ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sexta-feira 14 05 2021

-AGU ACIONA O SUPREMO PARA QUE PAZUELLO FIQUE EM SILÊNCIO NA CPI

-GOVERNO DE SC AUTORIZA RETOMADA DE CIRURGIAS ELETIVAS NOS HOSPITAIS

-DOCUMENTO DA AMEOSC COBRA SOLUÇÃO IMEDIATA PARA A BR 163

-VACINAÇÃO DE PESSOAS ACIMA DE 18 ANOS COM COMBORDIDADES COMEÇA SEGUNDA

-MOISÉS CUMPRE ROTEIRO NA REGIÃO E ESTARÁ EM SÃO MIGUEL HOJE A TARDE

-PM ENCONTRA MEIO QUILO DE MACONHA EM MATO NO BAIRRO JARDIM PEPERI

-POLÍCIA CIVIL CONCLUI INQUÉRITO SOBRE ATAQUE EM CRECHE DE SAUDADES

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 21 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 28 centavos. O euro está valendo seis reais e 40 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, CDC na sigla em inglês, autoridade federal de saúde dos Estados Unidos atualizou nesta quinta-feira suas recomendações sobre a Covid-19. A principal mudança é a autorização, a partir de agora, para que pessoas que já tenham tomado todas as doses da vacina permaneçam sem máscara em ambientes abertos ou fechados. Para estas pessoas já plenamente imunizadas, também deixa de ser obrigatório manter o distanciamento social. A nova diretriz só não vale quando há alguma regra específica dizendo o contrário, por exemplo, uma lei estadual diferente ou uma norma do local de trabalho.

A ministra das Relações Exteriores da Colômbia, CLAUDIA BLUM, pediu demissão na terça-feira após o governo de seu país ser criticado pela repressão aos protestos que há duas semanas pressionam o presidente IVÁN DUQUE. A carta tem a data de 11 de maio, mas só divulgada por seu gabinete nesta quinta-feira. Ela pediu demissão do gabinete sem especificar os motivos. A ONU, os Estados Unidos, a União Europeia e ONGs internacionais denunciaram graves excessos cometidos pela polícia nas manifestações e distúrbios que deixaram pelo menos 42 mortos e mais de mil e 500 feridos.

A Venezuela realizará as eleições para governadores e prefeitos no dia 21 de novembro, informou a autoridade eleitoral nesta quinta-feira. O anúncio ocorreu em um momento em que governo e oposição mostraram disposição para retomar as negociações políticas. As eleições serão as primeiras após as eleições legislativas de 2020, nas quais o chavismo reconquistou o Parlamento, e as eleições presidenciais de 2018, nas quais NICOLÁS MADURO foi reeleito, ambas boicotadas pelos principais partidos da oposição e rotuladas de fraudulentas.

Seis meses após ter sido lançado, o PIX, sistema que permite transferências e pagamentos instantâneos, soma mais de um trilhão de reis em transações e já responde por mais da metade das transferências bancárias, mostram dados do Banco Central. O desempenho, que surpreendeu técnicos do BC, desenvolvedor da ferramenta, pode crescer ainda mais nos próximos meses, quando novas funções entram em operação. Entre essas funções, estão o PIX saque e o PIX troco, que vão, respectivamente, permitir que clientes façam saques em dinheiro ou então obtenham troco em moeda após pagamento por uma mercadoria com uso do PIX, por exemplo.

O Senado aprovou nesta quinta-feira (13), por 58 votos a seis, um projeto que suspende aumento nos preços de medicamentos em 2021. A proposta, apresentada pelo senador LASIER MARTINS Pode do Rio Grande do Sul, altera uma lei de 2003 que regula o setor farmacêutico. O projeto segue para análise da Câmara dos Deputados. A lei em vigor prevê que os reajustes de preços devem ocorrer anualmente. A proposta aprovada nesta quinta-feira acrescenta a essa regra uma exceção, para determinar que "fica suspenso o ajuste anual de preços de medicamentos para o ano de 2021". De acordo com a proposta, reajustes já concedidos em 2021 serão considerados "ineficazes". Entretanto, conforme o texto, a eventual sanção da lei não gera direito a ressarcimento de valores já pagos.

