-QUEIROGA DIZ QUE NÃO VACINADOS CONTRA COVID-19 SÃO MAIORIA EM UTIs
-SANTA CATARINA TEM APENAS 16 MUNICÍPIOS SEM CASOS ATIVOS DE COVID-19
-SECRETÁRIO DESTACA TRABALHOS NO ACABAMENTO DA CRECHE E TERRAPLANAGEM PARA APAE
-ENQUANTO CASOS DE COVID AUMENTAM, DESCANSO AVANÇA NA VACINAÇÃO
-EMPREENDEDOR DETALHA SOBRE CONSEQUÊNCIAS DA ESTIAGEM NA PISCICULTURA
-BELMONTE RECEBE REPASSE DE 300 MIL REAIS PARA AQUISIÇÃO DE RETROESCAVADEIRA
-BOMBEIROS ATENDEM DOIS ACIDENTES EM MENOS DE 24H NO CENTRO DE IPORÃ DO OESTE
-CORPO DE MULHER É ENCONTRADO ÀS MARGENS DO RIO URUGUAI
O tempo na região Extremo Oeste é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é que haja pancadas isoladas de chuva na região. A mínima das últimas horas foi de 21 graus e a máxima para hoje deve ser de 31 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou a sexta-feira cotado em cinco reais e 53centavos. O euro está valendo seis reais e 32 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.
A Argentina fechou 2021 com uma inflação de 50 vírgula nove por cento. O índice de preços ao consumidor no país vizinho se acelerou em dezembro, quando registrou três vírgula oito por cento. A inflação argentina é uma das mais altas do mundo. No ano, o preço dos alimentos aumentou 50 vírgula três por cento. Os maiores aumentos foram dos restaurantes e hotéis com 65 vírgula quatro por cento e de transportes com 57 vírgula seis por cento. Para este ano a projeção do governo é uma inflação de 33 por cento, porém, o Banco Central já antecipou que a cifra na verdade deve ser de 55 por cento.
A Suprema Corte dos Estados Unidos bloqueou nesta quinta-feira a decisão do presidente JOE BIDEN de impor a vacinação contra a Covid-19 nas empresas com mais de cem funcionários. A medida representa um duro golpe nos esforços do líder democrata contra a pandemia. Ao mesmo tempo, a máxima instância judicial americana validou a obrigação de vacinação para funcionários públicos de instituições sanitárias que dependam de fundos federais.
Uma autoridade da Unicef revelou nesta quinta-feira que os países mais pobres rejeitaram em dezembro mais de 100 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 distribuídas pelo programa Covax, principalmente devido ao prazo de validade.O Unicef é o Fundo da ONU para a Infância, e o Covax é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde e de outras entidades para comprar e distribuir vacinas contra Covid-19 aos países mais pobres. O Covax já entregou quase um bilhão de doses a quase 150 países até o momento. Desse total, quase 700 milhões já entregues, sequer foram usadas pelos países.
O Brasil ultrapassou a marca de um milhão de unidades consumidoras com geração própria de energia a partir da fonte solar. Os dados são da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. Ao todo, as instalações somam oito vírgula seis gigawatts de potência, o equivalente a cerca de dois terços da potência da usina hidrelétrica de Itaipu. Grande parte dessa geração própria de energia solar está concentrada em residências, que somam 76 vírgula seis por cento da quantidade de consumidores que fazem uso da tecnologia. Em seguida, aparecem os setores de comércio e serviços, produtores rurais, indústrias, poder público e outros tipos, como serviços públicos e iluminação pública.
O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, admitiu na noite desta quinta-feira que há uma terceira onda de casos de Covid-19 no Brasil decorrente do avanço da variante Ômicron. Em entrevista coletiva, ele disse que é preciso aguardar a evolução nas próximas três semanas para acompanhar se haverá um aumento da pressão sobre o sistema de Saúde com mais internações, alertando ainda que tem havido também um surto de influenza. QUEIROGA destacou ainda que o Brasil atualmente tem uma população que já foi muito exposta ao vírus e que também foi vacinada, além de 20 milhões de doses de reforço já terem sido distribuídas aos brasileiros.
