ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 14-05-2020 Quinta-feira

-SENADO APROVA MAIS 8,6 BI PARA AÇÕES DE ESTADOS E MUNICÍPIOS CONTRA CORONAVÍRUS

-CPI DOS RESPIRADORES COMEÇA A FASE DE DEPOIMENTOS NESTA QUINTA-FEIRA

-PIRAPÓ NÃO TERÁ TRADICIONAL ROMARIA E FESTA EM HONRA A NOSSA SENHORA DO CARAVÁGIO

-MAIS DE 50% DOS JOVENS DE TUNÁPOLIS OPTARAM PELO ALISTAMENTO MILITAR ONLINE

-DNIT ANUNCIA FEDERALIZAÇÃO DA SC 163 DE ITAPIRANGA A SÃO MIGUEL DO OESTE

-SÃO JOÃO DO OESTE INVESTE NA COMPRA DE EQUIPAMENTOS PARA AMPLIAR ATENDIMENTO AOS PACIENTES

-POLÍCIA CIVIL DE BELMONTE INSTAURA PROCEDIMENTOS POR DESCUMPRIMENTO DE QUARENTENA

-HOMEM CONDENADO POR ESTUPRO E ESTELIONATO É ABORDADO E PRESO NA SC 283

-HOMEM QUE CHANTAGEAVA MULHER EM TUNÁPOLIS É PRESO NO RIO DE JANEIRO


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com muitas nuvens. A temperatura pode chegar a 18 graus. A mínima das últimas horas foi de sete graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 85 centavos para a compra e seis reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.


A Organização Mundial de Saúde divulgou, nesta quarta-feira, seu relatório anual sobre a saúde no mundo. A mortalidade infantil de crianças abaixo de cinco anos de idade no mundo caiu pela metade entre 2000 e 2018, mostra o documento. Houve uma queda de 76 para 39 mortes a cada mil nascidos vivos na média mundial. Entre os recém-nascidos, caiu de 31 para 18 o número de mortes a cada mil nascimentos. A meta da organização é zerar ambos os indicadores até 2030. Como objetivo mínimo, os países devem conseguir ter, no máximo, 25 mortes a cada mil crianças abaixo de 5 anos, e até 12 mortes de recém-nascidos para cada mil nascimentos.


A Agência de Cibersegurança e Segurança de Infraestrutura e o FBI, ambos do governo dos Estados Unidos, emitiram um alerta conjunto nesta quarta-feira afirmando que hackers ligados à República Popular da China estão tentando acessar as redes de computadores de instituições de pesquisa atuantes na pandemia do novo coronavírus e da Covid-19. O comunicado não traz os nomes das instituições que já teriam sido alvo dos hackers. O texto afirma que todas as vítimas conhecidas já foram notificadas pela CISA ou pelo FBI, mas explica que não há como descartar a possibilidade de outros ataques que ainda permanecem desconhecidos.


O governo do presidente SEBASTIÁN PIÑERA decretou nesta quarta-feira o isolamento para 73 por cento dos distritos da região metropolitana de Santiago do Chile. As restrições afetam uma área que abriga boa parte da população chilena e atinge oito milhões de residentes. A medida que passa a valer a partir da próxima sexta-feira é uma resposta ao um crescimento acelerado do número de infectados pelo novo coronavírus na região da capital. Apenas nas últimas 24 horas, o país notificou mais de dois mil e 600 casos de infecção. O ministro da Saúde chileno, JAIME MAÑALICH, disse em entrevista coletiva que as medidas são duras, mas importantes.



O anúncio das diretrizes para a saída do isolamento que seria feito nesta quarta-feira foi adiado. A reunião com os conselhos estaduais e municipais de saúde não chegou a um consenso. O ministro da saúde, NELSON TEICH, afirmou na última segunda-feira que era necessário debater com estados e municípios as diretrizes. A coletiva de imprensa que revelaria o resultado desta conversa, marcada para a tarde desta quarta, foi cancelada. Em nota, o Ministério da Saúde informou que desde o último sábado, "a estratégia tem sido debatida com os conselhos dos secretários de saúde estaduais e municipais. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde divulgaram uma nota conjunta afirmando que acham o momento inoportuno para a pactuação e publicação das diretrizes sobre distanciamento social.


