ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 14/04/21

O México começou a recrutar voluntários para o primeiro ensaio clínico de sua candidata a vacina contra a Covid-19, batizada de "Patria". Segundo o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, os lotes com o imunizante desenvolvido pelo laboratório mexicano Avimex já estão prontos. De acordo com o órgão, para realizar o primeiro ensaio da vacina Patria, entre 90 e 100 adultos saudáveis serão recrutados na Cidade do México. A análise dos resultados será realizada entre abril e maio. O presidente LÓPEZ OBRADOR disse que o país deve ser autossuficientes naquilo que é fundamental.

Manifestantes voltaram a protestar e a enfrentar as forças de segurança pelo terceiro dia seguido em Brooklin Center, no subúrbio de Mineápolis, após a morte de um jovem negro de 20 anos durante uma abordagem policial no Minnesota. A morte de DAUNTE WRIGHT no domingo ocorreu a cerca de 15 quilômetros de onde GEORGE FLOYD foi morto em maio do ano passado. Ontem, as forças de segurança mais uma vez usaram bombas de efeito moral para dispersar centenas de manifestantes. Eles responderam atirando objetos contra os agentes.

A Justiça da Argentina suspendeu nesta terça-feira uma ação contra a vice-presidente CRISTINA KIRCHNER e os demais réus do caso conhecido como "dólar futuro". Eles foram acusados de cometer fraude por meio de contratos de compra de moeda no fim do mandato de KIRCHNER como presidente, em 2015. A Câmara de Cassação determinou por unanimidade a inexistência do crime. KIRCHNER é ainda alvo de outros sete processos por suposta corrupção durante seus dois mandatos como presidente.

O Brasil tinha 39 milhões e 800 mil pessoas sem conexão com a internet no final de 2019. O número representa 21 vírgula sete por cento da população com idade acima de 10 anos. Os números são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, com levantamento feito no quarto trimestre de 2019, divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Um ano antes, o número de brasileiros que não tinham acesso à rede mundial de computadores era de 45 milhões e 900 mil, o que correspondia a 25 por cento da população com 10 anos ou mais. Em um ano, o número de internautas no Brasil aumentou em seis milhões e cem mil pessoas.

O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, leu na tarde desta terça-feira o ato de criação da CPI da Pandemia. Com a medida, fica autorizada a formação do colegiado, destinado a apurar as ações e eventuais omissões do governo federal durante o enfrentamento à Covid-19. Ele também determinou a união dos requerimentos e incluiu a destinação de verbas federais a estados e municípios na área da saúde nas investigações. Os líderes partidários devem indicar integrantes para a CPI da Covid. No total, vão compor a comissão 11 senadores titulares e sete suplentes, com prazo de 90 dias de trabalho para a conclusão das investigações.

O Supremo Tribunal Federal decide nesta quarta-feira se mantém a determinação do ministro LUÍS ROBERTO BARROSO que determinou ao Senado a instalação de uma CPI para investigar as ações do governo federal no combate à pandemia de Covid. O caso será analisado pelos 11 ministros do STF, que podem concordar ou não com a determinação de BARROSO. O presidente da Corte, ministro LUIZ FUX, definiu que o caso será o primeiro da pauta de julgamentos. Por isso, o caso deve anteceder a análise de recursos contra a anulação das condenações do ex-presidente LULA em processos da Lava Jato, também prevista na pauta da sessão desta quarta.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina aceitou um agravo da Procuradoria Geral do Estado e suspendeu a obrigatoriedade de que as decisões sobre os decretos estaduais de contenção da pandemia passem pelo crivo do Coes. O desembargador JORGE LUIZ DE BORBA levou em consideração que a entrega do poder decisório ao Coes não fazia parte dos pedidos do Ministério Público na ação. A decisão esvazia o poder do Coes de delimitar os caminhos a serem seguidos pelo Governo do Estado. O grupo, no entanto, volta a ter caráter técnico e consultivo, mas não deliberativo.

