-COMISSÃO DO SENADO APROVA PRORROGAÇÃO DA DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO
-SANTA CATARINA TEM A OITAVA GASOLINA MAIS CARA DO BRASIL
-BANDEIRANTE RECEBEU 66% DA ARRECADAÇÃO ESTIMADA COM O IPTU DESTE ANO
-CREAS REGISTROU SEIS CASOS DE TRABALHO INFANTIL NO MUNICÍPIO EM 2022
-MOÇÃO PEDE DESAPROPRIAÇÃO DE IMÓVEL PARA AMPLIAÇÃO DO HOSPITAL REGIONAL
-MULHER FICA FERIDA EM COLISÃO FRONTAL NA SC 305
-SUSPEITO DE MATAR HOMEM COM UM TIRO NA CABEÇA SE ENTREGA E VAI PARA A CADEIA
O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva no decorrer do dia. A mínima das últimas horas foi de sete graus e a máxima para hoje deve ser de 12 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 84 centavos. O euro está valendo cinco reais e 25 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula nove centavos.
O presidente VLADIMIR PUTIN disse nesta terça-feira não ver por enquanto a necessidade de uma mobilização adicional de combatentes para lutar na Ucrânia, mas disse que tudo depende das pretensões que a Rússia deseja alcançar. PUTIN também disse que a Rússia precisa combater agentes inimigos e melhorar suas defesas contra ataques dentro de seu próprio território, mas disse que não há necessidade de seguir o exemplo da Ucrânia e declarar a lei marcial. O presidente russo afirmou ainda que a contraofensiva em larga escala da Ucrânia começou em qutro de junho e não teve sucesso em nenhuma área. Ele citou que as perdas humanas ucranianas foram 10 vezes maiores que as russas.
O número de pessoas deslocadas à força no mundo atingiu a marca recorde de 110 milhões, segundo relatório da Agência de Refugiados das Nações Unidas divulgado nesta quarta-feira. A guerra na Ucrânia e os conflitos no Sudão contribuíram para a marca histórica. No fim do ano passado, a Organização das Nações Unidas calculava que 108 milhões de pessoas haviam sido deslocadas à força dos locais onde viviam. Neste cálculo entram pessoas que fugiram de casa por conta de conflitos armados, por exemplo. Nos últimos meses, quase dois milhões de pessoas passaram a fazer parte deste grupo.
O ex-presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, deixou, por volta das cinco horas da tarde desta terça-feira, um tribunal federal em Miami após se declarar inocente das 37 acusações que enfrenta. Ele é acusado de guardar, em casa, documentos secretos do governo norte-americanos. A audiência marcou a primeira vez na história dos Estados Unidos em que um ex-presidente responde a acusações criminais na Justiça federal. TRUMP citou, em uma rede social, que esse foi “um dos dias mais triste da história do país e que os Estados Unidos é uma nação em declínio”.
De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, o preço médio da gasolina teve alta de quatro por cento no país, indo de cinco reais e 21 centavos para cinco e 42. A elevação é reflexo da mudança na cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. A mudança interrompe um curto período de queda que foi promovido pela Petrobrás em suas refinarias no dia 17 do mês passado. Em vigor desde o início do mês, o novo modelo de cobrança do ICMS fixou uma taxa única nacional no valor de um real e 22 centavos por litro. Segundo o relatório da ANP, a mudança elevou o valor em 20 Estados e no Distrito Federal.
A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou nesta terça-feira o projeto que prorroga a desoneração da folha de pagamento para os 17 setores da economia que mais empregam. Por ter sido analisado em caráter terminativo, o texto agora segue diretamente para a Câmara dos Deputados, sem passar pelo plenário do Senado, caso não haja um recurso. O texto, aprovado por 14 a três, inclui na desoneração os municípios de até 142 mil habitantes, inovação feita ao projeto pelo relator, senador ANGELO CORONEL do PSD Bahia. Ele propôs reduzir de 20 para oito por cento a alíquota da contribuição previdenciária sobre a folha desses municípios. Se for aprovado em segundo turno na comissão, o projeto seguirá direto para análise da Câmara dos deputados.
