ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 14/01/2021

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva à tarde. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 26 centavos. O euro está valendo seis reais e 39 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

A equipe de especialistas da Organização Mundial da Saúde, encarregada de investigar a origem do coronavírus, chegou nesta quinta-feira Wuhan, na China, berço da epidemia. Prevista inicialmente para a semana passada, a viagem foi adiada de última hora por não ter todas as autorizações necessárias. Os especialistas devem ficar cerca de um mês no país e também vão ficar um período de quarentena de duas semanas em território chinês.

A agência oficial de medicamentos e dispositivos médicos da Turquia concedeu autorização de uso emergencial para a vacina chinesa CoronaVac. O presidente turco, RECEP TAYYIP ERDOGAN, disse no começo desta semana que a vacinação começará na quinta ou sexta-feira, depois que a Turquia receber três milhões de doses, de um total de 50 milhões, compradas da vacina contra a Covid-19. De acordo com o ministro da saúde, a vacinação dos profissionais de saúde deve começa ainda nesta quinta-feira.

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou o segundo processo de impeachment do presidente DONALD TRUMP nesta quarta-feira, a uma semana do fim do mandato dele. Foram 232 votos a favor e 197 contra, e quatro deputados não votaram. Entre os que votaram a favor estão 10 membros do Partido Republicano, o mesmo de TRUMP. Os deputados entenderam que ele incitou a violência que resultou na invasão do Capitólio, a sede do Congresso americano, na semana passada. O processo agora segue para o Senado, onde precisará ser aprovado por maioria de dois terços, ou seja, 67 de 100 senadores.

O Ministério da Agricultura divulgou uma nota nesta quarta-feira na qual afirmou que a produção de soja no país é sustentável e que o grão "não exporta desmatamento". A nota foi uma resposta a uma afirmação do presidente da França, EMMANUEL MACRON. Nesta terça, MACRON disse que depender da soja brasileira é "endossar o desmatamento da Amazônia". Disse também que não é "coerente" importar o grão "a partir da floresta destruída no Brasil". O governo federal afirmou que a frase de MACRON “mostra completo desconhecimento sobre o processo de cultivo do produto”. O Brasil é o maior produtor e exportador de soja do mundo, abastecendo mais de 50 países com grãos, farelo e óleo.

O Ministério da Saúde informou ao Supremo Tribunal Federal, em documento protocolado nesta quarta-feira, que os estados têm mais de 80 milhões de seringas e agulhas disponíveis para a vacinação contra a Covid-19. A área técnica do ministério afirma que a compra de insumos para vacinação é feita pelos próprios governos locais – e que, por isso, o governo federal não tem "estoque disponível" para a campanha de imunização. A pasta afirma, ainda, que sete estados correm risco de não ter estoque suficiente para atender à demanda inicial de aplicação das vacinas: Acre, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco e Santa Catarina.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, ÉLCIO FRANCO, disse nesta quarta-feira que a campanha de vacinação contra a Covid deverá começar ao mesmo tempo em todas as capitais, sem privilegiar os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, onde ficam o Instituto Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz que irão produzir as vacinas do Plano Nacional de Imunização. Por enquanto, o governo federal não definiu uma data para o início da imunização nacional. A estimativa é de começar a vacinar a população na quarta da semana que vem. Nesta semana, o ministro EDUARDO PAZUELLO disse que, em janeiro, o governo terá oito milhões de doses de dois tipos de vacina contra a Covid-19.

Pelo sexto mês consecutivo, a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE apontou resultados positivos para Santa Catarina. O volume das receitas do segmento no estado cresceu quatro vírgula seis por cento em novembro, em comparação ao mesmo mês de 2019, na série sem ajuste sazonal. O resultado é o segundo melhor do país, atrás apenas do Pará. Na média brasileira, houve queda de quase cinco por cento no período. Os serviços profissionais, administrativos e complementares exerceram a influência positiva mais importante em Santa Catarina com alta de 33 virgula seis por cento.

O presidente da Fiesc, MARIO CEZAR DE AGUIAR, entregou no Ministério da Infraestrutura, nesta quarta-feira, a Agenda Estratégica para a Infraestrutura de Transporte e a Logística 2021. O documento contempla as propostas da federação para a área. Um dos assuntos defendidos por AGUIAR foi a viabilidade dos projetos ferroviários demandados por Santa Catarina. A Fiesc entende que os projetos ferroviários Corredor Leste–Oeste e Litorânea devem ocorrer de forma integrada. Entre os projetos que a Fiesc considera prioritários para o estado estão as obras nas BR-282 e 163 no extremo-oeste.