Santa Catarina apresentou uma aceleração na aplicação do imunizante contra a Covid-19 nos últimos sete dias. Nesse período, os municípios aplicaram uma média de 25 mil doses diárias em todo o Estado. O ritmo em abril é até seis vezes maior do que o registrado no início da vacinação, em janeiro e fevereiro. Até o balanço mais recente, divulgado na segunda-feira pela Diretoria de Vigilância em Saúde, já foram aplicadas um milhão 56 mil 474 de doses, sendo 819 mil 328 referentes à primeira vacina e 237 mil 146 à segunda. Se mantiver esse ritmo constante, a tendência é que o Estado consiga concluir a aplicação das duas doses necessárias da vacina em todos os dois milhões 898 mil 763 integrantes dos grupos prioritários, definidos no Plano Estadual de Vacinação, até 31 de agosto deste ano.

O Ministério Público Federal se manifestou nesta terça-feira pelo arquivamento da investigação de CARLOS MOISÉS DA SILVA no caso da compra dos 200 respiradores da Veigamed por 33 milhões de reais. A posição é da subprocuradora-geral da República, LINDÔRA ARAÚJO. A investigação sobre os demais envolvidos na compra desce para Florianópolis. A representante do Ministério Público Federal aponta não haver indícios de participação de MOISÉS na compra, disse não concordar com a conclusão da CPI dos respiradores e não vê omissão juridicamente relevante do governador afastado no processo de aquisição dos equipamentos. O Ministério Público e o Tribunal de Contas também arquivaram suas investigações.

Vacina contra a gripe está disponível em Saltinho. No município a campanha começou ontem, mas com algumas diferenças dos anos anteriores. Como lembra a enfermeira da unidade de saúde - GISELE FERRI, os idosos sempre tiveram prioridade na imunização contra a gripe, padrão que não se manteve esse ano por causa da Covid-19. Agora, devido ao intervalo de 15 dias que é necessário entre a vacinação da gripe e a dose contra o coronavírus, as crianças é que têm prioridade na fila para receberem a imunização. Devido à pandemia, a vacinação contra a gripe foi organizada para acontecer em local aberto, e está sendo feita hoje, no centro de múltiplo uso.

Mais de mil pessoas devem ser vacinadas contra a gripe em Saltinho. Iniciando pelas crianças entre seis meses e seis anos e também o grupo de gestantes, GISELE FERRI informa que a procura pela imunização sempre foi muito boa no município. A enfermeira adianta que para os idosos a dose deve ser liberada no dia dez de maio, e as pessoas com comorbidade recebem na terceira etapa da campanha. Ela esclarece para quem resiste em se vacinar por já ter desenvolvido gripe após a imunização, que a vacina mexe com o sistema imunológico estimulando as defesas do corpo, mas não significa que cause a doença.

Equipe do Tabagismo atende novo grupo em Campo Erê, mas esse ano de forma diferenciada. A coordenadora do programa - FERNANDA SPADER, conta que foi iniciado o trabalho quarta-feira passada, com 15 participantes tentando parar de fumar. Devido à pandemia que limita a reunião de pessoas, esse ano o atendimento será individual, com os participantes agendando horário e seguindo todas as recomendações para se proteger do coronavírus. No primeiro mês os atendimentos são todas as semanas e depois de um tempo se reúnem a cada 15 dias, e então uma vez por mês.

Mais de nove profissionais ajudam quem quer parar de fumar. Segundo a coordenadora do grupo de tabagismo, participam das reuniões: médico, dentista, psicólogo, farmacêutico, fisioterapeuta, assistente social, nutricionista, educador físico e técnico em enfermagem. Para auxiliar ainda mais quem deseja parar de fumar, na maioria dos casos o médico orienta uso de remédios e adesivo de nicotina para aumentar a eficiência do tratamento. Ela comemora os resultados do programa, pois todos os anos melhoram a vida de muitas pessoas que conseguem deixar o vício.