O ministro da Saúde MARCELO QUEIROGAafirmou nesta quinta-feira que a maior parte dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva por conta da Covid-19 não se vacinaram contra o coronavírus. Ele também lembrou que a nova cepa é menos agressiva para aqueles que são vacinados. A fala ocorreu em meio ao recebimento das doses pediátricas da Pfizer por parte do Ministério da Saúde. QUEIROGA também fez questão de lembrar da imunização dos adultos e reforçar a importância da vacinação completa para este público.
Santa Catarina espera nesta sexta-feira receber 39 vírgula oito mil doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos.Por conta de uma reprogramação do Ministério da Saúde, o voo que traria a primeira remessa trouxe imunizantes conta a febre amarela. Há uma nova previsão para que as doses cheguem ao Estado, por volta das duas horas da tarde de hoje. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde a estratégia de distribuição das vacinas não terá mudanças apesar do atraso. O secretário de Estado da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIROafirmou que as doses serão distribuídas para todos municípios em até 24 horas após o recebimento. A programação de distribuição de vacinas para os municípios está prevista para ocorrer neste sábado a partir das sete horas da manhã.
O governo de Santa Catarina encerrou 2021 com crescimento de 22 vírgula três por cento na arrecadação frente ao ano anterior. A cifra resultou em uma receita total recorde de 36 vírgula dois bilhões de reais. A média mensal da receita do Estado no segundo ano da pandemia ficou em 3 bilhões de reais. Os setores que registraram as maiores variações positivas na receita tributária foram os de automóveis, têxteis e materiais de construção. Em 2020, primeiro ano da pandemia, a receita tributária do Estado cresceu dois por cento. Para a Secretaria de Estado da Fazenda, essa expansão foi possível com os esforços do setor privado e também do poder público, em especial o trabalho da equipe de fiscais da Fazenda.
Dos 295 municípios catarinenses, apenas 16 não têm casos ativos de Covid-19.É o que aponta o Painel do Coronavírus atualizado com dados da Secretaria de Estado da Saúde. Metade das cidades que não têm casos ativos do vírus estão localizadas no Oeste do Estado. Já as demais são do Alto Vale do Itajaí, Meio-Oeste, Norte, Planalto Norte, Sul e Serra catarinense. Atualmente, Santa Catarina conta com 279 municípios com pessoas que ainda podem transmitir o vírus. O número representa 94 vírgula 57 por cento do território catarinense. Os municípios sem casos ativos de Covid-19 conforme dados desta quinta-feira são, Arabutã, Bela Vista do Toldo, Bom Jesus do Oeste, Cunhataí, Frei Rogério, Imbuia, Jupiá, Matos Costa, Paial, Paraíso, Presidente Castello Branco, Santiago do Sul, São João do Itaperiú, São Martinho, Urupema e Vitor Meireles.
-METEOROLOGISTA RONALDO COUTINHO CONTESTA VERSÃO DE CALOR RECORDE; ASSUNTO MOVIMENTOU AS REDES SOCIAIS
-SECRETÁRIO DESTACA TRABALHOS NO ACABAMENTO DA CRECHE E TERRAPLANAGEM PARA APAE
-ENQUANTO CASOS DE COVID AUMENTAM, DESCANSO AVANÇA NA VACINAÇÃO
-EMPREENDEDOR DETALHA SOBRE CONSEQUÊNCIAS DA ESTIAGEM NA PISCICULTURA
-BELMONTE RECEBE REPASSE DE 300 MIL REAIS PARA AQUISIÇÃO DE RETROESCAVADEIRA
Desde o começo desta semana estão circulando pelas redes sociais notícias sobre uma onda de calor intenso que vai atingir a América do Sul nos próximos dias. Conforme as postagens, esse calor seria fora de comum e extremamente alto neste começo de 2022. Diante da informação, o engenheiro agrônomo da Climaterra de São Joaquim, RONALDO COUTINHO, destacou que a onda de calor que está sob a Argentina já chegou aos 44 graus, o que é normal para a época do ano, porém, a mesma deve aumentar ainda mais, podendo alcançar a marca de 47 graus, o que ultrapassaria as marcas históricas do país vizinho.
