ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 14/01/2022

-QUEIROGA DIZ QUE NÃO VACINADOS CONTRA COVID SÃO A MAIORIA EM UTIs

-SANTA CATARINA TEM APENAS 16 MUNICÍPIOS SEM CASOS ATIVOS DE COVID-19

-EMITIDO NOVO DECRETO DE CONTROLE AO AUMENTO DE CASOS DE CORONAVÍRUS

-REGIONAL DE EDUCAÇÃO SE PREPARA PARA RETOMADA DAS AULAS PRESENCIAIS

-GINÁSIO DE ESPORTES RECEBE INVESTIMENTOS DE QUASE R$ 240 MIL

-PREFEITO SE DIZ FRUSTRADO COM A FALTA DE AUXÍLIO DOS GOVERNOS

-GUARUJÁ DO SUL NÃO EMITIU DECRETO DE EMERGÊNCIA DE ESTIAGEM

-PICOS DE CALOR NA REGIÃO DEVEM OCORRER ATÉ A PRÓXIMA SEMANA

-CASA FICA PARCIALMENTE DESTRUÍDA EM INCÊNDIO DURANTE A MADRUGADA

-APENADO TENTA FUGIR, PULA MURO FARPADO, MAS ACABA SENDO PEGO PELA PM

O tempo na região Extremo-Oeste é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é que haja pancadas isoladas de chuva na região. A mínima das últimas horas foi de 21 graus e a máxima para hoje deve ser de 33 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou a sexta-feira cotada em cinco reais e 53 centavos. O euro está valendo seis reais e 32 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.

A Argentina fechou 2021 com uma inflação de 50 vírgula nove por cento. O índice de preços ao consumidor no país vizinho se acelerou em dezembro, quando registrou três vírgula oito por cento. A inflação argentina é uma das mais altas do mundo. No ano, o preço dos alimentos aumentou 50 vírgula três por cento. Os maiores aumentos foram dos restaurantes e hotéis com 65 vírgula quatro por cento e de transportes com 57 vírgula seis por cento. Para este ano a projeção do governo é uma inflação de 33 por cento, porém, o Banco Central já antecipou que a cifra na verdade deve ser de 55 por cento.

A Suprema Corte dos Estados Unidos bloqueou nesta quinta-feira a decisão do presidente JOE BIDEN de impor a vacinação contra a Covid-19 nas empresas com mais de cem funcionários. A medida representa um duro golpe nos esforços do líder democrata contra a pandemia. Ao mesmo tempo, a máxima instância judicial americana validou a obrigação de vacinação para funcionários públicos de instituições sanitárias que dependam de fundos federais.

Uma autoridade da Unicef revelou nesta quinta-feira que os países mais pobres rejeitaram em dezembro mais de 100 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 distribuídas pelo programa Covax, principalmente devido ao prazo de validade. O Unicef é o Fundo da ONU para a Infância, e o Covax é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde e de outras entidades para comprar e distribuir vacinas contra Covid-19 aos países mais pobres. O Covax já entregou quase um bilhão de doses a quase 150 países até o momento. Desse total, quase 700 milhões já entregues, sequer foram usadas pelos países.

O Brasil ultrapassou a marca de um milhão de unidades consumidoras com geração própria de energia a partir da fonte solar. Os dados são da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. Ao todo, as instalações somam oito vírgula seis gigawatts de potência, o equivalente a cerca de dois terços da potência da usina hidrelétrica de Itaipu. Grande parte dessa geração própria de energia solar está concentrada em residências, que somam 76 vírgula seis por cento da quantidade de consumidores que fazem uso da tecnologia. Em seguida, aparecem os setores de comércio e serviços, produtores rurais, indústrias, poder público e outros tipos, como serviços públicos e iluminação pública.

