ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 14/05/21

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, CDC na sigla em inglês, autoridade federal de saúde dos Estados Unidos atualizou nesta quinta-feira suas recomendações sobre a Covid-19. A principal mudança é a autorização, a partir de agora, para que pessoas que já tenham tomado todas as doses da vacina permaneçam sem máscara em ambientes abertos ou fechados. Para estas pessoas já plenamente imunizadas, também deixa de ser obrigatório manter o distanciamento social. A nova diretriz só não vale quando há alguma regra específica dizendo o contrário, por exemplo, uma lei estadual diferente ou uma norma do local de trabalho.

A ministra das Relações Exteriores da Colômbia, CLAUDIA BLUM, pediu demissão na terça-feira após o governo de seu país ser criticado pela repressão aos protestos que há duas semanas pressionam o presidente IVÁN DUQUE. A carta tem a data de 11 de maio, mas só divulgada por seu gabinete nesta quinta-feira. Ela pediu demissão do gabinete sem especificar os motivos. A ONU, os Estados Unidos, a União Europeia e ONGs internacionais denunciaram graves excessos cometidos pela polícia nas manifestações e distúrbios que deixaram pelo menos 42 mortos e mais de mil e 500 feridos.

A Venezuela realizará as eleições para governadores e prefeitos no dia 21 de novembro, informou a autoridade eleitoral nesta quinta-feira. O anúncio ocorreu em um momento em que governo e oposição mostraram disposição para retomar as negociações políticas. As eleições serão as primeiras após as eleições legislativas de 2020, nas quais o chavismo reconquistou o Parlamento, e as eleições presidenciais de 2018, nas quais NICOLÁS MADURO foi reeleito, ambas boicotadas pelos principais partidos da oposição e rotuladas de fraudulentas.

Seis meses após ter sido lançado, o PIX, sistema que permite transferências e pagamentos instantâneos, soma mais de um trilhão de reis em transações e já responde por mais da metade das transferências bancárias, mostram dados do Banco Central. O desempenho, que surpreendeu técnicos do BC, desenvolvedor da ferramenta, pode crescer ainda mais nos próximos meses, quando novas funções entram em operação. Entre essas funções, estão o PIX saque e o PIX troco, que vão, respectivamente, permitir que clientes façam saques em dinheiro ou então obtenham troco em moeda após pagamento por uma mercadoria com uso do PIX, por exemplo.

O Senado aprovou nesta quinta-feira (13), por 58 votos a seis, um projeto que suspende aumento nos preços de medicamentos em 2021. A proposta, apresentada pelo senador LASIER MARTINS Pode do Rio Grande do Sul, altera uma lei de 2003 que regula o setor farmacêutico. O projeto segue para análise da Câmara dos Deputados. A lei em vigor prevê que os reajustes de preços devem ocorrer anualmente. A proposta aprovada nesta quinta-feira acrescenta a essa regra uma exceção, para determinar que "fica suspenso o ajuste anual de preços de medicamentos para o ano de 2021". De acordo com a proposta, reajustes já concedidos em 2021 serão considerados "ineficazes". Entretanto, conforme o texto, a eventual sanção da lei não gera direito a ressarcimento de valores já pagos.

A Advocacia-Geral da União pediu nesta quinta-feira ao Supremo Tribunal Federal que garanta o direito do ex-ministro da Saúde EDUARDO PAZUELLO de ficar calado no depoimento à CPI da Covid. O ministro RICARDO LEWANDOWSKI será o relator. A AGU argumenta que PAZUELLO deve poder ficar calado sempre que entender que não precisa responder a perguntas dos senadores. O órgão quer, ainda, que o ex-ministro da Saúde possa ficar imune a algumas medidas, como prisão. Após o pedido, o presidente da CPI, OMAR AZIZ, afirmou em uma rede social que espera que o Supremo deixe que a CPI continue seus trabalhos e cumpra sua função.

