ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo Em Foco Itapiranga - 14/01/2022

GLOBO EM FOCO – 14/01/22

-QUEIROGA DIZ QUE NÃO VACINADOS CONTRA COVID-19 SÃO MAIORIA EM UTIs

-SANTA CATARINA TEM APENAS 16 MUNICÍPIOS SEM CASOS ATIVOS DE COVID-19

- LANÇADO EDITAL PARA AQUISIÇÃO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR

- SÃO JOÃO DO OESTE QUER IMPLANTAR MUSEU ITINERANTE

- ITAPIRANGA TERÁ COLETA DE LÂMPADAS INSERVÍVEIS

-GUARDA-VIDAS REALIZAM TRABALHO PREVENTIVO PARA EVITAR AFOGAMENTOS NO VERÃO

-HOMEM COLOCA FOGO EM GALHOS E MOBILIZA BOMBEIROS DE ITAPIRANGA

-BOMBEIROS ATENDEM DOIS ACIDENTES NO CENTRO DE IPORÃ DO OESTE

O Tempo em Itapiranga apresenta-se com parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de tempo nublado com pancadas isoladas de chuva. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 40 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou a sexta-feira cotado em cinco reais e 53 centavos. O euro está valendo seis reais e 32 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.

A Argentina fechou 2021 com uma inflação de 50 vírgula nove por cento. O índice de preços ao consumidor no país vizinho se acelerou em dezembro, quando registrou três vírgula oito por cento. A inflação argentina é uma das mais altas do mundo. No ano, o preço dos alimentos aumentou 50 vírgula três por cento. Os maiores aumentos foram dos restaurantes e hotéis com 65 vírgula quatro por cento e de transportes com 57 vírgula seis por cento. Para este ano a projeção do governo é uma inflação de 33 por cento, porém, o Banco Central já antecipou que a cifra na verdade deve ser de 55 por cento.

A Suprema Corte dos Estados Unidos bloqueou nesta quinta-feira a decisão do presidente JOE BIDEN de impor a vacinação contra a Covid-19 nas empresas com mais de cem funcionários. A medida representa um duro golpe nos esforços do líder democrata contra a pandemia. Ao mesmo tempo, a máxima instância judicial americana validou a obrigação de vacinação para funcionários públicos de instituições sanitárias que dependam de fundos federais.

Uma autoridade da Unicef revelou nesta quinta-feira que os países mais pobres rejeitaram em dezembro mais de 100 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 distribuídas pelo programa Covax, principalmente devido ao prazo de validade. O Unicef é o Fundo da ONU para a Infância, e o Covax é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde e de outras entidades para comprar e distribuir vacinas contra Covid-19 aos países mais pobres. O Covax já entregou quase um bilhão de doses a quase 150 países até o momento. Desse total, quase 700 milhões já entregues, sequer foram usadas pelos países.

O Brasil ultrapassou a marca de um milhão de unidades consumidoras com geração própria de energia a partir da fonte solar. Os dados são da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. Ao todo, as instalações somam oito vírgula seis gigawatts de potência, o equivalente a cerca de dois terços da potência da usina hidrelétrica de Itaipu. Grande parte dessa geração própria de energia solar está concentrada em residências, que somam 76 vírgula seis por cento da quantidade de consumidores que fazem uso da tecnologia. Em seguida, aparecem os setores de comércio e serviços, produtores rurais, indústrias, poder público e outros tipos, como serviços públicos e iluminação pública.

O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, admitiu na noite desta quinta-feira que há uma terceira onda de casos de Covid-19 no Brasil decorrente do avanço da variante Ômicron. Em entrevista coletiva, ele disse que é preciso aguardar a evolução nas próximas três semanas para acompanhar se haverá um aumento da pressão sobre o sistema de Saúde com mais internações, alertando ainda que tem havido também um surto de influenza. QUEIROGA destacou ainda que o Brasil atualmente tem uma população que já foi muito exposta ao vírus e que também foi vacinada, além de 20 milhões de doses de reforço já terem sido distribuídas aos brasileiros.

