De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 21 centavos. O euro está valendo cinco reais e 90 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.
A Ucrânia convocou uma reunião com a Rússia e outros membros de um grupo estratégico de segurança europeu para discutir as crescentes tensões em sua fronteira. O ministro das Relações Exteriores, DMYTRO KULEBA, disse que a Rússia ignorou os pedidos formais para explicar o aumento das tropas na região. Ele afirmou que o "próximo passo" é solicitar uma reunião nas próximas 48 horas para "transparência" sobre os planos russos. A Rússia negou ter intenções de invadir a Ucrânia, apesar do acúmulo de cerca de 100 mil soldados nas fronteiras do país vizinho.
Os presidentes dos Estados Unidos e da Rússia, JOE BIDEN e VLADIMIR PUTIN, conversaram neste sábado por telefone sobre a escalada da crise na Ucrânia. Em um comunicado, a Casa Branca informou que o presidente BIDEN disse a PUTIN que os Estados Unidos estão abertos à diplomacia, mas "preparados para outros cenários". Já o russo repetiu algo que havia dito anteriormente: que a resposta dos Estados Unidos às principais demandas de segurança da Rússia não levou em consideração suas principais preocupações. Ainda de acordo com o governo russo, o telefonema aconteceu em um cenário de "histeria" no Ocidente sobre uma iminente invasão que Moscou afirma que não ocorrerá.
A polícia canadense liberou, neste domingo, a ponte Ambassador, bloqueada por pessoas contrárias às medidas anticovid e contra a vacina. Os protestos, entretanto, prosseguiam no país, particularmente na cidade de Ottawa. Na semana passada, Washington tinha pressionado Ottawa, pedindo-lhe para usar "os poderes federais" para pôr fim ao bloqueio com "sérias consequências" para a economia americana, devido à importância do comércio que circula pela ponte. O bloqueio causou transtornos para a indústria automotiva dos dois lados da fronteira. Mais de 25 por cento das mercadorias comercializadas entre Estados Unidos e Canadá passam por esta ponte.
Em meio à tensão militar na fronteira entre Rússia e Ucrânia, o presidente JAIR BOLSONARO viaja nesta segunda-feira para Moscou, onde será recebido na quarta pelo presidente russo, VLADIMIR PUTIN, e terá encontros com empresários. Para o governo, a visita é estratégica e temas como energia, defesa e agricultura estarão em negociação. Em seguida, BOLSONARO visitará a Hungria, liderada pelo primeiro-ministro VIKTOR ORBÁN. Trata-se da primeira visita de presidente aos dois países. Em três anos de mandato, dos quais dois sob a pandemia de Covid-19, período em que reduziu o ritmo de viagens, Bolsonaro visitou 17 países, com os Estados Unidos como o principal destino com cinco viagens.
A partir desta segunda-feira, as consultas no Sistema Valores a Receber, do Banco Central, foram retomadas por meio de site exclusivo, possibilitando conferir se há dinheiro esquecido em contas encerradas em bancos. A nova forma de consulta foi desenvolvida após o serviço receber um volume altíssimo de acessos em seu lançamento, o que levou a página a sair do ar. No momento da consulta no site do SVR, será possível saber se há valor a receber e, caso positivo, será informada a data para conhecer esses valores e solicitar a transferência, a partir de sete de março. A estimativa é de que haja quatro bilhões a serem devolvidos a 28 milhões de consumidores e empresas só nesta primeira fase. A quantia total chega a oito bilhões.
A Caixa começa a pagar nesta segunda-feira o Auxílio Brasil de fevereiro para 18 milhões de pessoas. Serão beneficiados hoje com a parcela de 400 mensais aqueles com Número de identificação social final 1. Foram incluídas mais 556 mil pessoas neste mês, com repasse total de sete bilhões e 300 milhões de reais. As transferências serão realizadas até 25 de fevereiro, sempre nos dias úteis. Os pagamentos seguem o calendário habitual do programa, de acordo com o NIS. O Ministério da Cidadania destaca que, para que consigam ser habilitadas no programa, as pessoas devem atender aos critérios de elegibilidade e ter os dados atualizados no Cadastro Único nos últimos 24 meses.
O ano de 2021 foi marcado por um crescimento no setor de serviços e também no comércio varejista em Santa Catarina. Segundo dados divulgados pelo IBGE, o volume de serviços produzidos no estado aumentou 14 vírgula sete por cento em 2021, quando a média brasileira variou 10 virgula nove. Foi o quinto maior crescimento entre todas as unidades federativas. Já variação do volume de vendas do comércio varejista ampliado catarinense no acumulado de 2021 cresceu oito vírgula seis por cento em relação ao mesmo período de 2020. Veículos, motocicletas, partes e peças que aumentaram 26 por cento e material de construção com alta de sete vírgula dois são as atividades que mais cresceram nessa comparação.