Subiu de 10 para 13 o número de regiões de Santa Catarina em situação de risco gravíssimo para o coronavírus. O mapa de risco potencial por região foi atualizado pela Secretaria de Estado da Saúde nesta quarta-feira à tarde. Apenas as regiões da Grande Florianópolis, Carbonífera e Alto Vale do Itajaí foram classificadas em nível grave, ou seja, na cor laranja. O Alto Vale do Itajaí se manteve na mesma situação, enquanto a Grande Florianópolis e a região Carbonífera caíram do vermelho para o laranja. O extremo-oeste, que estava em risco grave, voltou para a bandeira vermelha no mapa em risco gravíssimo de contágio.

Região não será afetada com fechamento de agências e postos do Banco do Brasil. Quem garante é ROGÉRIO POSSAMAI, gerente de Campo Erê. Explica que se trata de uma reorganização institucional, e haverá fortes impactos no restante do país, ao contrário da região, que é mais beneficiada que prejudicada. Outra medida, nessa reorganização, é transformação de agências em postos de atendimento. Em Campo Erê não haverá nenhuma alteração.

Serviços oferecidos pelo Banco do Brasil, em Campo Erê seguem no mesmo ritmo. O atendimento ao público é das 10 as 15 horas, de segunda a sexta-feira. ROGÉRIO POSSAMAI informa que o posto de atendimento de Saltinho igualmente continua normal, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 9 e meia ao meio-dia.São Bernardino teve o posto de atendimento desativado ainda em 2019. Várias agências da região tiveram aumento no quadro de funcionários, inclusive com carteiras agrícolas.

Apesar de ter sido um ano diferente, 2020 foi ótimo para o Banco do Brasil em Campo Erê. Ele espera que esse desempenho se repita esse ano agora. ROGÉRIO salienta que a agência oferece ótimas de linhas de crédito, especialmente no Pronaf. Existem recursos para investimentos e custeios para criadores de aves, suínos e gado de leite e de corte. Já os financiamentos para as lavouras começam na metade do ano. O momento para o agronegócio está ótimo, define POSSAMAI.

Nova diretoria do Cresin toma posse. A eleição aconteceu ontem a tarde em Campo Erê. VALDECIR MAGRI, o TITO, secretário executivo do Consórcio da Região do Rio Sargento de Integração Municipal comenta que, após quatro anos no cargo, havia entregado devido a um problema de saúde. Entretanto, como prefeito de Anchieta, IVAN CANCI, assumiu a presidência, foi convidado e decidiu retornar as atividades. Montando a equipe para dar sequência nos trabalhos, torce para que a pandemia passe logo e voltem a receber os pacientes no CAPS.

Cresin é regional. Compõe o consórcio os municípios de Campo Erê, Anchieta, Saltinho e São Bernardino. VALDECIR MAGRI lembra que ao assumir a secretaria, o maior problema eram as contas. Comemora pois hoje o Cresin tem um bom caixa, conseguido através da economias dos últimos dois anos. Conversando com a prefeita de Campo Erê, ela se comprometeu a parcelar e pagar a dívida que o município tem de outros mandatos, uma soma que passa dos 200 mil reais. Anchieta também deve cerca de 30 mil, mas o prefeito já comunicou que deseja saldar ainda esse mês.

Santa Terezinha do Progresso estuda retorno ao Cresin. Quando foi criado o consórcio, o município permanecia acompanhando, mas acabou saindo. Na reunião que ocorreu ontem, com a presença da prefeita de Santa Terezinha, manifestou interesse em participar do Crecin. MARCIA DETOFOL fala que, embora o município não faça parte do Caps, ele participa da Casalar, que também é parte do consórcio. Por isso e também pela necessidade da população do município, comenta que vai estudar a possibilidade de começar a fazer parte do consórcio.

Estrada de chão até Campo Erê desanima população. Conforme MARCIA DETOFOL, o tempo de viagem e a distância são algumas dificuldades para ir até o Caps, relatadas pelos munícipes. Apesar disso, não considera motivo do município ter se retirado do consórcio, e por isso analisa a viabilidade do retorno. Quanto a unidade de saúde de Santa Terezinha, frisa que está funcionando normalmente, atendendo quem precisa.

