ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em foco Itapiranga - 14/06/2023

GLOBO EM FOCO – 14/06/23

-COMISSÃO DO SENADO APROVA PRORROGAÇÃO DA DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO

-SANTA CATARINA TEM A OITAVA GASOLINA MAIS CARA DO BRASIL

-HEMOSC EMITIR ALERTA SOBRE BAIXO ESTOQUE DE SANGUE

-PROJETO AGRO FLORETAL REGISTRA AUMENTO DE VISITANTES

-SECRETÁRIO RELATA LENTIDÃO EM RECURSOS DOS GOVERNOS ESTADUAL E FEDERAL

-UMA COLISÃO FRONTAL ENTRE DOIS VEÍCULOS DEIXA MULHER FERIDA

-IDOSO ACUSADO DE MATAR HOMEM EM LAVOURA É PRESO

O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva no decorrer do dia. A mínima das últimas horas foi de sete graus e a máxima para hoje deve ser de 12 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 84 centavos. O euro está valendo cinco reais e 25 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula nove centavos.

O presidente VLADIMIR PUTIN disse nesta terça-feira não ver por enquanto a necessidade de uma mobilização adicional de combatentes para lutar na Ucrânia, mas disse que tudo depende das pretensões que a Rússia deseja alcançar. PUTIN também disse que a Rússia precisa combater agentes inimigos e melhorar suas defesas contra ataques dentro de seu próprio território, mas disse que não há necessidade de seguir o exemplo da Ucrânia e declarar a lei marcial. O presidente russo afirmou ainda que a contraofensiva em larga escala da Ucrânia começou em quatro de junho e não teve sucesso em nenhuma área. Ele citou que as perdas humanas ucranianas foram 10 vezes maiores que as russas.

O número de pessoas deslocadas à força no mundo atingiu a marca recorde de 110 milhões, segundo relatório da Agência de Refugiados das Nações Unidas divulgado nesta quarta-feira. A guerra na Ucrânia e os conflitos no Sudão contribuíram para a marca histórica. No fim do ano passado, a Organização das Nações Unidas calculava que 108 milhões de pessoas haviam sido deslocadas à força dos locais onde viviam. Neste cálculo entram pessoas que fugiram de casa por conta de conflitos armados, por exemplo. Nos últimos meses, quase dois milhões de pessoas passaram a fazer parte deste grupo.

O ex-presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, deixou, por volta das cinco horas da tarde desta terça-feira, um tribunal federal em Miami após se declarar inocente das 37 acusações que enfrenta. Ele é acusado de guardar, em casa, documentos secretos do governo norte-americanos. A audiência marcou a primeira vez na história dos Estados Unidos em que um ex-presidente responde a acusações criminais na Justiça federal. TRUMP citou, em uma rede social, que esse foi “um dos dias mais triste da história do país e que os Estados Unidos é uma nação em declínio”.

De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, o preço médio da gasolina teve alta de quatro por cento no país, indo de cinco reais e 21 centavos para cinco e 42. A elevação é reflexo da mudança na cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. A mudança interrompe um curto período de queda que foi promovido pela Petrobrás em suas refinarias no dia 17 do mês passado. Em vigor desde o início do mês, o novo modelo de cobrança do ICMS fixou uma taxa única nacional no valor de um real e 22 centavos por litro. Segundo o relatório da ANP, a mudança elevou o valor em 20 Estados e no Distrito Federal.

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou nesta terça-feira o projeto que prorroga a desoneração da folha de pagamento para os 17 setores da economia que mais empregam. Por ter sido analisado em caráter terminativo, o texto agora segue diretamente para a Câmara dos Deputados, sem passar pelo plenário do Senado, caso não haja um recurso. O texto, aprovado por 14 a três, inclui na desoneração os municípios de até 142 mil habitantes, inovação feita ao projeto pelo relator, senador ANGELO CORONEL do PSD Bahia. Ele propôs reduzir de 20 para oito por cento a alíquota da contribuição previdenciária sobre a folha desses municípios. Se for aprovado em segundo turno na comissão, o projeto seguirá direto para análise da Câmara dos deputados.

