ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sexta-feira 14 01 2022

-QUEIROGA DIZ QUE NÃO VACINADOS CONTRA COVID-19 SÃO MAIORIA EM UTIs

-SANTA CATARINA TEM APENAS 16 MUNICÍPIOS SEM CASOS ATIVOS DE COVID-19

-CONSTRUÇÃO DA CASA DE APOIO À PESSOA IDOSA DEVE INICIAR NESTE ANO EM SMOESTE

-AUMENTO DA COVID FAZ GRUPO CANCELAR MOTOCÃO PELO TERCEIRO ANO

-ONDA DE CALOR EXTREMO NÃO DEVE ATINGIR A REGIÃO EXTREMO OESTE

-APENADO EM SAÍDA TEMPORÁRIA FOGE DA POLÍCIA E ACABA FERIDO EM SMOESTE

-CASA DE VEREADOR DE PARAÍSO É COMPLETAMENTE DESTRUÍDA POR INCÊNDIO

O tempo na região Extremo Oeste é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é que haja pancadas isoladas de chuva na região. A mínima das últimas horas foi de 21 graus e a máxima para hoje deve ser de 31 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou a sexta-feira cotado em cinco reais e 53 centavos. O euro está valendo seis reais e 32 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.

A Argentina fechou 2021 com uma inflação de 50 vírgula nove por cento. O índice de preços ao consumidor no país vizinho se acelerou em dezembro, quando registrou três vírgula oito por cento. A inflação argentina é uma das mais altas do mundo. No ano, o preço dos alimentos aumentou 50 vírgula três por cento. Os maiores aumentos foram dos restaurantes e hotéis com 65 vírgula quatro por cento e de transportes com 57 vírgula seis por cento. Para este ano a projeção do governo é uma inflação de 33 por cento, porém, o Banco Central já antecipou que a cifra na verdade deve ser de 55 por cento.

A Suprema Corte dos Estados Unidos bloqueou nesta quinta-feira a decisão do presidente JOE BIDEN de impor a vacinação contra a Covid-19 nas empresas com mais de cem funcionários. A medida representa um duro golpe nos esforços do líder democrata contra a pandemia. Ao mesmo tempo, a máxima instância judicial americana validou a obrigação de vacinação para funcionários públicos de instituições sanitárias que dependam de fundos federais.

Uma autoridade da Unicef revelou nesta quinta-feira que os países mais pobres rejeitaram em dezembro mais de 100 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 distribuídas pelo programa Covax, principalmente devido ao prazo de validade. O Unicef é o Fundo da ONU para a Infância, e o Covax é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde e de outras entidades para comprar e distribuir vacinas contra Covid-19 aos países mais pobres. O Covax já entregou quase um bilhão de doses a quase 150 países até o momento. Desse total, quase 700 milhões já entregues, sequer foram usadas pelos países.

O Brasil ultrapassou a marca de um milhão de unidades consumidoras com geração própria de energia a partir da fonte solar. Os dados são da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. Ao todo, as instalações somam oito vírgula seis gigawatts de potência, o equivalente a cerca de dois terços da potência da usina hidrelétrica de Itaipu. Grande parte dessa geração própria de energia solar está concentrada em residências, que somam 76 vírgula seis por cento da quantidade de consumidores que fazem uso da tecnologia. Em seguida, aparecem os setores de comércio e serviços, produtores rurais, indústrias, poder público e outros tipos, como serviços públicos e iluminação pública.

O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, admitiu na noite desta quinta-feira que há uma terceira onda de casos de Covid-19 no Brasil decorrente do avanço da variante Ômicron. Em entrevista coletiva, ele disse que é preciso aguardar a evolução nas próximas três semanas para acompanhar se haverá um aumento da pressão sobre o sistema de Saúde com mais internações, alertando ainda que tem havido também um surto de influenza. QUEIROGA destacou ainda que o Brasil atualmente tem uma população que já foi muito exposta ao vírus e que também foi vacinada, além de 20 milhões de doses de reforço já terem sido distribuídas aos brasileiros.

O ministro da Saúde MARCELO QUEIROGA afirmou nesta quinta-feira que a maior parte dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva por conta da Covid-19 não se vacinaram contra o coronavírus. Ele também lembrou que a nova cepa é menos agressiva para aqueles que são vacinados. A fala ocorreu em meio ao recebimento das doses pediátricas da Pfizer por parte do Ministério da Saúde. QUEIROGA também fez questão de lembrar da imunização dos adultos e reforçar a importância da vacinação completa para este público.