O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta quarta-feira que os militares que receberam o auxílio emergencial de 600 são “jovens que prestam o serviço militar obrigatório”. Segundo o presidente, quem recebeu o benefício de forma indevida será punido. Segundo o governo, 73 mil militares ativos, inativos, de carreira, temporários, pensionistas, dependentes e anistiados receberam o auxílio, destinado a trabalhadores informais afetados economicamente pela pandemia do coronavírus. O Ministério da Defesa informou que as Forças Armadas analisam caso a caso a situação de militares que receberam o auxílio emergencial. Ao comentar o caso, BOLSONARO explicou que se tratam de militares oriundos de famílias mais pobres, que em 2019 não tinham renda.


O Senado aprovou nesta quarta-feira uma medida provisória que extingue um fundo atualmente inoperante, administrado pelo Banco Central, e destinou o saldo, estimado em oito bilhões e 600 milhões a estados e municípios para ações contra o coronavírus. A MP recebeu 75 votos favoráveis e seguirá para sanção presidencial. Segundo o texto, o dinheiro o texto, deve ser usado para compra de material com o objetivo de prevenir a covid-19, doença provocada pelo coronavírus. De acordo com a medida, os recursos serão divididos igualmente, pela metade, entre estados e municípios. As regras dessa transferência serão definidas pelo Poder Executivo, que precisa observar o número de casos da doença em cada região. O texto diz ainda que só receberão os recursos estados e municípios e seguirem os protocolos de atendimento e as normas da Organização Mundial da Saúde.


O governo estadual anunciou que vai liberar os serviços de transporte coletivo em Santa Catarina, mas ainda não definiu data para retomada. Uma reunião com as empresas do setor está marcada para essa quinta-feira, para detalhar as regras sanitárias que já foram construídas pela equipe do Centro de Operações de Emergência em Saúde. Segundo o governador, CARLOS MOISÉS, além das perdas econômicas que o setor teve desde que as restrições foram impostas em março, quando foi decretada emergência no estado, a essencialidade do transporte público já foi compreendida e o retorno deve ser sancionado. No entanto, a circulação pode não ocorrer em todas as regiões, informou o chefe do Executivo. Ele disse que Estado deve indicar regiões onde é possível acontecer a circulação de transporte coletivo e regiões que não são indicadas.


O secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, informou aos deputados na tarde desta quarta-feira, durante Sessão Especial, que ainda não há previsão de retorno às aulas presenciais. Nesta sexta-feira, haverá uma reunião com o Centro de Operações de Emergências em Saúde do governo que desenvolve ações de combater a pandemia de Coronavírus para analisar essa questão. Ele reforçou ainda que a decisão do retorno será em bloco único para todos os setores da Educação e que a liberação do transporte escolar estará condicionada ao início das aulas presenciais. Durante mais de uma hora e meia, o secretário respondeu virtualmente as indagações dos deputados sobre os planos e planejamentos que estão sendo traçados pela Secretaria de Estado da Educação para que os alunos não sejam prejudicados com a ausência de aulas.


A comissão parlamentar de inquérito que apura denúncias de irregularidades na compra de 200 respiradores mecânicos pelo governo do Estado aprovou o cronograma de trabalhos, escolheu o deputado FABIANO DA LUZ como relator-adjunto e analisou requerimentos de acareações entre testemunhas a serem ouvidas e de documentos a serem requisitados. A tomada de depoimentos começou na manhã de hoje e está prevista para ocorrer até 28 de maio. O relator IVAN NAATZ pretende apresentar o relatório preliminar na última semana de junho, após colher sugestões de todos os deputados e apresentar o relatório final. Na sessão da CPI da próxima quinta, serão ouvidos, entre outros,KARIN SABRINA DUARTE, diretora de gestão de licitação de contratos da Secretaria de Estado da Administração; MATHEUS HOFFMANN, ex-secretário-adjunto da Casa Civil; e o coronel JOÃO BATISTA CORDEIRO JÚNIOR, chefe da Defesa Civil do Estado.


