ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 14-03-2024 Quinta-feira

-CCJ DO SENADO APROVA PEC QUE CRIMINALIZA PORTE DE QUALQUER QUANTIDADE DE DROGAS

-NÚMERO DE ASSASSINATOS EM 2023 CAIU 6,2% EM SC NA COMPARAÇÃO COM 2022

-GRUPO DE ESCOTEIROS TUPÃ ELEGE NOVA DIRETORIA PARA OS PRÓXIMOS 2 ANOS

-NÚCLEO DA CONSTRUÇÃO CIVIL INTENSIFICA PREPARATIVOS PARA A EXPO CONSTRUIR

-ADVOGADO ORIENTA SOBRE ATUALIZAÇÃO DE MATRÍCULAS E AVERBAÇÃO DE IMÓVEIS

-IPORÃ DO OESTE TERÁ EVENTO ESPECIAL PARA MULHERES NESTA SEXTA-FEIRA

-FETAESC COBRA MAIOR ATENÇÃO DO GOVERNO ESTADUAL COM O AGRONEGÓCIO

-AVIÁRIO É ATINGIDO POR INCÊNDIO DURANTE A MADRUGADA NO INTERIOR

-MULHERES QUE MENTIRAM SOBRE ESTUPRO SÃO CONDENADAS NA REGIÃO


O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol com poucas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 23 graus e a máxima pode chegar a 34 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 96 centavos. O euro está valendo cinco reais e 42 centavos. O peso está cotado em 0,006 centavos.


O presidente VLADIMIR PUTIN apelou, nesta quinta-feira, aos eleitores, inclusive nas partes anexadas da Ucrânia, para que se unam na determinação do futuro da Rússia e votem nas eleições presidenciais desta semana. PUTIN, de 71 anos e no poder como presidente ou primeiro-ministro desde 2000, enfrenta três adversários nos três dias de votação, que começa nesta sexta-feira. Nenhum dos adversários o criticou. As pesquisas de opinião mostram que ele é apoiado pela maioria dos russos, com uma pesquisa do mês passado dando a ele 75 por cento de apoio. Dois candidatos que esperavam concorrer com uma plataforma de apelo ao fim da guerra na Ucrânia, oficialmente descrita pela Rússia como uma “operação militar especial”, foram considerados inelegíveis.

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira uma lei que pode banir o TikTok no país. O projeto ordena que o app, controlado pela empresa chinesa ByteDance, tenha um novo dono nos Estados Unidos. Caso contrário, a rede social terá que deixar o país. Com amplo apoio de democratas e republicanos, o projeto de lei foi aprovado por 352 votos a 65. Para valer, ele ainda precisa passar pelo Senado e também depende de sanção do presidente norte americano. Na semana passada, o presidente JOE BIDEN havia dito que assinaria a lei.

A Organização das Nações Unidas divulgou nesta quarta-feira o ranking de Índice de Desenvolvimento Humano dos países do mundo. Os dados são referentes ao ano de 2022. Suíça, Noruega e Islândia tem os melhores indicadores do IDH. Os três piores são a Somália, Sudão do Sul e República Centro-Africana. O Brasil obteve um IDH de zero vírgula 760 em 2022 e caiu duas posições no ranking, ocupando a posição 89 da lista, que tem 193 países. O IDH mede dados como os de expectativa de vida, renda e escolaridade da população a partir de um índice que vai de zero a um, quanto mais perto de um, melhor.

Os pedidos de seguro-desemprego aumentaram nos dois primeiros meses deste ano e atingiram o maior patamar para o primeiro bimestre desde 2015. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, de janeiro a fevereiro, um milhão e 200 mil requerimentos foram registrados no país. O número representa alta de em relação ao mesmo período de 2023, com um milhão e cem mil solicitações. O total pago também aumentou de seis bilhões e cem milhões nos dois primeiros meses de 2023, para sete bilhões e 300 milhões no mesmo período deste ano, alta de 19 virgula seis por cento.

A Confederação Nacional da Indústria e a Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo entraram nesta quarta-feira, no Supremo Tribunal Federal, com uma ação contra trechos da lei que obriga o pagamento de salários iguais para homens e mulheres na mesma função. A lei, sancionada em julho do ano passado, estabelece que as empresas que descumprirem terão que pagar multa equivalente a dez vezes o valor do salário da pessoa discriminada. O texto também estabelece tratamento igualitário em razão de raça e etnia. A CNI e a CNC afirmam que não estão questionando a isonomia prevista na norma, mas que a lei desconsiderou "hipóteses legítimas de diferenças salariais fundadas no princípio da proporcionalidade", como a antiguidade na empresa.