O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, disse nesta terça-feira, que, em seis meses, devem ser concluídas as ações penais nos casos mais graves relacionados aos atos de 8 de janeiro, quando manifestantes invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília. Segundo o ministro, 250 casos mais graves – alguns dos quais envolvendo pessoas ainda presas preventivamente ou ligadas diretamente aos atos de vandalismo – devem estar concluídos o mês de dezembro. MORAES é relator de mais de mil e 300 denúncias ligadas ao 8 de janeiro. Todos os casos tramitam no Supremo sob a justificativa de que parte dos crimes ocorreu dentro do próprio tribunal, além de haver parlamentares sob investigação, o que atrai a competência da Corte.

Os catarinenses pagam a oitava gasolina comum mais cara do Brasil, conforme dados divulgados na terça-feira pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil. Segundo a pesquisa, o preço médio do litro do combustível é de cinco reais e 58 centavos, em Santa Catarina. O litro mais caro da gasolina comum, que é a mais comercializada, foi encontrado em Balneário Camboriú, no litoral norte, por seis reais e nove centavos. Já o mais barato está a venda em Araranguá, no Sul do Estado, por quatro e 99. Em Florianópolis, o litro do combustível chega a ser vendido por cinco reais e 89 centavos.

O Governo de Santa Catarina informou a estimativa do resultado do Produto Interno Bruto, que aponta um desempenho acima do previsto para o país. Nos últimos 12 meses encerrados em março, em relação ao mesmo período anterior, a economia catarinense voltou a acelerar, e cresceu cinco por cento. Nesse mesmo período e mesma comparação, o avanço da economia brasileira é de três virgula três por cento, também em março. Os bons dados da estimativa são em grande medida influenciados pelo crescimento dos serviços, que tiveram alta de 10 vírgula quatro por cento no primeiro trimestre, na comparação com o mesmo trimestre de 2022, quase o dobro da média brasileira, de cinco vírgula oito por cento.

O projeto Universidade Gratuita deverá ir a plenário no dia cinco de julho. É a data marcada para que a admissibilidade passe pela Comissão de Constituição e Justiça, a última etapa de antes de ir à votação. A data atende ao pedido do governo, que quer a votação nessa data. O calendário foi aprovado nesta tarde pelos deputados que integram as comissões de Educação, Finanças e Constituição e Justiça. Na próxima terça será feita uma audiência pública, promovida pelas três comissões, para discutir o projeto. O prazo para apresentação de emendas vai até a próxima quinta-feira, dia 22. De 27 de junho a 3 de julho será concedida vista coletiva à proposta, e no dia seguinte haverá apresentação e deliberação dos pareceres de cada uma das comissões, preparando o projeto para a tramitação final.

Almoço beneficente em prol da APAE de venda de fichas esgotada. O Churrasco na Parrilla, beneficente à APAE de Itapiranga, acontece neste sábado, no dia 17 de junho, na Lassberg. A programação especial, com música ao vivo teve grande adesão do público itapiranguense. Segundo RAFAEL STUELP, a iniciativa foi da Escola Especial em conjunto com a Lassberg visando arrecadar recursos para a APAE. Ele destaca que o almoço será preparado com cinco tipos de carne, legumes, molhos e acompanhamentos. As 200 fichas colocadas à venda, ao preço de 60 reais, já foram comercializadas. STUELP destaca que todo o valor do almoço e metade da venda de chopp será doado à APAE.

Obras em Itapiranga exigem atenção devido alterações no trânsito. Os condutores devem ter atenção ao trafegar na Avenida John Kennedy e na rodovia da fronteira. Duas obras de grande porte estão em andamento no município de Itapiranga: a revitalização das Avenidas Uruguai e Jhon Kennedy e o asfaltamento da ITG-070, rodovia da Fronteira. Máquinas, caminhões e homens estão trabalhando nestes locais, exigindo atenção redobrada dos condutores. Nesta época do ano, em virtude da neblina, é preciso estar ainda mais atento e respeitar a sinalização para reduzir os riscos de acidentes, principalmente na estrada da Fronteira, onde há intervenções em diferentes pontos, inclusive com escavações profundas no trecho em obras.