A Advocacia-Geral da União pediu nesta quinta-feira ao Supremo Tribunal Federal que garanta o direito do ex-ministro da Saúde EDUARDO PAZUELLO de ficar calado no depoimento à CPI da Covid. O ministro RICARDO LEWANDOWSKI será o relator. A AGU argumenta que PAZUELLO deve poder ficar calado sempre que entender que não precisa responder a perguntas dos senadores. O órgão quer, ainda, que o ex-ministro da Saúde possa ficar imune a algumas medidas, como prisão. Após o pedido, o presidente da CPI, OMAR AZIZ, afirmou em uma rede social que espera que o Supremo deixe que a CPI continue seus trabalhos e cumpra sua função.

O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA, entregou um pedido ao ministro da Educação, MILTON RIBEIRO, para a instalação de mais três escolas cívico-militar no estado. Ambos participaram de um jantar com lideranças políticas na abertura da agenda de RIBEIRO no Estado. Em ofício entregue junto com o secretário de Educação, LUIZ FERNANDO VAMPIRO, o governo pediu a instalação de mais unidades dentro do modelo em que militares aposentados atuam na parte disciplinar junto aos alunos. Atualmente, há sete escolas dentro do projeto em Santa Catarina. O pedido do Estado é que sejam incluídas unidades em Lages, Camboriú e Jaraguá do Sul.

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa vai encaminhar ao governador CARLOS MOISÉS DA SILVA e aos secretários municipais de Saúde um documento cobrando uma definição da data para o início da vacinação dos trabalhadores em educação contra a Covid-19. Esse foi o principal encaminhamento da audiência pública realizada na tarde desta quinta-feira, na Alesc, com a presença de representantes das secretarias de estado da Saúde e da Educação e de entidades que atuam em defesa dos professores. A presidente da Comissão de Educação, deputada LUCIANE CARMINATTI destacou que a decisão da data depende de uma comissão bipartite, que reúne os secretários municipais de Saúde e o governo do estado. O secretário de saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, viajará a Brasília para solicitar nos ministérios mais doses de vacinas para atender os trabalhadores em Educação.

A Secretaria da Saúde de Santa Catarina publicou na noite desta quinta-feira a portaria que autoriza a retomada por parte dos hospitais das cirurgias eletivas, aquelas que são agendadas e não são de urgência ou emergência, de média e alta complexidade. A medida vale para unidades públicas, filantrópicas e privadas. Porém, os hospitais precisam cumprir alguns requisitos. Eles devem continuar atendendo pacientes da Covid-19, respeitando os leitos reservados para a pandemia. Os hospitais também não podem retomar cirurgias eletivas se estiverem com falta de medicamentos anestésicos intravenosos e bloqueadores neuromusculares e que, por isso, estejam recebendo complementação de estoques por meio da Diretoria de Assistência Farmacêutica.

O Peperi Debates deste sábado vai abordar o peso da carga tributária para a sociedade e as possibilidades para equilibrar a relação entre a arrecadação de impostos e a prestação de serviços pelos órgãos públicos. O programa de amanhã vai discutir porque a taxa de impostos é alta no país e porque a contrapartida estatal é insatisfatória. O debate vai reunir o ex-prefeito e ex-secretário regional, JOSÉ FIORINI, o diretor regional do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis de Santa Catarina, RUDINEI ALMEIDA DOS SANTOS e o presidente da Acats, FRANCISCO CRESTANI. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã.

O Centro de Educação Profissional Getúlio Vargas de São Miguel do Oeste já retornou com as atividades presenciais na unidade de ensino. A informação é do diretor, WILSON WRONSKI. De acordo com ele, o retorno ocorreu seguindo todos os decretos vigentes. Conforme ele, no momento, o Cedup está atendendo com apenas 50 por cento da sua capacidade. Segundo ele, os alunos foram divididos em dois grupos, sendo 50 por cento em sala de aula e 50 por cento com atividades remotas de casa. WILSON WRONSKI destacou que os grupos vão se revezando na unidade, sendo uma semana cada um com aulas presenciais no Cedup Getúlio Vargas.

