ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em foco Itapiranga - 14/05/2024

GLOBO EM FOCO – 14/05/24

-CÂMARA DEVE ANALISAR NESTA SEMANA PROJETO DO GOVERNO SOBRE DÍVIDA DO RS

-ALESC PROMOVE NOVA AUDIENCIA SOBRE MÁQUINAS AGRICOLAS EM RODOVIAS

-CÂMARA REJEITA PROJETO DE RESTRIÇÃO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS

-VEREADORES JUSTICAM VOTO CONTRÁRIO E FAVORÁVEL

-ACCS PROJETA AUMENTO NO PREÇO DO SUÍNO

-GADO DE CORTE SOMA 60 MILHÕES DE REAIS EM ITAPIRANGA

-MOTORISTA ENVOLVIDO EM ACIDENTE É PRESO POR EMBRIAGUEZ

-TRÊS HOMENS SÃO PRESOS EM FLAGRANTE APÓS HOMICÍDIO

O Tempo em Itapiranga apresenta-se estável e nublado. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável. A mínima nas últimas horas foi de 10 graus e a máxima pode chegar a 20 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 13 centavos. O euro está valendo cinco reais e 55 centavos. O peso está cotado em 0,0058 centavos.

Pelo menos 14 pessoas morreram e outras 75 ficaram feridas após um outdoor maior do que uma piscina olímpica desabar durante uma tempestade em Mumbai, cidade considerada o centro financeiro da Índia. Dezenas ainda estão presas embaixo da estrutura. Nesta terça-feira pela manhã, as equipes de resgate foram vistas trabalhando na retirada dos escombros. O outdoor colapsou sobre casas e um posto de gasolina próximos a uma rua movimentada depois de a cidade registrar chuva forte e vento intenso na segunda-feira. A estrutura tinha cerca de mil e 300 metros quadrados, cerca de nove vezes o máximo permitido para esse tipo de mídia exterior.

Cinquenta pessoas morreram e 27 continuam desaparecidas após inundações repentinas e um fluxo de lava fria de um vulcão no oeste da Indonésia, segundo o balanço mais recente, divulgado pela agência de gestão de desastres. A tragédia do fim de semana também deixou 37 pessoas feridas, e três mil 396 tiveram que deixar suas casas. A agência pediu a mobilização de maquinário pesado para ajudar nos trabalhos de resgate, e ressaltou que o balanço pode aumentar. Deslizamentos de terra e inundações são frequentes na Indonésia na temporada de chuva. Em 2022, quase 24 mil pessoas foram evacuadas e duas crianças morreram em inundações na ilha de Sumatra.

O primeiro-ministro da Suécia, país que entrou na Otan por conta da proximidade com a Rússia, se disse nesta segunda-feira aberto a receber armas nucleares em seu país em um cenário de guerra. O premiê sueco ULF KRISTERSSON se referiu à possibilidade de que os Estados Unidos enviem a seu território, próximo da Rússia, esse tipo de armamento. O Parlamento da Suécia, que em março se tornou o novo membro da Otan, votará em junho um Acordo de Cooperação em Defesa com os Estados Unidos, o que dará às Forças Armadas norte-americanas acesso às bases militares suecas e permitirá o armazenamento de equipamentos e armas.

O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO sugeriu aos representantes dos prefeitos que uma contraproposta para a desoneração dos municípios seja elaborada e encaminhada em breve ao governo federal. Ele disse que terá uma reunião nesta terça-feira com o advogado-geral da União, JORGE MESSIAS, para discutir a desoneração. Segundo PACHECO, a principal questão em debate é a fonte de compensação para a renúncia fiscal que haverá com a redução da alíquota previdenciária das prefeituras. Em discurso durante a sessão de debates sobre a questão fiscal dos municípios, PACHECO sugeriu um escalonamento na alíquota previdenciária das prefeituras.