Santa Catarina espera nesta sexta-feira receber 39 vírgula oito mil doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. Por conta de uma reprogramação do Ministério da Saúde, o voo que traria a primeira remessa trouxe imunizantes conta a febre amarela. Há uma nova previsão para que as doses cheguem ao Estado, por volta das duas horas da tarde de hoje. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde a estratégia de distribuição das vacinas não terá mudanças apesar do atraso. O secretário de Estado da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO afirmou que as doses serão distribuídas para todos municípios em até 24 horas após o recebimento. A programação de distribuição de vacinas para os municípios está prevista para ocorrer neste sábado a partir das sete horas da manhã.

O governo de Santa Catarina encerrou 2021 com crescimento de 22 vírgula três por cento na arrecadação frente ao ano anterior. A cifra resultou em uma receita total recorde de 36 vírgula dois bilhões de reais. A média mensal da receita do Estado no segundo ano da pandemia ficou em 3 bilhões de reais. Os setores que registraram as maiores variações positivas na receita tributária foram os de automóveis, têxteis e materiais de construção. Em 2020, primeiro ano da pandemia, a receita tributária do Estado cresceu dois por cento. Para a Secretaria de Estado da Fazenda, essa expansão foi possível com os esforços do setor privado e também do poder público, em especial o trabalho da equipe de fiscais da Fazenda.

Dos 295 municípios catarinenses, apenas 16 não têm casos ativos de Covid-19. É o que aponta o Painel do Coronavírus atualizado com dados da Secretaria de Estado da Saúde. Metade das cidades que não têm casos ativos do vírus estão localizadas no Oeste do Estado. Já as demais são do Alto Vale do Itajaí, Meio-Oeste, Norte, Planalto Norte, Sul e Serra catarinense. Atualmente, Santa Catarina conta com 279 municípios com pessoas que ainda podem transmitir o vírus. O número representa 94 vírgula 57 por cento do território catarinense. Os municípios sem casos ativos de Covid-19 conforme dados desta quinta-feira são, Arabutã, Bela Vista do Toldo, Bom Jesus do Oeste, Cunhataí, Frei Rogério, Imbuia, Jupiá, Matos Costa, Paial, Paraíso, Presidente Castello Branco, Santiago do Sul, São João do Itaperiú, São Martinho, Urupema e Vitor Meireles.

O Peperi Debates está em recesso neste mês de janeiro e como de costume está reapresentando edições exibidas ao longo do ano passado. A primeira reprise já ocorreu no último sábado e a próxima será amanhã. Ao todo, serão quatro programas reapresentados. A temporada de 2022 do tradicional programa de debates da Rádio Peperi com discussões ao vivo, começa no primeiro sábado de fevereiro, dia cinco. O Peperi Debates especial de férias começa às oito horas e cinco minutos de amanhã aqui pela Rádio Peperi FM, 99 vírgula nove.

Além de Analisar as principais notícias da semana, a edição de amanhã do Peperi Rádio Repórter vai contar com a presença do enfermeiro e coordenador da Vigilância Epidemiológica de São Miguel do Oeste, MARCOS BORTOLANZA. O assunto debatido neste sábado serão os número da Covid-19 no município. Desde a última semana, os casos de pessoas com o vírus ativo estão subindo a cada dia, fazendo com que a própria Vigilância emitisse um alerta aos moradores. O índice de pessoas contaminadas já é o maior dos últimos seis meses. O Peperi Rádio Repórter começa às 11 horas da manhã e a entrevista com MARCOS BORTOLANZA começa às 11 horas e 30 minutos aqui na Peperi.

O governo de São Miguel do Oeste entregou nesta semana mais 16 escrituras de lotes regularizados do bairro Progresso. O ato foi realizado no salão nobre da prefeitura e contou com a presença do prefeito em exercício, EDNILSON ZANARDI e demais lideranças do município. As famílias foram beneficiadas através de ações da Comissão Municipal de Regularização Fundiária. ZANARDI destacou que esse é um momento importante para os proprietários e também para o município que por sua vez tem procurado auxiliar e resolver as pendências nesse setor.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Miguel do Oeste vai promover no mês que vem uma palestra com o cantor e empresário SOROCABA, da dupla, FERNANDO e SOROCABA. A informação foi confirmada durante um evento nesta semana. Segundo a diretora de capacitação da entidade, GREISI TEOCHI, o evento está marcado para o dia 22 de fevereiro a partir das sete e meia da noite no Centro Cultural da Unoesc. Conforme ela, o tema da palestra ministrada pelo artista será “Como enxergar além do óbvio”. GREISI explicou que a escolha de SOROCABA ocorreu visto os empreendimentos que ele possui na região.