-PIRAPÓ NÃO TERÁ TRADICIONAL ROMARIA E FESTA EM HONRA A NOSSA SENHORA DO CARAVÁGIO

-MAIS DE 50% DOS JOVENS DE TUNÁPOLIS OPTARAM PELO ALISTAMENTO MILITAR ONLINE

-DNIT ANUNCIA FEDERALIZAÇÃO DA SC 163 DE ITAPIRANGA A SÃO MIGUEL DO OESTE

-SÃO JOÃO DO OESTE INVESTE NA COMPRA DE EQUIPAMENTOS PARA AMPLIAR ATENDIMENTO AOS PACIENTES


Setor de agricultura de Santa Helena possui novo secretário. JOACIR CASANOVA assumiu a pasta, após o afastamento do ex-secretário, VALDIR CASANOVA, em cumprimento aos prazos eleitorais. JOACIR já era servidor da secretaria, como operador de máquinas. Conforme o secretário, o parque de máquinas, bem como a equipe de servidores, estão com uma estrutura boa para os trabalhos. Ele comenta que parte dos trabalhos estavam paralisados devido as restrições da pandemia, mas gradativamente os serviços estão sendo retomados. Além das máquinas da prefeitura, o secretário cita que os trabalhos também contam com o auxílio das máquinas de empresas terceirizadas que prestam serviços aos agricultores com subsídio da prefeitura.


Camara de Vereadores de São João do Oeste adota sessões quinzenais. De acordo com o presidente do legislativo, ERNI JUVER, em função da pandemia, desde o mês de abril as sessões estão sendo realizadas a cada duas semanas. Ele diz que esse sistema será adotado até que a situação se normalize. O presidente comenta que as reuniões acontecem sem a presença de público, e com adoção das medidas de prevenção pelos vereadores e demais servidores. Na sessão desta terça-feira, ERNI JUVER cita que esteve em pauta somente a moção do vereador ADEMAR SCHNEIDERS que sugere a unificação das eleições municipais com as estaduais e nacionais, e que o dinheiro do fundo eleitoral deste ano seja destinado para a saúde. A moção foi aprovada e será encaminhada aos órgãos competentes. O presidente lembra que uma resolução aprovada define que durante 90 dias os vereadores farão a doação de 20% do seu salário ao fundo municipal de saúde.


Santa Helena cria plano de ação para orientar educação à distância durante suspensão das aulas presenciais. A diretora da escola municipal de Educação Básica Cinderela, ILONI MANFROI, explica que o documento foi elaborado em parceria com a secretaria de Educação, e está disponível no site da prefeitura. Conforme a diretora, o plano contempla informações sobre a conduta dos profissionais para o atendimento aos alunos a distância. ILONI comenta que também foi necessário discutir novas metodologias sobre este novo processo de ensino e aprendizagem, desde a elaboração, envio e avaliação dos conteúdos encaminhados pelas redes sociais ou com a entrega de material impresso as famílias sem acesso a internet. A diretora lembra que com frequência todo esse trabalho passa por avaliação com os professores, pais dos alunos e os próprios estudantes, para fazer adequações necessárias.


