-VACINAÇÃO CONTRA COVID DEVE COMEÇAR NA QUARTA-FEIRA PELAS CAPITAIS
-SC TEM 13 REGIÕES EM SITUAÇÃO DE RISCO GRAVÍSSIMO PARA COVID-19
-ITAPIRANGA POSSUI 93 PESSOAS CADASTRADAS NO BOLSA FAMÍLIA
-PRESIDENTE DO CONDER ENALTECE BENEFÍCIOS DAS COMPRAS COLETIVAS
-DEMANDA NA SAÚDE DE TUNÁPOLIS GERA DIFICULDADES NO ATENDIMENTO
-VEREADOR DE TUNÁPOLIS PROJETA FIM DE RECESSO
-EDUCAÇÃO DE SÃO JOÃO DO OESTE PASSA POR A AVALIAÇÃO
-CARRO DO PARANÁ É APREENDIDO COM MERCADORIAS CONTRABANDEADAS
-PASSAGEIRA É PRESA APÓS CÃO FAREJADOR ENCONTRAR MACONHA
O Tempo em Itapiranga apresenta-se parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva à tarde. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 35 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 26 centavos. O euro está valendo seis reais e 39 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
A equipe de especialistas da Organização Mundial da Saúde, encarregada de investigar a origem do coronavírus, chegou nesta quinta-feira Wuhan, na China, berço da epidemia. Prevista inicialmente para a semana passada, a viagem foi adiada de última hora por não ter todas as autorizações necessárias. Os especialistas devem ficar cerca de um mês no país e também vão ficar um período de quarentena de duas semanas em território chinês.
A agência oficial de medicamentos e dispositivos médicos da Turquia concedeu autorização de uso emergencial para a vacina chinesa CoronaVac. O presidente turco, RECEP TAYYIP ERDOGAN, disse no começo desta semana que a vacinação começará na quinta ou sexta-feira, depois que a Turquia receber três milhões de doses, de um total de 50 milhões, compradas da vacina contra a Covid-19. De acordo com o ministro da saúde, a vacinação dos profissionais de saúde deve começa ainda nesta quinta-feira.
A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou o segundo processo de impeachment do presidente DONALD TRUMP nesta quarta-feira, a uma semana do fim do mandato dele. Foram 232 votos a favor e 197 contra, e quatro deputados não votaram. Entre os que votaram a favor estão 10 membros do Partido Republicano, o mesmo de TRUMP. Os deputados entenderam que ele incitou a violência que resultou na invasão do Capitólio, a sede do Congresso americano, na semana passada. O processo agora segue para o Senado, onde precisará ser aprovado por maioria de dois terços, ou seja, 67 de 100 senadores.
O Ministério da Agricultura divulgou uma nota nesta quarta-feira na qual afirmou que a produção de soja no país é sustentável e que o grão "não exporta desmatamento". A nota foi uma resposta a uma afirmação do presidente da França, EMMANUEL MACRON. Nesta terça, MACRON disse que depender da soja brasileira é "endossar o desmatamento da Amazônia". Disse também que não é "coerente" importar o grão "a partir da floresta destruída no Brasil". O governo federal afirmou que a frase de MACRON “mostra completo desconhecimento sobre o processo de cultivo do produto”. O Brasil é o maior produtor e exportador de soja do mundo, abastecendo mais de 50 países com grãos, farelo e óleo.
O Ministério da Saúde informou ao Supremo Tribunal Federal, em documento protocolado nesta quarta-feira, que os estados têm mais de 80 milhões de seringas e agulhas disponíveis para a vacinação contra a Covid-19. A área técnica do ministério afirma que a compra de insumos para vacinação é feita pelos próprios governos locais – e que, por isso, o governo federal não tem "estoque disponível" para a campanha de imunização. A pasta afirma, ainda, que sete estados correm risco de não ter estoque suficiente para atender à demanda inicial de aplicação das vacinas: Acre, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco e Santa Catarina.
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, ÉLCIO FRANCO, disse nesta quarta-feira que a campanha de vacinação contra a Covid deverá começar ao mesmo tempo em todas as capitais, sem privilegiar os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, onde ficam o Instituto Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz que irão produzir as vacinas do Plano Nacional de Imunização. Por enquanto, o governo federal não definiu uma data para o início da imunização nacional. A estimativa é de começar a vacinar a população na quarta da semana que vem. Nesta semana, o ministro EDUARDO PAZUELLO disse que, em janeiro, o governo terá oito milhões de doses de dois tipos de vacina contra a Covid-19.