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado aprovou, nesta quarta-feira, a proposta de emenda à Constituição que criminaliza a posse e o porte de drogas ilícitas em qualquer quantidade. A criminalização da prática, nesse caso, não significa que a pessoa será levada à prisão, mas, sim, que ocorrerá registro na ficha criminal. O texto foi aprovado em votação simbólica, sem contagem nominal de votos. A PEC segue para o plenário do Senado e, se aprovada, será enviada para a análise da Câmara. A PEC aprovada na CCJ é uma reação dos senadores ao Supremo Tribunal Federal. Isso porque o tema também está em debate na Corte, que deve decidir se é crime ou não uma pessoa portar maconha para consumo próprio.

Santa Catarina fechou 2023 com redução de seis vírgula dois por cento no número de assassinatos na comparação com 2022. Os dados que incluem homicídios dolosos, latrocínios e mortes em decorrência de lesão corporal e aponta que foram 602 assassinatos contra 642 no ano anterior. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Todos os indicadores, os considerados Crimes Violentos Letais Intencionais apresentaram queda. Santa Catarina ficou com redução acima da quatro por cento. A maior queda foi nos latrocínios, com redução de 52 por cento em 2023. As mortes em decorrência de lesão corporal caíram 15 por cento e os homicídios dolosos, que incluem feminicídios, sofreram redução de quatro por cento.

A Secretaria de Estado da Educação divulgou, no começo da semana, o cronograma de cadastramento e recadastramento do programa Universidade Gratuita, referente ao primeiro semestre de 2024. Os interessados em participar do processo seletivo para a obtenção ou renovação da assistência financeira podem se inscrever, exclusivamente, pela internet, a partir do dia 14 de março. As informações estão disponíveis no site ensinosuperior.sed.sc.gov.br. O cadastro pode ser realizado até o dia 26 de março. O estudante deve estar regularmente matriculado em curso de graduação, na modalidade presencial, nas instituições que integram o programa. Ele também deve atender a todos os requisitos, como ser natural de Santa Catarina ou comprovar residência no estado há mais de cinco anos. Outro critério é ser a primeira graduação cursada com recursos públicos estaduais, desconsiderando para esse fim os cursos de licenciatura curta.

O número de casos prováveis de dengue aumentou 387 por cento nos primeiros meses de 2024 em Santa Catarina em comparação com o mesmo período do ano passado, chegando a 49 mil 920 casos. Ao todo, 236 cidades catarinenses já registraram casos da doença. Os dados são do novo informe da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, divulgados nesta quarta-feira. Só na última semana, foram registradas quatro mortes por dengue. Agora, o Estado já soma 19 mortes confirmadas pela doença: Conforme a DIVE, oito mortes ainda estão sendo investigadas pelas secretarias municipais de Saúde, em Joinville, Itapoá, Palmitos, Pedras Grandes, São José, Tijucas, Tubarão e Xaxim.

Fetaesc cobra maior atenção do governo estadual com o agronegócio. DRESCH diz que JORGINHO precisa dar explicações para os agricultores. O presidente da Fetaesc, WALTER DRESCH, cobrou uma abertura maior do governo do estado para a participação das entidades ligadas a agricultura em Santa Catarina. Ele fez uma crítica ao governador JORGINHO MELLO. DRESCH disse que o governo precisa se aproximar mais dos sindicatos e da federação para construir as ações que a agricultura catarinense precisa. Ele afirmou que essa distância também existia nos governos anteriores e continua agora. Ele afirmou que JORGINHO deve muita explicação para os agricultores familiares como por exemplo, a melhoria da luz elétrica, a internet no campo e a questão da nota eletrônica.

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina abriu, nesta terça-feira, uma série de encontros regionais para discutir o planejamento das ações para 2024. Ao todo, serão 16 encontros regionais com os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. O primeiro deles ocorreu na terça-feira, no Centro de Treinamentos da Epagri de São Miguel do Oeste. Durante o evento, a Fetaesc também ouviu os sindicatos para definir a pauta de reivindicações para o Grito da Terra Brasil. A etapa nacional do Grito da Terra está marcada para os dias 21 e 22 de maio. Já a etapa estadual deve ocorrer em junho. De acordo com o presidente da Fetesc, VALTER DRESCH, algumas questões são prioritárias e devem constar na pauta de reivindicações da federação para este ano. Ele explicou que a entidade vai cobrar políticas públicas que desapareceram da vida dos agricultores, com o preço do leite, habitação rural e a sucessão rural.

