-STF PUBLICA DECISÃO FINAL SOBRE REVISÃO DA VIDA TODA DO INSS
-TCE MULTA MAIS DE 50 SECRETÁRIOS DE SAÚDE QUE NÃO DERAM INFORMAÇÃO SOBRE COVID
-NOVA PARCELA PARA O ASFALTO DA FRONTEIRA DEVE SER LIBERADA EM 60 DIAS
-SINDICATO DE MONDAÍ INCENTIVA PLANTIO DE NOVA VARIEDADE DE MILHO
-SÃO JOÃO DO OESTE SEGUE RENOVANDO A FROTA DE MÁQUINAS DO SETOR DE OBRAS
-SECRETÁRIO CITA DESCASO E COBRA AÇÕES DE MELHORIA NAS RODOVIAS DA REGIÃO
-PRODUTOS CONTRABANDEADOS SÃO APREENDIDOS NA SC 163
-GRAVE ACIDENTE ENTRE CARRO E CAMINHÃO DEIXA UMA PESSOA MORTA
O tempo apresenta-se encoberto em Iporã do Oeste. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com chuva durante a tarde. A mínima das últimas horas foi de 15 graus e a máxima para hoje deve ser de 22 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 93 centavos. O euro está valendo cinco reais e 44 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula três centavos.
Mais de 400 imigrantes e refugiados morreram afogados desde o início de 2023 ao tentar cruzar o mar Mediterrâneo do norte da África para a Europa, o maior número de mortes nos últimos seis anos em um período de três meses. A informação é da Organização Internacional para as Migrações da ONU. A agencia relatou 441 mortes de imigrantes entre janeiro e março na rota de imigração mais mortal do mundo, no que disse ser provavelmente uma contagem insuficiente. Cerca de metade dessas mortes estão relacionadas a atrasos nos esforços de resgate liderados pelo Estado e, em um caso, à ausência de qualquer missão de resgate.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, afirmou nesta quinta-feira estar "muito próximo" de encontrar o autor do vazamento dos documentos do serviço de inteligência norte-americano, que há dias circulam nas redes sociais. Em visita à Irlanda do Norte, BIDEN disse ainda não se preocupar com o conteúdo dos documentos vazados - que reveleram, entre outras informações: os planos dos Estados Unidos e da Organização do Tratado do Atlântico Norte para fortalecer o Exército ucraniano e que espiões norte-americanos infiltraram em órgãos governamentais de guerra da Rússia. Ele disse que há uma investigação completa acontecendo, com a inteligência e o Departamento de Justiça.
O ex-presidente do Chile SEBASTIÁN PIÑERA prestou declarações, nesta semana, sobre as violações aos direitos humanos ocorridos na repressão aos protestos ocorridos entre outubro de 2019 e marços de 2020. O ex-mandatário, que foi responsabilizado formalmente por crimes contra a humanidade, se pronunciou perante a promotora-chefe do Centro de Alta Complexidade Norte, XIMENA CHONG, encarregada da investigação. As informações são da agência de notícias da Argentina Telam. O caso de Piñera se deve principalmente a denúncias apresentadas contra ele em novembro de 2019 pelo ex-senador ALEJANDRO NAVARRO e outras organizações por violações de direitos humanos ocorridas durante seu mandato.
O Supremo Tribunal Federal publicou, nesta quinta-feira, a decisão final sobre a chamada revisão da vida toda do INSS. Agora, as ações que estavam paradas na Justiça podem ser retomadas. O STF aprovou, em dezembro, a possibilidade de mudança no cálculo do benefício de aposentadoria do INSS. Foram seis votos a cinco. A decisão estabelece que devem prevalecer todas as contribuições no cálculo do benefício, se o resultado for mais favorável ao segurado, e não apenas as feitas a partir de julho de 1994, como estabeleceu a reforma de 1999. Quem recebia salários mais altos antes de 1994, pode aumentar o benefício com a revisão. O pedido de revisão só vale para quem tinha carteira assinada ou já contribuía antes de julho de 1994.
