-TAXA SELIC PODE CHEGAR A QUASE 12 POR CENTO NESTA SEMANA
-REGIÃO EXTREMO OESTE SEGUE EM AMARELO NO MAPA DA COVID-19
-MERCADISTAS PROJETAM DIFICULDADES COM GUERRA NA UCRANIA
-SJO RECEBE 26 RESERVATÓRIOS DE ÁGUA DA DEFESA CIVIL
-MUNICÍPIO CONFIRMA ENCONTROS PRESENCIAIS NOS GRUPOS DE IDOSOS
-TUNÁPOLIS AMPLIA INCENTIVOS COM NOVA LEI DO TURISMO
-HOMEM AMEAÇA PAIS COM FACÃO E É PRESO EM ITAPIRANGA
-IDOSO MORRE APÓS SER ATROPELADO FORA DA FAIXA DE PEDESTRE
O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e instável. A previsão para as próximas horas é que o tempo permaneça dessa forma. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 29 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou a semana cotado em cinco reais e quatro centavos. O euro está valendo cinco reais e 52 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.
Um terremoto de magnitude seis vírgula sete atingiu as Filipinas neste domingo. A informação é da agência dos Estados Unidos que monitora os eventos sísmicos em todo o mundo. O terremoto atingiu a ilha principal de Luzon, a uma profundidade de 33 quilômetros. Não há alerta de tsunami, segundo a agência americana. A alta atividade sísmica da região está relacionada com o Círculo de Fogo do Pacífico, uma área de encontro de placas tectônicas que afeta praticamente toda a costa do oceano.
A Ucrânia divulgou neste domingo que reestabeleceu a energia elétrica na usina nuclear de Chernobyl. A ação ocorreu após a tomada do local por tropas russas. Em comunicado, o governo ucraniano disse que os engenheiros do país evitaram o risco de uma possível catástrofe nuclear que ameaçava toda a Europa. Já o organismo de controle atômico da ONU disse que mesmo com a eletricidade cortada na usina, onde foi registrado o pior desastre nuclear do mundo, não existia "nenhum impacto crítico para a segurança".
O governo dos Estados Unidos prometeu neste domingo aplicar as "consequências apropriadas" pela morte do jornalista americano BRENT RENAUD, que, segundo a polícia de Kiev, foi assassinado pelas forças russas na cidade de Irpin, na Ucrânia. Em entrevista, a Casa Branca disse que o incidente foi "chocante e horripilante" e afirmou que estava em contato com as autoridades ucranianas para obter mais informações a respeito. Outro ferido no incidente foi o fotógrafo americano de origem colombiana JUAN ARREDONDO. O Comitê de Proteção dos Jornalistas disse que o ataque foi uma violação do direito internacional. Já a ONG Repórteres sem Fronteiras pediu uma investigação para esclarecer as causas.
O vice-presidente do Brasil, HAMILTON MOURÃO, vai se filiar ao Republicanos na próxima quarta-feira durante um evento realizado na sede nacional do partido, em Brasília. Eleito ao lado do presidente JAIR BOLSONARO em 2018, MOURÃO segue pela primeira vez um caminho político independente e deve disputar o cargo de senador pelo Rio Grande do Sul nas eleições de outubro deste ano. O general da reserva estava até então no PRTB. Para as lideranças do Republicanos, MOURÃO representa uma ampliação da força política partidária para as eleições de outubro desse ano. Segundo a sigla, a filiação será exclusiva para convidados e para a imprensa.
O Projeto de Lei que regulamenta a mineração em terras indígenas, não deve ser validado no Congresso neste ano, apesar da tentativa na Câmara de aprovar o texto com celeridade. A matéria preocupa ambientalistas e indígenas emesmo se passar na Câmara, a chance do projeto ser apreciado no Senado neste ano é praticamente nula. Já é comum que textos polêmicos aprovados com rapidez na Câmara sejam freados no Senado, casa tida como mais conservadora. O líder do PL no Senado, CARLOS PORTINHO disse que os senadores devem promover amplas discussões com a realização de audiências públicas ao longo desse ano, visto o tema ser polêmico.
