-COMEÇA HOJE PAGAMENTO DE 600 REAIS PARA MAIS 9,4 MILHÕES DE PESSOAS
- SANTA CATARINA TEM 26 MORTES POR CORONAVÍRUS E 826 CASOS CONFIRMADOS
-CÂMARA DE VEREADORES TERÁ SESSÕES VIRTUAIS A PARTIR DA PRÓXIMA QUINTA
-PREFEITO DESCARTA MEDIDAS MAIS RESTRITIVAS DO QUE O DECRETO DO ESTADO
-ESCOLAS DO MUNICÍPIO TERÃO AULAS À DISTÂNCIA A PARTIR DA SEMANA QUE VEM
-OPERAÇÃO SEMANA SANTA TERMINA COM AUMENTO DE FERIDOS NAS SCs DA REGIÃO
-HOMEM MORRE EM ACIDENTE COM MÁQUINA AGRÍCOLA NO INTERIOR
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 22 graus. A mínima das últimas horas foi deoito graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais para a compra e cinco reais e 30 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e para a compra e cinco reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.
A Espanha superou nesta terça-feira 18 mil mortes provocadas pela pandemia de coronavírus, anunciou o ministério da Saúde. Nas últimas 24 horas, foram registrados 567 óbitos, número que representa um leve aumento na comparação com segunda-feira. O número de contágios notificados no país, que é terceiro mais afetado pela Covid-19, passa de 172 mil e 500. Mais de 47 milhões de espanhóis seguem em isolamento e o governo reitera a recomendação para que as pessoas respeitem as medidas de distanciamento social. O confinamento no país permanecerá em vigor até 25 de abril.
A Itália inicia nesta terça-feira uma fase intermediária, liberando parcialmente a abertura de algumas atividades paralisadas pela pandemia de coronavírus e a adoção de novas regras, anunciadas pelo primeiro-ministro GUISEPPE CONTE na sexta-feira. A intenção é que ela preceda a “fase dois”, prevista para quatro de maio. Livrarias, papelarias e lojas de roupas para bebês e crianças poderão reabrir, exceto em Emilia-Romagna e nas províncias de Piacenza e Rimini. Já nas regiões de Lombardia e Piemonte, apenas as lojas de roupas infantis poderão funcionar. A Itália também passará a permitir que estrangeiros possam ingressar no país – exclusivamente a trabalho – por um período de até três dias, que pode ser prorrogado por mais dois.
O senador BERNIE SANDERS anunciou nesta segunda-feira que apoia a candidatura de JOE BIDEN para a presidência dos Estados Unidos. BIDEN é atualmente o único candidato à indicação do Partido Democrata, após a desistência do próprio SANDERS, na semana passada. O apoio foi anunciado em uma transmissão ao vivo em redes sociais. SANDERS disse que é preciso de unir para derrotar o mais perigoso presidente na história moderna. BERNIE SANDERS chegou a liderar as primárias pela nomeação do Partido Democrata para candidato a presidente, mas foi ultrapassado por JOE BIDEN e desistiu da candidatura.
As secretarias estaduais de Saúde confirmaram 23 mil 830 casos confirmados do novo coronavírus no Brasil, com mil 355 mortes pela Covid-19. São Paulo e Rio de Janeiro continuam com o maior número de casos e mortes. São Paulo tem oito mil 895 casos e 608 mortes e o Rio de Janeiro tem três mil 231 casos e 188 mortes. O Ceará contabiliza mil 935 casos confirmados e 101 mortes. O balanço mais recente do Ministério da Saúde, divulgado nesta segunda-feira, aponta 23 mil 430 casos confirmados e mil 328 mortes. Segundo boletim do ministério, 25 por cento dos mortos estavam fora do grupo de risco, ou seja, não tinham mais de 60 anos nem tinham fatores de risco.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira um projeto que recompõe durante seis meses as perdas de estados e municípios com a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços e com o Imposto Sobre Serviços. O objetivo da proposta é reduzir os efeitos na economia da crise do novo coronavírus. O texto segue para o Senado. Os repasses da União para compensar as perdas dos estados com ICMS e das prefeituras com o ICMS serão feitos entre maio e outubro deste ano e os recursos deverão ser aplicados exclusivamente em ações para o combate à pandemia de coronavírus. O texto também prevê a suspensão das dívidas de estados e municípios com o BNDES e a Caixa Econômica Federal entre março e dezembro de 2020.
