sejam responsáveis pela pessoa com deficiência. O número de parcelas a serem pagas seria definido pelos estados e municípios para “estabelecer sua política de parcelamento própria de multas”. O projeto é de caráter conclusivo – o significa que não será votado no plenário.
As diretrizes para a aplicação da tarifa social nacional de água e esgoto foram publicadas nesta sexta-feira, no Diário Oficial da União. O benefício consiste em um desconto de 50 por cento sobre a tarifa aplicada nos primeiros 15 metros cúbicos de uma residência. O valor excedente de consumo será cobrado como tarifa regular. A lei deve entrar em vigor no dia 11 de dezembro de 2024, ou 180 dias corridos a publicação oficial desta manhã. Para poder participar do benefício, o brasileiro deve ter renda per capita de até meio salário mínimo, o valor não considera outros benefícios, como o Bolsa Família e se enquadrar em algum dos tópicos previstos na lei, como por exemplo, pertencer à família de baixa renda inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais.
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central do Brasil, considerado a "prévia" do Produto Interno Bruto, registrou expansão de zero virgula zero um por cento em abril, na comparação com o mês anterior. O resultado foi calculado após ajuste sazonal – um tipo de "compensação" para comparar períodos diferentes. O dado, divulgado nesta sexta, mostra estabilidade do indicador em abril. A expansão marginal da prévia do PIB em abril deste ano foi registrada após uma retração de zero vírgula 36 por cento em março. Na comparação com abril do ano passado, informou o Banco Central, o indicador do nível de atividade registrou crescimento de quatro por cento.
O Movimento Catarinense pela Excelência empossou a nova diretoria para 2024 e 2025 nesta quarta-feira, na sede do SebraeSC, em Florianópolis. O novo presidente da instituição, GIOVANI BERNARDO, que sucedeu a LEONARDO COSTA, informou que o principal desafio é ampliar o número de adesão de empresas ao Modelo de Excelência em Gestão, que segue as normas internacionais de qualidade. Tanto o número de diretores, quanto de vice-presidentes do ExcelênciaSC foram ampliados, visando uma atuação mais estadual, para atrair mais empresas ao movimento. O presidente do Conselho Superior do ExcelênciaSC, ROBERTO ROGÉRIO DO AMARAL, disse que o programa faz um trabalho muito grande por Santa Catarina, especialmente por conta da sua capilaridade, que abrange todo o Estado.
A economia catarinense segue crescendo acima da média da economia brasileira, mas ambas registram menor ritmo. No período de 12 meses até março deste ano, o Produto Interno Bruto de Santa Catarina cresceu dois vírgula seis por cento enquanto nos 12 meses de 2023 teve alta de três virgula sete por cento, segundo estimativa da equipe econômica da Secretaria de Estado de Planejamento. Na mesma comparação, o IBGE apurou que o PIB brasileiro passou de dois vírgula nove por cento em 2023 para dois e meio por cento nos 12 meses até março. Em Santa Catarina, os setores que mais contribuíram para a desaceleração foram a agricultura, o comércio e serviços de alojamento e alimentação.
A vacina contra a dengue será ampliada para a região de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. A nova remessa recebida pelo Ministério da Saúde irá contemplar 27 cidades e tem como público-alvo crianças e adolescente de 10 a 14 anos. As seis mil e 88 doses recebidas estão sendo distribuídas nesta quinta-feira aos municípios. A orientação do Estado é de que as prefeituras iniciem a vacinação assim que receberem as vacinas. O medicamento é aplicado em um esquema de duas doses, com um intervalo mínimo de três meses entre elas.Além de Chapecó, outras três regiões de Santa Catarina receberam doses e já estão vacinando: a Nordeste, a da Grande Florianópolis e o Médio Vale do Itajaí.
