ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - sábado - 14 02 2026

-MENDONÇA SE REÚNE COM PF E DEFINE NOVAS ETAPAS DA APURAÇÃO DO MASTER

-COMÉRCIO DE SANTA CATARINA AVANÇA 5,9% EM 2025, O TRIPLO DA MÉDIA NACIONAL

-DISTRIBUIÇÃO DE BOLO NA PRAÇA VAI MARCAR FESTA DOS 72 ANOS DE SÃO MIGUEL

-DNIT APROVA PROJETO TÉCNICO PARA CONSTRUÇÃO DA PONTE SOBRE O RIO URUGUAI

-DEPUTADO DIZ QUE OBRAS NA AVENIDA WILLY BARTH VÃO COMEÇAR EM ATÉ 90 DIAS

-POLÍCIA CIVIL APRENDE ARMAS E MUNIÇÕES EM CIDADE DO EXTREMO-OESTE

-OPERAÇÃO CONTRA PORNOGRAFIA INFANTIL CUMPRE MANDADOS NA REGIÃO

A previsão para as próximas horas é de céu nublado com chuva. A mínima nas últimas horas foi de 21 graus. A máxima pode chegar a 26 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 23 centavos. O euro está valendo seis reais e 20 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0037 centavos.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, planeja reduzir algumas tarifas sobre produtos de aço e alumínio, informou o jornal britânico Financial Times nesta sexta-feira. Autoridades do Departamento de Comércio e do escritório do representante comercial dos Estados Unidos acreditam que as tarifas estão prejudicando os consumidores ao aumentar os preços de produtos como formas para tortas e latas de alimentos e bebidas, segundo a reportagem. Os eleitores em todo o país estão preocupados com os preços ao consumidor, e as preocupações com o custo de vida devem ser um fator importante para os norte-americanos nas eleições legislativas de meio de mandato de novembro.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, afirmou nesta sexta-feira que o presidente da Ucrânia, VOLODYMYR ZELENSKY, "tem que ceder" se quiser um acordo de paz com a Rússia que dê fim à guerra no país. TRUMP, que desde o começo de seu mandato vem tentando negociar um cessar-fogo entre os dois países, afirmou a repórteres na porta da Casa Branca que a Rússia quer fechar um acordo, e ZELENSKY vai ter que se mexer. Também nesta sexta, durante seu discurso na Conferência de Segurança de Munique, o presidente da França, EMMANUEL MACRON, deu uma declaração oposta a de TRUMP sobre as negociações de paz. O francês afirmou que é essencial que a Ucrânia não ceda às exigências russas e que Moscou continuará representando um risco mesmo que haja acordo.

Quando faltavam poucos minutos para a meia-noite de quinta-feira, a Câmara de Deputados da Argentina aprovou o pacto comercial. Foram 203 votos a favor e apenas 42 contrários. Quatro deputados se abstiveram. Até mesmo o bloco opositor do peronismo, historicamente protecionista, dividiu-se, com metade dos legisladores a favor do livre comércio. Agora, o texto segue para o Senado, que deve debatê-lo no próximo dia 26. Tudo indica que será aprovado, o que faria da Argentina o primeiro país do Mercosul a ratificar integralmente o tratado no Congresso – condição necessária para sua entrada em vigor imediata. Em Brasília, a Câmara dos Deputados só deve começar a debater a ratificação no próximo dia 24.

A Comissão de Segurança Pública da Câmara aprovou nesta semana um projeto que prevê "incentivos fiscais" para a compra da "primeira arma" de fogo. O projeto ainda será votado na Comissão de Finanças e Tributação e depois será encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Aprovada nos colegiados, a proposta será encaminhada ao Senado. Se aprovada nas duas Casas legislativas, o projeto ainda vai para a sanção do presidente da República. O texto, de autoria do deputado MARCOS POLON do PL, cria a Política Nacional de Acesso À Primeira Arma de Fogo, com incentivos fiscais e linhas de financiamento favorecidas por instituições financeiras.

O Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior aprovou nesta semana a redução a zero do Imposto de Importação para mais de mil produtos, além da aplicação de novas medidas de defesa comercial. Ao todo, foram concedidos mil e 59 ex-tarifários, mecanismo que reduz temporariamente a alíquota de importação quando não há produção nacional equivalente. Desse total, 421 são para bens de capital e de informática e 638 para autopeças. Segundo o colegiado, a medida busca ampliar investimentos e reduzir custos para a indústria ao permitir a importação de máquinas, equipamentos e componentes sem similar fabricado no país. Além dos ex-tarifários, o Gecex zerou a alíquota de importação para 20 insumos utilizados pelos setores industrial e agropecuário.

O ministro ANDRÉ MENDONÇA, do Supremo Tribunal Federal, se reuniu nesta sexta-feira com integrantes da Polícia Federal para tomar conhecimento das investigações que envolvem o Banco Master. O encontro durou cerca de duas horas. Durante a reunião, o ministro e os delegados responsáveis pelo caso definiram os procedimentos que serão adotados nas próximas etapas da investigação. A reunião marcou o primeiro contato de ANDRÉ MENDONÇA com o inquérito sobre as fraudes ocorridas no Master. A partir de agora, os próximos passos da investigação serão comandados pelo ministro, que também é relator do inquérito que trata dos descontos indevidos de mensalidades associativas nos benefícios de aposentados e pensionistas do INSS. O ministro se tornou relator do caso, nesta quinta-feira, após DIAS TOFFOLI pedir para deixar a relatoria do caso.

Florianópolis iniciou 2026 com inflação de zero virgula 42 por cento em janeiro, índice acima da média nacional de zero virgula 33, segundo levantamento do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas da Universidade do Estado, Udesc. Apesar do resultado elevado, a Capital perdeu a liderança nacional no acumulado de 12 meses, posição que ocupou durante grande parte de 2025, com valor registrado de quatro virgula 36 por cento. No ranking de janeiro, Florianópolis aparece entre as capitais com maior variação de preços, dividindo a sexta colocação com a Grande Vitória. Rio Branco, no Acre, registrou o maior avanço inflacionário no primeiro mês do ano com zero virgula 81 por cento.

Com crescimento de 14 e meio por cento no ano passado em relação a 2024, a movimentação de contêineres em Santa Catarina atingiu 2,93 milhões de TEUs, unidade de medida padrão que equivale a um contêiner de 20 pés. Isso significa que o estado foi responsável por 19 por cento de toda a carga transportada por contêineres no país, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários - Antaq. O Porto Itapoá alcançou a terceira colocação entre os portos do país com maior movimento e alta de 20 e meio por cento em relação ao ano anterior. O complexo portuário de Itajaí - que inclui Portonave, Porto de Itajaí e Barra do Rio - foi o quarto do Brasil em movimentação de cargas conteinerizadas, com um milhão 430 mil TEUs.

O volume de vendas do comércio varejista de Santa Catarina encerrou o ano de 2025 com crescimento de cinco virgula nove por cento, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira, pelo IBGE. O percentual é mais do que o triplo da média nacional, que registrou elevação de um vírgula seis por cento no mesmo período. A alta nas vendas é reflexo direto do aumento do emprego e renda no estado, bem como do turismo e consumo das famílias. O desempenho positivo em 2025 põe Santa Catarina como vice-líder no ranking dos estados, atrás apenas do Amapá, com oito e meio por cento. Entre os segmentos do comércio catarinense que mais cresceram em 2025 destacam-se a venda de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação com alta de quase 10 por cento.