O impacto total do projeto de lei é estimado em 89 bilhões nas contas públicas.
Cerca de nove milhões e 400 mil pessoas recebem a partir desta terça-feira a primeira parcela do auxílio emergencial de 600 reais anunciado pelo governo para trabalhadores informais. A expectativa da Caixa é pagar cerca de quatro bilhões e 700 milhões até sexta-feira para beneficiários do Bolsa Família e inscritos no Cadastro Único com conta de poupança digital na Caixa ou conta no Banco do Brasil, incluindo o grupo de mulheres chefes de família, que poderão ter direito a mil e 200. A Caixa já havia liberado mais de um bilhão e meio de reais para mais de dois milhões e 500 mil beneficiários. Os primeiros a receber, já na última quinta-feira, foram aqueles que estão no Cadastro Único do governo federal, mas não recebem Bolsa Família, e que já tinham conta no Banco do Brasil ou poupança na Caixa. Todas essas pessoas já tiveram o valor creditado em conta.
Sétimo Estado do Brasil com mais casos confirmados de coronavírus, Santa Catarina espera um repasse de 44 milhões do Ministério da Saúde para enfrentamento à pandemia. O valor é o nono maior do país entre os estados, de um montante de um bilhão e 300 milhões distribuído pelo governo federal com base em uma portaria publicada na última quinta-feira. Outros dois bilhões e 700 milhões repassados aos municípios do Brasil inteiro completam um pacote de quatro bilhões autorizado por Brasília. Segundo o Governo de Santa Catarina, os 44 milhões ainda não foram repassados pelo Ministério da Saúde, que não deu previsão de pagamento. Havia uma expectativa inicial de que o dinheiro caísse na conta ainda durante o feriado de Páscoa, o que não ocorreu. O recurso será utilizado para aquisição de equipamentos para instalação de leitos de UTI, compra de insumos e materiais e outras demandas da rotina de atendimento e combate ao coronavírus.
Com 50 novos casos de coronavírus confirmados nesta segunda-feira, Santa Catarina tem 826 pacientes contaminados pela doença. Desses, 105 pessoas estão internadas em Unidade de Tratamento Intensiva e 75 fazem uso de ventiladores para respirar. O número de mortes também subiu: são 26, segundo o governo do Estado. Os óbitos ocorreram em Joinville e em Criciúma - município que tem o número mais alto de mortes por coronavírus no estado. Os dois últimos pacientes que perderam a vida tinham 70 anos. 99 pessoas foram transferidas para leitos de enfermaria após apresentar melhora no quadro de saúde. Se comparado aos ao demais estados do país, Santa Catarina aparece em sétimo lugar em relação ao número de diagnósticos positivos para a doença, de acordo com balanço do Ministério da Saúde.
O governador do estado esclareceu os valores investidos no hospital de campanha que será instalado na Marejada, em Itajaí. Segundo ele, o custo para o Estado durante seis meses é de 76 milhões, levando em conta a construção, os profissionais e os insumos utilizados durante o período de funcionamento. O investimento foi comparado ao de um hospital construído pelo governo federal em outro estado que custou 10 milhões. CARLOS MOISÉS disse que o investimento da União é apenas na construção e que o hospital do estado tem uma estrutura completa, inclusive para manter a unidade aberta. Além dos 100 leitos de alta complexidade que estarão disponíveis, o Estado terá o custo de 22 milhões com profissionais capacitados para atuar no tratamento intensivo, e de 33 milhões com insumos, segundo o governador. Somente em equipamentos serão 18 milhões de reais.
A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Barra Bonita possuiu uma nova secretária. Desde a última semana quem está respondendo pelos setores é FABIANA SCHAUBLE. Ela é formada em Pedagogia e possui três pós-graduações na área da Educação. Ela atua na secretaria desde 2017. FABIANA assumiu o lugar deixado por MARIA INÊS GRITTI CECHIM. Questionada sobre o andamento dos trabalhos da pasta neste momento de pandemia do coronavírus, FABIANA disse que a equipe está tendo todo o cuidado. Ela destacou que a intenção é manter uma ligação com todos os alunos da rede municipal de ensino de Barra Bonita.