Pelo sexto mês consecutivo, a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE apontou resultados positivos para Santa Catarina. O volume das receitas do segmento no estado cresceu quatro vírgula seis por cento em novembro, em comparação ao mesmo mês de 2019, na série sem ajuste sazonal. O resultado é o segundo melhor do país, atrás apenas do Pará. Na média brasileira, houve queda de quase cinco por cento no período. Os serviços profissionais, administrativos e complementares exerceram a influência positiva mais importante em Santa Catarina com alta de 33 virgula seis por cento.
O presidente da Fiesc, MARIO CEZAR DE AGUIAR, entregou no Ministério da Infraestrutura, nesta quarta-feira, a Agenda Estratégica para a Infraestrutura de Transporte e a Logística 2021. O documento contempla as propostas da federação para a área. Um dos assuntos defendidos por AGUIAR foi a viabilidade dos projetos ferroviários demandados por Santa Catarina. A Fiesc entende que os projetos ferroviários Corredor Leste–Oeste e Litorânea devem ocorrer de forma integrada. Entre os projetos que a Fiesc considera prioritários para o estado estão as obras nas BR-282 e 163 no extremo-oeste.
Subiu de 10 para 13 o número de regiões de Santa Catarina em situação de risco gravíssimo para o coronavírus. O mapa de risco potencial por região foi atualizado pela Secretaria de Estado da Saúde nesta quarta-feira à tarde. Apenas as regiões da Grande Florianópolis, Carbonífera e Alto Vale do Itajaí foram classificadas em nível grave, ou seja, na cor laranja. O Alto Vale do Itajaí se manteve na mesma situação, enquanto a Grande Florianópolis e a região Carbonífera caíram do vermelho para o laranja. O extremo-oeste, que estava em risco grave, voltou para a bandeira vermelha no mapa em risco gravíssimo de contágio.
Prorrogado período para pedidos de peixes em Itapiranga. Variedade oferecida aos produtores pode atingir mais de 10 quilos. Conforme o produtor de peixes, WALTER ROYER, o trairão que está sendo disponibilizado já foi testado e aprovado em Itapiranga, apresentando ótimo desenvolvimento. Os pedidos devem ser feitos com WALTER ROYER ou VENDELINO KONRAD até a próxima segunda-feira, dia 18. O alevino será entrega com tamanho médio de sete centímetros, facilitando o desenvolvimento. O alevino está sendo comercializado a cinco reais, com pagamento no momento da retirada. A entrega ainda não tem data definida.
Itapiranga possui 93 pessoas cadastradas no Bolsa Família. A secretária de Assistência Social, SIMONE FELIN, relata que neste início de mandato, a preocupação é montar a equipe de trabalho. Destaca que na sede atuam duas assistentes sociais e uma psicóloga que prestam serviço a famílias em vulnerabilidade. SIMONE complementa que juntamente com a assistência social, também atende o CRAS, Centro de Referência, com atendimento de um psicólogo e uma assistente social, além de uma coordenadora e uma orientadora chefe de setor que trabalha com as oficinas. SIMONE revela que a equipe ainda não está completa, o que deve ocorrer nos próximos dias. Cita ainda que atualmente o maior desafio é trabalhar juntamente com a secretaria de planejamento a demanda habitacional.
Prioridade é atender famílias que estão em situação de risco social ou que tiveram seus direitos violados. SIMONE FELIN destaca que a primeira entrega de cesta básica do ano ocorre na semana que vem. Cerca de 93 pessoas receberão o auxílio nos dias 18 e 19 de janeiro. Ela destaca que para se enquadrar no programa Bolsa Família é preciso observar todo um critério, principalmente na renda per capita da família. Após realizar o cadastro único, o governo federal faz a avaliação.
Presidente da ACCS avalia 2020 como ano histórico na suinocultura catarinense. Boa margem de lucro traz ânimo para o setor. Conforme o presidente da ACCS, LOSIVANIO DE LORENZI, o bom rendimento se deve ao volume de exportações, o que não acontecia há algum tempo dentro da atividade. LOSIVANIO DE LORENZI cita que a nível de Brasil foi exportado um milhão e 20 mil toneladas de carne suína. 479 mil toneladas foram de Santa Catarina, e dessas 302 mil toneladas foram destinadas para a China. O presidente compara que a alta do dólar por tonelada também tem contribuído. Em 2019 eram dois mil 170 dólares por tonelada, ou seja, três reais e 94 centavos, e no ano passado foram recebidos dois mil 320 dólares, numa média de cinco reais e 15 centavos.