Mesmo com o avanço da remuneração média em 2022, a desigualdade de renda aumentou nas regiões metropolitanas do Brasil. É o que mostra a décima segunda edição do boletim Desigualdade nas Metrópoles, divulgado nesta quinta-feira. De acordo com o estudo, que considera a realidade de três grupos de renda, os 10 por cento mais ricos encerraram 2022 ganhando 31 vezes o salário dos mais pobres nas regiões metropolitanas do país. As médias são de 253 reais per capita entre os 40 por cento mais pobres. Entre os 50 por cento intermediários a média é de mil 530 per capita. Os dez por cento mais ricos tem média per capita de 7 mil 933 reais. A média geral de renda por pessoa da família é de mil 644 reais.
A bancada do partido Novo na Câmara apresentou um projeto de decreto legislativo para derrubar os efeitos da portaria editada na quarta-feira pelo Ministério de Justiça e Segurança Pública que busca responsabilizar as plataformas digitais por conteúdo que faça apologia à violência nas escolas. A medida foi anunciada no mesmo dia pelo titular da pasta, FLÁVIO DINO, diante do que o ministro chamou de “situação emergencial que tem gerado uma epidemia de ataques, ameaças de ataques, bem como também de difusão de pânico no seio das famílias e das escolas.” Com base no Código de Defesa do Consumidor, a portaria prevê punições administrativas, como multas e até suspensão do serviço, caso não sejam tomadas ações pelas plataformas em suas redes sociais para coibir a disseminação de ameaças a unidades escolares, como remoção de conteúdo ou ajustes nos algoritmos que sugerem as publicações aos usuários.
O Governo de Santa Catarina firmou um acordo de cooperação com o Senai, entidade da Fiesc, para promover a ampliação do acesso dos estudantes da rede estadual ao eixo do ensino profissionalizante do novo ensino médio. A assinatura do acordo para o programa de Educação Empreendedora ocorreu na manhã desta quinta com a presença do governador JORGINHO MELLO. A iniciativa irá atender imediatamente cerca de sete mil estudantes e a expectativa da Secretaria de Estado da Educação é que o programa beneficie em torno de 10 mil novos estudantes por ano ao longo da gestão. A parceria permitirá a execução de cursos técnicos oferecidos pelo sistema como parte do eixo profissionalizante do novo ensino médio e a validação da carga horária dos cursos de aprendizagem profissional para alunos matriculados no novo ensino médio.
O Tribunal de Contas do Estado decidiu multar 53 secretários municipais de Saúde de Santa Catarina em mil 684 reais oor terem ignorado reiterados pedidos de informações sobre os cuidados que seriam tomados pelas prefeituras para evitar um novo surto de Covid-19 no Carnaval de 2022, momento de retomada do ano letivo. Os números da pandemia haviam escalado semanas antes, logo após as festas da virada de ano. O questionário, contendo perguntas como a adoção ou não do Protocolo Evento Seguro e medidas para aumentar os índices de vacinação, foi enviado a cada um dos 295 municípios do Estado. Apenas 102 responderam de pronto. As prefeituras foram provocadas novamente pelo TCE, e outras 110 enviaram resposta. No entanto, 53 seguiram ignorando os questionamento e agora foram multados.
Dos 10 milhões anunciados pelo Governo do Estado para ajudar no combate à dengue, seis milhões já foram solicitados por municípios que decretaram situação de emergência. Até o momento, Joinville, Florianópolis, Coronel Freitas, Saudades, Palhoça e São José pediram à Secretaria da Saúde o apoio financeiro. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica acompanha as ações de vigilância epidemiológica e controle vetorial realizadas pelos municípios, com equipes técnicas lotadas no nível central e nas 17 Gerências Regionais de Saúde. Santa Catarina já tem 10 mil 637 casos confirmados de dengue. Desse total, a maioria- oito mil 307 - é autóctone, ou seja, casos contraídos dentro do estado.