Os alunos que estão na unidade nesta semana são do grupo B e receberão uma série de atividades para realizarem de casa na próxima semana. A afirmação é do diretor do Cedup Getúlio Vargas, WILSON WRONSKI. Ele ressaltou que o mesmo procedimento ocorre com o grupo A. Ele frisou que o retorno está seguindo o plano de contingência e todas as orientações emitidas pelos órgãos de Saúde e Educação estão sendo respeitadas. O diretor lembrou ainda que a unidade realizou a compra de equipamentos de proteção individual para todos os alunos em parceria com a secretaria Estadual de Educação. WILSON WRONSKI salientou que o objetivo é evitar um possível contágio da Covid-19.

As reformas realizadas no espaço físico do Cedup Getúlio Vargas foram fundamentais para um retorno seguro dos alunos e professores. O comentário é do diretor, WILSON WRONSKI. Ele disse que algumas obras tiveram que ser canceladas em apenas alguns laboratórios de produção, visto os mesmos serem usados nos cursos técnicos. Ele frisou que os espaços estão funcionando de maneira a respeitar a ocupação permitida. WILSON WRONSKI lembrou ainda que na próxima semana o Cedup completa 33 anos de existência em São Miguel do Oeste ea expectativa é que as aulas retornem em tempo integral o mais breve possível.

O município de São Miguel do Oeste está estudando a viabilidade da realização de um curso de qualificação profissional na área de Modelagem e Costura Básica. De acordo com o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Sustentável, EDENILSON ZANARDI, o curso tem o potencial de capacitar pessoas interessadas em prestar serviços diretamente para as indústrias deste setor ou, ainda, atuarem de forma independente em salas de costura. O assunto foi discutido nesta semana durante um encontro entre o vice-prefeito e representantes do SENAI e do Sindivestuário. Eles relataram dificuldades na obtenção de mão-de-obra para a indústria têxtil local, um dos setores que segue em expansão na economia local. A ideia é abrir um curso exatamente para atender essa necessidade das empresas.

O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, EDENILSON ZANARDI, explicou que a prefeitura deve lançar um Chamamento Público de Incentivo Econômico para Capacitação de Mão-de-Obra, nos mesmos moldes do um curso de Mecatrônica, que já está em andamento. Ele disse que o município pode subsidiar parte do custo da qualificação para os trabalhadores interessados. ZANARDI destacou que esse tipo de ação só é possível por meio de uma parcerias entre o poder público e as partes beneficiadas. Somente nos três primeiros meses deste ano, o município de São Miguel do Oeste, segundo dados oficiais do CAGED, teve um saldo positivo de 426 novas vagas de emprego. A unidade local do SINE possui, hoje, mais de 800 vagas disponíveis, o maior número do estado e muitas não são preenchidas por falta de qualificação profissional.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste tem 32 pessoas internadas com Covid-19. De acordo com o boletim divulgado no final da tarde de ontem, todas os 25 leitos de UTI estavam ocupados. Na enfermaria, são mais sete internados e apenas um leito vago. Do total de pacientes, 25 por cento são moradores de São Miguel do Oeste. Sete são de Dionísio Cerqueira, quatro de São José do Cedro e dois de Iraceminha. Os demais internados de Covid são de Tunápolis, Romelândia, Itapiranga, Flor do Sertão, Fraiburgo, Princesa, Belmonte, Santa Helena, Guaraciaba, Bom Jesus do Oeste e Descanso. Em São Miguel do Oeste, 16 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta quinta-feira e outras 10 entraram para a lista de recuperados. 125 estão com o vírus ativo.