O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, disse nesta terça-feira, que, em seis meses, devem ser concluídas as ações penais nos casos mais graves relacionados aos atos de 8 de janeiro, quando manifestantes invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília. Segundo o ministro, 250 casos mais graves – alguns dos quais envolvendo pessoas ainda presas preventivamente ou ligadas diretamente aos atos de vandalismo – devem estar concluídos o mês de dezembro. MORAES é relator de mais de mil e 300 denúncias ligadas ao 8 de janeiro. Todos os casos tramitam no Supremo sob a justificativa de que parte dos crimes ocorreu dentro do próprio tribunal, além de haver parlamentares sob investigação, o que atrai a competência da Corte.
Os catarinenses pagam a oitava gasolina comum mais cara do Brasil, conforme dados divulgados na terça-feira pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil. Segundo a pesquisa, o preço médio do litro do combustível é de cinco reais e 58 centavos, em Santa Catarina. O litro mais caro da gasolina comum, que é a mais comercializada, foi encontrado em Balneário Camboriú, no litoral norte, por seis reais e nove centavos. Já o mais barato está a venda em Araranguá, no Sul do Estado, por quatro e 99. Em Florianópolis, o litro do combustível chega a ser vendido por cinco reais e 89 centavos.
O Governo de Santa Catarina informou a estimativa do resultado do Produto Interno Bruto, que aponta um desempenho acima do previsto para o país.Nos últimos 12 meses encerrados em março, em relação ao mesmo período anterior, a economia catarinense voltou a acelerar, e cresceu cinco por cento. Nesse mesmo período e mesma comparação, o avanço da economia brasileira é de três virgula três por cento, também em março. Os bons dados da estimativa são em grande medida influenciados pelo crescimento dos serviços, que tiveram alta de 10 vírgula quatro por cento no primeiro trimestre, na comparação com o mesmo trimestre de 2022, quase o dobro da média brasileira, de cinco vírgula oito por cento.
O projeto Universidade Gratuita deverá ir a plenário no dia cinco de julho. É a data marcada para que a admissibilidade passe pela Comissão de Constituição e Justiça, a última etapa de antes de ir à votação. A data atende ao pedido do governo, que quer a votação nessa data. O calendário foi aprovado nesta tarde pelos deputados que integram as comissões de Educação, Finanças e Constituição e Justiça. Na próxima terça será feita uma audiência pública, promovida pelas três comissões, para discutir o projeto. O prazo para apresentação de emendas vai até a próxima quinta-feira, dia 22. De 27 de junho a 3 de julho será concedida vista coletiva à proposta, e no dia seguinte haverá apresentação e deliberação dos pareceres de cada uma das comissões, preparando o projeto para a tramitação final.
A Administração Municipal de Guaraciaba está convocando entidades culturais, artistas locais, produtores audiovisuais e demais entidades ligadas ao setor cultural para discutir a destinação dos recursos da Lei Federal Paulo Gustavo. A reunião será realizada no dia 19 de junho, às sete e meia da noite no Auditório do Multiplouso Armando Domingos Montagna, ao lado da prefeitura. O objetivo da Lei Paulo Gustavo é apoiar e fortalecer o setor cultural e artístico que foi um dos mais afetados pela pandemia de Covid-19. Os recursos que serão repassados pelo Governo Federal por meio da Lei, devem ser destinados a promoção de ações que visem mitigar os impactos causados pela crise sanitária, focando principalmente a área audiovisual. O valor destinado ao município será de 104 mil 292 reais.