O Peperi Debates deste sábado vai olhar para a alegada falta de mão de obra qualificada na região. O programa vai discutir o tema pelo viés da educação e a partir dos seguintes questionamentos: os cursos que temos aqui na região – técnicos e superiores – são o que o mercado quer? Os estudantes estão adquirindo o conhecimento que precisam para se colocar no mercado ou só “pegam” o diploma e, na prática, isso vale cada vez menos? O debate de amanhã vai receber a Diretora de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, Campus de São Miguel, ELIANDRA ROSSI; o gerente de operações do Sesi-Senai, IVANOR FINATTO e o diretor do Instituto Federal de Santa Catarina, DIEGO MARTINS. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã.
O programa Retrato Falado deste final de semana vai receber mais um pioneiro do município. A edição deste sábado será com CLEMENTE DAMORO. Ele veio com a família do Rio Grande do Sul na década de 1950 e abriu uma das primeiras gráficas da região. CLEMENTE também participou do primeiro júri realizado no município no Clube Montese e participou de diversas entidades. O Retrato Falado com CLEMENTE DALMORO começa as 10 horas da manhã deste sábado na Peperi.
O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai falar sobre segurança no trabalho na construção civil. O programa vai abordar a preocupação em torno desse tema e as ações do programa “Obra mais segura” do Sesi, uma iniciativa que tem o objetivo de reduzir o número de acidentes nos canteiros de obras e afastamento de trabalhadores. O Peperi Rádio Repórter vai receber a supervisora de saúde do Sesi, GISELI SCAPIN e a técnica de segurança, MARINNA ANNONI. O programa começa as 11 horas com a análise das notícias da semana. A entrevista sobre segurança no trabalho está programada para as 11 e meia.
A Associação Empresarial de São Miguel do Oeste realizou, nesta quinta-feira, o Conecta Acismo, um evento de recepção aos novos associados. Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a entidade, as soluções oferecidas e a importância do associativismo para o desenvolvimento empresarial e comunitário. O evento abordou diversos aspectos da atuação da Acismo, destacando as iniciativas e serviços disponíveis para os associados, como suporte empresarial, capacitações, eventos de networking, e parcerias estratégicas. Segundo o presidente da Acismo, GIOVANNI GOBBI, o encontro foi uma oportunidade para integrar os novos membros e reforçar o compromisso da associação com o crescimento sustentável dos negócios locais.
Neste ano, 68 novas empresas se associaram a Acismo. A informação é do presidente da entidade, GIOVANNI GOBBI. Com isso, o total de empresas ligadas a Associação Empresarial de São Miguel do Oeste passou para 684. O evento desta semana teve o objetivo de dar as boas vindas aos novos integrantes da entidade. Os novos sócios também podem, a partir de agora, participar dos núcleos setoriais do programa Empreender. GOBBI disse que a Acismo promove, por ano, dois momentos para o ingresso de novos associados a entidade. O primeiro foi nesta semana e o próximo será antes do final do ano.
A secretaria de saúde de São Miguel do Oeste solicitou a prorrogação da campanha de vacinação contra a poliomielite. A informação é da enfermeira da secretaria, JESSICA LUDWIG. De acordo com ela, a solicitação foi encaminhada para a secretaria de saúde em razão da baixa cobertura vacinal. A campanha termina hoje e São Miguel do Oeste aplicou, até ontem mil 313 doses da vacina contra a paralisia infantil. O número representa cerca de 50 por cento do total de crianças com menos de cinco anos que devem ser imunizadas. A vacinação vai até as sete horas da noite no posto de saúde do centro ao lado da praça Belarmino Anoni.
A Associação dos Municípios do Extremo Oeste vai realizar amanhã o Seminário de Desenvolvimento Regional. O evento vai reunir lideranças das diversas entidades da região da Ameosc, além de especialistas e profissionais de diversas áreas para discutir estratégias e soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável e inclusivo da região. O Seminário tem como objetivo principal fomentar o diálogo e a colaboração entre as lideranças envolvidas no desenvolvimento regional, incluindo representantes do governo, empresas e universidades. Durante o evento, serão abordados temas como inovação, infraestrutura, políticas públicas, sustentabilidade e inclusão social. O Seminário começa nove horas da manhã na Unoesc.
