-VACINAÇÃO CONTRA COVID DEVE COMEÇAR NA QUARTA-FEIRA PELAS CAPITAIS
-SC TEM 13 REGIÕES EM SITUAÇÃO DE RISCO GRAVÍSSIMO PARA COVID-19
-NOVO SECRETÁRIO DA AGRICULTURA INCENTIVARÁ ENERGIA RENOVÁVEL NO INTERIOR
-CHUVAS NA REGIÃO NÃO É SUFICIENTE PARA ABASTECIMENTO DA POPULAÇÃO
-BOMBEIROS ALERTAM EMPRESAS PARA À RENOVAÇÃO DE ALVARÁ
-PREFEITO SE REÚNE COM A DIREÇÃO HOSPITALAR PARA DEFINIR DO CONVÊNIO
-OBRAS DE ASFALTAMENTO RETOMAM PARA FINALIZAÇÃO EM SJCEDRO
-HOMENS SÃO PRESOS POR CAÇA E PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO
-MENOR É FLAGRADO CONDUZINDO MOTO COM PLACAS CLONADAS
O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva à tarde. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 26 centavos. O euro está valendo seis reais e 39 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
A equipe de especialistas da Organização Mundial da Saúde, encarregada de investigar a origem do coronavírus, chegou nesta quinta-feira Wuhan, na China, berço da epidemia. Prevista inicialmente para a semana passada, a viagem foi adiada de última hora por não ter todas as autorizações necessárias. Os especialistas devem ficar cerca de um mês no país e também vão ficar um período de quarentena de duas semanas em território chinês.
A agência oficial de medicamentos e dispositivos médicos da Turquia concedeu autorização de uso emergencial para a vacina chinesa CoronaVac. O presidente turco, RECEP TAYYIP ERDOGAN, disse no começo desta semana que a vacinação começará na quinta ou sexta-feira, depois que a Turquia receber três milhões de doses, de um total de 50 milhões, compradas da vacina contra a Covid-19. De acordo com o ministro da saúde, a vacinação dos profissionais de saúde deve começa ainda nesta quinta-feira.
A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou o segundo processo de impeachment do presidente DONALD TRUMP nesta quarta-feira, a uma semana do fim do mandato dele. Foram 232 votos a favor e 197 contra, e quatro deputados não votaram. Entre os que votaram a favor estão 10 membros do Partido Republicano, o mesmo de TRUMP. Os deputados entenderam que ele incitou a violência que resultou na invasão do Capitólio, a sede do Congresso americano, na semana passada. O processo agora segue para o Senado, onde precisará ser aprovado por maioria de dois terços, ou seja, 67 de 100 senadores.
O Ministério da Agricultura divulgou uma nota nesta quarta-feira na qual afirmou que a produção de soja no país é sustentável e que o grão "não exporta desmatamento". A nota foi uma resposta a uma afirmação do presidente da França, EMMANUEL MACRON. Nesta terça, MACRON disse que depender da soja brasileira é "endossar o desmatamento da Amazônia". Disse também que não é "coerente" importar o grão "a partir da floresta destruída no Brasil". O governo federal afirmou que a frase de MACRON “mostra completo desconhecimento sobre o processo de cultivo do produto”. O Brasil é o maior produtor e exportador de soja do mundo, abastecendo mais de 50 países com grãos, farelo e óleo.
O Ministério da Saúde informou ao Supremo Tribunal Federal, em documento protocolado nesta quarta-feira, que os estados têm mais de 80 milhões de seringas e agulhas disponíveis para a vacinação contra a Covid-19. A área técnica do ministério afirma que a compra de insumos para vacinação é feita pelos próprios governos locais – e que, por isso, o governo federal não tem "estoque disponível" para a campanha de imunização. A pasta afirma, ainda, que sete estados correm risco de não ter estoque suficiente para atender à demanda inicial de aplicação das vacinas: Acre, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco e Santa Catarina.
