-BOLSONARO ASSINA MP QUE DESTINA CINCO BILHÕES PARA COMBATE AO CORONAVÍRUS
-SECRETARIA DE SAÚDE CONFIRMA TERCEIRO CASO DA DOENÇA NO ESTADO
-EM TRÊS MESES, CONDER JÁ RECEBEU 240 PEDIDOS DE LICENÇAS AMBIENTAIS
-GOVERNADOR CONCLUI ROTEIRO COM RECURSOS PARA CONTORNO VIÁRIO EM MARAVILHA
-VEREADORES BARP E CÁSSIO DEIXAM O MDB E ASSINAM FICHA NO PSD
-ACIDENTE TERMINA COM DENÚNCIA DE AMEAÇA COM ARMA DE FOGO
-POLÍCIA CIVIL PRENDE SEIS PESSOAS POR TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 38 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus.
A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais para a compra e cinco reais e 25 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.
A Justiça do Paraguai manteve nesta sexta-feira a prisão do ex-jogador RONALDINHO GAÚCHO e de seu irmão, ROBERTO DE ASSIS, informou o jornal "ABC Color". Os dois estão detidos há uma semana após serem flagrados com passaportes e documentos paraguaios falsificados. Os juízes da Câmara de Apelação paraguaia entenderam que ainda há perigo de fuga e de obstrução às investigações sobre o caso. Esse é o terceiro recurso rejeitado pela defesa de RONALDINHO. Na quarta-feira, o Ministério Público do Paraguai indiciou mais oito pessoas. Ao todo, são 14 processados na investigação que surgiu após o caso de RONALDINHO GAÚCHO e ASSIS. Entre eles, a única pessoa foragida é a empresária DALIA LOPEZ, responsável pela ida dos irmãos ao país.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, declarou nesta sexta-feira emergência nacional por causa do coronavírus, apoiando-se na chamada Lei Stafford. A medida possibilita que até 50 bilhões de dólares sejam mandados aos estados e localidades específicas para ajudar no controle da pandemia. O presidente americano disse ainda que pediu a hospitais que ativem seus planos de emergência e que fechou uma parceria com o setor privado para acelerar a capacidade dos Estados Unidos de fazerem testes para confirmar os diagnósticos de corona. Ele afirma que haverá até 500 mil testes a mais disponíveis no começo da próxima semana.
O presidente do Uruguai, LUIS LACALLE POU, declarou emergência sanitária nesta sexta-feira para combater o novo coronavírus. Mais cedo, o país confirmou os quatro primeiros casos de Covid-19. Entre as medidas, estão a quarentena obrigatória de 14 dias a viajantes provenientes de países declarados de risco ou sintomáticos: China, Coreia do Sul, Japão, Singapura, Irã, Itália, França e Alemanha. Além disso, o governo uruguaio proibiu o desembarque de passageiros e tripulantes de cruzeiros. LACALLE POU também suspendeu todos os espetáculos públicos. O controle de presença no ensino público e privado também ficará suspenso.
O ex-ministro de JAIR BOLSONARO e pré-candidato a prefeito do Rio, GUSTAVO BEBIANNO, morreu na manhã deste sábado em Teresópolis, Região Serrana do Rio, após um infarto. BEBIANNO, de 56 anos, estava em seu sítio, com seu filho. Ele passou mal e sofreu uma queda. O ex-ministro morreu logo após ser levado a um hospital. A morte foi confirmada pelo amigo e presidente estadual do PSDB, PAULO MARINHO. Além de líder do PSL, BEBIANNO ocupou a Secretaria-Geral da Presidência durante um mês e 18 dias. Segundo o partido, o lançamento oficial da candidatura dele a prefeitura do Rio de Janeiro seria em quatro de abril, na capital fluminense.
A Embaixada do Brasil em Washington anunciou na noite desta sexta-feira que o encarregado de negócios, o embaixador NESTOR FORSTER, teve diagnóstico positivo para a Covid-19. Ele é o terceiro membro da comitiva brasileira que esteve no jantar com DONALDO TRUMP a confirmar contágio pelo coronavírus. Os outros são o secretário de Comunicação do Planalto, FABIO WAJNGARTEN, que está em quarentena domiciliar, e o senador NELSINHO TRAD. O presidente BOLSONARO realizou um teste para saber se tinha o coronavírus e nesta sexta-feira anunciou em redes sociais que o resultado foi negativo. BOLSONARO, porém, deve ser submetido a um novo teste e enquanto o novo exame não é realizado, o presidente deve ser monitorado no Alvorada.