O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA, entregou um pedido ao ministro da Educação, MILTON RIBEIRO, para a instalação de mais três escolas cívico-militar no estado. Ambos participaram de um jantar com lideranças políticas na abertura da agenda de RIBEIRO no Estado. Em ofício entregue junto com o secretário de Educação, LUIZ FERNANDO VAMPIRO, o governo pediu a instalação de mais unidades dentro do modelo em que militares aposentados atuam na parte disciplinar junto aos alunos. Atualmente, há sete escolas dentro do projeto em Santa Catarina. O pedido do Estado é que sejam incluídas unidades em Lages, Camboriú e Jaraguá do Sul.

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa vai encaminhar ao governador CARLOS MOISÉS DA SILVA e aos secretários municipais de Saúde um documento cobrando uma definição da data para o início da vacinação dos trabalhadores em educação contra a Covid-19. Esse foi o principal encaminhamento da audiência pública realizada na tarde desta quinta-feira, na Alesc, com a presença de representantes das secretarias de estado da Saúde e da Educação e de entidades que atuam em defesa dos professores. A presidente da Comissão de Educação, deputada LUCIANE CARMINATTI destacou que a decisão da data depende de uma comissão bipartite, que reúne os secretários municipais de Saúde e o governo do estado. O secretário de saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, viajará a Brasília para solicitar nos ministérios mais doses de vacinas para atender os trabalhadores em Educação.

A Secretaria da Saúde de Santa Catarina publicou na noite desta quinta-feira a portaria que autoriza a retomada por parte dos hospitais das cirurgias eletivas, aquelas que são agendadas e não são de urgência ou emergência, de média e alta complexidade. A medida vale para unidades públicas, filantrópicas e privadas. Porém, os hospitais precisam cumprir alguns requisitos. Eles devem continuar atendendo pacientes da Covid-19, respeitando os leitos reservados para a pandemia. Os hospitais também não podem retomar cirurgias eletivas se estiverem com falta de medicamentos anestésicos intravenosos e bloqueadores neuromusculares e que, por isso, estejam recebendo complementação de estoques por meio da Diretoria de Assistência Farmacêutica.

Diretora da Apae está confiante de que as aulas voltem a ser totalmente normais. Falando de Palma Sola, a diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – JOCELI COFERI, comemora que muitos dos seus alunos já receberam a vacina contra a Covid-19. Explica que a campanha contra o coronavírus nesse momento está imunizando pessoas com comorbidades, e muitos estudantes se encaixam. Os alunos da Apae de Palma Sola já voltaram às salas de aula a mais de um mês, mas de forma escalonada.

Previsão é que até o final da semana que vem estudantes, professores e funcionários terão recebido a primeira dose da vacina. JOCELI COFERI – diretora da Apae de Palma Sola, explica que os professores e funcionários da Associação são todos cadastrados e atendem pelo SUS na escola. No momento cerca de 80 por cento dos alunos já voltou ao presencial, e desde o início das aulas nenhum que retornou para a escola optou por voltar online. Porém, vários que iniciaram online transferiram para o presencial. Em relação ao maio amarelo, comenta que esse ano não vai fazer ações, pensando no bem-estar dos alunos.

Municípios do Paraná planejam voltar às aulas presenciais. Diferente de Santa Catarina, onde os estudantes já estão frequentando as salas de aula, na cidade de Flor da Serra do Sul esse retorno está sendo pensado para acontecer segunda-feira. Conforme a responsável pelo departamento de educação no município - SOLANGE ROMBALDI, o planejamento para a volta foi muito grande, mas considera que está tudo organizado para que seja com qualidade e segurança para toda a equipe escolar. Para o transporte, segundo a secretária, a lei exige ocupação de 50 por cento da capacidade, o que não será um problema por enquanto, já que o retorno às aulas será somente para a rede municipal.

60 por cento dos estudantes optam pelo presencial. De acordo com a secretária de educação de Flor da Serra - SOLANGE ROMBALDI, por escolherem o modelo de alternância, 30 por cento volta para a escola já nesta segunda, enquanto a outra metade aguarda seu retorno na segunda da próxima semana, dia 24. Para as creches, onde havia aula em tempo integral, a solução escolhida foi diferente. A equipe da educação decidiu manter as aulas todos os dias, mas diminuir a carga horária e fazer em meio período. SOLANGE comenta que com mais de um ano enfrentando a pandemia, a expectativa para o retorno dos estudantes está muito grande.

