-BRASIL REGISTRA 722 FEMINICÍDIOS NO 1º SEMESTRE, MAIOR NÚMERO DESDE 2019
-PIX PARA MUNICÍPIOS ATINGIDOS POR DESASTRES DEVE SER VOTADO AINDA ESTE MÊS NA ALESC
-REUNIÃO TÉCNICA SOBRE ABELHAS SEM FERRÃO SERÁ AMANHÃ EM IPORÃ DO OESTE
-MUNICÍPIO PROJETA ORÇAMENTO DE 47 MILHÕES E 500 MIL REAIS PARA O ANO QUE VEM
-SINDICATO DE MONDAÍ DEFINE HOJE A NOVA DIRETORIA PARA OS PRÓXIMOS ANOS
-PREFEITO ASSINA DECRETO DE EMERGÊNCIA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO OESTE
-CAPOTAMENTO DE VEÍCULO DEIXA TRÊS PESSOAS FERIDAS NO INTERIOR
-HOMEM É PRESO POR TENTAR MATAR POLICIAL COM FACADA EM OCORRÊNCIA
O tempo apresenta-se nublado em Iporã do Oeste. A previsão para as próximas é de céu nublado com chuva. A mínima das últimas horas foi de 18 graus e a máxima para hoje pode chegar a 28 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, 22 graus. Umidade relativa do ar 93 por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 92 centavos. O euro está valendo cinco reais e 25 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.
Quarenta trabalhadores estão presos num túnel no Himalaia, na Índia, desde a manhã deste domingo, após um desabamento. Nesta segunda, a equipe de resgate acionada para o caso informou que conseguiu entrar em contato com os trabalhadores e tem esperanças de resgatá-los em breve. O túnel, que estava sendo construído numa rota de peregrinação hindu, desabou na manhã de domingo. Segundo a polícia local, as equipes de resgate estão preparando uma passagem de fuga perfurando os escombros. A região, no norte da Índia , onde aconteceu o incidente, é vulnerável a deslizamentos de terra, terremotos e inundações.
O hospital Al-Shifa, o maior de Gaza, está funcionando sem eletricidade depois de ser bombardeado várias vezes nas últimas 24 horas, informou neste sábado, a ONG Médicos Sem Fronteiras. A organização também disse que perdeu contato com um cirurgião que está no hospital e que recebeu relatos de que outros centros médicos, como o hospital Al Rantisi, estão cercados por tanques israelenses. Em relação ao hospital Al-Shifa, o Médicos Sem Fronteiras afirmou que ele perdeu a energia elétrica na sexta-feira, mas que o local segue operacional, "apesar dos ataques regulares e da escassez". Israel, por sua vez, admitiu confrontos com militantes do Hamas perto do Al-Shifa, mas negou disparos contra o hospital. Segundo o governo israelense, as pessoas ainda podem deixar o local em segurança.
Mais de 800 estrangeiros passaram pela passagem de Rafah para o Egito neste domingo, segundo um oficial da fronteira egípcia. Esse é o maior número que passou pela passagem em um único dia desde o início das evacuações da Faixa de Gaza. Também foi a primeira evacuação de estrangeiros desde quinta-feira, quando mais de 300 deixaram Gaza pela passagem, segundo um oficial da fronteira. Localizada no norte do Sinai, no Egito, a passagem de Rafah é a única passagem de fronteira entre Gaza e o Egito. Ela cai ao longo de uma cerca de 12 quilômetros que separa Gaza do deserto do Sinai.
O Partido Novo entrou nesta sexta-feira, 10, com uma ação no Supremo Tribunal Federal pedindo a suspensão da execução de seis bilhões e 500 milhões de reais em emendas de comissão do Orçamento deste ano. O valor está, na prática, sendo administrado pelo presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, o senador MARCELO CASTRO do MDB do Piauí, que é também o relator do Orçamento deste ano. Assim como nas emendas de relator, é impossível saber quem destinou qual verba. Em 2023, o valor dessas emendas aumentou 316 por cento em relação a 2022 e foi quase todo direcionado para um único colegiado: a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, presidida por MARCELO CASTRO. Na ação judicial no STF, o Novo questiona esse modelo e pede a suspensão das emendas.