Foi aberto hoje pela manhã o Seminário de Desenvolvimento Regional da Ameosc. O evento começou as nove horas com a cerimônia de abertura. Em seguida, foi apresentado o Projeto de Constituição do Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentável. A palestra sobre "Ações Estratégicas para o DesenvolvimentoRegional Sustentável" foi ministrada pelo diretor do Sebrae de Santa Catarina, ANACLETO ORTIGARA. Agora a pouco foram dados os encaminhamentos para constituir o Fórum de Desenvolvimento Regional e as Câmara setoriais. Na parte da tarde, serão organizados os grupos por afinidade para a constituição das dez câmaras setoriais. Em seguida, serão apontadas a prioridades e definidas as coordenações de cada câmara setorial, bem como os representantes de cada setor e entidades para compor oFórum de Desenvolvimento Regional Sustentável.
Um dos principais objetivos do seminário desta sexta-feira na Unoesc é a instalação oficial do Fórum de Desenvolvimento Regional. A estrutura vai contar com 10 câmaras setoriais que vão discutir, durante o segundo semestre, as prioridades da região. No final do ano, o Fórum vai elaborar um documento com as principais demandas da região e esse documento vai nortear o trabalho do poder público e das entidades. O evento de conta com cerca de 150 convidados que representarão as diversas entidades da região do Extremo Oeste catarinense. Entre os destaques do evento estarão as palestras e painéis com especialistas em desenvolvimento regional, soluções e projetos com iniciativas inovadoras, workshops interativos com sessões práticas para a capacitação e troca de conhecimento entre os participantes.
A Administração Municipal de São Miguel do Oeste pagará este ano o maior valor de sua história em precatórios. A informação é do prefeito WILSON TREVISAN. De acordo com ele, até o final de 2024, o total de precatórios pagos deve passar de 11 milhões e 500 mil reais. Somente na última terça-feira, foram pagos mais de cinco milhões e 200 mil reais referentes à coleta de lixo na cidade no ano de 1996, que deixou de ser quitada na época. O processo judicial contra o Município teve origem durante a Gestão 19972000, e agora, cerca de 25 anos depois, a Administração teve que pagar os valores. TREVISAN citou que desde o início deste ano, mais de seis milhões e 400 mil reais já saíram dos cofres municipais para pagar dívidas deixadas por administrações anteriores.
Além da coleta de lixo, os precatórios que agora precisam ser pagos pelo município são de origem trabalhista e de desapropriações. De acordo com o prefeito WILSON TREVISAN, essas questões viraram processos judiciais movidos contra São Miguel do Oeste e os precatórios, que são decisões da Justiça, precisam ser cumpridos. Em nota, o prefeito disse que a Administração irá pagar estas contas, mas lamentou as dívidas não tenham sido reconhecidas no momento oportuno, no passado. TREVISAN ressaltou que a atual gestão cortou gastos desnecessários, economizou e se preparou para fazer os investimentos, mas os 11 milhões e meio pagos em precatórios poderiam ser usados para fazer mais obras e ações para a população.
O pedido liminar para convocação do suplente do vereador CARLOS AGOSTINI do MDB de São Miguel do Oeste foi negado pelo juiz da comarca, AUGUSTO CESAR BECKER. O magistrado não concedeu o pedido formulado em um mandado de segurança ajuizado pelo partido. No mês de maio, o vereador pediu licença por 30 dias, mas a mesa diretora do poder legislativo não convocou a suplente sob alegação de que a posse do suplente só pode acontecer quando o período de afastamento for superior a 120 dias. O MDB recorreu da decisão, mas o Tribunal de Justiça negou o agravo de instrumento e a posição liminar contra a convocação do suplente foi mantida. O mérito da questão ainda não foi analisado pela Justiça.