Município de Belmonte segue com atividades nas secretarias municipais. Segundo o prefeito, JAIR GIUMBELLI, as atividades seguem de maneira acelerada, sempre buscando resolver as necessidades dentro do menor espaço de tempo. Os trabalhos por parte do departamento de obras seguem com as equipes na localidade de Linha Peperi, sendo que boa parte dos trechos da localidade já receberam melhorias, entretanto, as chuvas da semana passada acabaram impossibilitando algumas atividades. Ainda conforme GIUMBELLI, dentro deste mês com condições climáticas adequadas, os serviços de manutenção das estradas devem ser finalizados. Destaca ainda que a secretaria de agricultura está realizando agendamentos para serviços de horas máquinas, sendo que existe um programa no qual os agricultores são beneficiados com até cinco horas máquinas e a prefeitura auxilia no pagamento, com 40 por cento das horas.
JAIR GIUMBELLI lembra ainda que este é o momento em que os produtores estão realizando o preparo do solo para o plantio. A secretaria de saúde de Belmonte também segue com suas atividades rotineiras. O prefeito, JAIR GIUMBELLI, observa que nesta semana existe uma dificuldade devido à falta de médicos para auxiliar a profissional já existente pelo programa Mais Médicos. Conforme ele, na região existe uma falta de profissionais disponíveis. O prefeito de Belmonte afirma que existe um contrato com uma cooperativa para suprir a falta de médicos no município, porém, este serviço estará disponível somente a partir do dia 24 deste mês. Ainda na área de saúde, profissionais de Belmonte estiveram presentes na cidade de Blumenau em um evento em que tiveram a oportunidade de apresentar um programa sobre cuidados com a pele, que é desenvolvido desde o ano passado no município.
A prefeitura de São João do Oeste segue na renovação da frota de máquinas da Secretaria de Obras. Município recebeu uma retroescavadeira adquirida com recursos de um leilão de bens inservíveis. A retroescavadeira da marca CAT foi entregue nesta semana e fica à disposição para diversos serviços, incluindo recuperação de estradas e acessos a propriedades. Conforme o Secretário de Transportes e Obras, AFONSO HAMMERSCHMITT, a máquina foi adquirida com agilidade, com uso de recursos obtidos no leilão eletrônico realizado no dia dois de março. O investimento nessa máquina é de 445 mil reais. HAMMERSCHMITT demonstra satisfação com a renovação da frota de veículos, o que permite atender as demandas de serviços do setor.
São João do Oeste realiza melhorias no sistema de água potável. Município enfrentava problemas com a qualidade de água entregue nas residências. Investimento visa atender a legislação referente às análises da água para o consumo humano. O Departamento de Água, recebeu nesta semana equipamentos novos para a realização de analises de água. Conforme a Engenheira Sanitarista GIOVANA GARLET, todas as estações de tratamento do município receberam um kit novo com equipamentos que proporcionam maior rigor nas análises. O objetivo é melhorar o controle diário de água que é realizado a cada duas horas, pelos operadores das ETAs, sendo necessária a renovação dos equipamentos a cada período melhorando a precisão dos resultados.
A Engenheira Sanitarista de São João do Oeste, GIOVANA GARLET destaca que, relatórios mensais são exigidos pela vigilância sanitária, pela agência ARIS e o Ministério da Saúde. Todos os profissionais que trabalham neste setor, foram convidados para participar da entrega oficial com um treinamento. O investimento é considerado alto, porém necessário para garantir a qualidade da água que os munícipes recebem e pagam. O valor total do investimento é de aproximadamente 70 mil reais.
Presídio de São Miguel do Oeste possui 30 presos da Comarca de Itapiranga. A informação é do diretor da unidade, TIARAJU LAZARI. Ele comenta que os trabalhos do Presídio Regional de São Miguel do Oeste, antiga Unidade Prisional Avançada, seguem com normalidade. O presídio regional de São Miguel do Oeste tem capacidade para 142 presos, porém, abriga um número maior que esse, sendo que no momento, estão na unidade, 176 pessoas. Um fato que chama atenção é o grande número de detentos da Comarca de Itapiranga, que inclui ainda os municípios de Tunápolis e São João do Oeste. LAZARI destaca que unidade prisionais de outras regiões de Santa Catarina e do Brasil também registram superlotação de detentos.