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, ÉLCIO FRANCO, disse nesta quarta-feira que a campanha de vacinação contra a Covid deverá começar ao mesmo tempo em todas as capitais, sem privilegiar os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, onde ficam o Instituto Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz que irão produzir as vacinas do Plano Nacional de Imunização. Por enquanto, o governo federal não definiu uma data para o início da imunização nacional. A estimativa é de começar a vacinar a população na quarta da semana que vem. Nesta semana, o ministro EDUARDO PAZUELLO disse que, em janeiro, o governo terá oito milhões de doses de dois tipos de vacina contra a Covid-19.
Pelo sexto mês consecutivo, a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE apontou resultados positivos para Santa Catarina. O volume das receitas do segmento no estado cresceu quatro vírgula seis por cento em novembro, em comparação ao mesmo mês de 2019, na série sem ajuste sazonal. O resultado é o segundo melhor do país, atrás apenas do Pará. Na média brasileira, houve queda de quase cinco por cento no período. Os serviços profissionais, administrativos e complementares exerceram a influência positiva mais importante em Santa Catarina com alta de 33 virgula seis por cento.
O presidente da Fiesc, MARIO CEZAR DE AGUIAR, entregou no Ministério da Infraestrutura, nesta quarta-feira, a Agenda Estratégica para a Infraestrutura de Transporte e a Logística 2021. O documento contempla as propostas da federação para a área. Um dos assuntos defendidos por AGUIAR foi a viabilidade dos projetos ferroviários demandados por Santa Catarina. A Fiesc entende que os projetos ferroviários Corredor Leste–Oeste e Litorânea devem ocorrer de forma integrada. Entre os projetos que a Fiesc considera prioritários para o estado estão as obras nas BR-282 e 163 no extremo-oeste.
Subiu de 10 para 13 o número de regiões de Santa Catarina em situação de risco gravíssimo para o coronavírus. O mapa de risco potencial por região foi atualizado pela Secretaria de Estado da Saúde nesta quarta-feira à tarde. Apenas as regiões da Grande Florianópolis, Carbonífera e Alto Vale do Itajaí foram classificadas em nível grave, ou seja, na cor laranja. O Alto Vale do Itajaí se manteve na mesma situação, enquanto a Grande Florianópolis e a região Carbonífera caíram do vermelho para o laranja. O extremo-oeste, que estava em risco grave, voltou para a bandeira vermelha no mapa em risco gravíssimo de contágio.
Secretaria de Obras realiza diversos serviços nas estradas e propriedades do interior. Conforme o secretário em SJCedro, JAIR POSTAY, revela que ainda no sábado, os servidores estiveram mobilizados para atender as propriedades com problemas de desabastecimento d’águas. O secretário explica que são vários locais com falta d´agua principalmente para o consumo animal. Ele agradeceu a parceria dos servidores da pasta que trabalharam no sábado e domingo para atender as demandas. POSTAY citou ainda os serviços de terraplenagem realizados na propriedade da Linha Santo Antônio. Salienta que já foram feitos silos para confecção de silagem próximo a Linha São Pedro. Os trabalhos de abertura de valas para armazenar o produto são feitos em parceria com a secretaria da agricultura. O secretário cita também os consertos de bueiros na Linha Tigre, que havia três deles quebrados que receberam os reparos para garantir o escoamento da água, evitando também problemas nas estradas. Ele destaca que a secretaria realizou nesta semana também o conserto na rede d’agua no distrito de Padre Réus em parceria com o Semae.
Água do interior passa por testes antes de ser distribuída para a comunidade em Palma Sola. Conforme o secretário de agricultura, JULIANO ZANDONÁ, está em fase final de testes de qualidade da água na linha Brasil. Lembra que após 20 anos de espera pelos trabalhos de instalação da ETA, está em fase de conclusão das obras. Segundo o profissional a verificação está sendo realizado pela engenheira ambiental e operador da estação do município. Esse serviço faz parte dos trâmites necessários para que seja feita a liberação pelo órgão regulador. Ele comenta que a estrutura precisa pequenos acertos para ser finalizada. Cita que após a aprovação de qualidade da água, será realizada a tubulação que chegará até o registro, donde inicia a distribuição para as unidades. JULIANO ressalta que são feitos testes de floculação, que é o processo químico, e a turbidez da água. Enfatiza que a água é captada de um açude, tratada e deixada potável para o consumo humano.
