O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com muitas nuvens. A temperatura pode chegar a 18 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 85 centavos para a compra e seis reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.
A Organização Mundial de Saúde divulgou, nesta quarta-feira, seu relatório anual sobre a saúde no mundo. A mortalidade infantil de crianças abaixo de cinco anos de idade no mundo caiu pela metade entre 2000 e 2018, mostra o documento. Houve uma queda de 76 para 39 mortes a cada mil nascidos vivos na média mundial. Entre os recém-nascidos, caiu de 31 para 18 o número de mortes a cada mil nascimentos. A meta da organização é zerar ambos os indicadores até 2030. Como objetivo mínimo, os países devem conseguir ter, no máximo, 25 mortes a cada mil crianças abaixo de 5 anos, e até 12 mortes de recém-nascidos para cada mil nascimentos.
A Agência de Cibersegurança e Segurança de Infraestrutura e o FBI, ambos do governo dos Estados Unidos, emitiram um alerta conjunto nesta quarta-feira afirmando que hackers ligados à República Popular da China estão tentando acessar as redes de computadores de instituições de pesquisa atuantes na pandemia do novo coronavírus e da Covid-19. O comunicado não traz os nomes das instituições que já teriam sido alvo dos hackers. O texto afirma que todas as vítimas conhecidas já foram notificadas pela CISA ou pelo FBI, mas explica que não há como descartar a possibilidade de outros ataques que ainda permanecem desconhecidos.
O governo do presidente SEBASTIÁN PIÑERA decretou nesta quarta-feira o isolamento para 73 por cento dos distritos da região metropolitana de Santiago do Chile. As restrições afetam uma área que abriga boa parte da população chilena e atinge oito milhões de residentes. A medida que passa a valer a partir da próxima sexta-feira é uma resposta ao um crescimento acelerado do número de infectados pelo novo coronavírus na região da capital. Apenas nas últimas 24 horas, o país notificou mais de dois mil e 600 casos de infecção. O ministro da Saúde chileno, JAIME MAÑALICH, disse em entrevista coletiva que as medidas são duras, mas importantes.
O anúncio das diretrizes para a saída do isolamento que seria feito nesta quarta-feira foi adiado. A reunião com os conselhos estaduais e municipais de saúde não chegou a um consenso. O ministro da saúde, NELSON TEICH, afirmou na última segunda-feira que era necessário debater com estados e municípios as diretrizes. A coletiva de imprensa que revelaria o resultado desta conversa, marcada para a tarde desta quarta, foi cancelada. Em nota, o Ministério da Saúde informou que desde o último sábado, "a estratégia tem sido debatida com os conselhos dos secretários de saúde estaduais e municipais. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde divulgaram uma nota conjunta afirmando que acham o momento inoportuno para a pactuação e publicação das diretrizes sobre distanciamento social.
O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta quarta-feira que os militares que receberam o auxílio emergencial de 600 são “jovens que prestam o serviço militar obrigatório”. Segundo o presidente, quem recebeu o benefício de forma indevida será punido. Segundo o governo, 73 mil militares ativos, inativos, de carreira, temporários, pensionistas, dependentes e anistiados receberam o auxílio, destinado a trabalhadores informais afetados economicamente pela pandemia do coronavírus. O Ministério da Defesa informou que as Forças Armadas analisam caso a caso a situação de militares que receberam o auxílio emergencial. Ao comentar o caso, BOLSONARO explicou que se tratam de militares oriundos de famílias mais pobres, que em 2019 não tinham renda.
O Senado aprovou nesta quarta-feira uma medida provisória que extingue um fundo atualmente inoperante, administrado pelo Banco Central, e destinou o saldo, estimado em oito bilhões e 600 milhões a estados e municípios para ações contra o coronavírus. A MP recebeu 75 votos favoráveis e seguirá para sanção presidencial. Segundo o texto, o dinheiro o texto, deve ser usado para compra de material com o objetivo de prevenir a covid-19, doença provocada pelo coronavírus. De acordo com a medida, os recursos serão divididos igualmente, pela metade, entre estados e municípios. As regras dessa transferência serão definidas pelo Poder Executivo, que precisa observar o número de casos da doença em cada região. O texto diz ainda que só receberão os recursos estados e municípios e seguirem os protocolos de atendimento e as normas da Organização Mundial da Saúde.