Presídio registra presença de condenados por diversos crimes. Segundo o diretor do Presidio de São Miguel do Oeste, TIARAJU LAZARI, é possível identificar o código penal brasileiro completo entre os detentos da unidade. Salienta que entre os apenados estão casos de roubo, feminicídio, homicídio, tráfico de drogas e outros crimes. Ressalta ainda que o presídio não se restringe apenas para apenados do Extremo Oeste. A unidade pode receber presos de qualquer região. TIARAJU LAZARI menciona que o presídio conta com diversas parcerias que possibilitam os presos trabalharem fora da unidade. Aponta como fator positivo, exemplos de pessoas que cumpriram sua pena e ao deixar o presídio, já possuíam emprego garantido para facilitar a reinserção na sociedade.
Tunápolis segue com ações de prevenção da influenza aviária. Debates ocorrem com representantes da Comissão Municipal da Saúde Agropecuária, Comissão Municipal de Agricultura, ICASA e CIDASC. Conforme a Secretária de Agricultura e Pecuária, DIRCELEI ARENHARDT, os assuntos tratados são referente a prevenção da Influenza Aviária. Países da América do Sul já possuem ocorrência do vírus em seus territórios. Brasil e Paraguai seguem livres da doença. A Secretária diz que a situação é preocupante, pois o vírus se alastra rapidamente, principalmente pelo contato de aves migratórias e ainda transmite para os suínos, além de que os humanos também podem contrair a doença. DIRCELEI afirma que é fundamental a colaboração de todos os munícipes para com a prevenção da Influenza Aviária.
O Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Mondaí está com pedidos abertos para os interessados em adquirir uma nova variedade de sementes de milho, com entrega prevista para o final do mês de junho. Conforme o coordenador, FLÁVIO ZANG, o SCS 155 Catarina foi desenvolvido pela Epagri e possui alto potencial de produção, com maior resistência as pragas e doenças. Ele lembra que esse é o momento ideal para os agricultores fazerem a preparação das lavouras, já que a variedade SCS 155 Catarina requer uma boa palhada para cobertura do solo e prevenção do surgimento de ervas daninhas. O coordenador salienta que a aveia, a ervilhaca e o nabo forrageiro são excelentes opções para o plantio direto, pois protegem o solo das chuvas torrenciais, do ataque de pragas e ainda garantem a retenção de água para subsistência das culturas.
FLÁVIO ZANG destaca que o método de plantio direto deve ser retomado pelos agricultores, pois a grande maioria das lavouras apresentam baixa qualidade de solo atualmente. O coordenador do Sintraf de Mondaí salienta que as sementes são viabilizadas pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santa Catarina e que estão sendo feitos pedidos de sacas com dez quilos de sementes a preço acessível. FLÁVIO ZANG pontua que os agricultores interessados em plantar a variedade SCS 155 Catarina podem procurar o Sindicato para efetuarem o pedido.
Prefeito confirma em Florianópolis a continuidade das obras do asfalto da fronteira. A comitiva de Tunápolis composta pelo prefeito, MARINO FREY, o Secretário de Administração, JACKSON SCHERER e o presidente da Câmara, LEANDRO BORTOLINI, cumpriu agenda durante essa semana em Florianópolis. A principal demanda levada para discussão com o Governo do Estado foi a continuidade das obras do asfalto da fronteira. De acordo com o prefeito, MARINO FREY, a sequência dos trabalhos foi garantida pelo Secretário de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina, JERRY COMPER, sendo que os recursos para o custeio das obras serão liberados por etapas, conforme a evolução dos trabalhos. FREY demonstrou grande satisfação diante da confirmação de que a importante obra que liga os municípios de Tunápolis e Itapiranga não será interrompida.
O prefeito de Tunápolis salienta que já havia posicionamento anterior do governador, JORGINHO MELLO, de que as obras com convênios assinados e já iniciadas teriam prioridade na liberação de verbas. Com isso, a expectativa é de que a primeira etapa das obras seja concluída em até dois meses, possibilitando a liberação da segunda parcela. Posteriormente, a liberação da terceira parcela será feita quando ocorrer a prestação de contas dos trabalhos realizados com os recursos liberados no primeiro pagamento. MARINO FREY enaltece que o asfalto da fronteira era pleiteado há cerca de 30 anos e vai proporcionar muitos benefícios para todo o Extremo Oeste catarinense. Ainda durante a viagem desta semana, a comitiva visitou 19 gabinetes de deputados estaduais para apresentar demandas e pedidos de emendas, que deverão ser incluídas no orçamento deste ano para liberação de recursos em 2024.