Momento de transição de pastagem causa preocupação. O vazio forrageiro de outono causa dificuldade no fornecimento de pasto de qualidade aos rebanhos. Segundo o coordenador de Fomento de Produção de Forrageiras da Cooper A1, engenheiro agrônomo, LEOCIR ALBAN, a dificuldade em produzir pasto de qualidade ocorre em virtude da estiagem. Produtores estão começando a soltar animais em novas pastagens sem o devido desenvolvimento. Conforme ALBAN, diante de um cenário de dificuldades na cadeia do leite a recomendação é para reduzir custos e implantar pastagem de boa qualidade. O agrônomo avalia que a produção de leite é a atividade econômica mais importante em abrangência de número de propriedades e por isso desenvolve a questão social por manter os produtores no setor rural.


Margem de lucro na atividade leiteira está cada vez menor. Pastagem aumenta a margem devido ao custo menor para a produção. Nutrição de outras fontes são é necessário, porém elevam o custo. O coordenador do Fomento de Produção de Forrageiras da Cooper A1, LEOCIR ALBAN, diz que ração concentrada é usada quando a pastagem não é de qualidade. Ele recomenda produção de leite a base de pasto sempre que for possível e somente a partir para rações quando não tiver alternativa. ALBAN afirma que a chuva de ontem teve variação de até 50 milímetros na região e contribui para as pastagens, porém permanece a dificuldade com falta de água. O agrônomo aponta atraso no plantio das pastagens e alerta que áreas disponíveis devem sem ocupadas o mais breve possível. LEOCIR ALBAN lembra que os meses de inverno são propicios para produção de pastagem de qualidade diante de orientação técnica adequada, semente de qualidade e boa adubação.


Comunidade de Pirapó não terá tradicional romaria e festa em honra a Nossa Senhora do Caravágio. No dia 26 de maio a comunidade de Pirapó tradicionalmente realiza a romaria e a festa em honra a Santa. Segundo a ministra da comunidade, ANDRESSA CAPELARI, a santa foi doada pela devota TERESINHA VIDORI por uma graça alcançada na cura da visão, e este ano a comunidade realizaria a sua quinquagésima sétima edição da romaria. Em função da pandemia não será possível realizar a romaria e a festa. Para atender os fieis, a ministra destaca que a igreja e o santuário ficarão abertos no dia 26, para as orações, mas seguindo as medidas de prevenção. Ela lembra que as caminhadas de forma individual também poderão ser realizadas. A Nossa Senhora do Caravágio apareceu na localidade de mesmo nome, cidade de Caravágio na Itália, em 1432. A santa era uma camponesa, mulher sofrida, mas muito corajosa, chamada Joaneta.


Associação dos Criadores de Suínos de Iporã do Oeste entrega doações ao hospital. No mês de março a Associação dos Criadores de Suínos de Iporã do Oeste promoveu uma campanha de arrecadação de alimentos e produtos de limpeza nos mercados do município, além do tradicional jantar dançante em que metade do lucro é destinado para o hospital. Os mercados que participaram da campanha foram a Cooper A1, Real, Avenida, União, Jundiá e Coração. O presidente da associação, LUIS JORGE MALLMANN, destaca que nesta quarta-feira ocorreu a entrega de metade do lucro arrecadado com a festa para o hospital. No total foram comercializadas 200 jantas. O lucro foi de cinco mil 420 reais, e desse valor, metade, dois mil 710 reais, foi doado ao hospital. O objetivo da associação é continuar realizando a campanha nos próximos anos. Nas duas edições anteriores quatro mil e 700 já foram doados ao hospital.


Mais de 50% dos jovens de Tunápolis optaram pelo alistamento militar online. O responsável pelo setor de identificação e secretário da junta militar de Tunápolis, MARCELO RODRIGUES, destaca que desde o ano passado o alistamento online vem sendo incentivado, e este ano, em função da pandemia, ganhou maior importância e adesão. Ele lembra que a opção de fazer o alistamento de forma presencial também continua disponível para quem não tiver acesso ou facilidade de fazer o procedimento pela internet. O secretário da junta militar comenta que 2020 têm registrado o maior número de alistamentos pela internet, que no município já passa de 50% do total de procedimentos. O prazo para alistamento é até dia 30 de junho. Se a opção for à internet, MARCELO pede que os jovens não deixem o alistamento para última hora, devido ao sistema ficar mais lento com o aumento no número de acessos.