A Secretaria de Estado da Fazenda está oferecendo, desde a última sexta-feira, por meio do Sistema de Administração Tributária, o parcelamento do ICMS em até 120 vezes para as empresas prestadoras de serviço de transporte de passageiros ou cargas e às pertencentes aos demais setores impactados pelos decretos de restrição de atividades editados no estado. O pagamento da primeira prestação deverá ser efetuado até o dia 30 de junho de 2022. Caso haja atraso de três parcelas, sucessivas ou não, ou o transcurso de 90 dias, contados do vencimento da última quitada, o parcelamento poderá ser cancelado. Nesta hipótese, o crédito tributário será recomposto proporcionalmente ao débito remanescente, com incidência de juros, multas e demais encargos legais.
A Matriz de Risco Potencial Regionalizado divulgada neste sábado aponta 13 regiões classificadas como risco potencial alto e quatro no nível de risco moderado para a Covid. Em um comparativo com o relatório divulgado na semana anterior, houve melhora nos indicadores quatro regiões que passaram do nível alto para o moderado, juntando-se a região do Vale do Itapocu. As demais regiões, incluindo o extremo-oeste, se mantiveram no nível amarelo. O número de casos ativos vem tendo uma redução nas últimas semanas, alcançando 44 mil 499 casos na última sexta. Com mais de cinco milhões e 400 mil pessoas que receberam as duas doses da vacina, a cobertura vacinal da população geral do Estado está em 74 por cento.
Sexta Efaislo supera expectativas da Comissão Central Organizadora da feira. É o que garante o presidente DENI BOITO. O evento aconteceu em São Lourenço do Oeste de quinta até ontem. Todas as atividades da feira surpreenderam a organização, desde os estandes dos expositores com muitas variedades em produtos, até as palestras e shows. Desde o primeiro dia de feira, contou BOITO, foram superadas as expectativas com o número de visitantes. Geralmente, nos dois primeiros dias é mais calmo até por ser dia útil, mas essa edição da Efaislo mostrou uma realidade diferente, registrando quase 20 mil pessoas na abertura da feira.
Exposição e Feira de São Lourenço do Oeste deve gerar cerca de 30 milhões em negócios. Esse é o número esperado pela CCO. No entanto, DENI BOITO presidente da Comissão, disse que deve passar disso, pois em conversa com os expositores ontem no final da feira, todos foram muito otimistas e vários negócios foram fechados na Efaislo, e muitos outros agendados para os próximos dias. Observa que a pandemia paralisou muito todos os setores e agora, como a Efaislo foi uma das primeiras feiras da região o volume de negócios deve ultrapassar o esperado pelos organizadores. No decorrer da semana, BOITO, ressalta que os números oficiais da sexta Efaislo serão fechados e divulgados.
Sexta Efaislo encerra com sucesso de público e negócios gerados. Foram dias intensos, muitas novidades, atrações, tecnologia e conhecimento na Exposição e Feira de São Lourenço do Oeste. Nos quatro dias de feira, a cidade se transformou e recebeu visitantes de muitas cidades vizinhas, mas também de outros estados do Brasil dispostos a ver de perto tudo o que a feira tinha a oferecer. A sexta Efaislo foi uma realização da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo), com promoção do governo municipal e apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Os números oficiais serão contabilizados nos próximos dias, mas é possível dizer que os expositores saíram satisfeitos com os negócios gerados nestes quatro dias de evento. “Só temos a agradecer todos os empresários que acreditaram no projeto, aos patrocinadores pela importante ajuda e ao público, que compareceu em grande número”, disse o presidente da feira, DENI BOITO.
Prefeita destaca parceria público-privada para que a sexta Efaislo pudesse acontecer. Para RAFAEL CALEFFI, prefeito de São Lourenço do Oeste, essa é uma das marcas do governo municipal, que busca sempre projetos em conjunto em benefício da comunidade. “Esse diálogo precisa acontecer sempre, reforçou ele. Boas relações, a troca de ideias e experiências só trazem resultados positivos”, e isso foi possível acompanhar em toda a organização e realização da Exposição e Feira de São Lourenço do Oeste.
A feira realmente superou as expectativas. O presidente da Acislo, FERNANDO PRESSOTTO, comentou que Efaislo atingiu o objetivo principal da feira, que é fortalecer a indústria e o comércio local, movimentando a economia, gerando mais empregos, e é por isto que ficamos muito satisfeitos com o resultado final. PRESSOTOO, acrescenta a boa condução da organização da feira e agradece todas as pessoas envolvidas, que sem elas o sucesso da Efaislo não seria o mesmo que foi.
CDL se sente honrada em fazer parte da Sexta Efaislo. A manifestação e do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Lourenço do Oeste SIDNEI KARSBURG. Ele disse que foi um prazer fazer parte dessa equipe extraordinária e que só recebeu elogios dos visitantes e dos expositores. “Foi um evento que superou as expectativas, tanto em público e também em negócios gerados”, reforçou ele. A sexta Efaislo seguiu a portaria “Evento Seguro” do Governo do Estado de Santa Catarina. Para entrar no evento foi necessário o uso de máscara e pessoas acima de 12 anos precisaram apresentar comprovante de vacinação completo contra a Covid-19.
