ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em foco Itapiranga - 14/03/2023

GLOBO EM FOCO – 140323

-CONSELHO DA PREVIDÊNCIA APROVA REDUÇÃO DE JUROS PARA CRÉDITO CONSIGNADO

-SC DEVE RECEBER UM BILHÃO APÓS ACORDO DE COMPENSAÇÃO DE PERDAS DO ICMS

-PREFEITO COBRA MAIOR INVESTIMENTO EM ENERGIA ELÉTRICA

-VICE-PREFEITO APONTA ALTO INVESTIMENTO DO GOVERNO FEDERAL NA REGIÃO

-MULHERES DE ITAPIRANGA VÃO CAMINHAR MAIS DE 800 QUILÔMETROS

-FORAGIDO DA JUSTIÇA ABORDA PM E PEDE PARA VOLTAR PARA PRESÍDIO

-IDOSO QUE SOFREU QUE DE ESCADA ESTÁ INTERNADO NA UTI

O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado. A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde. A mínima das últimas horas foi de 18 graus e a máxima para hoje deve ser de 33 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 22 centavos. O euro está valendo cinco reais e 61 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula seis centavos.

Mais de cem pessoas morreram no Malaui e em Moçambique pelas chuvas torrenciais e os fortes ventos desde que o ciclone Freddy, que está seguindo um caminho incomum, passou pelo sul da África. Mais de 99 corpos foram encontrados no sul do Malaui e as autoridades declararam estado de catástrofe, incluindo a capital econômica Blantyre. Outras quatro pessoas morreram no país vizinho, Moçambique, e muitas pessoas estão desaparecidas. O instituto nacional de gestão de desastres do país disse que as consequências da tormenta que atingiu a área eram piores do que o esperado.

A agência de notícias estatal do Irã anunciou nesta segunda-feira o perdão de 22 mil detidos nos últimos meses durante protestos contra o regime iraniano. Até agora, 82 mil receberam indulto. Segundo Judiciário do Irã, os indultados não cometeram roubo nem crimes violentos. Com esta declaração, pela primeira vez se tem uma ideia do âmbito da repressão do regime islâmico às manifestações populares que tomaram conta do Irã desde setembro de 2022, após a morte de MAHSA AMINI. A jovem, presa por supostamente violar o rígido código de vestimenta do país para as mulheres, morreu após ser detida pela polícia da moralidade, o que deflagrou no país a maior onda de protestos em décadas.

O Ministério Público da Colômbia suspendeu os mandados de prisão contra os principais integrantes de um dos maiores grupos dissidentes das Farc ainda ativos no país, enquanto o governo do presidente GUSTAVO PETRO se prepara para negociações de paz com grupos criminosos. O plano do governo de “paz total” prevê que grupos criminosos negociem com o Estado colombiano em troca de vários benefícios legais, incluindo a anistia para certos crimes, a suspensão parcial de alguns mandados de prisão e a redução de penas. A iniciativa do governo visa vários dos principais grupos criminosos do país, incluindo cartéis de drogas, grupos paramilitares de extrema-direita e guerrilheiros de esquerda.

O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta segunda-feira a soltura de mais 130 homens denunciados pelos atos que resultaram na depredação das sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro. Ao todo, dos mil e 400 detidos, mais de 1 mil já foram soltos. Com as novas decisões, vão permanecer na prisão 392 pessoas, sendo 310 homens e 82 mulheres. Os liberados estão sendo monitorados com tornozeleira eletrônica e precisam cumprir restrições, como recolhimento domiciliar noturno e proibição de usar redes sociais. Ao todo, a PGR já denunciou 919 pessoas, sendo que 219 responderão também por delitos mais graves, como dano qualificado, abolição violenta do estado de direito e golpe de estado.

Pela segunda vez consecutiva, os planos de saúde seguem liderando o ranking de reclamações e de atendimentos registrados no Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. Segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 27 vírgula nove por cento das reclamações, no ano passado, se referem a empresas de planos de saúde. Trata-se da nona vez, nos últimos dez anos, em que os planos de saúde lideram o ranking. Em segundo lugar no ranking estão os serviços financeiros, responsáveis por 21 vírgula dois por cento dos registros.

O Conselho Nacional da Previdência Social aprovou nesta segunda-feira a redução da taxa máxima de juros cobrada nos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS. O teto dos juros passará de dois vírgula 14 por cento ao mês para um vírgula 70 no caso do empréstimo consignado convencional. Foram 12 votos a favor da mudança e três contra. Já o teto dos juros nas operações com cartão de crédito consignado passará dos atuais três vírgula zero seis por cento dois vírgula 62. As novas taxas entram em vigor assim que for publicada no "Diário Oficial da União" uma instrução normativa. O Ministério da Previdência informou que a nova instrução deve ser publicada na quarta-feira.