O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, admitiu na noite desta quinta-feira que há uma terceira onda de casos de Covid-19 no Brasil decorrente do avanço da variante Ômicron. Em entrevista coletiva, ele disse que é preciso aguardar a evolução nas próximas três semanas para acompanhar se haverá um aumento da pressão sobre o sistema de Saúde com mais internações, alertando ainda que tem havido também um surto de influenza. QUEIROGA destacou ainda que o Brasil atualmente tem uma população que já foi muito exposta ao vírus e que também foi vacinada, além de 20 milhões de doses de reforço já terem sido distribuídos aos brasileiros.

O ministro da Saúde MARCELO QUEIROGA afirmou nesta quinta-feira que a maior parte dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva por conta da Covid-19 não se vacinaram contra o coronavírus. Ele também lembrou que a nova cepa é menos agressiva para aqueles que são vacinados. A fala ocorreu em meio ao recebimento das doses pediátricas da Pfizer por parte do Ministério da Saúde. QUEIROGA também fez questão de lembrar da imunização dos adultos e reforçar a importância da vacinação completa para este público.

Santa Catarina espera nesta sexta-feira receber 39 vírgula oito mil doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. Por conta de uma reprogramação do Ministério da Saúde, o voo que traria a primeira remessa trouxe imunizantes conta a febre amarela. Há uma nova previsão para que as doses cheguem ao Estado, por volta das duas horas da tarde de hoje. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde a estratégia de distribuição das vacinas não terá mudanças apesar do atraso. O secretário de Estado da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO afirmou que as doses serão distribuídas para todos municípios em até 24 horas após o recebimento. A programação de distribuição de vacinas para os municípios está prevista para ocorrer neste sábado a partir das sete horas da manhã.

O governo de Santa Catarina encerrou 2021 com crescimento de 22 vírgula três por cento na arrecadação frente ao ano anterior. A cifra resultou em uma receita total recorde de 36 vírgula dois bilhões de reais. A média mensal da receita do Estado no segundo ano da pandemia ficou em 3 bilhões de reais. Os setores que registraram as maiores variações positivas na receita tributária foram os de automóveis, têxteis e materiais de construção. Em 2020, primeiro ano da pandemia, a receita tributária do Estado cresceu dois por cento. Para a Secretaria de Estado da Fazenda, essa expansão foi possível com os esforços do setor privado e também do poder público, em especial o trabalho da equipe de fiscais da Fazenda.

Dos 295 municípios catarinenses, apenas 16 não têm casos ativos de Covid-19. É o que aponta o Painel do Coronavírus atualizado com dados da Secretaria de Estado da Saúde. Metade das cidades que não têm casos ativos do vírus está localizada no Oeste do Estado. Já as demais são do Alto Vale do Itajaí, Meio-Oeste, Norte, Planalto Norte, Sul e Serra catarinense. Atualmente, Santa Catarina conta com 279 municípios com pessoas que ainda podem transmitir o vírus. O número representa 94 vírgula 57 por cento do território catarinense. Os municípios sem casos ativos de Covid-19 conforme dados desta quinta-feira são, Arabutã, Bela Vista do Toldo, Bom Jesus do Oeste, Cunhataí, Frei Rogério, Imbuia, Jupiá, Matos Costa, Paial, Paraíso, Presidente Castello Branco, Santiago do Sul, São João do Itaperiú, São Martinho, Urupema e Vitor Meireles.

A escola estadual do Distrito de Padre Réus de São José do Cedro está passando por melhorias no ginásio de esportes. A estrutura recebeu melhorias no coberto, quadra esportiva, iluminação e pintura. A informação é da diretora IDENES DALMAGRO. Segundo a diretora, o ginásio estava necessitando das obras devido a situação de conservação que se encontrava o local, principalmente da quadra de esportes. Foram investidos mais de 239 mil reais provenientes do governo do estado. A diretora lembrou que as demais obras de pequeno investimento a escola vem trabalhando junto a APP para viabilizar as reformas. Mas uma obra que exige um alto investimento, o colégio não consegue e necessita que o estado viabilize os valores. Em abril passado, a unidade escolar tinha sido contemplada com recursos do estado para reforma dos banheiros. IDENES também lembrou que no próximo dia dois os professores voltam para as atividades e na semana seguinte inicia o ano letivo para os alunos.

