-SENADO OFICIALIZA CPI DA PANDEMIA COM INCLUSÃO DE ESTADOS E MUNICÍPIOS
-MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PEDE QUE AÇÃO CONTRA MOISÉS SEJA ARQUIVADA
-NOVA LEI AUMENTA VALIDADE DA CNH PARA DEZ ANOS
-SINDICATO COBRA AÇÃO RÁPIDA E EFICIENTE PARA SETOR AGRÍCOLA
-VEREADOR SOLICITA INSTALAÇÃO DE TERMINAL RODOVIÁRIO NO MUNICÍPIO
-PREFEITO REIVINDICA RECURSOS PARA SETOR DE ÁGUA E AGRICULTURA
-AUTOR DE HOMICÍDIO NA REGIÃO SE APRESENTA NA DELEGACIA E CONFESSA CRIME
-HOMEM CONDENADO POR ESTUPRAR A PRÓPRIA FILHA É PRESO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 25graus. A mínima das últimas horas foi de 14graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 72centavos. O euro está valendo seis reais e 84centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
O México começou a recrutar voluntários para o primeiro ensaio clínico de sua candidata a vacina contra a Covid-19, batizada de "Patria". Segundo o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, os lotes com o imunizante desenvolvido pelo laboratório mexicano Avimex já estão prontos. De acordo com o órgão, para realizar o primeiro ensaio da vacina Patria, entre 90 e 100 adultos saudáveis serão recrutados na Cidade do México. A análise dos resultados será realizada entre abril e maio. O presidente LÓPEZ OBRADOR disse que o país deve ser autossuficientes naquilo que é fundamental.
Manifestantes voltaram a protestar e a enfrentar as forças de segurança pelo terceiro dia seguido em Brooklin Center, no subúrbio de Mineápolis, após a morte de um jovem negro de 20 anos durante uma abordagem policial no Minnesota. A morte de DAUNTE WRIGHT no domingo ocorreu a cerca de 15 quilômetros de onde GEORGE FLOYD foi morto em maio do ano passado. Ontem, as forças de segurança mais uma vez usaram bombas de efeito moral para dispersar centenas de manifestantes. Eles responderam atirando objetos contra os agentes.
A Justiça da Argentina suspendeu nesta terça-feira uma ação contra a vice-presidente CRISTINA KIRCHNER e os demais réus do caso conhecido como "dólar futuro". Eles foram acusados de cometer fraude por meio de contratos de compra de moeda no fim do mandato de KIRCHNER como presidente, em 2015.A Câmara de Cassaçãodeterminou por unanimidade a inexistência do crime. KIRCHNER é ainda alvo de outros sete processos por suposta corrupção durante seus dois mandatos como presidente.
O Brasil tinha 39 milhões e 800 mil pessoas sem conexão com a internet no final de 2019. O número representa 21 vírgula sete por cento da população com idade acima de 10 anos. Os números são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, com levantamento feito no quarto trimestre de 2019, divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Um ano antes, o número de brasileiros que não tinham acesso à rede mundial de computadores era de 45 milhões e 900 mil, o que correspondia a 25 por cento da população com 10 anos ou mais. Em um ano, o número de internautas no Brasil aumentou em seis milhões e cem mil pessoas.
O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, leu na tarde desta terça-feira o ato de criação da CPI da Pandemia. Com a medida, fica autorizada a formação do colegiado, destinado a apurar as ações e eventuais omissões do governo federal durante o enfrentamento à Covid-19. Ele também determinou a união dos requerimentos e incluiu a destinação de verbas federais a estados e municípios na área da saúde nas investigações. Os líderes partidários devem indicar integrantes para a CPI da Covid. No total, vão compor a comissão 11 senadores titulares e sete suplentes, com prazo de 90 dias de trabalho para a conclusão das investigações.
O Supremo Tribunal Federal decide nesta quarta-feira se mantém a determinação do ministro LUÍS ROBERTO BARROSO que determinou ao Senado a instalação de uma CPI para investigar as ações do governo federal no combate à pandemia de Covid. O caso será analisado pelos 11 ministros do STF, que podem concordar ou não com a determinação de BARROSO. O presidente da Corte, ministro LUIZ FUX, definiu que o caso será o primeiro da pauta de julgamentos. Por isso, o caso deve anteceder a análise de recursos contra a anulação das condenações do ex-presidente LULA em processos da Lava Jato, também prevista na pauta da sessão desta quarta.