O ex-prefeito de Imbituba e ex-secretário de Turismo de Santa Catarina, BETO MARTINS, será empossado nesta terça-feira como Secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias do Governo de JORGINHO MELLO. Além de BETO MARTINS, serão empossados o Secretário adjunto da pasta ROBISON COELHO e os secretários de Planejamento EDGAR USUY e de Ciência, Tecnologia e Inovação, MARCELO FETT. Os nomes de EDGAR USUY e MARCELO FETT já foram anunciados mas ainda não haviam sido oficializados já que aguardavam a publicação da Medida Provisória da Reforma Administrativa que consolidou as mudanças na estrutura do Governo.

Santa Catarina teve a maior taxa de doadores de órgãos do Brasil em 2022, com 44 vírgula oito doadores efetivos a cada um milhão de habitantes. O número é quase três vezes maior que a média nacional, de 16 vírgula cinco por milhão da população. O Estado manteve a liderança do ranking pela décima quarta vez em 18 anos, segundo o relatório anual da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos. O Estado contou com o quarto maior número absoluto de doadores, com 329 pessoas, e ficou atrás de unidades federativas com populações maiores. Outro destaque de Santa Catarina foi o registro do maior percentual do país com relação à quantidade de doadores efetivos sobre o número de notificações para possíveis cirurgias. Cerca de 45 por cento dos doadores em potencial concluíram o processo e efetivaram alguma doação.

Santa Catarina deve receber cerca de um bilhão de reais do governo federal em função do acordo de compensação pelas perdas de arrecadação do ICMS. O prejuízo é resultado da desoneração de combustíveis, energia elétrica, telecomunicações e transportes em vigor desde junho do ano passado. A estimativa inicial é da Secretaria de Estado da Fazenda. Os números exatos devem ser conhecidos após uma reunião entre o governo do Estado e a Secretaria do Tesouro Nacional, prevista para ser marcada nos próximos dias. Conforme a programação prevista no acordo firmado com a União, Santa Catarina receberia 250 milhões neste ano, 500 milhões em 2024 e 250 milhões em 2025.

O Diretor da Rede Peperi, ADILSON BALDISSERA, acompanhado de seu filho, ALBERTO MAZIERO BALDISSERA, participam da posse da nova diretoria da ACAERT em Florianópolis. A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão, realizou na noite desta segunda-feira, a posse da nova diretoria que irá compor a gestão 20232025. Segundo a ACAERT esse é um momento em que a renovação reafirma o mesmo compromisso com o desenvolvimento, a mesma sintonia e o fortalecimento do mercado. A presidência da entidade ficará agora a cargo do radiodifusor FÁBIO BIGOLIN, da Rádio Clube, de São Domingos.

O vice-prefeito de Itapiranga, NILO BOURSCHEIDT do Partido dos Trabalhadores é otimista para grandes investimentos do governo federal no Extremo Oeste. Ele destaca o processo de federalização da SC 163, no segmento de 65 quilômetros de Itapiranga a São Miguel do Oeste. Cita que o trecho administrado pelo Estado não recebe o investimento necessário. Segundo o Vice Prefeito, a federalização já aprovada, aguarda transferência para DNIT, situação que deve ser resolvida em breve, segundo BOURSCHEIDT. Ele lembra que ainda há demanda para federalização de 25 quilômetros da rodovia no Rio Grande do Sul, de Barra do Guarita a Tenente Portela. Outra pauta na projeção de investimentos na região é a ponte sobre o Rio Uruguai.

A Comissão Pró-ponte, já conseguiu o projeto básico da ponte na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, sendo que a ordem de serviço foi emitida em novembro do ano passado, tendo um ano para a elaboração do projeto. NILO BOUSCHEIDTdestaca ainda que já foi elaborado o projeto para a total recuperação da SC 163, no trecho de 32 quilômetros entre Itapiranga e Iporã do Oeste. Segundo o Vice-Prefeito, investimento em infraestrutura necessitam de altos valores e a participação do governo federal para viabilizar estes projetos.

A Gerência regional da Epagri de São Miguel do Oeste vai realizar a partir do mês que vem, uma capacitação com as mulheres residentes no interior dos municípios da região de abrangência do órgão estadual. A informação é da Extensionista Rural, LEONILDA VILLANI. De acordo com ela, esse é o segundo ano do curso “flor e ser”, que nada mais é que uma capacitação voltada exclusivamente para as moradoras do interior. Segundo ela, essa ação é realizada anualmente em todos os centros de treinamentos do estado de Santa Catarina. LEONILDA lembra que essa é a segunda edição na regional de São Miguel do Oeste, sendo que a primeira foi realizada no ano passado.