O Núcleo Regional do Extremo Oeste Catarinense de Criadores de Suínos vai promover, na semana que vem, a vigésima primeira edição do Seminário Regional da Suinocultura. O evento vai acontecer no sábado da próxima semana, dia 24, Sociedade Recreativa Aliança. O presidente do núcleo, TIAGO KROETZ, esteve no RPN primeira edição de hoje e disse que o evento tem o objetivo de levar informações e conhecimento para os suinocultores. O encontro terá uma palestra sobre os desafios da suinocultura integrada e um painel com casos de sucesso nas áreas de biogás e crédito de carbono. As inscrições podem ser feitas nos núcleos municipais de criadores de suínos da região.
A Administração Municipal de Bandeirante vai promover uma atividade relativa a revisão do Plano Diretor Municipal nesta quarta. A próxima etapa desse processo é a realização das oficinas comunitárias na tarde de hoje. O evento será em dois momentos no Centro de Múltiplo Uso: a uma e meia da tarde para a população da área rural e as seis e 45 para os moradores da área urbana. O objetivo é ouvir a comunidade sobre as necessidades e potencialidades do Município. De acordo com a administração, a participação da população é de suma importância para que a coleta de sugestões, críticas e ideias para definição do futuro de Bandeirante.
O prazo para o pagamento parcelado do Imposto Predial e Territorial Urbano de Bandeirante referente ao ano de 2023 encerrou nesta segunda-feira. A informação é do secretário de Administração, EDER MARCON. De acordo com ele, neste ano, os moradores tiveram a opção do parcelamento em até três vezes e por isso ele alertou que aqueles que ainda não efetuaram o pagamento devem procurar o setor de tributação da prefeitura em horário de expediente para regularizar a situação e evitar transtornos futuros. Conforme ele, a previsão é que entrem nos cofres do município neste ano 120 mil reais com o IPTU. Até esta segunda-feira, 81 mil reais já estavam na conta da prefeitura.
O montante recebido pela prefeitura relativo a taxa de coleta de lixo em Bandeirante, é de 36 mil e 500 reais. O secretário de Administração, EDER MARCON reforçou a importância do pagamento visto as melhorias que são realizadas no município. Ele lembrou que a maioria dos contribuintes optaram pelo pagamento em cota única haja visto o desconto de 10 por cento que foi ofertado nessa modalidade. MARCON disse que neste ano a Administração disponibilizou a guia de pagamento via internet, o que na sua visão, facilitou para o contribuinteque pôde realizar o pagamento da própria casa, não necessitando se deslocar até uma agência bancária. O secretário frisou que os valores serão usados em melhorias na área urbana e também na coleta de lixo.
Santa Catarina tem cinco mil 347 vagas de emprego disponíveis pelo Sistema Nacional de Emprego e mais de 10 por cento delas estão em São Miguel do Oeste. A agência local do Sine conta com 610 oportunidades de trabalho. São Miguel fica atras apenas de Concórdia que tem 668 vagas abertas. As ofertas englobam como pré-requisito desde nível fundamental a superior. Para concorrer, os candidatos devem procurar a unidade do Sine que fica na rua 15 de Novembro, nas proximidades da igreja Matriz. Para realizar o cadastro pessoalmente, é necessário apresentar documentos pessoais, como RG, CPF e carteira de trabalho. Outra possibilidade é o acompanhamento das vagas via aplicativo do Governo Federal Sine Fácil, que pode ser baixado no smartphone ou tablet.
A secretaria de Urbanismo vai começar, na próxima semana, o novo roteiro de recolha e trituração de galhos em São Miguel do Oeste. A informação é do secretário JEFERSON DIAS. Ele explicou que o roteiro do segundo semestre inicia nas segunda-feira, dia 19, pelo bairro São Sebastião. DIAS comentou que as equipes vão passar em todos os bairros e no centro da cidade até o final do ano. O secretário destacou que os moradores devem ficar atentos para fazer a poda das arvores na semana em que as equipes estarão nos bairros para evitar que os entulhos vegetais fiquem muito tempo nas ruas.