Equipe da estação de tratamento de água esteve visitando as instalações do SEMAE. Segundo o secretário de agricultura, JULIANO ZANDONÁ, foi realizado em dezembro uma visita a estação de tratamento em SJCedro com a secretária de administração, IZABEL VISSOTTO, juntamente com a engenheira ambiental VITÓRIA BROCARDO. Cita que objetivo foi de acompanhar os funcionamentos da estação de tratamento de água e buscar informações da parte de legislação da autarquia. ZANDONÁ acrescenta que foi visitado também o escritório e acompanhado todo o sistema de tratamento de água no município cedrense. De acordo com o secretário a principal intenção foi de levar a engenheira ambiental do município para conhecer e ter acesso a todos os tipos de análises que são feitos no SEMAE.
Bombeiros alertam empresas para à renovação de alvará. Conforme o soldado do Corpo de Bombeiros em SJCedro, FELIPE UCZAI, os serviços são prestados durante todo ano com ênfase entre os meses de janeiro à março. Lembra que está disponível a renovação do alvará via internet, que quando o solicitante clica na opção de renovação, o sistema fará uma análise do protocolo e dependendo do caso, ou o sistema automaticamente efetua a nova liberação do estabelecimento, liberando o novo atestado em até 12 horas, ou avisará o quartel de bombeiros responsável pela vistoria que a renovação foi solicitada, neste caso, deve-se aguardar a vistoria. FELIPE enfatiza que desde o ano passado vem sendo feito orientações aos contadores de cada empresa e que a procura nesses primeiros dias do ano é grande. Informa que as MEI’s são isentas de taxas, desde que seja feita diretamente no Corpo de Bombeiros.
Empresa que é responsável pela limpeza da BR-163, faz tapa-buracos em SJCedro. Segundo um dos responsáveis pela manutenção no entorno da rodovia, HUBERT KOELLIN, o motivo de fazer o tapa-buracos é o descaso do DNIT com a BR-163. Segundo ele, o órgão deveria se empenhar para fazer o serviço que necessita e buscar soluções o quanto antes. Conforme o responsável, o serviço voluntário prestado por ele e seus colegas, é feito desde o ano passado. Nesse trecho foi utilizado asfalto frio para amenizar a precária situação que se encontra a rodovia. Lembra que muitos caminhoneiros o questionaram, do porque estar fazendo o serviço, ele disse para os viajantes que “se não fizer, ficará como?”. A empresa em que trabalha é responsável pela limpeza da rodovia entre SMOeste e Dionísio Cerqueira. Questionado pela reportagem de qual parte do trecho estaria mais precário, ele respondeu que: “todo o trecho da rodovia”.
Rodovia entre SMOeste e Dionísio Cerqueira passa por roçada. Segundo um dos responsáveis pela limpeza da BR-163, HUBERT KOELLIN, os trabalhos vem sendo efetuados no entorno da rodovia. Cita que está sendo feito roçada, poda de árvores, recolha de lixos e entulhos no trecho. Afirma que encontra muitos entulhos e lixos jogados por aqueles que trafegam a rodovia. Ele ressalta também para os cuidados com os funcionários que estão trabalhando. Conforme KOELLIN, muitos caminhoneiros não respeitam as placas de sinalização que mostram que há funcionários em trabalho, colocando a vida dos prestadores de serviços em risco. Salienta que conta com seis funcionários para limpeza deste trecho.
Novo secretário estadual da agricultura incentivará energia renovável no interior.Conforme o deputado estadual, ALTAIR SILVA, que foi convidado pelo governador, CARLOS MOISÉS, para assumir a Secretaria de Estado da Agricultura. Esteve se reunindo com lideranças progressistas na manhã desta terça-feira para tratar sobre o assunto. ALTAIR, então aceitou o convite. A posse está marcada para à próxima segunda-feira . Lembra que uma das principais ações de inicio, será a ampliação da rede elétrica monofásica e bifásica para rede elétrica trifásica no interior. Cita que a agricultura vem se atualizando com novas tecnologias e a secretaria precisa acompanhar esse crescimento. Ressalta que esteve em contato com o senador, ESPERIDIÃO AMIN, para marcar uma audiência com o Ministério da Agricultura para buscar alternativas de investimentos. O deputado salienta que incentivará as propriedades a investirem em energia renovável, energia fotovoltaica e biogás que é produzido a partir da mistura de dióxido de carbono e metano.