18 de maio é trabalhado o Dia Nacional de Combate e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para a data, segundo o secretário de assistência social de Saltinho - EDIMAR RIBEIRO, estão preparando assistentes sociais e professores para trabalhar o assunto. No início deste mês já ocorreu uma palestra, ministrada pela mestre em políticas públicas e especialista em psicologia e combate a violência - JACINTA IMMICH. A palestra da Campanha Despertar do Afeto teve como principal objetivo orientar professores de como perceber mudanças de comportamento que indicam que algo pode estar acontecendo, e como agir nesses casos.

A cada oito minutos uma criança é vítima de abuso no Brasil. Quem traz a estatística alarmante é EDIMAR RIBEIRO - secretário de assistência Social de Saltinho, destacando o quanto a situação preocupa. No dia 18 vai com a equipe da Assistência Social para a avenida distribuir cartilhas informativas, mas garante que o tema será trabalhado o ano todo. Em parceria com a Secretaria de Educação será passado um filme para as crianças e adolescentes, que depois escrevem redações do que entenderam sobre o tema. As melhores serão premiadas.

Imunização da gripe está na segunda fase em Santa Terezinha do Progresso. De acordo com NÁDIA FERRI – vacinadora da unidade de saúde do município, no momento imuniza pessoas acima dos 60 anos e professores trabalhando em sala. Ela pede a quem for se vacinar, que vá de máscara e cuide para usar álcool em gel na entrada e na saída, além de ficar atento ao distanciamento e evitar aglomerar. Para receber a dose é necessário levar a caderneta de vacinação até o posto de saúde, das sete e meia às onze e meia da manhã ou entre 13 e 17 horas. Além da gripe, aplica imunização também contra Covid e vacinas de rotina.

Dia D da vacinação contra influenza será sábado. Buscando aumentar a taxa de imunizados contra a gripe, o departamento de saúde de Santa Terezinha vai fazer um sábado inteiro de vacinação. De acordo com a aplicadora da unidade de saúde - NADIA FERRI, o posto vai ficar aberto das oito da manhã até às 17 horas, sem fechar ao meio dia, com foco para os idosos que moram na cidade. Quem reside no interior pode se vacinar qualquer dia, durante o horário de funcionamento do posto. NADIA lembra que quem tomou alguma dose contra Covid deve esperar cerca 14 dias da aplicação para se imunizar da influenza.

Audiência pública debate melhorias na mobilidade urbana. Seguindo os protocolos exigidos diante da pandemia de Covid-19, uma audiência pública sobre a mobilidade urbana foi realizada, de forma semipresencial, no centro de eventos de São Lourenço do Oeste. Estiveram presentes, autoridades, debatedores e representantes de entidades, de órgãos públicos e de segurança. No entanto, a comunidade pôde participar de forma online, enviando sugestões e questionamentos. O prefeito RAFAEL CALEFFI falou sobre a audiência e a importância dessa ação estar sendo realizada durante o movimento maio amarelo, mês de consciencialização sobre a segurança e o respeito no trânsito.

Município precisa fazer um plano de mobilidade urbana. Conforme o prefeito, esses encontros são importantes para que as decisões sejam mais assertivas. Entre os dados apresentados durante a audiência, o alto índice de acidentes chama a atenção. Foram 523 durante 2020, sem vítimas, e outros 54 com vítimas. Embriaguez e desrespeito dos motoristas são as principais causas, conforme relatório repassado aos mobilizadores da audiência. Durante toda a audiência, as autoridades e debatedores responderam aos questionamentos e ouviram atentos as demandas.