O Peperi Debates deste sábado discutiu as causas que provocaram a queda da geração de emprego formal em São Miguel do Oeste em 2025. O número foi positivo em 266 postos de trabalho criados, mas o desempenho foi o pior dos últimos seis anos. O programa reuniu o prefeito EDENILSON ZANARDI, o vice-presidente regional da Fiesc, ASTOR KIST e a coordenador do Coletivo Sindical, LUCILENE BINSFELD. O Peperi Debates deste sábado começa as oito horas da manhã na Peperi. As fotos e o áudio do programa estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

São Miguel do Oeste ainda vai alcançar a marca de mil empregos criados por ano, mas infelizmente isso não aconteceu em 2025. A afirmação é do prefeito EDENILSON ZANARDI. Ele disse que a redução da geração de emprego formal em 2025 é normal, mas preocupante. ZANARDI disse que indústria foi o setor que mais abriu postos de trabalho porque está em franco crescimento e a administração contribui para isso dando subsídio e suporte para que o setor cresça. O agronegócio passa por um momento difícil e é uma bandeira do governo apoiar o setor. ZANARDI disse que o objetivo do governo é dobrar o movimento econômico do setor. O prefeito destacou que a administração também está desenvolvendo ações para movimentar o comércio local e qualificar a mão de obra para as empresas.

Há algum tempo a Federação das Indústrias vem alertando para o risco da redução da geração de emprego. O comentário é do vice-presidente regional da Fiesc, ASTOR KIST. Ele citou a região ainda é a melhor do estado, mas alguns fatores globais contribuíram para um saldo menor de emprego, como taxa de juros elevada que não permite investimentos que levam a novas contratações. O tarifaço dos Estados Unidos que afetou vários setores da economia catarinense, embora a região não tenha sido tão prejudicada.O aumento da tributação do governo federal é outro ponto que atrapalha a geração de empregos. KIST projetou um ano positivo para o emprego e que a conjuntura nacional vai ter um grande peso para esse tema ao longo de 2026.

A geração de emprego em 2025 foi menor porque 2023 e 2024 foram anos fortes e de recuperação pós pandemia, com retomada de politicas publicas importantes. A observação é da coordenadora do Coletivo Sindical, LUCILENE BINSFELD. Ela citou que os juros altos pressionam o credito, a produção e o consumo. LUCILENE destacou que anterior deu autonomia para o Banco Central definir a taxa de juros e o resultado foi aumento da taxa Selic. A coordenadora do Coletivo Sindical projeta um retomada da geração de emprego neste ano, mas com saldo ainda menor do que em 2024. Ela lembrou ainda que a taxa de desemprego do país é a menor desde 2012.

A prefeitura de Barra Bonita definiu o período de inscrições para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de 6 a 15 anos. As inscrições podem ser feitas no CRAS durante o mês de março. Os responsáveis devem apresentar os seguintes documentos: RG ou Certidão de Nascimento da criança, RG E CPF dos membros da família que residem na casa, Comprovante de residência e comprovante do cadastro Único. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, integrante da Proteção Social Básica do SUAS, oferece atividades coletivas, culturais, artísticas, esportivas no CRAS para prevenir riscos sociais e fortalecer laços familiares e comunitários.

A prefeitura de Guaraciaba vai realizar, no dia dois de março, a abertura oficial do Programa Mais Leite, uma iniciativa voltada ao fortalecimento da produção leiteira no município. O evento acontece no Auditório Múltiplo Uso Armando Domingos Montagna. A programação começa às oito e meia com coffee break para recepcionar os participantes. As nove será feita a abertura oficial e, na sequência, nove e meia, ocorre a palestra técnica com o tema “Como produzir leite com mais eficiência em tempos de crise”, ministrada pelo agrônomo da Epagri, JONAS RAMON. Além do conteúdo técnico, o encontro marca também o início da entrega das Cartas de Crédito do Programa Meu Crédito, ação que busca impulsionar o setor produtivo local.

O município de São Miguel do Oeste está participando do Programa Penso, Logo Destino, uma iniciativa do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, desenvolvida em cooperação com os municípios catarinenses. O programa tem como objetivo conscientizar a população sobre o descarte correto de resíduos sólidos e incentivar a prática da logística reversa. A proposta é orientar a comunidade para que materiais potencialmente poluentes não sejam descartados no lixo comum, garantindo que recebam a destinação ambientalmente adequada, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a saúde pública. Em São Miguel do Oeste, o programa contempla o recolhimento de lâmpadas, eletroeletrônicos, pilhas e baterias, com exceção das baterias automotivas.