O governo estadual anunciou que vai liberar os serviços de transporte coletivo em Santa Catarina, mas ainda não definiu data para retomada. Uma reunião com as empresas do setor está marcada para essa quinta-feira, para detalhar as regras sanitárias que já foram construídas pela equipe do Centro de Operações de Emergência em Saúde. Segundo o governador, CARLOS MOISÉS, além das perdas econômicas que o setor teve desde que as restrições foram impostas em março, quando foi decretada emergência no estado, a essencialidade do transporte público já foi compreendida e o retorno deve ser sancionado. No entanto, a circulação pode não ocorrer em todas as regiões, informou o chefe do Executivo. Ele disse que Estado deve indicar regiões onde é possível acontecer a circulação de transporte coletivo e regiões que não são indicadas.
O secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, informou aos deputados na tarde desta quarta-feira, durante Sessão Especial, que ainda não há previsão de retorno às aulas presenciais. Nesta sexta-feira, haverá uma reunião com o Centro de Operações de Emergências em Saúde do governo que desenvolve ações de combater a pandemia de Coronavírus para analisar essa questão. Ele reforçou ainda que a decisão do retorno será em bloco único para todos os setores da Educação e que a liberação do transporte escolar estará condicionada ao início das aulas presenciais. Durante mais de uma hora e meia, o secretário respondeu virtualmente as indagações dos deputados sobre os planos e planejamentos que estão sendo traçados pela Secretaria de Estado da Educação para que os alunos não sejam prejudicados com a ausência de aulas.
A comissão parlamentar de inquérito que apura denúncias de irregularidades na compra de 200 respiradores mecânicos pelo governo do Estado aprovou o cronograma de trabalhos, escolheu o deputado FABIANO DA LUZ como relator-adjunto e analisou requerimentos de acareações entre testemunhas a serem ouvidas e de documentos a serem requisitados. A tomada de depoimentos começou na manhã de hoje e está prevista para ocorrer até 28 de maio. O relator IVAN NAATZ pretende apresentar o relatório preliminar na última semana de junho, após colher sugestões de todos os deputados e apresentar o relatório final. Na sessão da CPI da próxima quinta, serão ouvidos, entre outros,KARIN SABRINA DUARTE, diretora de gestão de licitação de contratos da Secretaria de Estado da Administração; MATHEUS HOFFMANN, ex-secretário-adjunto da Casa Civil; e o coronel JOÃO BATISTA CORDEIRO JÚNIOR, chefe da Defesa Civil do Estado.
Iniciada terceira fase da campanha de vacinação contra influenza. DENIZE DE MELO responsável pela sala de vacina em Saltinho, lembra que desde segunda-feira, está ocorrendo a terceira etapa que foi dividida em duas. A primeira começou nesta semana e vai até domingo, para pessoas com deficiência, crianças de seis meses a seis anos, mulheres grávidas e mães no pós-parto até 45 dias. Já a segunda etapa começa na próxima segunda-feira, e vai até cinco de junho. Essa é para professores das escolas públicas e particulares e pessoas com idades entre 55 e 59 anos.
O dia D de vacinação nacional foi cancelado para evitar aglomeração de pessoas. DENIZE, lembra que Saltinho seguiu como o Ministério da Saúde, e não fez o dia D. A profissional destaca que a dose aplicada durante a campanha da gripe protege contra os três tipos de vírus Influenza mais comuns no Brasil: H1N1, H3N2 e Influenza B. Quem faz parte do público alvo deve procurar o Centro de Múltiplo Uso para ser imunizado.
Saltinho tem um caso de Dengue confirmado. Afirmação é da secretária de saúde MARLA SUTIL. De acordo com ela, o caso é importado de um homem que trabalha fora do município. Contudo, desde que ele chegou em Saltinho, a equipe da saúde pública adotou todas as medidas necessárias para conter a proliferação. No momento Saltinho tem esse caso importado, e nenhum caso suspeito de dengue.