Para as regiões Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina o calor deve ficar dentro do padrão para a época do ano. A garantia é do engenheiro agrônomo da Climaterra de São Joaquim, RONALDO COUTINHO. Conforme ele, as regiões Centro Leste e Litoral catarinense ainda não tiveram dias de calor intenso, diferente da situação do Extremo Oeste, onde os dias estão mais quentes e as noites mais amenas. Segundo ele, São Miguel do Oeste pode registrar nos próximos dias temperaturas entre 35 e 37 graus. Já as regiões de Maravilha e Pinhalzinho podem atingir 40 graus. COUTINHO pontuou que Itapiranga facilmente vai ultrapassar essa marca, chegando até 43 graus, o que também é normal para a época do ano. O pico de calor nos municípios da região deve ocorrer entre esta sexta e a próxima terça-feira. RONALDO COUTINHO confirmou que a onda de calor é real, porém enfatizou que no Extremo Oeste as temperaturas não serão históricas para o mês de janeiro.
São João do Oeste quer implantar museu itinerante. Objetivo é estar mais presente, destacando a cultura do município. Conforme o diretor de Cultura de São João do Oeste, ELIAS SCHNEIDER, o planejamento de incremento do museu em práticas do município vai promover a cultura do município em escolas e eventos específicos. Ele cita que atualmente o museu possui mais de 300 peças expostas que poderão contribuir em pesquisas. SCHNEIDER entende que é compromisso do município incrementar a cultura na educação. ELIAS SCHNEIDER lembra que o Museu segue aberto para visitação aos interessados na parte da manhã e à tarde. Entidades ou grupos devem agendar a visitação.
O secretário de Transportes e Obras de Tunápolis, ADRIANO GASSEN, destaca vários serviços que estão sendo realizados no início do ano. Além das situações de emergência que decorrem da estiagem, existem os serviços de terraplanagem para serem complementados nessas primeiras semanas de 2022. A Secretaria também trabalha no acabamento da creche, para entrar em atividade em fevereiro. GASSEN comenta que o Setor de Obras também realiza a terraplanagem da APAE, outra obra muito esperada pelo município, pois a escola especial está há vários anos em área alugada e agora terá sede própria. Conforme o secretário de Obras de Tunápolis, a terraplanagem para a área da APAE iniciou na quarta-feira e o objetivo do município é concluir até o início da próxima semana para então a edificação começar.
Segundo ADRIANO GASSEN, a Secretaria de Transportes e Obras de Tunápolis também vai fazer o acabamento do campo de futebol que será instalado na saída da cidade, em direção à comunidade de São Pedro. A terraplanagem foi realizada ainda no último ano, com a colocação da base para não deixar ceder. Ainda há a parte de drenagem a ser concluída, com tubulação, pedra rachão, para ser implantado um campo de qualidade, bem estudado e planejado. GASSEN cita que em breve serão enterrados os canos para instalar a irrigação e também haverá instalação da energia elétrica para futura iluminação do campo.
Mondaí contabiliza 66 casos ativos de Covid-19. A informação é do secretário de Saúde do município, GUINTER DREHER. Segundo ele, a situação é preocupante, pois na virada do ano havia apenas dois pacientes com o vírus em Mondaí. A unidade de saúde tem registrado grande procura por atendimentos e a onda de Coronavírus se propaga rapidamente. O secretário frisa que não está clinicamente confirmado que as infecções no município são da variante Ômicron, mas devido à velocidade de propagação do vírus, DREHER acredita se tratar da nova Cepa da Covid. Dos 66 casos ativos em Mondaí, uma pessoa está internada na enfermaria. GUINTER DREHER salienta que muitas pessoas estão vindo com sintomas gripais na unidade de saúde, mas o teste para Covid está dando negativo. O atendimento no posto de saúde de Mondaí é das 7h30 às 11h30, e das 13h30 às 17h30. O secretário de Saúde pede à população para que venha à unidade apenas se tiver sintomas de gripe e suspeita de Covid, ou em caso de urgência. DREHER enfatiza que dois médicos atendem pacientes com sintomas de Covid e estão faltando profissionais para outras situações.