São Miguel do Oeste tem dois pontos de coleta disponíveis no Programa Penso, Logo Destino. Os dois locais que recebem os materiais da campanha são o prédio da Prefeitura e o Posto Central, ao lado da praça Belarmino Anoni, facilitando o acesso da população ao descarte correto desses materiais. A Administração Municipal reforça que a participação da comunidade é fundamental para o sucesso da iniciativa. Em nota, o município reforçou que destinar corretamente os resíduos é um gesto simples, mas que gera impactos positivos para o meio ambiente e para a qualidade de vida de toda a população. Além disso, uma empresa terceirizada faz a coleta de lixo orgânico e as cooperativas de catadores recolhem os resíduos recicláveis.

O projeto técnico para a construção da ponte sobre o Rio Uruguai, que liga os municípios de Itapiranga e Barra do Guarita foi aprovado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. A aprovação ocorreu na segunda-feira e contempla também o contorno viário de Itapiranga. O projeto terá custo de 380 milhões de reais. Conforme o Coordenador do Movimento Pró-ponte, RODRIGO LOCATELLI, o momento é de euforia pela superação de mais uma fase. Ele disse que, com a aprovação técnica, o projeto está pronto para ir à licitação. Ele comento que a expectativa do movimento agora é para a inclusão da ponte no Projeto de Aceleração de Crescimento do governo federal, que irá garantir os recursos para a construção da ponte.

O projeto aprovado pelo Dnit contempla a os contornos viários que ligam a ponte às rodovias 163 em Santa Fé Alta, Itapiranga e Esquina Jaboticaba, em Barra do Guarita. De acordo com o Coordenador do Movimento Pró-ponte, RODRIGO LOCATELLI, também está sendo concluído o projeto de adequações da SC-163 de Santa Fé Alta até Iporã do Oeste. Este projeto será encaminhado ao DNIT para avaliação. Depois disso, serão executadas as obras necessárias para a federalização do trecho. Até o momento, a obra já possui pouco mais de 35 milhões garantidos, destinados pela Bancada Catarinense. O Coordenador do Movimento Pro-ponte comenta que o Ibama concluiu os trabalhos de campo para a licença ambiental, necessária para o início da obra. Ele acredita que a liberação ambiental deve ocorrer até a metade do ano.

Foi realizada na manhã desta sexta-feira, na Câmara de Vereadores, uma reunião para prestação de contas e anúncios sobre a Willy Barth, em São Miguel do Oeste, e rodovias que cortam a região. O deputado federal PEDRO UCZAI anunciou a garantia de 20 milhões e reais no orçamento deste ano para as obras de revitalização da Willy Barth: 10 milhões em emenda parlamentar do deputado e outros 10 milhões junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Segundo ele, a empresa já está licitada e o projeto aprovado, faltando apenas a liberação orçamentária, com previsão de início das obras entre 60 e 90 dias, possivelmente ainda entre março e abril.

O deputado Federal PEDRO UCZAI também disse, em entrevista à Peperi, que foram garantidos 41 milhões e 900 mil reais para a continuidade das obras da BR-163, incluindo o trecho entre São Miguel do Oeste e a Polícia Rodoviária Federal. Ele também garantiu 36 milhões de reais da bancada federal para a ponte sobre o Rio Uruguai. O projeto básico da ponte já está concluído e aprovado pelo Ministério dos Transportes, restando a inclusão da obra no PAC para assegurar os 342 milhões pra a construção. Os anúncios foram feitos pelo parlamentar em evento de prestação de contas na câmara de vereadores.

O anúncio feito pelo deputado PEDRO UCZAI para as obras na avenida Willy Barth é resultado de articulação política e mobilização iniciada com audiência pública realizada no município. A afirmação é do vereador do PT, ADILSON PANDOLFO. Ele disse que a Câmara, o Executivo municipal e parlamentares atuaram de forma conjunta para garantir os recursos. Já a vereadora ANA FLÁVIA ressaltou que a obra atende uma demanda regional e deve beneficiar moradores que utilizam diariamente o trecho. O tráfego estimado na Willy Barth é de cerca de 12 mil veículos e caminhões por dia. Segundo o deputado PEDRO UCZAI, a intervenção deve priorizar a reconstrução da base da rodovia, considerada insuficiente para suportar o peso atual dos veículos de carga.