DE LORENZI lembra ainda que o custo da produção em 2020 foi de cinco reais e 14 centavos, e comercializado a seis reais e 28 centavos no mercado independente. Aumento de 34 por cento no preço pago pela integração e 42 por cento no preço do suíno independente. O presidente acredita que os números são animadores para continuar investindo, após uma forte crise ocorrida em 2016. LOSIVANIO DE LORENZI ressalta que apesar da boa perspectiva, o que preocupa é o mercado Chinês. A nível de Brasil foram exportadas apenas 500 mil toneladas. Cita que a peste suína africana comprometeu muito o plantel naquele mercado. LOSIVANIO DE LORENZI destaca que é preciso cautela para compreender de que forma vai atuar o mercado e qual a relação do mesmo com os americanos. É preciso aguardar também para verificar se os Estados Unidos vão exportar mais carne ou grãos.
Novo presidente do Conder enaltece benefícios das compras coletivas aos municípios da região. Conforme o prefeito de Guarujá do Sul, e novo presidente do Conder eleito para o mandato de dois anos, CLÁDIO WESCHENFELDER, uma das principais ações do consórcio direcionadas para os 19 municípios atendidos, é o programa de gestão compartilhada de compras. O presidente reforça que por meio deste programa são organizadas uma série de compras coletivas, que permitem uma redução significativa de gastos para as prefeituras. WESCHENFELDER cita a compra compartilhada de medicamentos, materiais odontológicos e ambulatoriais, pneus, lubrificantes, peças, nitrogênio, lâmpadas de LED, contratação de serviços para perfuração de poços e topografia, compra de pedra brita e massa asfáltica. Ele afirma que as economias variam de 40 a até 70%. Os pregões online permitem a participação de várias empresas, inclusive de fora.
Inicialmente, o presidente do Conder enfatiza que as compras compartilhadas eram realizadas de uma única vez no começo do ano. Ao longo do tempo, comenta que se percebeu a necessidade de dividir as compras durante o ano, a exemplo dos medicamentos, considerando o reajuste nos preços. CLÁDIO WESCHENFELDER esclarece que com mais licitações durante o ano é possível se aproximar mais ao preço de mercado que está sendo praticado no momento. Ele comenta que 2020 foi um exemplo de oscilação de preços devido a alta do dólar e escassez da matéria prima. O presidente destaca também a necessidade de realizar licitações emergenciais, conformea demanda,a exemplo da aquisição de materiais usados na prevenção e combate a pandemia, como testes rápidos e equipamentos de proteção. Cita também a competência do consórcio nos licenciamentos ambientais e a estruturação da usina de asfalto para a região.
Após uma semana, região Extremo Oeste volta ao vermelho no mapa da Covid-19. A Matriz de Risco Potencial divulgada nesta quarta-feira, pelo Governo de Santa Catarina e Secretaria de Estado da Saúde classifica 13 das 16 regiões de saúde do estado como em alerta gravíssimo, cor vermelha, para transmissão do novo coronavírus. No último boletim, divulgado no dia sete, eram 10 regiões em estado gravíssimo. As regiões da Grande Florianópolis, Carbonífera e Alto Vale do Itajaí foram classificadas em nível grave, cor laranja. Em relação aos dados da última semana, cinco regiões apresentaram agravamento da situação: Alto Uruguai Catarinense, Extremo Oeste, Extremo Sul, Laguna e Serra Catarinense, que foram reclassificadas para o nível gravíssimo, cor vermelha.
A transmissibilidade apresentou praticamente todas as regiões em nível gravíssimo, à exceção das regiões da Serra e Carbonífera. De acordo com a epidemiologista MARIA CRISTINA WILLEMANN, a maioria das regiões apresenta ocupação de leitos acima dos 70 por cento. O que mais chamou a atenção foi um aumento no número de casos confirmados durante a semana, o que possivelmente é um indicativo de como a pandemia pode se encaminhar nas próximas semanas.
Sem previsão do retorno com os grupos, CAPS de Mondaí mantém apenas atendimentos individuais de emergência. A coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial de Mondaí, enfermeira NATÁLIA DA SILVA, destaca que o CAPS iniciou os trabalhos para este ano ainda com os atendimentos individuais, pois devido à pandemia os atendimentos presenciais e com os grupos não estão sendo possíveis. O objetivo é preservar tanto a saúde dos pacientes, como dos profissionais. Conforme a coordenadora, os atendimentos individuais e de forma presencial estão sendo prestados quando o paciente precisa de consulta com a médica clínica, a psicológica ou a assistente social e para troca de medicação. NATÁLIA destaca que o psiquiatra do CAPS atende durante um dia por mês, mediante agendamento. A equipe do centro contempla ainda uma técnica de enfermagem, duas artesãs, serviços gerais e estagiário de enfermagem.
