ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 14/05/2021

-AGU ACIONA O SUPREMO PARA QUE PAZUELLO FIQUE EM SILÊNCIO NA CPI

-GOVERNO DE SC AUTORIZA RETOMADA DE CIRURGIAS ELETIVAS NOS HOSPITAIS

-FERIADO MUNICIPAL DO PRÓXIMO DIA 26 ESTÁ CANCELADO PELA PREFEITURA

-MUNICÍPIO ANTECIPA RECESSO ESCOLAR E SUSPENDE AULAS POR 15 DIAS

-DOIS MESES APÓS VOLTA AS AULAS, 65% DOS ESTUDANTES ESTÃO NO ENSINO PRESENCIAL

-CORPO DE BOMBEIROS E CRAS REALIZAM CAMPANHA DO AGASALHO

-VIGILÂNCIA SANITÁRIA INICIA VISTORIA DOS 500 ESTABELECIMENTOS

-IGREJA MATRIZ REALIZA NESTE MÊS A PRIMEIRA EUCARISTIA

-MOTOCICLISTA SOFRE FERIMENTOS EM COLISÃO CONTRA CARRO

-PESSOAS FLAGRADAS EM FESTA CLANDESTINA DEVEM PRESTAR SERVIÇOS COMUNITÁRIOS

O tempo parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 21 graus. A mínima das últimas horas foi de seis graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro,... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 28 centavos. O euro está valendo seis reais e 40 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, CDC na sigla em inglês, autoridade federal de saúde dos Estados Unidos atualizou nesta quinta-feira suas recomendações sobre a Covid-19. A principal mudança é a autorização, a partir de agora, para que pessoas que já tenham tomado todas as doses da vacina permaneçam sem máscara em ambientes abertos ou fechados. Para estas pessoas já plenamente imunizadas, também deixa de ser obrigatório manter o distanciamento social. A nova diretriz só não vale quando há alguma regra específica dizendo o contrário, por exemplo, uma lei estadual diferente ou uma norma do local de trabalho.

A ministra das Relações Exteriores da Colômbia, CLAUDIA BLUM, pediu demissão na terça-feira após o governo de seu país ser criticado pela repressão aos protestos que há duas semanas pressionam o presidente IVÁN DUQUE. A carta tem a data de 11 de maio, mas só divulgada por seu gabinete nesta quinta-feira. Ela pediu demissão do gabinete sem especificar os motivos. A ONU, os Estados Unidos, a União Europeia e ONGs internacionais denunciaram graves excessos cometidos pela polícia nas manifestações e distúrbios que deixaram pelo menos 42 mortos e mais de mil e 500 feridos.

A Venezuela realizará as eleições para governadores e prefeitos no dia 21 de novembro, informou a autoridade eleitoral nesta quinta-feira. O anúncio ocorreu em um momento em que governo e oposição mostraram disposição para retomar as negociações políticas. As eleições serão as primeiras após as eleições legislativas de 2020, nas quais o chavismo reconquistou o Parlamento, e as eleições presidenciais de 2018, nas quais NICOLÁS MADURO foi reeleito, ambas boicotadas pelos principais partidos da oposição e rotuladas de fraudulentas.

Seis meses após ter sido lançado, o PIX, sistema que permite transferências e pagamentos instantâneos, soma mais de um trilhão de reis em transações e já responde por mais da metade das transferências bancárias, mostram dados do Banco Central. O desempenho, que surpreendeu técnicos do BC, desenvolvedor da ferramenta, pode crescer ainda mais nos próximos meses, quando novas funções entram em operação. Entre essas funções, estão o PIX saque e o PIX troco, que vão, respectivamente, permitir que clientes façam saques em dinheiro ou então obtenham troco em moeda após pagamento por uma mercadoria com uso do PIX, por exemplo.