Economistas do mercado financeiro reduziram a expectativa de inflação em 2023 de quatro vírgula 63 para quatro vírgula 59 por cento, mas elevaram a projeção para o ano que vem. Aa informação constam no relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. O levantamento ouviu mais de 100 instituições financeiras, na semana passada, sobre as projeções para a economia. A redução aconteceu após a divulgação do IPCA de outubro, que somou zero vírgula 24 por cento. O resultado veio abaixo das expectativas do mercado financeiro, que esperava alta de zero vírgula 29 para o mês. Para 2024, a estimativa de inflação subiu de três vírgula 91 para três vírgula 92 por cento na última semana.
O Brasil registrou 722 feminicídios entre janeiro e junho deste ano, dois vírgula seis por cento a mais do que os 704 casos dessa natureza contabilizados no país no primeiro semestre de 2022. É o que aponta levantamento feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública com base em dados das Secretarias Estaduais de Segurança Pública. Os 722 feminicídios da primeira metade deste ano é o maior número da série histórica para um primeiro semestre já registrado pela entidade desde 2019. Segundo o levantamento, o aumento de feminicídios no país foi puxado pela alta de 16 por cento dos casos no Sudeste, única região do país com aumento nos registros desse crime no primeiro semestre deste ano. Nas outras quatro regiões brasileiras, os feminicídios caíram neste ano em relação a 2022.
O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2023 teve índice de abstenção de 32 por cento. O índice é levemente maior do que o registrado no primeiro dia de provas, domingo passado. Na ocasião, o país teve 28 vírgula um por cento de abstenção. O número de alunos que não compareceram ao segundo dia de provas em Santa Catarina foi semelhante ao nacional, de 31 vírgula 78 por cento. No primeiro dia, a abstenção no Estado havia sido de 26 vírgula quatro. Em números absolutos, 28 mil e 700 alunos de Santa Catarina inscritos para o segundo dia de provas não compareceram, de um total de 90 mil e 500 mil inscritos para o Enem 2023 em cidades catarinenses.
O Projeto de Lei que prevê recursos imediatos para as prefeituras em casos de desastres deve ser votado ainda neste mês na Assembleia Legislativa. Na última semana, o projeto que leva o nome de “SOS SC: Resposta Imediata” foi aprovado pela Comissão de Defesa Civil e Desastres Naturais. Agora, a matéria precisa da aprovação do texto substitutivo pela Comissão de Constituição e Justiça para ser apreciada pelo plenário. A expectativa, de acordo com o deputado NAPOLEÃO BERNARDES, autor da proposta, é que ela seja avaliada pelos 40 parlamentares ainda em novembro. O intuito é que as cidades possam obter os recursos em até 24 horas, após verificação inicial do desastre por técnicos da Defesa Civil do Estado.
A Federação das Indústrias enalteceu o anúncio do governo de Santa Catarina de abertura do processo de concessão patrocinada do Aeroporto de Jaguaruna, e defende que esse modelo seja aplicado também às rodovias estaduais. Segundo o presidente da Federação, MARIO CEZAR DE AGUIAR, é fundamental a participação do setor privado na desafiadora agenda de infraestrutura. De acordo com ele, investimentos na área são urgentes e necessários para a ampliação da competitividade catarinense e para o crescimento do estado. Ele destaca que as parcerias público-privadas devem ser analisadas para as rodovias estaduais. AGUAIR disse que há projeto do governo federal que propõe um modelo híbrido de concessão, que combina os critérios de menor tarifa e menor outorga.
A Celesc realizou na segunda metade do mês de outubro, uma força-tarefa para a realização de diversas obras na regional de São Miguel do Oeste. Entre os trabalhos realizados estão a substituição de postes, a ampliação de redes e o aumento de potência de transformadores. O investimento total foi de 652 mil 522 reais em construção de redes, somando material e mão de obra. A força-tarefa, que teve à frente a Diretoria de Distribuição, em parceria com a Agência Regional de São Miguel do Oeste, contou com a presença da equipe de construção própria da Agência Regional de Lages, além de Itajaí, Joaçaba, Tubarão, Florianópolis, Joinville e Mafra, mobilizando em torno de 20 profissionais. Três caminhões, três caminhonetes com cesto aéreo e outras duas caminhonetes convencionais auxiliaram na operação.
A força-tarefa da Celesc concentrou os esforços na conclusão das obras que mais impactam a vida da comunidade, priorizando clientes rurais atendidos pelo programa de universalização e espaços públicos, como escolas. Segundo a empresa, foram atendidos os municípios de Bandeirante, Belmonte, Caibi, Campo Erê, Cunha Porã, Descanso, Dionísio Cerqueira, Guaraciaba, Iporã do Oeste, Iraceminha, Itapiranga, Maravilha, Mondai, Palma Sola, Palmitos, Princesa, Romelândia, São Miguel da Boa Vista, Santa Terezinha do Progresso, São João do Oeste, São José do Cedro e São Miguel do Oeste. A Celesc informou que, ao todo, foram concluídas 39 obras nesse período.
