ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 14/06/2022

-SENADO APROVA PROJETO QUE CRIA UM TETO PARA ICMS SOBRE COMBUSTÍVEIS

-CRESCE NÚMERO DE CASOS DE DOENÇAS RESPIRATÓRIAS NA FILA POR LEITOS DE UTI EM SC

-CONSELHO DE TRÂNSITO PREVÊ DOBRAR NÚMERO DE VAGAS COMPARTILHADAS

-DOIS PROJETOS SÃO APROVADOS NA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA

-MUNICÍPIO AVALIA AUTODECLARAÇÃO DE EMPRESAS DE ALTO-RISCO

-INAUGURAÇÃO DA NOVA SEDE DA AMEOSC ESTÁ MARCADO PARA JULHO

-ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO ANIMAL ABREM CURSO DE GADO DE CORTE

-EMISSÃO DAS AUTORIZAÇÕES DO TROCA-TROCA DE MILHO ESTÁ LIBERADA

-MULHER É ATROPELADA ENQUANTO ATRAVESSAVA A RUA PELA FAIXA

-PRINCÍPIO DE INCÊNDIO EM AVIÁRIO MOBILIZA OS BOMBEIROS

O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de que o tempo continue desta forma. A temperatura pode chegar a 19 graus. A mínima das últimas horas foi de sete graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 10 centavos. O euro está valendo cinco reais e 33 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

O "custo humano" da disputa por Severodonetsk, cidade estratégica no leste da Ucrânia que os russos não conseguiram até o momento tomar por completo, é "assustador". A afirmação foi dita nesta segunda-feira pelo presidente ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKY. Ele disse que até cem soldados ucranianos morrem e 500 ficam feridos diariamente nos combates com o exército russo. Nesta segunda-feira, o governador da região de Lugansk, SERGEI GAIDAI, afirmou que entre 70 e 80 por cento da cidade estava ocupada pelos russos.

Os Estados Unidos e seus aliados preparam uma resposta "rápida" diante da possibilidade de a Coreia do Norte realizar um novo ensaio nuclear, alertou nesta segunda-feira o chefe da diplomacia americana ANTONY BLINKEN. Já o chefe da diplomacia sul coreana, PARK JIN disse que a Coreia do Norte concluiu os preparativos para outro teste nuclear e precisa apenas de uma decisão política para passar à ação, estimando que isso provocaria novas "sanções internacionais". BLINKEN completou dizendo que os Estados Unidos está em contato muito estreito com os aliados e parceiros próximos, a começar pela República da Coreia e Japão e outros, para poder responder rapidamente.

A alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, a chilena MICHELLE BACHELET, anunciou nesta segunda-feira, em Genebra, que não disputará o segundo mandato. Ela não disse mais nada sobre os motivos de sua decisão. Até agora, e levando-se em consideração que seu mandato termina no final de agosto, ela não havia revelado sua intenção. Apesar da possibilidade de dois mandatos, quase todos os antecessores de BACHELET evitaram ficar mais de um mandato. Ela foi nomeada alta comissária pelo secretário-geral da ONU em 2018. Recentemente, ela foi alvo de duras críticas por parte dos Estados Unidos e de ONGs como Human Rights Watch e Anistia Internacional, que a acusaram de ter uma posição muito tolerante diante das violações dos direitos humanos na China.

Depois de saltar um vírgula sete por cento em março e alcançar o maior patamar dos últimos sete anos, o volume de serviços prestados no Brasil manteve a trajetória positiva ao crescer zero vírgula dois por cento em abril, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo IBGE. Com a segunda alta consecutiva, o setor responsável por cerca de 70 por cento do PIB brasileiro renova o maior nível desde maio de 2015 e figura sete vírgula dois por cento acima do patamar de fevereiro de 2020, último mês sem as medidas restritivas para conter os efeitos da pandemia do novo coronavírus. Mesmo diante das altas, o setor ainda opera quatro vírgula dois por cento abaixo do nível de novembro de 2014, ponto mais alto da série histórica da Pesquisa Mensal de Serviços.

O plenário do Senado aprovou nesta segunda-feira o projeto de lei que cria um teto para a cobrança de ICMS sobre combustíveis, energia elétrica, comunicações, gás natural e transporte coletivo. A proposta voltará à Câmara. Segundo o projeto combustíveis, energia elétrica, comunicações, gás natural e transporte coletivo passam a ser considerados como bens essenciais. Assim, a alíquota de ICMS cobrada nas operações que envolvem esses itens não pode ser superior à que incide sobre as mercadorias em geral, que varia entre 17 e 18 por cento. Esse teto entrará em vigor assim que a proposta for sancionada pelo presidente JAIR BOLSONARO. A matéria prevê que estados e municípios serão compensados pela União até o fim do ano no caso de queda na arrecadação do ICMS que seja superior a cinco por cento em relação a 2021.