Um grande número de pessoas com idade acima de 46 anos foi vacinada na manhã de hoje na praça Walnir Botaro Daniel. O município ampliou a faixa etária das pessoas com comorbidades que tem direito a receber o imunizante. Na parte da tarde, entre uma e quatro horas, a vacinação será para pessoas com idade acima dos 40 anos. Para receber a vacina, é necessário apresentar um Comprovante de Residência, Cartão SUS, Carteira de Vacinação, RG ou CPF e um comprovante da deficiência ou comorbidade. Além disso, é preciso apresentar um comprovante, como exame, atestado ou receita médica de que possua alguma das comorbidades consideradas pelo Ministério da Saúde. Pessoas que estiverem com sintomas gripais ou que tiverem positivado para covid nos últimos 30 dias devem aguardar para receber a vacina em outra oportunidade.

O cronograma da campanha de vacinação contra a Covid para a semana que vem já está definido. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o imunizante será aplicado a partir de segunda-feira nas pessoas com idade acima dos 18 anos que tenham comorbidades comprovadas. Os requisitos para a vacinação desse público foram mantidos e são os mesmos dos outros grupos: é necessário apresentar um Comprovante de Residência, Cartão SUS, Carteira de Vacinação, RG ou CPF e um comprovante da deficiência ou comorbidade. A imunização ocorrerá na Praça Walnir Bottaro Daniel, entre uma e quatro horas da tarde.

O Comitê de Crise da Covid-19 realizou nesta quinta-feira a trigésima quinta reunião do grupo. O encontro ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura e serviu para avaliar o quadro atual e a possibilidade de novas medidas de enfrentamento à pandemia do coronavírus. De acordo com o coordenador do comitê, MAURICIO PIACENTINI, o grupo técnico entendeu que a melhor opção é continuar seguindo os decretos e portarias estaduais, pelo menos até o dia 17 de maio, data em que termina a vigência do último decreto editado. Além disso, o comitê vai observar quais serão os novos encaminhamentos propostos pelo Estado. Ele disse que apesar da melhoria dos indicadores relativos a doença, as pessoas devem manter todos os cuidados para evitar a contaminação pelo vírus.

Os integrantes do Comitê de crise da Covid demonstraram preocupação com alguns descuidos que têm sido observados na população. De acordo com o médico MAURICIO PIACENTINI, a vacina cria uma boa proteção é uma das principais armas contra a covid-19 no momento, mas ela não elimina em cem por cento as possibilidades de contaminação. O médico comentou que a vacina pode criar uma falta sensação de segurança que é perigosa para todos. Ele recomendou que os moradores, inclusive aqueles que já tomaram a vacina, usem máscara, álcool em gel, mantenham o distanciamento social e evitem aglomerações. A secretária de Saúde, GENI GIRELLI, lembrou que as pessoas devem ficar atentas às informações sobre a vacinação e fazer a imunização de acordo com o calendário organizado pelo município.

A dificuldade enfrentada pelo Hospital Regional em relação aos estoques de medicamentos para o atendimento de pacientes internados com Covid-19. O problema foi relatado durante a reunião do comitê de crise nesta quinta-feira pelo diretor da unidade, RODRIGO LOPES. De acordo com ele, os estoques de medicamentos indispensáveis aos pacientes mais graves de covid-19 estão diminuindo e em falta no mercado. Além disso, a instituição está atendendo a um elevado número de pacientes com outras patologias. LOPES ressaltou que se houver um novo aumento de casos de covid, a situação pode ficar mais complicada do que qualquer outra que o Hospital enfrentou nessa pandemia. O alerta é para que as pessoas tomem os cuidados e evitem uma terceira onda da Covid no município e região.

O governador CARLOS MOISÉS estará cumprindo roteiro na região nesta sexta-feira. O primeiro compromisso será junto com o ministro da Educação, MILTON RIBEIRO, na prefeitura de Saudades. O encontro está agendado para as três horas da tarde. Na ocasião, MOISÉS deve anunciar medidas para auxiliar familiares e profissionais da cheche Aquarela que sofreu um ataque neste mês e que terminou com a morte de cinco pessoas, entre elas, três crianças menores de dois anos. Em seguida, o governador virá a São Miguel do Oeste para atos da Saúde e da Segurança Pública. A agenda no município está prevista para começar as quatro e 45. No Batalhão de Polícia Militar, MOISÉS fará a entrega de viaturas e deve anunciar repasses para o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.