As regionais de Educação do extremo-oeste estão se preparando para a retomada presencial das aulas prevista para o dia sete de fevereiro. Isso não é diferente na regional de Dionísio Cerqueira que está se preparando com volta ao presencial desde 2021, quando já havia sido informado sobre o assunto. Nas próximas semanas, as escolas devem receber maiores orientações da sede. O coordenador FLAVIO MAZIERO, afirmou que mesmo assim cada escola da regional foi orientada a continuar seguindo algumas regras, entre elas, o distanciamento social dentro da sala de aula. Caso as turmas sejam maiores, o coordenador afirmou que será intensificado a higienização e organização dos alunos. Ele explicou que cada unidade escolar deverá contar um plano de contingência para comportar todos os estudantes e profissionais de forma segura. Sendo esta a principal de cada colégio. O governo estadual informou que o distanciamento social de um metro não é mais necessário, mas a vacinação continua sendo obrigatória para todos os profissionais de educação. Além disso, o uso da máscara também é obrigatório.

Para os alunos em quadro de risco devido algumas orientações médicas devem apresentar o atestado para comprovação da limitação que impede à volta presencial a escola. O coordenador FLAVIO MAZIERO, lembrou que a sede está avaliando o formato de atender os alunos de casa. Nos próximos dias, junto com as demais orientações específicas, cada regional vai receber o cronograma das aulas feitas em casa. O coordenador destacou que 100 por cento dos profissionais da regional de Educação de Dionísio Cerqueira estão vacinados contra a Covid-19.

O município de Palma Sola possui o maior número de casos ativos da Covid-19 e confirma 55 pessoas em recuperação. De acordo com o secretário de Saúde JULIANO ZANDONÁ, embora o número de testes positivos tenha crescido, todos apresentam apenas sintomas leves e ninguém está em estado crítico internado devido a doença. Ele ainda afirmou que entre os casos ativos não há um grupo específico que foi mais afetado. Sendo todas as idades atingidas e infectadas pelo coronavírus. Entre os positivados estão pessoas que foram para praia durante os feriados de final de ano. O secretário afirmou que grande parte dos contaminados já haviam recebido as doses necessários. Mas para tentar conter este avanço da pandemia, ZANDONÁ comentou que o município realizou um novo decreto prevendo a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços públicos ou privados e abertos ou fechados. Como também, para participar de qualquer evento social deve apresentar o ciclo vacinal completo ou teste de PCR negativo. O decreto segue em vigor até o dia 12 de fevereiro em Palma Sola.

A saúde acredita que a nova variante Ômicron do coronavírus esteja presente em Palma Sola, mas até o momento não há confirmação oficial sobre. A suspeita leva em consideração a rápida transmissibilidade da nova variante da Covid. Porém, JULIANO ZANDONÁ, explicou que o teste feito nas unidades de saúde não indica qual a cepa do vírus. Mas ele pede que a população redobre os cuidados, retomando o uso de máscara, álcool em gel e evitando aglomerações, pois o número de casos está aumentando rapidamente e cabe a todos evitar a disseminação da doença. As pessoas a se vacinar, pois atribui à predominância de sintomas leves a quantidade de pessoas que já receberam as duas doses. Caso continue aumentando o número de casos, pode ser necessário tomar medidas mais rígidas, através de um novo decreto restritivo. A vacinação para as crianças nos próximos dias. O Brasil recebeu recentemente as primeiras doses para contemplar este grupo, mas enquanto não chegam aos municípios a equipe de saúde recebe capacitação para aplicação das doses.