Para se instalar e funcionar, o CAPS exige um número de habitantes a ser atendido, e por isso, abrange quatro municípios próximos. A coordenadora comenta que o CAPS atende pacientes de Mondaí, Iporã do Oeste, São João do Oeste e Riqueza. NATÁLIA DA SILVA ressalta que o último município a fazer parte foi Riqueza, a partir de 2017. Ela lembra que os usuários são encaminhados pelos setores de saúde e assistência social dos municípios, sendo que as prefeituras também são responsáveis pelo transporte dos pacientes. A coordenadora reforça que o CAPS atende pacientes com doenças severas ou persistentes, como transtornos mentais ou limitações que dificultem a execução de atividades do dia a dia. Entre elas estão ansiedade, depressão, dependência química ou de drogas, esquizofrenia ou bipolaridade. NATALIA cita que a pandemia tem agravado e aumentando o índice de problemas relacionados à saúde mental, devido ao isolamento, preocupação financeira e o medo de contrair a doença.
Equipe reduzida e grande número de pacientes com suspeita de Covid-19 gera atenção especial no atendimento na saúde em Tunápolis. Situação é constada devido ao período de férias dos servidores e o expressivo número de pessoas que buscam atendimento nas unidade de saúde do município. Serviço é diferenciado para suspeitos de terem contraído no novo Coronavírus. Conforme a secretária de Saúde de Tunápolis, ROSELI BONAVIGO, a grande demanda de serviço ocorre simultaneamente com a necessidade de cuidados especiais com pacientes e profissionais. Ela projeta que esta situação vai prosseguir em janeiro e fevereiro durante o rodizio de férias dos servidores municipais. A secretária salienta que pacientes com sintomas compatíveis a Covid-19 possuem prioridade no atendimento, além de outras emergências médicas.
Meta é reduzir o número de casos, prestar atendimento rápido para evitar complicações em decorrência da Covid-19. A secretária da Saúde, enfermeira ROSELI BONAVIGO alerta que seguem as mesmas recomendações desde o início da pandemia, porém muitas pessoas não estão tendo a devida atenção com a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel, aglomeração, uso de máscara e distanciamento. A secretária diz ainda que é preciso cuidar da população e dos profissionais da saúde que estão expostos ao novo Coronavírus, incluindo pessoas que atuam na saúde e que fazem parte do grupo de risco. ROSELI BONAVIGO destaca ainda que as questões eletivas não estão tendo atendimento de imediato sendo necessário compreensão para realização de consultas e exames nos próximos meses.
Presidente da câmara de Tunápolis quer pôr fim no recesso dos vereadores. ALOÍSIO LEHMEN acha injusto assumir a função e já ter direito a período de férias. O presidente da Câmara de Vereadores de Tunápolis vai propor alterações significativas, já nas primeiras sessões do ano. Objetivo é mudar a lei orgânica para ajustes no regimento interno e reduzir regalias dos parlamentares. LEHMEN pretende retirar o recesso dos vereadores no início do mandato e também acabar com as férias na metade do ano. Conforme o presidente, os trabalhos para pôr em prática as modificações já iniciaram com a assessoria jurídica da câmara. Questões legais serão observadas para garantir eficiência do projeto. Ele cita que é importante ouvir a população, e essa tem sido uma reinvindicação da maioria dos munícipes.
ALOÍSIO LEHMEN espera o apoio dos vereadores para tornar este projeto real. Conforme o presidente da câmara, tanto o executivo como o legislativo devem possuir ligação para que o trabalho flua da melhor forma possível. A primeira seção do ano será realizada em oito de fevereiro, porém, o legislativo poderá ter reunião extra, dependendo da convocação do executivo. O presidente da casa, ALOÍSIO LEHMEN, ressalta que num ano atípico devido a pandemia do Covid-19, é necessário se adaptar. Ele pretende solicitar a transmissão da seção da câmara de vereadores pelas redes sociais, visando facilitar o acompanhamento da população. O presidente da Câmara de Vereadores de Tunápolis destaca que está aberto a sugestões dos munícipes e disposto a contribuir no que for necessário.