O presidente da Câmara, ARTHUR LIRA disse que o projeto de lei que limita as alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços sobre combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo pode ser votado ainda nesta terça-feira. LIRA disse que ia discutir com líderes na manhã desta terça o texto modificado do Senado. O texto-base da proposta foi modificado e aprovado por 65 votos a 12 na segunda-feira. A proposta tem origem na Câmara, e foi aprovada no mês passado com o objetivo de reduzir os preços, principalmente, dos combustíveis.

Santa Catarina fechou os primeiros cinco meses do ano com saldo de 58 mil 978 novas empresas, o que significa uma retração de cinco vírgula 94 por cento frente ao mesmo período do ano passado, quando registrou 62 mil 702 novas empresas. No mesmo período, houve mais abertura e fechamento de negócios frente a 2021, segundo dados da Junta Comercial do Estado. O avanço do uso de tecnologias por prefeituras tem facilitado a vida dos empreendedores. Entre janeiro e maio, Santa Catarina registrou a abertura de 92 mil 699 novas empresas de todos os portes e teve 33 mil 721 fechamentos. Do saldo de 58 mil 978, predominou a abertura de microempreendedor individual com 48 mil e 14 novas empresas, 81 por cento.

O número de testes feitos em farmácias de Santa Catarina que tiveram resultado positivo para Covid-19 aumentou 178 por cento entre os meses de abril e maio. Os dados foram reunidos em um levantamento da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias, a Abrafarma. Os números apontam ainda que, nos primeiros cinco dias de junho, 25 por cento do total de testes feitos deram positivo. Em todo o mês de abril, esse número foi de 17 virgula 11 por cento. De acordo com a associação, entre abril e maio, o número de testes feitos também teve crescimento de 78 por cento. Apesar da alta nos últimos dois meses, os maiores índices de 2022 relacionados aos testes de Covid feitos nas farmácias foram registrados em janeiro. No primeiro mês do ano, 38 mil 333 casos positivos foram contabilizados durante o mês, e o número médio de testes positivos por dia foi de mil 237.

Santa Catarina segue com espera por vaga em Unidade de Terapia Intensiva com 26 pacientes nesta condição na manhã desta segunda-feira. A situação é agravada pelas doenças respiratórias, que correspondem a 58 por cento dos casos na fila. Essa proporção era menor na última sexta, de 42 por cento, quando se referia a 13 de um total de 31 pacientes na fila. A situação se mantém mais grave entre crianças, com nove pacientes na expectativa por leitos pediátricos e outros oito que aguardam transferência para UTI neonatal. Já entre adultos, são nove que esperam por um leito, também segundo comunicou a Secretaria Estadual de Saúde. A pasta informou, ao Diário Catarinense, que os doentes têm sido plenamente assistidos enquanto esperam por uma vaga.

A chegada antecipada do frio aqueceu as vendas das lojas de vestuário em São José do Cedro. O empresário LUCAS BRANDALISE, relatou que as vendas estão acima das expectativas impulsionadas com as ondas de frio. Segundo ele, desde calçados e peças de roupas tiveram uma grande saída nas últimas semanas. Isso também se deve a preparação antecipada do estabelecimento que se precaveu com um bom estoque. Mas algumas peças não possuem estoques devido a alta demanda. Algumas indústrias têxteis estão enfrentando com a falta de mão de obra, o que provoca lentidão na confecção de roupas. LUCAS salientou que no mês passado houve um faturamento 30 por cento acima do habitual. Para este mês a previsão é chegar a 20 por cento a mais do que em anos anteriores.

No sábado próximo ocorrerá mais um matinê regional com os idosos no Centro de Idosos Padre Romualdo em São José do Cedro. O matinê será voltado às festas juninas com início marcado para às 13 horas e 30 minutos. De acordo com a coordenadora RENECI EBERHARDT, os municípios de Guarujá do Sul e Princesa também receberam o convite para participarem do evento. No último matinê, cerca de 500 pessoas estiveram envolvidas e a expectativa é de receber um grande público neste sábado. Os encontros seguem sendo realizados com os idosos todas as terças e quintas-feiras, mas nesta quinta, devido ao Corpus Christi, não será realizado. Ela também citou a organização do Arraial a qual a coordenação presta auxílio. Já a partir de agosto, novos encontros devem ocorrer com os grupos.