O Rio Grande do Sul chegou à marca de 450 municípios afetados pelas enchentes das últimas semanas. No boletim da Defesa Civil, divulgado nesta terça-feira, o número de mortes permaneceu em 147. Conforme o relatório, há 806 pessoas feridas e outras 125 são consideradas desaparecidas. O número de afetados é superior a 2,1 milhões, sendo que há mais de 538 mil desalojados. Segundo a Defesa Civil, mais de 76 mil e 800 pessoas estão em abrigos localizados em diversas partes do Estado. Ao longo das últimas semanas, as autoridades resgataram mais de 76 mil e 400 pessoas e pouco mais de 11 mil animais.

A Câmara deve analisar ainda nesta semana o projeto do governo federal sobre a suspensão da dívida do Rio Grande do Sul com a União, segundo o presidente da Casa, ARTHUR LIRA. Nesta segunda-feira, o governo federal informou que vai enviar um projeto de lei complementar ao Congresso Nacional para suspender a dívida do Rio Grande do Sul por três anos. Além disso, o texto vai propor que neste mesmo período os juros que incidem sobre o estoque da dívida sejam zerados. A dívida total é estimada em cerca de 98 bilhões. Segundo o ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD, a medida vai liberar ao menos 11 bilhões para um “fundo contábil” que será investido na reconstrução de estado afetado pelas enchentes.

Dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional mostram que, em Santa Catarina, 18 por cento das crianças de 5 a 10 anos estavam acima do peso e 16 virgula 83 por cento eram consideradas obesas, entre os anos de 2019 e 2022. Entre os adolescentes, 20 virgula 55 por cento apresentavam sobrepeso e 15 por cento, obesidade. As médias de sobrepeso e obesidade nesses dois públicos em Santa Catarina estão acima das médias do Brasil. Durante o período de 2019 a 2022, 15 virgula 61 por cento das crianças brasileiras estavam com sobrepeso e 15 virgula 66 por cento estavam obesas. Já entre os adolescentes brasileiros, 19 virgula 21 por cento estão acima do peso, enquanto 11 virgula 75 por cento tem obesidade.

A proibição do trânsito de máquinas agrícolas nas rodovias estaduais e federais de Santa Catarina centrou o debate da audiência pública promovida pelo Parlamento catarinense no município de Papanduva, no Planalto Norte, na noite de segunda-feira. A iniciativa integra uma série de consultas públicas promovidas pela Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Urbano da Alesc para debater o tema, a pedido do deputado OSCAR GUTZ. No dia 6 de maio, o município de Campos Novos, no Oeste, inaugurou a série de debates que percorre ainda as cidades de Abelardo Luz no dia 24 de maio); Sombrio, no Sul em 28 de maio; e finalizando em Ituporanga no dia sete de junho.

A carta-consulta do governo de Santa Catarina sobre novo empréstimo internacional inclui a construção de quatro barragens de contenção de pequeno e médio porte nas regiões do Alto Vale do Itajaí e Vale do Itajaí. O financiamento de 119 milhões de dólares com o Banco Mundial será utilizado em ações de prevenção e enfrentamento de desastres climáticos. A análise da Comissão de Financiamentos Externos será em junho. Em caso de aval, será a vez de avaliação em outros órgãos do governo federal e Senado antes da assinatura do contrato com o Banco Mundial. As barragens seriam construídas em Mirim Doce, Petrolândia, Braço do Trombudo e Botuverá.

Prazo de inscrição para o Concurso Fritz e Frida 2024 encerra amanhã. As inscrições para o concurso Fritz e Frida da quadragésima quinta Oktoberfest de Itapiranga seguem abertas até esta quarta-feira. Conforme estabelece o regulamento, os candidatos e candidatas, para participar, devem estar residindo no município, estar frequentando a pré-escola no município de Itapiranga e preencher a ficha de inscrição. O concurso acontecerá no dia 15 de junho, na Sociedade Imigrantes. Neste ano, novamente o concurso Fritz e Frida será realizado pelo município, por meio da secretaria de Educação. O propósito é promover intercâmbio entre as crianças, famílias, comunidades e entidades que os candidatos e candidatas irão representar, ampliando a participação de crianças da pré-escola, com a finalidade de difundir, divulgar e preservar as tradições germânicas no município.