A maioria dos alunos do município de Barra Bonita não possui acesso a rede de internet. A afirmação é da secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, FABIANA SCHAUBLE. Segundo ela, os dados foram obtidos através de uma pesquisa realizada com as famílias que residem no interior. Conforme ela, a ideia inicial era realizar um trabalho online com os educandos, porém diante da realidade, a secretaria teve que elaborar um novo plano, descartando o modo digital.
A secretaria de Educação de Barra Bonita vai realizar na próxima semana a entrega de materiais didáticos para os alunos da rede municipal de ensino. A informação é da secretária, FABIANA SCHAUBLE. De acordo com ela, a ação vai ocorrer nos dias 22, 23 e 24 deste mês. Ela destacou que a entrega vai ocorrer nas próprias unidades escolares do município. A profissional ressaltou que a entrega será realizada com todos os cuidados necessários e também com horários marcados. FABIANA explicou que esse modo de trabalho visa a não aglomeração de pessoas nas escolas na próxima semana.
A intenção da secretaria de Educação é que essas atividades sejam contadas como parte da carga horária obrigatória de 200 horas para o ano de 2020. O comentário é da secretária, FABIANA SCHAUBLE. Ela disse que o objetivo maior é não prejudicar nenhum aluno nesse período de isolamento social. Questionada sobre a merenda escolar, FABIANA declarou que uma comissão será criada para discutir e avaliar essa questão. Ela admitiu que existem muitas dúvidas nesse quesito e a ideia é sanar todas elas antes da entrega da merenda para as famílias que possuem filhos na rede municipal de ensino de Barra Bonita.
O décimo quarto RCMEC reduziu as atividades e a permanência do efetivo no quartel durante a pandemia de coronavírus. De acordo com o comandante do regimento, coronel CARLOS VAZ, o efetivo do exército está sendo empregado na operação de combate ao Covid-19. As tropas estão presentes na aduana de cargas em Dionísio Cerqueira, na ponte em Paraíso além de outros apoios pontuais em municípios da região. Na região de fronteira, o comandante explicou que o exército presta apoio aos demais órgãos, como o Ministério da Agricultura, ANVISA, CIDASC, Receita e Polícia Federal. O coronel CARLOS VAZ comentou que na aduana de cargas em Dionísio Cerqueira, por exemplo, o trânsito de veículos é diário, já que o tráfego de caminhões está autorizado no Brasil e na Argentina. Ele disse que todos os órgãos precisaram redobrar os cuidados com a pandemia de coronavírus e por isso o exército auxilia no controle do trânsito de caminhões e da circulação das pessoas, além da segurança das instalações.
A pandemia de coronavírus também alterou a rotina de trabalho dentro do quartel do Exército em São Miguel do Oeste. De acordo com o comandante do décimo quarto RCMEC, coronel CARLOS VAZ, o militar é monitorado desde o portão de entrada e deve respeitar também medidas de higiene no refeitório, nos alojamentos e na instrução militar. Sobre os recrutas que estão cumprindo o alistamento militar obrigatório, ocoronel CARLOS VAZ esclareceu que foram reduzidas as atividades noturnas e de acampamentos. Além disso, apenas apenas um efetivo mínimo permanece pernoitando no quartel. O coronel lembrou que até dia 30 de junho os jovens que completam 18 anos em 2020 devem fazer o alistamento que pode ser feito também pela internet.
A Vara Cível da comarca de São Miguel do Oeste emitiu mil 379 despachos, decisões e sentenças nas últimas duas semanas. A equipe da vara cível mantém o trabalho durante esse período de isolamento social conforme prevê resolução do governo estadual. De acordo com a juíza ALINE MENDES DE GODOI, desde que o estado entrou em quarentena o judiciário adotou novas formas contato entre os servidores com excelentes resultados de produtividade, apesar dos trabalhos serem realizados em casa. A magistrada citou ainda que o sistema disponibilizado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina permite o andamento normal dos processos, já que tudo é feito pela internet. A produtividade total da Vara no período foi de dois mil 943 documentos. Nas duas primeiras semanas de março, período que antecedeu a determinação de isolamento social, a unidade produziu dois mil 225 documentos e mais 767 despachos, decisões e sentenças.