A vereadora CRIS ZANATA apresentou vários projetos na câmara de vereadores e todos foram rejeitados em plenário. Ela esteve no Boa Tarde Peperi de ontem e disse que as matérias não foram aceitas por motivos “estapafúrdios”. CRIS disse que ficou frustrada com os resultados, mas que procurou direcionar o trabalho para outros aspectos, intensificando a fiscalização dos atos do poder executivo. Ela ressaltou que um dos principais trabalhos foi a cobrança em relação a aplicação dos recursos da Covid que a prefeitura recebeu do governo federal. A vereadora destacou que vai direcionar o mandato para a fiscalização e para o atendimento das demandas da comunidade, principalmente no setor da saúde.
O vereador ELIAS ARAÚJO fez uma avaliação positiva do mandato, mesmo tendo ficado apenas um mês na câmara antes de ir para a secretaria de Cultura. Ele voltou para o legislativo há cerca de 40 dias e, a partir de agora, vai intensificar os expedientes na casa, como projetos, indicações e requerimentos. ELIAS citou que, mesmo fora da câmara, continuou atendendo as pessoas e servindo de acesso ao poder executivo em diferentes setores, além da cultura. Ele disse que vai continuar sendo um canal direto da comunidade com a prefeitura e vai atuar nos mais diversos campos, principalmente em infraestrutura. Mesmo sendo da base governista, ELIAS afirmou que é possível fazer o trabalho de fiscalização e de cobrança do governo municipal para atender as demandas da comunidade.
O vereador do PSD, VILMAR BONORA, apresentou uma indicação pedindo que a secretaria de Educação amplie a oferta de atendimento escolar na comunidade de Linha Dois Irmãos. O vereador está pedindo que o município faça uma adaptação na estrutura já existente na Escola Padre José de Anchieta para implantar uma turma de creche para atender crianças de um a três anos. BONORA citou que a indicação atende a um pedido dos moradores que necessitam de um espaço adequado para as crianças em idade de creche. Ele citou ainda que a implantação desta turma trará justiça social, pois fará com que as crianças do meio rural tenham o mesmo atendimento que é oferecido àquelas que residem no meio urbano. O pedido é destinado ao prefeito e à secretária de Educação.
Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram, nesta terça-feira, uma moção de apelo para a ampliação do hospital Regional Terezinha Gaio Basso. O autor do pedido é o vereador do PDT, VANIRTO CONRAD. No documento, ele pede que o Governo do Estado desaproprie o imóvel localizado na rua São Cristóvão, no Bairro São Gotardo, e utilize a área para ampliação do Hospital. O vereador justifica que há utilidade pública nessa desapropriação, pois "poderá propiciar a ampliação sem contratempos", pois o imóvel fica em frente ao local onde está construído o Hospital Regional. Ele ainda sugere que no espaço pode ser implantado um heliporto destinado à transferência de pacientes para outras regiões do estado. A proposição foi aprovada por maioria, com abstenção de PAULO DRUMM e CARLOS AGOSTINI.
A câmara de vereadores também aprovou outra moção na noite de ontem apresentada pelo vereador do PT, MARCIO SANTIN. Ele solicita ao Governo do Estado que destine mais vagas para o ingresso dos candidatos excedentes do concurso para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. O vereador aponta que o concurso realizado possui 144 excedentes aptos em todas as etapas do processo. Segundo SANTIN, mesmo com o provimento das 250 vagas constantes no edital, o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina continuará com número de praças aquém do previsto emlei. O vereador destacou que chamar os excedentes é mais econômico do que fazer um novo concurso para o Corpo de Bombeiros.