O Senado aprovou nesta quinta-feira (13), por 58 votos a seis, um projeto que suspende aumento nos preços de medicamentos em 2021. A proposta, apresentada pelo senador LASIER MARTINS Pode do Rio Grande do Sul, altera uma lei de 2003 que regula o setor farmacêutico. O projeto segue para análise da Câmara dos Deputados. A lei em vigor prevê que os reajustes de preços devem ocorrer anualmente. A proposta aprovada nesta quinta-feira acrescenta a essa regra uma exceção, para determinar que "fica suspenso o ajuste anual de preços de medicamentos para o ano de 2021". De acordo com a proposta, reajustes já concedidos em 2021 serão considerados "ineficazes". Entretanto, conforme o texto, a eventual sanção da lei não gera direito a ressarcimento de valores já pagos.

A Advocacia-Geral da União pediu nesta quinta-feira ao Supremo Tribunal Federal que garanta o direito do ex-ministro da Saúde EDUARDO PAZUELLO de ficar calado no depoimento à CPI da Covid. O ministro RICARDO LEWANDOWSKI será o relator. A AGU argumenta que PAZUELLO deve poder ficar calado sempre que entender que não precisa responder a perguntas dos senadores. O órgão quer, ainda, que o ex-ministro da Saúde possa ficar imune a algumas medidas, como prisão. Após o pedido, o presidente da CPI, OMAR AZIZ, afirmou em uma rede social que espera que o Supremo deixe que a CPI continue seus trabalhos e cumpra sua função.

O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA, entregou um pedido ao ministro da Educação, MILTON RIBEIRO, para a instalação de mais três escolas cívico-militar no estado. Ambos participaram de um jantar com lideranças políticas na abertura da agenda de RIBEIRO no Estado. Em ofício entregue junto com o secretário de Educação, LUIZ FERNANDO VAMPIRO, o governo pediu a instalação de mais unidades dentro do modelo em que militares aposentados atuam na parte disciplinar junto aos alunos. Atualmente, há sete escolas dentro do projeto em Santa Catarina. O pedido do Estado é que sejam incluídas unidades em Lages, Camboriú e Jaraguá do Sul.

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa vai encaminhar ao governador CARLOS MOISÉS DA SILVA e aos secretários municipais de Saúde um documento cobrando uma definição da data para o início da vacinação dos trabalhadores em educação contra a Covid-19. Esse foi o principal encaminhamento da audiência pública realizada na tarde desta quinta-feira, na Alesc, com a presença de representantes das secretarias de estado da Saúde e da Educação e de entidades que atuam em defesa dos professores. A presidente da Comissão de Educação, deputada LUCIANE CARMINATTI destacou que a decisão da data depende de uma comissão bipartite, que reúne os secretários municipais de Saúde e o governo do estado. O secretário de saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, viajará a Brasília para solicitar nos ministérios mais doses de vacinas para atender os trabalhadores em Educação.

A Secretaria da Saúde de Santa Catarina publicou na noite desta quinta-feira a portaria que autoriza a retomada por parte dos hospitais das cirurgias eletivas, aquelas que são agendadas e não são de urgência ou emergência, de média e alta complexidade. A medida vale para unidades públicas, filantrópicas e privadas. Porém, os hospitais precisam cumprir alguns requisitos. Eles devem continuar atendendo pacientes da Covid-19, respeitando os leitos reservados para a pandemia. Os hospitais também não podem retomar cirurgias eletivas se estiverem com falta de medicamentos anestésicos intravenosos e bloqueadores neuromusculares e que, por isso, estejam recebendo complementação de estoques por meio da Diretoria de Assistência Farmacêutica.

A secretaria de obras de SJCedro recebeu ontem à tarde uma nova retroescavadeira. A informação é do responsável pela secretaria, JAIR POSTAY. Conforme ele, os recursos para aquisição da máquina são fruto de emenda parlamentar. A máquina tem um custo de aproximadamente 230 mil reais. O Secretário salientou que está buscando a liberação para colocar a máquina em funcionamento. POSTAY explicou que a máquina será utilizada no acompanhamento das patrolas em cascalhamento das estradas.

Feriado municipal do próximo dia 26 está cancelado pela prefeitura. A Administração de Guaraciaba publicou nesta semana lei sobre o cancelamento da data relativa ao feriado municipal do dia 26 de maio, Dia de Nossa Senhora do Caravaggio, para este ano de 2021. Conforme o prefeito, VANDECIR DORIGON, essa ação já ocorreu no último ano e foi reavaliada neste ano, em virtude de que não haverá as tradicionais festividades na Comunidade de Linha Caravaggio. Porém as celebrações religiosas seguindo todos os protocolos irão acontecer. O dia 25 de julho, Dia do Colono e Motorista, não foi cancelado, pois será comemorado em um domingo neste ano. Com o cancelamento do feriado do próximo dia 26 de maio, a administração realizará expediente normal em suas repartições.