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina aceitou um agravo do Procuradoria Geral do Estado e suspendeu a obrigatoriedade de que as decisões sobre os decretos estaduais de contenção da pandemia passem pelo crivo do Coes. O desembargador JORGE LUIZ DE BORBA levou em consideração que a entrega do poder decisório ao Coes não fazia parte dos pedidos do Ministério Público na ação. A decisão esvazia o poder do Coes de delimitar os caminhos a serem seguidos pelo Governo do Estado. O grupo, no entanto, volta a ter caráter técnico e consultivo, mas não deliberativo.
Santa Catarina apresentou uma aceleração na aplicação do imunizante contra a Covid-19 nos últimos sete dias. Nesse período, os municípios aplicaram uma média de 25 mil doses diárias em todo o Estado. O ritmo em abril é até seis vezes maior do que o registrado no início da vacinação, em janeiro e fevereiro. Até o balanço mais recente, divulgado na segunda-feira pela Diretoria de Vigilância em Saúde, já foram aplicadas um milhão 56 mil 474 de doses, sendo 819 mil 328 referentes à primeira vacina e 237 mil 146 à segunda. Se mantiver esse ritmo constante, a tendência é que o Estado consiga concluir a aplicação das duas doses necessárias da vacina em todos os dois milhões 898 mil 763 integrantes dos grupos prioritários, definidos no Plano Estadual de Vacinação, até 31 de agosto deste ano.
O Ministério Público Federal se manifestou nesta terça-feira pelo arquivamento da investigação de CARLOS MOISÉS DA SILVA no caso da compra dos 200 respiradores da Veigamed por 33 milhões de reais. A posição é da subprocuradora-geral da República, LINDÔRA ARAÚJO. A investigação sobre os demais envolvidos na compra desce para Florianópolis. A representante do Ministério Público Federal aponta não haver indícios de participação de MOISÉS na compra, disse não concordar com a conclusão da CPI dos respiradores e não vê omissão juridicamente relevante do governador afastado no processo de aquisição dos equipamentos. O Ministério Público e o Tribunal de Contas também arquivaram suas investigações.
-MUNICÍPIO PAGA INCENTIVO PARA PRODUÇÃO DE SILAGEM
-NOVA LEI AUMENTA VALIDADE DA CNH PARA DEZ ANOS
-SINDICATO COBRA AÇÃO RÁPIDA E EFICIENTE PARA SETOR AGRÍCOLA
-VEREADOR SOLICITA INSTALAÇÃO DE TERMINAL RODOVIÁRIO NO MUNICÍPIO
-PREFEITO REIVINDICA RECURSOS PARA SETOR DE ÁGUA E AGRICULTURA
Depois de ter sido adiado duas vezes em função de restrições da pandemia, o curso de capacitação para interessados no crédito fundiário está confirmado para esta quinta-feira. De acordo com o presidente do Sindicato da Agricultura Familiar (SINTRAF) de Mondaí, FLÁVIO ZANG, a reunião inicia de manhã, às 9h, com intervalo depois de meio dia para o almoço, e segue à tarde, até as 17h. O curso será por videoconferência e segundo ZANG, o agricultor interessado no crédito fundiário precisa passar por essa capacitação, onde vai conhecer todas as regras do programa. Ele salienta que mais de 20 produtores do SINTRAF de Mondaí estão inscritos. Para a capacitação será encaminhado um link, que os agricultores inscritos no sistema deverão acessar.
Conforme ZANG, o coordenador vai ver quem está participando, por isso ressalta que o agricultor precisa ficar na videoconferência o dia inteiro e assim conseguir comprovar que recebeu a capacitação. Os produtores que concluírem o curso também vão receber certificado. FLÁVIO ZANG acrescenta que na capacitação será detalhado sobre a questão do PRONAF, as linhas de juros e parcelas de pagamento. Reitera que para acessar o crédito, o agricultor tem dois anos de prazo para adquirir terra, caso contrário, terá que fazer nova capacitação depois.
O Viveiro de São João do Oeste mantém o cultivo de várias espécies de plantas, incluindo chás, árvores nativas, ornamentais e eucalipto. Flores de estação servem para embelezamento de espaços públicos em trabalho do Departamento de Urbanismo. Nestes canteiros, algumas sementes importadas são usadas para obter melhor qualidade das plantas. Segundo um dos responsáveis pelo viveiro municipal MILTON HENTGES a demanda é grande e há vários pedidos. Ele relata que vem ocorrendo uma queda brusca na procura de eucalipto nos últimos anos. O viveiro produz atualmente cerca de 10 por cento da produção que ocorria há uma década. Volume é irrisório com projeção de 30 a 50 mil mudas para este ano. Pedidos seguem aberto, porém a procura é bastante baixa por ter uma redução significativa no valor de mercado do eucalipto.