A Comissão Intersetorial do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil vai desenvolver uma série de palestras no município para conscientizar a população em relação ao tema. De acordo com a coordenadora do Centro de Referência Especializado em Assistência Social, ARLEI NAVA, as palestras serão realizadas a partir do mês que vem em quatro escolas da rede municipal e em todas as unidades da rede estadual de ensino. Ele explicou que um dos objetivos é divulgar os canais de denúncia dos casos de trabalho infantil. ARLEI citou que o envolvimento da comunidade é fundamental para enfrentar esse problema. Os principais canais de denúncia são o Disque 100, o telefone 181 da Polícia Civil, o 190 da Polícia Militar 190, 3266 6546 da DPCAMI e o 3631-2050 do Conselho Tutelar.
Santa Catarina teve nove crianças e adolescentes resgatados de situações de trabalho infantil por fiscalizações do Ministério do Trabalho nos quatro primeiros meses de 2023. De acordo com o Radar SIT, um painel do governo federal com informações da Inspeção do Trabalho, o estado teve uma média de dois resgates de vítimas de trabalho infantil por mês ao menos desde 2017. Nos últimos sete anos, foram 168 casos em Santa Catarina. Em São Miguel do Oeste, os números do CREAS, centro de referência especializado em assistência social, apontam que o trabalho infantil é um problema presente na comunidade, mas os números não são tão expressivos. De acordo com a coordenadora do Creas, ARLEI NAVA, em 2022, foram registrados seis casos de trabalho infantil envolvendo adolescentes de 13 a 17 anos.
Os números do trabalho infantil em São Miguel do Oeste podem não corresponder a realidade. A afirmação é da coordenadora do Creas, ARLEI NAVA. De acordo com ela, muitos casos não chegam ao conhecimento das autoridades porque a comunidade vê o trabalho infantil com algo que deve ser estimulado. ARLEI citou que um dos objetivos da campanha que foi lançada nesta semana é exatamente explicar para a população a diferença entre trabalho infantil e atividades que são importantes para a formação das crianças e adolescentes.
Uma colisão lateral foi registrada no final da manhã desta terça-feira na localidade de Alto Tigre, interior de Iporã do Oeste. O acidente envolveu um caminhão de transporte de grãos e um Ônix. O condutor do automóvel não se feriu. A esposa do motorista foi atendida pelos bombeiros e encaminhada ao hospital em razão de estar em estado de choque. O motorista do caminhão também não precisou ser atendido. A Policia Militar Rodoviária esteve no local para levantamentos dos fatos e emissão do boletim de ocorrência.
Uma mulher ficou ferida em um acidente de transito na noite na SC 305. A colisão aconteceu por volta das seis horas nas proximidades da Linha São Roque e envolveu uma camionete Mitsubishi L200 de Anchieta e um Corsa com placas de Palma Sola. A condutora do Corsa ficou ferida e foi retirada do carro com auxílio dos socorristas. A mulher foi encaminhada ao Pronto Atendimento de Anchieta. A camionete era conduzida por um idoso de 64 anos. Ele saiu ileso do acidente.
O homem suspeito de homicídio em São José do Cedro se apresentou nesta terça-feira na delegacia de polícia. Ele foi interrogado e assumiu a autoria do disparo que matou VILSON PRESTES de 39 anos. A vítima foi morta com um tiro de cabeça na noite de domingo. O corpo foi encontrado no banco do motorista de uma carro. O veículo estava no meio de uma lavoura na Linha Aurora, interior de São José de Cedro. Depois de prestar depoimentos, o suspeito foi levado para a unidade prisional avançada do município já que havia uma ordem de prisão preventiva expedida pelo poder judiciário.
O homem suspeito de matar VILSON PRESTES com um tiro na cabeça alegou desavenças anteriores com a vítima. Ele disse que temia pela integridade física e por isso cometeu o crime. A arma usada no assassinato foi apreendida pela Polícia Civil. Na residência do investigado foi apreendida mais uma espingarda calibre 40 e seis munições de calibre .36. De acordo com a delegada JOELMA ALBERTON, com a prisão do suspeito, o inquérito policial deve ser concluído em 10 dias. Ela ainda deve ouvir algumas testemunhas e analisar as perícias feitas pela Polícia Científica para conclusão das investigações.