O Ministério Público de Santa Catarina confirmou a destinação de 185 mil reais para a comarca de São Miguel do Oeste. O recurso é proveniente de transações penais e suspensões condicionais de processos firmadas em ações criminais ajuizadas pelo Ministério Público. Segundo a promotoria, o valor será usado para a compra de respiradores pelo Hospital Terezinha Gaio Basso, unidade de saúde que atende a comunidade da região Extremo-Oeste. Em todo o estado, já são 47 os municípios beneficiados pelo Ministério Público com recursos para combate ao coronavírus.
O Poder Legislativo de São Miguel do Oeste adotou uma série de medidas para conter gastos em razão da situação provocada pela pandemia do novo coronavírus. As ações consideram os graves reflexos na economia local, a necessidade de esforços conjuntos do poder público para adequação dos orçamentos e os reflexos na arrecadação. A portaria instituindo essas ações foi publicada na última semana e tem validade por 90 dias. Entre as medidas adotadas, estão o congelamento dos proventos e subsídios dos servidores e agentes políticos; a suspensão do pagamento de horas extras, licenças-prêmio, indenizações, férias indenizadas e de novas vantagens ou bonificações pessoais. Também estão suspensão as promoções funcionais; as viagens e pagamento de diárias, assim como a realização de cursos e de processos licitatórios e compras que não se refiram a bens e serviços essenciais à prestação do serviço público.
A Câmara de Vereadores retomou nesta segunda-feira as suas atividades e o atendimento externo ao público. Para evitar aglomerações, o presidente do Legislativo, EVERALDO DI BERTI, pediu à população que dê preferência ao atendimento à distância, seja pelo site www.saomigueldooeste.sc.leg.br, pelas redes sociais da Câmara ou pelos telefones 3622-1154, 3621-1400 ou 3621-1163. De acordo com EVERALDO, o Poder Legislativo adotou algumas medidas de prevenção à Covid-19, como maior frequência de limpeza de locais de uso comum; a utilização de máscaras de proteção individual pelos servidores; a adoção de teletrabalho para servidores em grupos de risco; a realização de sessões ordinárias virtuais e a suspensão de eventos não relacionados às atividades da Câmara. As sessões solenes também permanecem suspensas.
A Câmara de vereadores de São Miguel do Oeste aprovou por unanimidade, nesta segunda-feira, o Projeto de Resolução da Mesa Diretora que institui a sessão virtual para votação dos projetos de lei e demais proposições. A sessão de ontem foi realizada com 11 dos 13 vereadores e apenas dois servidores em plenário. As ausências foram dos vereadores VAGNER PASSOS do PSL e JOSE GIOVENARDI do PL. De acordo com o presidente da câmara, EVERALDO DI BERTI, a câmara precisava fazer a sessão presencial para aprovar a resolução que permite que as próximas sessões sejam a distância. Ele explicou que os vereadores e servidores usaram máscaras, que eles respeitaram a distância recomendada para evitar a transmissão do coronavírus e que todos as demais recomendações de segurança sanitária foram seguidas.
A primeira sessão ordinária virtual do legislativo de São Miguel do Oeste está marcada para a próxima quinta-feira. Os vereadores vão debater e votar projetos, indicações e requerimentos de casa, numa espécie de teleconferência. O sistema da câmara já permite esse modelo e agora ele será colocado em prática diante da necessidade de manter o isolamento social. O presidente da câmara, EVERALDO DI BERTI afirmou que a intenção é diminuir a presença dos vereadores no Plenário a fim de evitar o contágio pelo coronavírus.
A rede municipal de ensino terá aulas a distância a partir da próxima segunda-feira. A informação foi confirmada no Peperi Entrevista de ontem pelo prefeito WILSON TREVISAN. De acordo com ele, a secretaria de Educação está acertando os detalhes das ferramentas tecnológicas que serão usadas durante o período de suspensão das aulas presenciais. Nesta semana, os professores do município estão sendo capacitados para as encontros a distância. Além disso, a secretaria está organizando o material e a forma que atender os alunos que não tem acesso a internet. Mesmo com as aulas à distância, o prefeito acredita que as aulas de 2020 só serão encerradas no início do ano que vem.