A ação entre amigos que viabilizou a reforma do campo de areia da Linha Peperi, interior de São José do Cedro, encerrou e teve uma arrecadação aproximada de 15 mil reais. Este movimento teve início em novembro passado. Conforme o coordenador LUIZ VALGOI, foram comercializados cerca de 74 blocos. Cada número teve um custo de dez reais. Entre as melhorias efetuadas estavam as novas cargas de areia no campo e novas traves de gol, além de banheiros e alambrado. O coordenador relatou que as obras foram solicitadas pela comunidade da Peperi. E teve o envolvimento da população. A inauguração do campinho ocorreu no final de semana. Ele estima que quase 300 pessoas estiveram participando deste evento. VALGOI salientou que não houve despesas devido a doação dos materiais e mão de obra por parte da comunidade local.

Deu início nesta manhã o primeiro curso sobre gado de corte promovido pela secretaria de Agricultura de Anchieta. São 35 produtores rurais cadastrados que participam desta capacitação que foi dividida em cinco etapas. Os detalhes são do secretário RAFAEL FERREIRA. Este encontro ocorrerá na Linha Cordilheira e durante esta etapa será definido os locais que devem acontecer as próximas fases. A decisão de promover essa capacitação se deve a alta demanda no município, além de ser um importante setor para a economia de Anchieta. E que muitas vezes é esquecida em planejamentos de capacitação. O curso terá o envolvimento do escritório local e regional da Epagri. Na primeira etapa, realizada pela manhã, terá palestras sobre a alimentação e nutrição do animal, mineração proteica e energética, e pastagens para bovinos. Na parte da tarde ocorrerá a prática sobre a adubação e manejo do gado. Desta forma ocorrerá durante todo o curso, sendo teoria pela manhã e prática pela tarde.

O curso será promovido mensalmente pela secretaria de Agricultura sempre na segunda terça-feira de cada mês. Assim a capacitação terminará em outubro, dia 11. O secretário RAFAEL FERREIRA, afirmou que o número de participantes surpreendeu o setor público que esperava um grupo menor de produtores rurais. Sendo que nos outros cursos ofertados pela administração, a exemplo dos cursos do Senar, possuem um número mínimo de envolvidos. Já neste de pecuária, nas últimas semanas, devido a alta procura, foi segurando a divulgação do curso. O secretário ainda explicou que isso foi feito visando montar um grupo que todos tenham a liberdade de tirar as dúvidas necessárias. O secretário salientou que algumas propriedades possuem este trabalho como uma atividade secundária. O que é incentivado pelo setor público objetivando descentralizar o ganho da família numa só atividade.

Desde ontem está liberada a emissão das autorizações do troca-troca de sementes de milho em Princesa. Com isso, os agricultores já podem procurar o escritório da Epagri para apresentar os documentos pessoais e o bloco de produtor. Cada um poderá retirar até cinco sacas. A informação é do extensionista LEANDRO HUBNER. O pagamento disso ocorrerá a partir do ano que vem. Princesa recebeu pouco mais de mil sacas. Para o extensionista, esta cota será suficiente para atender os agricultores, mas caso seja insuficiente o escritório poderá solicitar suplementação. Sobre o subsídio, ele explicou que cada produtor terá o direito de escolher as cultivares junto às credenciadas. As sementes são classificadas em cinco grupos conforme o valor de mercado. Cada um deles terá o subsídio que varia entre 60 reais e 150 reais por saca de sementes. HUBNER salientou que nos próximos dias os trabalhos estarão centrados no troca-troca.

A mudança nas leis ambientais, que flexibilizam construções próximas a percursos de água, continua sendo debatido pela Conder Gestão Ambiental. De acordo com o diretor JOSÉ MORA, para os municípios criarem leis prevendo isso, é necessário uma série de questões que precisam ser observadas. O primeiro ponto observado é sobre a área urbana consolidada e não consolidada, ou seja, perímetros já edificados. Para novos loteamentos, por exemplo, é necessário seguir a regra dos 30 metros. O diretor salientou que o segundo passo é avaliar quais são os pontos sujeitos ao deslizamento e com possíveis inundações, as chamadas áreas de risco. Com o diagnóstico ambiental, o município poderá flexibilizar as regras dentro da área já consolidada. O diretor explicou que os levantamentos são complicados e, por isso o Conder intermediou a contratação de uma empresa especializada neste tipo de diagnóstico. Feito isso, aquelas informações obtidas nos levantamentos são sujeitos a análise no conselho municipal e estadual do Meio Ambiente.