O Comitê de Política Monetária do Banco Central vai definir na próxima quarta-feira o novo patamar dos juros básicos da economia brasileira. A previsão do mercado financeiro é que a taxa Selic aumente um ponto percentual, em uma nova tentativa de conter a inflação. Caso as expectativas sejam confirmadas, será o nono aumento consecutivo e a taxa básica de juros passará dos atuais 10 vírgula 75 por cento para 11 vírgula 75 por cento, o maior nível desde fevereiro de 2017. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, que mede a inflação oficial do país, também subiu um vírgula zero um por cento no mês passado, acumulando alta de 10 vírgula 54 por cento em 12 meses. Desde março de 2021, os juros saltaram de dois por cento para 10 vírgula 75 por cento ao ano. Para o fim de 2022, a projeção do mercado é que a taxa alcance 12 vírgula 25 por cento, porém, analistas apostam em 13 vírgula 25 por cento.
O segundo ano de pandemia da Covid-19 foi de expansão acelerada para o ecossistema de tecnologia e inovação de Santa Catarina. As empresas do setor geraram 10 vírgula três mil novos empregos, o terceiro melhor resultado do Brasil. Os números são quatro vezes o número de vagas do ano anterior, que fechou com dois vírgula cinco mil novas admissões. O desempenho está em sintonia com o alto nível de atividade econômica no Estado, apesar da pandemia. Apenas tiveram resultado superior a Santa Catarina dois grandes estados, sendo São Paulo, que gerou 54 vírgula quatro mil vagas e Minas Gerais, com 12 vírgula três mil novos empregos.
O décimo quarto relatório semanal de balneabilidade da temporada divulgado na última semana pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina mostrou que dos 237 pontos analisados, 163 estão próprios para banho no estado. O número representa 68 vírgula oito por cento. Em Florianópolis, dos 87 pontos onde há coleta, 62 estão em condições de receber banhistas, ou seja, 71 vírgula três por cento. As análises são realizadas em 27 municípios litorâneos e mais de 100 praias e balneários do Sul ao Norte do estado. Atualmente, Santa Catarina tem o segundo maior monitoramento de balneabilidade do Brasil, tendo como base uma metodologia de trabalho segura realizada há mais de 40 anos.
Como de costume, o governo do Estado de Santa Catarina divulgou no último sábado o mapa da Covid-19. Ao todo, nove regiões estão em azul e outras oito estão em amarelo, incluindo o Extremo Oeste catarinense. Na comparação com o relatório divulgado na semana passada, houve melhora em quatro regiões, sendo Carbonífera, Extremo Sul, Grande Florianópolis e Xanxerê. Já nas demais regiões, não houve mudança de classificação. O mapa da Covid-19 é divulgado todos os sábados no final da tarde pelo governo catarinense.
A Secretaria da Saúde de Itapiranga divulgou o cronograma completo de vacinação contra Covid para a semana. O atendimento acontece de hoje até quinta-feira, das 13 horas e 15 minutos às 16 horas no auditório da Unidade de terá a segunda dose CoronaVac, para quem completou intervalo de 28 dias da segunda dose. Na terça-feira terceira dose para todos com 18 anos ou mais, para quem completou intervalo de quatro meses da segunda dose. Também estará disponível a segunda dose Pfizer para todos com 12 anos ou mais. Os menores de idade devem, obrigatoriamente, estar acompanhados dos pais e responsáveis. Para quarta-feira primeira dose para todos as crianças com cinco anos ou mais. Quinta-feira terceira dose para maiores de 18 anos.
O Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionado por volta 40 minutos desta segunda-feira, para um trabalho de parto dentro de uma residência em Linha Laranjeira, interior de Itapiranga. Quando os bombeiros chegaram ao local, a criança já havia nascido, estando conectada a mãe pelo cordão umbilical e amparada por familiares. A mãe, de 34 anos, relatou que a criança nasceu prematura de 30 semanas, ou seja, de sete meses, pesando um quilo 650 gramas. Os bombeiros realizaram aferição dos sinais vitais da mãe e filho e com o kit parto efetuaram o corte do cordão umbilical. Em seguida, a criança foi aquecida com manta térmica e conduzida junto com a mãe ao Hospital de Itapiranga.