Em relação à apresentação dos jovens, o responsável pelo setor de identificação e secretário da junta militar de Tunápolis afirma que o exercito ainda aguarda o desenrolar da pandemia para tomar uma decisão. MARCELO RODRIGUES lembra que Tunápolis é um município não tributável em que os jovens alistados não precisam servir ao Exército, mas da mesma forma recebem o certificado de dispensa. Ele acredita que para evitar aglomerações, a entrega deste certificado não será feita em grupo, como ocorria até então, mas sim com agendamentos individuais. Já nos municípios onde os jovens alistados precisam participar da seleção para servir ou não ao exercito, ainda não houve definição sobre como esse processo vai funcionar, já que também ocorria em grupos e de forma presencial, normalmente no mês de agosto.


DNIT anuncia federalização da SC 163 de Itapiranga a São Miguel do Oeste. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes já projeta melhorias na rodovia. Termo de transferência foi assinado nesta semana pelo governo de Santa Catarina concluindo a última etapa no longo processo de federalização. Conforme o superintendente do DNIT em Santa Catarina, RONALDO CARIONI BARBOSA, o documento foi enviado ao diretor geral em Brasília para publicação no Diário Oficial da União. Ele destaca que já prepara o edital de licitação para manutenção da rodovia com investimento inicial apenas para medidas paliativas com operação tapa buracos. BARBOSA chama atenção que foi preciso superar várias etapas burocráticas e com grande lentidão para o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental, além do inventário sobre o patrimônio que envolve a rodovia.


Após resolvidas todas as questões formais do governo estadual resta apenas a publicação no Diário Oficial da União. O superintendente reconhece que o DNIT enfrenta dificuldades de recursos para grandes obras. RONALDO BARBOSA afirma que já ocorreu planejamento para investimento visando dar condições de trafegabilidade e segurança aos usuários da 163. Na sequencia será elaborado um projeto para ajustes em acostamentos e intervenções para colocar este trecho de pouco mais de 60 quilômetros da 163 dentro do padrão de rodovia federal. BARBOSA reconhece a importância da 163 que foi abandonada pelo governo estadual e está em situação critica, principalmente nos 32 quilômetros entre Itapiranga e Iporã do Oeste.


Obras na BR 163 de São Miguel do Oeste a Dionísio Cerqueira devem iniciar em agosto. A projeção é do superintendente do DNIT em Santa Catarina, RONALDO BARBOSA. Ele salienta que está em vigor o contrato para pavimento com uso de concreto. O projeto aguarda aprovação em Brasília com previsão de ser liberado a partir de agosto. Segundo BARBOSA, a obra inicial será no acesso a São José do Cedro e viaduto que ficou inacabado. O superintendente do DNIT considera que o orçamento de 2020 é insuficiente com 17 milhões de reais da bancada federal de Santa Catarina. A conclusão das obras deve ocorrer em 2021 ou até 2022 com liberação de novos recursos da bancada catarinense. BARBOSA, diz que a pandemia não afetou as verbas para pavimentação de asfalto e cita várias obras de infraestrutura com investimentos nas BRs 282 e 158.


Aproximação dos dias mais frios aumenta preocupação das secretarias de Saúde com prevenção de problemas respiratórios. São João do Oeste não tem registrado até o momento casos positivos de Covid-19, mas investimentos estão sendo feitos no setor da saúde para o enfrentamento a doenças, típicas do inverno, caso sejam registradas. Conforme o secretário de Saúde, VITUS RITTER, a unidade já possui uma estrutura equipada em que diariamente são atendidos pacientes que precisam ficar algumas horas em observação, e não havendo a melhora é feito o encaminhamento para internação. O secretário enfatiza que para aumentar e melhorar a estrutura de atendimento aos pacientes, o setor está providenciando a compra de mais equipamentos, principalmente cilindros de oxigênio. Com os investimentos, de três pacientes haverá possibilidade de atender seis pacientes com o oxigênio ao mesmo tempo.