São João do Oeste apresenta principais demandas do município na reunião do colegiado regional da educação. A primeira reunião do ano do Colegiado Regional da Educação aconteceu na manhã desta quarta-feira, na sede da Ameosc. Conforme o Secretário da Educação de São João do Oeste, CLAUNEI WEBER, as pautas são bastante semelhantes em todos os municípios da região. Ele salienta que representou o Extremo Oeste no Encontro Estadual de Secretários Municipais da Educação e levou essa pauta para ser debatida. Outra demanda é sobre avaliação do Plano Municipal da Educação, que termina neste ano e será um grande desafio para as secretarias. WEBER demonstra preocupação com a queda de arrecadação, devido à redução no repasse do governo federal.

Outro assunto relevante é sobre nova exigência para os alunos sobre a caderneta de vacinação, que passa ser obrigatória no sistema de vacinação atualizado. Conforme o Secretário da Educação de São João do Oeste, também foi debatido durante a programação desta semana, o seminário regional que vai abordar saúde mental e autismo. CLAUNEI WEBER chama atenção ainda para a eleição do novo coordenador regional, cargo ao qual foi eleito. O colegiado estava sem coordenação desde a saída da ex-secretária de Educação de Santa Helena, LAÍS TELOEKEN. Outra reunião nesta quarta-feira foi do colegiado estadual, de forma online, às 14 horas. CLAUNEI WEBER representou a região neste evento.

O grupo de Escoteiros Tupã de Iporã do Oeste realizou na última semana, uma assembleia com eleição da nova diretoria. JEFERSON BLATT assume o cargo de presidente do grupo, que até então era presidido por LUCIANE KIST. Em entrevista à reportagem da Rádio Oeste, JEFERSON BLATT destacou otimismo e alegria em estar à frente dos trabalhos pelos próximos dois anos. O grupo fundado no ano de 1993 completou no dia 30 de novembro de 2023, 30 anos de fundação em Iporã do Oeste. BLATT destaca que atualmente o grupo de Escoteiros Tupã conta com cerca de 100 integrantes, divididos nos ramos lobinho, que compreende à idade de sete à 11 anos, escoteiros, com integrantes de 11 à 15 anos, sênior de 15 à 18 anos e pioneiros, com idades entre 18 e 21 anos. BLATT enfatiza que acima dessa idade, os membros passam a ser voluntários na diretoria ou nas chefias.

O novo presidente do Grupo de Escoteiros Tupã de Iporã do Oeste frisa que as atividades com as crianças, adolescentes e jovens ocorrem geralmente nos fins de semana. Ele salienta que durante esse ano, o grupo estará participando de diversos eventos regionais, que integram vários grupos da região Extremo Oeste. JEFERSON BLATT lembra que para o dia 27 de abril, o grupo de Escoteiros Tupã está organizando a tradicional macarronada, evento que acontece atualmente no município. Além disso, cerca de 23 escoteiros vão participar da nona edição do Jamboree Nacional, entre os dias 13 e 19 de julho, em Barretos-SP. O evento é alusivo aos 100 anos da União dos Escoteiros do Brasil, uma história repleta de conquistas e inspiração. Ao longo de uma trajetória centenária, a União dos Escoteiros do Brasil tem impactado a vida de milhares de jovens, ensinando valores importantes como respeito, responsabilidade e liderança.

Já para o mês de novembro está previsto o tradicional almoço da carne suína. O novo presidente do Grupo de Escoteiros Tupã de Iporã do Oeste, JEFERSON BLATT, enaltece que maiores detalhes sobre a programação completa do evento ainda serão divulgados durante os próximos meses nas redes sociais do grupo e na programação da Rádio Oeste.

O Centro de Referência da Assistência Social de Iporã do Oeste (CRAS) vai realizar nesta sexta-feira, um evento alusivo ao dia internacional da mulher, celebrado no último dia 08 de março. O evento intitulado “Mulheres que brilham” será realizado no Centro Público de Convivência, a partir das 19h. Conforme a Coordenadora do CRAS, CRISTIANE HAHN, na oportunidade haverá uma palestra, que será ministrada por ADRIANE DALBOSCO, monitora da oficina de Yoga do CRAS em Iporã do Oeste. Posteriormente será servido um coffe break para as participantes. CRISTIANE destaca que o objetivo do evento de amanhã é enaltecer a força, coragem, determinação, as conquistas e o brilho que existe em cada mulher. O evento é aberto à todas as mulheres que residem no município.