MILTON HENTGES informa ainda que o horto medicinal possui grande produção de chás que são entregues gratuitamente. O município também não cobra por árvores nativas. A cobrança ocorre somente de mudas de eucalipto, por ser um cultivo destinado ao comércio. Já as plantas ornamentais são destinadas apenas para espaços públicos, nos canteiros de ruas, praças, centro comunitários, principalmente em pátios de igrejas. HENTGES destaca ainda que o viveiro municipal está aberto à visitação em espaço próximo à creche da cidade e a população do município pode usufruir de vários benefícios concedidos.
Santa Helena paga incentivo para produção de silagem. A informação é do técnico da Secretaria de Agricultura, JOÃO LAUER. Segundo ele, o programa trata de incentivo para confecção de silagem no território do município. O pagamento é feito diretamente aos agricultores que produzem silagem, principalmente para bovinocultura de leite e de corte. O programa já iniciou no ano passado e para aderir, o agricultor deve ir na Secretaria de Agricultura e preencher requerimento com todos os dados, como carteira de identidade, CPF e banco onde possui conta. A Secretaria faz a medição da área do produtor, seguida de um laudo, e encaminha ao setor de compras do município, que então faz o pagamento. Neste ano cerca de 35% dos produtores já foram atendidos na primeira leva, que é da silagem do cedo. JOÃO LAUERenfatiza que agora muitos produtores ainda vão confeccionar a silagem da safrinha e verifica que a adesão ao programa da prefeitura está sendo significativa.
O Código de Trânsito Brasileiro (CBT) sofreu alterações com a lei 14 mil e 71, de 2020, que entrou em vigor nesta segunda-feira. De acordo com a sócia-proprietária da Auto Escola Iporã, ROSELI VIZENTIN, a partir de agora, para condutores com menos de 50 anos, no momento da renovação da CNH a validade vai passar para dez anos, independente da categoria. De 50 até 69 anos, a validade passa a ser de cinco anos e a partir dos 70 passa a ser de três anos. Na nova lei, porém, também está previsto que o médico que vai fazer o exame tem autonomia de diminuir esta validade, se considerar necessário. O sistema de pontuação também sofreu alterações com a nova lei. Antes, a suspensão ocorria apenas a partir dos 20 pontos acumulados.
Segundo ROSELI, o condutor que não tem nenhuma infração gravíssima no currículo terá a carteira suspensa se somar 40 pontos. Esta pontuação também enquadra condutores que exercem atividade remunerada, como taxistas, motoristas de aplicativos, transporte escolar, coletivo e de cargas. Se o condutor já tiver uma infração gravíssima, a suspensão da carteira acontece com 30 pontos. A partir de duas infrações gravíssimas, permanece de 20 pontos. ROSELI VIZENTIN enfatiza que ao atingir a pontuação num período de 12 meses, inicia processo administrativo e o estado tem cinco anos para julgar. Quando a pessoa tiver a CNH suspensa, precisa entregar e não pode conduzir nesse período, senão a CNH é cassada. Para voltar a ter direito de dirigir, precisa fazer curso de reciclagem e prova na delegacia regional, obtendo nota sete, para só depois poder reaver o documento de habilitação.
Sindicato cobra ação rápida e eficiente para o setor agrícola. Pauta de reivindicações foi entregue aos governos estadual e federal. A solicitação foi feita pelos Sindicatos, Fetaesc, Bancada dos Deputados do Oeste e Associação Três Fronteiras. Até o momento o socorro ao setor agrícola é considerado abaixo do ideal diante das perdas significativas que foram registradas. Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste, SIMONE LERNER, um dos pedidos ao governo federal foi para a renegociação das dívidas sem acréscimo de juro. Este encaminhamento já está disponível nas agências bancárias em municípios que decretaram situação de emergência em virtude de prejuízos causados por estiagem e ataque de pragas. Já o Pronaf de 30 mil reais em condições especiais para a agricultura familiar foi negado pelo governo federal com alegação de que não possui recursos disponíveis.
SIMONE LERNER relata que do governo estadual são aguardadas medidas para estabilizar o preço do leite. Cita que está em andamento um estudo com instituições no Brasil e também no exterior para garantir uma margem de lucro ao produtor. A presidente do Sindicato também defende aumento de valores do governo estadual no programa de erradicação de Brucelose e Tuberculose. O valor pago ao produtor rural na indenização por animal sacrificado é muito baixo em comparação ao valor de mercado. Ressalta ainda que as medidas sanitárias que são impostas causam aumento do custo de produção. De acordo com SIMONE, no período de vazio sanitário o agricultor fica sem recursos e precisa de uma compensação para honrar seus compromissos.