O ministro da Saúde MARCELO QUEIROGA afirmou nesta quinta-feira que a maior parte dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva por conta da Covid-19 não se vacinaram contra o coronavírus. Ele também lembrou que a nova cepa é menos agressiva para aqueles que são vacinados. A fala ocorreu em meio ao recebimento das doses pediátricas da Pfizer por parte do Ministério da Saúde. QUEIROGA também fez questão de lembrar da imunização dos adultos e reforçar a importância da vacinação completa para este público.

Santa Catarina espera nesta sexta-feira receber 39 vírgula oito mil doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. Por conta de uma reprogramação do Ministério da Saúde, o voo que traria a primeira remessa trouxe imunizantes conta a febre amarela. Há uma nova previsão para que as doses cheguem ao Estado, por volta das duas horas da tarde de hoje. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde a estratégia de distribuição das vacinas não terá mudanças apesar do atraso. O secretário de Estado da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO afirmou que as doses serão distribuídas para todos municípios em até 24 horas após o recebimento. A programação de distribuição de vacinas para os municípios está prevista para ocorrer neste sábado a partir das sete horas da manhã.


O governo de Santa Catarina encerrou 2021 com crescimento de 22 vírgula três por cento na arrecadação frente ao ano anterior. A cifra resultou em uma receita total recorde de 36 vírgula dois bilhões de reais. A média mensal da receita do Estado no segundo ano da pandemia ficou em 3 bilhões de reais. Os setores que registraram as maiores variações positivas na receita tributária foram os de automóveis, têxteis e materiais de construção. Em 2020, primeiro ano da pandemia, a receita tributária do Estado cresceu dois por cento. Para a Secretaria de Estado da Fazenda, essa expansão foi possível com os esforços do setor privado e também do poder público, em especial o trabalho da equipe de fiscais da Fazenda.

Dos 295 municípios catarinenses, apenas 16 não têm casos ativos de Covid-19. É o que aponta o Painel do Coronavírus atualizado com dados da Secretaria de Estado da Saúde. Metade das cidades que não têm casos ativos do vírus estão localizadas no Oeste do Estado. Já as demais são do Alto Vale do Itajaí, Meio-Oeste, Norte, Planalto Norte, Sul e Serra catarinense. Atualmente, Santa Catarina conta com 279 municípios com pessoas que ainda podem transmitir o vírus. O número representa 94 vírgula 57 por cento do território catarinense. Os municípios sem casos ativos de Covid-19 conforme dados desta quinta-feira são, Arabutã, Bela Vista do Toldo, Bom Jesus do Oeste, Cunhataí, Frei Rogério, Imbuia, Jupiá, Matos Costa, Paial, Paraíso, Presidente Castello Branco, Santiago do Sul, São João do Itaperiú, São Martinho, Urupema e Vitor Meireles.

Itapiranga deve registrar temperaturas de até 43 graus. A informação é do engenheiro agrônomo da Climaterra de São Joaquim, RONALDO COUTINHO. Ele cita que a temperatura neste município é considerada normal para a época do ano. Conforme o engenheiro agrônomo, a onda de calor intenso vai atingir a América do Sul nos próximos dias. COUTUNHO destaca que essa onda de calor que está sob a Argentina já chegou aos 44 graus na Argentina, e poderá aumentar ainda mais, ultrapassando as marcas históricas do país vizinho.

Para as regiões Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina, o calor deve ficar dentro do padrão para a época do ano. Conforme o engenheiro agrônomo da Climaterra de São Joaquim, RONALDO COUTINHO, as regiões Centro Leste e Litoral catarinense ainda não tiveram dias de calor intenso, diferente da situação do Extremo Oeste, onde os dias estão mais quentes e as noites mais amenas. Para Itapiranga ocorre maior facilidade das temperaturas passarem dos 40 graus. O pico de calor nos municípios da região deve ocorrer entre esta sexta e a próxima terça-feira. COUTINHO reitera que a onda de calor será confirmada, porém, enfatizou que no Extremo Oeste as temperaturas não serão históricas para o mês de janeiro.