Apesar de ainda não haver a demanda no aumento do atendimento, o secretário de Saúde de São João do Oeste avalia que é necessário se antecipar e fazer investimentos que possam garantir uma estrutura maior se casos de doenças, tanto de coronavírus como outras, chegarem a aumentar. A compra dos equipamentos foi feita com recursos do Ministério da Saúde e próprios do município. VITUS RITTER enfatiza que dispondo da estrutura imediata para atender o paciente reduz o risco de internação. Ele lembra que já houve momentos em que todos os leitos de observação da unidade estavam ocupados, principalmente no período de inverno em que aumentam os problemas respiratórios, sendo necessário recorrer ao hospital. RITTER elogia a atuação da população de São João do Oeste que está obedecendo às medidas de prevenção em relação ao coronavírus, o que também tem refletido na redução de outras doenças relacionadas ao sistema respiratório.


-POLÍCIA CIVIL DE BELMONTE INSTAURA PROCEDIMENTOS POR DESCUMPRIMENTO DE QUARENTENA

-HOMEM CONDENADO POR ESTUPRO E ESTELIONATO É ABORDADO E PRESO NA SC 283

-HOMEM QUE CHANTAGEAVA MULHER EM TUNÁPOLIS É PRESO NO RIO DE JANEIRO


Polícia Militar participa de ação social no Extremo Oeste. Na manhã desta quarta-feira a Polícia Militar participou de ação social para distribuição de alimentos. O décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira foi procurado pelo representante do Centro de Treinamento Balke, de São Miguel do Oeste, para fazer a entrega de alimentos arrecadados pelo centro de treinamento e que seriam destinados às famílias carentes da região. Com o apoio da Polícia Militar Ambiental, a PM fez contato com os Centros de Referência em Assistência Social de São José do Cedro, Tunápolis, Belmonte e Descanso, os quais se dispuseram a receber e distribuir os alimentos às famílias mais necessitadas, e ontem foi realizada a entrega para estas entidades.


Polícia Civil fiscaliza estabelecimentos em Maravilha para apurar comercialização de produtos ilícitos. A Polícia Civil de Maravilha, com apoio da Vigilância Sanitária e da CIDASC, realizou operação de fiscalização a fim de apurar o envenenamento de animais domésticos no município de Maravilha. Foi solicitada ao Poder Judiciário, a expedição de mandados de busca e apreensão, em estabelecimentos suspeitos de comercializar venenos de natureza proibida. Na tarde de quarta-feira foram cumpridos os mandados de busca e apreensão em três estabelecimentos comerciais, sendo que em nenhum dos locais foram encontrados produtos ilícitos. O trabalho de investigação da Polícia Civil continua, não sendo descartada a fiscalização em outros estabelecimentos.


Veículo colide em objeto que caiu de caminhão na SC 163. A Guarnição do Tático Ostensivo Rodoviário, TOR, da Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste atendeu na tarde desta quarta-feira um acidente de trânsito na SC 163 em Descanso. Segundo a PMR, por volta das 13 horas e 25 minutos um Renault Logan, emplacado em Belo Horizonte, MG, acabou se chocando contra uma tampa de caixa de água, que caiu de um caminhão Mercedes Benz emplacado em Erval Seco, RS. O motorista do carro, um homem de 45 anos, não se feriu.