Após vários casos em que veículos de carga tiveram problemas mecânicos para subir a serra na saída da cidade de Riqueza em direção a Mondaí, a reportagem da Rádio Oeste foi conferir de perto a situação do asfalto na rodovia SC 283 na manhã desta sexta-feira, depois que uma carreta acabou parando e interrompendo o trânsito no local, por volta das 08h. A principal causa apontada pelos motoristas para os recorrentes problemas mecânicos são as más condições de conservação do asfalto, além do trecho de curva na subida que dificulta o deslocamento dos veículos carregados. A reportagem esteve na prefeitura de Riqueza, onde conversou com o Secretário de Administração, ADEMAR PIGNATI. Ele relatou que o problema existe há vários anos e que inúmeras cobranças já foram feitas. Conforme ele, os municípios da região vivem um descaso por parte do Estado, já que a SC 283 é uma rodovia estadual.
ADEMAR PIGNATI relatou ainda que as prefeituras da região não sabem quem é o responsável pela infraestrutura, visto que as demandas sempre eram levadas para a regional de Palmitos. O secretário de administração de Riqueza cita que toda semana ocorrem problemas com caminhões parados por problemas mecânicos na saída da cidade e que espera maior atenção da classe política para a situação de abandono em que se encontram as rodovias. O secretário de administração de Riqueza, ADEMAR PIGNATI, disse ainda que a prefeitura não vai mais disponibilizar máquinas para puxar os caminhões, visto que isso causa grande desgaste e prejuízos ao Município, além de contribuir para que a situação nunca seja resolvida por parte do real responsável, que é o Governo do Estado. A reportagem vai procurar a Secretaria de Infraestrutura para posicionamento sobre o caso.
Policiais Rodoviários Federais apreenderam cerca de 37 quilos de maconha e um quilo de cocaína no final da tarde de quarta-feira na BR-158, em Cunha Porã. Os tabletes foram localizados no porta-malas de um automóvel Onix, abordado durante uma fiscalização. O motorista disse aos policiais que receberia um pagamento para levar as drogas do Paraná até Porto Alegre, onde reside. O homem, de 45 anos, foi levado à Delegacia de Polícia de Maravilha, onde respondeu pelo crime de tráfico de drogas. A apreensão representou um prejuízo de aproximadamente 260 mil reais ao crime organizado.
A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste registrou uma ocorrência de contrabando na manhã desta quinta-feira, na rodovia SC-163, no município de Descanso. A guarnição flagrou um veículo Citroën Picasso transportando produtos eletrônicos, sem o devido desembaraço aduaneiro. Diante do flagrante, a mercadoria avaliada em 15 mil e 700 reais foi apreendida e encaminhada para a Receita federal.
Um grave acidente acabou vitimando um homem na manhã desta sexta-feira. O fato foi registrado na BR-163, na linha Pelegrini, na saída do município de Guaraciaba para São José do Cedro. Foi uma colisão frontal envolvendo um Monza da cidade paranaense de São Miguel do Iguaçu e um caminhão leiteiro de Anchieta. No veículo menor haviam duas pessoas, sendo que uma delas foi encontrada em estado grave e conduzida ao Hospital São Lucas de Guaraciaba. Outra pessoa que estava no carro foi encontrada já sem os sinais vitais. O condutor do caminhão não teve ferimentos. Enquanto os profissionais da saúde e forças de segurança estavam atendendo a ocorrência, um segundo caminhão, ao tentar desviar do veículo que estava a sua frente, acabou saindo da pista e tombando nas proximidades. O motorista teve ferimentos leves e foi conduzido ao hospital.
Com o acidente, o trânsito na rodovia ficou lento e bloqueado por alguns minutos, sendo que os profissionais da Polícia Rodoviária Federal realizaram também todo o trabalho de segurança do trânsito e levantamentos necessários. As Polícias Científica e Civil também foram acionadas e realizaram todos os procedimentos, bem como a remoção do corpo. A identidade da vítima fatal ainda não foi divulgada.