Prefeito assina Decreto de Emergência no Município de São João do Oeste. Motivação veio pelo excesso de chuvas que gerou diversos prejuízos. A Comissão Municipal da Defesa Civil analisou todas as consequências das fortes chuvas que abateram a região, em especial durante o mês de Outubro, onde a precipitação acumulada atingiu 721 milímetros. O decreto destaca ainda que em novembro também já foram registrados volumes significativos superiores a 170 milímetros e com previsões de continuidade nas próximas semanas. As principais perdas foram constatadas na agricultura, em especial com perdas de solo, fertilizantes e até de plantas que foram levadas pelas enxurradas, assim como os prejuízos causados nos sistemas de drenagem pluvial, tanto urbano como nas estradas do interior.
Conforme o Coordenador da Comissão Municipal da Defesa Civil, ROGÉRIO RECH, na oportunidade, também foi dado sequência à elaboração do Plano de Contingência Municipal. Objetivo é proporcionar ações e procedimentos a serem adotados em caso de ocorrências como vendavais, tornados, chuva de granizo, enxurradas e períodos prolongados de estiagens. Este plano, após concluído, dará agilidade às ações de resposta em caso de ocorrências de origem climáticas. Com o Decreto de Emergência, São João do Oeste visa garantir maior agilidade nas ações emergenciais de auxílio à população.
Os vereadores de Iporã do Oeste vão se reunir na noite desta segunda-feira para a trigésima oitava Sessão Ordinária do ano. A pauta conta com a entrada de dois Projetos de Lei para leitura. Um deles é o Projeto de Lei número 332023, de autoria do Executivo, que dispõe sobre a LOA – Lei Orçamentária Anual, que estima a receita e fixa a despesa do orçamento geral do município para o exercício de 2024. Pelo Projeto do Executivo, a receita estimada para o ano que vem é de 47 milhões e 500 mil reais. O Projeto fixa a despesa do Poder Legislativo em 1 milhão e 600 mil reais, da Administração Centralizada em 35 milhões, 84 mil, 439 reais e da Administração Descentralizada em 10 milhões, 815 mil 566 reais. O Orçamento do Fundo Municipal de Saúde para o exercício de 2024 estima a Receita e Fixa a Despesa em 9 milhões, 735 mil, 560 reais. Já o Orçamento do Fundo Municipal de Assistência Social estima a Receita e Fixa a Despesa em 1 milhão e 80 mil reais.
Também na noite desta segunda-feira, será lido o Projeto de Lei do Legislativo número 062023, de autoria do vereador PAULO SÉRGIO MARX, que institui a carteirinha de identificação do portador de fibromialgia, no âmbito do município de Iporã do Oeste. Na justificativa, o autor da proposta frisou que a Fibromialgia se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações, causando imensas dores e transtornos aos pacientes, podendo aparecer depois de eventos graves como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção, sendo mais comum que o quadro comece com uma dor localizada crônica, que progride para todo o corpo. O principal objetivo da proposta, segundo o autor, é facilitar a identificação dos portadores de Fibromialgia, facilitando o acesso aos serviços por meio da garantia de prioridade de atendimento, proporcionando-lhes melhor qualidade de vida.
A Sessão desta segunda-feira também terá votação única de uma Moção de Apelo, de autoria dos vereadores MICHEL NEDEL BARTH e ODOLIR BORDIGNON. A Moção cobra providências para que seja ampliado o mapa dos serviços de entrega de Correio a domicílio no perímetro urbano de Iporã do Oeste. O documento é endereçado ao Ministro das Comunicações, ao presidente dos Correios, à presidenta do Conselho de Administração e à Superintende Regional dos Correios em Santa Catarina. A Moção leva em conta, principalmente, a expansão urbana de Iporã do Oeste com aumento da área física em novos loteamentos, bem como o aumento do contingente populacional, demandando que o serviço contemple as novas áreas habitacionais do município. A Sessão Ordinária desta segunda-feira, aberta ao público, vai começar às 19h, no plenário vereador Pedro Arthur Ammon, localizado na Rua Boa Vista.