Secretário trabalhará para melhorar serviços de internet no interior. Segundo o secretário, ALTAIR SILVA, junto com o desenvolvimento de energia renovável, a recuperação de nascentes de água será outra prioridade da pasta. Comenta ainda que incentivará o plantio de árvores nativas para recuperação de áreas degradadas próxima das nascentes. Enfatiza que buscará, junto ao agricultor, a criação de açudes para armazenar água. ALTAIR cita que, em conjunto com secretaria de infraestrutura irá viabilizar condições para investimentos em comunidades que necessitam melhorar a qualidade de vida. O secretário lembra dos avanços na instalação de internet no meio rural, mas salienta que buscará por maiores investimentos. Ele enfatiza a parceria da pasta com a Epagri, Cidasc e Icasa que em conjunto será desenvolvido ações importantes que resultará em melhorias para o agricultor. O secretário afirma que será atuante nas ações de desenvolvimento e fortalecimento da agricultura catarinense.
Nível da água para abastecimento está abaixo com falta regular de chuvas. Conforme o gerente da Casan de Anchieta, OSCAR RISSOTTO, desde novembro o município vem trabalhando no limite com a reserva de água. Cita que em alguns momentos o rio responsável pelo abastecimento da população está cheio, mas que os cuidados com o gasto de água devem continuar mantidos pelos munícipes. O gerente salienta que as bacias que abastecem as sangas em Anchieta, todos estão trabalhando com baixo nível de água, prejudicando evasão para a população. Ressalta que as chuvas dos últimos meses ajudaram a melhorar a situação, elevando o nível do Rio Arroio Primeiro de Janeiro, que abastece o município, e as comunidades rurais, que foram as mais afetadas pela seca que atingiu a região. RISSOTTO comenta que se houver falta de chuvas por alguns dias, o município enfrentará com a falta de abastecimento, por isso pede para que todos reaproveitem e economizem o máximo de água possível.
Sem uma reserva de água para abastecer a população, equipe se preocupa com a falta regular de chuvas. Conforme o gerente da Casan de Anchieta, OSCAR RISSOTTO, com essa falta de previsibilidade com as chuvas, os desafios são grandes para equipe. Cita que alguns dias sem chuvas são suficientes para ter dificuldades de abastecimento. Ele comenta que a população está ciente com os cuidados que se deve tomar com o gasto desnecessário da água. Afirma que estão sendo usadas 11 horas de bombeamento da estação, sendo que anteriormente esse trabalho era de 14 horas diárias necessárias para suprir a demanda em Anchieta. Para ele, essa condição de queda no bombeamento, é reflexo do cuidado com a água por parte da população. OSCAR ressalta que está sendo estudado, juntamente com o prefeito, investimentos em mais uma barragem e busca por açudes para ampliar a reservação de água para casos prolongados de estiagens que podem vir atingir novamente a região. Afirma que acontecerá neste mês, um levantamento topográfico para avaliar as possibilidades de ampliação da reserva de água.
Obras no município de SJCedro retomam para finalização. Conforme o engenheiro civil de SJCedro, MARIEL PERIN, após o período de férias da empresa responsável pelas obras que estão ocorrendo no município, houve o retorno para a conclusão dos trabalhos. Lembra que essas obras são da administração passada. Ele cita que está sendo executado oito ruas com trabalhos de drenagem pluvial e posteriormente acontece a recapagem dessas ruas com camada asfáltica. MARIEL comenta que está sendo executado na linha São Vendelino a tubulação das ruas que deverá receber a camada asfáltica após a conclusão da drenagem pluvial. Ressalta que a pintura das faixas é executado por outra empresa. Ele informa que as obras em andamento, deverá ser concluída em meados de fevereiro. PERIN, a pavimentação em paivers é feita por uma empresa de Itapiranga. Lembra que esses obras não são executadas por trechos separados, e sim executada por etapas.