Em 30 dias no cargo, Secretário de Infraestrutura e Obras de Palma Sola já realizou diversas obras. A afirmação é do responsável pela pasta MOACIR SANSIGOLO. Ele quer continuar com os trabalhos realizados por quem o antecedeu. O secretário salientou as comunidades Link, São Roque e Sagrado Santo Inácio, com patrolamentos e cascalhamentos, com rolo compactador. Além de instalação de tubulações. O Secretário aguarda liberação de maquinários de uma patrola e dois caminhões, que estão no conserto e devem voltar ao parque de máquinas em 10 dias. A secretaria também está realizando transporte de água para as comunidades que enfrentam os maiores problemas com escassez de água em Palma Sola. Também são realizadas aberturas de bebedouros e fontes. A prefeitura também está canalizando o trajeto para Linha Gaúcha. SANSIGOLO destacou que é para atender uma grande reivindicação da comunidade é ter água potável em casa.

O colégio da Linha Cerro Azul de Palma Sola possui 65 por cento dos alunos presenciais na unidade. A informação é do educandário, LAURI LUDWIG. Ele destacou que nenhum aluno positivou para a doença desde o início das aulas presenciais. O diretor comentou que houve significativa diferença na aprendizagem entre as aulas presenciais e remotas. Devido a isso, ele acredita que durante o ano os estudantes que optaram pelo remoto deverão retornar para a unidade. Sendo que a aprendizagem presencial possibilita conversa direta com o professor em sala de aula, aumentando assim a qualidade de ensino. Atualmente a escola possui 96 alunos.

Além disso, o diretor, LAURI LUDWIG, comentou que a escola não possui nenhum tipo de cerca ou muro para proteção dos alunos. Mas ele destacou que seria importante avaliar a construção de muros no entorno da escola para possibilitar segurança aos alunos. Ele citou ainda a possibilidade da contratação de vigilantes por parte do estado para disponibilizar as unidades. Contudo, LUDWIG disse que o local é bastante tranquilo, mas mesmo assim preocupação existe por parte dos profissionais.

Diretora da Apae está confiante do retorno a normalidade das aulas presenciais. A informação é da diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Palma Sola, JOCELI COFERI. Ela salientou que grande parte dos alunos já receberam a vacina contra a Covid-19.A campanha contra o coronavírus nesse momento está imunizando pessoas com comorbidades, e muitos estudantes se encaixam. Os alunos da Apae voltaram às salas de aula a mais de um mês, mas de forma escalonada. A previsão é que até o próximo final de semana estudantes, professores e funcionários sejam vacinados com a primeira dose da vacina. JOCELI disse que funcionários da Associação são todos cadastrados. No momento cerca de 80 por cento dos alunos retornaram ao presencial, e desde o início das aulas nenhum optou por voltar ao online. Porém, vários que iniciaram de forma online transferiram para o presencial.

Mudanças no primeiro escalão do governo estadual foi para agradar políticos que garantiriam a permanência da vice-governadora como chefe do executivo estadual. O comentário é do deputado, MAURÍCIO ESKUDLARK. Conforme o deputado, o estado catarinense iria ser governado por lideranças políticas se isso acontecesse. Ele comentou que dois representantes do Oeste e Extremo Oeste haviam sido exonerados por DANIELA REINEHR. O parlamentar destacou que algumas exonerações foram realizadas uma semana antes da decisão sobre o impeachment do governador. Além disso, ESKUDLARK comentou que DANIELA tentou aumentar o número de assessores particulares enquanto estava no comando do estado. O deputado disse que, enquanto o estado busca enxugar a máquina pública, a vice-governadora tentou aumentar os cargos de assessores. MAURÍCIO salientou que em casos de afastamento do chefe estadual, quem assume o comando temporariamente deve manter o quadro de colaboradores e intensificar a cobrança por resultados.