Será realizada mais uma detonação de rochas na BR-163 em Guaraciaba. O serviço está marcado para acontecer a partir das 12 horas de amanhã, no quilômetro 88 vírgula seis da rodovia. Por isso, haverá interdição total da via, e para segurança, será fechada nos dois sentidos de trânsito. O tempo estimado pelo Dnit para o desmonte e limpeza completa da pista é de duas horas. Caso haja chuva ou outras condições climáticas, a operação poderá ser adiada. Segundo o Departamento, a operação é necessária para dar seguimento às obras de ampliação de capacidade, restauração e eliminação de pontos críticos da rodovia.

A inauguração da nova sede da Ameosc está marcada para o dia 29 de julho, dois dias antes da Associação completar 51 anos, no dia 31. A decisão foi tomada no mais recente encontro com os prefeitos da entidade em Mondaí. A informação é do presidente IVAN CANCI, também prefeito de Anchieta. São quase dois milhões de reais de investimentos. O terreno onde foi edificado a Ameosc foi doado pela prefeitura de São Miguel do Oeste. A inauguração ocorrerá pela parte da tarde com uma programação alusiva ao aniversário da entidade no extremo-oeste. De acordo com o presidente, a estrutura da sede recebe os detalhes finais como paisagismo e colocação da decoração. O Cis-Ameosc e o Conder também ocuparão um espaço no mesmo prédio da Ameosc. A ideia é ofertar um melhor atendimento à população, como também agilizar os serviços entre as entidades. A mudança para o novo espaço iniciará no começo de julho visando a inauguração no final do mesmo mês.

Nenhum novo projeto de lei deu entrada na segunda sessão ordinária da Câmara de São José do Cedro. A sessão ocorreu sob o comando do presidente da Casa, o vereador ENIO CAROSSI. Apenas a vereadora MÁRCIA DEMOSSI se ausentou do encontro por motivo de atestado médico. O projeto de lei de número 32 visa estabelecer normas de padronização das cores dos prédios municipais. O projeto sugere seguir as cores predominantes da bandeira do município tão somente para prédios novos ou nos casos de reformas, não gerando despesa extra. Tendo em vista que não obriga o gestor a repintar nenhum dos prédios públicos que se encontre com pinturas novas. E de número 34, que objetiva o remanejamento de dotação orçamentária que foram orçadas de maneira insuficiente, com o objetivo de garantir a manutenção da secretaria de Agricultura e secretaria de Obras. No demais da sessão de ontem à noite teve pedidos de informação, indicações e moção apresentados pelos vereadores e aprovados por unanimidade de votos.

Uma moção de pesar foi realizada por ISIDERIO DALLO, em nome de todos os vereadores, para ser entregue aos familiares pelo falecimento BRÁULIO CAVALHEIRO DOS SANTOS. JULIO RUBIN realizou indicação para que sejam adotadas as providências necessárias para ocorrer a execução de calçadas na Rua Santos Dumont. O vereador expôs que a Rua Santos Dumont é uma via com grande fluxo, tanto de veículos quanto de pedestres e, em determinados trechos, não há local apropriado para que os pedestres possam transitar. Indicação também foi realizada pelo vereador CLAÚDIO WARTHA, para que a administração estude a possibilidade de aquisição da área de terra de propriedade da família Zanata, nas proximidades da BR-163, para a construção no novo cemitério do município. GUILHERME relatou sobre o convênio do hospital com o Santé.

TÂNIA DOS SANTOS relatou sobre os projetos iniciados no ano de 2021 pela secretaria de Educação, alguns dos pedidos realizados pelos vereadores mirins estão sendo executados. Também colocou quanto ao telhado do jardim de infância da Comunidade de Padre Réus, citou a colocação de parques infantis nas creches da cidade e nas escolas das comunidades do interior do município. FERNANDO WILL realizou pedidos de informação com questionamentos relativos à secretaria de Obras, secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e ao Semae. Alguns dos pontos levantados pelo vereador foram o cemitério do município e a iluminação pública. A próxima sessão ordinária está marcada para a próxima segunda-feira.