Sintraf de Marmeleiro reúne mais 19 entidades para arrecadar alimentos. De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar - JOCELAINE COZER, o projeto iniciou ano passado, mas agora foi ampliado, e com apoio de mais entidades desejam arrecadar mais alimentos. Chamado de S.O.S Alimentos Doe, explica que a nova proposta é que seja uma ação contínua, em que as pessoas vão poder colaborar doando e ajudando as famílias que precisam. Ela adianta que, na entrada do inverno, o plano é pedir doação também de agasalhos e cobertores, que vão fazer uma grande diferença durante o período.

S.O.S Alimentos Doe deve beneficiar entre 80 e 100 famílias. JOCELAINE COZER destaca que nesse sábado será o Dia D da arrecadação, quando os participantes da Jornada Jovem vão passar nos mercados da cidade explicando a iniciativa e pedindo doações. A distribuição deve acontecer na próxima semana, embora a população possa continuar doando em qualquer uma das caixas do programa, localizadas nas entidades parceiras e mercados. A presidente do Sintraf cita algumas das entidades onde a doação pode ser feita: Polícia Militar, Câmara, Acimar, Sintraf, Lareira, Consulados do Inter e Grêmio E Assistência Social.

Campanha para arrecadação de alimentos é feita também pelo Sintraf de Anchieta. A preocupação com as famílias que passam por necessidade é geral, e por isso, os Sindicatos dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de toda a região se esforçam para juntar doações de comida e distribuir a quem mais está precisando. Como conta VENTURA WOLFF – presidente do Sintraf do município, a pandemia prejudicou muitas pessoas, além daqueles que já tinham dificuldade em se manter antes da paralização. Além do Sindicato, várias entidades ajudam na iniciativa, arrecadando e distribuindo o alimento para famílias que precisam.

Qualquer tipo de alimento pode ser doado. Como destaca o presidente do Sintraf de Anchieta, em muitos casos os produtores rurais podem ter algum tipo de comida sobrando na propriedade, que pode ajudar muito quando for doado a quem passa por dificuldades. VENTURA WOLFF explica que, assim que chegam novas doações a comida já é distribuída para as famílias. Mesmo que perecíveis os alimentos podem ser doados, pois logo serão consumidos. Comenta que o interesse em fazer a campanha surgiu a cerca de um mês, e desde lá já arrecadaram e distribuíram alimentos para várias famílias necessitadas.

Secretaria da Agricultura de Campo Erê já recuperou duas retroesvacadeiras e dois caminhões. O responsável pela pasta PAULINHO DA COSTA aguarda a liberação dos mecânicos de mais um caminhão. Haverá licitação para contratação de empresa para recuperar o motor de uma patrola e o rolo compactador. O DMER está com um novo coordenador. Ele é GILMAR MARQUES. Conforme PAULINHO, a região da Belo Horizonte é uma das que mais tem problema de Água em Campo Erê. Na comunidade de São Jorge tem um poço artesiano e a Secretaria vai instalar uma caixa comunitária para abastecer as propriedades.

Vereadoras trabalham para que o interior de Campo Erê tenha acesso à internet. A proposta feita pelas vereadoras do PT – Partido dos Trabalhadores, SUZIANE TESKE e LAURA TREVISAN, iniciou pedindo que os interessados fossem até a câmara deixarem seu nome. Conforme SUZI, a procura foi muito grande, vinda de várias comunidades, tornando possível mapear os locais do interior onde a conexão é mais esperada. Com isso, junto com a prefeita e a colega LAURA, levaram a proposta ao deputado PEDRO UCZAI, que considerou o projeto de grande relevância.

Praticamente todas as comunidades de Campo Erê tem problema de internet. Com o mapeamento feito a partir dos nomes dos interessados deixados na câmara, será avaliado em que áreas as pessoas mais pedem, e quanto de recurso será necessário para a compra das antenas. Conforme a vereadora SUZIANE TESKE, no planejamento dos custos é preciso calcular o valor necessário para instalação, manutenção, e onde serão instalados os pontos. Garante que vai atrás da colocação das torres, que tem um custo de aproximadamente 15 a 20 mil reais cada. A partir daí, para ter um ponto de acesso em sua casa será necessário contatar a empresa e assinar um plano, como acontece na cidade.