O Corpo de Bombeiros e a secretaria de assistência social devem realizar campanha do agasalho em Anchieta. Nesta semana, aconteceu uma reunião no quartel dos bombeiros militar para programar a Campanha do Agasalho 2021. Ficou então definido que a arrecadação das doações será um pouco diferente dos anos anteriores onde eram instalados pontos de coleta no comércio. Nesta campanha as pessoas que queiram doar deverão comunicar seu interesse por telefone ou mensagem de whatsapp aos profissionais da secretaria de assistência social. Após a manifestação de interesse, um veículo irá se deslocar até a residência para buscar os donativos. Serão aceitos agasalhos, calças, casacos, meias e mantas, tocas, camisas ou camisetas de manga longa, também roupas de cama e cobertores. As roupas de verão não serão recebidas. As doações ocorrem até dia 11 de junho e a entrega será no dia 15 de junho, em local a ser informado.

A Vigilância Sanitária de SJCedro está realizando trabalhos de vistoria nos estabelecimentos. A informação é do agente sanitário, MARCOS BAGNARA. Segundo ele, desde da semana passada os profissionais estão fazendo as fiscalizações após a solicitação de alvarás de funcionamento. O agente lembrou que no ano passado este trabalho não foi realizado devido a pandemia da Covid. As primeiras visitas foram feitas em locais de menor risco. Já em seguida, foram vistoriados supermercados e farmácias que demandam um período mais longo de fiscalização. BAGNARA salientou que todos os estabelecimentos visitados estavam regularizados com todos os documentos em dia. Ele explicou ainda que desta forma os trabalhos da vigilância funciona com mais agilidade, assim atendendo um número maior de comércios. MARCOS comentou que o município possui mais de 500 estabelecimentos, o demandará de um período de três a quatros meses para concluir este trabalho.

Igreja Matriz São José deve realizar no final do mês a primeira eucaristia. A informação é do pároco, SERGIO MELZ. Segundo o padre, a realização já foi alterada três vezes devido a pandemia. Com a retomada dos catequeses, a Igreja irá realizar na próxima semana o sacramento da confissão. Em outros anos a Matriz fazia um retiro com os catequistas, mas devido a crise sanitária o retiro não ocorrerá. Contudo, o vigário salientou que as turmas serão divididas e participarão em dias alternados sendo uma turma no dia 28, numa sexta-feira a noite. Já o outro grupo participará no sábado 29 de maio. MELZ lembrou que o sacramento com os alunos do interior foi realizado no último final de semana. Porém em Princesa, o padre comentou que não será realizado devido ao alto número de pessoas infectadas com a Covid-19. A intenção do pároco é realizar no próximo dia 10 a eucaristia.

O padre da Igreja Matriz, SERGIO MELZ, comentou que esta celebração é bastante aguardada pelos catequistas. O pároco salientou que as crianças gostam de convidar algumas pessoas para estar presente na celebração. Por isso, o vigário destacou que a cerimônia acontecerá em dois dias. MELZ explicou que a celebração iniciará às 19 e 30 e contará com a Matriz decorada para a celebração. O padre destacou ainda que todos os cuidados serão adotados pela Matriz com o objetivo de evitar a propagação da Covid-19.

Os prefeitos da Ameosc encaminharam um ofício ao DNIT solicitando urgência na operação tapa-buracos na BR 163. O comentário é do vice-presidente da Ameosc e prefeito de Anchieta, IVAN CANCI. Conforme ele, a rodovia está em péssimas condições, baixa sinalização e diversos buracos em toda a rodovia. O vice-presidente disse que diariamente trafegam diversos veículos, inclusive ambulâncias e viaturas da segurança pública e mesmo assim a rodovia não oferece um mínimo de trafegabilidade. CANCI destacou que o Extremo Oeste é uma das regiões que mais tem crescido economicamente. Ele comentou que já foram realizados diversos pedidos ao DNIT, porém, até o momento não há nenhuma movimentação para esta operação. O vice-presidente salientou que os prefeitos já estão esgotados em aguardar o departamento e nada foi resolvido. Algum tempo atrás, o vice defendeu que fosse realizado filmagens e divulgação da situação da rodovia e dos acidentes e mortes causadas pela precariedade da BR 163.