Itapiranga fechou a quinta-feira com 11 novos casos confirmados de Covid-19. Agora, são 44 pessoas com o vírus ativo. Outras 17 pessoas são suspeitas e devem realizar o exame nos próximos dias. Apesar do aumento de casos, não há pacientes hospitalizados em Itapiranga em virtude da Covid-19. Conforme CLAIR, apesar do aumento do número de casos confirmados pela Covid-19, não ter nenhum paciente hospitalizado significa que a vacina está fazendo efeito para que os casos não evoluem para graves e inclusive óbitos. A secretária da Saúde de Itapiranga confirmou também que a vacinação segue na próxima semana. O cronograma deverá ser elaborado ainda nesta sexta-feira. Para a vacinação de crianças, o município ainda não recebeu nenhuma dose.

A maior preocupação de casos está no município de Tunápolis. O município divulgou o boletim com as informações da Covid-19 ontem. Nela, consta que atualmente são 87 casos ativos. Outras 212 pessoas são suspeitas. Um decreto está em vigor no município que proíbe a realização de eventos públicos e sociais até 24 de janeiro com o intuito de diminuir a propagação do vírus. Em São João do Oeste, são 34 casos ativos e 11 suspeitos. O município fará uma campanha de vacinação com a dose de reforço neste sábado em turno único das sete às 13 horas na sala de vacinação do centro de Saúde. Serão contempladas todas as pessoas que receberam a segunda dose até o dia 31 de agosto.

Historiador e escritor de Itapiranga realiza edição do livro sobre a história de Linha Medianeira. O lançamento ocorre no dia 21 de janeiro, fazendo parte das festividades dos 74 anos da comunidade do interior de São João do Oeste. O livro é um projeto do professor, historiador e pesquisador, ÊNIO SPANIOL. SPANIOL trabalhou muito com pesquisas e com isso despertou a curiosidade de conhecer mais de sua história, a origem de sua família e decidiu escrever um livro sobre a comunidade onde nasceu. Natural de linha Medianeira, filho de pequenos produtores rurais, ÊNIO SPANIOL, trabalhou na coleta de dados para o resgate histórico desde 1948 até 2021, em mais de um ano de pesquisa.

O livro que será lançado na próxima semana pretende envolver as 50 famílias que atualmente vivem na comunidade. No dia 21 ocorre a “live” de lançamento do livro da história de Medianeira, com a presença do autor e personagens envolvidos. E no dia 23 a comunidade realiza uma confraternização dos antigos e atuais moradores e visitantes de toda região. ÊNIO SPANIOL relata várias curiosidades incluindo o fato de cinco por cento da população da comunidade estar atualmente no exterior. O escritor LEANDRO MAYER que realizou a edição do livro, e agora está na fase de impressão, destaca que para a comunidade é uma satisfação ter as origens registradas em um livro com ricas informações. Conforme ele, o autor foi muito feliz em abordar a rede de relações na Linha Medianeira, do mato de 1948 ao celular de 2022. A chamada dá a ideia da evolução que a comunidade vivenciou nos 74 anos de trajetória.

LEANDRO MAYER elogia a pesquisa exaustiva realizada pelo autor por pesquisar toda a genialidade dos familiares que ali viveram. Ele revela que da comunidade saíram muitas profissões, a exemplo de médico, piloto de avião, entre outros. MAYER destaca que são fatos que chamam a atenção da vida pioneira e isso faz parte da história de muitas pessoas.

Itapiranga lança edital para aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar. A chamada pública é para uma modalidade dispensa de licitação para aquisição de gêneros alimentícios diretamente da Agricultura Familiar Rural e do Empreendedor Familiar Rural ou de suas organizações. Os produtos serão destinados para o preparo das refeições dos alunos matriculados nas escolas municipais, ano letivo 2022, em atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. A diretora do departamento de Compras e Licitações, JANETE BAUMANN, explica que os grupos formais ou informais devem apresentar os documentos de habilitação e projeto de venda até o dia dois de fevereiro no departamento de Compras, junto à prefeitura. JANETE alerta que a íntegra do edital e seus anexos estão disponíveis na página oficial do município ou no departamento de compras.