O município de São Miguel do Oeste vai seguir o decreto do governador do estado e manter as mesmas restrições previstas do documento. A afirmação é do prefeito WILSON TREVISAN. Ele disse que apesar da possiblidade que os municípios tem de adotar medidas mais restritivas, o prefeito disse que isso não vai acontecer em São Miguel do Oeste. TREVISAN destacou que a volta do comércio é muito importante para a economia local, mas que esse retorno deve ocorrer com os cuidados para evitar a propagação do coronavírus.
A Vigilância Sanitária vai visitar as empresas e agências bancárias onde podem acontecer aglomerações de pessoas nessa retomada do comércio. Segundo o prefeito WILSON TREVISAN, a Polícia Militar também vai continuar esse trabalho que vem sendo feito desde o início da quarentena. TREVISAN ressaltou que tanto vigilância quanto PM não tem efetivo suficiente para fiscalizar, ao mesmo tempo, todos os locais. O que é importante, nesse momento, é que as pessoas tenha consciência para limitar os deslocamentos, evitar aglomerações e usar os equipamentos de proteção individual, como luvas e álcool em gel, por exemplo. TREVISAN destacou que hoje não existe adversário político ou partidos, mas apenas um inimigo comum que precisa ser superado: o coronavírus.
A Administração Municipal de São Miguel do Oeste publicou nesta terça-feira um decreto estabelecendo normas de segurança e saúde nesta fase de flexibilização do isolamento social. O ponto principal é a obrigatoriedade do uso de máscaras, seguindo orientação estadual. Nas repartições municipais, só será permitido o acesso com o uso do equipamento, seja para servidores ou contribuintes. No comércio, as máscaras são obrigatórias para os funcionários, e recomendadas também para os clientes. Na prefeitura, o atendimento foi retomado nesta segunda-feira, mas com diversos cuidados. Uma parte dos servidores continua em férias ou home office, a fim de evitar aglomerações nas repartições. O fluxo de entrada e saída de contribuintes também está sendo controlado, para que apenas uma pessoa por vez seja direcionada para atendimento em cada setor. Todos precisam utilizar máscaras e higienizar as mãos com álcool gel.
O município de São Miguel do Oeste segue sem nenhum caso confirmado de Covid-19. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado no final da tarde de ontem, a cidade teve 19 casos suspeitos e todos foram descartados. É importante lembrar que somente casos graves com internação hospitalar são submetidos ao teste de laboratório. 31 pessoas com sintomas respiratórios permanecem em isolamento domiciliar. Ao todo, 85 pessoas que estavam sendo monitoradas à distância pelas equipes da saúde receberam alta deste isolamento em casa.
A Operação Semana Santa nas rodovias estaduais da região terminou sem mortes, mas com aumento do número de pessoas feridas. De acordo com o comandante da terceira Companhia de Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, capitão DEIBER HAEFLIGER, nos três postos de Iporã do Oeste, São Lourenço do Oeste e Bom Jesus, foram registrados sete acidentes que resultaram em seis pessoas feridas durante o feriadão de Páscoa. Na operação do ano passado foram mais acidentes, um total de 11, mas com apenas quatro pessoas feridas. Nenhum óbito foi registrado durante o feriadão nas rodovias estaduais da região Extremo Oeste Catarinense.
Um homem morreu atropelado pelo próprio trator agrícola nesta segunda-feira na divisa de Santa Catarina com o Paraná. O acidente aconteceu na tarde de ontem na Linha Guaraci interior de Campo Erê divisa com o Marmeleiro. A vítima, identificada como VILSON BORGES VIEIRA, 42 anos, foi atropelada pelo trator que operava. Ele constatou problemas mecânicos e quando foi tentar consertar a peça com defeito, a máquina entrou em movimento e atingiu o homem. Ele morava na cidade e trabalhava no interior. VIEIRA será enterrado as duas horas da tarde de hoje no Cemitério Municipal de Campo Erê.