Homem é preso por descumprimento de medida protetiva em Belmonte. Na tarde desta quarta-feira a polícia civil de Belmonte cumpriu mandado de prisão preventiva expedido pelo Poder Judiciário da Comarca em razão de descumprimento de Medida Protetiva de Urgência. O homem de 40 anos, mesmo já tendo praticado outros crimes contra sua ex-companheira e notificado da impossibilidade de manter contato e se aproximar, praticou novas ameaças, injúrias e lesões corporais. Em novo Inquérito Policial instaurado, o homem foi indiciado por injúria, ameaça, violência doméstica e pelo descumprimento das medidas, sendo representado pelo delegado pela sua prisão preventiva, para garantir integridade da ex-companheira e de garantir a execução das Medidas Protetivas de Urgência. A Polícia Civil esclarece que mesmo com a pandemia e o isolamento social, continua realizando suas atribuições constitucionais.


Homem condenado por estupro e estelionato é abordado e preso pela PMR na SC 283 em Riqueza. A guarnição do 12 posto da Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, em patrulhamento e abordagens de veículos suspeitos pela SC 283 em Riqueza, abordou um Vectra de Viamão, RS. Em revista pessoal e veicular nada de ilícito foi encontrado com o motorista. Mas em consulta pessoal do condutor a polícia verificou que contra ele havia um mandado de prisão ativo pelos crimes de estelionato e estupro. Crimes pelos quais o homem possui mais de 19 anos de condenação.Ele foi autuado em flagrante e encaminhado para a unidade prisional de São Miguel do Oeste, para início do cumprimento da pena.


Polícia Civil de Belmonte instaura procedimentos por descumprimento de quarentena. A Polícia Civil de Belmonte lavrou dois Termos Circunstanciados por descumprimento de medida de quarentena, imposta por gestores de saúde do município. Segundo consta na documentação já recebida, um homem e uma mulher foram notificados para cumprimento de restrição de atividades e permanência em domicílio até fim do prazo estipulado, porém, descumpriram a ordem. Mesmo com resultado posterior negativo ao Covid-19 para os dois, há indícios que apontam que os dois descumpriram ordem legal destinada a impedir a propagação de doença contagiosa, conforme define o artigo 268 do Código Penal. A Polícia Civil solicita auxílio da população no sentido de fiscalizar o cumprimento das restrições impostas pelo Estado e Municípios aos estabelecimentos comerciais, bem como, das pessoas com restrições de isolamento ou quarentena.


Homem que chantageava mulher em Tunápolis é preso no Rio de Janeiro. A prisão é em decorrência de trabalho conjunto das Polícias Civil de Santa Catarina e do Rio de Janeiro. De acordo com o delegado, que responde esse mês pela comarca de Itapiranga, SANDRO ZANCANARO, a prisão ocorreu na cidade de Araruama, em razão de mandado de prisão preventivo expedido juízo da Comarca de Itapiranga. O homem de 68 anos foi condenado pelos crimes de difamação, injúria, constrangimento e divulgação de fotos íntimas de sua ex-namorada sem autorização. A delegacia de Tunápolis segue investigando o repasse das fotos divulgadas entre pessoas e grupos de Whatsapp, o que constitui crime previsto no código penal. Pessoas de Tunápolis e região que compartilharam estas fotos são alvo de investigação.


Após término do relacionamento homem passou a difamar a ex-namorada. O casal vivia no interior do Rio de Janeiro e a mulher retornou para Tunápolis onde possui familiares. Conforme o delegado SANDRO ZANCANARO, o investigado passou a enviar mensagens a diversas pessoas, com conteúdo pejorativo e fotos íntimas da ex-namorada com o intuito de coagi-la a retomar o relacionamento abusivo que tinha com o suspeito. O homem elaborou diversas histórias, vinculando o nome de pessoas do município com o objetivo de tornar o convívio social da ex-namorada em uma cidade pequena insustentável. O delegado diz que outras pessoas foram vítimas de difamação em razão das histórias criadas. A mulher possui medidas protetivas, porém o ex-namorado seguiu com as intimidações. Pela investigação construída pela delegacia de Tunápolis foi possível estabelecer o autor e a origem das mensagens resultando na prisão do idoso.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.