EDIMAR NORONHA DE FREITAS participa de reunião do Crecin. O prefeito de Saltinho comenta que já tinha um pouco de conhecimento sobre o consórcio, que adquiriu na época que trabalhava como secretário na prefeitura. Na época, o Consórcio da Região do Rio Sargento de Integração Municipal estava só começando e agora é que está realmente aprendendo como o Crecin funciona e que tipos de serviços disponibiliza para a população.

União de municípios corta muitos custos. O prefeito de Saltinho EDIMAR NORONHA DE FREITAS salienta que se cada cidade fizesse individualmente os trabalhos realizados no Caps e na Casalar, o custo seria muito alto, e por isso a união é vantajosa para todos. Outro ponto é a questão dos bons profissionais, que com um único centro, oferecem um atendimento com mais qualidade para a população. Na saúde, o prefeito comenta que os primeiros dias são difíceis, mas se organiza para, da maneira mais ágil possível, oferecer a todos um atendimento com qualidade.

Serviço de Caps e Casalar tem alto custo para municípios. Conforme a prefeita de Campo Erê, ROZANE MOREIRA, o consórcio Crecin ajuda a baixar custos e dar qualidade aos serviços. Comenta que na reunião feita em dezembro, ajudou a escolher a nova diretoria e se aprofundou nos serviços prestados. Na reunião de ontem, além de empossados presidente e vice, foram discutidas melhorias nos serviços das duas entidades abrangidas pelo Crecin. A prefeita quer ampliar ainda mais o Caps, e colocou algumas sugestões para o crescimento do serviço.

Campo Erê tem dívida com Crecin. A preferia ROZANE MONEIRA destaca sua preocupação com o débito feito com o consórcio nos anos de 2017 e 18. Na reunião de ontem os demais integrantes cobraram a dívida, que passa de 260 mil reais. Ela lamenta, pois a previsão orçamentaria de investimentos terá que ser adaptada para pagar dívidas passadas. ROZ|ANE deseja agora parcelar o valor. Para auxiliar no pagamento quer disponibilizar funcionários e serviços do município, além do repasse mensal em dinheiro para saldar a dívida, que mesmo feita na gestão passada, é do município.

Chefe do executivo de São Bernardino, DALVIR LUDWIG, comenta que já esteve numa reunião em dezembro, na Casalar, que cuida de crianças que não tem família. O Crecin engloba ainda o Caps, que atende pacientes com alguma dificuldade motora e mental. Explica que até a reunião de ontem esse era todo o seu conhecimento sobre o consórcio, mas agora está melhor informado. O prefeito acrescenta que a preocupação dos municípios com essas entidades é muito grande.

DALVIR LUDWIG é o vide presidente do Crecin. Empossado na reunião de ontem, o prefeito de São Bernardino diz que a responsabilidade é grande. Conta que no encontro foram discutidos temas importantes, que condizem com os municípios participantes do consórcio. Destaca a preocupação dos funcionários da Casalar, de construir um muro em volta da entidade, evitando que qualquer pessoa entre sem autorização no local, que tem várias crianças. Informa que São Bernardino tem 12 pessoas que participam do Caps. LUDWIG salienta que o consórcio é muito importante, pois diminui custos e melhora a qualidade do atendimento a quem precisa.

Prefeito de Anchieta é eleito presidente do Crecin. IVAN CANCI tomou posse na reunião que ocorreu ontem, na sede do Caps em Campo Erê. Salienta que, embora represente o consórcio dos cinco municípios, deseja fazer uma gestão coletiva, com todas as decisões tomadas em conjunto com os demais prefeitos. Ele comemora o comparecimento dos cinco gestores no encontro, coisa que não acontecia. Salienta que a prefeita de Campo Erê compareceu na reunião de ontem, inclusive se comprometendo em saldar o débito da gestão anterior. Comemora ainda as tratativas com a prefeita de Santa Terezinha, para que o município também integre o consórcio.

Novo presidente quer ampliar atividades do Crecin. IVAN CANCI fala que foi discutido com os demais prefeitos disponibilizar mais serviços via consórcio. O prefeito vai buscar acessória e ver o que é viável ampliar. Explica que há programas federais que não podem ser acessados pelos municípios, mas por consórcio. Agora quer estudar o tema para avançar nas ações, beneficiando os cinco municípios. Salienta que o objetivo é deixar o Crecin mais sustentável do ponto de vista econômico. Ele classifica a reunião como boa, devido ao compromisso que observou nos prefeitos.