A primeira edição contou com a participação de 27 mulheres e a expectativa neste ano é que o número seja um pouco maior. A afirmação é da Extensionista da Epagri, LEONILDA VILLANI. Conforme ela, nesta edição, a projeção é que 30 mulheres participem da capacitação. Ela destaca que os escritórios da Epagri nos municípios de abrangência estão em fase de contatos com as mulheres e também já realizando as inscrições das interessadas em participar do projeto. LEONILDA cita que cada município terá ao menos uma vaga disponível para a participação no curso que vai iniciar no mês que vem, em São Miguel do Oeste.

A capacitação realizada pela Epagri Regional será no Cetresmo e terá duração de seis meses, com encontros duas vezes por mês. A explicação é da Extensionista Rural, LEONILDA VILLANI. Ela salienta que cada mês será trabalhada uma etapa diferente e com temáticas diferentes, voltadas sempre para o meio do campo. Para ela, o momento de aprendizado é de extrema importância para que sejam trabalhados assuntos importantes, como por exemplo, empreendedorismo, gestão, parte humana e demais questões fundamentais para o sucesso de cada propriedade do interior. LEONILDA frisa que todo o curso será sem custo para as participantes.

Os primeiros encontros da capacitação voltada exclusivamente para as mulheres do interior serão nos dias quatro e cinco de abril, no Cetresmo. A informação é da Extensionista Rural, LEONILDA VILLANI. Ela disse que além da parte teórica, também haverá parte prática no curso destinado para as mulheres. Ela reforça o objetivo de um planejamento, visão diferenciada e também possíveis implantações e melhoramento como um todo, envolvendo aspectos pessoais, ambientais e também econômicos. LEONILDA ressalta a grande diversidade de culturas e atividades na região e por isso considera que a capacitação é de extrema importância.

Prefeito cobra maior investimento em energia elétrica no interior do município. GENÉSIO ANTON e o Secretário da Agricultura ROGÉRIO RECH visitaram nesta tarde de segunda-feira, o Gerente Regional da Celesc, o SANDRO VALMORBIDA, na cidade de São Miguel do Oeste. Conforme o Prefeito, um dos objetivos da visita foi agradecer a Celesc pela elaboração e doação do projeto de energia trifásica para Comunidade de Vale Pio. Também trataram da qualidade de energia, melhorias nas redes, roçadas, e principalmente da melhoria quanto a nova rede trifásica, vindo da Comunidade da Linha Chapéu, interior de Itapiranga, interligando com a rede em Macucozinho, interior de Iporã do Oeste, passando pelas comunidades de Macuco e Itacuruçú. ANTON ressalta que VALMORBIDA informou durante a visita que a empresa vencedora da licitação tem prazo até Novembro de 2023 para executar a obra.

Um evento em comemoração ao Dia Mundial da Água está marcado para o dia 22 deste mês. As atividades serão desenvolvidas por várias entidades e vão acontecer na rua coberta da Praça Walnir Botaro Daniel, em São Miguel do Oeste. De acordo com a bióloga da Gerência Regional de Saúde, DANIELA VINHA, o principal objetivo do evento da semana que vem é conscientizar a população a respeito da importância de proteger os cursos de água e usar o produto de forma racional, sem desperdícios. As atividades do dia 22 vão ocorrer pela manhã e na parte da tarde, na Rua Coberta. O evento vai envolver entidades como o IFSC, Casan, Polícia Ambiental, Prefeitura, Unoesc, Uceff, Epagri, IMA e a Gerencia Regional de Saúde.

De cada dez amostras de água avaliadas pelo laboratório de microbiologia da Unoesc, oito são impróprias para o consumo humano. A informação é da professora e pesquisadora da universidade, ELIANDRA ROSSI. De acordo com ela, o estudo mais recente do laboratório analisou 182 amostras de poços superficiais e profundos. Desse total, 82 vírgula 52 por cento tem algum tipo de contaminação. Em 80 por cento das amostras impróprias, foram encontrados coliformes fecais. 66 por cento das amostras eram de poços superficiais e 33 por cento de poços profundos. ELIANDRA avalia que esse resultado mostra que ainda é preciso avançar nas ações de proteção dos recursos hídricos.

O consumo de água contaminada pode trazer problemas de saúde para a população. A afirmação é da professora e pesquisadora da Unoesc, ELIANDRA ROSSI. Ela explica que o levantamento do laboratório de microbiologia também apontou que em 24 por cento das amostras de água analisadas, o risco de contaminação da população é alto. No caso das águas superficiais, a possibilidade de que as pessoas sofram algum problema de saúde sobe para 49 por cento. As amostras foram analisadas em um dos projetos de pesquisa da universidade e não tiveram nenhum custo para as comunidades beneficiadas. A análise das aguas de poços artesianos e outras fontes são acompanhadas de um laudo que aponta algumas soluções para os problemas.