Obras no município trouxe melhoramento no trânsito. Para o engenheiro civil de SJCedro, MARIEL PERIN, avalia que essas obras são para deixar a cidade mais organizada. Segundo ele, essas execuções também resultam numa melhor trafegabilidade. Lembra onde não havia pavimentação em paivers e era necessário caminhar pela estacionamento trazendo perigo para as pessoas que trafegam nestes locais. Cita as adaptações previstas em lei para cadeirantes, facilitando o deslocamento de pessoas com algum tipo de dificuldade. PERIN enfatiza que essas obras também contam com recursos provenientes da economia do próprio município.
Novo presidente do Conder enaltece benefícios das compras coletivas aos municípios da região. Conforme o prefeito de Guarujá do Sul, e novo presidente do Conder, CLAUDIO JÚNIOR WESCHENFELDER, uma das principais ações do consórcio direcionadas para os 19 municípios atendidos, é o programa de gestão compartilhada de compras. O presidente reforça que por meio deste programa são organizadas uma série de compras coletivas, que permitem uma redução significativa de gastos para as prefeituras. WESCHENFELDER cita a compra compartilhada de medicamentos, materiais odontológicos e ambulatoriais, pneus, lubrificantes, peças, nitrogênio, lâmpadas de LED, contratação de serviços para perfuração de poços e topografia, compra de pedra brita e massa asfáltica. Ele afirma que as economias variam de 40 a até 70%. Os pregões online permitem a participação de várias empresas, inclusive de fora.
Compras compartilhadas eram realizadas de uma única vez no começo do ano. Segundo o presidente do Conder, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER esclarece que com mais licitações durante o ano é possível se aproximar mais ao preço de mercado que está sendo praticado no momento. Ao longo do tempo, comenta que percebeu a necessidade de dividir as compras durante o ano, a exemplo dos medicamentos, considerando o reajuste nos preços. Ele salienta que 2020 foi um exemplo de oscilação de preços devido à alta do dólar e escassez da matéria prima. O presidente destaca também a necessidade de realizar licitações emergenciais, conforme a demanda, à exemplo da aquisição de materiais usados na prevenção e combate a pandemia, como testes rápidos e equipamentos de proteção. Cita também a competência do consórcio nos licenciamentos ambientais e a estruturação da usina de asfalto para a região.
Prefeito se reúne com a direção hospitalar para definição do convênio. Conforme o prefeito de SJCedro, JOÃO DE ANDRADE, a reunião aconteceu nesta terça-feira na prefeitura de forma cordial. O administrador lembra que o convênio será mantido. Ressalta que o município precisa dos serviços prestados pela entidade, e estará buscando o fortalecimento dos atendimentos de feridos e doentes. O hospital de SJCedro atende também pacientes oriundos do município de Princesa. O prefeito lembra ainda que buscará profissionais e médicos para que os serviços prestados pelo hospital sejam cada vez melhor para quem necessitar de atendimento. Comenta que foi acordado com a gestão hospitalar a busca por esses profissionais nos próximos dias para incrementar os serviços de mutirões de cirurgia, com isso aumentando a renda do hospital. JOÃO enfatiza que irá conversar com o prefeito de Princesa, EDILSON WOLKEIS, e com a direção do hospital para tratar sobre a implantação do atendimento médico durante o dia
Administração busca por ampliação da rede elétrica no interior. Segundo o prefeito de SJCedro, JOÃO DE ANDRADE, é necessário que o hospital tenha um médico plantonista durante o dia, para que seja possível receber recursos provenientes do SUS. O administrador lembra que não é possível bancar profissional sem convênio com outro município, por isso nos próximos dias se reunirá com o prefeito de Princesa, EDILSON WOLKWEIS, para fazer as negociações. Além da reunião com a gestão do hospital, o prefeito, JOÃO DE ANDRADE, esteve em contato com Celesc para tratar de uma implantação de rede elétrica trifásica no interior do município. O gestor salienta que a rede elétrica é monofásica nas linhas Santo Antônio e São Roque, interior de SJCedro. Comenta ainda dos postes de energia elétrica instalados no perímetro urbano, que enfrenta um impasse jurídico. JOÃO ressalta que está sendo tratado com a Celesc sobre essa situação no município. Cita que os investimentos no fornecimento de energia, trará uma qualidade para o município e interior.