São João do Oeste quer implantar museu itinerante. Objetivo é estar mais presente destacando a cultura do município. Conforme o diretor de Cultura de São João do Oeste, ELIAS SCHNEIDER, o planejamento de incremento do museu em práticas do município vai promover a cultura do município em escolas e eventos específicos. Ele cita que atualmente o museu possui mais de 300 peças expostas que poderão contribuir em pesquisas. SCHNEIDER entende que é compromisso do município incrementar a cultura na educação. O diretor de Cultura lembra que o Museu segue aberto para visitação aos interessados na parte da manhã e à tarde. Entidades ou grupos devem agendar a visitação.

O secretário de Transportes e Obras de Tunápolis, ADRIANO GASSEN, destaca vários serviços que estão sendo realizados no município desde o início do ano. Além das situações de emergência que decorrem da estiagem, existem os serviços de terraplanagem para serem complementados nessas primeiras semanas de 2022. A Secretaria também trabalha no acabamento da creche, para entrar em atividade em fevereiro. GASSEN comenta que o Setor de Obras também realiza a terraplanagem da APAE, obra muito esperada pelo município, pois a escola especial está há vários anos em área alugada e agora terá a sede própria. Conforme o secretário de Obras de Tunápolis, a terraplanagem iniciou na quarta-feira e o objetivo do município é concluir até o início da próxima semana para então a edificação começar.

Itapiranga terá coleta de lâmpadas inservíveis. Recolha não era feita no munícipio há pelo menos 10 anos. Conforme o Diretor de Urbanismo de Itapiranga, NELSON ARENHARDT, muitos moradores aguardavam a realização desta campanha. Objetivo é dar um destino correto às lâmpadas inservíveis. NELSON ARENHARDT destaca que o município participa de uma parceria do Conder e a Ecoponto de São Miguel do Oeste. Em Itapiranga, a recolha acontece em um único dia, na próxima segunda-feira. ARENHADRT também chama a atenção que as lâmpadas devem estar inteiras e embaladas corretamente . NELSON ARENHARDT solicita que as pessoas aproveitem esta oportunidade para o destino correto das lâmpadas sem custo. Ele salienta que muitas pessoas não sabem que podem devolver a lâmpada nos estabelecimentos em que foi feito a compra e muitas vezes a própria empresa também encontra dificuldade para efetuar a recolha e o destino correto.

O Conder está realizando a parceria em 23 municípios e até o momento já foram recolhidas 20 mil lâmpadas. Após a recolha em cada município, as lâmpadas ficarão alojadas no Ecoponto em São Miguel do Oeste. Toda a ação faz parte do programa “Penso, Logo Destino”. O diretor de Urbanismo de Itapiranga cita que o programa é fundamental para os municípios e espera que as campanhas sejam realizadas com mais frequência.

Guarda-vidas realizam trabalho preventivo para evitar afogamentos na temporada de verão. Área de lazer da Barra do Macaco é a mais procurada nesta época do ano por moradores e visitantes. Conforme o comandante do Corpo de Bombeiros de Itapiranga, sargento ANDRÉ RAUBER, as altas temperaturas, associados ao baixo nível do Rio Uruguai, elevam o número de banhistas nesta época do ano. Há vários anos o trabalho preventivo do Corpo de Bombeiros vem sendo realizado com o intuito de evitar que afogamentos ocorram nestas áreas frequentadas. ANDRÉ RAUBER destaca que o trabalho iniciou ainda em dezembro com a Operação Veraneio e os profissionais capacitados prestam serviços em feriados e finais de semana. São três guarda vidas para cada dia de serviço.

RAUBER cita que o foco está na orientação, onde os guarda-vidas repassam informações sobre os pontos de banho e os cuidados necessários. A padronização das informações tem foco para que o dia de lazer não se torne desagradável. O comandante dos bombeiros de Itapiranga salienta que com os níveis dos rios mais baixos, as pessoas acabam se arriscando mais e ocorrem os riscos de afogamentos. ANDRÉ RAUBER chama a atenção para os cuidados necessários com crianças. Conforme ele, qualquer descuido pode gerar acidentes. Outro alerta é para quem ingere bebidas alcóolicas e depois entra nos rios. Nestes casos, ocorre a diminuição de resistência física e os riscos de afogamentos sãos maiores. RAUBER destaca que muitos casos de prevenção já foram realizados e poucos registros de afogamento. Isso demonstra que o serviço está sendo bem executado, garantindo a segurança dos veranistas.

