ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quarta-feira 14 04 2021

-SENADO OFICIALIZA CPI DA PANDEMIA COM INCLUSÃO DE ESTADOS E MUNICÍPIOS

-MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PEDE QUE AÇÃO CONTRA MOISÉS SEJA ARQUIVADA

-VEREADORES APROVAM SUPLEMENTAÇÃO PARA AMPLIAÇAO DO POSTO DE SAÚDE

-VICE-PREFEITO ASSUME SECRETARIA E PROMETE SE APROXIMAR MAIS DAS EMPRESAS

-MUNICÍPIO COMEÇA HOJE CAMPANHA DE VACINAÇAO CONTRA A GRIPE

-ABIGEATO CAUSA PREJUÍZOS DE 20 MIL REAIS PARA AGRICULTOR DA REGIÃO

-SUSPEITO DE HOMICÍDIO SE ENTREGA NA DELEGACIA E CONFESSA CRIME

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 72 centavos. O euro está valendo seis reais e 84 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

O México começou a recrutar voluntários para o primeiro ensaio clínico de sua candidata a vacina contra a Covid-19, batizada de "Patria". Segundo o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, os lotes com o imunizante desenvolvido pelo laboratório mexicano Avimex já estão prontos. De acordo com o órgão, para realizar o primeiro ensaio da vacina Patria, entre 90 e 100 adultos saudáveis serão recrutados na Cidade do México. A análise dos resultados será realizada entre abril e maio. O presidente LÓPEZ OBRADOR disse que o país deve ser autossuficientes naquilo que é fundamental.

Manifestantes voltaram a protestar e a enfrentar as forças de segurança pelo terceiro dia seguido em Brooklin Center, no subúrbio de Mineápolis, após a morte de um jovem negro de 20 anos durante uma abordagem policial no Minnesota. A morte de DAUNTE WRIGHT no domingo ocorreu a cerca de 15 quilômetros de onde GEORGE FLOYD foi morto em maio do ano passado. Ontem, as forças de segurança mais uma vez usaram bombas de efeito moral para dispersar centenas de manifestantes. Eles responderam atirando objetos contra os agentes.

A Justiça da Argentina suspendeu nesta terça-feira uma ação contra a vice-presidente CRISTINA KIRCHNER e os demais réus do caso conhecido como "dólar futuro". Eles foram acusados de cometer fraude por meio de contratos de compra de moeda no fim do mandato de KIRCHNER como presidente, em 2015. A Câmara de Cassação determinou por unanimidade a inexistência do crime. KIRCHNER é ainda alvo de outros sete processos por suposta corrupção durante seus dois mandatos como presidente.

O Brasil tinha 39 milhões e 800 mil pessoas sem conexão com a internet no final de 2019. O número representa 21 vírgula sete por cento da população com idade acima de 10 anos. Os números são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, com levantamento feito no quarto trimestre de 2019, divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Um ano antes, o número de brasileiros que não tinham acesso à rede mundial de computadores era de 45 milhões e 900 mil, o que correspondia a 25 por cento da população com 10 anos ou mais. Em um ano, o número de internautas no Brasil aumentou em seis milhões e cem mil pessoas.

O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, leu na tarde desta terça-feira o ato de criação da CPI da Pandemia. Com a medida, fica autorizada a formação do colegiado, destinado a apurar as ações e eventuais omissões do governo federal durante o enfrentamento à Covid-19. Ele também determinou a união dos requerimentos e incluiu a destinação de verbas federais a estados e municípios na área da saúde nas investigações. Os líderes partidários devem indicar integrantes para a CPI da Covid. No total, vão compor a comissão 11 senadores titulares e sete suplentes, com prazo de 90 dias de trabalho para a conclusão das investigações.