Carro do Paraná é apreendido com mercadorias contrabandeadas em Iporã do Oeste. Por volta das 11 horas e 45 minutos desta quarta-feira, a guarnição da Polícia Militar Rodoviária abordou, em frente ao Posto 12, um veículo Corsa, com placas de Barracão. O carro tinha como motorista um homem de 51 anos, e como caroneira uma mulher de 47 anos. Durante busca veicular foram encontradas pelos policiais 94 garrafas de vinho oriundas da Argentina. As mercadorias estavam sem o devido desembaraço aduaneiro, com valor avaliado em 18 mil reias. A mercadoria e o veículo foram apreendidos e encaminhados para a Receita Federal.
Homens são presos por caça e porte ilegal de arma de fogo. A PMA através da sua unidade em SMOeste, realizou na tarde da última terça-feira, a prisão de dois homens por porte ilegal de arma de fogo e caça de animais silvestres, na Linha Nossa Senhora da Saúde, interior do município de Anchieta. A guarnição da PMA, durante patrulhamento rural, avistou um veículo próximo a uma lavoura. Ao verificar as imediações do local onde o veículo se encontrava, foram localizados dois homens praticando caça de animais silvestres. Com a dupla foram encontradas 22 pombas abatidas, um rifle .22, equipado com luneta e silenciador, uma carabina de pressão, além de munições e petrechos utilizados para a caça, como apitos e pombas de plástico, utilizadas como “chamas”. Diante dos fatos e com apoio da PM de Anchieta, a dupla foi presa em flagrante e conduzida à Polícia Civil, sendo que responderão criminal e administrativamente pelas ações ilegais.
Operação Policial resulta em mais uma apreensão de droga na Fronteira. Pelo terceiro dia consecutivo a Polícia Militar em Dionísio Cerqueira realizou apreensão de drogas em operações, desta vez foi na noite de quarta-feira, por volta das 20 horas, durante a realização de barreira rodoviária em que, com apoio do canil setorial de Fronteira, foi efetuada a apreensão de 120 gramas de maconha. A droga estava no interior de uma mala no compartimento de bagagens de um ônibus que fazia o trajeto entre Medianeira, PR, e Caxias do Sul, RS, e foi localizada por um dos cães policiais. Ao identificar o proprietário da mala, foi realizada busca pessoal e, em um dos bolsos, foi encontrado um cigarro de maconha. Diante do que foi apurado no local, considerando ainda que o detido possuía registro de passagem por tráfico de drogas no Paraná, o homem foi preso em flagrante e a droga apreendida. As ações continuarão na Fronteira e estão inseridas em estratégia de prevenção no âmbito da Operação Hórus, desencadeada pelo Ministério da Justiça e da Operação Veraneio.
Menor é flagrado conduzindo moto em SJCedro. Por volta das 18 horas e 35 minutos desta quarta-feira na Rua Luiz Bizotto, a guarnição da PM em rondas visualizou uma motocicleta Honda Titan, de cor prata, em atitude suspeita, o qual foi realizado a abordagem e nada de ilícito foi encontrado. A PM acabou identificando o condutor de 17 anos. Em consulta no sistema a placa da motocicleta, direcionou para uma Sundow de cor vermelha, emplacada em Dionísio Cerqueira. Nesta consulta pelo número do chassi foi verificado que é uma moto Honda-CG 150 de cor prata emplacada no município de SJCedro. A PM constatou que estava o licenciamento vencido e diante dos fatos foi realizado o levantamento fotográfico, realizado às notificações cabíveis, e o condutor que é menor de idade juntamente com a motocicleta foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.