A CDL de São Miguel do Oeste espera reunir mais de 800 pessoas na palestra que será realizada no mês que vem. A afirmação é da diretora de capacitação da entidade, GREISI TEOCHI. De acordo com ela, os ingressos para este evento já estão sendo comercializados e os interessados devem procurar a sede da CDL localizada no Centro Empresarial Andrômeda. Outra opção é pelo WhatsApp 49 3621-0010. Ela salientou que até hoje, o valor para associados da entidade será de 80 reais e 100 reais para não associados. Já a partir de amanhã, os valores serão reajustados e custarão 90 reais para associados e 120 reais para não associados. GREISI TEOCHI pontuou que o evento é aberto para qualquer pessoa, seja empresário ou não do município.

O Centro de apoio à Pessoa Idosa de São Miguel do Oeste pretende retornar neste ano as ações que eram desenvolvidas antes da pandemia da Covid-19. A informação é da presidente, MARIA HELENA DOTTO. Segundo ela, a expectativa é que programações como o chá beneficente e o tradicional jantar para arrecadar fundos para a construção da casa de apoio à pessoa idosa sejam realizados em 2022, além do festival de doces e salgados. Conforme ela, apesar da projeção positiva, tudo vai depender da situação da Covid-19 no município e na região Extremo Oeste.

O principal objetivo do Ceapi para 2022 é o início das obras de construção do Centro de Apoio à pessoa Idosa de São Miguel do Oeste. A garantia é da presidente da entidade, MARIA HELENA DOTTO. De acordo com ela, já existe uma campanha para conseguir recursos para essa ação de extrema importância para o município. Ela destacou que esse trabalho de busca de recursos de forma mais intensa já iniciou em dezembro do ano passado e será realizado até que o valor desejado seja obtido. MARIA HELENA declarou porém, que a obra vai iniciar neste ano com os recursos já existentes em caixa e os trabalhos vão continuar dependendo da entrada de novos valores e recursos diversos.

A casa de apoio à pessoa idosa de São Miguel do Oeste que será construída terá mais de dois mil metros quadrados e contará com quatro andares, podendo abrigar até 60 idosos de forma permanente. O lembrete é da presidente do Ceapi, MARIA HELENA DOTTO. Ela salientou que ao todo, o investimento será de sete milhões de reais e a construção será em um terreno doado pelo município localizado no bairro São Jorge. Ela lamentou que o valor em caixa até o momento é bem abaixo do esperado, porém, frisou que existem projetos em andamento e programações que serão realizadas para que a cifra total seja atingida.

As obras para a construção do Centro de apoio à pessoa idosa de São Miguel do Oeste devem iniciar assim que houver a liberação por parte do setor de engenharia da prefeitura. O comentário é da presidente, MARIA HELENA DOTTO. Ela disse que a expectativa é de conclusão em até cinco anos, porém, ela acredita que o espaço seja concluído antes deste período. Ela reforçou que qualquer ajuda é bem-vinda e aqueles que doarem terão seu nome registrado em um livro. MARIA HELENA citou que as doações podem ser feitas via Pix e por meio de transferências bancárias no Banco do Brasil, Caixa, Sicoob e Sicredi. Os dados para as doações podem ser conferidos na página do Ceapi São Miguel no Instagram.

O Moto Grupo Cães do Asfalto de São Miguel do Oeste emitiu uma nota à imprensa na tarde de ontem informando o cancelamento de mais uma edição do Motocão. O documento cita como motivo principal o aumento expressivo dos casos de Covid-19 no município e em todo o estado, país e mundo. A nota também destaca as incertezas para a realização de um evento desse porte visto as medidas sanitárias que podem ser impostas para conter o avanço da variante Ômicron. Conforme os integrantes, a decisão de cancelamento do Motocão ocorreu após reunião onde os presentes decidiram não levar adiante a ideia.

Esta é a terceira vez que o Motocão é cancelado em decorrência da Covid-19. As edições de 2020 e 2021 também não ocorreram visto a pandemia causada pela Covid-19. O tradicional encontro de motociclistas está na sua décima oitava edição e neste ano seria realizado nos dias 11, 12 e 13 de março na área coberta da Praça Walnir Bottaro Daniel. A nota emitida pelo grupo aos meios de comunicação cita ainda que o cancelamento ocorre para preservar à saúde pública e em respeito à coletividade. O documento agradece ainda ao comércio local e regional, bem como a população em geral pelo apoio, mas reforça o compromisso em primeiro lugar com a saúde pública.

A nota do moto grupo Cães do Asfalto ressalta que o retorno do Motocão em São Miguel do Oeste será em um momento oportuno, principalmente após a pandemia da Covid-19. Os integrantes reconhecem a importância do evento para a região em termos de lazer e também econômicos, visto a movimentação intensa no comércio local e regional. O texto agradece ainda ao governo de São Miguel do Oeste e demais parceiros pelo apoio em todos os momentos. A nota é assinada pelo presidente do moto grupo Cães do Asfalto, JAIR CORÁ e pelo secretário do grupo.