A prefeitura de São João do Oeste em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, iniciou na manhã de ontem, a recolha de lixo reciclável no interior do município. Otrabalho faz parte do programa Propriedade Limpa, e se estende até o dia 24 de maio. Conforme o Secretário de Agricultura ROGÉRIO RECH, as recolhas são feitas à cada três meses nas comunidades do interior do município. RECH frisa que o programa sofreu uma alteração no cronograma, devido à unidade que estava recebendo o material ter ficado sobrecarregada.

Na oportunidade estão sendo recolhidos materiais como, papéis, papelão, plásticos, metais, pneus e vidros. Todos devem ser embalados corretamente. Não serão recolhidos neste roteiro, pilhas, baterias, embalagens de agrotóxicos, lâmpadas fluorescentes e eletrônicos. RECH salientaque caso algum munícipe possua volumes maiores de lixo que não possam ser carregados no caminhão compactador, deverão entrar em contato com a Secretaria de Agricultura, para que seja agendado um roteiro adicional. O Secretário da pasta enfatiza à população para que deixem o lixo em locais visíveis às margens das estradas gerais. ROGÉRIO RECH salienta para que os moradores se atentem às datas de recolha em cada local, que estão sendo divulgadas pelas agentes de saúde, e redes sociais do município. A próxima recolha de lixo reciclávelno interior de São João do Oeste está prevista para o mês de agosto.

A Associação Catarinense de Criadores de Suínos, acompanha com atenção a tragédia causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A projeção é de aumento de rentabilidade aos produtores de Santa Catarina em decorrência dos problemas que o excesso de chuva está causado no estado vizinho. De acordo com o presidente da ACCS, LOSIVANIO LUIZ DE LORENZI, além da morte de suínos, o que mais agrava a situação é o isolamento das propriedades rurais, pois as agroindústrias não conseguem acessar as granjas para levar ração e buscarem os animais para o abate. Com isso ocorre a procura em outros estados. Conforme o presidente da ACCS, a condição de status sanitário coloca Santa Catarina como o único estado brasileiro com autorização para exportar para mercados exigentes como Japão, Estados Unidos e Filipinas.

Preço deve aumentar para os produtores e para os consumidores. A avaliação é do presidente da ACCS, LOSIVANIO LUIZ DE LORENZI. Segundo ele, com maior procura por suínos, é natural o aumento de preço pago aos produtores. DE LORENZI também projeta maior preço para o consumidor. O Presidente da ACCS alerta para a necessidade de evitar empolgação com a suinocultura e recomendar seguir com calma em relação a novas granjas. De acordo com LOSIVANIO LUIZ DE LORENZI, ainda existe excedente de carne no mercado. Ressalta que o momento é de melhorar a produtividade, com alta genética e eficiência no sistema de produção. A recomendação da ACCS é para estagnar a quantidade de animais e trabalhar em mecanismo de melhor rendimento e com isso proporcionar a sucessão familiar.

Criação de gado de corte ganha destaque em Itapiranga. Município possui vários incentivos para aumento na produção agrícola. Proporcionalmente a pecuária de corte foi a atividade agropecuária que mais se desenvolveu em Itapiranga, nos últimos quatro anos. Atualemnte já representa o quarto maior valor no Movimento Agropecuário do Município e com projeção de atingir o terceiro lugar em médio prazo. Conforme o Secretário da Agricultura EUSÉBIO TAVARES FILHO, nos últimos quatro anos, o gado de corte em Itapiranga passou de um movimento econômico anual de 10 milhões de reais para 60 milhões de reais em 2023. Ele diz que é fácil explicar esta evolução constante e acelerada nesta atividade. Muitos dos agricultores que adotaram a pecuária de corte como fonte de renda, migraram da produção de leite.