O presidente JAIR BOLSONARO editou nesta sexta-feira uma medida provisória para abrir crédito extraordinário de cinco bilhões de reais para os ministérios da Saúde e da Educação para o combate à disseminação do coronavírus. Medidas provisórias são editadas pelo presidente da República e têm força de lei assim que publicadas no "Diário Oficial da União". O texto define que os recursos deverão ser destinados ao "enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus". Ao todo, já são 107 casos confirmados de coronavírus no país. Além disso, há outros mil 485 suspeitos. Mil 344 casos já foram descartados pelo Ministério da Saúde.
O Centro de Apoio Operacional do Consumidor do Ministério Público de Santa Catarina divulgou nesta sexta-feira, nota técnica alertando os fornecedores de produtos hospitalares, farmácias, drogarias, mercados e supermercados, que a elevação injustificada do preço dos produtos voltados à prevenção, à proteção e ao combate contra o coronavírus configura prática abusiva e crime contra o consumidor e a economia popular. O documento também requer a intensificação da fiscalização pelos Procons em todo o Estado. O Ministério Público requer, ainda, que os Procons estadual e municipais realizem levantamento e atos fiscalizatórios no sentido de inibir a prática abusiva.
O número de casos de dengue em Santa Catarina teve novo aumento e chegou a 215 em 2020. Pela primeira vez neste ano, o número de pacientes que contraíram a doença dentro do estado ultrapassou o de pessoas que foram infectadas fora do território catarinense. Os dados foram divulgados em boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado. O relatório é referente ao período entre 29 de dezembro de 2019 e sete de março de 2020. Na comparação com o mesmo intervalo no ano passado, Santa Catarina tinha 86 casos de dengue confirmados. No boletim da semana passada, havia 156 casos da doença. O estado não tem casos de febre de chikungunya ou vírus da zika, doenças que também podem ser passadas às pessoas pelo mesmo inseto.
A Secretaria de Estado da Saúde confirmou o terceiro caso do novo coronavírus em Santa Catarina. O exame foi feito na tarde desta sexta-feira pelo Laboratório Central de Saúde Pública. O paciente é um homem que foi atendido em Joinville, no Norte catarinense. Ele está em isolamento domiciliar. O paciente tem 57 anos e histórico de viagens à África e Europa. De acordo com a Prefeitura de Joinville, ele voltou de um cruzeiro em seis de março, começou a sentir sintomas dois dias depois e fez a coleta para exame no dia 10. A mulher dele está sendo monitorada. Os outros dois casos confirmados no estado foram diagnosticados em Florianópolis.
O diretor da Rede Peperi, ADILSON BALDISSERA comandou, nesta sexta-feira, uma visita técnica na área da Linha Emboaba que vai receber o projeto do Parque Florestal Peperi. Durante a tarde de ontem, o arquiteto LUIZ GUSTAVO SPAZZINI e o engenheiro Florestal JUNIOR PIASEKI vistoriaram o terreno e acertaram os detalhes para o plantio de mais de mil e 500 mudas de árvores nativas. O parque florestal será implantado em uma área de 15 mil metros quadrados onde estão os transmissores e a torre da rádio Peperi AM. O projeto será implantado no dia 30 de abril, mesmo dia em que o sinal AM da rádio Peperi será desativado.
O movimento de apoio ao governo de JAIR BOLSONARO previsto para amanhã em São Miguel do Oeste foi cancelado. De acordo com a coordenação do ato, as pessoas envolvidas com a mobilização decidiram seguir a orientação do próprio presidente e evitar a atividade em razão do avanço do coronavírus no país. Um dos coordenadores do evento, VITÓRIO BOLFE, apesar de não haver aglomeração de pessoas, o movimento vai distribuir faixas e cartazes pela cidade. Além disso, a orientação é que as pessoas vistam camisas com as cores da bandeira do Brasil para apoiar o governo de BOLSONARO, defender valores como a democracia, protestar contra o Supremo Tribunal Federal a aprovar as reformas tributária, administrativa e política. O evento estava previsto para amanhã à tarde na área coberta da praça Walnir Botaro Daniel.