Mulheres de Itapiranga vão percorrer mais de 800 quilômetros no caminho de Compostela. O Projeto Catarina no Caminho iniciou há um ano e será concluído em 2023. Três amigas de Itapiranga estão intensificando os preparativos para o trajeto completo dos Caminhos de Santiago Compostela. Conforme ELÔ BITTENCOURT, a preparação iniciou em abril de 2022 e no momento, além dos treinos elas estão cuidando de toda programação da viagem. Cita a escolha pelo caminho francês com 820 quilômetros percorrendo diversos vilarejos entre 30 a 33 dias de caminhada. O início será em Saint Jean, na França, até Santiago de Compostela, na Espanha. ELÔ BITTENCOURT destaca ainda que a saída de Itapiranga será com uma mochila nas costas, apenas duas mudas de roupa e um único calçado.

ELÔ BITTENCOURT observa que a ideia é ter bem claro que tudo que levar vai ter que carregar nas costas e por isso é preciso definir o que realmente é importante carregar. Já ELENICE KIRCHNERcomenta que é preciso aprender a olhar para nós e promover o desapego, além de apreender no dia a dia o que realmente é essencial. O caminho de Compostela também terá a presença de MARIA PREIS WELTER. Até 400 mil pessoas que realizam este caminho por ano e o contato com que está fazendo este trajeto ou que já realizou o desafio motiva as amigas de Itapiranga para percorrer cidades históricas em uma experiência para a vida toda.

Foragido da Justiça aborda PM e pede para voltar para presídio. Um homem que estava foragido da Justiça abordou uma viatura da Polícia Militar em São Lourenço do Oeste, se entregou e pediu para retornar ao presídio. Ele tem 38 anos e havia recebido o benefício da saída temporária, mas não voltou ao sistema como mandava a determinação judicial. O caso aconteceu na madrugada de domingo, por volta das três horas e 20 minutos. No momento da abordagem, as guarnições da PM faziam rondas quando foram paradas pelo homem. O detento informou que teve a autorização para deixar o presídio de Chapecó e não retornou. A PM não informou o motivo para o homem se entregar e pedir para retornar ao presídio.

Sem CNH, homem é preso por embriaguez ao volante. A Polícia Militar de Anchieta na noite de segunda, por volta das 21 horas e 50 minutos, enquanto efetuava rondas avistou um veículo sendo conduzido por um homem que era de conhecimento da PM que não possuía CNH. Ao tentar efetuar a abordagem o condutor fugiu, inclusive jogando o veículo em direção ao policial e seguiu na contramão de direção até o final de uma avenida. Ele parou quando perdeu o controle da direção e colidiu num barranco, saindo pela janela do caroneiro e correndo para uma área de mata. Os policiais iniciaram as buscas sendo localizado escondido em uma vala. Teste de bafômetro comprovou embriaguez. Dentro do veículo estavam garrafas de bebida que foram apreendidas. O carro estava com licenciamento em débito desde o ano de 2021 e foi removido ao pátio conveniado por guincho.

Veículo cai em ribanceira de 100 metros e deixa um ferido. Um jovem de 19 anos sofreu ferimentos em uma saída de pista seguida de capotamento em São José do Cedro. A ocorrência foi registrada nesta segunda-feira, às 16 horas, na Linha Chaleira. De acordo com a corporação, uma Fiorino saiu da pista e caiu em ribanceira de aproximadamente 100 metros. O jovem, condutor do veículo, ficou encarcerado. Ele apresentava suspeita de fratura na clavícula e braço direito, além de ferimentos na mão e fratura nos dedos da mão esquerda. Depois de ser desencarcerada e previamente atendida no local, a vítima foi levada ao Hospital de São José do Cedro para avaliação médica.

Idoso que sofreu que de escada está internado na UTI. Ele passou por cirurgia e permanece na Unidade de Terapia Intensiva, do Hospital Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste. A ocorrência foi registrada pelo Corpo de Bombeiros de Itapiranga por volta das 10 horas e 30 minuto de domingo, em Santo Antônio. Um homem de 69 anos, subiu em uma escada para colher frutas acabou se desiquilibrando e sofreu queda de aproximadamente quatro metros. Ele sofreu fratura costela e braço esquerdo, além de escoriações. Conforme informações de familiares, o idoso passou por cirurgia e teve que ser retirado o baço. Com a fratura de costela também foi perfurado o pulmão gerando hemorragia. No ano passado o idoso já havia sofrido uma queda enquanto trabalhava em galpão.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.