100 por cento dos alunos estiveram no primeiro dia de aula em Palma Sola. Segundo a secretária de educação e esportes do município – ROSALINA VARGAS, todas as crianças participaram do retorno, quando foram tomadas as medidas de prevenção definidas pelo protocolo, como máscara e álcool em gel. Porém, a secretária conta que houveram alguns afastamentos, por causa do vírus. A educação de Palma Sola terminou a semana passada com três professores e cerca de 20 alunos afastados por suspeita de contaminação por Covid. Com essas alterações, ROSALINA comenta que são necessárias mais contratações, em alguns casos buscando alguém para ocupar o lugar do titular.
Apae de Palma Sola tem dificuldade em fechar quadro de professores. A secretária de educação e esportes - ROSALINA VARGAS, explica que os profissionais podem ser contratados via município, ou através do estado. Porém, conforme ROSA, o teste seletivo por Santa Catarina paga melhor os ACTs, o que faz com que professores que passam na seleção municipal fiquem um tempo trabalhando, mas quando são chamados pelo estado, deixam a associação. De acordo com ROSALINA, essa troca de educadores causa muitas mudanças para as crianças e adolescentes atendidos na Apae, criando a necessidade de mais um tempo para a adaptação dos estudantes a cada alteração.
Aulas da rede municipal começam amanhã em Santa Terezinha do Progresso. O aviso é da secretária de educação - GESIANE SECCO. Segundo ela, na semana passada o quadro de professores foi completo, com a escolha dos ACTs. A responsável pelo setor adianta que os kits de materiais escolares já estão sendo montados, e em breve devem ser dados aos estudantes. A entrega dos uniformes será em outro momento, provavelmente durante uma reunião organizada para discutir assuntos da escola junto com os pais. A secretária de educação pede que as famílias providenciem máscaras, e orientem os filhos a utilizarem tanto na escola quanto no transporte.
Secretário da Saúde reúne equipe para planejar 2022. HÉLIO OLDIGES, de Saltinho, sentiu a necessidade de dar uma parada para reorganizar os trabalhos, para poder dar mais qualidade nos serviços do setor. Ele entende que agindo assim a população vai ter mais acesso aos atendimentos. A pandemia obrigou a secretaria a suspender diversos procedimentos. Grupos de diabéticos, hipertensos e gestantes deixaram de se reunir para evitar contágio de Covid. Mas a partir de março vai ser retomado o agendamento no Posto de Saúde da cidade, principalmente para consultas médicas. Nos próximos dias a população vai receber orientações através das agentes de saúde.
Secretaria de Saúde de Saltinho regularizou a carga horária dos servidores. De acordo com o responsável pelo setor HÉLIO OLDIGES, o município tem duas equipes para atender as famílias, especialmente com enfermeiras e técnicas em enfermagem. Essa semana deverão ser contratadas mais duas profissionais. O secretário vai convocar os integrantes do Conselho Municipal de Saúde de Saltinho para reunião. Importantes assuntos serão discutidos como apresentação, apreciação e votação da programação da saúde do município para o ano todo. Estará em pauta também o Plano Municipal de saúde para os próximos 4 anos.
Carro sai da pista e capota em Campo Erê. O acidente aconteceu por volta das sete horas e 20 minutos de ontem, na SC-305. Um Uno, com placas de Anchieta, estava indo no sentido Campo Erê Anchieta, quando a condutora perdeu o controle do veículo, saiu da pista e capotou. A mulher de 22 anos teve apenas ferimentos leves, e no carro foram registrados danos de média monta.
Colisão deixa dois feridos na PR-158. Ontem, por volta das 20 horas, a Polícia Rodoviária Estadual foi chamada para atender a um acidente de transito em Pato Branco. Um Civic de Vitorino, conduzido por JOÃO LUIZ GUZZI de 21 anos, e um Sorento de Pato Branco, dirigido por MAIKON COSTA MOZART, de 37, bateram de frente. Ambos sofreram ferimentos leves e foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e SAMU. Depois dos primeiros atendimentos no local os homens foram encaminhados para o hospital.
Homem é baleado e morre depois de discussão em bar. O caso aconteceu por volta das 23 horas e 30 minutos deste sábado, na Rua das Acácias, bairro Novo Horizonte em Pato Branco. O SAMU foi acionado para atender uma pessoa que havia sido atingida por disparo de arma de fogo, mas ao chegar ao local o homem já estava sem vida, caído na rua. A Polícia Militar foi acionada, isolou o local e acionou os demais órgãos para os procedimentos. Segundo a Polícia Militar, o homem identificado como ANTÔNIO JOÃO BENTCHAC, de 64 anos, estava num bar junto com outro homem, quando eles se desentenderam e ocorreu os disparos. ANTÔNIO não resistiu e morreu no local. O suspeito de ter efetuado os disparos não foi localizado. O corpo da vítima foi encaminhado ao IML de Pato Branco.