Chegada do frio faz Hemosc emitir alerta sobre baixo estoque de sangue. No Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado nesta quarta-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina emitiu um alerta para os baixos estoques no Estado, principalmente do sangue tipo O-. De acordo com a diretora-geral do Hemosc, PATRÍCIA CARSTEN, com a chegada do inverno as doações reduzem significativamente e apesar deste ano o período mais frio ter chegado mais tarde, o estoque já caiu, haja visto que aliado ao tempo chuvoso, muitas pessoas que haviam marcado para doar, desmarcaram nesta semana, já ocasionando baixa no estoque sanguíneo.

Todo dia o Hemosc atualiza, por meio do site da instituição, dados do banco de sangue e nesta quarta-feira, as tipagens O- e A- estão com estoques reduzidos. Em Santa Catarina, segundo dados de 2022, apenas nove por cento da população tem o tipo O-, o que reduz a probabilidade de um grande estoque. Ainda existe o fato de que o O- é considerado doador universal, onde em caso de emergência, pode doar para qualquer pessoa. Para doar, é necessário ter idade entre 18 e 69 anos, estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo e pesar acima de 50 quilos, além de seguir uma série de orientações nas horas que antecedem a doação.

Projeto de sustentabilidade registra aumento de visitantes no interior de São João do Oeste. Valorização da natureza está em ênfase nas atividades. O Agro Floresta no interior de São João do Oeste vem conquistando espaço entre diferentes públicos na região. O Projeto ASAS- Albring Sistemas Agroflorestais foi criado em 2015 e nestes sete anos de trabalho já teve grande expansão. O grande compromisso é com a educação ambiental com turistas, agricultores e escolas de vários municípios da região. O fundador do projeto NEY ALBRING, é agricultor e há mais de sete anos vem desenvolvendo o projeto em sua propriedade na linha Beato Roque. Segundo ele o foco está na sustentabilidade, produzindo alimentos de forma natural, seguindo os princípios de trabalho da natureza.

São três hectares de área, com vários modelos diferentes de consórcios agroflorestais. ALBRING trabalha com mais de 100 espécies de plantas, em sua maioria medicinai e possui nove espécies de abelhas sem ferrão. O agricultor cita ainda a importância de investir em bioconstruções que são técnicas mais sustentáveis de se construir ,usando basicamente recursos reciclados e naturais. O fundador do Projeto Agro Floresta, considera que é preciso ampliar a estrutura para trabalhar com público maior. Segundo NEY ALBRING, já são 30 mil metros quadrados de construções incluindo sala de aula, atelier e quiosque com paredes naturais construídas com terra.

Demora na liberação de recursos compromete projetos de obras e aquisição de máquinas. O Secretário de Fazenda e Planejamento de Itapiranga afirma que a lentidão na liberação de recursos dos governos estadual e federal comprometem alguns projetos. MACIEL WELTER lembra a suspensão dos pagamentos feitos no final do governo de CARLOS MOISES e a demora do atual governador JORGINHO MELLO em atender os apelos dos municípios. O secretário também chama atenção para atrasos nos recursos do governo federal. Itapiranga possui recursos pendentes desde 2021 para a compra de máquinas, em que os projeto foi aprovado, e toda documentação concluída, porém o pagamento ainda não foi efetuado.