O Núcleo da Construção Civil da Associação Comercial e Industrial de Iporã do Oeste está trabalhando nos preparativos para a terceira Expo Construir, que será realizada de 12 a 14 de abril, no ginásio poliesportivo da cidade. De acordo com o coordenador do Núcleo, TIAGO BERWANGER, neste momento está sendo feita a atualização dos espaços e do mapa da feira. Ele ressalta que a terceira edição da Expo Construir terá um espaço ampliado, com área total de 700 metros quadrados para abrigar cerca de 40 estandes das empresas participantes. A feira viabilizará acesso a tudo relacionado ao setor da construção civil desde lojas de materiais de construção até lojas de decoração.

TIAGO BERWANGER salienta que a Expo Construir é o evento ideal para quem está pensando em construir ou reformar, já que haverá um amplo rol de produtor e serviços à disposição dos visitantes. O coordenador do Núcleo da Construção Civil da Associação Comercial e Industrial de Iporã do Oeste observa que além disso, também haverá eventos paralelos, como o Seminário de Energias Renováveis com palestras voltadas à sustentabilidade na construção civil. Serão apresentados projetos de pequenas Centrais Hidrelétricas, consideradas um nicho de investimento, além da presença de uma cooperativa do Paraná que vai apresentar um projeto de biomassa voltado à produção de energia sustentável. O ponto alto da programação será uma palestra com a arquiteta colombiana, doutora MARIA ANDRÉA TRIANA, que abordará sobre a eficiência energética das obras da construção civil.

Cerca da metade dos imóveis do Brasil não possuem matrícula e esse número é ainda maior quando se trata das edificações sem averbação. A observação é do advogado e assessor jurídico da Prefeitura de Iporã do Oeste, PAULO SPIELMANN, especializando em direito imobiliário. De acordo com ele, a região Extremo Oeste catarinense é conhecida por ser de um povo trabalhador e com apreço por construir ou adquirir imóveis, sendo essa uma forma segura de investimentos. No entanto, ele chama atenção que para obter uma liquidez correta no momento de realizar alguma negociação, é preciso ter a matrícula do imóvel e a averbação das edificações devidamente registradas. SPIELMANN explica que a matrícula do imóvel é o documento que contém uma descrição de tudo o que ele possui e por isso, é preciso atualizá-la no cartório de registro de imóveis sempre que uma nova edificação for construída.

Em relação à zona rural, o advogado especializando em direito imobiliário observa que muitas edificações não possuem projeto, mas mesmo assim, ainda é possível fazer a averbação. Porém, PAULO SPIELMANN acredita que em breve isso não será mais possível, pois a tendência é que os cartórios também passem a exigir o projeto das edificações rurais para fazer a averbação. PAULO SPIELMANN orienta os proprietários para que procurem um profissional para auxiliá-los no processo de averbação, pois caso isso não seja feito, eles poderão enfrentar diversos problemas, inclusive para declaração do Imposto de Renda, pois a Receita Federal costuma fazer um cruzamento de dados com a declaração do Imposto Territorial Rural apresentada em anos anteriores. Desta forma, a atualização da matrícula dos imóveis é importante para evitar o pagamento de Imposto sobre o ganho de capital, caso alguma edificação tenha sido construída recentemente.

A PM de SMOeste recuperou uma motocicleta furtada no munícipio. Conforme informações, a guarnição foi acionada por volta das 19 desta quarta feira, para investigar uma motocicleta abandonada na Linha Aparecida, interior de São Miguel do Oeste. Chegando ao local, ao verificar a placa, foi constatado que se tratava da motocicleta que havia sido furtada na noite anterior em SMOeste. De acordo com o relato de uma testemunha às autoridades, dois indivíduos foram vistos empurrando a motocicleta pela BR-282, no sentido do interior para a cidade, até que a abandonaram no referido local. A testemunha achou estranho que ninguém havia retornado para buscar o veículo e decidiu acionar a Polícia Militar. Diante dos fatos, foi confeccionado o Boletim de Ocorrência e a motocicleta foi recolhida pela polícia, sendo posteriormente entregue na Delegacia de Polícia Civil de São Miguel do Oeste para os procedimentos legais cabíveis.