Educação de São João do Oeste passa por avaliação de estrutura e da equipe de profissionais. Servidores em férias, limita as ações e a equipe trabalha foca na elaboração das turmas. Matriculas e rematrículas foram feitas de forma online. Ainda existem matriculas pendentes e estas famílias terão oportunidade de confirmar vaga nas escolas. O secretário de Educação, CLAUNEI WEBER, destaca que a classificação final dos ACTs sairá apenas no dia cinco de fevereiro devido ao teste seletivo ter sido realizado somente neste ano. Apesar do atraso, os prazos legais serão respeitados. O secretário ressalta que o foco está no atendimento as necessidades dos alunos visando suprir as dificuldades enfrentadas em decorrência da pandemia. Lembra ainda que a contratação de profissionais fica limitado devido a proibição de aumentar despesas com folha de pagamento, conforme estabelece a lei de cargos e salários estabelecida pelo governo federal.
Secretário elogia a capacidade da equipe da secretaria de educação com profissionais qualificados. Ele destaca o comprometimento em atender os alunos nas escolas em 2021. CLAUNEI WEBER é favorável o retorno das aulas presenciais. Ele observa que é preciso respeitar o regramento sanitário até o retorno com 100 dos alunos. Cita ainda que os protocolos existem para serem seguidos e a secretaria municipal da educação não pode tomar decisão individua. Segundo WEBER, o espaço físico atende à demanda de 50 por cento dos alunos conforme a proposta para o retorno a sala de aula. O secretário reconhece que não é possível atender todos os alunos respeitando o distanciamento no espaço escolar. Outro debate está relacionado ao transporte escolar que possui contratos renovados dos terceirizados e precisa de adaptações com limites de alunos transportados.
Carro do Paraná é apreendido com mercadorias contrabandeadas em Iporã do Oeste. Próximo ao meio dia de ontem a guarnição da Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste abordou, em frente ao Posto, um veículo Corsa, com placas de Barracão, PR. O carro tinha como motorista um homem de 51 anos e caroneira uma mulher de 47 anos. Durante busca veicular foram encontradas pelos policiais 94 garrafas de vinho oriundas da Argentina. As mercadorias estavam sem o devido desembaraço aduaneiro, com valor estimado em 18 mil reais. A mercadoria e o veículo foram apreendidos e encaminhados para a Receita Federal. A ocorrência contou com o apoio da guarnição da PM de Iporã do Oeste.
Após lombadas eletrônicas, semáforos são retirados da Willy Barth. Após a retirada de todas as lombadas eletrônicas na Willy Barth, a empresa responsável pelo equipamentos começou nesta semana a retirada dos semáforos da avenida. Dos três, dois já foram totalmente retirados nesta quarta-feira. A administração de São Miguel do Oeste tentou por diversas vezes manter os redutores alegando a possibilidade de acidentes na via, mas o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, não acatou alegando que a administração municipal não realizou os investimentos necessários na avenida. De acordo com o órgão, devem ser reinstaladas as lombadas eletrônicas nos próximos dias. A superintendência do órgão em Florianópolis destaca que já foi dada sequência nas ações para a contratação, realização dos estudos técnicos de viabilidade e implantação dos equipamentos previstos no Novo Programa Nacional de Controle de Velocidade.
Passageira é presa após cão farejador encontrar maconha em banheiro de ônibus. A Polícia Militar realizou a apreensão de 118 gramas de maconha em um ônibus em Dionísio Cerqueira. Durante ações da Operação Veraneio, o veículo foi abordado e vistoriado pelo cão Zeus, que mostrou aos policiais o local que estava a droga escondida em um compartimento, contendo 118 gramas de maconha. A droga foi apreendida e uma mulher foi enquadrada como suspeita de ser a responsável pela maconha, pois segundo relato dos passageiros a mesma esteve no banheiro minutos antes da droga ser localizada.
Pelo terceiro dia consecutivo, cães encontram drogas em ônibus interestaduais. A Polícia Militar em Dionísio Cerqueira realizou apreensão de drogas em operações, desta vez foi na noite de quarta-feira, por volta das 20 horas, durante a realização de barreira rodoviária em que, com apoio do canil setorial de Fronteira, foi efetuada a apreensão de 120 gramas de maconha. A droga estava no interior de uma mala no compartimento de bagagens de um ônibus que fazia o trajeto entre Medianeira-PR e Caxias do Sul-RS e foi localizada por um dos cães policiais. Ao identificar o proprietário da mala, foi realizada busca pessoal e, em um dos bolsos, foi encontrado um cigarro de maconha. O homem possuía registro de passagem por tráfico de drogas no Paraná e foi preso em flagrante e a droga apreendida.