Mais duas reuniões do Gabinete em Movimento foram realizadas esta semana. Os encontros envolveram os moradores do bairro Salete na terça-feira e do Santa Rita, Trevo e Cruzinhas, na quarta. Os eventos serviram para discutir questões pontuais das localidades e buscar soluções para as demandas levantadas. Na próxima semana, será realizada a primeira reunião do Gabinete em Movimento no interior. Será na quarta-feira, a partir das sete e meia da noite, no salão da comunidade da linha Aparecida. O encontro também será aberto para os moradores das linhas Parda e Filomena. Já na quinta-feira, a reunião será no bairro São Gotardo, a partir das seis e meia, no salão comunitário. Até o momento, foram realizadas oito reuniões. No total, devem acontecer cerca de 22 encontros.
Dois vereadores do MDB deixaram o partido e assinaram ficha no PSD nesta sexta-feira. CASSIO DA SILVA e CLAUDIO BARP saíram do partido e ontem à noite ingressaram na sigla do prefeito WILSON TREVISAN. O ato de filiação dos dois vereadores contou com a participação da deputada estadual MARLENE FENGLER e do presidente estadual do partido, MILTON HOBBUS. Com o ingresso de CASSIO e BARP, o PSD se torna a maior bancada do legislativo de São Miguel do Oeste com quatro cadeiras. O partido, no entanto, pode perder o vereador EVERALDO DI BERTI que deve ingressar no PL. O MDB, que era o maior partido na câmara, ficou com apenas dois vereadores. Também nessa semana, o vereador VAGNER PASSOS trocou o PSD pelo PSL.
O vereador CASSIO DA SILVA emitiu uma nota nesta sexta-feira comunicando oficialmente a saída do MDB. No documento, ele afirmou que está deixando o MDB por não se sentir “identificado com a condução do partido nesses últimos anos”. Ele lembrou que participou de três eleições como candidato a vereador, totalizando 933 votos, que contribuíram direta e indiretamente com o MDB e seus projetos para São Miguel do Oeste. CASSIO afirmou ainda que sai “de cabeça erguida e pela porta da frente, com o sentimento de dever cumprido”. Ele citou que chegou hora de iniciar um novo caminho. O vereador agradeceu aos filiados do MDB e, em especial, as famílias VALAR e BASSO que, de acordo com ele, “sempre foram sinônimos de uma política séria, exemplar e impessoal”. O vereador citou ainda que deixa o partido “de coração limpo, consciência tranquila e ciente de ter feito o máximo possível para honrar a história da sigla, mesmo não encontrando ressonância e reconhecimento nesses últimos anos”.
Em pouco mais de três meses de atuação na liberação de licenças ambientais, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional mais conhecido por Conder já recebeu cerca de 240 pedidos. A informação é do diretor do órgão, JOSÉ FRANCISCO MORA. Ele foi entrevistado nesta semana no RPN segunda edição e disse que desde a sua implantação no começo deste ano já foram protocolados 239 processos de licenciamentos ambientais. Conforme ele, desse total, 105 procedimentos já receberam a emissão do parecer e estão liberados. De acordo com MORA, atualmente, a equipe está trabalhando na análise de 86 pedidos. Já outros 48 projetos estão na fase de emissão de taxas para pagamentos e outras questões burocráticas.
O trabalho realizado no Conder Ambiental foi bastante intenso nesses primeiros meses de funcionamento. A afirmação é do diretor do órgão, JOSÉ FRANCISCO MORA. Ele destacou que a grande maioria dos projetos já analisados estavam parados no Instituto do Meio Ambiente e isso ocasionou uma demanda grande de trabalho. Ele ressaltou que a tendência é que esse montante de pedidos diminua nas próximas semanas visto que a grande maioria dos projetos que estavam no IMA já foram solucionados. MORA acredita que a partir de agora os pedidos sejam totalmente novos e não oriundos do Instituto do Meio Ambiente.