Uma ação conjunta de combate aos crimes transfronteiriços entre Polícia Militar Rodoviária e Polícia Rodoviária Federal resultou na apreensão de cerca de 14.900 maços de cigarros contrabandeados na madrugada desta quinta. A carga estava sendo transportada em um veículo Gol placas de Chapecó. O carro foi abordado por volta das 2h na SC 161 em Flor do Sertão. O motorista conseguiu fugir para uma área de mata e não foi localizado. Os policiais que estavam em uma barreira montada na SC 161 deram ordem de parada para o motorista do Gol, mas o condutor do veículo empreendeu fuga. Ele seguiu por vários quilômetros até perder o controle da direção do veículo e parar em meio a uma plantação de milho. O motorista, então, seguiu fuga a pé, entrando em um área de mata, não sendo localizado. A carga de cigarros e o veículo foram entregues na Receita Federal para os procedimentos legais.

Um aviário foi atingido por um incêndio por volta das 04h40 da madrugada desta quinta-feira, no interior de Palmitos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a guarnição foi acionada e se deslocou até a Linha Passarinhos para combater o fogo, que atingia a edificação de mil e 200 metros quadrados. No local, os brigadistas verificaram que o fogo havia atingido aproximadamente 500 metros quadrados, dos quais 200 metros quadrados foram consumidos totalmente e outros 300 parcialmente atingidos. Para entrar no aviário e combater o fogo que atingia o teto revestido por lona, a equipe removeu uma parte da tela lateral. Foram utilizados cerca de mil e 500 litros de água. Não haviam aves alojadas e as causas do incêndio ainda estão sendo apuradas. O proprietário relatou que não havia equipamentos à combustão em atividade no local e que no momento do sinistro apenas a energia elétrica estava ligada.

Três mulheres que mentiram sobre uma acusação de estupro em Itapiranga foram condenadas a pedido do Ministério Público de Santa Catarina. Uma mulher foi condenada por extorsão, denunciação caluniosa e fraude processual e as outras duas, sendo inclusive uma delas advogada, por denunciação caluniosa e fraude processual. No mesmo processo, outros dois réus, uma mulher e um homem, foram condenados por falso testemunho. As penas variam de 2 a 8 anos de reclusão, além do pagamento de dias-multa. As penas menores foram substituídas por prestação de serviços à comunidade e prestação pecuniária em favor do Fundo de Transações Penais da Comarca. A ré condenada por extorsão também foi sentenciada a pagar 5 mil reais à vítima, a título de danos morais.

De acordo com a denúncia, o crime de extorsão foi praticado no dia 15 de março de 2022, quando uma das mulheres ameaçou a vítima, um homem. Ela disse que iria denunciá-lo por assédio sexual em razão de ele ter enviado fotos íntimas a ela e supostamente, a neta dela tê-las visto. Ela fez com que ele assinasse uma nota promissória no valor de 20 mil reais. Já os crimes de denunciação caluniosa foram praticados no dia 29 de março de 2022. Naquela tarde, duas das rés, orientadas pela advogada, foram à Delegacia de Polícia Civil e relataram que o homem havia estuprado uma delas. Apesar de a ocorrência ter sido registrada por uma das denunciadas, as outras duas foram responsáveis por auxiliar no ajuste dos detalhes do suposto crime de estupro e arquitetar como ele teria ocorrido.

Naquela noite, duas delas, com o intuito de produzir provas contra a vítima, orientadas pela advogada por aplicativo de mensagens, ofenderam propositalmente a integridade física da ré que "teria sido vítima de estupro", causando-lhe machucados nas mamas e no ombro direito. As lesões foram constatadas posteriormente por perito criminal, dando origem a um laudo pericial. Com isso, elas praticaram o crime de fraude processual. No processo, o Promotor de Justiça, TIAGO FERRAZ, explica que o que efetivamente ocorreu foi o envio espontâneo de fotografias íntimas pelo homem para uma das rés, que, de posse das imagens, iniciou ameaças para que a vítima efetuasse o pagamento de 20 mil reais para que ela não o denunciasse por assédio sexual.

Após a vítima informar que havia registrado um boletim de ocorrência pela extorsão sofrida, a ré que disse ter sido vítima de estupro, agindo em conjunto com as outras duas, registrou o boletim de ocorrência imputando falsamente ao homem, o crime de estupro, do qual ela sabia que ele era inocente. O crime de falso testemunho foi praticado na tarde de 18 de abril de 2022, quando os outros dois réus, uma mulher e um homem, foram à delegacia e fizeram afirmações falsas como testemunhas compromissadas no curso da investigação do inquérito policial que apurava o crime de extorsão.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.