Os demais municípios da região de São José do Cedro seguem registrando aumento de casos ativos do coronavírus. Anchieta os números são preocupantes para a secretaria de Saúde. Segundo o informativo atualizado na manhã de hoje, são 50 pessoas com o vírus ativo e 39 casos suspeitos. Guaraciaba aparece em terceiro lugar como o município que possui o maior número de pessoas infectadas, chegando a 49 casos. O número de monitorados saltou para 54 pessoas. Em Princesa, seis casos ativos. Guarujá do Sul foi o único município que registrou queda no número de casos ativos. O penúltimo boletim informava 20 pessoas infectadas, mas segundo o informativo de ontem são 18 em recuperação. Em São José do Cedro o número subiu e são 26 pessoas infectadas e 84 em monitoramento, conforme o boletim epidemiológico divulgado ontem a tarde por volta das 17h.

Desde o começo desta semana estão circulando pelas redes sociais notícias sobre uma onda de calor intenso que vai atingir a América do Sul nos próximos dias. Conforme as postagens, esse calor seria fora do comum e extremamente alto neste começo de 2022. Diante da informação, o engenheiro agrônomo da Climaterra de São Joaquim, RONALDO COUTINHO foi entrevistado pela Peperi e destacou que a onda de calor que está sob a Argentina já chegou aos 44 graus, o que é normal para a época do ano, porém a mesma deve aumentar ainda mais podendo alcançar a marca de 47 graus, o que ultrapassa as marcas históricas do país vizinho. Para as regiões Oeste e Extremo-Oeste de Santa Catarina o calor deve ficar dentro do padrão para a época do ano. COUTINHO afirmou que outras regiões ainda não tiveram dias de calor intenso, diferente da situação do Extremo-Oeste, onde os dias são mais quentes e as noites mais amenas. Segundo ele, a maior temperatura será registrada em Itapiranga e vai chegar aos 43 graus, mas o que também é normal para a época do ano na cidade.

O pico de calor nos municípios da região deve ocorrer entre esta sexta e a próxima terça-feira. O alerta é do engenheiro agrônomo da Climaterra de São Joaquim RONALDO COUTINHO. Ele confirmou para a Peperi que a onda de calor é real, porém enfatizou que no Extremo-Oeste as temperaturas não serão históricas para o mês de janeiro. Ou seja, não terá nada de excepcional de temperatura na região como acontece na Argentina por exemplo. O agrônomo ainda informou que as fortes chuvas isoladas serão ainda mais registradas a partir de hoje em todo o extremo-oeste. Junto a estas precipitações, ele afirmou que alguns granizos pequenos serão registrados no interior dos municípios. O que poderá prejudicar algumas lavouras da época.

Os produtores de Leite de Guaraciaba reivindicaram ao governo federal ajuda na atividade. O setor está desamparado pelo governo federal que não tem dado auxílio necessário para os produtores em meio a alta nos preços e quebra de margem que estão sendo agravados com a estiagem na região. A declaração é do produtor PEDRO TREVISOL, representante do grupo de produtores de leite de Guaraciaba. Vale lembrar que o município é uma das principais bacias leiteiras do Oeste e de Santa Catarina. Segundo o produtor, o setor leiteiro está passando por uma forte crise e muitos produtores já colocaram o plantel a venda ou já venderam, como também parte do gado leiteiro está sendo abatido. Para ele, o mercado poderá registrar falta de leite nos próximos meses caso o governo federal não estenda a mão para auxiliar o campo. O grupo de produtores cobra ações imediatas, porém o governo pediu 20 dias para analisar a situação. PEDRO destacou que o poder aquisitivo do consumidor caiu e afetou a produção leiteira.

O grupo de produtores de leite de Guaraciaba fizeram vários pedidos ao governo federal, entre eles, se destacam dois pedidos avaliados importantes para o setor. O produtor PEDRO TREVISOL, destacou a prorrogação das dívidas dos produtores sem cobrança de juros por três anos. Os recursos em dívidas são para investimentos e custeio pecuário. Para ele, a busca por novos valores não seria a solução de imediato e sim o adiantamento das dívidas. Já a segunda principal reivindicação seria uma revisão do seguro agrícola. TREVISOL salientou que o Proagro não oferece remuneração ao produtor, sendo que apenas cobre as perdas de lavouras. O pedido é que seja reavaliado o seguro agrícola e que seja incluído a estimativa de produção leiteira. Ele também lembrou que nos últimos três meses o setor teve uma redução de 50 centavos no preço do leite. PEDRO ainda comentou que a indústria necessita do setor leiteiro.