A convocação de suplentes em licenças de um mês dos titulares é uma prática comum no poder legislativo de São Miguel do Oeste. Os partidos consideram que o rodízio é importante para valorizar os candidatos que disputaram a eleição mas não conseguiram se eleger. No entanto, desde o ano passado, a mesa diretora mudou o entendimento sobre o assunto e comunicou os vereadores que os suplentes só iriam acontecer em casos de licença de no mínimo 120 dias. Segundo o presidente do Legislativo, PAULO DRUMM, a nova posição está de acordo com a Constituição. Ele reforçou que todas as bancadas foram comunicados da nossa posição da mesa diretora sobre esse assunto.
No mês de maio, o MDB questionou o entendimento da mesa diretora e ajuizou um mandado de segurança para que a suplente do vereador CARLOS AGOSTINI fosse empossada para atuar 30 dias na câmara. Ao negar o pedido liminar, o juiz AUGUSTO CESAR BECKER citou que o posicionamento da mesa diretora da Câmara está de acordo com o que prevê a Constituição. O juiz cita ainda que como o período de licença do vereador TATU termina no dia 15 deste mês, não haverá “qualquer prejuízo a representação parlamentar”. O entendimento do juiz local foi seguido pelo TJ ao analisar o agravo de instrumento ajuizado pelo MDB. O Tribunal reafirmou a compreensão quanto a constitucionalidade da posição da mesa diretora da câmara. Agora, a Justiça local vai analisar o mérito do mandado de segurança.
Um motociclista ficou ferido em um acidente na noite de ontem no centro de São João do Oeste. A colisão aconteceu por volta das sete horas da noite e envolveu um Palio e uma moto CG 125. A condutora do carro não sofreu ferimentos e dispensou atendimento do Corpo de Bombeiros. Já o condutor da motocicleta, um homem de 21 anos, sofreu escoriações no braço direito e fratura no tornozelo esquerdo. A vítima foi encaminhada ao Hospital de São João do Oeste.
A Polícia Militar de Iporã do Oeste cumpriu um mandado judicial de prisão no centro da cidade na manhã desta sexta-feira. A ordem foi expedida pela Comarca de Itapiranga. Por volta das oito e meia da manhã, a guarnição localizou o homem de 75 anos condenado pelo crime de estupro de vulnerável ocorrido em 2022. Ele foi condenado há 12 anos de reclusão em regime inicialmente fechado. O idoso não reagiu a abordagem policial e foi encaminhado ao Presídio de São Miguel do Oeste para cumprimento da pena.
Outro mandado judicial de prisão foi cumprido em São Lourenço do Oeste. Por volta das oito e meia da noite de quarta, um homem de 40 anos foi preso durante uma operação de trânsito realizada pela Polícia Militar na estrada geral da Linha Lageado Raul. De acordo com a PM, a prisão ocorreu durante a abordagem de um Pálio. Em verificação da documentação dos ocupantes do veículo, os policiais constataram um mandado de prisão em aberto em desfavor de um deles. O homem foi conduzido ao Presídio Regional de Xanxerê e agora permanece à disposição da justiça.
Um homem sofreu uma tentativa de golpe nesta quinta-feira na rua de acesso ao aeroporto de São Miguel do Oeste. A Polícia Militar foi acionada por volta das oito horas da noite por um morador que publicou um anúncio de venda de uma caminhonete em uma rede social na segunda-feira. A vítima relatou que um homem entrou em contato com ele através de um aplicativo de conversa dizendo para o solicitante que estava revendendo a camionete. A pessoa disse que fez uma postagem por um valor mais alto e que era para ele excluir o anúncio. A vítima seguiu a recomendação e, no dia seguinte, ficou sabendo que o veículo estava sendo anunciado pela metade do preço. A Polícia Militar confeccionou o Boletim de ocorrência e o caso será investigado pela Polícia Civil.