São Miguel do Oeste vai completar 72 anos de emancipação neste domingo, dia 15 de fevereiro. A festa vai ocorrer junto com a programação oficial do Carnaval Cultural que foi aberto ontem à noite na praça Walnir Botaro Daniel. Hoje, a partir das cinco e meia da tarde ocorre a concentração para o Desfile de Blocos Culturais, Comunitários e Privados, com percurso pela Rua Duque de Caxias, da rótula da Chaplin até a área coberta da Praça Walnir Bottaro Daniel. O desfile será conduzido pelo Grupo de Percussão na Escola, com participação aberta à comunidade. Durante todo o evento, o público poderá contar com brinquedos infláveis gratuitos.

O sábado de carnaval contará ainda com apresentação da Afrodesmo, as seis da tarde, Tadeu e os Amigos da Alegria, às sete e encerramento com show da Banda Cosmo Express, a partir das dez da noite. No domingo, a programação é dedicada à celebração dos 72 anos de São Miguel do Oeste, das quatro da tarde as dez da noite. O público poderá participar do Carnaval Infantil as quatro da tarde. As seis da tarde ocorre o protocolo de oficial de aniversário do município e a tradicional distribuição do bolo comemorativo, acompanhados por apresentações da Afrodesmo, da Bateria Cia da Alegria e do Grupo de Percussão. O encerramento será com show musical do Grupo D’Zoeira, a partir das sete e meia da noite.

A Polícia Militar registrou uma ocorrência de ameaça contra integrantes do Conselho Tutelar em Guarujá do Sul. Segundo a Polícia Militar, uma mulher foi até o local bastante exaltada e passou a bater com tapas na porta de entrada do prédio. Ainda de acordo com a PM, ela também teria chutado o veículo oficial do órgão, que estava estacionado na via pública. Conforme relato das conselheiras, a mulher também enviou mensagens e áudios com ameaças por aplicativo de celular, além de ofensas direcionadas às servidoras. De acordo com o PM, a situação estaria ligada a um atendimento anterior realizado na residência da envolvida, em ação conjunta entre a PM e o Conselho Tutelar para averiguação de uma situação familiar. Um boletim de ocorrência foi confeccionado e o caso será encaminhado à Polícia Civil.

A Polícia Civil de São João do Oeste cumpriu dois mandados de busca e apreensão em investigações relacionadas a crimes de ameaça. As buscas foram cumpridas na tarde desta sexta-feira. A ação contou com o apoio da Polícia Militar de São João do Oeste, que prestou suporte operacional durante o cumprimento das ordens judiciais. Foram apreendidas duas armas de fogo e 39 munições. Um dos mandados foi cumprido na Linha Palmeiras, no interior de São João do Oeste, onde foi apreendida uma espingarda calibre .32. O segundo mandado foi cumprido em Cristo Rei, em que foi apreendida uma espingarda calibre .22. No total foram 39 munições apreendidas. Os investigados responderão pelos crimes posse ilegal de arma de fogo e ameaça e constatados no curso da investigação.

Uma operação da Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão na manhã desta sexta-feira, em Iporã do Oeste, Tunápolis e São João do Oeste. A ação faz parte de uma investigação que apura o compartilhamento de pornografia infanto-juvenil. Segundo a Polícia Civil, três pessoas são investigadas e tiveram endereços alvos das buscas autorizadas pela Vara Única da Comarca de Mondaí. A ação foi coordenada pela Delegacia de Iporã do Oeste, com apoio das delegacias de Riqueza e Anchieta. Os policiais apreenderam celulares e outros equipamentos eletrônicos que podem conter provas relacionadas ao crime. O material foi levado para a Delegacia de Iporã do Oeste, onde passará por análise técnica. A Polícia Civil segue com a investigação.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.