A prefeitura do município de Guarujá do Sul não elaborou um decreto de emergência por causa da estiagem, mas isso poderá mudar nas próximas semanas quando acontecer uma reunião. O prefeito CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER, afirmou que a decisão de adiar a elaboração do decreto se deve pelas chuvas registradas ainda no final de novembro. Além disso, foi levado em consideração o fornecimento de água para a população. Ele lembrou que no dia 20 de dezembro o município registrou precipitações que variaram entre 45 e 105 milímetros na cidade e interior. Para o prefeito, este volume foi bom e auxiliou o município. WESCHENFELDER salientou que a solicitação de emergência não pode ser baseada em política e sim técnica levando em consideração os dados colhidos pela Defesa Civil e Epagri. Ele ainda disse que o decreto é o último recurso do município, sendo acionado depois que a população não esteja sendo atendida pela prefeitura. CLAUDIO ainda afirmou que até então as comunidades estão sendo atendidas pelo poder público municipal, porém a preocupação dele é a partir de agora.

A administração de Guarujá do Sul tem notado o agravamento da estiagem, tendo em vista a falta de chuvas nos últimos dias. Por isso, o chefe do executivo CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER, disse que na semana que vem será feita uma reunião com os órgãos competentes para debater e reavaliar a situação da estiagem. Neste encontro será apresentado as estimativas de perdas na lavoura de Guarujá. O prefeito destacou que possivelmente poderá ser elaborado um decreto, mas lembrou que isso vai depender dos dados apresentados pelos órgãos no encontro. Até o momento cerca de 20 famílias acionaram a prefeitura para o transporte de água. Para diminuir ainda mais este número, WESCHENFELDER salientou que está sendo feito a licitação de sistema de distribuição comunitária de água. Cerca de três sistemas foram licitados para as comunidades Catani e Barro Preto, além de demais linhas.

O chefe do executivo de São José do Cedro esteve presente no encontro entre os prefeitos e a ministra de Agricultura em Chapecó na tarde de quarta-feira. No encontro proposto pelo secretário de estado de Agricultura, o prefeito JOÃO DE ANDRADE afirmou estar frustrado com o anúncio feito pela ministra. Ele disse que os municípios necessitam de amparo imediato para combate a estiagem na região extremo-oeste, que vem enfrentando este problema há mais de dois anos. O prefeito destacou que a maior preocupação do setor público é com o fornecimento de água potável para consumo humano, sendo que ninguém pode esperar semanas para que os recursos sejam empenhados e depois utilizados nos serviços. Enquanto os valores não forem efetivamente empenhados, a prefeitura de São José do Cedro segue atendendo e fornecendo em média 70 mil litros de água para as comunidades do interior. ANDRADE afirmou que dos projetos de amparo as cidades poucos efetivamente concretizam. Ele ainda lembrou de um problema na Linha Nilson, onde foi perfurado um poço artesiano em março de 2021 e para concluir é preciso de recursos próprios, sem ajuda efetiva do Estado ou da União.

A falta de auxílio do governo federal leva municípios a investirem além daquilo que é de obrigatoriedade dos governos municipais. O prefeito JOÃO DE ANDRADE, disse que isso acaba sobrecarregando as prefeituras da região, desta forma alguns moradores acabam tendo um atendimento de baixa qualidade do poder público. Por esse motivo, o prefeito comentou que os administradores municipais da Ameosc devem se reunir para debater o que poderá ser feito a nível de Associação diante do cenário atual. A intenção é realizar o encontro nas próximas semanas. ANDRADE salientou que a orientação a população é a instalação de sistema de captação de água da chuva, além do uso consciente do mesmo. Ele ressaltou que a estiagem está sendo recorrente na região e mesmo assim ambos os poderes acabam deixando para que os municípios façam os empenhos sem ajuda do Estado ou União. Para JOÃO, os 150 milhões de reais que o governo estadual será insuficiente tendo em vista os estragos que a estiagem está causando nos municípios.