A razão pelo abandono na produção de leite, segundo o Secretário da Agricultura de Itapiranga, está na falta de mão de obra e o alto custo para manter sistema produtivo. Apesar da grande modernização com máquinas e equipamentos, a atividade leiteira exige maior número de pessoas para realizar o trabalho e alto investimento. EUSÉBIO TAVARES FILHO afirma que raças como Aberdeen, Nelore, Senepol e Red Angus ganham destaque em propriedades do município. A Suinocultura é a principal atividade econômica com movimentação de 350 milhões por ano, seguido pela avicultura com 150 milhões e leite com a contribuição anual de 100 milhões de reais no movimento econômico. EUSEBIO TAVARES FILHO, observa Itapiranga com grande potencial para o crescimento na criação de gado de corte e menciona que Santa Catarina produz menos de 40 por cento da carne que consome, pois atualmente mais de 60 por cento vem de outros estados.

Vereadores de Itapiranga rejeitam projeto de restrição de bebidas alcoólicas em locais públicos. O projeto teve ampla e longa discussão. Foi pauta em várias sessões do legislativo, passou por debates públicos e diversas manifestações na tribuna livre. Na sessão desta segunda-feira o projeto foi rejeitado por sete votos a quatro. A iniciativa surgiu após polêmicas causadas por danos quase que diários ao patrimônio público, brigas e perturbação do sossego no centro da cidade. Especialmente nos finas de semana as confusões generalizadas causam problemas aos moradores e muito trabalho para a Polícia. O Presidente do Legislativo, ROBERTO BASTO, teve a iniciativa do projeto e foi defensor da criação de uma lei para proibir o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos no período das 23 horas, até as seis horas.

Por sete votos contrários e quatro favoráveis, o Projeto de Lei que buscava por fim na baderna na Avenida Uruguai, foi rejeitado. Conforme o presidente do Legislativo, ROBERTO BASTO, vários municípios tiveram resultados positivos com implantação de lei semelhante a que foi rejeitada em Itapiranga. Ele destaca que a votação de ontem foi respeitosa, com todos os vereadores expressando sua opinião e todos tiveram liberdade para a votação. BASTO comenta ainda que enquetes realizadas com a população tiveram resultados favoráveis a restrição no consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos. O presidente da Câmara que afirma que o resultado mostra também uma sessão democrática em que cada representante do povo expôs sua vontade.

Votaram contra a restrição no consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos os vereadores, GELSON PETRY, ADRIANA ALLES, que ocupa no mês de maio a vaga da vereadora, ILDA FELLER, LEONARDO SAUSEN, VALDAIR DAHMER, JACQUELINE HERMES, SÉRGIO RECZIEGEL e DANIEL BRANDÃO. Foram favoráveis para a aprovação do projeto os vereadores DENILSON DILL, ROBERTO BASTO, LUIS CARLOS STEFFENON e AFONSO UTZIG. A sessão desta segunda-feira teve mais de três horas de duração.

A vereadora JACQUELINE HERMES, justificou seu voto afirmando que respeitou a opinião pública contra o projeto de uma nova lei. Ela salienta que já existem leis para punir danos ao patrimônio público e outras desordens. Ela diz que é preciso maior fiscalização para o cumprimento das leis já existentes. Comenta ainda que a responsabilidade da segurança pública é total da polícia. A Vereadora reconhece que falta efetivo da Polícia Militar em Itapiranga para ter condições de um trabalho mais eficiente. JACQUELINE reafirma que tem compromisso com a população e vai cobrar reforço no efetivo da PM e acompanhar as ações que são efetivas. Ela também defende melhor uso dos sistemas de fiscalização para punir os autores de vandalismo. Segundo JACQUELINE HERMES, a Avenida Uruguai precisa ser um local de confraternização de amigos e famílias e com isso evitar a presença de pessoas que envergonham a cidade com as depredações.