O Supremo Tribunal Federal decide nesta quarta-feira se mantém a determinação do ministro LUÍS ROBERTO BARROSO que determinou ao Senado a instalação de uma CPI para investigar as ações do governo federal no combate à pandemia de Covid. O caso será analisado pelos 11 ministros do STF, que podem concordar ou não com a determinação de BARROSO. O presidente da Corte, ministro LUIZ FUX, definiu que o caso será o primeiro da pauta de julgamentos. Por isso, o caso deve anteceder a análise de recursos contra a anulação das condenações do ex-presidente LULA em processos da Lava Jato, também prevista na pauta da sessão desta quarta.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina aceitou um agravo do Procuradoria Geral do Estado e suspendeu a obrigatoriedade de que as decisões sobre os decretos estaduais de contenção da pandemia passem pelo crivo do Coes. O desembargador JORGE LUIZ DE BORBA levou em consideração que a entrega do poder decisório ao Coes não fazia parte dos pedidos do Ministério Público na ação. A decisão esvazia o poder do Coes de delimitar os caminhos a serem seguidos pelo Governo do Estado. O grupo, no entanto, volta a ter caráter técnico e consultivo, mas não deliberativo.

Santa Catarina apresentou uma aceleração na aplicação do imunizante contra a Covid-19 nos últimos sete dias. Nesse período, os municípios aplicaram uma média de 25 mil doses diárias em todo o Estado. O ritmo em abril é até seis vezes maior do que o registrado no início da vacinação, em janeiro e fevereiro. Até o balanço mais recente, divulgado na segunda-feira pela Diretoria de Vigilância em Saúde, já foram aplicadas um milhão 56 mil 474 de doses, sendo 819 mil 328 referentes à primeira vacina e 237 mil 146 à segunda. Se mantiver esse ritmo constante, a tendência é que o Estado consiga concluir a aplicação das duas doses necessárias da vacina em todos os dois milhões 898 mil 763 integrantes dos grupos prioritários, definidos no Plano Estadual de Vacinação, até 31 de agosto deste ano.

O Ministério Público Federal se manifestou nesta terça-feira pelo arquivamento da investigação de CARLOS MOISÉS DA SILVA no caso da compra dos 200 respiradores da Veigamed por 33 milhões de reais. A posição é da subprocuradora-geral da República, LINDÔRA ARAÚJO. A investigação sobre os demais envolvidos na compra desce para Florianópolis. A representante do Ministério Público Federal aponta não haver indícios de participação de MOISÉS na compra, disse não concordar com a conclusão da CPI dos respiradores e não vê omissão juridicamente relevante do governador afastado no processo de aquisição dos equipamentos. O Ministério Público e o Tribunal de Contas também arquivaram suas investigações.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Miguel do Oeste organizou nesta semana uma reunião com as demais CDLs de Santa Catarina para debater questões envolvendo o setor de eventos no estado. A informação é da presidente, GLEICE KOOP. De acordo com ela, o objetivo foi encontrar estratégias para amenizar os impactos nesse setor. Conforme ela, o encontro só foi possível graças a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas que acabou abrindo possibilidades de interação entre todos os presidentes das CDLs. Segundo GLEICE KOOP, a preocupação é grande e por isso é fundamental que algo seja feito para ajudar de fato esse setor.

Desde o começo da pandemia da Covid-19, a proibição de eventos diversos fez o Brasil perder mais de 270 bilhões de reais e mais de três milhões de pessoas foram demitidas. O dado foi divulgado pela presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Miguel do Oeste, GLEICE KOOP. Ela destacou que o setor abrange vários outros de forma indireta e esses também foram fortemente atingidos. Ela ressaltou que pensando nisso, a entidade resolveu fazer uma reunião mais ampla e aprofundar de fato essa questão. GLEICE salientou que é extremamente possível as CDLs encabeçarem algumas ideias e colocarem em práticas para amenizar os prejuízos bilionários desse setor.