Município recebe aplicação de inseticida UVB. A informação é da secretária de saúde MARLA SUTIL. Ação aconteceu nessa semana. Explica que a aplicação de inseticida em Ultra Baixo Volume ocorre em trechos num raio de 150 metros próximos a residência do paciente confirmado para dengue. A ação foi desenvolvida pela DIVE - Diretoria de Vigilância Epidemiológica. Objetivo é eliminar o mosquito Aedes aegypti adulto que esteja sobrevoando na área onde o produto é aplicado. O inseticida utilizado para controle do mosquito é aprovado pela Organização Mundial da Saúde e após a aplicação, o produto permanece suspenso no ar por, aproximadamente, 45 minutos.
Aplicação do inseticida é uma medida paliativa. MARLA explica que ele age no combate ao mosquito Aedes aegypti em sua fase adulta e que esteja sobrevoando no momento da aplicação, mas não elimina ovos, larvas e o vetor que esteja em ambientes fechados, sem alcance do produto. Por isso, a recomendação à população é para que continuem vigilantes no combate ao Aedes aegypti, eliminando ou adequando objetos e locais que possam acumular água. Os cuidados frisa MARLA, são os mesmo, mas fundamentais para prevenção e combate.
Núcleo De Apoio A Paciente com Câncer repassa equipamento para hospital. EDILENE CEREZOLLI – presidente da entidade em Campo Erê, informa que foi adquirido e repassado ao Hospital Santo Antônio, um Concentrador de Oxigênio. Ele custou 4 mil 250 reais e deve auxiliar muito o hospital, inclusive no tratamento de pessoas com coronavírus, se houver. A dirigente explica que a situação toda com o vírus preocupou muito o grupo, que resolveu juntar suas economias para comprar o equipamento. Em contato com o hospital as integrantes foram informadas de que uma o Concentrador de Oxigênio seria muito bem vindo.
Núcleo De Apoio A Pessoa Com Câncer de Campo Erê levanta fundos com rifas e vendas de artigos em brechós. O problema, diz EDILENE, é que com a quarentena as atividades estão praticamente paradas. Nem reuniões com as integrantes estão sendo realizadas porque estão proibidas as concentrações. Apenas um brechó está funcionando nesse momento. Entre as ações que o Núcleo realiza quando consegue verba é adquirir cestas básicas e fraldas para doação a quem precisa.
Mais um Concentrador de Oxigênio prepara o Hospital de Campo Erê ainda mais para o coronavírus. O diretor OLIDES LUNARDI explica que esse equipamento é o primeiro procedimento a uma pessoa que chega com insuficiência respiratória. Para manter um Concentrador de Oxigênio só tem o custo da energia elétrica, enquanto que o Respirador, que é a última etapa do paciente, precisa de um cilindro de oxigênio por dia, que custa mais de 300 reais. Tem situação, explica o médico, que um paciente precisa ficar até 14 dias submetido a um Respirador.
Vários equipamentos já foram doados ao hospital Santo Antônio, como máscaras, por exemplo. OLIDES informa que o Posto de Saúde disponibilizou 80 testes rápidos para coronavírus. O problema, completa ele, é que se corre o risco de vir, num primeiro momento, um resultado negativo falso. Um laboratório de Cascavel se comprometeu, até o fim de semana, de disponibilizar um tipo de teste que aponta se a pessoa é ou não resistente a Covid-19. LUNARDI reforça: se não precisar sair de casa, não saia.
Barracão confirma segundo caso de coronavírus no município. O município através da Secretaria de Saúde confirmou na noite de ontem, mais um segundo caso de paciente com a doença. A paciente tem 38 anos, e está internada no Hospital Regional de Francisco Beltrão. O estado de saúde é estável, mas, ela apresenta vários sintomas como falta de ar, febre, problemas com paladar, entre outros. Ainda de acordo com as informações, a secretaria de saúde já está realizando o levantamento de quais pessoas mantiveram contato com a mulher, para monitorar suas situações e acompanhando e orientando seus familiares.
Anchieta confirma terceiro caso de Covid-19. Na tarde de ontem, a equipe da Secretaria de Saúde confirmou mais dois casos de Coronavírus no município. O primeiro tinha sido confirmado terça-feira numa paciente de 19 anos. De acordo com o secretário MARTINHO SCANTAMBURLO, todas as pacientes têm ligação e estão em isolamento domiciliar. Familiares também estão em isolamento. Segundo ele, após a confirmação do primeiro caso, o município iniciou uma série de testes rápidos em pessoas próximas a ela. Nesta ação é que se confirmou mais dois casos.