A equipe do Conder por enquanto é a mesma, porém existe a possibilidade de aumentar o número de profissionais com o passar dos meses. O comentário é do diretor do órgão na região Extremo Oeste catarinense, JOSÉ FRANCISCO MORA. Ele disse que existe um estudo em andamento e a expectativa é que novos funcionários sejam contratados ao longo do tempo. Ele lembrou que essa questão já foi debatida e aprovada pelos prefeitos dos 19 municípios da Ameosc. MORA salientou que atualmente o Conder está atuando junto a associação dos municípios, porém já existem conversas com o objetivo do órgão ter a sua sede própria visando prestar um trabalho mais adequado aos municípios da região.
O Conder Ambiental pretende manter o prazo de liberação das licenças ambientais que é atualmente de 19 dias. A declaração é diretor do órgão na região, JOSÉ FRANCISCO MORA. Ele lembrou que os processos são 100% digitais o que na visão dele eliminam e agilizam todo o processo. MORA declarou que muitas das licenças ambientais já liberadas pelo Conder terão um impacto significativo na economia regional. Ele acredita que através desse trabalho a região Extremo Oeste vai ter grandes avanços em todos os setores.
A maior quantidade de licenças ambientais emitidas pelo Conder são relacionadas as granjas de suínos da região Extremo Oeste de Santa Catarina. A afirmação é do diretor do órgão, JOSÉ FRANCISCO MORA. Ele citou que essa atividade corresponde a 10 por cento de todo o trabalho realizado até o momento. O profissional comentou que logo após aparecem as licenças voltadas as construções de prédios e por fim a abertura de novos loteamentos. MORA ressaltou ainda que São Miguel do Oeste lidera o ranking de pedidos voltados as licenças ambientais seguido pelo município de Itapiranga. Ele lembrou ainda que o Conder já realizou mais de 100 fiscalizações nos 19 municípios da Ameosc.
O governador CARLOS MOISÉS e a vice DANIELA REINEHR assinaram atos que ajudarão a fortalecer a economia da região com o aumento do fluxo de mercadorias vindas do Mercosul por via terrestre. As medidas foram assinadas ontem na prefeitura de Dionísio Cerqueira. A partir de agora, empresas que possuem benefícios fiscais precisarão trazer seus produtos pela fronteira de Dionísio. Isso fará com que mais empresas se instalem na cidade. Segundo o governador, trata-se de um passo importante para o futuro do município fronteiriço, pois aumentará o fluxo no médio e longo prazo. Ele explicou que a medida anunciada irá alavancar a economia regional. MOISÉS disse que a fronteira de Dionísio Cerqueira movimentou pouco de mais de 300 milhões em 2019 e que esse número poderá saltar para mais de um bilhão de reais.
Depois de passar por Dionísio Cerqueira, o governador do estado esteve em São Lourenço do Oeste e anunciou a liberação de 951 mil reais para elaboração do projeto de restauração da rodovia SC-305. O trecho de 28 quilômetros fica entre São Lourenço do Oeste e Campo Erê. Na ocasião, ele também assinou a ordem de serviço para reforma e ampliação da Escola de Educação Básica Emílio Garrastazu Médici, em Campo Erê. Trata-se de um investimento do Governo do Estado de três milhões e 700 mil reais. Foram liberados ainda seis milhões e meio de reais em emendas parlamentares. CARLOS MOISÉS comentou que assim que for contratada a empresa, o prazo para execução do projeto é de 10 meses.
O roteiro do governo do estado no extremo-oeste terminou no final da tarde desta sexta-feira em Maravilha. Acompanhado da vice-governador, DANIELA REINHER, que natural do município, ele assinou um convênio com a prefeitura para a liberação de 15 milhões de reais para o contorno viário. O recurso será usado para a abertura de um traçado de nove quilômetros. Um quilômetro e meio serão asfaltados. Nesse trecho inicial serão instaladas duas cooperativas. No mesmo ato, também foram liberados oito milhões em emendas de deputados e três milhões e meio de reais para o transporte escolar. Com isso, o aporte na região totaliza 26 milhões e 600 mil reais. Em relação ao Contorno Viário, o governador salientou que a liberação do recurso é um primeiro passo. A prefeitura ficará responsável pelo processo licitatório para, então, dar a ordem de serviço.