Mais de 40 Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina participaram da reunião organizada pela entidade de São Miguel do Oeste. A afirmação é da presidente, GLEICE KOOP. Ela declarou que 44 entidades participaram do momento de conversa que serviu para elaborar um documento com sugestões para a retomada mesmo que de forma parcial dos eventos no geral. Ela explicou que a ideia é enviar esse material para a secretaria de Estado de Saúde. Entre as sugestões apontadas na reunião, GLEICE citou a retomada gradativa dos eventos privados seguindo todas as orientações dos órgãos de Saúde, além de linhas de financiamento de longo prazo entre outras questões envolvendo auxílios para o setor de eventos em Santa Catarina.

As obras de revitalização da Escola Municipal Marechal Arthur da Costa e Silva, no bairro Salete começaram nesta terça-feira. O investimento na estrutura da unidade escolar será de 505 mil reais. O projeto contempla a adequação total das áreas comuns e de circulação, construção de novos sanitários e melhoria dos existentes, além da qualificação da cozinha, refeitório, áreas de apoio administrativo, pedagógico e de serviço. O projeto também prevê adequação do ginásio, acesso e circulações. A secretária de Educação, SISSE VELOZO, destacou que a escola é uma das principais do município, com 428 alunos matriculados do pré-escolar ao nono ano. Além disso, estão em obras a Escola Juscelino Kubitschek de Oliveira, no bairro Estrela, e a creche do bairro Santa Rita.

Durante a sessão ordinária desta terça-feira, realizada por videoconferência, os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram o Projeto de Lei Complementar que altera as normas relativas ao Código de Obras e Edificações. O texto prevê uma série de alterações, como o prazo de análise do projeto arquitetônico, os documentos que acompanham o projeto definitivo, a definição de edificações multifamiliares e a redação sobre a altura mínima de salas comerciais. Segundo a justificativa apresentada pelo município, as alterações são necessárias para corrigir distorções e equívocos da norma e adequá-la as demais legislações vigentes. Algumas mudanças foram solicitadas e sugeridas pelas entidades de classe da construção civil. O projeto foi aprovado por maioria, com dois votos contrários e uma abstenção.

Outro projeto aprovado em primeiro turno na sessão de ontem é o que autoriza a alteração do Plano Plurianual, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária com a abertura de um crédito adicional suplementar na importância de 823 mil reais. O objetivo é reforçar dotação orçamentária para a execução das obras de reforma e ampliação do Posto Central de Saúde. O projeto não estava na pauta, porém o líder do governo, vereador PAULO DRUMM, pediu dispensa dos pareceres para que o projeto fosse votado. O pedido de dispensa foi aprovado por maioria, com uma abstenção, e o projeto foi colocado em votação. A matéria foi aprovada por unanimidade e sofrerá a segunda votação na sessão desta quinta-feira.

Na sessão desta terça-feira, os vereadores de São Miguel do Oeste apresentaram diversas proposições sugerindo obras e serviços de infraestrutura. Entre os pedidos aprovados em plenário, estão a instalação de uma lombada física na rua Sudoeste, no Bairro Santa Rita e a implantação de melhorias na rede de energia elétrica na via que liga o Bairro Morada do Sol até a sede da comunidade Alto Guamerim. Os vereadores também solicitaram que a administração Municipal que recupere o calçamento na rua Lauro Graeff, no Bairro Estrela e construa uma nova ponte e calçamento na rua Alfredo Burgim, no Bairro Santa Rita. Os pedidos e indicações aprovados na noite de ontem seguem agora para o prefeito WILSON TREVISAN.