A guerra na Ucrânia vem afetando os preços das commodities negociadas no mercado global e acendeu o alerta para a volta das pressões inflacionárias, tanto dos alimentos quanto dos combustíveis, que têm pesos importantes nos indicadores que medem a carestia. A ACATS, Associação Catarinense dos Supermercados está apreensiva e prevê, além da elevação dos preços, também falta de alguns alimentos nas gôndolas nos próximos meses caso a guerra continue. De acordo com o presidente da entidade, FRANCISCO CRESTANI, a alta dos preços dos combustíveis e dos insumos vão repercutir em todas as escalas de produção e afetarão o valor dos alimentos e serviços ao consumidor. CRESTANI comenta que os próximos 15 ou 20 dias serão cruciais já que os efeitos da falta e dos custos de produção chegarão ao consumidor final. Ele reforça que muitos supermercadistas trabalham com estoques razoáveis, o que impede que haja a elevação momentânea dos preços.
Entre os alimentos que já estão faltando ou com elevação no preço estão as massas e biscoitos. Com o aumento do trigo, muitas indústrias de massas e biscoitos reduziram em até 50% a produção pela falta de embalagens, insumos e matérias primas. Além disso, os consumidores já estão sentindo a alta dos alimentos devido à seca na região sul e das chuvas na região centro Oeste do País. FRANCISCO CRESTANI disse que a oferta de hortifrutigranjeiros foi um problema enfrentado pelos supermercados de Santa Catarina neste início de ano. Ele disse que as hortaliças, por exemplo, tiveram uma qualidade inferior e que as frutas, por conta dos problemas de desenvolvimento, são menores e chegaram em menor quantidade às lojas.
Tunápolis retoma atividades presenciais com grupos de idosos em situação mais tranquila com a pandemia da Covid. O planejamento rigoroso deu resultado positivo possibilitando atividades com responsabilidade após dois anos sem encontros presenciais dos grupos de idosos. No início de janeiro, o alto número de casos de Covid assustou e causou a interrupção dos encontros por recomendação do Comitê da Saúde. A partir da segunda quinzena de fevereiro foram retomados os encontros na cidade e interior e sem registro de situações de risco aos participantes. Segundo a coordenadora dos idosos de Tunápolis MARLEI BIEGER, os encontros presenciais possuem fundamental importância para a qualidade de vida dos idosos. Algumas restrições ainda persistem, porém já é possível a socialização das pessoas da terceira idade.
MARLEI BIEGER avalia que no momento é seguro as atividades desenvolvidas respeitando os protocolos de prevenção. Tunápolis possui 11 grupos de idosos, sendo que alguns com encontros semanais e outros a cada 15 dias. Pessoas que completarem 60 anos podem fazer parte das atividades. A coordenadora dos idosos, MARLEI BIEGER destaca que o município contribuiu com todos os grupos a cada encontro, porém o deslocamento é por cada de cada integrante dos grupos. A prefeitura é responsável pelo transportes apenas para os intercâmbios em outros municípios.
O município de São João do Oeste segue reforçando o sistema de abasteci mento de água na cidade e interior. Defesa Civil do Estado de Santa Catarina repassou 26 reservatórios para ampliar a capacidade de armazenamento. Conforme o prefeito GENÉSIO ANTON, as caixas de água foram entregues na manhã desta segunda-feira e serão fundamentais para enfrentamento de períodos sem chuva. ANTON confirma a entrega de 26 reservatórios. A partir de agora o Diretor do departamento de Água e Esgoto, CLEITON KROETZ, vai coordenar a distribuição dos reservatórios em pontos estratégicos para proporcionar maior segurança no abastecimento de água.
Entrega de reservatórios de água ocorre em virtude do Decreto de Situação de Emergência que foi homologado. O prefeito GENÉSIO ANTON, lembra que o município fez o decreto em 29 dezembro e com base nas informações concedidas pelo Coordenador Municipal da Defesa Civil, Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, RGÉRIO RECH, o Decreto de Situação de Emergência foi homologado pelo governo do estado. ANTON observa que são várias medidas que estão sendo adotadas pela prefeitura para fortalecer o sistema público de abastecimento de água com redistribuição que visam dar melhores condições no enfrentamento a estiagens.