Desde o começo desta semana estão circulando pelas redes sociais notícias sobre uma onda de calor intenso que vai atingir a América do Sul nos próximos dias. Conforme as postagens, esse calor seria fora de comum e extremamente alto neste começo de 2022. Diante da informação, o engenheiro agrônomo da Climaterra de São Joaquim, RONALDO COUTINHO foi entrevistado ontem no Peperi Entrevista e destacou que a onda de calor que está sob a Argentina já chegou aos 44 graus, o que é normal para a época do ano, porém, a mesma deve aumentar ainda mais, podendo alcançar a marca de 47 graus, o que ultrapassaria as marcas históricas do país vizinho.

Para as regiões Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina o calor deve ficar dentro do padrão para a época do ano. A garantia é do engenheiro agrônomo da Climaterra de São Joaquim, RONALDO COUTINHO. Conforme ele, as regiões Centro Leste e Litoral catarinense ainda não tiveram dias de calor intenso, diferente da situação do Extremo Oeste, onde os dias estão mais quentes e as noites mais amenas. Segundo ele, São Miguel do Oeste pode registrar nos próximos dias temperaturas entre 35 e 37 graus. Já as regiões de Maravilha e Pinhalzinho podem atingir 40 graus. COUTINHO pontuou que Itapiranga facilmente vai ultrapassar essa marca, chegando até 43 graus, o que também é normal para a época do ano.

O pico de calor nos municípios da região deve ocorrer entre está sexta e a próxima terça-feira. O alerta é do engenheiro agrônomo da Climaterra de São Joaquim, RONALDO COUTINHO. Ele confirmou ontem no Peperi Entrevista que a onda de calor é real, porém, enfatizou que no Extremo Oeste as temperaturas não serão históricas para o mês de janeiro.

Mais 83 pessoas foram diagnosticadas com a Covid-19 nesta quinta-feira e outras nove entraram para a lista de recuperados. Agora já são 357 moradores com o vírus ativo em São Miguel do Oeste. Há uma semana o número de infectados era de apenas 18 casos. A boa notícia é que o Hospital Regional registrou uma alta hospitalar nas últimas 24 horas relacionado ao coronavírus. O paciente de Bandeirante estava internado na enfermaria Covid da unidade. Nesta sexta-feira, a ocupação é de apenas uma pessoa na UTI Covid do Hospital Regional.

Um acidente de trânsito deixou um motociclista ferido na tarde de ontem. O fato foi na Avenida Gustavo Fetter, no centro de Iporã do Oeste, nas proximidades da Rádio Oeste FM. Uma câmera de segurança de um estabelecimento comercial próximo flagrou a colisão. De acordo com as imagens, um veículo invadiu a preferencial de uma motocicleta. Com o impacto, o motociclista foi arremessado e ficou caído sobre a pista. Já a motocicleta por pouco não atingiu algumas pessoas que estavam sentadas próximas à calçada. O Corpo de Bombeiros foi acionado e a Polícia Militar esteve presente no local e realizou os procedimentos cabíveis.

Um apenado em saída temporária acabou se ferindo após fugir da Polícia Militar. O fato foi na madrugada de hoje na Rua Antônio Pedrassani, no centro de São Miguel do Oeste. No local, a guarnição realizava rondas quando avistou três homens transitando pela via. Um deles ao perceber a presença dos PMs começou a correr. Ele chegou a pular um muro de uma residência, sendo encontrado com lesões na face e braço, pois pulou uma cerca de arame farpado. Ao realizar consulta ao sistema foi constatado que o homem está de saída temporária do presídio de Chapecó e não poderia estar em via pública durante a madrugada. Diante das lesões, ele foi conduzido ao hospital e um boletim de ocorrência foi confeccionado pelo descumprimento da medida.

Um incêndio de grandes proporções destruiu completamente uma residência no centro de Paraíso. O fato foi próximo da meia-noite. O Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste e de Guaraciaba atendeu a ocorrência e chegando ao local, encontrou o imóvel de 120 metros quadrados totalmente em chamas. O teto também havia desabado na maior parte da residência. De imediato os bombeiros iniciaram o trabalho de combate às chamas e conseguiram retirar um veículo que estava na garagem e não sofreu danos. Foram utilizados mais de sete mil litros de água no combate ao fogo que durou cerca de duas horas e meia. Segundo populares, a residência é do vereador do município, ALCIONE SCHNEIDER do PP e no momento ele estava em viagem com a família.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.