O processo eleitoral do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Mondaí chega hoje ao último dia de votação. De acordo com o presidente da entidade, FLÁVIO ZANG, a votação iniciou na segunda-feira passada e termina hoje, com votação das 08h às 11h30 e das 13h às 17h. Ele frisou que a composição da nova chapa foi discutida entre os associados e a atual diretoria, sendo que a maioria dos agricultores indiciou a sua reeleição para comandar o sindicato nos próximos quatro anos. Apesar disso, o presidente e candidato à reeleição observou que ocorreram algumas mudanças para o próximo mandato, com inclusão de mais jovens e mulheres na diretoria sindical.
FLÁVIO ZANG destacou que a eleição sindical deste ano possui chapa única e por isso, os associados apenas preenchem uma cédula aprovando ou não a eleição da nova diretoria, composta de forma democrática. Ele lembrou que simultaneamente está ocorrendo a eleição da nova diretoria da FETRAF – Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santa Catarina, da qual o sindicato de Mondaí é afiliado. Para essa eleição, também está sendo disponibilizada uma urna para a votação. ZANG frisou que o resultado da votação será contabilizado e divulgado logo após o término da votação. A nova diretoria assumirá no retorno do recesso de fim de ano, previsto para o dia 10 de janeiro de 2024.
A Epagri de Iporã do Oeste vai realizar amanhã, uma reunião técnica sobre a Meliponicultura. De acordo com o Engenheiro Agrônomo e Extensionista Rural, ALEISSON LUEDKE, o encontro será ministrado por um profissional da Epagri do município de Princesa, que abordará técnicas para obter melhores resultados na produção de mel com as abelhas sem ferrão. Ele destacou que a reunião técnica vai iniciar às 09h da manhã, no salão comunitário da Linha Jacutinga. Pela manhã serão abordados assuntos teóricos e durante a tarde terá atividades práticas na propriedade de DANIEL GHIEL. Dentre os assuntos estão a montagem de iscas, transferência de enxames para a caixa, divisão de enxames e alimentação dos enxames, envolvendo as três principais espécies de abelhas sem ferrão: Jataí, Mandaçaia e Canudo.
ALEISSON LUEDKE salientou que a Meliponicultura é uma atividade interessante e que vem ganhando destaque na região, visto que além da produção do mel, muitas pessoas desenvolvem a atividade por hobby, inclusive nas cidades. O principal nicho é a venda de enxames, pois existe um apelo ambiental para que ocorra maior criação das abelhas sem ferrão, que além de produzirem mel nutritivo, favorecem a preservação do meio ambiente. LUEDKE destacou que outro benefício da Meliponicultura é a produção de mel da qualidade, que pode ser colhido uma vez por ano. Os interessados em participar do encontro de amanhã ainda podem se inscrever no escritório local da Epagri, pelo fone: 3472-5071.
Policiais Rodoviários Federais apreenderam 160 garrafas de vinhos de origem argentina em fiscalização na BR-163, em Guaraciaba, no último sábado. As caixas foram encontradas no porta-malas de uma BMW 320 com placas de Tubarão. O motorista e o passageiro, de 39 e 53 anos, foram liberados, mas responderão pelo crime de descaminho. Já a mercadoria foi encaminhada ao depósito da Receita Federal de Dionísio Cerqueira. Segundo o Ministério da Fazenda, a cota máxima de entrada no país com bebidas alcoólicas é de 12 litros ou 16 garrafas por mês, por pessoa.
Uma saída de pista seguida de capotamento deixou feridos em São Miguel do Oeste. A ocorrência foi registrada por volta das 17h30 deste domingo, na BR-282. Segundo o Corpo de Bombeiros, foi uma saída de pista seguida de capotamento de um Vectra. Chegando no local, a Unidade de Saúde Básica e o SAMU de Maravilha já estavam prestando os primeiros atendimentos. Nesta ocorrência foram atendidas três vítimas, que foram localizadas já fora do carro, sendo dois homens e uma jovem. Todos foram avaliados no local e conduzidos ao Hospital Regional, onde receberam atendimento especializado. Um quarto ocupante do veículo, que poderia ser o condutor, teria se evadido do local antes da chegada do trem de socorro. A PRF também foi acionada, realizou todos os levantamentos e registrou um boletim de ocorrência.