A câmara de vereadores também aprovou, nesta terça-feira, uma moção de apelo para a construção de uma passarela na avenida Willy Barth. O pedido foi apresentado pelo presidente da casa, vereador VANIRTO CONRADT. No documento, ele solicita a construção da estrutura para a passagem de pedestres ligando a rua Sete de Setembro, na esquina do Supermercado Vipi, ao Bairro Andreatta. Ele também pede outra passarela em frente à Bregomar Veículos. A intenção, conforme VANIRTO, é diminuir os acidentes e dar mais segurança aos pedestres e moradores. A moção será enviada à governadora em exercício, DANIELA REINEHR, ao diretor-geral do Dnit, ANTÔNIO LEITE DOS SANTOS FILHO e ao secretário estadual de Infraestrutura e Mobilidade, LEODEGAR TISKOSKI.

Os vereadores voltaram a abordar a vacinação contra a Covid na sessão de ontem à noite. Os vereadores CRIS ZANATTA, MARIA TEREZA CAPRA, CARLOS AGOSTINI, GILMAR BALDISSERA e VANIR SCHARNOSKI apresentaram uma indicação sugerindo a vacinação em forma de rodízio nos bairros. Eles entendem que esse sistema impediria a aglomeração na praça Walnir Botaro Daniel. Os vereadores afirmaram que a forma atual de vacinação está gerando alguns problemas, como por exemplo, a presença de um número grande de pessoas na praça com risco de aglomeração. Outro pedido dos vereadores é pela vacinação em sistema de drive thru, com atendimento também na parte da noite.

O município de São Miguel do Oeste vai vacinar, a partir de amanhã, os idosos de 65 anos. A imunização vai acontecer entre oito da manhã e meio-dia na praça Walnir Bottaro Daniel. Para receber a vacina, é necessário apresentar Comprovante de Residência, Cartão SUS, Carteira de Vacinação e um documento de identificação, como RG ou CPF. Quem tiver positivado para covid-19 nos últimos 30 dias ou estiver com sintomas gripais deve aguardar para fazer a vacina em outra oportunidade. Até o momento, cerca de nove mil doses foram aplicadas em moradores de São Miguel do Oeste. Mais de três mil pessoas já receberam as duas doses necessárias para garantir a imunização contra covid-19.

O número de casos ativos de Covid ficou abaixo de cem pessoas nesta terça-feira. A doença segue em tendência de queda. Ontem, 16 pessoas foram diagnosticadas com a doença e 26 entraram para a lista de recuperados. 92 estão com o vírus ativo. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, a taxa de ocupação está em 93 por cento com23 pacientes confirmados na UTI. O setor de UTI tem dois leitos vagos. Na enfermaria, são 15 confirmados com um leito disponível. Nas últimas 24 horas, não houve nenhum óbito e a fila de espera por leitos de UTI está zerada desde a semana passada.

Começa nesta segunda-feira a vacinação contra a gripe. A tradicional campanha de imunização da influenza vai seguir um calendário com os grupos prioritários. De acordo com a secretária de saúde, GENI GIRELLI, as agentes comunitárias de saúde já estão entrando em contato direto com as famílias que possuem integrantes no público prioritário desta primeira etapa da campanha, da qual fazem parte as crianças de seis meses a seis anos incompletos. Nesta primeira remessa, o município recebeu mil 160 doses que foram distribuídas de forma igualitária entre todos as unidades do estratégia saúde da família. Os postos irão definir o sistema de vacinação conforme a demanda de cada bairro.

A vacinação da campanha contra a gripe foi definida com o objetivo de evitar aglomerações e atender a todos com segurança e qualidade. A afirmação é da secretária de saúde, GENI GIRELLI. Ela comentou que a aplicação das vacinas nos postos de bairro também vai facilitar o deslocamento dos moradores até o local da vacinação. A campanha nacional de imunização contra a gripe tem previsão de ser concluída até o dia nove de julho. A vacinação começa com as crianças. Em seguida, serão imunizadas gestantes e puérperas. A terceira fase prevê a vacinação dos profissionais da saúde e, na sequência, os idosos. Depois, começa a imunização das pessoas portadoras de doenças crônicas.