O Vereador AFONSO UTZIG justificou o voto favorável, alegando que é muito dinheiro público investido, principalmente na Avenida Uruguai, o maior ponto de problemas. Segundo AFONSO UTZIG, o projeto esteve na mesa por muito tempo. Ele lamenta o ponto em que a questão chegou, tendo que colocar um projeto para acabar com a bagunça em local público. UTZIG entende que a Polícia está fazendo o trabalho muito bem, mesmo trabalhando com número inferior de agentes no município. Ele também ressalta que as pessoas de bem acabam pagando pelos arruaceiros.

O vereador DANIEL BRANDÃO justificou seu voto contrário ao projeto, alegando que ocorreram citações do autor sobre o interesse dos vereadores no voto da população. Ele destaca que não é candidato a reeleição e não tem qualquer pretensão nas eleições de outubro. Conforme BRANDÃO, o projeto não deixa claro sobre investimentos para aplicar a lei e se vai gerar despesas ao município, se torna inconstitucional. O vereador reforça que após buscar informação jurídica decidiu pelo voto contrário ao projeto. Segundo ele, a intenção não é gerar polêmica, mas diz estar seguro da decisão que tomou sobre rejeitar a lei que estabeleceria restrições no consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos de Itapiranga.

Homem envolvido em acidente na SC-492 é preso por embriaguez ao volante. Nesta segunda-feira, por volta das nove horas, a Polícia Militar foi chamada em virtude de uma ocorrência de furto de veículo na Rua Almirante Tamandaré, no centro de São Miguel do Oeste. Os policiais conversaram com a vítima, que relatou ter ido a uma festa de aniversário com um amigo em seu veículo Ford Ka. Ela deixou as chaves sobre a mesa enquanto descansava, e ao acordar, percebeu que seu amigo e o carro haviam desaparecidos. Enquanto registravam a ocorrência, chegou a informação de que um Ford Ka havia saído da pista e capotado na Linha Novo Encantado, em Bandeirante. O veículo acidentado era o da vítima e que o condutor era seu amigo.

Após ser liberado do hospital, o condutor concordou em fazer o teste do bafômetro, que indicou teor de álcool no sangue. Em decorrência disso, ele foi preso e encaminhado à Delegacia de por embriaguez ao volante e perigo de dano. Os procedimentos administrativos relativos ao acidente foram conduzidos pela Polícia Militar Rodoviária Estadual, por se tratar de uma rodovia estadual. /

Três homens são presos em flagrante após homicídio e uma tentativa em Anchieta. Os homens foram presos pela Polícia Militar de Campo Erê, após a fuga em Anchieta. De acordo com a PM, a guarnição recebeu informações de disparos de arma de fogo no bairro Cohab, por volta das 19 horas. No local, havia apenas as vítimas e familiares, os quais relataram que um homem teria entrado na propriedade e teria efetuado disparos de arma de fogo contra o pai da família e, posteriormente, contra o filho que acabou entrado em luta corporal contra o agressor. O autor dos fatos conseguiu atingir fatalmente a primeira vítima, sendo que o filho também foi ferido nesta ocorrência. O suposto autor do disparo, foi gravemente ferido por um golpe de faca e acabou deixando a arma de fogo no local, fugindo em sequência.

As informações foram repassadas as demais guarnições da Polícia Militar da região. A PM de Campo Erê recebeu informação da entrada no hospital de um homem ferido por arma branca, sendo identificado como possível autor dos disparos de arma de fogo. Outros dois homens foram identificados pelo envolvimento no crime e deram apoio ao autor dos disparos para ajudar na fuga. Os três homens foram presos em flagrante pela PM de Campo Erê. O delegado CLÉVERSON MÜLLER, responsável pela delegacia de Anchieta, coordenada as investigações do homicídio.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.