O ato é o início de mudanças futuras e, sendo assim, não houve a apresentação de ações concretas. Segundo o chefe do executivo de São Lourenço do Oeste, todas as autoridades envolvidas com segurança pública se colocaram à disposição para iniciar estudos para melhorias no trânsito. Entre os assuntos mais debatidos, a implantação do estacionamento rotativo nas vias centrais da cidade, de forma gratuita.

Casa fica totalmente destruída em incêndio. Uma residência mista foi completamente destruída pelo fogo na tarde de ontem, no bairro Perin em Marmeleiro. Na casa estava uma mulher e uma criança quando o fogo começou. Elas conseguiram sair rapidamente e não ficaram feridas. O Corpo de Bombeiros de Francisco Beltrão foi acionado e quando as equipes chegaram ao local a casa já havia sido destruída pelas chamas. Os profissionais realizaram o trabalho de rescaldo nos destroços e em uma casa ao lado que estava em risco. Ainda não foi possível apurar as causas de como o fogo começou.

Grupo de pessoas flagradas em festa clandestina devem prestar serviços comunitários. Um grupo formado por 27 pessoas flagradas numa festa clandestina durante a pandemia, em 17 de abril, aceitou transação penal proposta pelo Ministério Público e vai pagar pena pecuniária e prestar serviços comunitários por infringir determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa, o que configura crime de aglomeração. O evento ocorreu nos fundos de uma ervateira de Palma Sola. Cerca de 40 pessoas estavam presentes na confraternização, todas sem adotar o uso de máscaras e o distanciamento social. Parte delas, quando a Polícia Militar chegou, fugiu pelo matagal. Os demais assinaram termo circunstanciado, lavrado naquele momento pelos policiais.

Eles passaram nesta semana por audiência em que aceitaram a transação penal, homologada no Juizado Especial Criminal da comarca de Dionísio Cerqueira. A audiência reuniu 20 homens e sete mulheres na condição de acusados. A conversa aconteceu através de um grupo de WhatsApp, criado exclusivamente para a audiência, cada um de sua casa ou trabalho. Em 30 minutos foi possível chegar ao acordo. O crime de aglomeração é considerado de menor potencial ofensivo, pois tem pena máxima prevista inferior a dois anos. Por isso, o caso tramitou no Juizado Especial Criminal. Dos 27 acusados, 22 optaram por pagar pena pecuniária no valor de 500 reais. Esse montante será destinado a projetos sociais, educacionais e de segurança desenvolvidos na comarca. Outros cinco réus prestarão serviços comunitários no total de 20 horas no prazo de um mês.

Homem é preso por estupro de vulnerável. A Polícia Militar de Marmeleiro cumpriu mandado de prisão por volta das 18 horas e 20 minutos de ontem. A equipe abordou um homem de 52 anos e em consulta ao sistema, constataram que havia um mandado de prisão por estupro de vulnerável com validade até 13 de maio de 2040. O homem foi preso e entregue na 19ª SDP em Francisco Beltrão, onde ficou a disposição da justiça.

Polícia indica que família não morreu em decorrência do incêndio em São Domingos. A Polícia Civil segue investigando a morte de uma família, em São Domingos, onde quatro pessoas foram encontradas carbonizadas dentro de casa. O incêndio ocorreu no sábado de madrugada. Conforme a polícia, NEOCIR RODIGHERI, 34 anos, apresentava um corte no pescoço, e a causa da morte foi por "instrumento cortante". A esposa dele, RAQUEL ALVES, 31 anos, também tinha um corte na mesma região tendo a causa de sua morte também por um objeto. Os resultados apresentados pela polícia são de laudos periciais do Instituto Médico Legal (IML) do Núcleo Regional de Perícias de São Lourenço do Oeste.

NEOCIR foi identificado pela impressão digital, enquanto que RAQUEL pela arcada dentária. Sobre as crianças, os corpos aguardam resultados de testes de DNA devido à proporção e grau das queimaduras. As investigações estão à cargo da Divisão de Investigação Criminal de Fronteira (DIC-Fron) de São Lourenço do Oeste e o Instituto Geral de Perícias (IGP) participa ativamente.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.