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais é otimista para ações do governo do estado. SIMONE LERNER, lamenta que as trocas de governo em Santa Catarina prejudicam alguns encaminhamentos devem ser refeitos e isso atrasa os resultados. Ela chama atenção para o bom entendimento com o Secretário de Estado da Agricultura, ALTAIR SILVA, que conhece a região e sempre está aberto ao diálogo. SIMONE também demonstra confiança nas ações dos deputados da Bancada do Oeste que estão empenhados em garantir benefícios para a agricultura familiar. A presidente chama atenção para os serviços prestados pelo sindicato em Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste, incluindo pedidos de alevinos e de mudas frutíferas.
O prédio onde funcionava a rodoviária de Iporã do Oeste foi desativado para este atendimento e o proprietário está fazendo reformas com outras finalidades. Diante da situação, o vereador MICHEL BARTH fez indicação ao poder executivo para instalação de um terminal rodoviário no município. Ele relata que esta é a primeira indicação dele, e a quinta da nova legislatura. O vereador ressalta que a indicação solicita a construção de espaço onde os ônibus possam fazer manobras e os passageiros possam se abrigar, inclusive ao entrarem no transporte, especialmente em dias de chuva. Além de proporcionar maior segurança, a iniciativa também ofereceria mais comodidade aos cidadãos. MICHEL BARTH reitera que a indicação está aberta para quem quiser complementar e em seguida será enviada ao executivo. Em conversas com os demais vereadores, BARTH constata que as pessoas questionam o fato de Iporã do Oeste não ter mais rodoviária. Ele destaca a parceria entre os integrantes do legislativo para debater projetos e afirma que todos trabalham partindo do ponto de vista do cidadão.
Em estadia na capital do estado na última semana, o prefeito de Descanso, SADI BONAMIGO, cumpriu duas agendas principais, juntamente com o assessor jurídico. A primeira situação abordada foi com a CASAN, por meio de audiência com a presidente da empresa, para encaminhar o funcionamento da estação de tratamento de dejetos humanos do município. Segundo BONAMIGO, a estação já está concluída e foi entregue pela empresa, mas ainda não opera, por isso o município cobrou agilidade. Salienta que existe inclusive termo de cooperação entre sete municípios, junto ao Ministério Público, para recolha de dejetos humanos nas fossas, que também poderia ser realizado nesta estação de tratamento. BONAMIGO lembra ainda que a questão do lodo é de responsabilidade da CASAN.
A presidente da CASAN deu parecer favorável para nos próximos dois meses iniciar os trabalhos na ETA. O município dispõe da licença de operação, inclusive já houve investimento superior a 700 mil na estação de tratamento, em parte com recursos próprios, por isso reitera a necessidade de fazer com ela opere o quanto antes. Quanto ao abastecimento de água, SADI BONAMIGO enfatiza que na última administração conseguiu levar água potável ao distrito de Itajubá e agora a missão é atender São Valentim. Ressalta que existe investimento no local, porém o município não tem água suficiente para distribuir e aponta que a responsabilidade também é da CASAN. A expectativa, segundo o prefeito, é de que a empresa atenda São Valentim com água tratada a partir de julho do ano que vem.
Outro assunto abordado pela comitiva de Descanso em Florianópolis foi relativo à Agricultura, com o secretário de Estado, ALTAIR SILVA. BONAMIGO destaca que existem dois projetos para executar no município. Um é a busca de retroescavadeira, no valor de 150 mil reais, para atender no Programa Jovem Rural e incentivar a sucessão nas propriedades. Outro projeto é a pavimentação asfáltica no trecho em frente ao silo da Cooper A1, até a rodovia que liga Descanso a Belmonte. O município já fez calçamento da cidade até a cooperativa por meio de programa do Fundam, mas ainda falta a parte do acesso à entrada da cooperativa, por cerca de 60 metros. SADI BONAMIGO afirma que recebeu sinal positivo do secretário ALTAIR SILVA, junto com o deputado FABIANO DA LUZ, para encaminhar recursos à Agricultura de Descanso.