Nova Lei do Turismo vai proporcionar oportunidades ao setor em Tunápolis. Objetivo é potencializar iniciativas, principalmente com o turismo rural aproveitando belezas naturais. O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Tunápolis considera que o município tem potencial para atrair visitantes de várias regiões. SÉRGIO EIDT destaca a importância da nova Lei de Incentivo ao Turismo. A prefeitura vai contribuir com até cinco mil reais em serviços de máquinas para diversas ações dentro da propriedade rural. Acessos e outros trabalhos até a propriedade já fazem parte de outros programas mantidos pelo município. O Secretário observa que a Lei foi amplamente estudada e debatida desde o ano passado com envolvimento do Conselho Municipal de Turismo e teve aprovação unanime na Câmara de Vereadores.
SÉRGIO EIDT informa que uma equipe realiza visita a empresários e produtores rurais interessados em investir no turismo. Cita ainda que está sendo finalizado o Concurso do Slogan sobre o turismo com premiação aos vencedores. Uma empresa vai ajustar de forma profissional o Slogan para facilitar publicações. EIDT lembra que Tunápolis já possui locais com total infraestrutura para receber turistas além de iniciativas que estão consolidadas na região. De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Tunápolis, experiências de sucesso do município estarão em evidência no Segundo Seminário Regional de Turismo, em Anchieta.
Cresce a procura por incentivos a empresas em Tunápolis. O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, SÉRGIO EIDT destaca pavilhões que estão sendo concluídos para serem entregues para as empresas realizarem suas atividades em área industrial estruturada pelo município. Ele chama atenção que está em análise a compra de um hectare de terra para divisão em cinco lotes que serão disponibilizados para empresas. De acordo com SÉRGIO EIDT, este ano já são 35 ordens de serviços para auxiliar empresários com terraplenagem, limpeza de terrenos, aterros e retirada de entulhos. O Secretário avalia que a procura mostra interesse das pessoas investirem no município.
Alta nos preços dos combustíveis brasileiros eleva a procura por gasolina e diesel argentinos. Desde o anúncio de aumento, a aduana d e Turismo em Dionísio Cerqueira tem registrado uma expressiva alta nos últimos, principalmente neste final de semana. Conforme o auditor Fiscal da Receita Federal ARNALDO BORTEZE, os brasileiros que vão até Bernardo de Irigoyen enfrentam momentos de filas na divisa. Segundo ele, anteriormente os consumidores se deslocavam até a cidade argentina para realizar compras, mas isso vem mudando desde a última semana quando foi anunciado mais um aumento nos preços dos combustíveis no Brasil. O auditor afirmou ainda que o preço do produto argentino se manteve o mesmo com pequenas variações, mas sem mudar de forma significativa os valores. BORTEZE alertou os brasileiros, que vão se deslocar até a Argentina, poderão enfrentar longas filas para entrar na Argentina. Ele destacou que moradores de várias cidades da região estão fazendo travessia pela aduana, principalmente entre São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira.
Com intenso fluxo de veículos atravessando pela aduana em Dionísio Cerqueira, a Receita Federal começou um trabalho intensivo para evitar entradas em território brasileiro de produtos provenientes de descaminhos ou até mesmo ilegais. Como também de combustíveis em galões. O auditor Fiscal ARNALDO BORTEZE, comentou que apesar de haver a liberação do trânsito terrestre entre os dois países, não foi registrada até o momento a queda no número de apreensões de transporte irregular de combustíveis. Ele afirmou que cada apreensão é de volumes maiores de gasolina com possibilidade de aumentar nas próximas semanas por causa do aumento dos preços no Brasil. O gás de cozinha também tem sido alvo de contrabando, tendo em vista a diferença de valores entre os dois países. BORTEZE destacou ainda que este tipo de produto causa extrema preocupação dos órgãos federais devido ao perigo de explosão que este produto causa.