O Vice-presidente da Ameosc, IVAN CANCI, comentou que as cobranças ao DNIT precisam ser intensificadas para que as manutenções sejam realizadas na rodovia. Ele defendeu a volta da mobilização da população. O vice destacou que a rodovia é importante para o escoamento da produção, além de ser utilizada como rota por estrangeiros. IVAN salientou ainda que os veículos públicos de Anchieta já necessitaram de manutenções frequentes por problemas causados pela BR 163. CANCI comentou que a rodovia não possui uma extensão longa para estar na situação intransitável como se encontra atualmente.

Prefeitura de Princesa antecipa o recesso escolar e decreta férias aos alunos das redes de ensino. A informação é do prefeito, EDILSON VOLKWEIS. Conforme ele, o objetivo é amenizar o aumento de casos no município. Ontem, o município registrou mais dez novos casos de covid-19 chegando a 120 pessoas com o vírus ativo. Segundo ele, o recesso escolar estava previsto para o dia 19 de julho. Contudo, a administração decidiu adiantar as férias para a próxima segunda-feira, dia 17. As aulas estão previstas para retornarem no dia 31 de maio. VOLKWEIS destacou que a administração mantém a convicção do retorno às aulas presenciais e não atribuiu o alto número de casos às escolas por não haver evidências. Ele salientou que todas as instituições seguem os protocolos da saúde. EDILSON atribuiu o aumento de casos a outros fatores.

Motociclista sofre ferimentos em acidente com carro. Por volta das 14 horas e 53 minutos, desta quinta-feira, na Rua Waldemar Rangrab, no centro de SMOeste, foi atendido acidente de transito envolvendo uma moto e um carro. Chegando ao local foi localizada a vítima, um homem de 25 anos, relatou estar sentindo fortes dores em uma das pernas. A vítima estava consciente e orientada, e sem o uso do capacete, pois o mesmo já o havia retirado. Foi aplicado colar cervical no piloto e realizada imobilização, o qual apresentava fratura exposta em uma das pernas. Após procedimentos foi conduzido ao Hospital Regional para procedimento. Neste acidente se envolveram uma Yamaha e um Megane, ambos com placas SMOeste.

Grupo de pessoas flagradas em festa clandestina devem prestar serviços comunitários. Um grupo formado por 27 pessoas flagradas em uma festa clandestina durante a pandemia, em 17 de abril deste ano, no Extremo Oeste, aceitou transação penal proposta pelo MP e vai pagar pena pecuniária e prestar serviços comunitários por infringir determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa, o que configura crime de aglomeração. O evento ocorreu nos fundos de uma ervateira de Palma Sola. Cerca de 40 pessoas estavam presentes na confraternização, todas sem adotar o uso de máscaras e o distanciamento social. Parte delas, quando a PM chegou, fugiu pelo matagal. Os demais assinaram termo circunstanciado, lavrado naquele momento pelos policiais, e passaram nesta semana por audiência em que aceitaram a transação penal, homologada no Juizado Especial Criminal da comarca de Dionísio Cerqueira.

Nesta audiência realizada na última terça-feira, reuniu 20 homens e sete mulheres na condição de acusado. Em 30 minutos foi possível chegar ao acordo. O chefe de cartório do Juizado, JUNIOR FINGER, atuou como conciliador. Segundo ele, cada participante recebeu previamente vídeos do Poder Judiciário e do advogado nomeado com orientações antes da audiência. FINGER comentou que foram produzidos vídeos específicos para o caso, explicando o processo e antecipando as propostas do MP. Dessa forma, os réus iniciaram a audiência munidos de todas as informações necessárias, o que garantiu o bom e ágil andamento do ato. O crime de aglomeração é considerado de menor potencial ofensivo, pois tem pena máxima prevista inferior a dois anos. Dos 27 acusados, 22 optaram por pagar pena pecuniária no valor de 500 reais. O valor será destinado a projetos sociais, educacionais e de segurança desenvolvidos na comarca. Outros cinco réus prestarão serviços comunitários no total de 20 horas no prazo de um mês.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.