A Vigilância Sanitária de São José do Cedro prevê ampliar a autodeclaração do alvará para todos os estabelecimentos. Desta maneira agilizando os empreendedores quanto a liberação para funcionamento do comércio. A declaração é do fiscal Sanitarista MARCOS BAGNARA. Atualmente algumas empresas do município possuem esta regalia e podem se autodeclarar adequadas as leis vigentes. O fiscal Sanitário salientou que isso não significa que o departamento deixou de fiscalizar o estabelecimento, mas desburocratiza os processos iniciais. Depois de se autodeclarar, o estabelecimento é vistoriado pelos fiscais sanitários visando verificar aquilo que foi posto no papel esteja de fato em concordância com a realidade. Cso algo irregular seja encontrado, ele disse que o proprietário é orientado a enquadrar a empresa conforme é exigido. Mas se não houve isso, os procedimentos mais rígidos são adotados pela vigilância. MARCOS salientou que a ideia é abranger as empresas de alto-risco, sendo que neste ano houve a demora para vistoriar e liberar o alvará.

Para o fiscal Sanitário MARCOS BAGNARA, essa autodeclaração veio para desburocratizar as licenças. E dar mais agilidade para a vigilância, mas principalmente para os estabelecimentos. Ele relatou que muitas empresas necessitam do alvará para ontem para dar seguimento nos trabalhos. Mercados, padarias sem fabricação própria, salão de beleza, atividades de ensino, transporte de alimentos, são alguns dos ramos que podem se autodeclarar aptos. O fiscal salientou que, estando com este documento, é possível disponibilizar o alvará no momento que é efetuado o pedido do proprietário. BAGNARA ainda salientou que grande parte das empresas já são sabedoras das leis em vigor e sabem o que devem fazer.

O estacionamento compartilhado completou no último dia 12 um ano de implantação em São José do Cedro. Este novo modo teve como objetivo inicial gerar mais vagas de estacionamento em locais movimentados, por meio da rotatividade na ocupação. Com a iniciativa do Conselho Municipal de Trânsito, isso permite que o condutor estacione em vagas previamente sinalizadas por até 30 minutos, sem custo algum. O presidente EDIMILSON DALMAGRO, afirmou que a iniciativa teve êxito e apoio da população na ideia de compartilhar as vagas de estacionamento, com efeitos positivos. Dessa forma será organizada uma segunda etapa para a ampliação gradativa da experiência do número de vagas. Neste primeiro momento foram implantadas placas que sinalizam os locais. DALMAGRO destacou que os pontos mais críticos como em frente à prefeitura, Caixa Econômica, Banco do Brasil e o colégio Cemeg, foram sinalizadas com placas. Além de estacionamentos em frente a farmácias.

A implantação das vagas compartilhadas em São José do Cedro começou com 14 pontos e depois progrediu para 28 vagas espalhadas pela cidade. O presidente EDIMILSON DALMAGRO, em entrevista para a Rádio Cedro, relatou que a ideia é abranger novos locais na área central. Esta intenção está sendo debatida junto aos integrantes do Conselho de Trânsito. Está sendo cogitada a pintura em frente a biblioteca, posto de saúde, cartório, entre outros pontos. Outra intenção é dobrar o número de vagas compartilhadas nos próximos 12 meses. Isso elevaria para 56 pontos espalhados pela cidade. Para ele, muitos duvidaram deste modo de estacionamento, mas hoje avalia positivamente devido a adesão dos motoristas. O presidente comentou que as vagas de estacionamento compartilhado também receberão a repintura por parte da empresa responsável. O trabalho de sinalização está ocorrendo pela área central. DALMAGRO também solicitou a compreensão dos motoristas quanto às vagas em frente ao colégio Cemeg.

Princípio de incêndio em um aviário localizado na Linha São José, Barracão, Paraná, mobilizou os bombeiros de Dionísio Cerqueira ontem. De acordo com os bombeiros, o incêndio iniciou no comando do sistema de aquecimento do galpão, mas foi controlado por funcionários no local. Os bombeiros fizeram a vistoria do aviário. Conforme o proprietário, o galpão mede mil e 500 metros quadrados e conta com 30 mil frangos.

Uma mulher foi atropelada enquanto atravessava a rua pela faixa de segurança em São Miguel do Oeste. A ocorrência foi registrada ontem por volta das 13 horas e 30 minutos na Rua Chuí. De acordo com a Polícia Militar, a pedestre foi atingida por uma picape Strada que estava transitando pela Rua XV de Novembro. O atropelamento ocorreu momento em que a condutora quis acessar a Rua Chuí e não notou a mulher atravessando a rua. A vítima recebeu o atendimento prévio no local do atropelamento e depois foi levada ao Hospital Regional. Foi necessário acionar a PM para efetuar os procedimentos ao caso.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.