A Polícia Militar Ambiental flagrou sábado crimes no interior de Itapiranga. A ocorrência foi registrada durante realização da Operação Hórus na Linha Presidente Becker, interior de Itapiranga. Os policiais flagraram dois caçadores transportando animais da fauna silvestre abatidos e portando armas de fogo de uso permitido sem a devida documentação. Durante abordagem veicular, os policiais militares ambientais encontraram 13 animais silvestres abatidos, duas cutias, nove pombas, um trinca ferro, um jacu, além de duas armas de fogo, tipo rifle e 172 munições. Presos em flagrante, os dois caçadores de 27 e 37 anos de idade foram conduzidos, com o apoio, da guarnição da Polícia Militar de Itapiranga, à Delegacia de Polícia Civil de Iporã do Oeste.
Polícia Militar prende três pessoas por tráfico de drogas em SMO. A ocorrência foi registrada na noite deste domingo, em um apartamento no centro da cidade de São Miguel do Oeste. A PM localizou em um carro Prisma, placas de Barracão, um tijolo de maconha. No apartamento foram encontrados outros pertences que são utilizados para a comercialização das drogas, como balança de precisão e facas para o fracionamento da droga. Três pessoas foram presas pelo tráfico de drogas e outros dois detidos. O trabalho envolveu a Rádio Patrulha e o Tático da Polícia Militar.
Polícia Militar prende homem por importunação sexualmente de duas adolescentes em um evento esportivo na tarde deste domingo, no município de Descanso. De acordo com a PM, o autor teria molestado duas adolescentes que acompanhavam uma partida de futebol. Pessoas que estavam no local perceberam a atitude do homem e começaram as agressões físicas contra ele. A Polícia Militar foi acionada e informou que prendeu o homem em flagrante. O homem estava bêbado, teve que ser posto em pé para revista e deitado ao chão para ser algemado. Além disso, ele apresentava um pequeno corte acima do olho esquerdo e alguns esfolados pelo corpo, provavelmente por ter caído ou apanhado. O homem foi identificado pelas vítimas e após os procedimentos no local, os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil, em São Miguel do Oeste, para os procedimentos cabíveis.
O jovem, identificado como ANDERLEI NASCIMENTO de 23 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu após sofrer um grave acidente na noite de sábado, em São Miguel do Oeste. Ele conduzia uma CBX 250 Twister com placa de São Miguel, quando colidiu na lateral de uma Tracker de Mondaí, que era conduzida por uma mulher, que não teve ferimentos e recusou o bafômetro que foi oferecido pela Polícia Militar. Na moto, além de ANDERLEI, também havia mais um jovem, que teve ferimentos graves e também foi levado ao Hospital Regional. Com a colisão, ANDERLEI teve fraturas pelo corpo. Os bombeiros realizaram, com o apoio de um médico que estava presente no local, os procedimentos de reanimação e inclusive utilizaram um desfibrilador. O sepultamento ocorreu ontem no cemitério municipal de Guaraciaba.
As câmeras de videomonitamento de uma empresa, localizada na Willy Barth, registram o momento exato em que um idoso foi atropelado neste domingo, em São Miguel do Oeste. ARISTIDES TREVISOL de 78 anos, foi atingido por um Astra com placas de São Miguel, enquanto atravessa a rodovia. Com o impacto, o idoso foi arremessado, caiu e bateu a cabeça. Ele estava inconsciente e foi atendido pelo Corpo de Bombeiros. A guarnição iniciou os procedimentos de reanimação cardiopulmonar e em seguida o encaminhou em estado grave ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste, onde faleceu minutos depois.
Um homem foi preso por ameaça, porte de facão e posse de drogas para uso pessoal. Foi por volta das 19 horas deste domingo, na comunidade de Linha Beleza, interior de Itapiranga. Depois de ingerir grande quantidade bebida alcoólica e usar drogas, o homem de 39 anos teria ameaçado os pais idosos, com os quais convive, com um facão. Além do facão foi apreendido ainda um torrão de maconha. O homem recebeu voz de prisão e juntamente com os materiais apreendidos, foi conduzido até a delegacia de São Miguel do Oeste para a realização do flagrante. Homem já possui longa ficha criminal, com diversas passagens pela polícia por diferentes crimes.