Um capotamento de veículo foi registrado pela Polícia Rodoviária Federal na BR-163, entre São Miguel do Oeste e Guaraciaba. O acidente aconteceu por volta das 20h deste domingo. Uma vítima foi atendida pelo SAMU, apresentando ferimentos leves. Após o atendimento no local, o homem, que possui diversos registros de embriaguez ao volante, foi conduzido para a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas. O carro foi recolhido ao pátio conveniado.
A Polícia Militar realizava operação de combate aos crimes transfronteiriços no Porto da Barca de Itapiranga, sábado ao meio dia, quando avistou um veículo emplacado em Ijuí, no Rio Grande do Sul, em atitude suspeita. Foi realizada a abordagem e durante a busca veicular, foi constatado que no bagageiro do carro havia diversas mercadorias oriundas do Paraguai. Os dois ocupantes relataram aos policiais que estariam voltando do Paraguai e que não tinham nota de todas as mercadorias. Os policiais apreenderam o veículo, além de seis aparelhos de telefone celular, dois rádios comunicadores, quatro receptores, seis garrafas térmicas, diversas ferramentas, perfumes, uma caixa de som JBL, entre outros itens. O veículo e as mercadorias foram entregues na Receita Federal de Dionísio Cerqueira.
A Polícia Militar registrou uma tentativa de homicídio em Romelândia. Foi no sábado, às 18 horas, na comunidade da Linha Zanela, no interior do município. Um homem foi atingido por um disparo de arma de fogo pelo próprio irmão, durante uma discussão em um jogo de 48. Testemunhas relataram que os dois irmãos estava jogando e que em determinado momento, um deles se exaltou e começou a discutir com o seu irmão e outras pessoas. Em determinado momento, o homem foi para casa, retornou com uma espingarda e atirou em seu irmão, tendo o atingido na região do queixo. Em seguida ele saiu do local. A vítima foi socorrida e conduzida pelo Corpo de Bombeiros para o hospital de Romelândia. O suspeito da tentativa de homicídio não foi localizado.
Um acidente na estrada geral que liga São João do Oeste a Tunápolis deixou quatro pessoas feridas na noite deste domingo. O fato aconteceu por volta das 20h na Linha São Pedro, interior de Tunápolis. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o condutor de uma caminhonete Lifan perdeu o controle da direção e capotou. O motorista do veículo e uma idosa de 68 anos saíram ilesos. Quando a guarnição de resgate dos bombeiros chegou ao local, todos os ocupantes estavam fora do veículo. Uma mulher, de 59 anos, sofreu ferimento cortante no joelho. Um idoso de 62 anos apresentava pequenas escoriações. Outro idoso, de 74 anos, relatava dores no braço. Uma idosa de 68 anos, não sofreu nenhum tipo de ferimento ou trauma, mas também foi encaminhada ao hospital junto com os três feridos. O motorista do veículo saiu ileso do acidente.
Um homem foi preso por ameaçar uma mulher e tentar atingir um policial militar com uma facada durante o atendimento de uma ocorrência, em Iporã do Oeste. O fato aconteceu neste domingo, por volta das 17h15, quando a guarnição realizava patrulhamento da Operação 360 Infinito e foi acionada para atender a ocorrência de ameaça, na rua 12 de Outubro. No local, uma mulher relatou que um amigo de seu irmão foi até a sua residência alterado e começou a ameaçá-la de morte, além de danificar o seu veículo. Ele ainda teria pegado um pedaço de madeira para atingi-la, mas não conseguiu. A guarnição orientou o homem a se afastar do local para que o boletim de ocorrência pudesse ser registrado, porém, ele não respeitou as ordens e estava alterado, embriagado e possivelmente sob efeito de drogas.
Como a vítima não quis representar criminalmente e não havia condições de finalizar o Boletim de Ocorrência no local por haver possibilidade de ocorrer um novo conflito, a guarnição orientou novamente o homem a sair do local, mas em determinado momento, ele acabou desferindo uma facada no colete do policial militar, na região do peito, na tentativa de atentar contra a vida do agente, que fez um disparo de dispositivo elétrico incapacitante. Mesmo com o disparo, o homem conseguiu sair correndo para uma região de mata. Durante a fuga, ele derrubou a faca usada na tentativa de homicídio, a qual foi apreendida. Em seguida, por volta das 21h, com o apoio da viatura de Mondaí e da Polícia Militar Rodoviária, os policiais localizaram o autor dos fatos escondido dentro do banheiro da casa de um conhecido seu. O homem, de 27 anos, foi preso, conduzido e entregue na Delegacia de Polícia Civil de São Miguel do Oeste.