-FORÇAS DE SEGURANÇA CUMPREM MANDADOS DE PRISÃO NA REGIÃO
-AUTOR DE HOMICÍDIO SE APRESENTA NA DELEGACIA E CONFESSA CRIME
-HOMEM CONDENADO POR ESTUPRO DA PRÓPRIA FILHA É PRESO
Agricultor tem prejuízo de 19 mil reais com crime de abigeato. O crime foi registrado na segunda-feira, na comunidade de Pratinha, interior de Descanso. De acordo com o boletim de ocorrência, um vizinho do proprietário dos animais avisou a família de que tinha animais mortos. Imediatamente, a família se deslocou até o local e se depararam com uma vaca Nelore, morta com marca de tiro na cabeça e também com o pescoço cortado, e um touro sem vísceras. Além dos animais mortos e da carne que foi furtada, foram danificados cercas e portões da propriedade. Segundo o proprietário, foram dois animais mortos, um touro da raça Charolês de 900kg com o valor de 15 mil reais e uma vaca Nelore de 400kg e com um valor de quatro mil. Ao todo, o prejuízo passa de 19 mil reais.
Forças de segurança cumprem mandados de prisão na região. A Polícia Civil, com apoio do SAER/FROn, Canil e da Polícia Militar, está realizando a Operação “158”, que visa cumprir diversos mandados de prisão e de busca e apreensão em cidades da região. Cerca de 80 policiais estão desde a madrugada, mobilizados nas investigações. A operação segue até que todas as ordens sejam cumpridas. Uma coletiva de imprensa será realizada às 16h desta quarta-feira, para repassar o resultado da operação.
Autor de homicídio na região se apresenta na delegacia e confessa crime. A Polícia Civil de Princesa, com o apoio de policiais da Delegacia de São José do Cedro, cumpriu nesta terça-feira mandado de prisão expedido em desfavor do autor do homicídio praticado no município de Princesa, no domingo.
De acordo com a Polícia Civil, na segunda-feira, por volta das 11h, foi localizado na Linha Progresso, interior do município, o corpo de JONATAN DE LIMA. A vítima estava no interior da residência e apresentava diversos ferimentos provocados por uma faca. Verificou-se que o crime teria sido cometido na noite de domingo. No local, a Polícia Civil e Perícia localizaram a faca, possivelmente utilizada no crime, bem como nas imediações também foi localizado um veículo Fiat/Stilo, abandonado.
No interior do veículo havia diversos documentos em nome do autor, de 42 anos. Diante disso, foram colhidas imagens do sistema de monitoramento do local dos fatos, bem como efetuadas investigações para verificar a autoria do crime. Foi instaurado Inquérito Policial e coleta de informações com as testemunhas. Apurou-se que JONATAN esteve em um bar na comunidade da Linha Padre Réus, junto com outras pessoas, sendo uma delas o suspeito do crime. Também se verificou que a vítima saiu do local de carona com o autor do homicídio, em um veículo Fiat/Stilo, ocasião em que se deslocaram até a residência da vítima. As informações foram confirmadas pelo sistema de monitoramento do local. A partir dos depoimentos de testemunhas e investigações efetuadas, constatou-se que o autor do crime foi realmente o autor preso.
A polícia prendeu o autor, o que foi deferido pelo Ministério Público e Poder Judiciário. O advogado do autor procurou a Polícia Civil nesta terça-feira, informando que iria apresentá-lo. O autor foi interrogado sobre os fatos, ocasião em que também foi dado cumprimento ao mandado de prisão. Ao ser interrogado, o autor disse que ambos tinham ingerido bebida alcoólica e que deu carona para vítima. Ele informou que houve discussão devido ao pagamento do valor da corrida. Alegou que a vítima estava armada com facas no momento em que passaram a se agredir. Posteriormente, se apossou de uma faca e golpeou a vítima por diversas vezes, culminando na morte de JONATAN. Outras investigações serão efetuadas e outras pessoas interrogadas sobre os fatos, devendo o Inquérito Policial ser concluído em 30 dias. A Polícia Civil frisa que para o crime de homicídio qualificado há previsão de pena de doze a trinta anos de prisão.
Homem condenado por estupro da própria filha é preso. O cumprimento do mandado de prisão em desfavor do homem de 45 anos, condenado por estupro de vulnerável, aconteceu na tarde desta segunda-feira, quando ele se apresentou na Delegacia de Pinhalzinho, na presença da advogada. Segundo a Polícia, os abusos aconteceram por várias vezes, na cidade de Pinhalzinho, quando a vítima, que é filha do autor, tinha menos de 14 anos. O Ministério Público ajuizou ação contra o homem, que foi condenado a mais de 12 anos de reclusão. Ainda segundo a Polícia, ele estava foragido desde o mês de março, data em que foi expedido o mandado de prisão. Após os procedimentos, o homem foi encaminhado à Unidade Prisional Avançada de Maravilha.