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste reforçou as orientações e procedimentos em relação ao coronavírus. Em nota divulgada à imprensa na tarde de ontem, o Instituto Santé informou que segue planejamento para o atendimento em caso de ocorrência do Covid-19 e que está em constante contato com órgãos municipais e estaduais para ações em conjunto. O fluxo de atendimento é orientado pelo Ministério da Saúde e conforme o avanço do coronavírus na região, novas medidas serão adotadas. Entre as orientações repassadas à população, o hospital pediu a compreensão para a segurança dos pacientes e sugeriu que as pessoas reduzam a troca de acompanhantes na unidade e que sejam feitas somente visitas necessárias aos pacientes.
O Pronto Socorro do Hospital Regional e a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas atenderam dois casos que ainda estão sendo avaliados. De acordo com a assessoria do Hospital Regional, os casos NÃO se caracterizam como suspeitos do ponto de vista epidemiológico, mas os dois pacientes estão mantidos em isolamento domiciliar como precaução, devido viagens pelo Brasil e sintomas apresentados Na segunda-feira, o Hospital Regional Vigilância Epidemiológica Municipal e Estadual avaliarão se será feita a coleta para os exames e enviadas ao Laboratório Central em Florianópolis. O hospital também informou que todas as informações sobre casos diagnosticados na Unidade serão repassadas por meio de nota oficial. A assessoria informou que está agindo de forma extremamente transparente em tudo e as falsas notícias não ajudarão a evitar a doença.
Um rapaz ficou ferido em um acidente de trânsito nesta sexta-feira no Loteamento Locatteli, no bairro São Sebastião em São Miguel do Oeste. O motorista de um Celta perdeu o controle da direção, bateu em um barranco e capotou. A vítima teve apenas escoriações, sem gravidade, e não precisou de atendimento do Corpo de Bombeiros. A Polícia Militar foi acionada por moradores. Segundo a PM, o teste do bafômetro indicou que o motorista havia ingerido bebida alcoólica. Ele não oferece resistência, foi detido e levado até a delegacia.
Um acidente de trânsito terminou com uma denúncia de ameaça com arma de fogo na avenida Willy Barth na noite de ontem. A colisão aconteceu por volta das nove horas da noite. O condutor de um caminhão disse que uma viatura que era conduzida por um agente penitenciário transitava devagar e não deixava ele passar. DARLAN DISEGNER contou que ao chegar na pista dupla fez a ultrapassagem pela direita e que a lateral do caminhão acabou atingindo o carro. Ele alega que não viu e seguiu em direção a Marcilio Dias. De acordo com o caminhoneiro, o agente penitenciário foi atrás e “calçou” à pistola no peito dele, na frente dos filhos. DARLAN afirmou que não fugiu do acidente e criticou a forma como o agente usou a arma no transito.
O agente penitenciário envolvido em um acidente de trânsito na noite de ontem alegou que o caminhoneiro jogou o caminhão para cima dele e fugiu em seguida. O profissional contou que o caminhoneiro fez a ultrapassagem pela direita na Willy Barth e que e logo em seguida passou para a pista da esquerda e “fechou” a frente da viatura. O agente disse que pegou uma carona para seguir o caminhoneiro e que não usou nenhuma arma. Ele afirmou que a versão do motorista do caminhão não é verdadeiro. Vídeos encaminhados ao portal da Peperi por populares mostram o agente penitenciário com a arma em punho na frente do caminhão. As informação e os vídeos da ocorrência estão no portal da Peperi na internet.
A Polícia Civil prendeu seis pessoas suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas na região. As prisões são resultado de um trabalho de investigação de três meses que visou o combate e repressão ao tráfico ilegal de entorpecentes em São Miguel do Oeste e Bandeirante. Nesta sexta-feira, a polícia cumpriu mandados judiciais em seis endereços apontados como pontos de venda de droga nessas duas cidades. Foram presos cinco homens e uma mulher, todos suspeitos de operarem no tráfico. Após a conclusão dos trabalhos, houve o indiciamento de quatro pessoas por tráfico e associação para o tráfico. O Ministério Público, ainda ontem, ofereceu a denúncia penal contra os indiciados. A investigação contra os outros investigados vai prosseguir.