Ocorrências atendidas pelos bombeiros aumentaram cerca de 37 por cento em 2021. De acordo com o Comandante do Corpo de Bombeiros de Itapiranga, ANDRÉ RAUBER, o número é relacionado a acidentes, atendimentos pré-hospitalares, incêndios, entre outros. Conforme ele, com a retomada de vários serviços, ocorreu também uma maior movimentação das pessoas, aumentando o atendimento da guarnição também. ANDRÉ RAUBER destaca que as prioridades para este ano são cursos para a comunidade e a aquisição de uma nova ambulância.

Um incêndio de grandes proporções destruiu completamente uma residência no centro de Paraíso. O fato foi próximo da meia-noite. O Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste e de Guaraciaba atendeu a ocorrência e chegando ao local, encontrou o imóvel de 120 metros quadrados totalmente em chamas. O teto também havia desabado na maior parte da residência. De imediato os bombeiros iniciaram o trabalho de combate às chamas e conseguiram retirar um veículo que estava na garagem e não sofreu danos. Foram utilizados mais de sete mil litros de água no combate ao fogo que durou cerca de duas horas e meia. Segundo populares, a residência é de um vereador do município, que no momento estava em viagem com a família.

Homem realiza queimada de galhos e mobiliza bombeiros. O fato ocorreu por volta das 15 horas de ontem na Rua Primeiro de Janeiro, no Bairro Santa Tereza Alto, em Itapiranga. Conforme as informações, o proprietário do terreno estava realizando a queimada de galhos, quando populares avistaram o fogo e acionaram os bombeiros. O proprietário relatou que estava realizando a queimada de galhos e controlava o fogo para que não se alastrasse em outros terrenos. O Corpo de Bombeiros realizou o combate e posterior rescaldo pelo risco que oferecia. A guarnição alerta que queimadas na área urbana é proibida. Além disso, o risco de um incêndio de grandes proporções é grande em virtude da seca. Desde o início dos dias quentes com a falta de chuva, os bombeiros já realizaram combate de vários incêndios em vegetações. A solicitação é que as pessoas tenham empatia e não realizem queimadas nesta época.

Um apenado em saída temporária acabou se ferindo após fugir da Polícia Militar. O fato foi na madrugada de hoje na Rua Antônio Pedrassani, no centro de São Miguel do Oeste. No local, a guarnição realizava rondas quando avistou três homens transitando pela via. Um deles ao perceber a presença dos PMs começou a correr. Ele chegou a pular um muro de uma residência, sendo encontrado com lesões na face e braço, pois pulou uma cerca de arame farpado. Ao realizar consulta ao sistema foi constatado que o homem está de saída temporária do presídio de Chapecó e não poderia estar em via pública durante a madrugada. Diante das lesões, ele foi conduzido ao hospital e um boletim de ocorrência foi confeccionado pelo descumprimento da medida.

Bombeiros atendem dois acidentes em menos de 24 horas no centro de Iporã do Oeste. O primeiro registro foi por volta das 13 horas e 30 minutos de ontem na Avenida Gustavo Fetter, no centro de Iporã do Oeste, nas proximidades da Rádio Oeste FM. Uma câmera de segurança de um estabelecimento comercial próximo flagrou a colisão. De acordo com as imagens, um veículo invadiu a preferencial de uma motocicleta. Com o impacto, o motociclista foi arremessado e ficou caído sobre a pista. Já a motocicleta por pouco não atingiu algumas pessoas que estavam sentadas próximas à calçada. O Corpo de Bombeiros foi acionado e a Polícia Militar esteve presente no local e realizou os procedimentos cabíveis. Já na manhã de hoje, por volta das 9 horas, os bombeiros atenderam mais um acidente no centro, há 100 metros do local. Um idoso sofreu escoriações em colisão envolvendo bicicleta e uma moto na Avenida Gustavo Fetter, em frente à Escola Padre Vendelino Seidel. Ele foi atendido pela guarnição do Corpo de Bombeiros.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.