O vice-prefeito EDENILSON ZANARDI assumiu, no começo desta semana, a secretaria de Desenvolvimento Urbano. Ele vai comandar a pasta interinamente até que o município defina um novo nome para o cargo. ZANARDI citou que a empresária JUSSARA DAL VITT vinha fazendo um bom trabalho e a administração entendeu as razões apresentadas por ela para deixar a secretaria. JUSSARA alegou que vai destinar mais tempo para os negócios e outros motivos pessoais. ZANARDI, que esteve ontem no Peperi Entrevista disse que conhece a realidade do setor produtivo e está a par dos projetos da secretária. Ela disse que pretende aproveitar esse momento para se aproximar ainda mais dos empreendedores, ouvir os pedidos e dar atenção especial para quem quer investir em São Miguel do Oeste.

O vice-prefeito EDENILSON ZANARDI afirmou no Peperi Entrevista desta terça-feira que a administração não quer acelerar o processo de escolha do novo secretário de desenvolvimento. Ele citou que o município vai ouvir o conselho das entidades empresariais como fez ao definir o nome de JUSSARA DAL VITTI. No entanto, o governo deve também ouvir outros setores e segmentos para escolher a pessoa que vai comandar a pasta de desenvolvimento econômico de São Miguel.

A Polícia Civil, com apoio do Serviço Aeropolicial de Fronteira e da Polícia Militar, está realizado a operação “158” nesta quarta-feira. O objetivo é cumprir diversos mandados de prisão e de busca e apreensão em cidades da região. Cerca de 80 policiais estão mobilizados nas diligências desde a madrugada. A operação segue até que todas as ordens sejam cumpridas. Uma coletiva de imprensa será realizada às quatro horas da tarde para divulgação dos detalhes e dos resultados da operação.

Um agricultor, vítima de abigeato, teve um prejuízo de cerca de 20 mil reais no município de Descanso. O crime aconteceu na comunidade de Pratinha, interior do município. De acordo com o agricultor, os ladrões mataram um touro da raça Charolês de 900 quilos avaliado em 15 mil e um vaca Nelore de 400 quilos com um valor de quatro mil. Um dos animais foi encontrado com uma marca de tiro na cabeça e com o pescoço cortado. Os ladrões deixaram o animal no campo e levaram toda a carne do segundo bovino. O homem fez um boletim de ocorrência e a polícia vai investigar o caso.

O principal suspeito de um homicídio no final de semana em Princesa se entregou à polícia na tarde de ontem. O homem esteve na delegacia acompanhando de um advogado, foi interrogado e preso preventivamente. O crime aconteceu no domingo à noite em uma propriedade rural da comunidade de Linha Progresso. JONATHAN DE LIMA, 28 anos, foi morto a golpes de faca. O corpo foi encontrado por volta do meio-dia de segunda-feira. JONATHAN era natural de São Miguel do Oeste e trabalhava na propriedade onde aconteceu o crime. A Polícia Civil informou que imagens do sistema de monitoramento mostram os dois saindo juntos de um bar no final da tarde de ontem. Além disso, o carro do suspeito foi encontrado nas proximidades da casa com vários documentos em nome dele. O inquérito policial deve ser finalizado em 30 dias.

O homem suspeito do homicídio em Princesa alegou que houve uma discussão e uma briga entre ele e JONATHAN DE LIMA na noite em que o rapaz foi morto a golpes de faca. O suspeito afirmou durante o interrogatório que eles estavam em um bar na comunidade da Linha Padre Réus no domingo à tarde. Na versão do homem, os dois tinham ingerido bebida alcoólica e ele deu carona para vítima. Já na casa da vítima, houve uma discussão em razão do pagamento do valor da corrida. Segundo o suspeito, a vítima estava armada com facas no momento em que entraram em vias de fato. Em seguida, ele pegou uma faca e golpeou a vítima por diversas vezes. A Polícia Civil ainda vai fazer outras diligências e ouvir outras pessoas para apurar exatamente o que aconteceu.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.