Retorno do atendimento do SUS pelo hospital de Campo Erê é uma grande conquista da Administração de São Bernardino. É o que reafirma o prefeito DALVIR LUDWIG, dizendo que a população espertava por isso a pelo menos 8 anos. Os motivos são simples: o povo queria um hospital mais perto de casa e a afinidade que sempre teve com o Hospital Santo Antônio. No momento em que assumia o cargo, o prefeito anunciou o convênio, cumprindo uma das promessas de campanha. Ele emenda que está tirando um projeto da gaveta de 5 anos e está resolvendo o problema da água na comunidade de São José.

Já foi licitada a empresa que fará a canalização de água em São José. O prefeito DALVIR, de São Bernardino, acrescenta que também está definida a empresa que fará as ligações elétricas para alimentar as máquinas no poço artesiano da comunidade. Acredita que no máximo em 30 dias a canalização estará concluída. A prefeitura vai abrir as valas e a firma fará o resto. Mais tarde será resolvido também a falta de água na Linha Cruzeiro. Outro projeto que LUDWIG está resgatando é a praça do Bairro Scheidt. Ele quer inaugurar a obra em 1 mês. A conclusão do ginásio de Santa Maria é outra ação da administração, com recursos do deputado MARCOS VIEIRA.

A Polícia apreendeu cigarros e outras mercadorias vindas do Paraguai. Por volta das 16 horas e 30 minutos de ontem, a PM de São Lourenço do Oeste abordou um Corolla, com dois homens, um de 74 e outro de 35 anos, por suspeitar de um grande volume coberto no banco traseiro. Quando foram averiguar, os policiais encontraram 136 caixas de cigarro, totalizando mil, trezentas e sessenta carteiras. No carro haviam também roupas, calçados, bebidas, perfumes e certa quantia de medicamentos abortivos vindos do Paraguai. O Canil da Polícia Civil foi chamado, mas não encontrou nada mais grave. As mercadorias foram apreendidas e o veículo recolhido. Os envolvidos foram liberados.

Condutora de moto sofre ferimentos em colisão com carro no centro da cidade. Por volta das 14 horas e 20 minutos o Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste foi acionado para atendimento a acidente de trânsito, no centro da cidade. No local havia uma colisão envolvendo moto e caminhonete. A condutora da Biz placa de São Lourenço, de 23 anos, estava consciente orientada apresentando escoriações nos braços e pernas. Após primeiros socorros ela foi conduzida a UPA 24 horas. Já a condutora da caminhonete placas do Merco Sul não sofreu ferimentos.

Motoqueiro fica gravemente ferido em acidente com três veículos na SC-161. Os primeiros socorros foram feitos pelos Bombeiros de Palma Sola. A guarnição do Posto 17 da Polícia Militar Rodoviária de São Lourenço do Oeste, atendeu a ocorrência por volta das 22 horas de ontem no município de Campo Erê. Devido a uma falha mecânica um caminhão emplacado em Quedas do IguaçúPR, conduzido por um homem de 24 anos, acabou tombando a carga na pista. Se envolveu também na colisão uma Strada, placas de Palma Sola, dirigida por um homem de 54 anos e uma moto Honda Titan, placa de Palma Sola, conduzida por um jovem de 20 anos. Neste acidente houve lesões graves no condutor da motocicleta. Ele foi socorrido e levado para atendimento médico.

Mulher fica ferida após ser carregada em capô de veículo. A ocorrência foi registrada ontem nas proximidades do semáforo da Luís Antônio Faedo com a Rua São Paulo, bairro Industrial, em Francisco Beltrão. Uma mulher foi carregada no capô de um Corsa. Segundo a PM, depois de uma briga entre casal, a ex-mulher ficou agarrada nos limpadores em cima do capô e o condutor seguiu com o veículo por várias quadras, quando no bairro São Cristóvão ela caiu. Populares acionaram o Samu e a Polícia Militar. A vítima de 24 anos foi socorrida com ferimentos moderados. A Polícia Militar fez buscas e localizou o veículo abandonado, mas o condutor que já foi identificado não foi localizado.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.