Carro do Rio Grande do Sul é pego com vinho argentino. A Guarnição da Polícia Militar de Palma Sola, durante Operação Integradana Rodovia SC-161, abordou por volta das sete da manhã de hoje, um Cruze com placas de Erechim, conduzido por um homem de 53 anos. Durante busca foram encontradas dez caixas de vinho, totalizando 60 garrafas de origem estrangeira, sem o devido desembaraço aduaneiro. O valor aproximado da carga foi avaliado em oito mil 770 reais. A mercadoria foi apreendida e encaminhada a Receita Federal. O veículo e o motorista foram liberados.

Dupla é presa por caça e porte de arma. A Polícia Militar Ambiental, através da sua unidade em São Miguel do Oeste, realizou a prisão de dois homens por porte ilegal de arma de fogo e caça de animais silvestres. Foi na Linha Nossa Senhora da Saúde, interior do município de Anchieta. Segundo os policiais, durante patrulhamento rural avistaram um veículo perto de uma lavoura. Ao verificar as proximidades do local, encontraram dois homens caçando animais silvestres, principalmente pássaros.

Homens utilizavam equipamentos para atrair e matar animais. Com a dupla foram encontradas 22 pombas mortas, um rifle ponto 22 equipado com luneta e silenciador e uma carabina de pressão. Os dois portavam ainda munições e apetrechos utilizados para a caça, como apitos e pombas de plástico, utilizadas para atrair os pássaros. Diante dos fatos e com apoio da Polícia Militar de Anchieta, a dupla foi presa em flagrante e conduzida à Polícia Civil. Eles devem responder criminal e administrativamente pelas ações ilegais.

Descoberto mandante de homicídio com corpo encontrado em Campo Erê. A Polícia Civil de Pinhalzinho concluiu o inquérito policial sobre o homicídio de SANDRO DE MELO, na época com 42 anos. Cinco pessoas foram indiciadas. SANDRO desapareceu no final da tarde de 30 de maio de 2016, em Pinhalzinho, onde morava. Segundo a sua companheira na época, ele recebeu uma ligação para comparecer à subestação que estava sendo construída na linha Machado, interior de Pinhalzinho, para fazer orçamento de manutenção do gramado, pois era proprietário de uma empresa de gramas.

Veículo que foi usado na ocasião foi encontrado em pedreira. Somente na manhã seguinte, a viúva localizou o carro, às margens da SC-160, próximo ao CTG, de Modelo. O corpo de SANDRO DE MELO foi encontrado três semanas depois, ao lado da rodovia, na linha Doze de Novembro, interior de Campo Erê. A investigação comprovou que o crime foi encomendado pelo o sogro da vítima, em razão de desavenças pessoais, familiares e financeiras, já que os dois também eram sócios numa empresa do ramo de gramas.

Vítima foi atraída para a morte. A mando do seu sogro, quatro homens atraíram SANDRO para a subestação, onde três deles trabalhavam na época como seguranças, e realizaram a emboscada. O assassinato ocorreu nas margens da rodovia, próximo ao CTG de Modelo, com golpe de facão na cabeça. Depois disso, eles levaram o corpo até Campo Erê, onde o enterraram. A investigação descobriu que o valor acertado pela execução foi entre 50 e 70 mil reais. Interrogados, todos negaram envolvimento, porém, dois dos executores admitiram que receberam proposta do sogro da vítima para matar o homem.

Suspeitos são indiciados por homicídio qualificado e ocultação de cadáver. Como o crime aconteceu em Modelo, e não em Pinhalzinho como se acreditava no início, o inquérito foi encaminhado à comarca de Modelo, onde será o julgamento. Ainda, em razão da gravidade do crime, e também de que os autores pudessem ameaçar alguma testemunha ou mesmo fugirem, a Polícia Civil pediu a prisão preventiva, que foi aceita do Ministério Público. Porém o pedido foi negado pelo Poder Judiciário, que decretou outras medidas cautelares. O Ministério Público de Modelo ofereceu denúncia contra os indiciados, que foi aceito pelo Judiciário. Agora eles são réus e devem ir a júri.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.