De acordo com o secretário de Saúde de Descanso, CLÉBER RECH, em pouco menos de duas semanas do ano novo, o município já registrou 44 casos de Coronavírus. A procura por atendimento no posto de saúde aumentou bastante, por isso a solicitação da Secretaria de Saúde é que a população procure a unidade apenas se tiver sintomas de Covid ou em casos de urgência e emergência. RECH salienta que embora o número de casos aumente, os sintomas são mais leves e não há ninguém internado no município. Mesmo assim, o secretário classifica a situação como preocupante e pede para que a população faça a vacina. Nesta quarta-feira, por exemplo, mais de 500 doses de reforço foram aplicadas em Descanso e na próxima semana será tratado com as equipes para fazer mais uma etapa de aplicação de vacinas da Covid-19. CLÉBER RECH também manifesta preocupação com o retorno das aulas em função do avanço massivo do Coronavírus na região. Reforça que todos devem usar máscara, aplicar álcool em gel e tomar ainda outros cuidados para conter a disseminação do vírus.
CRISTIAN SOUZA, empreendedor no ramo da piscicultura na comunidade de São Vendelino, no interior de Iporã do Oeste, frisa que nos últimos três anos a atividade tem encarado três estiagens seguidas. Com 20 anos de experiência, SOUZA explica que devido à situação é necessário se adaptar e trabalhar com a água que é possível utilizar. Ele reitera que é feita reciclagem da água, ou seja, o tempo todo secando e enchendo os açudes. Quando um açude é secado, a água é filtrada e passada para outro. O empreendedor do ramo da piscicultura comenta que diante da situação é preciso aumentar o uso de aeradores, que são máquinas que incorporam oxigênio na água. Já a alimentação é mantida em 50 por cento do normal, pois se tratar demais acaba prejudicando a qualidade da água. CRISTIAN SOUZA comenta que os alevinos vão crescer mais devagar, mas será possível diminuir o custo com outros problemas.
Conforme o empreendedor CRISTIAN SOUZA, o ciclo da piscicultura inicia no começo de outubro, até novembro, que é a melhor época para criar os alevinos. Eles são largados no tanque, é feito todo processo de alimentação até a fase juvenil do alevino, quando está com 100 gramas, e em seguida são transferidos para um tanque definitivo. Nele os alevinos permanecem até o final do ciclo, quando chegam em torno de 900 gramas a um quilo e 100. A empresa do interior de Iporã do Oeste também dispõe de abatedouro onde é feito filé de tilápia e vendido em bandeja. Uma parte também é industrializada. SOUZA salienta que a empresa de piscicultura está passando por processo de mudança e em breve haverá produção em grande escala. Uma parte dos peixes será abatida e um volume significativo comercializado para grandes frigoríficos. Por ser um frigorífico de pequeno porte, segundo o empreendedor, no momento a empresa não tem capacidade de abater todo volume de produção.
O prefeito de Belmonte, JAIR GIUMBELLI, confirmou nessa semana o recebimento de 300 mil reais do Governo do Estado para aquisição de uma retroescavadeira. O valor foi repassado por intermédio da Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural. Segundo GIUMBELLI, a máquina vai garantir o reforço da frota para atender os produtores rurais e também a construção de depósitos de água e fontes, a fim de amenizar os impactos da estiagem. O prefeito de Belmonte salienta que havia conversado com o secretário de Estado da Agricultura, ALTAIR SILVA, ainda no início de dezembro, e em primeiro momento foi informado de que o município havia ficado de fora do benefício de 300 mil. A negativa, conforme JAIR GIUMBELLI, teria sido por critérios técnicos da Casa Civil. Ainda em dezembro, o prefeito conversou três vezes com o chefe da Casa Civil, o qual respondeu que estaria revendo a situação. GIUMBELLI lembra que em dezembro Belmonte foi contemplado com distribuidor de água, perfurador de solo e distribuidor de adubo sólido.
Na terça-feira o assessor de ALTAIR SILVA comunicou o prefeito de que a destinação do valor de 300 mil havia sido publicada no diário oficial do Estado. JAIR GIUMBELLI salienta que o município já estava com a documentação em dia e na próxima semana vai licitar a aquisição da retroescavadeira. A expectativa é de que ela vai custar entre 410 a 420 mil reais. Com os 300 mil do estado, o prefeito de Belmonte enfatiza que o município ainda vai aplicar em torno de 110 mil reais para comprar a máquina. GIUMBELLI estima que a nova retroescavadeira vai ajudar muito o município na agricultura e no combate à estiagem, considerando que Belmonte transporta diariamente entre 100 a 150 mil litros de água para consumo humano.