O novo poço artesiano perfurado na cidade de Anchieta ainda não entrou em funcionamento devido a falta de instalação de bomba e rede elétrica. Segundo o gerente da Casan OSCAR RIZZOTTO, a vazão deste poço é de cinco mil litros de água é baixa e não deve solucionar o problema crônico na cidade. Ele disse que está em contato com a empresa de Chapecó, responsável pela perfuração, para colocar em funcionamento já nas próximas semanas. Em Anchieta o fornecimento de água é a cada 24 horas dividida em duas partes, enquanto uma parte da cidade recebe água durante um dia e a outra fica sem o fornecimento. No dia seguinte isso inverte. Não há previsão que o racionamento de água seja encerrado em Anchieta. Exatamente por isso, o pedido da Casan e prefeitura é que a população economize água e faça o uso consciente da mesma. Para o gerente, parte dos moradores não estão preocupados e quando recebem o fornecimento de água acabam utilizando indevidamente como lavar calçadas e carros. Ele ressaltou que é necessário haver o auxílio da população, caso contrário o intervalo do racionamento poderá ser ampliado. O rio que abastece a cidade está fornecendo apenas 30 por cento de sua capacidade.

Uma câmera de videomonitoramento flagrou uma colisão entre carro e motocicleta na tarde de ontem, por volta das 13 horas e 30 minutos, no centro de Iporã do Oeste, proximidades da emissora da Peperi. As imagens flagraram exato momento em que um homem, de idade e nome ainda não revelados, foi vítima de um acidente de trânsito na Avenida Gustavo Fetter. O acidente foi causado enquanto um condutor do carro iria fazer uma conversão à esquerda e o motociclista seguia na pista contrária e momento que ambos os veículos colidiram. A moto bateu na lateral do veículo e por pouco a motocicleta não atinge duas mulheres que estavam sentadas na calçada. O motociclista ferido foi atendido pelo Corpo de Bombeiros. Já a PM foi acionada para o levantamento do acidente. O vídeo está disponível no Facebook do portal Peperi.

Um incêndio de grandes proporções destruiu completamente uma residência no centro de Paraíso. O fato foi próximo da meia-noite. O Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste e de Guaraciaba atendeu a ocorrência e chegando ao local, encontrou o imóvel de 120 metros quadrados totalmente em chamas. O teto também havia desabado na maior parte da residência. De imediato os bombeiros iniciaram o trabalho de combate às chamas e conseguiram retirar um veículo que estava na garagem e não sofreu danos. Foram utilizados mais de sete mil litros de água no combate ao fogo que durou cerca de duas horas e meia. Segundo populares, a residência é do vereador do município, ALCIONE SCHNEIDER do PP e no momento ele estava em viagem com a família.

Apenado em saída temporária tenta fugir da Polícia Militar pulando muro de residência, mas acabou se ferindo. A PM flagrou, por volta da meia-noite e 20 de hoje o descumprimento de medida judicial na Rua Antônio Pedrassani no centro de São Miguel do Oeste. De acordo com a PM, durante rondas pela região central, avistaram três homens transitando pela via. Um deles, ao avistar a aproximação da viatura, começou a correr. Os militares realizaram o acompanhamento do homem, que pulou muro de uma residência. Em seguida ele foi localizado pelos policiais com lesões no rosto e no braço, por ter pulado uma cerca de arame farpado. Ao realizar consulta junto ao sistema da polícia, foi constatado que o homem está de saída temporária do presídio de Chapecó. Foi necessário acionar o Samu que conduziu o mesmo para tratamento das lesões no Hospital Regional de São Miguel do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.