De acordo com MACIEL WELTER, o governo municipal tem feito sua parte com a suplementação de recursos e pagamentos de contrapartida sempre atualizado. Ele reforça que o ingresso de recursos vindos de Florianópolis e Brasília é fundamental para tornar realidade grandes investimentos nos municípios. MACIEL WELTER chama atenção que Itapiranga organizou o departamento de engenharia e projetos para ter agilidade nos encaminhamentos na liberação de verbas. Cita que atualmente a prefeitura possui projetos elaborados e que podem ser contemplados com emendas e outros repasses que sejam liberados. WELTER afirma ainda que Itapiranga possui pelo menos 12 obras em andamento.

O Secretário de Fazenda e Planejamento de Itapiranga afirma que o município possui diversos projetos prontos e que podem ser contemplados com recursos. Segundo MACIEL WELTER, ocorreu uma inversão de anos anteriores em que os deputados e senadores destinavam emendas e era preciso correr para elaborar um projeto. Para o secretário, a situação atual favorece para Itapiranga tem verbas estaduais e federais com aplicação mais ágil. Segundo WELTER, pavimentações em centros comunitários estão entre as situações de projetos que foram elaborados em uma força tarefa de trabalhos contratados. Infraestrutura em educandários também configuram como destaque de investimentos no município.

Colisão lateral envolve dois veículos em Iporã do Oeste. O ocorreu ontem, na localidade de Alto Tigre, interior de Iporã do Oeste. Estiveram envolvidos um caminhão de transporte de grãos com placas de Itapiranga, conduzido por um homem de 26 anos, e um Chevrolet Ônix, emplacado em Iporã do Oeste, conduzido por um idoso de 77 anos. Os veículos transitavam no sentido Mondaí à Iporã do Oeste, quando o condutor do carro realizou uma conversão à esquerda para adentrar na estrada que dá acesso a sua residência, sendo que o motorista do Ônix não percebeu a aproximação do caminhão que vinha logo atrás. O condutor do automóvel não se feriu, enquanto apenas sua esposa foi encaminhada ao hospital em razão de estar em estado de choque. O motorista do caminhão não precisou ser atendido. O corpo de Bombeiros e a Policia Militar Rodoviária estiveram no local e realizaram o atendimento e levantamento dos fatos.

Uma colisão frontal entre dois veículos de passeio deixou uma mulher ferida no início da noite desta terça-feira, por volta das 18 horas, em Anchieta. Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu entre uma caminhonete Mitsubishi L200 e um Chevrolet Corsa. A mulher, de 42 anos, foi encontrada sentada no banco do motorista do Corsa, consciente e orientada. Ela apresentava sinais vitais normais, escoriações na mão e queixava-se de dores na região do ombro. Na caminhonete estava um idoso de 64 anos, consciente, sem lesões aparentes e que recusou atendimento da guarnição. A condutora foi retirada do carro com auxílio dos socorristas e depois foi encaminhada ao Pronto Atendimento de Anchieta. A Polícia Militar também esteve presente no local do acidente.

Idoso acusado de matar homem em lavoura em São José do Cedro é preso. Um homem de 61 anos, acusado de matar VILSSON PRESTES, de 39 anos, com disparo de arma de fogo, na noite do último domingo, em uma lavoura na linha Aurora, interior de São José de Cedro, foi preso na tarde desta terça-feira. Segundo a Polícia Civil, a investigação iniciou com a identificação e depoimento de testemunhas que presenciaram o ocorrido. Com a indicação da autoria, a delegada responsável representou por medida de prisão preventiva e busca e apreensão. Nesta terça o suspeito se apresentou para ser interrogado e confessou ter efetuado um disparo contra a vítima.

O idoso alegou desavenças anteriores e dizendo temer por sua integridade física. O preso foi encaminho à Unidade Prisional Avançada de São José do Cedro. A arma do crime foi apreendida pela Polícia Civil após a apresentação pela advogada, além de três munições de calibre 38 e mais uma espingarda de calibre 40. As investigações deverão ser concluídas em 10 dias e o Inquérito Policial será encaminhado para análise da Promotoria de Justiça. VILSON PRESTES trabalhava no ramo de construção civil, em uma empresa que atuava na montagem de pré-moldados e coberturas em toda região.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.