-BOMBEIROS ATENDEM DOIS ACIDENTES EM MENOS DE 24H NO CENTRO DE IPORÃ DO OESTE
-CORPO DE MULHER É ENCONTRADO ÀS MARGENS DO RIO URUGUAI
Homem realiza queimada de galhos e mobiliza bombeiros. O fato ocorreu por volta das 15 horas de ontem na Rua Primeiro de Janeiro, no Bairro Santa Tereza Alto, em Itapiranga. Conforme as informações, o proprietário do terreno estava realizando a queimada de galhos, quando populares avistaram o fogo e acionaram os bombeiros. O proprietário relatou que estava realizando a queimada de galhos e controlava o fogo para que não se alastrasse em outros terrenos. O Corpo de Bombeiros realizou o combate e posterior rescaldo pelo risco que oferecia. A guarnição alerta que queimadas na área urbana é proibida. Além disso, o risco de um incêndio de grandes proporções é grande em virtude da seca. Desde o início dos dias quentes com a falta de chuva, os bombeiros já realizaram combate de vários incêndios em vegetações. A solicitação é que as pessoas tenham empatia e não realizem queimadas nesta época.
Um incêndio de grandes proporções destruiu completamente uma residência no centro de Paraíso. O fato foi próximo da meia-noite. O Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste e de Guaraciaba atendeu a ocorrência e chegando ao local, encontrou o imóvel de 120 metros quadrados totalmente em chamas. O teto também havia desabado na maior parte da residência. De imediato os bombeiros iniciaram o trabalho de combate às chamas e conseguiram retirar um veículo que estava na garagem e não sofreu danos. Foram utilizados mais de sete mil litros de água no combate ao fogo que durou cerca de duas horas e meia. Segundo populares, a residência é do vereador do município, ALCIONE SCHNEIDER do PP e no momento ele estava em viagem com a família.
Um apenado em saída temporária acabou se ferindo após fugir da Polícia Militar. O fato foi na madrugada de hoje na Rua Antônio Pedrassani, no centro de São Miguel do Oeste. No local, a guarnição realizava rondas quando avistou três homens transitando pela via. Um deles ao perceber a presença dos PMs começou a correr. Ele chegou a pular um muro de uma residência, sendo encontrado com lesões na face e braço, pois pulou uma cerca de arame farpado. Ao realizar consulta ao sistema foi constatado que o homem está de saída temporária do presídio de Chapecó e não poderia estar em via pública durante a madrugada. Diante das lesões, ele foi conduzido ao hospital e um boletim de ocorrência foi confeccionado pelo descumprimento da medida.
O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste atendeu dois acidentes em menos de 24h no centro da cidade. Imagens de uma câmera de segurança flagraram o momento em que um jovem foi vítima de acidente de trânsito nesta quinta-feira, na Avenida Gustavo Fetter. O acidente foi registrado por volta das 13h30, nas proximidades da Rádio Oeste. As imagens mostram o momento em que o condutor do carro tenta fazer uma conversão sob a via e o motociclista colide na lateral. Por pouco a motocicleta não atinge duas mulheres que estavam sentadas na calçada. O motociclista ferido foi atendido pelo Corpo de Bombeiros, com escoriações. Já na manhã de hoje, por volta das 9h os bombeiros atenderam mais um acidente no centro de Iporã, há 100 metros do local. Um idoso sofreu escoriações na colisão envolvendo bicicleta e moto na Avenida Gustavo Fetter, em frente à Escola Padre Vendelino Seidel.
O corpo de uma mulher de 57 anos foi encontrado no Balneário de Ilha Redonda, às margens do rio Uruguai, em Palmitos. Foi na noite desta quinta-feira, por volta das 22h20. Segundo os bombeiros, o local era de difícil acesso e o resgate do corpo se deu com o auxílio de um barco. O IGP foi acionado e também atendeu a ocorrência. Não foram divulgados maiores detalhes sobre a causa da morte e a identidade da vítima. O caso está em processo de investigação.a