Os testes nas pessoas próximas as três pacientes com Covid-19, ainda estão sendo feitos. O pedido é para que a população redobre os cuidados. Sobre a idade das mulheres que contraíram o vírus a equipe de Saúde informou que no momento não será divulgado, para evitar preconceito e outras especulações.
Aberta renegociação do Pronaf. A informação é de GEOVANO DALBELLO - da direção nacional do MPA - Movimento dos Pequenos Agricultores. Segundo ele, essa foi uma solicitação de todos os movimentos do campo, devido à pandemia do coronavírus. A possibilidade já havia sido aberta através de medida provisória, mas os bancos precisaram de tempo para se ajustar. DALBELLO, entende que essa medida é importante nesse período de incerteza de mercado.
No Oeste, leite é a única linha que pode ser renegociada. Por ter sido uma das áreas mais afetadas, os custeios da produção podem ser prorrogados por seis meses. Quanto aos investimentos, DALBELLO informa que podem ser adiados para a última prestação do contrato vigente. A orientação de GEOVANO, é que os agricultores entrem em contato com o banco e marquem horário para fazer a renegociação.
Governo investe 20 mil reais para pequenos agricultores. Segundo DALBELLO, já foi ditada à medida que disponibiliza o valor em forma de investimento aos agricultores. Mas ainda deve demorar cerca de 15 dias para que os bancos normatizem a linha. A previsão é que o investimento tenha prazo de três anos e juro de quatro vírgula seis por cento ao ano. Outra ajuda que já foi ditada é a de 30 mil reais para municípios que decretaram emergência devido a seca. Essa seve ser paga em cinco anos a juro zero.
Exército Brasileiro desenvolve Operação Covid-19 na região. O coronel de cavalaria CARLOS VAZ, relata que ação iniciou ainda no mês de março e segue sendo realizada em vários municípios da região. O principal objetivo é tentar minimizar os impactos da pandemia do coronavírus. Os pontos da Operação são fixos e nas regiões de fronteira, em especial em Dionísio Cerqueira. Além disso, o coronel conta que os militares estão dando apoio em postos de triagem da Covid-19, campanha de arrecadação e distribuição de alimento e agasalhos.
Junto a Operação Covid-19, Exército tenta coibir crimes transfronteiriços. O Coronel VAZ, conta que tem observado durante esse trabalho, que muitas pessoas tem se aproveitado desse momento de fragilidade que o mundo vive, devido a pandemia, para praticar crimes. São vários pontos de barreiras nas estradas da região e o trabalho desenvolvido é duplo, além de orientar a população sobre as medidas preventivas contra o coronavírus, a equipe ainda faz o trabalho de fiscalização contra esses crimes de contrabando e descaminho, porte de armas de fogo e tráfico de droga.
Polícia prende homem com mandado de prisão por furto. A PM de Marmeleiro prendeu ontem durante a Operação Ostensividade II um homem de 29 anos, que tinha mandado de prisão por furto. Ele foi abordado no centro da cidade, e levado para a 19ª Subdivisão de polícia em Francisco Beltrão.
Polícia recupera veículo furtado. Um Fusca furtado em Renascença foi encontrado em Francisco Beltrão. O veículo foi roubado no dia 11 de maio, mas pelas câmeras de segurança, foi identificado o autor do crime como um homem de 48 anos, que tem passagens por furto na região. Na tarde de ontem, às equipes da ROCAM e ROTAM do 21º Batalhão da Polícia Militar de Francisco Beltrão localizaram o homem e recuperam o veículo furtado.
Homem está desaparecido em São Lourenço do Oeste. A família de MARCIANO PONTEL, de 28 anos, está à procura dele que está desaparecido desde domingo.Segundo SIMONE PONTEL, irmã do desaparecido, a família registrou um Boletim de Ocorrência na Polícia Militar. MARCIANO mora sozinho, sua família reside em Galvão. Conforme SIMONE, ele não voltou para a casa desde o fim de semana, nem deu notícias.Ele foi visto pela última vez carregando uma mochila e duas sacolas. A irmã ressalta que MARCIANO toma remédio controlado e está sem a medicação. Qualquer informação pode ser repassada pelos telefones (49) 9 9930-3071, ou (49) 9 9949-6261 ou ainda (49) 9 9920-7844.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.