A Ameosc elaborou um documento que será enviado ao Ministro da Infraestrutura e Governo do Estado pedindo uma solução imediata para a BR 163. Nesse ofício, a associação dos municípios do extremo-oeste ressalta as dificuldades que a região enfrenta pela precariedade da rodovia que liga São Miguel do Oeste à Dionísio Cerqueira. Segundo a entidade, a paralisação das obras aumentou o problema e por isso é fundamental que os governos promovam, urgentemente, a manutenção da rodovia. A Ameosc ressaltou que a BR 163 vem sendo alvo de inúmeras reivindicações ao longo de quase 10 anos. As obras que iniciaram em meados de 2013, foram interrompidas inúmeras vezes e nunca seguiram um fluxo ordenado, deixando para trás um rastro de buracos, trabalhos inacabados e muitos acidentes com vítimas fatais e feridos.

Todos os dias, mais de sete mil veículos percorrem a BR 163 e devido à precariedade do asfalto e acostamento, foram registrados mil e 76 acidentes nos últimos sete anos. A informação está no documento elaborado pela Ameosc e enviado ao Ministério da Infraestrutura e ao governo estadual. A média é de 180 acidentes por ano. Segundo o documento, a região Extremo Oeste é a mais distante da capital do Estado, mas é a porta de entrada para o Mercosul, região que liga o sudoesto do Paraná e a grande região do Centro Oeste Brasileiro. Por isso, de acordo com a associação, o governo federal precisa olhar com mais atenção para a importância social e econômica que a região tem. A Ameosc reforçou que extremo-oeste precisa desse investimento para continuar crescendo.

Um motociclista ficou ferido em um acidente na tarde de ontem no centro de São Miguel do Oeste. A colisão aconteceu por volta das duas e 40 na rua Waldemar Rangrab e envolveu um Megane e uma Yamaha Fazer. O condutor da motocicleta sofreu fratura na perna e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros. Ele recebeu os primeiros socorros no local e foi levado para o Hospital Regional.

A Polícia Militar encontrou meio quilo de maconha em um matagal nas proximidades do bairro Jardim Peperi nesta quinta-feira. O Pelotão de Patrulhamento Tático estava realizando uma instrução de patrulha rural no local conhecido como mato do Alberico na tarde de ontem quando localizado 547 gramas de maconha. A droga estava embalada em sacos plásticos, dentro de uma bolsa térmica em um buraco próximo de uma árvore. A bolsa estava tapada com vegetação, localizada a cerca de 300 metros distante da rua. A droga foi apreendida, mas ninguém foi preso.

O autor do ataque a creche em Saudades, no Oeste de Santa Catarina, escolheu o local do crime cinco dias antes do crime. Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira, o delegado JERÔNIMO MARÇAL, contou que o crime foi planejado há cerca de 10 meses e que o objetivo do jovem era matar o maior número de pessoas possível. O delegado relatou que o rapaz deixou bem claro que a escolha da creche foi pela fragilidade das vítimas. Segundo a polícia, com base nas investigações, outras ações em quatro estados foram interceptadas. O FBI, agência americana de segurança, também contribuiu para elucidar a ação do jovem. Segundo o delegado, o autor trabalhou normalmente na manhã do ataque e agiu sozinho no planejamento e execução do crime. Ele está preso na penitenciária de Chapecó.

O rapaz que matou cinco pessoas em uma creche de Saudade tentou comprar armas de fogo para cometer o crime. De acordo com o delegado JERÔNIMO MARÇAL, como o autor não conseguiu as armas, ele optou por usar uma adaga para atacar a creche. Ele então comprou pela internet o facão usado no crime. A Polícia Civil também acredita que o usou como referência outros ataques violentos a escolas que ocorreram fora do país. As descobertas feitas nos equipamentos eletrônicos do assassino geraram ramificações e novas investigações na Polícia Civil de Santa Catarina. A perícia também identificou contatos suspeitos do assassino no computador, no video game e num pen drive que foram apreendidos na casa do rapaz.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.